Homem de 45 anos foi preso, na noite de ontem (20), após ser flagrado dirigindo embriagado, em Três Lagoas.
Conforme registro da ocorrência, equipe da Polícia Militar realizava ronda no km 12 da BR 262, no município de Três Lagoas/MS, quando se deparou com o veículo GM/Monza 650, cor vermelha acessando a rodovia por uma via local.
Ao notar a presença dos miliares, o motorista freou bruscamente, o que gerou suspeita.
Foi dada ordem de parada por meio de sinais sonoros e luminosos, os quais foram atendidos e o motorista desceu do carro.
Iniciado os procedimentos de fiscalização, foi ofertado ao condutor a realização do teste de etilômetro.
Que aguardados 15 minutos para o início do teste, após o envolvido ser submetido a exame de alcoolemia, constatou-se o teor de 0.90 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, valor mais alto do que o permitido.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão pelo crime de embriaguez ao volante.
Homem ameaçou o morador por achar que ele saiu com sua esposa
Homem de 31 anos procurou à delegacia, na madrugada desta segunda-feira (21), após ser ameaçado em Três Lagoas.
A vítima contou que estava em sua residência dormindo, quando ouviu um barulho na janela de seu quarto.
Ao sair para ver, a vítima contou que encontrou uma bíblia e um secador de cabelo, que o autor teria jogado em sua janela.
Além disso, o homem que teria jogado os itens estava escondido em uma construção no fundo e começou a jogar pedra na casa da vítima.
Que ao sair em frente à sua casa, o autor passou e jogou um facão.
Segundo a vítima, no dia anterior, o autor teria deixado um currículo em seu quintal escrito ” tenho tudo no Whats seu 71″.
Que o autor ameaçou a vítima alegando que o mesmo teria saído com sua mulher, porém a vítima nega e diz o autor é usuário de droga e quando faz uso fica transtornado.
Que o autor teme por sua integridade física e deseja representar criminalmente contra o autor.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 152 Kg de cocaína e prendeu o homem que transportava a droga, na tarde deste sábado (19), em Campo Grande (MS).
A equipe de policiais rodoviários federais abordou o caminhão VW 25.370, de placas de Suzano (SP), conduzido por um motorista, de 33 anos, morador de Guarulhos (SP).
Com a ajuda de cães farejadores da PRF, os policiais encontraram uma grande quantidade de cocaína escondida no caminhão, que totalizou em 152 Kg da droga.
Segundo o condutor, a droga seria levada para Mogi das Cruzes (SP) pela quantia de dez mil reais. O envolvido foi preso e encaminhado para a Policia Civil em Campo Grande (MS).
Acompanhando as ações realizadas pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no intuito de ampliar a imunização contra Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos de idade, realizará nesta segunda-feira (21/02) na Escola Estadual “Afonso Pena” um dia “D” de vacinação das 8h às 18h.
Conforme a pasta, a ação é uma continuação da campanha realizada na semana passada, onde em cada dia uma Escola Municipal foi usada como ponto de vacinação. De acordo com Elaine Fúrio, secretária da pasta de Saúde, essas ações mais amplas se devem ao fato de a data do retorno às aulas estar próxima.
“A vacinação garante uma linha a mais de defesa no retorno seguro às aulas, além de todos os cuidados sanitários que já implantamos nas escolas no ano passado, agora temos mais essa ferramenta que permite um ano letivo seguro contra a Covid-19, por isso é de suma importância que os pais e responsáveis levem seus filhos para se imunizarem”, ressaltou Elaine.
DIA DA VACINAÇÃO
O atendimento será para todas as crianças de 5 a 11 anos de idade, sendo que esses devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal que farão o assentimento da vacinação. Caso esses (pais ou responsável legal) não puderem estar junto da criança, o acompanhante maior de idade deve levar o termo de assentimento (BAIXE O MODELO AQUI) assinado (pelos pais ou responsável) na data da vacinação, além de documento oficial com foto (ou Certidão de Nascimento) e carteira SUS da criança.
ATENÇÃO AO PERÍODO ENTRE-VACINAS
A SMS destaca que os pais ou responsável devem observar se a criança tem mais de 15 dias desde a última vacina que recebeu (rotina) para receber a imunização contra Covid-19. O mesmo deve ser observado caso a criança precise tomar outra vacina (rotina) após a vacinação contra covid-19, ou seja, deve ter mais de 15 dias.
SERVIÇO
A Escola Estadual “Afonso Pena” fica localizada à Rua Zuleide Pérez Tabox, 444 – Centro
A droga e os produtos seriam levados para o interior de São Paulo
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a apreensão de 267,1 Kg de cocaína e diversos fardos de produtos contrabandeados e prendeu o homem que transportava a droga e os produtos, no início da tarde deste domingo (20), em Água Clara (MS).
A equipe de policiais rodoviários federais abordou no km 137 da BR-262, o veículo Ford Cargo 1215, conduzido por um homem. Ao ser questionado, o condutor disse que transportava uma mudança da cidade de Campo Grande (MS) a São Paulo (SP), mas não soube informar quem seria o proprietário da mudança. Após fiscalização, os policiais constataram a presença de diversos fardos em meio a mobília existente no baú.
Depois de abertos os fardos, foi constatado a presença de tabletes de cocaína, que totalizaram 267,1 Kg da droga.
Em outros fardos, foram localizados 13 fardos de óculos, 34 fardos de vestuário, 2 fardos de canetas do tipo stanley, um fardo de essência de cigarro eletrônico e um fardo de escova de dentes. Todos sem comprovação do desembaraço aduaneiro. Também não foi apresentada documentação fiscal compatível com a carga.
Questionado, o homem confessou ter levado o veículo até um posto de combustível em Campo Grande (MS), onde um indivíduo fez o carregamento do ilícito. Ele disse que realizaria o transporte até a cidade de Guarulhos (SP) e que receberia quinze mil reais pelo transporte.
O envolvido foi encaminhado para a Polícia Civil de Água Clara, juntamente com o veículo e droga. Os produtos apreendidos serão encaminhados para a Receita Federal do Brasil em Campo Grande (MS).
Empresa que minimiza impactos causados pela falta de insumos para o agronegócio no mercado nacional já movimentou R$ 35 milhões e projeta crescimento de R$ 600 mil em 2022
A crise de energia que atingiu os principais países produtores e exportadores de fertilizantes e defensivos do mundo também afeta o Brasil já neste ano. É que o País é o quarto maior importador e depende do mercado internacional para suprir a demanda de insumos agrícolas. Apenas em 2020, conforme a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), 85% dos produtos utilizados naquele ano foram importados. Paralelamente, é nacional o quarto lugar no ranking de maior produtor de grãos do mundo, conforme a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). E as notícias para o setor não são nada animadoras. Em novembro, por exemplo, a Rússia, de quem o Brasil importou quase oito milhões de toneladas de adubos, anunciou que vai limitar as exportações de fertilizantes. No mundo, a escassez encarece as safras, eleva os preços quase que na vertical e trará mais inflação à mesa já em 2022.
Lucas Lachica, CEO da Insumo Agrícola
Pensando em contribuir para resolver de maneira simples a escassez de produtos, foi lançado, no Brasil, pela Insumo Agrícola, uma plataforma on-line para conexão de produtores rurais, revendedores e fabricantes com foco em fertilizantes e químicos, que conta com 1.200 produtores cadastrados, 350 revendedores e diversos fabricantes parceiros. Em 2021, a plataforma já movimentou mais de R$ 35 milhões.
Na nova dinâmica, o revendedor e as cooperativas odem utilizar a plataforma para comprar diretamente de fabricantes (basta se cadastrar para ter acesso). Com o mesmo cadastro conseguem vender a produtores rurais de todo o Brasil. As vantagens se ampliam, também, para o fabricante, personagem que consegue aumentar suas vendas de forma segura, já que são realizadas verificações internas e análises de dados de todos os clientes da plataforma.
“Ele [revendedor ou cooperativa] entra na plataforma, seleciona o produto, forma de entrega, tipo de embalagem, endereço de entrega e lança o pedido. Nós recebemos a demanda e realizamos a ponte com o melhor fabricante para a operação”, explica o CEO da empresa, Luca Lachica.
Além disso, com a modalidade exclusiva para comprar insumos agrícolas para revenda, revendedores poderão comprar com o melhor preço, recebendo orçamentos de todo o mundo – a nova modalidade é aberta para fabricantes nacionais e internacionais –, e se organizar em grupos para comprar em grande quantidade, reduzindo o valor da compra.
A plataforma reúne todos os caminhos das transações, inclusive oferecendo opções de frete. “São até cinco opções de logística”, comenta Lachica. Comprando via plataforma, a procura por transporte é dispensável: na prática, o cliente preenche os campos e a empresa faz o restante, simplificando a compra de insumo; é diferente do formato de compra tradicional, que precisa passar por várias etapas antes de entregar o produto solicitado e nem sempre nas condições ideais do comprador.
Duas empresas de crédito também estão disponíveis para as negociações feitas pelo sistema. Para os pequenos produtores, por exemplo, isso é especialmente vantajoso, já que assim poderá dispensar empréstimos bancários, geralmente de longa duração e com prazo dilatado para liberação dos recursos. “Para o revendedor fazer todo o processo sozinho, é bem complicado ou se torna cansativo, lento e muito oneroso. Se ele encontra uma empresa que faz tudo isso integrado, além de raro, geralmente é muito caro; caso ele realize sozinho, terá de consultar seu banco para conseguir o empréstimo. Esse processo é muito burocrático e demorado. Também seria necessário consultar diversas empresas de frete e logística para encontrar o melhor preço. Seriam aí três empresas ou pessoas, pelo menos. No caso da plataforma, é apenas um único lugar”, explica Lachica.
A Insumo Agrícola nasceu em fevereiro de 2020, com quatro sócios-fundadores, deu uma guinada em 2021 quando Luca Olsen e Luca Lachica assumiram como CFO e CEO, respectivamente. A plataforma é paranaense, acessada maciçamente no Brasil e com penetração também na América Latina. Pode ser logada em desktop e deve virar app ainda neste ano. A Insumo Agrícola pretende continuar com o investimento em soluções para tornar o mercado on-line do agronegócio mais dinâmico, ágil e descomplicado. Para 2022, a empresa estima um faturamento de R$ 600 mil.
Equipes trabalham dia e noite no resgate de vítimas
As mortes provocadas pela chuva da última semana em Petrópolis, na região serrana fluminense, chegam a 176, segundo informações do Corpo de Bombeiros. As equipes trabalham dia e noite no resgate de vítimas. Além dos corpos encontrados, os bombeiros retiraram 24 pessoas com vida.
Segundo a prefeitura de Petrópolis, 114 corpos tinham sido sepultados até a noite de ontem. O trabalho de identificação e liberação de corpos continua sendo feito pelo Instituto Médico Legal (IML). Também estão sendo procurados mais de 100 desaparecidos.
O temporal mais forte caiu no dia 15 de fevereiro, mas desde então a chuva voltou a atingir a cidade em diversas ocasiões. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para hoje é de pancadas de chuva ao longo do dia.
Ontem, a Defesa Civil de Petrópolis acionou, no fim da tarde, as sirenes do primeiro distrito, além de emitir avisos por SMS e grupos de comunicação por aplicativo. O primeiro distrito envolve a parte mais densa da cidade e os bairros já atingidos pelos deslizamentos de terra e enchentes do dia 15, como Alto da Serra, Bingen, Quitandinha, Valparaíso e centro.
Hospital de Campanha
A Marinha terminou de montar ontem (20) um hospital de campanha no Sesi Petrópolis, na Rua Bingen. A unidade funciona das 8h às 18h, com 12 leitos de enfermaria e cinco estações de atendimento ambulatorial, aberto a pessoas que precisem de atendimento de baixa complexidade.
De acordo com o diretor do Centro de Medicina Operativa da Marinha, capitão Kleber Coelho de Moraes Ricciardi, a unidade vai apoiar os hospitais da cidade.
“Estamos aqui para apoiar a estrutura de saúde local, realizando atendimentos clínicos, laboratoriais, odontológicos, pediátricos, ortopédicos e pequenos procedimentos. Assim, deixamos os atendimentos de maior complexidade para os hospitais previamente estabelecidos”.
O apoio da Marinha à tragédia de Petrópolis começou na madrugada do dia 16, na desobstrução das vias com motosserras. Caminhões, retroescavadeiras e material para a instalação do hospital de campanha chegaram na manhã do dia 17. O efetivo da força na cidade é de 60 viaturas e 300 militares, entre fuzileiros navais, médicos, enfermeiros e farmacêuticos.
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto em Três Lagoas
O tempo deve permanecer firme em grande parte de Mato Grosso do Sul ao longo da semana. Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, a atuação de um sistema de alta pressão em médios e altos níveis vai favorecer o tempo quente e seco no centro-sul do Estado entre segunda-feira (21) e quinta-feira (24).
“Esse sistema de alta pressão funciona como uma tampa que dificulta a formação de nuvens. Porém a formação de instabilidades podem ocorrer de forma isolada, sendo assim não se descartam pancadas de chuvas com tempestades bem isoladas nessas regiões devido ao aquecimento diurno, condição típica de verão”, explica a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes.
Já na porção norte a tendência é de tempo instável. A atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e a disponibilidade de umidade e calor deixam o tempo abafado favorecendo a formação de tempestades acompanhadas de raios.
Ao longo da semana são esperadas temperaturas de até 34°C na região leste, 36°C na região sudoeste, 34°C na região pantaneira e 33°C na Capital. Os níveis de umidade relativa do ar tendem a ficar bastante baixos nas horas mais quentes do dia, com índices que podem variar entre 50-20%
Nesta segunda-feira, a meteorologia indica condições típicas de verão para Campo Grande. A Climatempo indica sol com aumento de nuvens de manhã, e chance de pancadas de chuva à tarde e à noite. As temperaturas podem registrar mínima de 21°C e máxima de 33°C.
De acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), pornografia infantil é qualquer representação de uma criança ou adolescente envolvida em atividades sexuais
A Polícia Federal em Dourados deflagrou no sábado (19/02/2022) a operação Dois Pontos, que investiga crimes relativos à pornografia infantil pela internet. Desde as primeiras horas da manhã, policiais federais cumprem um mandado de busca e apreensão em um endereço na cidade. A investigação teve início em agosto do ano passado quando foi apurada a movimentação de arquivos de pedofilia pelas redes.
O nome da operação faz alusão ao funcionamento do aplicativo utilizado para o compartilhamento de mídias no formato peer-to-peer, onde cada ponto pode funcionar ora como cliente ora como servidor numa arquitetura de redes, facilitando a disseminação de arquivos sem a exigência de um servidor central.
A equipe policial esteve em uma residência em Dourados/MS para apreender dispositivos eletrônicos, como computadores, tabletes e celulares, que possam ter sido usados no crime.
De acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), pornografia infantil é qualquer representação de uma criança ou adolescente envolvida em atividades sexuais.
A pedofilia na internet corresponde à produção, publicação, venda, aquisição, à troca e também ao armazenamento de pornografia infantil por meio de páginas da web, e-mail, salas de bate-papo ou qualquer outro meio e abrange o propósito de aliciar crianças ou adolescentes para a realização de atividades sexuais e exibição pornográfica. Para os crimes investigados, o ECA prevê penas que variam de um a oito anos. Para quem armazena esse tipo de material a pena é de um a quatro anos de reclusão. Já quem produz esse tipo de material a punição pode alcançar oito anos de prisão.
Um acidente ocorrido na manhã deste domingo (20) na rodovia PY 05 em Pedro Juan Caballero. As vítimas fatais seriam dois adultos e uma criança e estariam em um Corsa Wind da cor prata com placas HRF 7814 de Dourados. O Corsa foi atingido por uma Toyota Allion com placas do Mercosul AABT 686 do Paraguai.
A colisão ocorreu na proximidades da Expo Amambai na saída para o Chiriguelo e as pessoas que estavam na Toyota foram socorridas em estado grave para o Hospital Regional de Pedro Juan Caballero.
A Polícia Nacional do Paraguai ainda não informou os nomes das vítimas e a possível causa do acidente. Peritos estão no local.
Entre elas está o monitoramento das rodovias MS-040, MS-178, MS-382 e BR-359, para identificar os principais pontos de passagem dos animais e assim propor medidas preventivas e de mitigação dos incidentes
No ano passado 129 animais silvestres foram resgatados pela PMA (Polícia Militar Ambiental), após serem vítimas de atropelamento nas rodovias e centros urbanos. Para reduzir estes acidentes, o programa “Estrada Viva” está adotando uma série de medidas preventivas no Estado.
Entre elas está o monitoramento das rodovias MS-040, MS-178, MS-382 e BR-359, para identificar os principais pontos de passagem dos animais e assim propor medidas preventivas e de mitigação dos incidentes.
Outra ação foi a criação do Manual de Orientações Técnicas, que será utilizado na execução de novos projetos viários em Mato Grosso do Sul. As estradas e rodovias que serão pavimentadas no Estado terão que dispor em seus projetos executivos de ferramentas que permitam a redução de atropelamentos de animais.
“É um manual para orientar engenheiros e projetistas na hora da execução dos projetos das estradas. É um mapa que vai nortear todas as obras viárias que estamos fazendo. Essas obras terão que ter pontos identificados para evitar morte de animais e também de pessoas, evitando graves acidentes”, descreveu o governador Reinaldo Azambuja.
Acidentes
Dos 129 animais silvestres resgatados, vítimas de atropelamento, 79 foram em rodovias estaduais e federais e 54 no perímetro dos centros urbanos das cidades. A maioria dos animais foi encaminhado para o devido tratamento no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande.
Tenente-coronel da PMA, Ednílson Queiroz (Foto Saul Schramm/Arquivo)
O tenente-coronel da PMA, Ednílson Queiroz, destacou que o programa “Estrada Viva” e o novo manual elaborado pelo Governo do Estado, são medidas importantes para reduzir o número de acidentes envolvendo os animais silvestres nas estradas e rodovias do Estado.
“Vai ajudar bastante, principalmente em função da educação, informação, medidas de prevenção e sinalização adequada, nos principais pontos de passagens de animais. Tudo que puder contribuir para diminuir os acidentes é muito válido”.
Veterinário Lucas Cazati (Foto: Edemir Rodrigues/Arquivo)
Queiroz também citou que o condutor do veículo pode ajudar em caso de acidentes com animais. “A orientação é para o motorista parar em um local seguro e levar o animal ferido até o órgão público mais próximo. Se o animal estiver morto, ele deve retirá-lo da pista, para evitar novos acidentes com quem vai passar por este trecho”.
Para Lucas Cazati, veterinário responsável técnico do CRAS, este manual e as medidas de prevenção são importantes para reduzir estes acidentes. “Todo estudo que prevê ações na prática terá resultados positivos, para assim diminuir os atropelamentos de animais silvestres. Esta iniciativa é um bom começo para melhorar esta situação”.
A criança estava no colo da mãe quando foi atingida pelo pai na região do abdômen
Bebê de um mês foi socorrida no Jardim Canguru, em Campo Grande, a suspeita é que ela tenha sido agredida enquanto o pai e a mãe discutiam no início da tarde deste sábado (19). A menina estava com hematomas e foi levada para UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
Conforme relato de testemunhas ao Campo Grande News, a criança estava no colo da mãe quando o casal começou a discutir. O pai da bebê teria tentado acertar a mulher com um soco, mas acabou acertando a barriga da filha.
A mulher então correu para a casa de uma vizinha que acionou a Polícia Militar e o homem acabou fugindo. A bebê foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros.
O Governo Federal formalizou mais cinco adesões com 15 entes privados, que custearão 100% dos empreendimentos com recursos próprios. Quando implantadas, estradas de ferro vão agregar quase 10 mil quilômetros de novos trilhos à malha ferroviária do país.
Os empreendimentos cruzam 15 unidades da Federação, tendo por origem e destino Pará, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Confira a lista das 27 ferrovias autorizadas:
-CONTRATOS JÁ ASSINADOS
Bracell: Lençóis Paulistas/SP, com 4,29 km
Bracell: Lençóis Paulistas/SP a Pederneiras/SP, com 19,5 km
Ferroeste: Cascavel/PR a Chapecó/SC, com 286 km
Ferroeste: Maracaju/MS a Dourados/MS, com 76 km
Ferroeste: Cascavel/PR a Foz do Iguaçu/PR, com 166 km
Grão Pará: Alcântara/MA a Açailândia/MA, com 520 km
Macro Desenvolvimento Ltda: Presidente Kennedy/ES a Sete Lagoas/MG, com 610 km
Petrocity: Barra de São Francisco/ES a Brasilie/DF, com 1.108 km de extensão
Planalto Piaui Participações: Suape/PE a Curral Novo/PI, com 717 km de extensão
Brazil Iron Mineração: Abaira BA a Brumado/BA, com 120 km
Eldorado Brasil Celulose S.A: Três Lagoas/MS a Aparecida do Taboado/MS, com 88,9 km
Fazenda Campo Grande Empreendimentos e Participações Ltda: Santo André/SP, com 7 km
Ferroeste: Guarapuava/PR a Paranaguá/PR, com 405,2 km
Macro Desenvolvimento Ltda: Sete Lagoas/MG a Anápolis/GO, com 716 km
Minerva Participações e Investimentos S.A: Açailândia/MA a Barcarena/PA, 571,3 km
Petrocity Ferrovias Ltda: São Mateus/ES a Ipatinga/MG, com 410 km
17.Rumo S.A: Água Boa/MT a Lucas do Rio Verde/MT, com 508 km
Rumo S.A: Uberlandia/MG a Chaveslândia (Santa Vitória/MG), com 276,5 km
VLI Multimodal S.A: Água Boa/MT a Lucas do Rio Verde/MT, com 508 km
VLI Multimodal S.A: Uberlândia/MG e Chaveslândia (Santa Vitoria/MG), com 276,5 km
VLI Multimodal S.A: Porto Franco/MA a Balsas/MA, com 230 km
Porto do Açu Operações S.A: São João da Barra/RJ, com 41,17 km
–CINCO NOVAS AUTORIZAÇÕES
3G Empreendimentos e Consultoria Ltda: Barcarena/PA a Santana do Araguaia/PA, com conexão entre Rondon do Para/PA e Açailândia/MA, com 1.370 km
Morro do Pilar Minerais S.A: Colatina/ES a Linhares/ES, com 100 km
Petrocity Ferrovias Ltda: Unai/MG a Campos Verdes/GO, com 530 km
Rumo S.A: Bom Jesus do Araguaia/MT a Água Boa/MT, com 249,2 km
VLI Multimodal S.A: Perequê (Cubatão/SP) a Tiplan (Santos/SP), com 8 km
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo roubado que estava indo para a fronteira e prendeu o condutor por receptação de veículo, roubo consumado de veículo, sequestro e cárcere privado e associação criminosa, na noite desta sexta-feira (18), em Ponta Porã (MS). O verdadeiro motorista do veículo recuperado era mantido em cárcere privado com a família enquanto o transporte do veículo era realizado.
A equipe de policiais rodoviários federais abordou, no km 68 da BR-463, o caminhão Volvo FH 400, de placas do Paraná, conduzido por um homem. O condutor disse que havia sido contratado para transportar o veículo até Ponta Porã (MS) por dois mil reais, mas após vistoria no caminhão, os policiais descobriram que o verdadeiro motorista do veículo era outro homem.
Após diligências com a Polícia Civil de Guarulhos, foi constatado que o caminhoneiro havia sido sequestrado por outros homens e mantido em cárcere com a família dele, sendo liberados posteriormente.
O condutor envolvido foi preso e encaminhado, juntamente com o conjunto veicular, para a Polícia Civil de Ponta Porã (MS).
É para permitir que mais alunos participem do processo seletivo
Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro prevê que a pré-seleção dos estudantes inscritos no Programa Universidade para Todos (Prouni) considere as duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso em cursos de graduação ou sequencial de formação específica.
Até então, a regra em vigor era de que apenas a nota da última edição do Enem, aquela imediatamente anterior ao processo seletivo do Prouni, poderia ser utilizada pelos candidatos para ingresso no programa que financia curso superior em faculdades privadas.
Primeiro semestre
O novo decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na noite desta sexta-feira (18), e a mudança já valerá para o próximo seletivo do Prouni, que deve ocorrer no primeiro semestre de 2022.
Segundo o governo, a medida adequa a legislação do Prouni tendo em vista as consequências decorrentes da pandemia de covid-19, que acabaram por ocasionar atrasos nas últimas edições do Enem.
Além disso, de acordo com o Ministério da Educação, a mudança atende uma demanda potencial de alunos às bolsas do Prouni, reduzindo a atual ociosidade de bolsas existentes e ampliando acesso ao ensino superior.
Por Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil – Brasília
A prefeitura de Três Lagoas convocou os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Três Lagoas (SSPM) para reunião nesta sexta-feira (18), no gabinete do prefeito, dando continuidade às negociações da reposição salarial dos servidores municipais.
O sindicato informou o resultado da Assembleia promovida na última quarta-feira (16), onde os associados votaram contra a proposta inicial oferecida.
Após a reunião desta sexta-feira e com as novas tratativas o SSPM irá agendar nova reunião com os afiliados, prevista para a próxima semana. Posteriormente, o Município e o Sindicato voltam a se encontrar para dar sequência às negociações.
Estiveram presente no gabinete, o secretário Gilmar Tabone – Secretaria Municipal de Administração, o diretor de Recursos Humano da PMTL – Pedro Otávio Hirotuca, o presidente da Câmara Municipal – Cassiano Maia e representando o SSPM o presidente – Antonio Carlos Modesto, a vice-presidente – Luciana Braçal, primeiro tesoureiro – Danilo Coelho e o assessor jurídico – Murilo Tosta.
Além das ações preventivas de conscientização sobre o uso de substâncias psicoativas, um dos objetivos do Serviço é minimizar os danos causados à saúde por uso abusivo e dependência de álcool ou drogas
Inaugurado em 2010, o Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD) – oferece atendimento diário para pessoas que fazem uso de álcool e outras substâncias prejudiciais em Três Lagoas.
Nesta sexta-feira, 18 de fevereiro, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo e em alusão à data, a equipe do CAPS AD reforça as ações de prevenção e tratamento aos dependentes.
De acordo com o coordenador Tiago Giolo Sertorio, no CAPS AD não é necessário agendar atendimento. “Aqui o paciente é atendido de imediato, pois temos uma equipe composta por profissionais de saúde e de assistência social, além da equipe que promove as oficinas e artesanatos aos que já fazem parte dos encontros”, explicou.
Além das ações preventivas de conscientização sobre o uso de substâncias psicoativas, um dos objetivos do Serviço é minimizar os danos causados à saúde por uso abusivo e dependência de álcool ou drogas através de múltiplas estratégias voltadas para a redução dos fatores de risco específicos e de proteção.
Conforme Tiago, atualmente 300 pessoas estão em tratamento, participando das atividades na sede e tendo acompanhamento médico e social. “Infelizmente, temos uma média de 30% de pacientes conseguem se livrar definitivamente do vício ou concluem o tratamento. A família e a sociedade são importantes durante o processo, pois, muitos precisam de apoio e incentivo, principalmente uma rotina de vida saudável que não o leve a ter recaídas”, complementou.
SERVIÇO
Para iniciar o tratamento ou ter informações de toda a metodologia, o cidadão ou familiar da pessoa dependente pode procurar o CAPS AD, localizado na Rua Itacil Pereira Martins, 1520 – bairro Santos Dumont ou ligar nos telefones: (67) 99182-0850 ou 99287-4485.
Com o objetivo de orientar o consumidor três-lagoense na hora de economizar, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor – PROCON TL – realizou uma pesquisa de preços cobrados sobre o gás de cozinha 13kg e galão 20 litros de água mineral.
De 14 a 18 deste mês, os fiscais visitaram 18 estabelecimentos para verificar o valor que estão sendo vendidos estes itens.
Conforme a pesquisa, o gás de cozinha está custando entre R$ 100 e R$ 105 com retirada no local. Para entregar, o consumidor poderá desembolsar até R$ 120 no botijão. Para as compras com cartão de crédito, alguns estabelecimentos incluem taxas.
Já o galão de água mineral, há uma variação de R$ 8 a R$ 13, independente de marca, para retirar na loja. A entrega pode ter acréscimo de até R$ 15, entre um depósito e outro. Confira a pesquisa completa, CLICANDO AQUI.
O Secretário de Administração, Gilmar Tabone, externou sobre a importância de ouvir as considerações das entidades presentes para a tomada de decisões
O Ponto Facultativo do Carnaval no âmbito da administração pública municipal não será decretado em 2022 e todos os setores da Prefeitura funcionam em expediente normal nos dias 28 de fevereiro, 1 e 2 de março. A decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira (18) durante reunião realizada a pedido do Prefeito Angelo Guerreiro em acolhimento a solicitação dos sindicatos representantes do Comércio de Três Lagoas e contou com a participação do Secretário de Administração, do Diretor de RH e do Assessor Jurídico.
Durante o encontro foi debatido o atual cenário de contaminação da Covid-19 em Três Lagoas e a preocupação de as pessoas se aglomerarem, participarem de festas ou realizar viagens durante o feriado prolongado, o que potencializa o risco de contágio e transmissão da doença.
Durante a reunião o Presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Sueide Silva Torres, pontuou que a posição da Fecomércio é de funcionamento normal de toda a cadeia de comércio no período de carnaval e tendo em vista que o município já decretou a proibição de eventos de carnaval a pedido da vigilância em saúde, a medida mais coerente é que se alinha aos anseios da atividade comercial local é manter o funcionamento de todos os serviços públicos, opinião compartilhada pelo Presidente da Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas, Fernando Jurado, e pelo presidente da ABRASEL, Marco Antônio Gomes Junior.
O Presidente do Sindicato dos empregados no Comércio de Três Lagoas, Eurídice de Freitas, comentou sobre a importância de se manter o ponto facultativo, já que o Carnaval é parte da cultura dos brasileiros. Ele pontuou também que os órgãos estaduais, bancos e diversas instituições públicas vão estar de portas fechadas neste período.
O Secretário de Administração, Gilmar Tabone, externou sobre a importância de ouvir as considerações das entidades presentes para a tomada de decisões.
Ao final prevaleceu o consenso de que o momento impõe cautela e que a melhor medida é não decretar o ponto facultativo nas repartições públicas municipais.
Participaram da reunião o Secretário Municipal de Administração, Gilmar Tabone, o Diretor de Recursos Humanos, Pedro Otávio Hirotuca, o Assessor Jurídico, Luiz Henrique Gusmão, o Presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Sueide Silva Torres, O Presidente do Sindicato dos empregados no Comércio de Três Lagoas, Eurídice de Freitas, o presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurante), Marcos Antônio Gomes Junior e o Presidente da Associação Comercial, Fernando Jurado.