18 C
Três Lagoas
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 2015

Sindifiscal/MS faz análise de despesa e receita de MS

0

Governo de MS tem previsto para despesas R$ 896 milhões em 2022

Conforme as Leis Orçamentárias Anuais (LOA), um dos três instrumentos de planejamento integrados à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é o valor para as despesas da Secretaria de Fazenda. Para 2022, R$ 896 milhões serão destinados para os pagamentos das contas do estado. Esse número representa um incremento de 27% em relação ao ano anterior, quando a previsão foi de R$ 703 milhões.

“No entanto, em 2020 as despesas da SEFAZ foram de R$ 866 milhões, 0,97% a mais do orçamento sinalizado pela LOA para este ano (R$ 857 milhões). Em 2021, as despesas da Sefaz (R$ 919 milhões) foram 30% a mais que o orçamento da LOA (R$ 703 milhões)”, aponta Clauber Aguiar, diretor do Observatório Econômico, departamento vinculado ao Sindicato dos Fiscais Tributário de MS – Sindifiscal/MS.

Sindifiscal/MS faz análise de despesa e receita de MS

O estudo do Sindifiscal/MS aponta, entretanto, um crescimento de 22,9% na arrecadação em 2021, totalizando um montante de R$ 16,2 bilhões. A partir da análise do Observatório Econômico houve um crescimento médio anual de 10% entre 2012 e 2020. O ICMS foi o tributo que se destacou. A arrecadação do imposto sobre mercadorias e serviços chegou a R$ 13,8 bilhões em 2021, 85,3% do total da receita tributária. Portanto, com exceção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA -, houve aumento nas arrecadações dos tributos o que refletiu na receita tributária em 2021.

“Para 2022, com o reajuste da tabela FIPE, que representa a média nacional de valores para veículos novos e usados, espera-se um aumento nas arrecadações, já que o cálculo usa como base essa tabela”, analisa Clauber sobre os reflexos na arrecadação do IPVA em Mato Grosso do Sul. Em 2021, MS teve arrecadação de R$ 864 milhões oriundos desse imposto. Com relação ao último ano apurado, o incremento foi de 7,92%. Conforme a análise do Sindicato, o imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores foi o que teve a maior média de crescimento na última década, 18,3%.

Sindifiscal/MS faz análise de despesa e receita de MS

O Imposto sobre transmissão “causa mortis” e doação de bens e direitos – ITCD -, em 2021, foi de R$ 388 milhões, 50,4% a mais que em 2020. “Desde 2016, as alíquotas do ITCD passam a ser 6% nas transmissões “causa mortis” e de 3% nas doações”, aponta o artigo do Observatório Econômico. Em agosto de 2021, o ITCD já tinha superado o total de 2020, que foi de R$ 237 milhões.

Despesa com pessoal

O Observatório Econômico também analisou as despesas total com pessoal. Em 2021, o Estado gastou R$ 6,4 bilhões com as despesas, o que corresponde a 40,6% da Receita Corrente Líquida – RCL. “Em relação aos Estados, o limite da despesa total com pessoal corresponde a 60% da RCL, segundo a Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000, sendo 57% o limite prudencial e 54% o limite alerta”, explica Clauber.

Os dados desta matéria foram retirados das análises do Observatório Econômico. As informações constam no site www.sindifiscalms.org.br e podem ser consultadas diretamente no  link https://fatogeradorsindifiscalms.blogspot.com/

Observatório Econômico

O Observatório Econômico é uma estrutura pertencente ao Sindifiscal/MS. O principal objetivo é monitorar a economia do Estado de Mato Grosso do Sul. O projeto foi lançado em 2015 e produz pesquisas e elabora estudos técnicos com informações e propostas que possibilitem a atuação da entidade e municípios no cenário governamental. E assim, cumprir sua responsabilidade social, pensando soluções para o seu desenvolvimento.

Saúde faz plantão de vacinação para adultos no final de semana

0

Imunização contra Covid-19 ocorre sábado (19) e domingo (20), no ESF Central, das 8 às 12 horas (horário de Brasília)

A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde fará um plantão de vacinação contra a Covid-19 para adultos neste sábado (19) e domingo (20). A imunização ocorrerá na Estratégia da Saúde da Família (ESF) Central, das 8 às 12 horas (horário de Brasília).
De acordo com a pasta, haverá disponibilização da primeira, segunda, terça e quarta dose da vacina (quarta dose apenas para pessoas acima de 18 anos imunossuprimidos que tenham tomado a terceira dose da vacina até o dia 19 de outubro de 2021).


COMO SE VACINAR


Para se vacinar, é necessário apresentar os documentos pessoais e cartão SUS. As doses são limitadas.

Foto Assecom Prefeitura de Bataguassu

Salário de empregado em supermercado de MS sobe para R$ 1.350

0

Empregados em supermercados em MS terão piso salarial de R$ 1.350; reajuste de 13,45% retroativos a primeiro de novembro de 2021

O piso salarial dos trabalhadores do comércio varejista e atacadista de gêneros alimentícios de Mato Grosso do Sul receberão piso salarial com reajuste de 13,45% retroativos a primeiro de novembro de 2021. Com isso, o piso passa para R$ 1.350,00 e para quem ganha acima do piso, o reajuste será de 11,08%. Esse acordo foi firmado dia 11/2 entre a Federação dos Empregados no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul – Fetracom/MS e o Sindicato dos Supermercados de MS, que é representante da Comissão de Negociação da Fecomércio e Associação Sul-mato-grossense de Supermercados – AMAS.

De acordo com o presidente da Fetracom-MS, Douglas Rodrigues Silgueiro, a negociação foi considerada um avanço para os trabalhadores, que terão aumento real, além do acumulado da inflação no ano.

O presidente da Fetracom, Douglas Silgueiro e o secretário geral da entidade, Clodoaldo Fernandes Alves se reuniram com o presidente do Sindsuper, Luiz Tadeu Gaedicke e o assessor jurídico da entidade patronal, Dr. João Luiz Rosa Marques, oportunidade em que assinaram o acordo entre as entidades. Participaram das negociações também, os seguintes empresários: Edmilson Jonas Verati e Denyson Queiroz Prado, presidente da Associação Sul-mato-grossense de Supermercados – AMAS.

Ficou acordado também que as empresas com até 15 funcionários doarão uma cesta básica por mês à Fetracom-MS, que fará o sorteio entre os trabalhadores de cada loja. As empresas com 16 ou mais funcionários, doarão duas cestas básicas para sorteio da mesma forma.

Outra medida em benefício dos trabalhadores será o Auxílio Escolar para empregados e dependentes. Segundo Douglas Silgueiro, as empresas pagarão a seus empregados com dependentes estudantes, matriculados em curso oficial de ensino a partir da série primária, com idade inferior a 16 anos, uma ajuda adicional anual de R$ 400,00 a ser pago em duas parcelas, sendo R$ 200,00 em março e R$ 200,00 em julho.

Pesquisadores desenvolvem biocombustíveis a partir de resíduos do eucalipto

0

Aproveitando a alta colheita de eucalipto no Mato Grosso do Sul, pesquisadores do estado estão produzindo combustíveis renováveis por meio do resíduo, que, além de ter alto desempenho, são bastante sustentáveis, pois evitam a emissão de gases de efeito estufa

Os pesquisadores industriais fazem parte do Instituto Senai de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa), localizado em Três Lagoas, em virtude do grande volume de áreas plantadas para atender à demanda das indústrias de papel e celulose na região.

O estado do Mato Grosso do Sul produz 5 milhões de toneladas de celulose por ano – o equivalente a 25% da produção de todo o Brasil – e possui 1,135 milhão de hectares de eucalipto, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ComexStat e Ibá.

Considerando o grande potencial do eucalipto como combustível renovável, os pesquisadores fecharam uma parceria com a Eldorado Brasil com o objetivo de fabricar um combustível chamado diesel verde e outro conhecido como biocarvão. Ambos podem ser usados em processos do ciclo de produção da celulose de eucalipto, desde o abastecimento das máquinas até a geração de energia térmica.

Sob o nome “Forest4fuel”, o projeto foi aprovado em um edital da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (Fundect).

Pesquisadores desenvolvem biocombustíveis a partir de resíduos do eucalipto

Um dos pesquisadores e idealizadores do projeto, Thiago Hendrigo de Almeida explica que as raízes e os tocos do eucalipto são ricos em lignina, o que fornece resistência mecânica à planta. Sabe-se que, a partir da pirólise desses materiais, são fabricados biocarvão e bio-óleo pesado e, assim, a pesquisa propõe uma prova de conceito, isto é, tornar real algo que já é conhecido em teoria.

O combustível de eucalipto oferece benefícios que vão além da redução da emissão de GEE. Quando o talhão fica livre de resíduos, o próximo ciclo do plantio é ainda mais rápido.

A Fundect oferecerá R$ 610 mil em recursos para o desenvolvimento do projeto, que ocorrerá ao longo de dois anos.

Fonte: Tissue Online

Mulher deixa filha ser abusada em troca de álcool e drogas na fronteira

0

Ela acabou presa

Uma mulher foi presa por agentes da Polícia Nacional do Paraguai, na cidade de Cambyretá, no Departamento de Itapuá, após ser acusada de trocar a filha de 13 anos por drogas e bebidas alcoólicas.

O fato ocorreu na quarta-feira (16).

De acordo com informações da polícia paraguaia, a menina foi internada no Hospital Regional de Encarnación, onde médicos, incluindo o legista Pablo Krummel, constataram que ela foi vítima de abuso sexual, conforme noticiou a Rádio Encarnacion.

Ainda segundo relatos da equipe que atendeu a adolescente, quando deu entrada na unidade hospitalar ela estava sob efeito de alguma substância que não foi identificada por falta de equipamentos.

A vítima contou aos médicos que foi entregue pela própria mãe a dois homens mais velhos em troca de bebida e porções de drogas.

Segundo ela, essa não é a primeira que isso acontece, a menina já fugiu de casa sete vezes.

O caso agora vai ser investigado pela Polícia Nacional.

Com sonho de ser militar, jovem morre após dois dias no Exército em MS

0

Rapaz contava que mantinha uma rotina exaustiva

Edilsio Morais da Silva Filho, 18 anos, morreu na noite de quarta-feira (16) após um treinamento Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva, realizado pelo 9º Batalhão de Engenharia de Combate em Aquidauana.

As informações são do G1.

De acordo com o site, a família do jovem alega negligência por parte das forças armadas na morte do jovem.

O rapaz começou os treinamentos na última segunda-feira (14), com uma rotina exaustiva de trabalho e treinos, ele passou mal após uma corrida.

O comandante do 9º Batalhão de Engenharia de Combate em Aquidauana, tenente-coronel Braulio, informou que o jovem teria feito uma corrida de 3 km, acompanhado de outros 19 alunos. No final do percurso, no alojamento, Edilsio começou a passar mal e foi atendido pelo médico do Batalhão.

Após isso ele foi encaminhado para um hospital na cidade, onde faleceu horas depois.

Para a família, Edilsio contou que estava mantendo uma rotina exaustiva, quase não dormia, acabava enfrentando exposição ao calor, tomava pouca água, tinha uma alimentação restrita e ainda era submetido a treinos físicos intensos.

“Hoje foi doido. Teve um momento em que deram 30 segundo para ir no alongamento e voltar pra formação. Atrasei e me mandaram fazer uma redação de 50 linhas”, contou ele a mãe em uma troca de mensagens via aplicativo.

Morte

O site de notícias G1 teve acesso ao atestado de óbito do rapaz, onde consta que a morte foi causada por rabdomiolise — ação do organismo caracterizada pela destruição das fibras musculares —, hepatite fulminante, arritmia cardíaca e desidratação.

A família alegou ainda que a causa foi negligência do exército em relação ao jovem.

Nota

Em nota, o Comando Militar do Oeste (CMO) destacou que inquérito militar já foi aberto e investigará as circunstâncias que levaram Edilsio a morte. Confira nota do CMO íntegra:

“Edilsio Morais da Silva Filho estava em formação no Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) do 9º Batalhão de Engenharia de Combate (9 ºB E Cmb), localizado na cidade de Aquidauana, desde o dia 14 de fevereiro. No dia 16, o referido aluno começou a passar mal e foi prontamente levado ao Hospital Regional da cidade de Aquidauana, onde veio a falecer. As circunstâncias que envolveram os fatos serão apuradas em Inquérito Policial Militar já instaurado pelo 9º Batalhão de Engenharia de Combate (9 ºB E Cmb)”.

Motorista morre após tombar carreta carregada com algodão na MS-306

0

Acidente aconteceu na Serra do Bolicho Seco em Costa Rica

Fausto de Souza, 44 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (18), em um acidente na Serra do Bolicho Seco, MS-306, em Costa Rica.

Segundo o boletim de ocorrência, o homem dirigia uma carreta bitrem carregada com algodão e seguia sentido a praça de pedágio, quando perdeu o controle da direção após fazer uma curva.

O veículo, conforme o site MS Todo Dia, tombou e o motorista morreu na hora.

O caminhão caiu às margens da rodovia e carga ficou espalhada na vegetação.

Equipes da Polícia Civil e Perícia de Costa Rica, assim como a Polícia Rodoviária Estadual, estiveram no local.

O corpo de Fausto foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) de Paranaíba e o caso registrado como morte a esclarecer.

PRF apreende 1,5 tonelada de maconha em Ponta Porã

0

A apreensão gera um prejuízo em mais de 3,3 milhões de reais para o crime organizado

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 1.542 Kg de maconha, na manhã desta sexta-feira (18), em Ponta Porã (MS).  

Os policiais rodoviários federais fiscalizavam na Unidade Operacional da PRF, quando abordaram um caminhão Volvo/FH 460, acoplado a um reboque frigorífico. Durante fiscalização no reboque, os policiais encontraram vários sacos plásticos com tabletes de maconha.

O condutor confessou ter recebido a carga em Ponta Porã (MS), após entregar a carreta para um desconhecido. Ele deveria entregar o ilícito em São Paulo (SP) e pelo transporte disse que receberia R$ 30.000,00.

O preso, a carreta e a maconha foram encaminhados para a Polícia Federal em Ponta Porã (MS).

Com ajuda de cães farejadores, PM realiza apreensão de drogas e prende traficante em Água Clara

0

Durante entrevista, traficante relatou que estaria levando os entorpecentes que recebeu de um casal na cidade de Campo Grande e entregaria na cidade de Paranaíba

Em Água Clara, a guarnição do Canil do 2º Batalhão de Polícia Militar durante fiscalizações em veículos na BR-262, no Posto Cervantes, realizaram a apreensão de drogas e a prisão do traficante.

Conforme a nota, nesta sexta-feira, por volta das 01h, a guarnição realizava fiscalizações em veículos com o emprego dos aninos, onde foi realizado abordagem de um veículo ônibus, que faz o itinerário interestadual da cidade de Campo Grande à Aparecida do Taboado.

Durante fiscalização no compartimento de bagagem do referido veículo, onde foram empregados os cães k9 Mara, K9 Eddie, os quais durante a busca, nas bagagens tiveram súbita mudança comportamental indicando a ver algo de ilícito.

Foi constatado que uma das bolsas continha maconha (10 Kg) e em outra bagagem cocaína (295 gramas), além de pasta base (295 gramas). Após constatado o ilícito, foi identificado a passageira que estaria com a bagagem.

Durante entrevista, ela relatou que estaria levando os entorpecentes que recebeu de um casal na cidade de Campo Grande e entregaria na cidade de Paranaíba.

Diante os fatos, após receber voz de prisão, a passageira foi encaminhada à delegacia de polícia de Água Clara, onde foi apresentada juntamente com as drogas apreendidas.

Integrantes do Grupo Minuano são assaltados e brutalmente agredidos no interior do Paraná

0

Dois suspeitos morreram em confronto

Integrantes do Grupo Minuano, foram assaltados e violentamente agredidos na madrugada desta quarta-feira (16), entre os municípios de Iretama e Nova Tebas, na região Centro-Oeste do Paraná. As informações são da Tarobá News.

Os integrantes estavam viajando em um veículo Azzera pela BR-487 quando foram surpreendidos por seis homens em um veículo VW Golf prata e um GM Corsa bege.

Os suspeitos atiraram contra o veículo dos músicos, onde estavam a esposa do dono da banda, a esposa do baterista, um contrabaixista e um técnico de iluminação.

Eles iriam para Curitiba onde iriam participar de uma audiência.

Segundo o que foi informado, pelo dono da banda, José Bitencourt Ramos, conhecido também como “Ye”, os suspeitos a todo momento pediam por drogas e podem ter confundido as vítimas.

Todos foram amarrados e levados para uma área de mata. Lá eles teriam sido agredidos e nem as mulheres foram poupadas. As vítimas ficaram no local das 4h da madrugada até às 11h da manhã, quando uma das mulheres conseguiu se soltar e libertou as outras pessoas.

Além do carro, os assaltantes levaram todos os objetos pessoais, como cartões, celulares, um contrabaixo e certa quantia em dinheiro. Os prejuízos passam dos R$ 60 mil e para o dono da banda o pior dano ainda é o psicológico.

Após o crime, durante as investigações, a polícia conseguiu identificar que parte do bando criminoso estava em Maringá, onde houve um confronto e dois deles morreram.

Em Três Lagoas, homem é preso por dever R$ 3 mil de pensão alimentícia

0

O indivíduo foi preso pela equipe policial em seu local de trabalho

Homem de 53 anos foi preso, nesta quinta-feira (17), por dever R$ 3 mil de pensão em Três Lagoas.

O indivíduo foi preso pela equipe policial em seu local de trabalho, no momento em que os policiais realizavam diligências na área central.

Após ser conduzido pelos policiais civis até a sede do SIG/TL, foi dado o devido cumprimento a ordem judicial, e o mesmo passado pelo exame de corpo de delito junto ao IML, e posteriormente encaminhado ao sistema prisional local, ficando à disposição da Justiça.

Bataguassu é contemplado com elaboração de Plano de Coleta Seletiva e Plano de Educação Ambiental

0

Município ficou em 11º lugar entre 15 municípios cadastrados

Bataguassu é um dos 15 municípios contemplados com a elaboração do Plano de Coleta Seletiva e Educação Ambiental. A ação é do Governo do Estado, por meio da Reitoria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) e visa promover a articulação e a interação de atividades destinadas a orientar os municípios de Mato Grosso do Sul sobre a gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.


Segundo a superintendente de Meio Ambiente, Camila Bachega, Bataguassu realizou o cadastramento para participar da seleção no ano passado e obteve a 11ª colocação, conforme publicação em edital.

“Trata-se de um processo seletivo entre os municípios que concorreram a elaboração de um plano voltado a ações de educação ambiental. Preenchemos os requisitos, realizamos uma carta de contextualização apresentando as ações ambientais realizadas na cidade no período e conseguimos integrar os 15 municípios do Estado que serão contemplados com esse plano, que fará um diagnóstico e norteará as ações direcionadas ao meio ambiente através de um convênio de cooperação técnica e científica”, explicou Camila.

]Vigente desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece as diretrizes para a gestão de resíduos sólidos. Determina ainda a elaboração de Planos Estaduais de Resíduos Sólidos que devem incluir, o diagnóstico da situação dos resíduos sólidos nos estados, metas, diretrizes e programas para redução, reutilização e reciclagem de resíduos.

Neste cenário, visando promover a articulação e a interação de atividades destinadas a orientar os municípios do estado sobre a gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos, o MPMS e a UEMS celebraram o Convênio de Cooperação Técnica e Científica nº 1076/2020, que originou o processo seletivo. Participam também do projeto o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Dentre os produtos esperados estão o diagnóstico e prognóstico da gestão dos resíduos sólidos de cada município selecionado; planos de coleta seletiva, planos de educação ambiental e planos de compostagem que irão beneficiar os municípios de MS.

“Esta conquista proporcionará um avanço ainda maior no que se refere ações de educação ambiental que somada as medidas que Bataguassu já vem desenvolvendo através da Superintendência do Meio Ambiente e demais parceiros impulsionaram o município a ser ambientalmente correto”, frisa Camila.

CONCURSO PÚBLICO: prazo para envio de recursos da prova de títulos termina nesta sexta-feira (18)

0

Após a divulgação do resultado preliminar da prova de títulos do concurso público para vagas no quadro efetivo da Prefeitura de Três Lagoas, os candidatos têm até hoje, sexta-feira (18) para enviar recursos.

Quem necessitar recorrer a essa opção, tem até as 23h59, horário MS, para concluir o processo que deve ser feito exclusivamente na página da banca organizadora, Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC).

O edital com todas as informações está disponível no site da Prefeitura, opção Diário, edição nº 3035, do dia (17/02) ou no site da FAPEC, com todas as instruções para o envio do documento.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, o candidato deve entrar em contato pelos telefones (67) 3345-5910 ou 3345-5915, e e-mail [email protected].

Vacinação com 1ª, 2ª, 3ª e 4ª dose contra Covid-19 em Três Lagoas segue neste sábado (19) das 8h às 12h em dois locais

0

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Coordenação de Imunização, vai realizar vacinação com 1ª, 2ª, 3ª e 4ª dose contra Covid-19 na Clínica da Criança e na Central de Imunização neste sábado (19) das 8h às 12h.

CENTRAL DE IMUNIZAÇÃO

Na Central de Imunização, a vacinação será para todo o público com mais de 12 anos de idade, sendo que aqueles que tiverem menos de 16 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade. Todos, independente de idade, devem levar documento oficial com foto, cartão SUS, CPF, carteira de vacinação Covid-19 (caso vá receber a 2ª ou 3ª dose), bem como comprovante de residência.

CLÍNICA DA CRIANÇA

Na Clínica da Criança, o atendimento será, exclusivamente, para todas as crianças de 5 a 11 anos de idade, sendo que estes devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal que farão o assentimento da vacinação. Caso esses (pais ou responsável legal) não puderem estar junto da criança, o acompanhante maior de idade deve levar o termo de assentimento (BAIXE O MODELO AQUI) assinado (pelos pais ou responsável) na data da vacinação, além de documento oficial com foto e carteira SUS da criança.

ATENÇÃO AO PERÍODO ENTRE-VACINAS PARA CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS

A SMS destaca que os pais ou responsável devem observar se a criança tem mais de 15 dias desde a última vacina que recebeu (rotina) para receber a imunização contra Covid-19. O mesmo deve ser observado caso a criança precise tomar outra vacina (rotina) após a vacinação contra covid-19, ou seja, deve ter mais de 15 dias.

4ª DOSE

De acordo com a CIB, a aplicação da 4ª dose deve ocorrer em idosos acima de 60 anos de idade, bem como em profissionais de saúde com mais de 18 anos que receberam a 3ª dose há mais de 4 meses e, profissionais de saúde que estiverem gestantes, também poderão receber a dose de reforço, mas somente se tiver tomado a 3ª dose há mais de 5 meses.

SERVIÇO

A Clínica da Criança fica localizada à Rua Egídio Thomé com a Rua Etelvino Custódio de Queiroz, já a Central de Imunização fica na Circular da Lagoa Maior no prédio da Biblioteca Municipal “Rosário Congro”.

Saiba diferenciar sintomas de covid-19 e dengue; veja dicas de especialista

0

Elevação da temperatura corporal é a principal semelhança, mas é preciso atenção às dores nas juntas e sinais gripais

Com a covid-19 ainda em circulação e também com a incidência dos casos de dengue, muitos acabam confundindo com qual doença está infectado.

Entre os sintomas semelhantes, febre, cansaço ou mal-estar.

Os sintomas podem ser confundidos, e é preciso atenção para distingui-los.

O coordenador do curso de Medicina da Uniderp, Alexandre Cury, diz que a febre é o principal motivo da ‘confusão’, pois ela é comum em todas as doenças citadas.

“Enfermidades como a dengue, Zika Vírus e Chicungunha têm essa característica comum nos sintomas que é a febre. Agora, a infecção por Covid-19 também se manifesta com a elevação da temperatura corporal, o que pode gerar essa dúvida nos pacientes”, fala.

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. A orientação é observar algumas condições do corpo, que podem ser divergentes de uma doença para a outra.

“Na maior parte dos casos, os sintomas da dengue podem permanecer por até dez dias, tendo dores no corpo e nas juntas como manifestações mais comuns. No entanto, sintomas como fraqueza e mal-estar podem se prolongar por mais algumas semanas”, comenta.

O médico acrescenta que é importante observar os sinais respiratórios e gripais.

“Alguns sinais mais comuns na Covid-19 são a dor de garganta, congestão nasal, coriza etc. e não tão frequente nas arboviroses, que são as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti”, explica. Os principais sinais de alarme em relação ao coronavírus são o cansaço, a falta de ar e a piora dos sintomas. “No caso de evolução e piora destes sintomas, deve-se procurar atendimento médico o mais rápido possível”, orienta.

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Dengue, o estado do Mato Grosso do Sul registrou 11.270 casos prováveis de dengue em 2021, número bem inferior ao registrado em 2020, quando foram anotados 52.280 casos. Em relação ao demais estados do País, MS ocupou a quinta colocação no ranking nacional.

Por isso, fique atento às dicas para evitar a proliferação do mosquito:

Vire garrafas, baldes e vasilhas para não acumularem água.

Coloque areia nos pratos e vasos de plantas.

Feche bem os sacos e lixo.

Guarde os pneus em locais cobertos.

Tampe bem a caixa-d´água.

Limpe as calhas.

Saúde de Brasilândia informa cronograma de dia e horário de vacinação nas esf’s 1, 2 e 3

0

A Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa os dias e horários de vacinação contra Covid-19 nas Estratégias de Saúde da Família 1, 2 e 3.

Nas segundas e sextas-feiras de manhã: crianças de 5 a 11 anos.

Nas terças, quartas e quintas-feiras de manhã: adolescentes de 12 a 17 anos e pessoas com mais de 18 anos.

Também já está disponível a 4ª dose da vacina contra Covid-19 para pessoas com mais de 60 anos e que já tomaram a terceira dose do imunizante a 4 meses.

Em todos os casos, a Saúde recomenda procurar a Estratégia de Saúde da Família mais perto de sua casa e levar seus documentos pessoais, Cartão SUS para tomar a vacina.

Mais um pedido de Cel David é atendido e Governo amplia vagas no concurso de bombeiros especialistas

0

O deputado agradeçeu ao governador Reinaldo Azambuja e ao secretário Eduardo Riedel que entendeu a necessidade de investir nas forças de segurança

Mais vagas em concursos públicos na área da segurança sendo ampliadas através da articulação e empenho do deputado Coronel David. Nesta quinta-feira (17.02), por meio do Decreto Nº 15.871, de 16 de fevereiro de 2022, o Governador Reinaldo Azambuja ampliou as vagas do Concurso Público de Provas e Títulos de 2018 para o ingresso no Quadro de Oficiais Especialistas do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.

Mais um pedido de Cel David é atendido e Governo amplia vagas no concurso de bombeiros especialistas

Reconhecendo o trabalho de Coronel David, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Djan, agradeceu a ampliação das vagas para o ingresso dos futuros bombeiros especialistas.

“Obrigado Coronel David pelo seu esforço e trabalho na ampliação das vagas e principalmente pela articulação com o Governo do Estado. É um momento único na história do Corpo de Bombeiros e o deputado fez parte dessa conquista”, destacou o comandante.

Mais um pedido de Cel David é atendido e Governo amplia vagas no concurso de bombeiros especialistas

“Meu trabalho enquanto deputado é lutar para que a segurança pública tenha cada vez mais investimentos e é uma grande satisfação participar deste processo, onde junto ao Governo do Estado contribui na ampliação dessas vagas dos bombeiros especialistas. Agradeço ao governador Reinaldo Azambuja e ao secretário Eduardo Riedel que entendeu a necessidade de investir nas forças de segurança e atendeu mais uma demanda nossa. Nosso trabalho não para e vamos em busca de mais investimentos estruturais e no efetivo das forças policiais e dos bombeiros do MS”, firmou o deputado.

Mais um pedido de Cel David é atendido e Governo amplia vagas no concurso de bombeiros especialistas

Atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar conta com 12 oficiais especialistas (2 analistas de sistema, 1 pedagoga, 1 engenheiro ambiental, 1 engenheiro civil, 1 educadora física, 1 engenheiro mecânico, 1 arquiteto, 1 jornalista, 1 assistente social e 2 especialistas em direito).

Assessoria Coronel David

Polícia apreende mais de 400 quilos de maconha na região de Nova Andradina

0

Homem de 45 acabou preso

Policiais militares da Força Tática do 8º Batalhão de Polícia Militar prenderam um homem de 45 anos, que seguia outro veículo carregado com 446,5 quilos de maconha.  

O fato ocorreu durante abordagem na BR-376 próximo a Nova Andradina, onde foram visualizados dois veículos sendo um Ford Fiesta vermelho e um Gol de cor branca com placas de Itaquirai.

Ao abordar o condutor do veículo Ford Fiesta, ele se mostrou muito nervoso, questionado quem era o proprietário do veículo, disse estar em seu nome, sendo que, após consulta no sistema policial foi constatado estar em nome de uma outra pessoa.

Ao ser questionado sobre o destino, ele não soube informar, apresentando uma história desconexa.

Durante a abordagem, um veículo Gol ao avistar o bloqueio policial freou bruscamente e empreendeu fuga.

Foi realizado o acompanhamento tático ao veículo Gol, que foi alcançado alguns quilômetros à frente.

Ao ver que seria preso, o condutor cruzou a pista e abandonou o carro às margens da rodovia e empreendeu fuga em meio a vegetação.

Ao realizar as buscas foram encontrados 566 tabletes de maconha, que após pesadas totalizaram 446,5 quilos.

Foi encontrado ainda em posse do abordado a quantia de 960,00 reais.

Ao ser questionado sobre o condutor do veículo Ford Fiesta, ele confirmou que estava acompanhado ele, porém não quis identificá-lo.

Diante do flagrante foi dada voz de prisão ao homem que foi conduzido até Delegacia de Polícia Civil de Nova Andradina juntamente com os veículos e a droga.

Suzano abre mais três processos seletivos em Ribas do Rio Pardo (MS)

0

As inscrições estão abertas para todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual, na Plataforma de Oportunidades da empresa

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está com três processos seletivos abertos para atender sua operação florestal em Ribas do Rio Pardo (MS). As inscrições podem ser feitas por todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual, na Plataforma de Oportunidades da empresa (https://jobs.kenoby.com/Suzano).

As pessoas interessadas na vaga de Analista PCP Florestal Pleno precisam atender aos seguintes pré-requisitos: curso superior completo na área de Engenharia, Administração ou áreas afins; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B; conhecimento intermediário em Pacote Office, qualidade total (PDCA), administração de custos, sistemas de otimização, conhecimento do processo de transporte e estradas florestais, White Belt e certificações (ISO 9000; Cerflor, FSC). Experiência na área florestal e/ou planejamento e pós-graduação serão diferenciais durante a seleção dos candidatos. As inscrições seguem abertas até o dia 22 de fevereiro e podem ser feitas pela página https://jobs.kenoby.com/Suzano/job/analista-pcp-florestal-pl/620d458817f8315ef1cd9ade?utm_source=website.

Outra oportunidade é para Técnico/a de Logística Florestal I. Candidatos e candidatas precisam atender aos seguintes pré-requisitos: Ensino Médio Completo; experiência em almoxarifado, abastecimento, controle de estoques, análises e indicadores; entender as necessidades de reposição de estoque das áreas atuando no sistema SAP através da ferramenta de programação das necessidades de materiais (MRP); desenvolver e acompanhar indicadores para monitoramento do nível de estoque, acurácia e atendimento à clientes; conhecimento em normas e procedimentos de estocagem e segurança e em Pacote Office (Windows, Word, Excel, Power Point, Outlook, Power BI) e SAP. Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B. As inscrições seguem aberta até o dia 21 de fevereiro e podem ser feitas pela página https://jobs.kenoby.com/Suzano/job/tecnicoa-logistica-florestal-i/620c1df87c5a1c737978e122?utm_source=website.

Interessados na vaga de Técnico/a de Logística Florestal II precisam ter: Ensino Médio Completo; conhecimento em Pacote Office e SAP e experiência intermediária na área de Logística. As inscrições seguem aberta até o dia 21 de fevereiro e podem ser feitas pela página https://jobs.kenoby.com/Suzano/job/tecnicoa-logistica-florestal-ii/6203fda91b6b173ca5242fac?utm_source=website.

Mais detalhes sobre os processos seletivos, assim como os benefícios oferecidos pela empresa, estão disponíveis na Plataforma de Oportunidades da Suzano (https://jobs.kenoby.com/Suzano). Na página, candidatos e candidatas também poderão acessar todas as vagas abertas no Estado e em outras unidades da Suzano no País, além de se cadastrar no Banco de Talentos da empresa.

Sobre a Suzano 

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br 

Informações à Imprensa

Performa Comunicação

Funcionário que teria ligação ao sequestro da empresária brasileira é preso

0

O sujeito, de nacionalidade paraguaia, estava encarregado de negociar com a família da mulher

 A equipe Anti-Seqüestro da Polícia Nacional acompanhado pelo Ministério Público prendeu ontem à noite um ex-funcionário da casa de negócios “Cimentão”, supostamente envolvido no sequestro de sua ex-empregadora, a empresária brasileira Célia Donizete de Morais. O sujeito, de nacionalidade paraguaia, estava encarregado de negociar com a família da mulher.

Funcionário que teria ligação ao sequestro da empresária brasileira é preso

Wilson Martínez Maidana, 26 anos, foi preso e deve ser indiciado como suposto autor, na noite de ontem, enquanto dirigia um veículo Nissan Terrano, de cor preta, placa BTP 751, nas proximidades das ruas Mariscal López e Alberdi, no bairro Mariscal Estigarribia.

Foi o detido que teria entrado em contato com a família de seu ex-empregador para negociar a libertação da mulher.

O representante do Ministério Público disse ainda que foi possível identificar e chegar ao assunto através de um monitoramento dos celulares apreendidos. Por um, com linha brasileira, foi pedido o dinheiro do resgate, que nunca foi pago, e por outro, com chip paraguaio, as comunicações normais.

Funcionário que teria ligação ao sequestro da empresária brasileira é preso

O promotor Palácios supõe que foram usados ​​telefones diferentes, mas que o cruzamento de chamadas poderia ser concluído com sucesso, identificando até mesmo quais telefones estavam envolvidos.

Por Antonio Coca

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.