18 C
Três Lagoas
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 2016

Idoso de 74 anos morre com Covid-19 em Ribas do Rio Pardo; cidade soma 69 mortes pela doença

0

É o segundo óbito em menos de 24 horas na cidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Ribas do Rio Pardo confirmou, na manhã desta sexta-feira, mais um óbito em decorrência das complicações da Covid-19.

Agora, cidade soma 69 mortes pela doença.

O óbito ocorreu na noite desta quinta, dia 17, no Hospital Municipal 19 de Março, no mesmo dia em que realizou o teste rápido que resultou positivo para a doença.

A vítima é um idoso de 74 anos, morador do Parque Estoril e, segundo a família, não possuía comorbidades. Ele havia recebido as duas doses da vacina, além da dose de reforço.

Foi o segundo óbito em menos de 24 horas.

Ontem (17), a Secretaria Municipal de Saúde confirmou a morte de uma jovem de 18 anos. 

Ela estava grávida no terceiro trimestre e o bebê sobreviveu.

Agência do Santander em Três Lagoas sofre tentativa de furto

0

Equipes de policiais civis e militares, além da perícia técnica estiveram na agência e constataram que nada foi subtraído

A agência do Bando Santander, localizada na esquina da avenida Eloy Chaves com a Olinto Mancini, foi alvo de tentativa de furto na madrugada desta sexta-feira.

De acordo com o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Três Lagoas, tenente coronel Paulo Ribeiro dos Santos, um cidadão que passava pelo local, por volta das 6 horas percebeu o blindex lateral da agência quebrado e acionou o COPOM.

Imediatamente, equipes da Polícia Militar se dirigiram ao local, constatando a veracidade da denúncia.

Agência do Santander em Três Lagoas sofre tentativa de furto

A gerência do banco foi avisada, assim como a equipe da Perícia Técnica da Polícia Civil, que foram ao local para verificar se algo teria sido subtraído da agência.

Após algum tempo de trabalho pericial, foi constatado que nada foi levado do local, apenas prejuízos materiais.

Conforme explicou o comandante, as imagens do circuito interno da agência ainda não foram liberadas pela gerência, que depende de autorização de superiores para tal procedimento.

“Com as imagens vamos poder identificar quem são o autor ou autores da tentativa de furto ao banco”, disse.

A movimentação de viaturas e de policiais chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local.

Algumas até registaram imagens e enviando aos grupos de WhatsApp, ampliando a ocorrência para vários setores da cidade.

Agência do Santander em Três Lagoas sofre tentativa de furto

Conforme fotos registradas no local, o meliante (ou meliantes) usou uma espécie de alicate para quebrar a blindex.

Equipes das Polícia Militar e da Civil estão investigando o caso.

Grávidas que consomem álcool estão colocando bebê em risco

0

Fique atento aos danos na criança e adolescente

Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead) lançou campanha que visa alertar mulheres grávidas para os riscos que o consumo de bebidas alcoólicas na gestação pode trazer para os filhos.

O lema “Se você bebe, o seu bebê também bebe” tem repercutido.

“Esse é o nosso foco de interesse, de ação in advocacy (lobby do bem)”, disse a presidente da Abead, Alessandra Diehl.

A entidade busca prevenir sobre o álcool na gestação, para evitar o que os especialistas chamam de Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).

No Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, lembrado hoje (18), a psiquiatra destaca os riscos de desenvolvimento da SAF, que ainda é subnotificada no Brasil e subtratada, por não ser identificada durante a gestação.

Segundo ela, não existe informação, principalmente para quem trabalha na rede de atenção primária à saúde e que faz o pré-natal, “que são as enfermeiras, os ginecologistas”, para identificar a mulher que está bebendo.

A SAF tem alto impacto na vida da criança, da mãe, do pai e da sociedade como um todo. De acordo com a Abead, não existe bebê seguro durante a gestação porque qualquer quantidade de bebida pode trazer complicações que incluem retardo mental, microcefalia, baixo peso ao nascer, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, além de complicações gestacionais. 

Estudos mostram que entre 12% e 22 % das mulheres grávidas apresentam históricos de consumo de álcool durante a gravidez. Essa ingestão de álcool pode variar de beber ocasionalmente ao consumo excessivo semanal e até ao uso crônico durante os nove meses da gestação. A Abead defende medidas preventivas para o uso de álcool por mulheres grávidas devido ao risco de desenvolvimento da SAF. A estimativa é de que cerca de 1,5 mil a 6 mil crianças nasçam com SAF todos os anos no Brasil.

A Abead sugere, entre as medidas preventivas, a adoção de rótulos de advertência sobre o álcool nas embalagens das bebidas, utilizando-os como ferramentas para aumentar a conscientização sobre os riscos gerados pelo produto. Também recomenda abordagens mais amplas de políticas públicas para o controle do consumo, com informações direcionadas ao público-alvo e específicas sobre beber na gestação. A entidade apoia o Projeto de Lei (PL) 4.259/2020, em tramitação na Câmara dos Deputados, que institui o sistema de prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal, bem como dispõe sobre a obrigatoriedade de advertência dos riscos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez. “É uma das primeiras iniciativas que começam a colocar a advertência em bebidas alcoólicas, indicando que a mulher não pode beber, como já existe em outros países. Acho que isso pode ajudar”, afirmou Alessandra.

Recomendações

Uma das recomendações feitas pela presidente da Abead no Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo é que os pais devem estar atentos ao comportamento de beber dentro de casa, porque as crianças tendem a imitar o exemplo dos adultos.

“Se a gente consegue postergar a iniciação de beber na adolescência, se o jovem começar a experimentação acima dos 18 ou 21 anos, as chances desse adolescente vir a desenvolver dependência diminuem em 50%. Essa é questão importante”. Para Alessandra, isso tem a ver também com propaganda, fiscalização da venda de bebida alcoólica, ou seja, diminuição da demanda.

Segundo a médica, é preciso aumentar os fatores de proteção, entre eles o convívio com atividades mais saudáveis que não incluam bebida alcoólica e o aumento de práticas relacionadas à prevenção ao consumo de álcool, como a realização de refeições em família. “Parece pouco. Mas há uma série de estudos que avaliaram o quanto fazer refeições em família previne o uso de álcool e outras drogas, principalmente no contexto brasileiro”. Incentivo à leitura, religiosidade, espiritualidade, educação, menos jogos e convívio com áreas que não utilizam bebida são outras indicações da presidente da Abead.

Dos testes realizados em Drive-Thrus de MS, 34% registraram positivo para covid

0

Com pouco mais de um mês em operação, os Drives de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas ofertaram 37,7 mil vagas para testes do coronavírus no Estado

O primeiro balanço dos Drive-Thrus de testagem foi divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). O serviço de testagem voltou a ser oferecido nos municípios de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas desde 15 de janeiro.

Das 37.769 vagas ofertadas, 863 permaneceram sem agendamentos e 36.906 foram preenchidas. Do total agendado, 30.156 testes de antígeno foram realizados, sendo que 10.279 foram positivos para Covid-19, obtendo 34,08% de índice de positividade.

Outro ponto identificado pelo balanço realizado pela SES é que dos 6.750 exames que não foram realizados, 69,9% são de pessoas que agendaram os exames, mas que não compareceram nos drives de testagem. Em comparação ao total de vagas ofertadas pela SES, o índice de ausência chega a 12,82%. O período analisado é de 15 de janeiro a 16 de fevereiro.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a abertura dos drives de testagem foi uma resposta estratégica do Estado, considerando que houve aumento na procura por realização de testes.

“Foi uma ação importantíssima, mesmo com a alta procura, oportunizou que muitos sul-mato-grossenses pudessem ter acesso a um teste, sendo o agendamento realizado pela internet no site da SES – e, diante da confirmação, pudesse iniciar o seu tratamento e cumprisse o isolamento em casa. Isto mostra que nós estamos fazendo a nossa parte. Nós esperamos contar sempre com a participação da população para que continuem seguindo as recomendações de biossegurança e se vacinando. Só assim vamos vencer a Covid-19 em nosso Estado”.

Segundo o assessor militar na SES, coronel Marcello Fraiha, explica que os testes continuam disponíveis e que a população pode continuar realizando os agendamentos. “Se você que está assintomático, que teve contato com pessoa sintomática e positivada para a Covid-19, pode agendar o seu teste pelo site da Secretaria de Estado de Saúde, marque o seu horário e vá até ao Drive-Thru de sua cidade. O teste é de fundamental importância para que todos nós possamos quebrar a cadeia de transmissão do vírus e com isso, conter o avanço da doença em Mato Grosso do Sul”.

Agendamento

Como fazer o seu teste

O agendamento dos testes será feito exclusivamente de forma online através do endereço eletrônico https://www.saude.ms.gov.br/teste-covid19/.

O agendamento é de caráter autodeclaratório. Os exames poderão ser feitos por pessoas acima de 12 anos sintomáticas, assintomáticas que tiveram contato com casos confirmados de Covid ou com casos suspeitos. Também poderão agendar testes as pessoas que estão com viagem marcada para o exterior.

Os exames ficarão prontos no mesmo dia. O resultado poderá ser acessado através de e-mail, mensagem SMS ou diretamente no site da SES/MS.

Em parceria entre a SES/MS e Cassems, em Campo Grande, foi montado o Drive-Thru no estacionamento da sede da Cassems, na Rua Antônio Maria Coelho, 6065. São ofertados 700 testes por dia.

Em Dourados, o Dribe-Thru funciona no quartel do Corpo de Bombeiros, na Avenida Presidente Vargas, 1167. São ofertados 200 testes diariamente.

Em Três Lagoas, o Drive-Thru funciona no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na Avenida Filinto Muller, 3.300, no Jardim Morumbi. São ofertados 200 testes diários.

Sobe para 120 número de mortos após chuva em Petrópolis

0

Presidente deve sobrevoar município hoje

O número de mortes pela chuva em Petrópolis chegou a 120, segundo a Defesa Civil estadual.

Na última terça-feira (15), forte temporal caiu sobre a cidade da região serrana fluminense, e provocou deslizamentos e enchentes em vários pontos.

Ontem (18) outro temporal atingiu a cidade, provocando novas enchentes.

De acordo com a Defesa Civil municipal de Petrópolis, núcleos de chuva de fraca a moderada se deslocam hoje em direção à cidade.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, deve sobrevoar o município na manhã de hoje. Em seguida, deve participar de reunião de trabalho com autoridades locais para definir medidas emergenciais. 

Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 5

0

Valor mínimo para cada família é R$ 400

A Caixa Econômica Federal paga hoje (17) a parcela de fevereiro do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 5. O valor mínimo é R$ 400. As datas seguirão o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês.Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 5Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 5

O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, 3 milhões foram incluídas no Auxílio Brasil.

A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família tem preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Benefícios básicos

O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga emprego ou tenha filho que se destaque em competições esportivas, científicas e acadêmicas.

Podem receber o benefício as famílias com renda per capita até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e até R$ 200, em condição de pobreza.

Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão critérios para integrar o programa social, nove tipos diferentes de benefícios e o que ocorreu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro.

Neste mês, não haverá o pagamento do Auxílio Gás, que beneficiará 5,5 milhões de famílias até o fim de 2026. O benefício, que equivale a 50% do preço médio do botijão de 13 quilos, só é pago a cada dois meses e retornará em março.

Clima típico de verão predomina ao longo do final de semana em MS; confira previsão

0

Conforme a previsão a sexta-feira em Três Lagoas será de sol com muitas nuvens, com possibilidade de pancada de chuva a tarde e a noite

O tempo seguirá instável ao longo do final de semana em Mato Grosso do Sul, com períodos de sol, intercalado com pancadas isoladas e rápidas de chuva. 

A previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, para esta sexta-feira (18) e manhã de sábado (19) é de chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo nas regiões centro-norte, leste e pantaneira. 

O deslocamento de cavados associado à disponibilidade de umidade e ao aquecimento diurno, e a formação de um sistema de baixa pressão no Paraguai favorecem a formação de instabilidades no Estado. 

Na região sudoeste do Estado, o sol predomina e o destaque será para o tempo seco. Os níveis de umidade relativa do ar estarão relativamente baixos, com índices em torno de 20-40%, especialmente durante a tarde quando as temperaturas registram os maiores valores. A recomendação é redobrar a hidratação com aumento da ingestão de água. 

Entre sábado à tarde e domingo (20), a tendência é de tempo firme com variação de nebulosidade na maior parte do Estado. Mas o Cemtec indica que ainda há chance de pancadas de chuvas com tempestades isoladas devido ao aquecimento diurno, que é uma condição típica de verão. Na porção extremo norte, a chuva será provocada pela atuação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul).

Confira no mapa elaborado pelo Cemtec, as condições de tempo e temperatura estimados para Campo Grande e algumas regiões do Estado nesta sexta-feira.

Clima típico de verão predomina ao longo do final de semana em MS; confira previsão

Mireli Obando, Subcom

Foto: Ricardo Ojeda

Com sinais de espancamento, idoso é encontrado morto em casa em Nova Andradina

0

A Polícia Militar recebeu denúncia anônima sobre o crime

Gumercino de Oliveira, de 72 anos, foi encontrado morto dentro da casa onde morava em Nova Andradina.

O corpo foi encontrado na noite de quarta-feira (16).

A suspeita é de que a vítima tenha sido espancada, já que tinha ferimentos na cabeça.

A Polícia Militar recebeu denúncia anônima sobre o crime.

No local, Bairro Cristo Rei, constataram os fatos e acionaram a Polícia Civil, segundo apurou o Jornal da Nova. O caso está sendo investigado.

Akira lança início de pavimentação de vicinal na Reta A-1 em março

0

As melhorias tem como objetivo garantir melhor mobilidade e trafegabilidade viária, além de contribuir para qualidade de vida dos moradores que utilizam a via

O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) esteve nesta quinta-feira, dia 17 de fevereiro, no bairro da Reta A-1. Acompanhado pelo subprefeito do Distrito de Nova Porto XV, Euzébio Businaro Varaldo (Binha), Akira percorreu o trecho da vicinal que será pavimentado em breve.


Segundo o prefeito, o projeto será executado em duas etapas: na primeira delas serão 3.003,95 metros quadrados de pavimentação asfáltica em CBUQ e 926,59 metros de guias e sarjetas; além de sinalização viária atendendo o trecho conhecido com Reta menor.

Akira lança início de pavimentação de vicinal na Reta A-1 em março


O investimento é na ordem de R$ 674.903, 10 mil com contrapartida de R$ 23.654, 12 mil do município. Do total, o valor de R$ 600 mil foi garantido através de Emenda Parlamentar disponibilizada pela deputada federal Bia Cavassa (PSDB-MS). Os serviços serão executados pela empresa GTX Construtora e Serviços LTDA, vencedora da licitação.


Akira comenta que o projeto completo (primeira e segunda etapa) contará com 20.252,32 metros quadrados de pavimentação além de serviços de drenagem de águas pluviais e sinalização viária no trecho que inicia no bairro Reta A-1 até a área de lazer Toca do Peixe. A obra completa, por sua vez, terá investimento na ordem de mais de R$ 3, 6 milhões. Do total, R$ 2,8 milhões foram recursos provenientes de Emenda Parlamentar disponibilizada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS).


Akira prevê o lançamento e início da obra para o mês de março. “Temos um compromisso com os moradores da Reta A-1 e Nova Porto XV de oferecemos infraestrutura local. As melhorias tem como objetivo garantir melhor mobilidade e trafegabilidade viária, além de contribuir para qualidade de vida dos moradores que utilizam a via”, comentou o prefeito.

Fotos Assecom Prefeitura de Bataguassu

Motorista destrói frente de Cross Fox ao fechar ônibus em frente ao posto Brasil Petro

0

Um ônibus de passageiro da Viação Motta colidiu com Cross Fox quando o condutor do veículo cortou a frente do coletivo por “achar” que dava tampo para entrar no posto de combustível

Acidente de trânsito envolvendo um ônibus da Viação Motta que seguia para Brasília e um veículo Cross Fox foi registrado no início da tarde desta quinta-feira na BR 262, em frente ao posto Brasil Petro, a poucos metros da rotatória que inicia a rodovia Marechal Rondon.

Motorista destrói frente de Cross Fox ao fechar ônibus em frente ao posto Brasil Petro

De acordo com o Agente Penal, Rodrigo Cameschi, que seguia no coletivo, o condutor do veículo, após passar pela rotatória, ele acessou a BR 262 e ao passar em frente do posto, ao invés de aguardar no acostamento a passagem o ônibus, ele cortou a frente do coletivo querendo entrar no posto.

Mesmo o condutor do ônibus ter acionado os freios, tentando evitar a batida, a colisão foi inevitável, destruindo a frente do Cross Fox que chegou acionar os dois airbag.

A marca da frenagem do ônibus ficou marcado no asfalto, evidenciando que o motorista tentou de todas as formas evitar a colisão.

Equipes da PRF teve que ser acionada para lavrar o registro da ocorrência, enquanto os passageiros que seguiam no ônibus terão que aguardar a chegada de outro coletivo (ônibus reserva) que saiu da cidade de Rio Preto, para prosseguir a viagem.

Motorista destrói frente de Cross Fox ao fechar ônibus em frente ao posto Brasil Petro

Motorista perde controle da direção, tomba carreta e morre na MS-377

0

Ele veio a óbito no local do acidente

Motorista de 23 anos, que não teve a identidade divulgada, morreu na noite de ontem (16), após tombar a carreta na BR-377, que liga Água Clara a Inocência.

Conforme informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu no quilômetro 40.

O motorista seguia sentido Inocência para Água Clara quando, por circunstâncias a serem apuradas, perdeu o controle e tombou o veículo.

Ele veio a óbito no local do acidente.

Consumo consciente: escola de TL economiza 6 mil litros de água coletando drenos do ar condicionado

0

Ao todo, foram instalados 10 drenos com capacidade de armazenamento de 30 litros de água cada

De litro em litro a Escola Municipal Professor Ramez Tebet está economizando em média 6 mil litros de água por mês, mas o principal que vai além dessa economia é a lição ensinada aos alunos com uso consciente e economia da água.

A Unidade Escolar que integra a Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas (REME) implantou no mês de janeiro, drenos nos condicionadores de ar do prédio, com intuito de gerar economia deste item e promover a educação consciente do uso da água aos alunos.

Ao todo, foram instalados 10 drenos com capacidade de armazenamento de 30 litros de água cada, gerando economia diária de 300 litros e mensal de 6.000 litros aproximadamente.

O material captado é utilizado pelos próprios estudantes para regar plantas e árvores da escola e também é reaproveitado pelos servidores na limpeza do prédio.

Jefferson Martins, diretor da E.M Ramez Tebet explica que foi realizada no ano passado uma pesquisa para ser implantada uma forma de utilizar essa água que muitas vezes se torna um problema de infraestrutura e, que foi transformado em uma oportunidade de ensinar a respeito da sustentabilidade aos alunos.

“O nosso principal objetivo é ensinar as crianças desde cedo a importância do uso consciente e economia da água, algo tão fundamental para a vida e darmos autonomia para eles participarem efetivamente dessa ação”, encerrou o diretor.

Em Paranaíba, Polícia Militar cumpre mandado de prisão contra foragido de 31 anos

0

Homem estava em um comércio da cidade e foi denunciado por moradores

Policiais militares de Paranaíba, após denúncia anônima, realizaram a prisão de um homem de 31 anos que se encontrava com um ordem judicial expedida para sua prisão.

O fato ocorreu na terça-feira (15).

A equipe de radiopatrulha se encontrava em rodas pela cidade quando a Central de Atendimento 190 informou ter recebido denúncia de que em um comércio localizado na Rua Jaime Queiroz de Carvalho havia um indivíduo foragido da justiça.

Os policiais foram ao local e encontraram o cidadão mencionado na denúncia.

Após abordagem e checagem nos sistemas oficiais, os policiais encontraram a ordem de prisão contra ele.

Assim, ele foi levado preso para a delegacia para ser colocado à disposição da Justiça.

Em Bataguassu, Saúde realiza Dia D de vacinação infantil contra Covid-19

0

Imunização ocorrerá na sede da Secretaria de Saúde, a partir das 9 horas (horário de Brasília)

A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado, dia 19 de fevereiro, o Dia D de vacinação infantil contra Covid-19. Crianças com idade de 5 a 11 anos acompanhadas pelos pais e / ou responsáveis legais serão imunizadas. A campanha ocorrerá na sede da Secretaria (Avenida Porto XV de Novembro, 775), a partir das 9 horas (horário de Brasília).


De acordo com o secretário municipal de Saúde, Helder Augusto Lopes Pereira Lousa Júnior, acompanhando a mobilização nacional, o objetivo é garantir o acesso das crianças a primeira dose do imunizante. “O Dia D é uma oportunidade principalmente para os pais que não conseguem comparecer nas salas de vacina nos dias de semana. A intenção é garantir que nossas crianças estejam protegidas e imunizadas contra o Coronavírus principalmente pela proximidade da volta às aulas”, destacou o secretário.


COMO SE VACINAR


Para se vacinar, as crianças devem estar acompanhadas dos pais e/ ou responsáveis e dirigir-se a Secretaria Municipal de Saúde (Avenida Porto XV de Novembro, 775). No ato da vacinação é preciso apresentar documentos pessoais, cartão SUS e cartão de vacina. As doses são limitadas.

Foto Assecom Prefeitura de Bataguassu

PEPI já recuperou mais de R$1 mi em débitos atrasados em Três Lagoas

0

De acordo com o diretor de Tributação, Emerson Barbosa, a adesão ao programa está sendo um sucesso

Um mês após o início das negociações do PEPI (Programa Especial de Parcelamento Incentivado), 1.149 contribuintes já aderiram à regularização de crédito do município decorrente de débitos tributários e não tributários, o que rendeu uma arrecadação de mais de R$1 milhão para o município.

O Programa concede descontos e parcelamento de débitos, visando a regularização de crédito do município decorrente de débitos tributários e não tributários. A Secretária de Finanças, Receita e Controle (SEFIRC), Soyla Garcia, disse que esta é a grande oportunidade da população e empresários três-lagoenses que tiveram dificuldades em pagar seus impostos em dia regularizarem seus débitos com o fisco.

De acordo com o diretor de Tributação, Emerson Barbosa, a adesão ao programa está sendo um sucesso e com base no levantamento realizado pelo setor, em um mês de negociações 1.149 contribuintes efetivaram o acordo, o que gerou uma arrecadação de R$ 1.114.646,01 para o município.

Para ter acesso ao benefício o interessado poderá procurar o setor tributário, localizado na Avenida Rosário Congro, 285 – Centro – das 07 às 17 horas, para verificar a situação e regularizar os débitos.

A adesão iniciou no dia 17 de janeiro e aqueles que ainda não procuraram o setor para negociar os débitos, tem até o final do mês de junho para garantir as condições especiais de pagamento e parcelamento do valor devido.

Soyla explica que os valores lançados em dívida ativa municipal poderão ser parcelados em até 36 meses. O pagamento pode ser realizado de forma integral, em uma única parcela ou optar pelo parcelamento da dívida ativa lançada, com base na lei, terá os seguintes benefícios:

• Pagamento à vista, única parcela – 90% no valor de juros e multa e 70% no valor da correção;

• Parcelamento em até 12 vezes – 60% no valor de juros e multa e 50% no valor da correção;

• Parcelamento em até 24 vezes – 50 % no valor de juros e multa e 40% no valor da correção;

• Parcelamento em até 36 vezes – 40% no valor de juros e multa e 30% no valor de correção.

O contribuinte também pode elucidar possíveis dúvidas entrando em contato com o setor de tributação através do telefone 3929-1121 ou 9 9214 – 0322 (WhatsApp).

Com inauguração prevista para março, Aquário do Pantanal recebe primeiros peixes

0

*Com informações da assessoria

Ao todo, 40 peixes de três novas espécies descobertas por técnicos do Imasul foram soltos no Tanque Veredas

Com inauguração marcada para a última semana de março, o Aquário do Pantanal já começou a receber os peixes que ficarão nos tanques do circuito interno. Ao todo, 40 peixes de três novas espécies descobertas por técnicos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) foram soltos no Tanque Veredas.

Primeiro dos 18 que levam ao túnel principal, o tanque Veredas revela o início do ciclo das águas no bioma alagado, mostrando a relação entre fauna e flora aquática, com elementos como buritis. O aquário possui espaço para 600 animais de pequeno porte.

Até então, apenas os tanques externos estavam sendo habitados com exemplares das espécies pintado, tambaqui, pacu e lambari. Agora, o povoamento avançou com a liberação de animais nos viveiros internos.

Segundo o coordenador do Laboratório de Ictiologia do Imasul, o biólogo Heriberto Gimenes Júnior, “todos os protocolos técnico-científicos estão sendo rigorosamente seguidos para garantir saúde, biossegurança e bem-estar aos organismos vivos que estão habitando o Aquário do Pantanal.

Depois de pronto, o Aquário do Pantanal servirá de moradia para mais de 230 espécies de animais da fauna sul-mato-grossense e também de outros cantos do mundo. Além dos cardumes do Pantanal e da região de Bonito, vão viver no Aquário bichos de cinco continentes: Europa, África, América (Amazônia), Ásia e Oceania.

São 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, totalizando um volume de cinco milhões de litros de água. O maior dos reservatórios é o túnel principal, que levará 1,2 milhão de litros de água para receber animais de grande porte.

Mulher arranca pênis de ex com faca ao descobrir abuso sexual contra filho

0

Filho do casal, vítima dos abusos, está provisoriamente com uma tia, até que o Conselho Tutelar decida qual será o futuro dele

Uma mulher foi presa, suspeita de usar uma faca para arrancar o pênis do ex-marido. O caso aconteceu na cidade de Crucilândia, em Minas Gerais. As informações são do G1.

O fato teria acontecido na última quarta-feira (16).

Segundo o boletim de ocorrência, a mulher foi até a Polícia Militar com o objeto usado no crime e contou o que aconteceu. Em conversa com os agentes, ela afirmou que cometeu o crime porque descobriu que o ex-companheiro abusava sexualmente do filho do casal, de quatro anos. 

Segundo registro, para cometer o crime, a mulher foi até a casa do suspeito e fez sexo oral nele.

Durante a relação, ela mordeu o pênis do ex na tentativa de tentar arrancá-lo. Como não conseguiu, usou uma faca para cortá-lo.

O homem foi socorrido e encaminhado para o hospital da cidade.

Devido a profundidade do corte, ele precisou ser transferido para o Hospital Regional de Betim. A unidade de saúde informou que ele passou por cirurgia e seu quadro é estável.

A mulher foi detida. O filho do casal, vítima dos abusos, está provisoriamente com uma tia, até que o Conselho Tutelar decida qual será o futuro dele.

Ministro diz que presidente ordenou assistência e recursos para Petrópolis

0

*Agência Brasil

Dinheiro virá de orçamento interno da Saúde, esclarece Queiroga

O presidente Jair Bolsonaro, que está em viagem ao exterior, ordenou assistência imediata e repasse de recursos federais ao município de Petrópolis. A orientação foi recebida pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que visitou o município na manhã desta quinta-feira (17). Queiroga encontrou-se com o prefeito, Rubens Bomtempo, e com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, na sede da prefeitura.Ministro diz que presidente ordenou assistência e recursos para PetrópolisMinistro diz que presidente ordenou assistência e recursos para Petrópolis

“O presidente Bolsonaro falou comigo, desde ontem [16]. Pediu que eu estivesse aqui, em Petrópolis, para prestar toda assistência à população, e o que o ministério pudesse fazer alocação imediata de recursos. Isso fosse feito”, disse o ministro, após a reunião.

Segundo Queiroga, os recursos virão de imediato, por meio de orçamento interno do próprio ministério, por intermédio de liberação das secretarias subordinadas.

“Os recursos vêm do próprio Ministério da Saúde, de portarias da Secretaria de Vigilância e Saúde, da Secretaria de Atenção Primária em Saúde, em sintonia com o que já houve em relação à Bahia, à região do norte de Minas. A estratégia é a mesma: o governo federal atua, de maneira articulada, com os ministérios da Infraestrutura, da Defesa, da Cidadania, para, em situações como esta, dar o suporte adequado à população”, explicou Queiroga.

O governador Claudio Castro garantiu que haverá dinheiro do estado do Rio para realocação das famílias desabrigadas, mas ressaltou que terá de haver entendimento com a prefeitura e outros órgãos públicos, para permitir a construção de novas moradias, visto que a região serrana dispõe de poucos terrenos aptos à construção.

“Eu garanto que, da parte do governo do estado [essas famílias] vão [ter casa]. Porque este não é um esforço só do governo estadual. Não se acham terrenos para construir por aqui. Tem uma lei que impede a transferência para outros locais. Terá que ser um grande pacto entre governo municipal, governo do estado, Ministério Público, Justiça e governo federal. O problema é complexo. Não tem terreno próximo para realocar. O recurso estadual para todos serem realocados eu vou garantir”, disse Castro.

Após a reunião, o ministro Queiroga afirmou que se deslocaria para o Rio, a fim de tratar de outros assuntos da área da saúde. É aguardada para esta sexta-feira (18) a visita do presidente Bolsonaro ao município de Petrópolis.

Cel David põe o ‘pé na estrada’ e ao lado do povo reforça seu trabalho por MS

0


O parlamentar esteve nesta segunda-feira (14.02) em Nova Alvorada do Sul com o prefeito José Paulo Paleari discutindo projetos de investimentos e emenda para a assistência social do município

O deputado estadual Coronel David (sem partido), começou 2022 do jeito que a população gosta de ver um político sério: trabalhando pelo MS. Colocou o “pé na estrada” e iniciou a semana realizando uma série de visitas em cidades do interior para conversar de perto com a população sobre as demandas, prestar contas do seu trabalho e reafirmar seu compromisso com o MS.

Rota Grande Dourados


O parlamentar esteve nesta segunda-feira (14.02) em Nova Alvorada do Sul com o prefeito José Paulo Paleari discutindo projetos de investimentos e emenda para a assistência social do município. Seguindo o roteiro de viagem, Coronel David passou por Rio Brilhante, onde foi recebido pelo prefeito Lucas Foroni e pelo amigo Aldo Benevides, onde destinou uma emenda parlamentar de R$100.000 para a Funcerb (Fundação Cultura Esporte e Lazer) e uma de R$40.000 para a Agetrat (Agência de Transporte e Trânsito).

Cel David põe o ‘pé na estrada’ e ao lado do povo reforça seu trabalho por MS

David ainda participou de uma reunião com o amigo Gerente Internacional da Embratur, Rodolfo Nogueira, com o produtor rural, José Alexandre, e com o amigo Gerente de Trânsito e Capitão da reserva Aldo Benevides, para discutir ferramentas que possam melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população.

Cel David põe o ‘pé na estrada’ e ao lado do povo reforça seu trabalho por MS

“Meu trabalho por Mato Grosso do Sul é constante. Sempre que posso, estou na estrada para ver as necessidades da população e onde podemos aplicar melhor os recursos que são destinados através de emendas parlamentares. Estamos juntos até o fim e esse ano temos muito trabalho a ser feito. Estar junto à população faz toda a diferença quando se quer desenvolver o nosso MS”, concluiu o parlamentar.

Cel David põe o ‘pé na estrada’ e ao lado do povo reforça seu trabalho por MS

Maratona pela região norte
Na quarta-feira (16), Coronel David visitou Coxim, Rio Verde e São Gabriel, reforçando parcerias com as prefeituras através dos prefeitos Edilson Magro (DEM), em Rio Verde, prefeito Réus Fornari (DEM) e em São Gabriel, com o prefeito Jeferson Tomazoni (PSDB). “É extremamente importante esse contato com os líderes dos municípios, pois eles sabem as dificuldades que cada região enfrenta. Eu me coloco sempre a disposição e vou continuar enviando recursos, fazendo tudo que for possível para melhorar a vida da nossa gente”, reforçou Coronel David.

Cel David põe o ‘pé na estrada’ e ao lado do povo reforça seu trabalho por MS
Cel David põe o ‘pé na estrada’ e ao lado do povo reforça seu trabalho por MS
Cel David põe o ‘pé na estrada’ e ao lado do povo reforça seu trabalho por MS

Assessoria Coronel David

PROJETO CERRADO: Primeira estaca da Caldeira de Recuperação já foi perfurada

0

Serão utilizadas 3 mil estacas na construção da ETE que, se enfileiradas, dariam uma distância de 120 quilômetros, quase uma viagem de Ribas do Rio Pardo a Terenos

A Caldeira de Recuperação (CR) é considerada o “coração” de uma fábrica de celulose, pois é responsável pela geração de energia limpa que abastece toda a linha de produção por meio da queima de lignina, um subproduto orgânico extraído do cozimento da madeira. No último dia 9 de fevereiro, a primeira estaca da CR foi perfurada, marcando o início efetivo da construção das ilhas de processos da nova fábrica de celulose da Suzano em Ribas do Rio Pardo (MS).

Ao todo, serão perfuradas 447 estacas para a construção da base da CR, cada uma com comprimento médio de 19 metros, que somadas dão um total de 8,5 km (equivalente à distância entre a fábrica e o centro da cidade), consumindo aproximadamente 1.350 m³ de concreto. Além de garantir o próprio abastecimento energético, a nova unidade vai exportar 180 MW médios de energia, suficientes para abastecer uma cidade de mais de 2,3 milhões de     habitantes durante um mês.

ETE e ETA também recebem primeiras estacas

Também começaram em fevereiro as atividades de estaqueamento da Estação de Tratamentos de Efluentes (ETE) e da Estação de Tratamento de Água (ETA) da nova fábrica da Suzano.

Para se ter uma ideia da grandeza dessas estruturas, a ETE terá uma área de aproximadamente 200 mil m² e consumirá cerca de 50 mil m³ de concreto, o equivalente a 6.250 caminhões betoneiras padrão. Como comparação, a construção do Maracanã, maior estádio de futebol do mundo por muito tempo, consumiu 80 mil m³ de concreto.

Serão utilizadas 3 mil estacas na construção da ETE que, se enfileiradas, dariam uma distância de 120 quilômetros, quase uma viagem de Ribas do Rio Pardo a Terenos (MS).

Você sabia?

Com 900 estacas, a ETA da nova fábrica da Suzano em Ribas terá uma capacidade de surpreender. A estação poderá tratar um volume de 9.550 m³/hora de água para o processo de produção de celulose e mais 80 m³/hora de água potável. Esse volume seria suficiente para atender uma cidade com 1,3 milhões de habitantes, praticamente o município de Goiânia inteiro.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.