Dois homens, de 24 e 27 anos, foram espancados por seguranças na noite desta quarta-feira (16) dentro do Alojamentos Aliança, em Ribas do Rio Pardo.
Um segurança de 51 anos foi preso.
Conforme divulgado pelo Campo Grande News, uma das vítimas, de short e camiseta na cor preta, está na guarita do alojamento, atrás, dela, de cinza, um dos seguranças do local, em seguida o outro segurança, de 51 anos, sai da guarita e começa a conversar com o homem.
Ainda segundo o site, depois de alguns segundos o segurança dá um forte tapa no pescoço da vítima e empurra o homem para fora do alcance da câmera.
Depois da discussão, o segurança de 51 anos pega um pedaço de pau dentro da guarita e começa a espancar uma das vítimas.
Outro trabalhador tenta intervir e é espancado com socos e chutes, enquanto uma das vítimas está caída, desacordada, perto da catraca de entrada.
Um terceiro segurança pega o pedaço de madeira e segura longe dos envolvidos, até que o segurança de preto pega novamente o cabo e acerta a segunda vítima na cabeça, o homem cai desacordado no chão.
De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada para atender a briga e, encontrou cerca de duzentas pessoas perto da guarita do alojamento, cercando o segurança de 51 anos, que se trancou na guarita com medo de apanhar dos trabalhadores.
Os policiais informaram que o segurança seria preso e os alojados ameaçaram o homem, dizendo que “assim que ele sair, a gente pega ele” e “esse vagabundo merece morrer”.
Questionado, o segurança disse que a confusão começou porque o alojado estava bêbado e consumindo álcool dentro do alojamento.
As duas vítimas foram socorridas por ambulância particular que presta serviço no alojamento.
Eles foram levados para o hospital da cidade e em seguida transferidos para Campo Grande em vaga zero.
Ambos tiveram alta na manhã de hoje.
O segurança foi preso e o caso registrado como lesão corporal dolosa na delegacia de Ribas do Rio Pardo.
Ao site, a proprietária do Alojamento Aliança disse apenas que o trabalhador chegou bêbado e desacatou o segurança.
Questionada sobre a conduta do segurança, ela se limitou a dizer que não estava no local e que não dá para ver muita coisa pelas imagens da câmera.
Nesta quinta-feira (17) foram publicados três editais referente ao concurso público de provas e títulos para provimento de cargos pertencentes ao quadro permanente da Prefeitura Municipal de Três Lagoas. Entre as publicações estão o gabarito final da prova objetiva e o resultado da análise da prova de título.
Divididos em três editais numerados como 010, 011 e 012, cada um traz informações distintas a respeito dos cronogramas e prazos estabelecidos no edital, entenda:
No edital 010 constam o gabarito final da prova objetiva aplicada no dia (30/01), considerando o resultado dos recursos enviados pelos candidatos, e ao final do documento, cada candidato que entrou com recurso poderá verificar quais itens foram ou não anulados.
A publicação 011, traz o resultado da prova escrita, com a pontuação obtida, dividida por disciplinas (Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimento Específico e Informática). Sendo a pontuação exigida para classificação 100 pontos referente o acerto de (20 questões), abaixo dessa pontuação o candidato é considerado eliminado. E a pontuação máxima obtida é de 200 pontos (40 questões).
O último edital é relacionado à análise dos títulos, com resultado preliminar desta segunda etapa de provas. É importante ressaltar que foram analisados somente os títulos dos candidatos com melhor desempenho na prova escrita, na proporção de 10 candidatos por vaga, conforme consta no Edital nº 01, no item 9. – Prova De Títulos.
Exemplo, para o cargo de Secretário Escolar, com 28 vagas, foram avaliados os títulos dos 280 primeiros colocados na prova objetiva. Entretanto, vale ressaltar que quem conseguiu acima de 100 pontos (20 questões), mas não entrou na proporção é considerado aprovado e constará na publicação final do concurso.
O resultado do concurso, com a relação completa dos aprovados, será publicado na próxima quinta-feira (24).
NOVOS PRAZOS
Os candidatos devem enviar nesta quinta e sexta-feira (17 e 18) para a FAPEC os recursos referentes à avaliação da prova de títulos. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, telefones (67) 3345-5910 ou 3345-5915, e e-mail [email protected].
Menino era portador de doença neurológica crônica e obesidade
Mais 30 mortes por Covid-19 foram contabilizadas nas últimas 24 horas em Mato Grosso do Sul.
A informação consta no boletim epidemiológico desta quinta-feira (17).
Esses novos óbitos aconteceram nos últimos sete dias, mas somente agora foram contabilizados, somando 10.164 falecimentos em decorrência da doença, desde o início da pandemia.
Entre as novas mortes está um menino de 10 anos, morador de Jardim.
Portador de doença neurológica crônica e obesidade, ele faleceu na segunda-feira (14).
Com mais 4.130, Mato Grosso do Sul já acumula 474.331 casos confirmados de Covid-19.
Influenza
Em relação à Influenza, mais quatro hospitalizações foram notificadas, totalizando 438, e uma nova morte, chegando a 83. O novo óbito é de uma idosa de Campo Grande com doença cardiovascular crônica, diabetes e obesidade. Ela faleceu aos 81 anos, vítima da H3N2.
Assim como o prefeito de Três Lagoas, em Ivinhema, Juliano Ferro é famoso nas redes sociais e as usa para dar seu recado aos eleitores e seguidores, como também promove evento de cunho social
Com o advento das redes sociais, muitas pessoas se denominam influencer e se destacam nas plataformas e aplicativos, viralizando suas performances, conforme seu grau de criatividade.
Esse estilo aplicou-se também a algumas personalidades políticas, onde alguns conseguiram conquistar milhares e outros mais afortunados, milhões de seguidores, fazendo das suas páginas, do Facebook, Tik Tok e Instagram “bombarem”, com seus posts.
SEGUIDORES CATIVOS
O político que souber se comportar nas redes sociais, jamais ficará falando sozinho, devido seus seguidores cativos.
Em Mato Grosso do Sul, algumas personalidades políticas já se destacam, conseguindo assim conquistar milhares de seguidores fiéis que acompanham religiosamente as postagens, interagindo com mensagens e figurinhas; como os avatares, emoticons, emoji e stickers.
Como o prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, que já tem sua marca registrada o seu tradicional “Tchê, TChê, Tchê”, que ele usa para cumprimentar seus seguidores, em sua página do Facebook, no WhatsApp, Instagram e até no TikTok.
CABOCLO MATUTO
Guerreiro é daquele “caboclo matuto, madrugador”, de chapéu e bota, pula da cama às 4 horas da manhã e dirige mais de 20 quilômetros para chegar em Três Lagoas.
Habituando às lides rural, ele mora em uma chácara distante uns 25 km do centro da cidade.
No meio do caminho, ele estaciona a caminhonete para gravar uma mensagem de positivismo e envia nos grupos dos amigos, além de publicar em sua página do face.
Em minutos, a mensagem viraliza como um rastilho de pólvora.
MAIS LOUCO DO BRASIL
Já seu colega da cidade de Ivinhema, na região Sul do Estado, Juliano Ferro (DEM) tem um estilo “sem papas na língua”.
Conhecido nas redes sociais como o prefeito mais louco do Brasil, ele está fazendo muito sucesso no TikTok, Facebook e Instagram, onde possui milhares de seguidores em todo território nacional.
Juliano posta vídeos de tudo quanto é jeito: dançando, cozinhando, cantando, dando bronca e até xingando. Ele por isso que ele se autointitula “o prefeito mais louco do Brasil”.
Agora, o prefeito, que de fato tem um jeito diferenciado até mesmo considerado “matuto”, com chapéu e botina e “caminhonetona”, fez uma live no Facebook, destacando que a prefeitura vai arcar com os custos de prejuízos causados pelas enchentes em um bairro da cidade.
LÍNGUA DO POVO
Sem papas na língua, objetivo e no estilo matuto ele fala palavrão, na língua do povo, provocando adversários e ainda fala que vai fazer o que outros não fizeram.
“Tô um ano tentando fazer o financiamento pra tentar resolver esse problema. Então, você vai pra puta que pariu seu político que tá me ligando enchendo o saco”.
Além disso, de forma muito convicta, ele destaca que caso não resolva conforme prometido os eleitores nem precisam votar nele.
“Se até o final do meu mandato eu não fizer essas avenidas, você não vota em mim”.
O vídeo, que foi postado ontem, tinha 17 mil curtidas, 3,4 mil comentários e 5,5 mil compartilhamentos até às 8h15 de hoje.”
No mesmo bairro, ele visitou os moradores e comerciantes que tiveram prejuízos devido água da chuva ter alagado os imóveis, causando prejuízos.
Para o alcaide, a culpa é da prefeitura por não ter realizado obras para conter as enchentes. “É justo que os moradores que tiveram prejuízos sejam ressarcidos pela prefeitura”.
SUCESSO NO TIK TOK
Ferro, em um dos vídeos do Tik Tok, que já tem mais de 400 mil curtidas, dança ao lado da esposa o hit “Passinho Debochado”.
Em filmagem compartilhada por outro usuário da rede, Juliano não economiza no rebolado ao som de “Senta, senta, senta… Ai Droga”.
POLÊMICA COVID
Juliano Ferro é autêntico e sabe reconhecer quando erra e sempre compartilha os momentos (bons e maus) com seus seguidores.
Um exemplo disso foi no início em janeiro de 2021.
Naquela ocasião, o prefeito, que chegou a falar que a covid-19 era uma gripezinha, voltou atrás e fez uma live chorando após perder o pai para doença.
Juliano também teve covid e precisou ser transferido para uma unidade de tratamento intensivo (UTI), na cidade vizinha, Nova Andradina.
“Só eu e Deus sabemos o que estou passando”, disse na época.
“Quem me conhece sabe que meu pai e eu era unido… Meu pai tinha 59 anos, homem com saúde de ferro, nunca vi meu pai gripado, infelizmente, meu pai ficou 26 dias em coma induzido e quando foi tirar ele deu parada cardíaca, voltou, deu outra, voltou…. Mas ele não resistiu e Deus levou meu pai… hoje tô sozinho no mundo”, lamentou com lágrimas nos olhos.
“Eu fui, em alguns momentos, irresponsável, porque achei que essa covid era só uma gripezinha. E não é só uma p… de uma gripezinha, não”, disse também na live.
“Não é uma gripezinha, não é brincadeira”, reforçou.
Além disso, na ocasião, o prefeito destacou que todos estavam sendo incompetentes ao lidar com doença.
Depois disso, em maio, ele bateu boca com comerciantes pelo mesmo motivo: COVID.
À época, a cidade tinha atingido a marca de 700 casos suspeitos de Covid-19, além de outros 238 ativos e 42 mortes.
É importante ressaltar que os estudantes já cadastrados em anos anteriores deverão realizar um novo cadastro para o ano letivo de 2022
Os estudantes da Rede Municipal e Estadual de Ensino que residem na zona urbana de Três Lagoas tem até amanhã, sexta-feira (18) para realizar o cadastro do transporte escolar referente ao Ano Letivo/2022.
Quem perder o prazo terá que aguardar o recadastramento previsto para o segundo semestre deste ano. O cadastro iniciou no dia 10 de janeiro.
É importante ressaltar que os estudantes já cadastrados em anos anteriores deverão realizar um novo cadastro para o ano letivo de 2022, além de fazer a entrega do antigo cartão no momento de retirar o formulário do passe escolar.
Para solicitar o documento pais ou responsáveis devem ir à sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), durante o horário de expediente que é de segunda à sexta das 7h às 11h e das 13h às 17h.
CONFIRA AS ETAPAS E DOCUMENTOS:
Os interessados passarão por 3 etapas:
1ª etapa – ESTUDANTES da Rede Pública Municipal e Estadual deverão solicitar o Formulário do Passe Escolar nos locais: Rede Municipal na SEMEC/Núcleo de Transporte Escolar / Rede Estadual no Centro de Referência Educacional (CRE 12).
2ª etapa – Apresentar o comprovante de matrícula (atestado escolar) adquirido na Unidade de Ensino; cópia do comprovante de residência em nome do responsável emitido em período menor que 90 dias; cópia do RG ou Certidão de Nascimento do estudante; RG do responsável e o formulário do Passe Escolar preenchido e assinado pelo pai/responsável.
3ª etapa – O Núcleo do Transporte Escolar fará a análise da documentação e a comprovação de distância de 2.000 metros entre a residência do estudante e a Unidade Escolar.
SERVIÇO
A SEMEC está localizada à Rua Alexandre Costa, n°130. Centro. Telefone (67) 3929-9878. Já o Centro de Referência Educacional (CRE/12) está localizado na Avenida Antônio Trajano, n° 340-5362. Centro. Telefone (67) 3919-2600.
Atendimento será para todas as crianças de 5 a 11 anos, sendo que esses devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal que farão o assentimento da vacinação
Acompanhando as ações realizadas pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no intuito de ampliar a imunização contra Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos de idade, realizará no dia 21/02 na Escola Estadual “Afonso Pena” um dia “D” de vacinação das 8h às 18h.
Conforme a pasta, a ação é uma continuação da campanha realizada na semana passada, onde em cada dia uma Escola Municipal foi usada como ponto de vacinação. De acordo com Elaine Fúrio, secretária da pasta de Saúde, essas ações mais amplas se devem ao fato de a data do retorno às aulas estar próxima.
“A vacinação garante uma linha a mais de defesa no retorno seguro às aulas, além de todos os cuidados sanitários que já implantamos nas escolas no ano passado, agora temos mais essa ferramenta que permite um ano letivo seguro contra a Covid-19, por isso é de suma importância que os pais e responsáveis levem seus filhos para se imunizarem”, ressaltou Elaine.
DIA DA VACINAÇÃO
O atendimento será para todas as crianças de 5 a 11 anos de idade, sendo que esses devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal que farão o assentimento da vacinação. Caso esses (pais ou responsável legal) não puderem estar junto da criança, o acompanhante maior de idade deve levar o termo de assentimento (BAIXE O MODELO AQUI) assinado (pelos pais ou responsável) na data da vacinação, além de documento oficial com foto (ou Certidão de Nascimento) e carteira SUS da criança.
ATENÇÃO AO PERÍODO ENTRE-VACINAS
A SMS destaca que os pais ou responsável devem observar se a criança tem mais de 15 dias desde a última vacina que recebeu (rotina) para receber a imunização contra Covid-19. O mesmo deve ser observado caso a criança precise tomar outra vacina (rotina) após a vacinação contra covid-19, ou seja, deve ter mais de 15 dias.
SERVIÇO
A Escola Estadual “Afonso Pena” fica localizada à Rua Zuleide Pérez Tabox, 444 – Centro.
Homem de 46 anos procurou à delegacia, nesta quarta-feira (16), após ser vítima de estelionato e perder mais de R$ 6 mil em Três Lagoas.
Conforme registro da ocorrência, a vítima relatou que recebeu uma ligação onde o suspeito se identificava funcionário da Caixa Econômica, dizendo que ele estava problema em sua senha eletrônica, pedindo para ele confirmar sua senha.
Após fazer os procedimentos pedido pelo suposto funcionário do banco e verificar seu saldo, ele constatou que R$ 6.550 mil haviam sido transferidos de sua conta para a conta de Hilton Vinicius,
Diante dos fatos, a vítima manifestou o desejo de representar contra o autor. Nada mais.
Ação rápida da PM e GETAM aconteceu na noite de ontem
Dois rapazes, ambos de 18 anos, foram presos, na noite de ontem (16), após furtarem uma moto na Rua no Centro de Três Lagoas.
Conforme informações do boletim de ocorrência, equipes da Polícia Militar e Getam foram acionadas diante da informação que a motocicleta HONDA CG 150 FAN de cor vermelha, que estava estacionada na via, tinha sido levada por bandidos.
Durante o deslocamento da equipe para imediações da ocorrência, foi transmitida uma nova informação que houve uma ligação anônima via 190, informando que havia uma motocicleta com as mesmas características com uma pessoa de amarelo e outra sem camisa pelo Bairro Santos Dumont.
De imediato foi realizado um policiamento na região, sendo abordado os dois rapazes cm as mesmas características.
Ao notar a presença dos PMs, os dois tentaram esconder a moto em um terreno baldio, no entanto, sem sucesso.
Durante busca pessoal, foi encontrado um garfo amassado, adaptado para forçar uma ligação em motocicletas no bolso de um dos suspeitos.
Checado via SIGO, ambos possuem várias passagens por tráfico de drogas, porte de ama de fogo, furto, entre outras.
Diante dos fatos, eles foram presos e encaminhados para Depac da cidade.
Estelionatário usava motorista de aplicativo que era contratado para buscar a “encomenda” na casa da vítima. Ele confessou que na semana passada aplicou golpe em Dourados
Na tarde de ontem, quarta-feira, policiais da 2ª Delegacia de Polícia de Três Lagoas, prenderam em flagrante V. F. M, 24 anos, quando aplicava golpe de estelionato em uma senhora moradora do bairro Vila Alegre.
O estelionatário, morador do município de São Paulo Capital, faz parte de uma associação criminosa voltada a prática de crimes de estelionato conhecido popularmente como “Golpe do Motoboy”.
COMO FUNCIONA O GOLPE
O golpista liga se passando por um funcionário do banco ou da administradora de cartões, muitas vezes informando os dados verdadeiros do cliente para passar credibilidade, e afirma que o cartão foi clonado ou que há compras suspeitas, sendo necessário o cancelamento do cartão. Para efetuar o cancelamento, orienta o cliente a digitar alguns dados no telefone, entre eles a senha do cartão, e para concluir o cancelamento, orienta o cliente a cortar o cartão ao meio que um motoboy irá buscar o cartão na residência do cliente ou em outro local para segurança da operação.
Com os dados do cliente, a senha e o chip em mãos, os golpistas fazem diversas compras no cartão, gerando prejuízos de milhares de reais.
Os autores pediram para que a vítima quebrasse os cartões, colocasse em uma sacola com as senhas e entregasse a um motorista de aplicativo que iria passar na residência dela para retirar.
NO FLAGANTE
O que os estelionatários não contavam era que os policiais minutos depois realizariam a prisão de um dos integrantes em frente agência do banco do Brasil do Jardim Alvorada.
Os policiais realizaram diligências e conseguiram prender o integrante da quadrilha quando recebia os cartões das mãos do motorista de aplicativo.
O estelionatário confessou o crime a polícia e levou os investigadores até o hotel, local em que foram apreendidas as máquinas de cartões que eram utilizadas para subtrair os valores das contas correntes das vítimas.
Na delegacia, informou aos policiais que no início do mês de fevereiro havia aplicado outros golpes neste município e que semana passada estava aplicando golpes no município de Dourados.
A vítima, graças a ação rápida da Polícia Civil, não sofreu nenhum prejuízo.
O motorista de aplicativo, esclareceu a polícia que não tinha conhecimento do crime e que foi contratado para retirar uma encomenda e entregar a um rapaz que estaria esperando em frente ao banco.
O estelionatário V.F.M foi encaminhado ao presidio local, onde aguardará a disposição da justiça.
V. F. M responderá pelos crimes de associação criminosa (pena reclusão de 03 anos) e estelionato qualificado (pena reclusão máxima de 08 anos).
Denúncias anônimas podem ser feitas via WhatsApp (67) 3919 2800 e (67)99226.8210. O anonimato é garantido.
Mulher de 53 anos teve a casa furtada e se escondeu no banheiro com medo do ladrão, na noite desta quarta-feira (16), no Bairro Jardim Bela Vista, em Três Lagoas.
Conforme registro da ocorrência, ela contou que estava sozinha em sua residência, em seu quarto, quando ouviu um barulho na porta metálica da cozinha.
Com medo, ela contou que imediatamente trancou a porta do quarto e foi para o banheiro, e de lá pode perceber que alguém estava dentro da casa, mexendo nos objetos.
Ela permaneceu em silêncio e, após alguns instantes, notou que alguém saiu do loca.
Segundo ela, o criminoso levou sua moto, relógio e uma caixa de som.
A vítima informou um vizinho possui câmeras que podem ter registrado o delito, e disponibilizará posteriormente.
A Prefeitura Municipal de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), convida a todos para participarem da Audiência Pública, a ser realizada no dia 23/02/2022, às 08h, no Plenário da Câmara Municipal com a finalidade de apresentar o Relatório Detalhado do 3º Quadrimestre do exercício de 2021, conforme determina o artigo 36 da Lei Complementar 141/2012.
Com relação as expectativas projetadas para os próximos seis meses a partir de fevereiro, o economista da FIEMS detalha que 55,2% das empresas responderam que esperam aumento na demanda por seus produtos nos próximos seis meses
Apesar da atividade menos intensa no início do ano, condição comum para o período, a produção industrial de Mato Grosso do Sul seguiu estável na maioria das empresas durante o mês de janeiro, de acordo com a Sondagem Industrial realizada pelo Radar Industrial da FIEMS. O levantamento, realizado entre os dias 1º e 10 de fevereiro, apontou que 60% dos respondentes reportaram estabilidade ou crescimento da produção (42% das empresas com produção estável e 18% com crescimento).
Quanto à utilização da capacidade instalada, 52% dos empresários industriais disseram que ela esteve igual ou acima do usual para o mês. Já a utilização média da capacidade total de produção encerrou o mês em 66%.
Segundo o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da FIEMS, Ezequiel Resende, em relação às expectativas para os próximos seis meses, todos os indicadores avaliados seguem positivos. “Isso significa que os empresários industriais de Mato Grosso do Sul esperam crescimento da demanda por seus produtos, aumento das contratações e exportações”, afirmou.
Somado a isso, 60% dos respondentes se mostraram confiantes em relação ao desempenho projetado para a própria empresa nos próximos seis meses, enquanto 66% dos empresários disseram que devem realizar algum tipo de investimento no período considerado. “Deste modo, com essa combinação, os índices de confiança e intenção de investimento permanecem em patamares elevados, ainda que tenham recuado na comparação com os últimos levantamentos”, destacou Ezequiel Resende.
Expectativas e intenção de investimento
Com relação as expectativas projetadas para os próximos seis meses a partir de fevereiro, o economista da FIEMS detalha que 55,2% das empresas responderam que esperam aumento na demanda por seus produtos nos próximos seis meses. Por outro lado, para o mesmo período, 10,5% preveem queda. Já as empresas que acreditam que o nível de demanda se manterá estável responderam por 34,3% do total.
Já sobre o número de empregados, 28,4% das empresas disseram que o número de empregados deve aumentar nos próximos seis meses. Por outro lado, 4,5% acreditam que esse número deve cair, enquanto 67,2% das empresas esperam manter o número de funcionários estável.
Sobre a intenção de investimento, em fevereiro, o índice de intenção de investimento do empresário industrial ficou em 61,2 pontos. “Indicando aumento de 7,1 pontos em relação à média histórica obtida para o mês. O atual levantamento reflete uma alta participação das empresas industriais que pretendem realizar investimentos nos próximos seis meses, correspondendo a 66% do total. Os resultados variam de 0 a 100 pontos, quanto maior o índice, maior é a intenção de investir”, ressaltou o economista da FIEMS.
Confiança do empresário continua elevada e supera a média história de fevereiro
Ainda de acordo com a Sondagem Industrial da FIEMS, em fevereiro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) alcançou a marca de 59,6 pontos, resultado 3 pontos maior que a média histórica obtida para o mês.
Na avaliação de Ezequiel Resende, a confiança permanece elevada, principalmente, por conta do otimismo projetado para os próximos seis meses. “Somada também a percepção de que a condição atual melhorou, quando comparada com os seis meses anteriores, principalmente na avaliação feita em relação à própria empresa. Por fim, o indicador permanece bem acima da linha divisória dos 50 pontos, sinalizando que o empresário industrial de Mato Grosso do Sul segue confiante”, finalizou.
Especificações técnicas
Perfil da amostra: 67 empresas ou 3,7% da amostra nacional, sendo 34 pequenas, 27 médias e 6 grandes – Pequena: 10 a 49 empregados; Média: 50 a 249 empregados e Grande: com 250 empregados ou mais.
Segmentos com empresas respondentes: Produtos alimentícios, Produtos de material plástico, Produtos de metal, Produtos minerais não metálicos, Produtos têxteis, Confecção de artigos do vestuário e acessórios, Químicos, Produtos de borracha, Metalurgia, Máquinas e equipamentos, Extração de minerais não metálicos, Bebidas, Couros e artefatos de couro, Máquinas, aparelhos e materiais elétricos, Atividades de apoio à extração de minerais, Produtos de madeira, Impressão e reprodução de gravações, Biocombustíveis, Produtos de limpeza, Produtos farmoquímicos e farmacêuticos, Móveis, Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos e Produtos diversos.
Em uma ação rápida DOF prende quadrilha de assaltantes e recupera camionete roubada de família mantida em cárcere privado
Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) recuperaram na noite de ontem uma camionete de cor prata roubada, no Distrito de Culturama, em um período de duas horas, do início do crime até a prisão dos assaltantes.
A ação ocorreu em virtude da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, durante um patrulhamento ostensivo na zona rural da região de Dourados.
Os policiais receberam a informação de uma ocorrência de roubo, com cárcere privado, ocorrido na região do Distrito de Culturama, onde indivíduos armados e violentos teriam invadido uma propriedade rural, amarrado, ameaçado e espancado pessoas de uma mesma família; e que os criminosos haviam levado certa quantia em dinheiro, aparelhos de telefone celular e seguiam, com a camionete roubada, em direção a Dourados.
Rapidamente as equipes do DOF se mobilizaram e, por volta das 22h20, os policiais localizaram a camionete que seguia pela rodovia MS-379, em direção a Laguna Carapã, possivelmente tendo como destino final o Paraguai.
O condutor da camionete não obedeceu à ordem de parada, mesmo com a utilização de sinais sonoros e luminosos, sendo abordado logo depois, cerca de três quilômetros, aproximadamente.
Na camionete estavam quatro pessoas, sendo um adolescente de 16 anos de idade. O condutor, de 42 anos de idade, estava foragido da Justiça. Também seguiam um homem de 19 anos e uma mulher, de 28.
A viatura do DOF foi até o local da abordagem policial e rebocou a camionete até Dourados.
A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira, em Dourados, onde as quatro pessoas permanecem à disposição da Polícia Judiciária.
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
O temporal que caiu em Petrópolis, na região serrana fluminense, na última terça-feira (15), deixou pelo menos 104 mortos, segundo informações divulgadas hoje (17) pela Defesa Civil estadual. A Polícia Civil está trabalhando para agilizar o reconhecimento e a liberação de corpos.
Os bombeiros entraram no terceiro dia de buscas, já que ainda há desaparecidos. Os trabalhos de resgate resultaram no salvamento de 24 pessoas até a noite de ontem. O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) preparou uma lista com os nomes de mais de 30 desaparecidos.
Mais de 20 pontos de deslizamento foram registrados em toda a cidade. Apenas no morro da Oficina, no Alto da Serra, um dos locais mais atingidos, dezenas de casas foram soterradas. Há ainda casos de pessoas que foram levadas pelas cheias nas ruas.
Mais de 300 pessoas tiveram que deixar suas casas e estão acolhidas em abrigos ou casas de parentes e amigos.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que essa foi a pior chuva da região desde 1932. Outros desastres já ocorreram na serra fluminense. Em 1988, foram 134 mortos em Petrópolis. Em 2011, 918 pessoas morreram e outras dezenas desapareceram na região serrana, principalmente em Nova Friburgo e Teresópolis.
Servidores públicos com inscrição final 2 e 3 também recebem hoje
Os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em abril recebem hoje (17) o abono salarial ano-base 2020. A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento no último dia 8 e prosseguirá com a liberação até 31 de março, baseada no mês de nascimento do beneficiário.
Também hoje, o Banco do Brasil libera o abono salarial para os trabalhadores do setor público com inscrição final 2 e 3. O pagamento para essa categoria – servidores públicos, militares e empregados de estatais inscritos no Pasep – começou a ser feito na terça-feira (15) e segue até 24 de março, com base no dígito final da inscrição do servidor.
O abono de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Recebe agora quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
Trabalhadores da iniciativa privada que recebem pela Caixa Econômica Federal:
Mês de Nascimento
Data do pagamento
Janeiro
8 de fevereiro
Fevereiro
10 de fevereiro
Março
15 de fevereiro
Abril
17 de fevereiro
Maio
22 de fevereiro
Junho
24 de fevereiro
Julho
15 de março
Agosto
17 de março
Setembro
22 de março
Outubro
24 de março
Novembro
29 de março
Dezembro
31 de março
Trabalhadores do setor público, que recebem pelo Banco do Brasil:
Final da inscrição
Data do pagamento
0
15 de fevereiro
1
15 de fevereiro
2
17 de fevereiro
3
17 de fevereiro
4
22 de fevereiro
5
24 de fevereiro
6
15 de março
7
17 de março
8
22 de março
9
24 de março
Os valores pagos a cada trabalhador variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2020.
Devem receber o benefício cerca de 22 milhões de trabalhadores, com valor total de mais de R$ 20 bilhões. Os recursos são do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
A Caixa informou que o crédito será depositado automaticamente para quem tem conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, podendo ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser feito com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, sempre de acordo com o calendário de pagamento.
Para beneficiários residentes nos municípios da Bahia e de Minas Gerais em situação de emergência, devido às fortes chuvas, o pagamento foi liberado no último dia 8, independentemente do mês de nascimento.
Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil* – Brasília
De acordo com a previsão, a quinta-feira em Três Lagoas será de sol, com aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite
As instabilidades aumentam em Mato Grosso do Sul a partir desta quinta-feira (17). O sol aparece com variação de nebulosidade ao longo do dia, e a previsão é de chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Com o deslocamento da frente fria para o oceano, o que vai provocar chuvas no Estado entre hoje e amanhã (18) será a formação de uma área de baixa pressão vinda do Paraguai associada a outros sistemas, segundo a coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Valesca Fernandes.
“A disponibilidade de umidade, aquecimento diurno e o deslocamento de um cavado em médios níveis (área alongada de baixa pressão). Além disso, a formação de uma área de baixa pressão no Paraguai irá favorecer a formação de instabilidades. Destaque para a região oeste onde os acumulados de chuvas podem ser significativos, com valores que podem ficar acima de 30 mm em 24h”.
O tempo seguirá abafado em algumas areas da região sudoeste que pode ter máximas em torno de 37°C. Nas demais áreas a tendência é de temperaturas entre 30°C e 34°C. Confira no mapa elaborado pelo Cemtec, as condições estimadas de tempo e temperatura para o Estado.
Ações fazem parte do calendário da Gerência de Meio Ambiente da SANESUL; o objetivo é propiciar a formação e qualificação profissional, inclusão produtiva e geração de renda aos moradores, conforme a demanda e interesses locais
Meio Ambiente da SANESUL- GEMAM, faz um Projeto Social e Ambiental que acompanha a execução das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário nas cidades.
As ações são realizadas nas áreas de intervenção das obras de esgoto financiadas via Programa Avançar Cidades. É uma maneira de atuar nas comunidades como agentes de informações e transformação antes, durante e depois das obras de saneamento.
Na agenda do mês de fevereiro mais dois municípios foram visitados e a comunidade da área contemplada com a rede de esgoto recebeu a equipe da empresa.
Em Ribas do Rio Pardo, o projeto social foi finalizado com a realização do curso de ‘Pães Caseiros – Doce e Salgado’. Foram capacitadas 10 pessoas durante 8 horas de muito aprendizado, uma oportunidade de gerar renda extra nas famílias. Todos receberam material informativo sobre a obra de esgoto, além de apostila, um Kit do curso (com máscara, touca e avental), lanche e certificado.
Já em Batayporã, o tema do curso foi ‘Unhas Artísticas’.
O curso em Batayporã foi de Unhas Artísticas. As alunas receberam um Kit com alicate, espátula, palito, acetona e algodão), Ecobag e certificado.Durante 16 horas, as alunas aprenderam uma nova maneira criativa de pintar, decorar, realçar, e embelezar as unhas. Além do material informativo sobre a obra de esgoto, que é distribuído em todas as ações, cada participante recebeu uma apostila, um Kit do curso (com alicate, espátula, palito, acetona e algodão) lanche, brinde (Ecobag) e certificado.
Lembrando que todas as ações nas comunidades são realizadas com apoio dos CRAS do município, elemento importante no processo de desenvolvimento e contato comunitário. São cursos que propiciam a formação e qualificação profissional, inclusão produtiva e geração de renda aos moradores conforme a demanda e interesses locais.
A Sanesul conta com a ajuda de uma grande equipe dedicada para realizar o projeto social. Após o primeiro contato com a comunidade, o Diagnóstico Socioeconômico traçado e o perfil da comunidade pronto, a Sanesul consegue escolher o melhor curso e palestra para a localidade.
A Sanesul investiu cerca R$ 143 mil reais nos dois projetos, que incluem as visitas domiciliares, palestras, campanhas, cursos, brindes e materiais gráficos utilizados, oferecendo uma possibilidade real de desenvolvimento para uma parcela da população de Ribas do Rio Pardo e Batayporã.
Os países estabeleceram relações diplomáticas em 1828, e a Rússia é, atualmente, um dos 15 maiores parceiros comerciais do Brasil
Após reunião com o Presidente russo Vladimir Putin, o Presidente da República Jair Bolsonaro participou, nesta quarta-feira (16/2), de encontro com o presidente da Duma do Estado (parlamento russo), o deputado Vyacheslav Volodin.
Em seguida o Presidente participou do Encontro Empresarial Brasil–Rússia, com presença de empresários dos dois países. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, acompanhou o encontro, que tratou, entre outros temas, da compra de fertilizantes russos pelo Brasil.
A missão deve resultar na cooperação entre os países em áreas como defesa, petróleo, gás e agricultura. “Questões que envolvem a defesa, a energia nuclear em pequenas usinas de geração de energia e a certificação de combustíveis se fizeram presentes”, revelou o Presidente.
Os ministros Carlos Alberto França, Walter Braga Netto, Luiz Eduardo Ramos e Augusto Heleno também participam das agendas. Os países estabeleceram relações diplomáticas em 1828, e a Rússia é, atualmente, um dos 15 maiores parceiros comerciais do Brasil.
Até o momento, 21 vítimas foram resgatadas com vida
Os desabamentos e alagamentos causados pela enxurrada que atingiu Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, causaram a morte de pelo menos 66 pessoas, de acordo com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Até o momento, 21 vítimas foram resgatadas com vida. As ações ocorrem desde a noite de ontem (15).
Em nota, o governador Cláudio Castro diz que se trata de uma situação “quase que de guerra” e que toda a equipe do governo está mobilizada: Corpo de Bombeiros, secretarias e demais órgãos do estado. “Atuamos no resgate e salvamento de vítimas, desobstruindo estradas, atendendo pessoas que perderam seus bens, com medicamentos e remoções, entre outras ações”.
Uma grande equipe está concentrada no Morro da Oficina, no bairro Alto da Serra, onde o governo acredita ter o maior número de vítimas ainda soterradas. São 400 militares mobilizados e atuando em 44 pontos atingidos pelo temporal. Foi montado um hospital de campanha com 10 leitos onde as vítimas recebem o primeiro atendimento.
Mais de 180 pessoas que moram em áreas de risco foram acolhidas em escolas e recebem suporte de profissionais das áreas da saúde, educação, agentes comunitários, além da Defesa Civil. A Delegacia de Descoberta de Paradeiros realiza atendimento especializado às famílias que buscam informações de desaparecidos e registros de ocorrência. Os familiares estão sendo acolhidos e atendidos na Sala Lilás do posto.
Em atualização do boletim meteorológico, a Defesa Civil informou que ainda há previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento no município. A Defesa Civil reforça que a cidade segue em Estágio Operacional de Crise e orienta que a população fique atenta aos informes e alertas que podem ser atualizados a qualquer momento. Em caso de emergência as pessoas devem ligar para o 199.
Por Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro
Segundo o presidente da entidade, as informações foram pedidas pela Anvisa para ampliar a aprovação do imunizante no Brasil
O Instituto Butantan vai enviar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mais dados sobre a vacinação de crianças entre 3 e 5 anos com a Coronavac.
A documentação deve ser enviada nos próximos dias.
Segundo o presidente da entidade, Dimas Covas, as informações foram pedidas pela Anvisa para ampliar a aprovação do imunizante no Brasil.
Há quase um mês, a Anvisa liberou a aplicação da vacina contra a covid-19 Coronavac para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, com exceção dos imunocomprometidos.
O pedido, feito do Butantan, abrangia crianças a partir de 3 anos, mas, segundo o órgão, faltam dados para uma autorização maior.