18 C
Três Lagoas
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 2019

Akira recepciona novo comandante da Polícia Militar de Bataguassu

0

O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) recebeu na terça-feira, dia 15 de fevereiro, no gabinete municipal, a visita do novo comandante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar, major Rafael Custódio Alves.


No encontro, que contou com a presença do tenente Brasilino, Akira desejou boas vindas ao major e colocou o município à disposição para auxiliar no que for preciso o trabalho realizado pela PM. A visita também serviu para que ambos discutissem pontos importantes sobre a segurança pública da cidade. “A polícia é uma instituição fundamental para o bom desenvolvimento de qualquer município. A Prefeitura é parceira efetiva da instituição, contribuindo para o seu bom funcionamento em prol da segurança de nossos munícipes. Tenho certeza que o novo comandante fará um excelente trabalho”, destacou Akira.

Akira recepciona novo comandante da Polícia Militar de Bataguassu


Major Alves assumiu o comando da 7ª Companhia Independente da PM na semana passada substituindo o major Teodoro Caramalac Neto, que atuou por um ano em Bataguassu.


A 7ª Companhia de Policia Militar além de Bataguassu é responsável pelo policiamento de Anaurilândia, Santa Rita do Pardo e dos Distritos de Quebracho e Nova Porto XV.

Fotos Assecom Prefeitura de Bataguassu

Texto: Bianca Lima 

DOF apreende R$ 400 mil em material de contrabando e descaminho em Maracaju

0

Condutor do veículo disse aos policiais que apenas estaria fazendo frete e que a mercadoria avaliada em aproximadamente R$ 400 mil não seria dele

O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreendeu vários materiais de contrabando e descaminho em um veículo Ford/Fiesta, conduzido por um homem de 34 anos, na BR-267, em Maracaju.

A apreensão ocorreu na noite de segunda-feira (14).

Os policiais faziam bloqueio na rodovia, no cruzamento com a MS-462, quando abordaram o automóvel.

Em vistoria foram localizados 80 aparelhos celulares, dois tablets, 124 cigarros eletrônicos, relógio de pulso, quatro receptores de tv, 30 antenas, 100 roteadores, 100 baterias para cigarro eletrônico, 12 perfumes, 40 essências de narguilé, 156 produtos cosméticos e cinco pneus.

O condutor do veículo disse aos policiais que apenas estaria fazendo frete e que a mercadoria avaliada em aproximadamente R$ 400 mil não seria dele e que teria pego o carro já carregado no Paraguai, não informando onde entregaria.

O motorista e mercadoria foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Dourados. A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Rapaz é preso e adolescente apreendido após furto em Três Lagoas

0

Crime ocorreu no dia 31 de janeiro no bairro Ipe, segundo a Polícia Civil; ação de busca pelos suspeitos foi realizada em conjunto entre a polícia de Brasilândia, Três Lagoas e Bataguassu

Policiais Civis de Bataguassu, Brasilândia e Três Lagoas, em trabalho conjunto, realizaram elucidação de um furto ocorrido no dia 31 de janeiro de 2022, no bairro IPE em Três Lagoas-MS.

No dia 14 de fevereiro de 2022, policiais Civis de Três Lagoas-MS, após diligências investigativas, obtiveram êxito em identificar os suspeitos, um jovem de 19 anos e um adolescente de 13 anos.

A dupla teria entrado em uma residência e furtado os quais inúmeros pertences das vítimas, dentre televisão, aspirador de pó, fritadeira elétrica, copos, mala de viagem e pratos.

A equipe da Polícia Civil de Três Lagoas-MS conseguiu recuperar o jogo de taças, o jogo de pratos, um relógio, um tabuleiro e uma mala de viagens, que estavam em posse do suspeito de 19 anos.

Já Policiais Civis de Brasilândia e Bataguassu tiveram sucesso em localizar o suspeito de 13 anos.

O adolescente estava em posse da televisão, da fritadeira elétrica e do aspirador de pó, objetos que foram também recuperados após diligências.

Os objetos serão devolvidos às vítimas e o Inquérito Policial e o Procedimento de Apuração de Ato Infracional serão finalizados no prazo legal.

Os dois possuem diversas passagens por furto. Na data do furto os autores utilizaram o veículo da vítima para levar os produtos. O veículo Honda Civic foi abandonado na madrugada do crime.

Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 3

0

*Agência Brasil

Valor mínimo para cada família é R$ 400

A Caixa Econômica Federal paga hoje (16) a parcela de fevereiro do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 3. O valor mínimo do benefício é R$ 400. As datas seguirão modelo do Bolsa Família, que pagava beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa.

BENEFÍCIOS BÁSICOS

O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga emprego ou tenha filho que se destaque em competições esportivas, científicas e acadêmicas.

Podem receber o benefício famílias com renda per capita até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e até R$ 200, em condição de pobreza.

A Agência Brasil elaborou guia de perguntas e respostas sobre o Auxílio Brasil. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão critérios para integrar o programa social, nove tipos diferentes de benefícios e o que ocorreu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro.

Neste mês, não haverá pagamento do Auxílio Gás, que beneficia 5,5 milhões de famílias até o fim de 2026. O benefício, que equivale a 50% do preço médio do botijão de 13 quilos, só é pago a cada dois meses e retornará em março.

Chuvas isoladas e tempo abafado antecedem frente fria que pode aumentar instabilidades em MS

0

O tempo continua abafado com temperaturas mínimas entre 20°C a 24°C e máximas entre 28°C a 37°C

Nesta quarta-feira (16) o tempo segue com condições típicas do verão em Mato Grosso do Sul. A tendência é de sol com poucas nuvens em grande parte do Estado, com alguns períodos de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. 

O tempo continua abafado com temperaturas mínimas entre 20°C a 24°C e máximas entre 28°C a 37°C. Os níveis de umidade relativa do ar tendem a ficar abaixo de 30% nas horas mais quentes do dia, especialmente nos municípios localizados no centro-sul do Estado. 

Entre hoje e amanhã (17) a aproximação de uma frente fria associada a disponibilidade de umidade, aquecimento diurno e o deslocamento de um cavado aumenta as áreas de instabilidade, podendo provocar chuvas de intensidade de moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, especialmente nas regiões sudoeste, pantaneira e centro-norte. 

A previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima é que os acumulados de chuva fiquem em torno de 40 mm em 24h, principalmente entre quinta e sexta-feira (18).

Governo atende Três Lagoas e custeia abertura de leitos de UTI Covid-19 e Síndrome Respiratória Aguda Grave

0

Ao todo, foram montados mais 10 leitos d UTI, somando assim 20 leitos no total

No intuito de ampliar a rede de atendimento disponível no Hospital Auxiliadora, a Prefeitura de Três Lagoas e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul abrirão a partir desta quarta-feira (16), mais 10 leitos de UTI, somando assim, 20 leitos de suporte ventilatório Covid-19 e Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) não Covid à disposição da população que precisar do leito.

Assim como já ocorreu em outros momentos da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e de Estado de Saúde (SES) buscam se antecipar para evitar a superlotação e, principalmente, a falta de leitos de UTI, o que pode significar a perda de uma vida, caso não tenha disponível. O custeio desses leitos será 100% via Estado e a operacionalização pelo Município.

Segundo Elaine Fúrio, secretária da pasta de Saúde, “apesar dos números de internações virem se estabilizando, a ocupação sempre está quase ou em 100%, logo estamos nos preparando para que, caso venha ser necessário mais leitos estes já estejam disponíveis.”

Elaine, no entanto, aproveitou para reforçar a importância dos cuidados básicos, como distanciamento e uso de máscara e higienização das mãos. “Mais que isso, reforçamos a importância da vacinação de todos, pois as vacinas se comprovaram eficazes no momento em que mesmo tendo séries históricas de casos positivos por dia, o número de internações e mortes foram muito inferiores aos cenários de menor contaminação pelo vírus no ano passado, por exemplo”, finalizou.

OCUPAÇÃO DE LEITOS

Conforme o boletim de segunda-feira (14), o último a ser emitido pela Vigilância Epidemiológica até o presente momento, dos 10 leitos respiratórios covid-19 disponibilizados até esta terça-feira (15) pelo setor público, 90% estavam ocupados.

Polícia Civil prende mais um indivíduo por descumprimento de medidas protetivas em Ribas do Rio Pardo

0

Ele está à disposição da Justiça

Na tarde desta terça-feira (15), L. A. R. P. (31), suspeito de praticar o crime de descumprimento de medidas protetivas, foi preso em flagrante em Ribas do Rio Pardo.

Segundo apurado, a vítima, que está separada há alguns meses do suspeito, compareceu há pouco tempo na Delegacia para registrar boletim de ocorrência por ameaça e perseguição.

Conforme seu relato, o ex-companheiro não aceita o término do relacionamento. Na ocasião, a ofendida requereu medidas protetivas, sendo tal pedido deferido pela Justiça.

Ocorre que, na presente data, o suspeito teria passado defronte à residência da vítima, descumprindo deliberadamente a ordem judicial que o proibia de aproximar-se da ex-companheira a uma distância mínima de 100 metros.

Testemunhas viram a ação do suspeito, que acabou preso após chegar no seu Lava-Jato, no Bairro Central.

Tereza Cristina se recupera da covid e volta ao trabalho

0

Esta foi a segunda vez que a ministra pegou covid

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, voltou ao trabalho presencial nesta terça-feira (15).

Após novo teste, ela já está liberada do isolamento.

“Informo a todos que fiz novo teste para covid-19 e deu resultado negativo. Agradeço o carinho e oração de todos”, publicou na rede social Twitter.

Na última terça-feira (8), Tereza anunciou que havia testado positivo.

“Estou bem e com sintomas leves. Estou cancelando minha agenda”, tuitou.

Esta foi a segunda vez que a ministra contraiu a doença.

Em setembro de 2020, ela testou positivo pela 1ª vez. Tereza já se vacinou contra o coronavírus.

Antes de testar positivo, ela cumpriu agenda em Três Lagoas e Ponta Porã.

Câmara e UTAM promovem encontro com líderes comunitários em Três Lagoas

0

Objetivo foi conhecer associações e suas demandas para melhorar atuação

Conhecer a realidade e as demandas de várias associações do terceiro setor foi o objetivo de uma reunião realizada, nesta terça-feira (15), entre o presidente da Câmara Municipal, Doutor Cassiano Maia, e representantes comunitários. O encontro foi promovido pela União Três-lagoense de Associações de Moradores (UTAM).

O presidente Cassiano Maia abriu o encontro, expressando a disposição do Legislativo em ouvir cada setor e cada bairro, no sentido de construir a busca de soluções. “Sem achismo e com paciência, para evoluir”, afirmou.

O presidente da UTAM, Celso do Paranapungá, destacou a importância de dar evidência ao terceiro setor, dentro do município. “Precisamos ter voz para a cidade avançar”, afirmou. Ele solicitou apoio para aprimorar a formação de lideranças comunitárias e lembrou que a UTAM tem objetivo de mediar entre o poder público e a sociedade.

Já Angelyta Caetano, também da UTAM, frisou a importância do trabalho voluntário que todos fazem em prol da sociedade e em busca de solucionar as dificuldades e demandas.

Sara Cavalcanti, representando a Associações de Moradores do Bairro Santa Rita, informou que existe um trabalho que aponta alto índice de mulheres com depressão e transtorno de ansiedade no bairro e que a entidade tem como principal demanda ter um centro comunitário, onde possa atuar com projetos com vários públicos, inclusive o feminino.

Aline Araújo, representante de 80 artesãos por meio da Associação Costa Leste de Artesãos de Mato Grosso do Sul (ACLAMS), contou um pouco da trajetória da associação, em prol de promover a capacitação e de auxiliar o setor a obter renda, assim como a desenvolver produtos que ressaltem a identidade cultural da região. Ela ainda solicitou que a Câmara esteja atenta em dar apoio às necessidades do setor.

José Cordeiro, representando a Associação de Moradores da Vila Haro, apresentou diversas indicações de serviços e obras na localidade, principalmente para reparar danos causados pelas chuvas, promover a limpeza de terrenos baldios e na rede de água.

Representando a Vila Nova, o líder Fabiano relatou sobre as dificuldades que vem enfrentando, principalmente quanto à ocupação do centro comunitário, por moradores de rua. Segundo ele, o local está depredado e necessita de reformas. Além disso, ele solicitou que a Câmara auxilie na resolução de problemas de posse do prédio, atualmente do Estado, para que retorne ao município e que seja transferido para a associação.

A vice-presidente da UTAM e representante do bairro Interlagos, Janete Azambuja Viana, também apresentou uma lista com diversas demandas da localidade, como instalação de semáforo, iluminação pública, mutirão de limpeza, reparo de vias após recapeamento, melhoria na rede de água. Ela ainda apresentou solicitações de várias ações para a saúde municipal, como implantação de UPA e CAPES infantil, melhorias para atendimento de especialidades médicas, pediatra na UPA e hospital nos finais de semana e resoluções para a concessão de laudo para crianças com autismo.

A professora Cidolina Souza, representando o movimento de mulheres negras reforçou apoio a todos os setores presentes na reunião, reivindicando mais e maiores espaços para atuação das mulheres negras na sociedade e na política.

André Luiz Feitosa, do movimento Atletas do Bem, também explicou sobre a atuação voluntária do grupo junto a jovens e adolescentes, por meio da capoeira, com vistas a promover a transformação do caráter. Ele contou que estão trabalhando nas novas praças, não só com o esporte, mas com conscientização e preservação.

Francisco Brás, da Central de Movimentos Populares, também apresentou as reivindicações para melhorias na região da escola Marlene Noronha e relatou que o local necessita de um espaço para a realização de atividades comunitárias com jovens e crianças.

Eeurides Silveira, do Instituto de Desenvolvimento Sócio-econômico de Mato Grosso do Sul também descreveu as atividades realizadas no município e encaminhou solicitação de apoio financeiro e logístico para a continuidade e ampliação de um projeto gratuito de equoterapia desenvolvido junto a crianças portadoras do espectro autista.

O Movimento Mães Unidas também esteve na reunião, representado por Mirele e Angelyta Caetano, as quais relataram a necessidade de formalizar a entidade.

Celso do Paranapungá afirmou que a união entre o terceiro setor, Executivo e Legislativo é importante para quebrar paradigmas e melhorar a cidade como um todo. Ele reivindicou que a Câmara apoie a realização de uma audiência pública do terceiro setor e também a formação e capacitação das lideranças comunitárias, no âmbito da lei 13019, para que estas entendam seu papel e tenham meios e organização burocrática para buscar financiamentos para suas atividades.

Cassiano Maia agradeceu a presença de todos e se propôs a encaminhar as demandas. Ele afirmou que a cidade tem crescido em termos de infraestrutura, de forma acentuada, e que também busca evoluir nas questões pontuais dos bairros. “É preciso desburocratizar para que todos possam atuar e ajudar no desenvolvimento”, disse.

Homem desaparece ao sair para comprar pão é encontrado em caixa d’água em Bataguassu

0

Ele se escondeu após ter uma cris de pânico

Alexandre Pereira dos Santos, 42 anos, que estava desaparecido desde o último sábado (12), quando saiu de casa, em Paulínia (SP), para comprar pão, foi localizado dois dias depois em Bataguassu.

Conforme divulgado, Alexandre se escondeu dentro de uma caixa d’água ao ter uma crise de pânico. 

A esposa, de 38 anos, explicou que um rapaz passava por uma área de mato, quando viu Alexandre dentro da caixa d’água.

Ele procurou informações e viu a reportagem sobre o desaparecimento, acionando a família logo em seguida.

“Ele saiu, teve uma crise de pânico e se escondeu dentro da caixa d’água que estava em uma área de mato. Quando foi encontrado, estava bem, mas assustado e fraco, pois faziam mais de dois dias que não se alimentava”, explica a esposa.

Karina foi até Bataguassu buscar o marido e deve ir até a delegacia nesta terça-feira (15), informar sobre os fatos e que o homem foi localizado.

“O carro dele, que foi encontrado primeiro, está na delegacia de Bataguassu, então vamos lá para informar a localização e pegar o carro”, disse a mulher. Alexandre está bem e recebendo os cuidados necessários.

As informações foram divulgadas pelo Campo Grande News.

Embaixador do Brasil cita vida normal na Ucrânia e diz que ‘invasão russa’ é só especulação

0

Experiente, Norton Rapesta disse que “invasão” é apenas “jogo de poder”

O embaixador do Brasil em Kiev, Ucrânia, Norton Rapesta, afirmou nesta terça-feira (15) que o clima é de absoluta normalidade naquele país.

Ele contou que que uma suposta invasão russa na Ucrânia é apenas especulação, um “jogo de poder”.

O diplomata afirmou que a vida segue normalmente nas ruas ucranianas e que o governo não estava à espera de um colapso.

“Eu mesmo, no sábado passado, fui ao supermercado e a vida está normal, as pessoas fazendo compras normais”, disse.

“Vou andando pela embaixada e não tem tanque na rua, nenhum dispositivo de segurança”, descreve.

“As pessoas seguem suas vidas normalmente”, reitera. O testemunho do embaixador coincide com os fatos desta terça-feira, quando o Ministério da Defesa da Rússia anunciou a retirada parcial de tropas russas da região de fronteira com a Ucrânia, após o término de sua participação em exercícios militares.

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, nesta terça-feira (15), Rapesta contou ao jornalista Guilherme Cimatti que este tipo de ameaça “não é novidade” lembrando fatos ocorridos em 2017, no Mar Báltico.

“É especulação, quem quer invadir não marca data, não avisa que vai invadir no dia tal”, ironizou o embaixador Norton Rapesta.

Ele afirmou também que, com o anúncio do governo russo sobre a retirada da força militar da fronteira, o clima está mais ameno na Ucrânia.

“A situação aqui está muito mais estendida. Estamos acompanhando, hoje à tarde eu e outros embaixadores vamos ter um encontro com o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, que deve nos dar um briefing sobre a evolução da situação. Em termos de estresse e tensão, melhorou bastante de ontem para hoje”, avaliou.

Rapesta disse que nunca foi avaliada uma eventual recomendação para que deixem a Ucrânia os cerca de quinhentos brasileiros que viram no país. “Em nenhum momento vimos por que sugerir à população brasileira residente daqui que saísse”, afirmou.

Para o diplomata, o reboliço gerado pelas advertências precipitadas do governo norte-americano não corresponde à realidade ucraniana:

“O que nos importa é que este país está vivendo normalmente, estão tendo impactos econômicos, obviamente, porque essa pressão toda causa estresse no meio financeiro e econômico, mas a vida segue normal”.

Redação Diário do Poder

Mais de 40% dos pacientes agendados para mutirão de exames faltaram no procedimento em Três Lagoas

0

Os dados apontam que 44,28% dos pacientes estão faltando

Começou na última segunda-feira (07) o Mutirão de exames custeados com recursos que seriam destinados ao Carnaval 2022 e uma grande preocupação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é a alta taxa de faltas aos procedimentos pré-agendados e confirmados pelos pacientes. 

Entre os dias 7 e 12 de fevereiro, foram agendados 429 exames em quatro especialidades médicas e 190 não compareceram para realizar o procedimento, mesmo tendo confirmado presença. Os dados apontam que 44,28% dos pacientes estão faltando e como consequência acabam tirando a oportunidade de outras pessoas realizarem os exames.

A Secretária Municipal de Saúde, Elaine Fúrio, alerta que os procedimentos que estão sendo realizados durante o mutirão são os que mais têm demanda reprimida e a ausência dos pacientes confirmados na agenda compromete o objetivo da ação, que é dar celeridade e reduzir o tempo de espera para realizar os exames.

É importante destacar que a ação atende apenas pacientes que já possuíam agenda no sistema de regulação, ou seja, o mutirão não atenderá por livre demanda. Dito isso, a SMS informa que os profissionais de saúde ligaram para esses pacientes informando a data e horário que devem comparecer a um dos dois locais do mutirão para a realização do exame.

O mutirão vai atender agendas para endoscopia, colonoscopia, ultrassonografias e eletrocardiograma, com previsão de atendimento de cerca de 500 pessoas em cada especialidade. Os pacientes que têm agenda realizarão os exames de segunda a sexta-feira após às 17h e aos sábados das 7h às 17h, sempre de acordo com o dia e hora informada no reagendamento via telefone.


CUIDADO COM GOLPES

Como os profissionais de saúde entrarão em contato via telefone para informar o reagendamento, é importante destacar que nenhum deles solicitará códigos enviados por SMS ou Whatsapp, nem mesmo enviará links clicáveis por esses mesmos meios de comunicação. No máximo, o profissional vai solicitar a confirmação de dados que já estarão em posse dele no sistema de regulação.

Cientistas estudarão efeitos de variantes da covid-19 na gravidez

0

*Reuters

Também serão analisados efeitos de vacina

Cientistas da Universidade de Oxford informaram hoje (15) que vão avaliar os efeitos das novas variantes do novo coronavírus em mulheres grávidas e recém-nascidos, bem como da vacinação contra a covid-19 em complicações durante a gravidez e após o parto.Cientistas estudarão efeitos de variantes da covid-19 na gravidezCientistas estudarão efeitos de variantes da covid-19 na gravidez

O estudo será feito menos de um ano depois que a universidade concluiu que mulheres grávidas com covid-19 e seus filhos recém-nascidos enfrentavam maiores riscos de complicações, como parto prematuro e risco de falência de órgãos, do que se sabia anteriormente.

Os pesquisadores disseram que o estudo visa preencher lacunas, incluindo os efeitos de novas variantes do vírus, como a Ômicron, em um grupo de alto risco que registrou taxas baixas “alarmantes” de vacinação.

“Os efeitos da covid-19 na gravidez foram subestimados e insuficientemente estudados”, disse o professor da Universidade de Oxford José Villar, um dos autores do estudo.

“As mulheres grávidas nem foram incluídas nos testes de vacinas, o que permitiu que ‘informações’ não científicas e assustadoras fossem amplamente divulgadas.”

Muitas autoridades de saúde globais disseram que as vacinas durante a gravidez são seguras. Estudo divulgado nos Estados Unidos no mês passado mostrou que elas não estavam associadas a parto prematuro ou recém-nascidos com baixo peso.

Carnaval não é feriado e comércio pode abrir normalmente, informa Fecomércio-MS

0

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MS) e o Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande (Sindivarejo CG) esclarecem que o Carnaval, que este ano será comemorado no dia 01 de março, não é um feriado do calendário nacional.

Mesmo sendo uma festividade que para o País e que envolve o fim de semana que o antecede, até a quarta-feira de cinzas (02/03), o comércio pode abrir normalmente neste período, sem a necessidade de pagamento de horas extras ou compensação de folga aos funcionários. A única exceção é nos municípios em que o Carnaval é um feriado local, determinado por lei.

Devido ao aumento de casos da Covid-19, vários municípios do Estado, incluindo Campo Grande, cancelaram ou adiaram a folia de rua e desfiles deste ano, como medida de prevenção.

Infinito Comunicação

Vereadores de Três Lagoas aprovam dois projetos de lei durante primeira sessão do ano

0

Para saber mais, acesse o hotsite dos vereadores e confira em detalhes cada solicitação: linktr.ee/camara.treslagoas

Na manhã de segunda-feira (14), aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Três Lagoas, a primeira sessão ordinária de 2022, com cinco projetos de lei em pauta. Os vereadores aprovaram dois e encaminharam os demais para as comissões permanentes emitirem parecer.

Um dos projetos de lei aprovado, em regime de urgência, é o nº05, de 11 de fevereiro de 2022, de autoria do Poder Executivo e “altera o §1º do artigo 1º da lei nº3.855, de 20 de dezembro de 2021, de modo a corrigir o texto da lei”. Em suma, altera um erro no primeiro parágrafo alterando a grafia “2021” para “2022”.

O segundo projeto, também aprovado em regime de urgência, é o nº03, de 10 de fevereiro de 2022, de autoria do vereador Sargento Rodrigues: “proíbe a instalação de banheiros ‘multigênero’ no município de Três Lagoas/MS”. De acordo com o texto do projeto, considera-se “multigênero” o banheiro de uso comum, com base na identidade de gênero, que pode ser usado tanto por homens quanto por mulheres, não direcionados a um público específico.

Vereadores de Três Lagoas aprovam dois projetos de lei durante primeira sessão do ano

Os projetos foram encaminhados para o Poder Executivo, que poderá vetar ou sancionar a lei. Confira os demais projetos em tramitação:

– Projeto de lei nº01, de 10 de fevereiro de 2022: “inclui o Dia do Trabalhador Carvoeiro no calendário oficial do município de Três Lagoas/MS”. (Autoria: Silverado)

– Projeto de lei nº02, de 10 de fevereiro de 2022: “dispõe sobre a Campanha Municipal Namoro Sem Violência, no âmbito do município de Três Lagoas/MS”. (Autoria: Professor Negu Breno)

– Projeto de lei nº04, de 10 de fevereiro de 2022: “dispõe sobre o tempo de espera para atendimento presencial pelas empresas concessionárias ou permissionárias de serviço público de água, esgoto, saneamento, energia elétrica, internet e telefonia fixa”. (Autoria: Dr. Cassiano Maia)

Indicações e requerimentos

Dr. Issam Fares indica iluminação, redutor de velocidade e recapeamento. Sargento Rodrigues indica pavimentação na Vila Carioca e Vila Nova. Marisa Rocha indica limpeza de terrenos, recapeamento e auxílio transporte para alunos.

Britão do Povão indica semáforo, taba buracos e limpeza de campo de futebol. Sirlene indica melhorias em sinalização de trânsito e instalação de quebra-molas. Marcus Bazé indica patrolamento, pavimentação e limpeza.

Charlene Bortoleto encascalhamento, lixeiras, reparo em pista de caminhada e quebra-molas. Dr. Paulo Veron indica cumprimento de lei e normas da ANEEL. Dr. Cassiano Maia indica redutor, patrolamento e melhorias no trânsito .

André Bittencourt indica praça, limpeza e sinalização de trânsito. Davis Martinelli indica redutor e operações tapa-buracos. Negu Breno indica retirada de trilho, recapeamento e sinalização de trânsito. Jorginho do Gás indica faixa elevada de pedestres.

Sayuri Baez indica divulgação de cirurgias eletivas, iluminação e pavimentação. Evalda Reis indica redutor, reforma de praça e patrolamento. Silverado indica faixa elevada, recapeamento e tenda maior na UPA. E Tonhão assina indicação coletiva para recapeamento do Jupiá.

Para saber mais, acesse o hotsite dos vereadores e confira em detalhes cada solicitação: linktr.ee/camara.treslagoas

Condenado por violência doméstica é preso em Paranaíba

0

Ontem, em rondas na cidade, os policiais tiveram sucesso em realizar a prisão

Homem de 50 anos foi preso, nesta segunda-feira (14), em Paranaíba, após ser condenado em primeira instância por descumprimento de medida protetiva, lesão corporal no contexto de violência doméstica e ameaça.

Segundo consta, em julho do ano passado, o suspeito, após perseguir a vítima, que estava conduzindo uma motocicleta Honda/Biz, arremessou seu veículo sobre ela, ocasionando lesões corporais.

Em seguida, desceu do carro, proferindo ameaças de morte, fugindo em seguida sem prestar o devido socorro.

Ontem, em rondas na cidade, os policiais tiveram sucesso em realizar a prisão.

Canil da Polícia Federal em Três Lagoas presta apoio à PF de Presidente Prudente-SP

0

Na última sexta-feira (11/02), o setor de canil da Polícia Federal em Três Lagoas/MS foi acionado para auxiliar em fiscalizações na rodovia Raposo Tavares, em Presidente Venceslau/SP. A inspeção contou com policiais federais de Três Lagoas/MS, Presidente Prudente/SP e Policiais Militares do Tático Operacional Rodoviário de SP.


Durante fiscalização de um ônibus de transporte de passageiros, com o auxílio da cadela CÉU, foi encontrada droga na jaqueta de um passageiro e em uma mala, que estava na posse de uma mulher com criança de colo.

Tal atividade faz parte do esforço conjunto e integrado das forças de segurança na repressão ao tráfico de drogas em larga escala no Estado do Mato Grosso do Sul.

(*) Superintendência Regional do Mato Grosso do Sul Setor de Comunicação Social

Expôr filhos à contaminação por Covid pode dar cadeia

0

Jurista elenca crimes que podem ser atribuídos a quem tenta transmitir doença de forma proposital

Um morador de Campo Grande de 39 anos está sendo investigado pela Polícia Civil por ter, propositalmente, contaminado a filha de 10 anos com a covid-19. O caso veio à tona após denúncia da mãe da menina, uma autônoma de 37 anos. Ela contou à polícia que, ao saber que a filha estava almoçando na casa da avó, o homem teria ido ao local e teria forçado a filha a tirar a máscara, para depois beijá-la e abraçá-la. A mulher disse que a menina ainda tentou fazer o pai parar, mas o homem teria dito que todo mundo iria pegar a doença.

jurista e mestre em Direito Penal Jacqueline Valles explica que os pais que, deliberadamente, expõem os filhos à contaminação podem responder por, ao menos, quatro crimes previstos no Código Penal. “Além da violação de medida sanitária (artigo 268), esse tipo de conduta é tipificada pelos artigos 132, 136 e 146. O artigo 132 penaliza a exposição da vida ou saúde de alguém a perigo; o artigo 136 descreve o crime de maus-tratos e considera ilícito expor a vida da criança por privação de cuidados essenciais e o artigo 146, que criminaliza o ato de constranger alguém a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda”, enumera a advogada criminalista.

Expôr filhos à contaminação por Covid pode dar cadeia

No caso específico de Campo Grande, a criança tem comorbidades (pré-diabetes e imunossupressão) e por isso à exposição ao vírus poderia trazer consequências mais graves. Segundo noticiado pela imprensa, tanto a criança quanto a mãe e o seu atual companheiro adoeceram e a menina ficou psicologicamente abalada. “Nesse caso, como o ato provocou um impacto psicológico na criança, pode ser aplicada a Lei Maria da Penha, que criminaliza a violência psicológica”, explica.

Somadas as penas, os pais condenados por esses crimes podem ter que cumprir pena de prisão em regime fechado. Os pais, reforça a criminalista, têm obrigação legal de proteger e cuidar da saúde dos filhos. “Obviamente que não estamos falando dos pais que transmitem a doença sem saber que estavam contaminados. É preciso ficar evidente a intenção de, deliberadamente, por quaisquer que sejam os motivos, contaminar a criança ou adolescente. Quando isso acontece, podem ser aplicados o Código Penal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e até a Lei Maria da Penha. Dependendo das consequências desse ato, o pai ou a mãe pode até perder a guarda da criança”, finaliza.

AKM Assessoria de Imprensa

Bruno Vinicius da Silva

Policiais civis prendem suspeito de furto e recuperam objetos levados em Batayporã

0

Homem tentou resistir à prisão e desacatou policiais

Homem de 23 anos, acusado de furto, foi preso em flagrante por Policiais Civis da Delegacia de Batayporã, na tarde desta segunda-feira (14).

Na ocasião foi possível recuperar os objetos subtraídos, em menos de uma hora.

Após serem informados de que o indivíduo tinha cometido um furto em estabelecimento comercial situado no centro do município e estaria ameaçando populares, os policiais se deslocaram ao local e, constatada a autoria e recuperação dos objetos subtraídos, deram voz de prisão.

Ao tomar conhecimento de que permaneceria preso, o homem resistiu à prisão e desacatou os policiais.

Assim, ele acabou autuado por furto, ameaça, resistência e desacato, não sendo arbitrada fiança a ele.

O suspeito já estava sendo investigado por outros furtos.

Vacinação contra a Covid-19 será descentralizada em Brasilândia

0

A vacinação está aberta para todos os públicos, sendo para as crianças de 5 a 11 anos, para os adolescentes que tenham entre 12 e 17 e pessoas com mais de 18 anos


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Imunização, dá início a descentralização da vacinação contra Covid-19 em Brasilândia. A partir desta terça-feira (15), as três Estratégias de Saúde da Família do município passarão a disponibilizar doses do imunizante, facilitando o acesso da população à vacina.

De acordo a Secretaria Municipal de Saúde, o motivo da descentralização é devido a vacinação estar avançada em várias faixas etárias. Com isso, o Postão, onde foi realizada todas as etapas da vacina não será mais ponto de vacinação.

Sendo assim, as ESF’s 1, 2 e 3 passarão a disponibilizar todas as doses e de todos os laboratórios. No Reassentamento Novo Porto João André, a vacinação ocorrerá por agendamento.

A vacinação está aberta para todos os públicos, sendo para as crianças de 5 a 11 anos, para os adolescentes que tenham entre 12 e 17 e pessoas com mais de 18 anos.

Para tomar a vacina é preciso estar atento às datas impressas no comprovante de vacinação, entregue no momento em que tomou a primeira dose.

O intervalo dos imunizantes Coronavac e Pfizer é de 30 dias, para a segunda dose, e para a vacina da Astrazeneca é preciso esperar dois meses (60 dias).

A terceira dose e a dose de reforço é aplicada apenas no público de 18 anos ou mais e é preciso esperar o período de 4 meses para se vacinar.

Já a quarta dose será aplicada em breve para as pessoas com mais de 60 anos.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.