17.4 C
Três Lagoas
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 2020

Balanço aponta que mais de 20 mil crianças foram vacinadas contra a Covid-19 nos últimos dias em MS

0

O Dia D de Vacinação Infantil – bateu recorde de imunização em um único dia – com 7.855 doses aplicadas em Mato Grosso do Sul

A Secretaria de Estado de Saúde divulgou, nesta segunda-feira (14), o balanço da vacinação em crianças de 5 a 11 anos de idade, que ocorreu de 7 a 9 de fevereiro, além do Dia D de Vacinação Infantil ocorrida no último dia 11 de fevereiro.

Alguns municípios, continuaram com a campanha no final de semana (12) e (13) de fevereiro.

Assim, durante o período, a SES registrou a vacinação de 20.471 crianças de 5 a 11 anos de idade nos 79 municípios do Estado.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, as campanhas de vacinação infantil em parceria com os municípios têm sido de extrema importância para o Estado.  

“Nós sabemos que as vacinas salvam vidas e protegem as nossas crianças. A campanha vem trazendo resultados satisfatórios, mas nós precisamos que os municípios continuem fazendo a busca ativa e intensifiquem as campanhas de vacinação. Queremos garantir que nossas crianças estejam protegidas e imunizadas contra as variantes da Covid-19 em nosso Estado”.

DIA D

A realização do DIA D de Vacinação Infantil foi uma ação promovida pelo Governo do Estado, por intermédio das Secretarias de Saúde (SES) e de Educação (SED), e contou com a parceria das secretarias municipais de Educação e Saúde, Conselho de Secretários de Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (COSEMS/MS), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, bem como, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de MS (Sintrae/MS).

A campanha teve como objetivo vacinar as crianças para que possam ter um ano letivo seguro em 2022.

A Campanha Estadual de Imunização Infantil Contra a Covid-19 acontece desde o dia 19 de janeiro de 2022. Em Mato Grosso do Sul já foram vacinadas 89.253 crianças de 5 a 11 anos, com ou sem comorbidades e indígenas, com a primeira dose com os imunizantes Pfizer pediátrica ou CoronaVac, o que corresponde a 29,65% da estimativa do público existente no Estado de 301.026 mil crianças.

Secretaria Municipal de Assistência Social convoca estagiários aprovados em Processo Seletivo

0

Mais informações na Secretaria de Assistência Social localizada na rua Itanhangá, 34, centro, em Bataguassu

A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Assistência Social está convocando os candidatos aprovados no Processo Seletivo que prevê a contratação de estagiários para a Assistência Social.


A lista de convocados pode ser acessada na edição desta terça-feira, dia 15 de fevereiro, em Diário Oficial, através do link http://www.diariooficialms.com.br/assomasul (página 42) e refere-se a seleção desenvolvida no ano passado.


Conforme a publicação, os candidatos convocados deverão se apresentar no prazo máximo de 10 dias corridos a contar de 11 de fevereiro na sede da Secretaria de Assistência Social (rua Itanhangá, 34, centro), munidos de RG, CPF, histórico escolar, comprovante de quitação com as obrigações militares e eleitorais (se maior de 18 anos), número de conta bancária e declaração de matrícula emitida pela instituição de ensino com prazo de no máximo 30 dias.


SERVIÇO


Mais informações na Secretaria de Assistência Social localizada na rua Itanhangá, 34, centro, em Bataguassu.

Foto Assecom Prefeitura de Bataguassu

Texto: Bianca Lima

Sisu abre inscrições para a primeira edição de 2022

0

*Agência Brasil

Interessados podem se inscrever até as 23h59 do dia 18

Pedagogia, administração, ciências biológicas, matemática, direito, química, física, agronomia, interdisciplinar em ciência e tecnologia e engenharia civil são os dez cursos com maior oferta de vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na primeira edição de 2022.Sisu abre inscrições para a primeira edição de 2022Sisu abre inscrições para a primeira edição de 2022

As inscrições começam nesta terça-feira (15) e vão até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 18. No total, estão sendo oferecidas aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 221.790 vagas em 125 instituições públicas de ensino superior, em cursos de graduação e de ensino a distância (EAD). Segundo o Ministério da Educação (MEC), 84,5% das vagas são para instituições federais (universidades e institutos).

Os interessados podem verificar as vagas oferecidas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Na página do Sisu também será possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das instituições de ensino participantes. Para se inscrever é necessário que o estudante tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na prova do Enem e não tenha zerado a redação. Candidatos que participaram do exame como treineiros não estão habilitados a fazer inscrição no programa.

Cronograma

Inscrições: 15 a 18 de fevereiro.

Resultado da chamada única: 22 de fevereiro.

Inscrição para a lista de espera: de 22 de fevereiro a 8 de março.

Matrícula ou registro acadêmico: de 23 de fevereiro a 8 de março.

Resultado da lista de espera: a partir do dia 10 de março.

Mulher encontra casa revirada e percebe furto de R$1,5 mil em Três Lagoas

0

Além do dinheiro, suspeito levou um oxímetro na cor azul

Mulher de 58 anos procurou à delegacia após ter dinheiro e um oxímetro furtados de sua casa, no Bairro Interlagos, em Três Lagoas.

Conforme boletim de ocorrência, ontem (14), o suspeito de cometer o furto escalou a sacada pata ter acesso ao imóvel.

Ao acordar, a vítima notou a porta que dá acesso à sacada estava aberta e ao descer a escada, encontrou seus pertences, como bolsas, documentos, cartões, comprovantes de pagamento, notas fiscais espalhadas pelo chão da sala.

Intrigada, ela questionou o esposo se ele seria o responsável por tal fato, após a negativa, ela suspeitou do furto, que foi comprovado após ela verificar suas bolsas.

Segundo ela, o suspeito levou a quantia de R$ 1.580,00 e um aparelho OXÍMETRO de cor azul, utilizado para medir oxigenação do sangue.

As bolsas estavam penduradas no corrimão da escada.

Diante dos fatos, ela procurou à delegacia e registrou a ocorrência.

Cadastro para projetos de regularização de edificações continua em Três Lagoas

0

Para realizar o processo, o interessado deve contratar um profissional habilitado, Engenheiro Civil, Arquiteto e Urbanista ou Técnico em Edificações

Continua o prazo para os proprietários que tenham imóveis irregulares perante a Prefeitura Municipal regularizarem a edificação e emitir certidões e documentações do imóvel.

Conforme o diretor do Departamento de Fiscalização de Obras, Gustavo Wenzel, todas as construções em Três Lagoas devem seguir o que dita o plano diretor e o código de obras do município, que disciplinam como os prédios podem ser construídos na cidade.

O Diretor explica que cada construção deve respeitar uma série de determinações, como o recuo, ocupação do terreno, taxa de permeabilidade, dentre outros itens e existem muitos prédios em Três Lagoas que não estão regulares perante o município e por isso não possuem Habite-se.

“Esta é a oportunidade para estas pessoas regularizarem a situação, desde que o imóvel esteja construído dentro do limite do lote, não invada a área de vizinhos ou logradouro público. Nestas condições, o proprietário poderá averbar o imóvel, emitir o Habite-se, além de constar a área correta do imóvel no IPTU”, acrescentou.

Para realizar o processo, o interessado deve contratar um profissional habilitado, Engenheiro Civil, Arquiteto e Urbanista ou Técnico em Edificações, respeitando os limites de sua atuação, que será responsável pela elaboração do projeto arquitetônico do imóvel, laudo técnico, relatório fotográfico e emissão de documento de responsabilidade técnica – ART ou RRT.

O imóvel deve estar com a Matrícula atualizada, emitida nos últimos 6 (seis) meses e a Certidão Negativa de Débitos Municipais.

Os pedidos de regularização deverão ser apresentados à Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, através da plataforma online para obtenção do Alvará Digital, no seguinte endereço eletrônico: http://www.treslagoas.ms.gov.br/alvaradigital/ até o dia 22 de dezembro de 2022, prazo de vigência do Programa, conforme disposto no §1º do artigo 1º da Lei nº. 3.848 de 20 de dezembro de 2021.

Três Lagoas vence Seletiva Estadual de Basquete e representará MS na fase nacional

0

As equipes masculina e feminina da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) marcaram presença e pontos, chegando a final da competição

No último fim de semana aconteceu em Campo Grande a Seletiva Estadual de Basquetebol sub-17 3×3, reunindo as melhores equipes de Mato Grosso do Sul.

As alunas do professor Dicão Tavares, representando a Escola Estadual “Dom Aquino Corrêa”, disputaram a decisão contra a equipe de Campo Grande, numa partida tensa e acirrada. Por diferença de 1 ponto, as três-lagoenses fecharam o placar em 12 a 11 e consagraram-se campeãs da Seletiva. Com isso, nossas atletas têm a missão de representar o Estado no Campeonato Brasileiro Escolar de Basquete 3×3 em Macaé – RJ. A equipe da Escola Funlec também defendeu Três Lagoas na competição e ficou em terceiro lugar.

Pelo masculino, os meninos da Escola JOMAP enfrentaram o time do Colégio Elite de Ponta Porã na final, que levou a melhor por 17 a 10.

O professor e técnico Dicão Tavares comemorou a vitória e agradeceu o apoio da Administração Municipal. “Este é o resultado de muito trabalho e dedicação. Estamos felizes e orgulhosos das nossas meninas e agora temos a oportunidade de levar o nome de Três Lagoas para as quadras cariocas. Agradeço todo o apoio e respaldo que a nossa modalidade e os nossos atletas vêm tendo do prefeito Angelo Guerreiro e secretário de Esportes, Rialino Medeiros”, concluiu.

Presidente Jair Bolsonaro desembarca hoje na Rússia

0

No Twitter, presidente disse que já está no espaço aéreo russo

O presidente Jair Bolsonaro desembarca hoje em Moscou, capital da Rússia, para um encontro com Vladimir Putin, mandatário russo.

Bolsonaro chega pouco depois de a Rússia anunciar a retirada de parte das tropas militares da fronteira da Ucrânia.

Conforme divulgado, em Moscou, Bolsonaro se reunirá amanhã (16) com Putin para uma reunião bilateral apenas com a presença de intérpretes.

Os dois devem fazer uma declaração conjunta após a conversa, e seguir para um almoço.

O encontro está marcado para acontecer entre 13h e 15h, horário local, e será no Kremlin, sede do governo russo, situado na Praça Vermelha, um dos principais pontos turísticos de Moscou.

O presidente brasileiro irá participar, ainda, de encontro com empresários russos. Entre os principais assuntos a serem tratados na viagem está a compra de fertilizantes russos por parte do Brasil.

Segundo Bolsonaro, a viagem deve tratar também de temas como energia, defesa e agricultura. Também devem ser discutidas as relações político-econômicas e comerciais entre as duas nações, que são integrantes do Brics, grupo de países que reúne China, África do Sul e Índia.

O presidente brasileiro permanecerá na capital russa até quinta-feira (17), quando embarcará para a Budapeste, capital da Hungria, onde se encontrará com o primeiro-ministro do país, Viktor Orbán.

As informações são da Agência Brasil.

Caixa libera abono do PIS/Pasep para trabalhadores nascidos em março; veja se tem direito

0

*Agência Brasil

Calendário segue mês de nascimento e vai até fim de março

Trabalhadores da iniciativa privada nascidos em março recebem hoje (14) o abono salarial ano-base 2020. A liberação começou na última terça-feira (8) e seguirá até 31 de março, baseada no mês de nascimento do beneficiário.Caixa libera abono do PIS/Pasep para trabalhadores nascidos em março; veja se tem direitoCaixa libera abono do PIS/Pasep para trabalhadores nascidos em março; veja se tem direito

O abono salarial de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Recebe o abono agora quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Para servidores públicos, militares e empregados de estatais, inscritos no Pasep, o pagamento também tem início hoje e vai até 4 de março, pelo Banco do Brasil.

Os valores pagos a cada trabalhador variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2020.

Devem receber o benefício cerca de 22 milhões de trabalhadores, com valor total de mais de R$ 20 bilhões. Os recursos são do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

A Caixa informou que o crédito será depositado automaticamente para quem tem conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, podendo ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser feito com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, sempre de acordo com o calendário de pagamento.

Para os beneficiários residentes em municípios da Bahia e de Minas Gerais, em situação de emergência devido às fortes chuvas, o pagamento foi liberado no último dia 8, independentemente do mês de nascimento.

Em MS, mortes por covid em fevereiro já superam todo mês de janeiro

0

As autoridades insistem sobre a necessidade da população buscar a vacinação, seja para completar o ciclo, tomar a dose de reforço ou levar os adolescentes e crianças

Com o aumento de casos de covid-19, em função da variante Ômicron, as mortes devido o vírus no Estado já somam 167 em fevereiro, superando todo mês de janeiro, onde foram confirmados 159 óbitos.

Os dados constam nos boletins divulgados pela SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Conforme balanço, nestas duas primeiras semanas de fevereiro, o boletim que registrou mais mortes foi do dia 11, na última sexta-feira, com 26 óbitos.

O último boletim divulgado na segunda-feira (14) mostra mais 12 mortes, com 399 pacientes internados devido a doença, sendo 225 em leitos clínicos e 174 na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Outras 19.503 pessoas estão em isolamento domiciliar.

“Alertamos a população, para buscar a vacinação, que é o único remédio contra covid-19. Assim como evitar aglomerações e continuar com as medidas de proteção. Temos uma parcela da população que não foi tomar a dose de reforço e existe uma resistência a vacina das crianças”, declarou o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

A secretária adjunta da SES, Cristinne Maymone, também destacou que a vacinação é a melhor medida de prevenção contra o vírus. “É importante que você tenha essa consciência, nesse momento nós estamos aqui fazendo o que melhor a saúde com ampliação de leitos, testes e vacina à disposição, mas a população deve fazer sua parte. A Omicron é altamente transmissível”, descreveu.

Vacinação

Destaque nacional desde o início da imunização, Mato Grosso do Sul já tem 92% da população adulta com a vacinação completa e 62% do público estimado já com a terceira dose. Já em relação aos adolescentes de 12 a 17 anos, 89% tomaram a primeira dose e 67% já estão com as duas (doses).

Para as crianças de 5 a 11 anos, 26% do público já tomou a primeira dose no Estado. As autoridades reforçam a importância de os pais levarem seus filhos para vacinação, principalmente em função do retorno às aulas. Neste final de semana inclusive foi feito o “Dia D”, para ampliar a imunização deste público nas 79 cidades.

O governador Reinaldo Azambuja sempre defendeu a “ciência” e a vacinação, como principal medida para conter a pandemia. Ele inclusive incentivou os municípios a fazerem mutirões para atingir mais pessoas, tendo como lema principal a “vacina no braço e não na geladeira”.

Terça-feira de sol forte, temperaturas elevadas e pancadas de chuva em MS

0

Nesta terça-feira será de sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto em Três Lagoas

O sol e o calor continuam sendo os destaques do tempo nesta terça-feira (15) em Mato Grosso do Sul. A tendência segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, é de tempo firme com variação de nebulosidade para maior parte do Estado, exceto nas regiões centro-norte, sudoeste e pantaneira, onde o aquecimento diurno pode provocar pancadas de chuva com tempestades bastante isoladas. 

Será mais um dia de muito calor em todo Estado, com mínimas entre 22°C a 27°C e máximas que podem ter variação de 32°C a 37°C. Essas condições deixam os índices de umidade relativa do ar bastante baixos, podendo ficar entre 50-30% nas horas mais quentes do dia. 

Na Capital, o dia terá sol e aumento de nuvens ainda pela manhã, e há  chance de pancadas isoladas de chuva durante a tarde e à noite. Para esta terça-feira são esperadas temperaturas entre 23°C a 33°C. 

Confira no mapa elaborado pelo Cemtec as condições de tempo e temperatura estimados para algumas regiões de Mato Grosso do Sul. 

Terça-feira de sol forte, temperaturas elevadas e pancadas de chuva em MS

Fevereiro termina com baixos acumulados de chuva 

Terça-feira de sol forte, temperaturas elevadas e pancadas de chuva em MS

Previsão estendida divulgada pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima indica que o mês de fevereiro pode terminar com baixos acumulados de chuva.

Pelo menos até 22 de fevereiro, as precipitações no Estado podem ser de 2-90 mm de chuvas que podem ocorrer com intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Essas instabilidades serão provocadas pela disponibilidade de umidade, aquecimento diurno e o deslocamento de um cavado, além da atuação de uma frente fria. O destaque será para as regiões centro-norte, sudoeste e porção sul da região pantaneira.

Já no período entre 22 de fevereiro a 02 de março, podem ocorrer pancadas de chuva com tempestades isoladas acompanhadas de raios e rajadas de vento, e os acumulados nesse tempo tendem a ficar entre 2- 35 mm, com destaque para a região leste. 

Mireli Obando, Subcom

Foto: Ricardo Ojeda

Governo entrega novos equipamentos ao Hospital Regional de Três Lagoas

0

O Hospital Regional de Três Lagoas demandou investimento de R$ 56 milhões, sendo R$ 21 milhões do Governo do Estado e o restante do BNDES

O Governo do Estado entregou nesta segunda-feira (14) novos equipamentos para o Hospital Regional Magid Thomé, em Três Lagoas. O secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha, acompanhou a entrega.

Com previsão para começar a operar ainda neste primeiro semestre, a unidade recebeu, hoje, cadeiras longarina, cadeiras, mesa auxiliar, carro curativo, entre outros. Nas últimas semanas, o hospital recebeu 88 leitos hospitalares, três aparelhos de Raio -X e duas cadeiras oftalmológicas. Novas entregas estão previstas ainda nesta semana.

Governo entrega novos equipamentos ao Hospital Regional de Três Lagoas
Secretário Eduardo Rocha recebeu a entrega desta segunda-feira (14) de um dos lotes com equipamentos para o regional de Três Lagoas

São mais de 3,6 mil equipamentos necessários que estão sendo adquiridos e entregues à unidade. “Será um grande hospital, uma grande obra e uma referência em saúde pública no Mato Grosso do Sul”, disse o secretário Eduardo Rocha. O governador Reinaldo Azambuja reforça que a entrega do hospital consolida a regionalização da saúde em Mato Grosso do Sul.

O Hospital

Construído em um terreno de 26.466,28m², o prédio de 15.687,00 m² conta com blocos setorizados: Bloco A, Bloco B, Bloco D e os anexos. No bloco A funcionarão os serviços de emergência e urgência, psiquiatria, diagnóstico, tomografia, ressonância magnética, Raio-X e ultrassonografia. A estrutura contará com ambulatórios, leitos, centro cirúrgico, auditório, salas de aulas, laboratórios, esterilização e área técnica dos equipamentos de climatização do centro cirúrgico.

No Bloco B funcionará a farmácia, hemodinâmica, diretoria, coordenação, pediatria, alojamento, enfermaria, isolamento, elevador e escada de acesso para o bloco A e casa de máquinas. No Bloco D serão instaladas a lavanderia, cozinha e vestiários.

O Hospital Regional de Três Lagoas demandou investimento de R$ 56 milhões, sendo R$ 21 milhões do Governo do Estado e o restante do BNDES. A unidade será referência no atendimento de média e alta complexidade para os moradores de Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo e Selvíria e Três Lagoas.

Joilson Francelino, Subcom

Após reunião, Akira cede estrutura física da antiga Escola Rondon para Governo do Estado

0

Escola Estadual “Peri Martins” que passa por uma reforma geral utilizará espaço


O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) recebeu nesta segunda-feira, dia 14 de fevereiro, no gabinete municipal, a visita do coordenador de Ações Governamentais, José Márcio Andrade (Pezão).


A vinda teve como objetivo discutir a cedência da antiga sede da Escola Municipal “Marechal Rondon” ao Governo do Estado para atender a Escola Estadual “Peri Martins”, que passa por uma reforma geral.

Após reunião, Akira cede estrutura física da antiga Escola Rondon para Governo do Estado


Segundo Akira, como a nova sede da Escola Rondon passará a ser utilizada na volta às aulas deste ano, a estrutura da sede antiga localizada no centro da cidade ficará em desuso. “Somos parceiros do Governo do Estado e vamos promover a cedência da escola até os meses de maio / junho para que os alunos possam ser melhor atendidos nesse retorno às aulas”, destacou o prefeito.


Akira lembrou ainda que no ano passado, o município havia cedido pelo período de seis meses a estrutura do Centro de Educação Infantil (CEI) “Vilma Martins e Souza”, no bairro Jardim Santa Luzia, porém, o espaço não chegou a ser utilizado pelos estudantes e sim apenas para atendimento de professores, coordenação e direção escolar.


A Escola Estadual “Peri Martins” atende 700 alunos matriculados entre Ensino Fundamental e Médio.


A reforma iniciada no mês de maio do ano passado compreende nova rede elétrica, adequações de acessibilidade, rede de incêndio, reforma de muro e calçadas, fechamento da quadra de esportes, nova captação de água pluvial, adequação de uma sala de aula para laboratório e reforma da cozinha e banheiros. O investimento é de mais de R$ 3 milhões por parte do Governo do Estado. 

Fotos Assecom Prefeitura de Bataguassu 

Texto: Bianca Lima 

DOF apreende caminhonete carregada com agrotóxico em Anaurilândia

0

O autor disse que comprou os produtos de um homem em Anaurilândia e levaria até a cidade de Palmital (SP), onde possui uma propriedade rural e utilizaria em suas lavouras

O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreendeu neste domingo (13/02), na MS-395, no município de Anaurilândia, uma Toyota/Hilux, de cor branca, transportando agrotóxico contrabandeado do Paraguai. Um homem de 57 anos foi detido.

Os policiais faziam bloqueio na rodovia, entre as cidades de Anaurilândia e Bataguassu, quando abordaram o condutor da caminhonete e em vistoria encontraram diversos galões contendo 200 litros de agrotóxicos além de 75 quilos do material contrabandeado em vários sacos plásticos.

O autor disse que comprou os produtos de um homem em Anaurilândia e levaria até a cidade de Palmital (SP), onde possui uma propriedade rural e utilizaria em suas lavouras.

O homem e os materiais apreendidos avaliados em mais de R$ 210 mil foram encaminhados à Polícia Federal de Dourados. A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Vereador crê que prefeito de Três Lagoas sancione proibição de banheiro multigênero

0

O projeto foi apresentado e votado na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (14), e teve quatro abstenções dos vereadores

Ao Perfil News, na tarde de hoje (14), o vereador Adriano César Rodrigues, (foto) o sargento Rodrigues (DEM), destacou estar contente com a aprovação do projeto de Lei que proíbe banheiro multigênero em Três Lagoas.

O projeto foi apresentado e votado na Câmara Municipal, nesta manhã e teve quatro abstenções dos vereadores.

Vereador crê que prefeito de Três Lagoas sancione proibição de banheiro multigênero

Agora, o projeto segue para sanção ou não do prefeito Angelo Guerreiro.

“Fiquei muito satisfeito e contente. Primeiramente agradecer a Deus e também aos vereadores que entenderam a importância deste projeto, não é um projeto de discriminação, muito menos homofóbico e sim de proteção às crianças e mulheres. Evitar constrangimentos, espero que o prefeito sancione a Lei”, pontuou Rodrigues.

VEJA PROJETO DE LEI NA ÍNTEGRA:

Projeto de Lei, que proíbe a instalação de banheiros “multigênero” no Município de Três Lagoas e dá outras providências.

A CÂMARA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS:

Art. 1º Fica vedada, em espaços públicos ou privados do município de Três Lagoas, com ou sem restrição ao acesso e à circulação, a instalação de banheiros denominados “multigênero”.

§ 1º Consideram-se espaços públicos referidos no art. 1º desta lei:

I – sem restrição ao acesso: os locais de livre circulação, como ruas, avenidas, espaços de lazer e conservação, tais como praças, balneários, parques e assemelhados;

II – com restrição ao acesso e à circulação: os locais que possuem controle de entrada e restrição a determinadas pessoas, como os edifícios públicos, instituições de ensino municipais, hospitais, dentre outros.

§ 2º Consideram-se espaços privados, referidos no art. 1º desta lei, aqueles de propriedade de pessoas físicas ou jurídicas, acessíveis ao público, tais como estabelecimentos comerciais, instituições financeiras, instituições de ensino particulares, shopping centers, dentre outros estabelecimentos.

§ 3º Considera-se “multigênero” o banheiro de uso comum, com base na identidade de gênero, que pode ser usado tanto por homens quanto por mulheres, não direcionado a um público específico.

Art. 2º Os banheiros multigênero em funcionamento anteriormente à entrada em vigor desta lei, deverão ter sua finalidade alterada para banheiro “família”, exceto quando se tratar do único banheiro do estabelecimento e que este seja de uso individual. Parágrafo único. Considera-se “família” o banheiro destinado ao uso de pais com filhos de até dez anos de idade.

Art. 3º O descumprimento ao disposto nesta lei sujeitará o estabelecimento privado infrator às seguintes sanções administrativas:

I – multa de até ——— (UFIM), dobrada em caso de reincidência;

II – suspensão da atividade por cinco dias úteis, sem prejuízo da aplicação da multa, na segunda reincidência; III – cancelamento do alvará de licença, no caso de reincidência infracional reiterada em período inferior a um ano. Art. 4º O descumprimento por estabelecimento público ensejará a abertura de processo administrativo para apuração de responsabilidades. Art. 5º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICATIVA

Comumente associado às pautas reivindicadas pelos movimentos LGBTQIA+, principalmente às causas de gênero, os banheiros multigênero são aqueles em que não há demarcação por gênero.

O presente projeto não trata de nenhuma forma de discriminação homofóbica ou transfóbica, mas da preservação da intimidade, da segurança e da higiene das mulheres, que são muito vulneráveis aos mais variados tipos de violência ou assédio sexual que podem ocorrer nesses ambientes.

No Reino Unido, por exemplo, a instalação de banheiros multigênero vem preocupando autoridades, pois as meninas que estão se sentindo constrangidas, evitam usar o banheiro durante longos períodos, correndo o risco de contraírem alguma infecção. O uso coletivo do banheiro multigênero, tanto por pessoas do sexo masculino, como por pessoas do sexo feminino, além de ser um inconveniente para muitas pessoas, já que gera desconforto para muitos de seus usuários, pode ser também um local de disseminação de doenças, caso não sejam higienizados com frequência, já que os homens fazem as suas necessidades em pé e acabam sujando mais os vasos sanitários.

Além disso, é preciso levar em consideração que esses banheiros chamados multigênero são utilizados por pessoas de várias faixas etárias, de ambos os sexos, o que pode gerar não só o desconforto como insegurança para as usuárias. Não há como impedir que oportunistas frequentem esses locais. Não podemos permitir que esses modismos ideológicos se sobreponham à segurança não só das mulheres como também das nossas crianças.

Akira anuncia implantação de salas de reforço e volta às aulas na nova sede da Escola Municipal “Marechal Rondon”

0

Conforme cronograma da Secretaria Municipal de Educação (Semed), as aulas na rede municipal de ensino devem ser iniciadas na primeira semana do mês de março

Durante a abertura da Jornada Pedagógica 2022 nesta segunda-feira, dia 14 de fevereiro, o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) e a secretária municipal de Educação, Regina Duarte de Barros Dovale anunciaram a implantação de salas de reforço escolar em atendimento aos estudantes da Escola Municipal “Marechal Rondon”. A unidade escolar que atende o maior número de discentes da rede municipal de ensino será transferida para a nova sede localizada no bairro Jardim América I.

Akira anuncia implantação de salas de reforço e volta às aulas na nova sede da Escola Municipal "Marechal Rondon"


Sobre as salas de reforço, Regina explicou que a reabertura das salas é um pedido antigo dos professores regentes para oferecer apoio aos estudantes com dificuldade no ensino e aprendizagem. “Já faz alguns anos que as salas de reforço foram fechadas e decidimos reabri-las. Essa iniciativa da gestão pode não parecer nada muito relevante, mas com certeza irá proporcionar um diferencial para os estudantes, principalmente diante do agravo ocorrido em razão da pandemia da Covid-19, período em que as crianças estiveram sem a vivência escolar, com o estudo remoto”, comentou ela.


Segundo a secretária, na dinâmica escolar, cada turma contará com o apoio de um professor, em ambos os períodos, que farão o acompanhamento dos estudantes com algum tipo de dificuldade no processo escolar. “A ideia é acelerar o que houve de perda em aprendizagem. Os estudantes poderão fazer essa recuperação que por razão da pandemia talvez tenham alguma lacuna, limitação ou dificuldade de aprendizagem ou baixo desempenho”.


NOVA RONDON


No evento, houve ainda a confirmação de que os estudantes da Escola Municipal “Marechal Rondon” estarão de casa nova com a transferência da antiga (rua Odorilho Ferreira, no centro) para a nova sede da Rondon localizada no bairro Jardim América I. “Já estamos na etapa de organização para a mudança da escola. Já iniciamos a etapa de limpeza, instalação de ar condicionado e recebemos parte dos mobiliários para iniciarmos o ano letivo na nova sede”, informou a secretária.


Com área construída de 4.977, 75 m², a nova sede da Escola Municipal “Marechal Rondon” fica na rua Zulmira dos Anjos Costa esquina com a rua Onofra Machado de Souza, e possui 20 salas de aula para alunos do ensino fundamental; 8 salas de aula para educação infantil; portaria, brinquedoteca, playground, pátio coberto, refeitório e cozinha; quadra poliesportiva com arquibancada, laboratório e biblioteca digital; além de banheiros dotados com dispositivos de acessibilidade para servidores e alunos.

Akira anuncia implantação de salas de reforço e volta às aulas na nova sede da Escola Municipal "Marechal Rondon"


O bloco da secretaria da escola, por sua vez, contará com hall de entrada, recepção, secretaria, arquivo, copa, sala dos professores, sala para coordenadores de ensino fundamental; sala para coordenadores de educação infantil, diretoria e banheiros acessíveis. Mais de R$ 5 milhões em recursos próprios foram destinados para a execução da obra.


Unidade escolar municipal que atende o maior número de estudantes no município (em torno de 1.300 estudantes matriculados entre períodos da manhã e tarde), a Escola Municipal Marechal Rondon foi criada em 11 de fevereiro de 1967 e tem 55 anos de fundação. “Nosso objetivo é oferecer uma melhor estrutura para o atendimento dos estudantes. A nova sede possui um melhor espaço físico, salas maiores, melhor iluminação e ventilação”, frisou o prefeito Akira.


Conforme cronograma da Secretaria Municipal de Educação (Semed), as aulas na rede municipal de ensino devem ser iniciadas na primeira semana do mês de março.

Foto Assecom Prefeitura de Bataguassu 

Texto: Bianca Lima 

Justiça absolve acusado de matar namorada durante perseguição em Eldorado

0

Perin e Rayanne eram namorados, mas estavam brigados no dia do crime

Hugo Henrique Perin, 26 anos, foi absolvido do crime de homicídio qualificado pelo feminicídio contra Rayanne Dias Moreira, morta aos 21 anos.

A decisão foi dada pelo juiz Vinícius Aguiar Milani, da Vara Única de Eldorado, se baseando em pontos duvidosos na denúncia contra o rapaz, conforme divulgou o Campo Grande News.

O caso aconteceu na noite do dia 25 de janeiro de 2019, no cruzamento da Avenida Brasil com a Rua Iguatemi, no Centro da cidade.  Perin foi absolvido no dia 13 de janeiro deste ano. O processo tramitou em segredo de justiça, e a sentença foi divulgada apenas nesta segunda-feira (14).

Perin e Rayanne eram namorados, mas estavam brigados. Naquela noite, a moça, de motocicleta, começou a persegui-lo quando percebeu que ele estava no carro com outra mulher.

Perin confirmou que teria “lançado” o carro por algumas vezes na vítima, durante o trajeto, e até percebeu quando a moto caiu, mas não notou que Rayanne estava sendo arrastada.

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) alegou que, para despistá-la, Perin transitou em alta velocidade, chegando a bater no carro de outra pessoa. No fim, o carro dele se chocou com a moto de Rayanne, que foi arrastada e teve a cabeça esmagada

Porém, o juiz não encontrou indícios suficientes que apontassem o dolo.

Na decisão, o magistrado conclui: “O processo penal não autoriza conclusões condenatórias baseadas somente em suposições ou indícios. Por restar dúvidas da autoria e do grau de responsabilidade no caso, Perin foi absolvido. –

Notificados – Proprietários de terrenos e imóveis sujos tem 15 dias para realizar a limpeza das áreas

0

As notificações tem como objetivo melhorar o bem-estar da população, evitando com antecedência a proliferação do mosquito Aedes Aegypti

A Prefeitura de Três Lagoas publicou na edição desta segunda-feira (14) do Diário Oficial dos Municípios uma notificação aos proprietários de terrenos e lotes ocupados com entulhos, lixo e vegetação daninha, para que estes realizem a limpeza das áreas em um prazo de 15 dias corridos, sob pena de aplicação de multa de 1% do valor venal.

As notificações tem como objetivo melhorar o bem-estar da população, evitando com antecedência a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. De acordo com o Parecer Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, elaborado no dia 04 de fevereiro, Três Lagoas se encontra em situação de alerta, o que se enquadra em “iminência de ocorrência de surto ou epidemia” de dengue.

Além de contribuir para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika, Chikungunya,  as áreas irregulares favorecem também a criação de animais peçonhentos que podem causar danos irreversíveis a todos os Munícipes.

De acordo com a publicação, os notificados devem realizar a limpeza dos terrenos, realizar o descarte adequado de lixo orgânico e entulhos de construção civil, bem como, manter os lotes vagos em boas condições de higiene e limpeza.

Aqueles que não atenderem às normas do Decreto no prazo de 15 dias, vão receber a aplicação de multa de 1% do valor venal, além disso a Prefeitura irá executar a limpeza dos imóveis e, nos casos mais alarmantes, a taxa do serviço será repassada aos proprietários das áreas. Vale salientar que os donos dos terrenos ou imóveis devem oferecer condições de acesso para que o município realize o trabalho, sob pena de agravamento das multas.

CONFIRA A LISTA DOS PROPRIETÁRIOS NOTIFICADOS CLICANDO AQUI.

SEDECT de Três Lagoas divulga primeiro Boletim Economia Local

0

Os dados levantados e divulgados na primeira edição do boletim mostram que o volume de exportações do Município – SH2 gerou uma movimentação de US$146.353.329

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT) de Três Lagoas divulgou nesta segunda-feira (14) a primeira edição do Boletim da Economia Local, que traz dados sobre a atividade empresarial no Município, exportações, geração de empregos e inflação.

De acordo com o secretário da Pasta, José Aparecido de Moraes, a divulgação do documento tem como objetivo informar os empresários e moradores de Três Lagoas sobre o desenvolvimento da cidade e, principalmente, servir como referência para as novas empresas que queiram vir se instalar no município.

De acordo com o documento, atualmente Três Lagoas conta com mais de 13 mil empresas ativas, sendo que 50,2% deste montante são de microempreendedores individuais (MEI), 30,7% são de Microempreendedores (ME), 5,54% de empresas do pequeno porte (EPP) e 13,47% são de empresas de grande porte e multinacionais.

Os dados levantados e divulgados na primeira edição do boletim mostram que o volume de exportações do Município – SH2 gerou uma movimentação de US$146.353.329, sendo que os principais materiais enviados de Três Lagoas para fora do Brasil são a celulose, seguida de soja – esmagada, farelo e ração animal. Em terceiro lugar aparecem as gorduras e óleos vegetais.

Para ter acesso ao documento, CLIQUE AQUI.

Jornada Pedagógica 2022 reúne profissionais da educação em Bataguassu

0

Durante a abertura da solenidade, a secretária municipal de Educação, Regina Duarte de Barros Dovale desejou boas vindas aos profissionais

A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta segunda-feira, dia 14 de fevereiro, a abertura da Jornada Pedagógica 2022. Com o tema “É preciso repensar, replanejar, reinventar – Educando para um novo tempo”, o evento realizado no Clube da Melhor Idade e que inicia oficialmente o calendário escolar do ano contou com a presença de mais de 200 profissionais ligados à rede municipal de ensino.


Durante a abertura da solenidade, a secretária municipal de Educação, Regina Duarte de Barros Dovale desejou boas vindas aos profissionais e destacou que a Jornada Pedagógica marca o início do ano letivo e é um momento de acolhida dos profissionais, de estudos e, sobretudo, de planejamento escolar.

Jornada Pedagógica 2022 reúne profissionais da educação em Bataguassu


Regina disse que apesar das dificuldades em razão da pandemia da Covid-19, a expectativa é que as aulas sejam retomadas no início do mês de março. “Nós estamos iniciando mais um ano letivo e essa etapa de preparação, de planejamento é de extrema importância. Nosso objetivo continua sendo oferecer uma melhor qualidade no ensino além de garantir que o professor tenha bagagem e aperfeiçoamento. Desejo um ano de muito trabalho e sucesso a todos”.


Em seu pronunciamento, o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) também comentou sobre as dificuldades no âmbito escolar provocadas pela pandemia da Covid-19, que culminou com a suspensão das aulas presenciais nos últimos anos. “Agora que voltaremos, precisamos do empenho de todos vocês para que nós possamos recuperar o tempo perdido. A administração municipal é parceira de todos e estamos a disposição. Acredito que com dedicação seremos vitoriosos”, reforçou o prefeito.


Akira ainda anunciou aos presentes que a atual gestão cumprirá com o piso nacional dos professores, tema já discutido em reunião com o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted). “Vale destacar também que nossa administração já concedeu 8,44% de reajuste salarial que entrará em vigor a partir deste mês de fevereiro e outros 4,52% de reposição já concedidos sobre os salários de janeiro referente ao ano de 2021, chegando ao total de 12,96% de reajuste”, lembrou o prefeito.


Na programação, houve apresentação da cantora Aline Costa e um momento de reflexão a cargo da palestrante motivacional e coach Edi Novais e na sequência a palestra “É preciso Repensar, Replanejar e Reinventar. Educando para um novo tempo!”, ministrada pela palestrante Edi Novais.

Jornada Pedagógica 2022 reúne profissionais da educação em Bataguassu


No período da tarde, das 13h30 às 17h30 (horário de Brasília), haverá dois momentos de formação: a primeira no Clube da Melhor Idade como parte do “Programa MS Alfabetiza” ministrada pela Assessora Técnica Pedagógica de Formação Continuada e Tecnológica da Secretaria Municipal de Educação, Maria Aparecida da Costa Mateini.


No mesmo horário, na CEINF “Prefeito Ênio Martins”, haverá formação com os professores de Educação Física, Arte e Educação Infantil das turmas do berçário, maternal I; maternal II com o sargento do Corpo de Bombeiros, Manolo Perez Dias, com o tema “Primeiros Socorros”.


A Jornada Pedagógica 2022 prossegue até dia 18 de fevereiro.
Estiveram presentes no evento, a secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo além de demais representantes da Secretaria Municipal de Educação.


Confira a programação completa


Dia 15 de fevereiro
Das 8 às 12 horas (horário de Brasília) – Formação com o Tema “Avaliação Diagnóstica e Sondagem” com a Assessora Técnica Pedagógica de Formação Continuada e Tecnológica da Secretaria Municipal de Educação Maria Aparecida da Costa Mateini – Graduação em Pedagogia e Letras; Especialização em Alfabetização e Educação Infantil, no Clube da Melhor Idade;


Das 13h30 às 17h30 (horário de Brasília) – “Oficina de Práticas de Avaliação” com a Assessora Técnica Pedagógica de Formação Continuada e Tecnológica da Secretaria Municipal de Educação Maria Aparecida da Costa Mateini – Graduação em Pedagogia e Letras; Especialização em Alfabetização e Educação Infantil.


Dia 16 de fevereiro

Programação com encontros nas unidades escolares.


Dia 17 de fevereiro

Das 8 às 12 horas (horário de Brasília) – Palestra: “Gestão de sala de Aula” com Alelis Izabel de Oliveira Gomes – Com Graduação em Pedagogia e com Graduação de Licenciatura em História; Pós Graduação (Lato Sensu) em Metodologia do Ensino e Pós Graduação em Metodologia do Ensino Superior, no Clube da Melhor Idade;
Das 13h30 às 17h30 (horário de Brasília) – Palestra “Habilidades Socioemocionais” com Cristiane Valdez Albuquerque – Formação: Pedagogia e Psicologia; Neuropsicopedagoga e Neuropsicóloga; MBA em Coaching; MBA em Neurociência e Psicologia Positiva no Desenvolvimento Humano.


Dia 18 de fevereiro

Das 8 às 12 horas (horário de Brasília) – Formação com Secretários Escolares, membros do CME – Conselho Municipal de Educação e Gestores Escolares com o tema “Inspeção Escolar” com Ilka Toledo Cândido – Graduação em Pedagogia e Expertise em Inspeção Escolar, no Clube da Melhor Idade;


Das 13h30 às 15h30 (horário de Brasília) – Formação com Gestores Escolares com o tema “Gestão Escolar” com Alelis Izabel de Oliveira Gomes – Com Graduação em Pedagogia e com Graduação de Licenciatura em História; Pós Graduação (Lato Sensu) em Metodologia do Ensino e Pós Graduação em Metodologia do Ensino Superior.

Fotos: Assecom Prefeitura de Bataguassu

Texto: Bianca Lima 

Com foco em cuidar de crianças e mulheres, projeto que proíbe banheiro multigênero é aprovado em Três Lagoas

0

Projeto foi votado hoje e teve quatro abstenções

O projeto de Lei que proíbe banheiro multigênero em Três Lagoas, do vereador Adriano César Rodrigues, o sargento Rodrigues (DEM), foi apresentado e votado na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (14).

O projeto foi aprovado e teve quatro abstenções dos vereadores.

Antes do projeto ser apresentado, Rodrigues concedeu entrevista ao Perfil News e explicou detalhes sobre a ideia, que se tornou polêmica em todo o país, após uma rede de fast-food colocar placas nos sanitários, no interior de SP.

“Sou do lado da família e da proteção das mulheres e das crianças. O projeto é bem tranquilo e bom. A ideia é proteger nossas mulheres e crianças de possíveis constrangimentos com o banheiro multigênero”, destacou, defendendo que a ideia não é criar polêmica e nem discriminação.

Pai e marido, ele pontuou a sua preocupação e destacou que espera que o projeto seja votado e aprovado sem debates.

“Tenho filhas e esposas, tô criando esse projeto para blindar de constrangimentos as famílias três lagoenses, para amanhã ou depois não estar todo mundo usando mesmo projeto. Não é um projeto homofóbico e nem de constrangimento, é sim um projeto que protege crianças e mulheres”, complementou.

VEJA PROJETO DE LEI NA ÍNTEGRA:

Projeto de Lei, que proíbe a instalação de banheiros “multigênero” no Município de Três Lagoas e dá outras providências.

A CÂMARA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS:

Art. 1º Fica vedada, em espaços públicos ou privados do município de Três Lagoas, com ou sem restrição ao acesso e à circulação, a instalação de banheiros denominados “multigênero”.

§ 1º Consideram-se espaços públicos referidos no art. 1º desta lei:

I – sem restrição ao acesso: os locais de livre circulação, como ruas, avenidas, espaços de lazer e conservação, tais como praças, balneários, parques e assemelhados;

II – com restrição ao acesso e à circulação: os locais que possuem controle de entrada e restrição a determinadas pessoas, como os edifícios públicos, instituições de ensino municipais, hospitais, dentre outros.

§ 2º Consideram-se espaços privados, referidos no art. 1º desta lei, aqueles de propriedade de pessoas físicas ou jurídicas, acessíveis ao público, tais como estabelecimentos comerciais, instituições financeiras, instituições de ensino particulares, shopping centers, dentre outros estabelecimentos.

§ 3º Considera-se “multigênero” o banheiro de uso comum, com base na identidade de gênero, que pode ser usado tanto por homens quanto por mulheres, não direcionado a um público específico.

Art. 2º Os banheiros multigênero em funcionamento anteriormente à entrada em vigor desta lei, deverão ter sua finalidade alterada para banheiro “família”, exceto quando se tratar do único banheiro do estabelecimento e que este seja de uso individual. Parágrafo único. Considera-se “família” o banheiro destinado ao uso de pais com filhos de até dez anos de idade.

Art. 3º O descumprimento ao disposto nesta lei sujeitará o estabelecimento privado infrator às seguintes sanções administrativas:

I – multa de até ——— (UFIM), dobrada em caso de reincidência;

II – suspensão da atividade por cinco dias úteis, sem prejuízo da aplicação da multa, na segunda reincidência; III – cancelamento do alvará de licença, no caso de reincidência infracional reiterada em período inferior a um ano. Art. 4º O descumprimento por estabelecimento público ensejará a abertura de processo administrativo para apuração de responsabilidades. Art. 5º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICATIVA

Comumente associado às pautas reivindicadas pelos movimentos LGBTQIA+, principalmente às causas de gênero, os banheiros multigênero são aqueles em que não há demarcação por gênero.

O presente projeto não trata de nenhuma forma de discriminação homofóbica ou transfóbica, mas da preservação da intimidade, da segurança e da higiene das mulheres, que são muito vulneráveis aos mais variados tipos de violência ou assédio sexual que podem ocorrer nesses ambientes.

No Reino Unido, por exemplo, a instalação de banheiros multigênero vem preocupando autoridades, pois as meninas que estão se sentindo constrangidas, evitam usar o banheiro durante longos períodos, correndo o risco de contraírem alguma infecção. O uso coletivo do banheiro multigênero, tanto por pessoas do sexo masculino, como por pessoas do sexo feminino, além de ser um inconveniente para muitas pessoas, já que gera desconforto para muitos de seus usuários, pode ser também um local de disseminação de doenças, caso não sejam higienizados com frequência, já que os homens fazem as suas necessidades em pé e acabam sujando mais os vasos sanitários.

Além disso, é preciso levar em consideração que esses banheiros chamados multigênero são utilizados por pessoas de várias faixas etárias, de ambos os sexos, o que pode gerar não só o desconforto como insegurança para as usuárias. Não há como impedir que oportunistas frequentem esses locais. Não podemos permitir que esses modismos ideológicos se sobreponham à segurança não só das mulheres como também das nossas crianças.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.