Três Lagoas é a 2ª cidade do Estado com mais novos casos, atrás apenas de Campo Grande
Nesta segunda-feira (14), boletim Covid divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde confirma 1.293 novas infecções pela doença.
Lideram a lista de municípios com mais casos, Campo Grande (521), Três Lagoas (517), Maracaju (47), Rio Brilhante (29) e Chapadão do Sul (25).
Com a atualização, a média móvel indica confirmação diária de 2.999 casos na última semana.
Nas últimas 24 horas também foram registradas 12 mortes por complicações da doença no Estado. Os últimos óbitos são de sul-mato-grossenses com idades entre 40 a 91 anos, que residiam em Campo Grande (6), Três Lagoas (1), Maracaju (1), Brasilândia (1), Dois Irmãos do Buriti (1), Coxim (1) e Sidrolândia (1). A média móvel está em 15,9, e o total de óbitos desde o início da pandemia no Estado está em 10.102.
O boletim indica que existem 19.503 pessoas positivadas em isolamento domiciliar, e outras 399 internadas em unidades hospitalares. São 225 ocupando leitos clínicos e 174 em leitos de UTI.
Nesta segunda-feira, mais uma macrorregião atingiu 100% de ocupação. Além de Dourados com 104%, Corumbá também está com 100%, seguidas de Campo Grande com 94% e Três Lagoas com 76%.
Rei do futebol tranquilizou fãs com mensagem nas redes sociais
O tricampeão mundial Pelé está de volta ao hospital Albert Einstein, em São Paulo, para seguir em tratamento contra um tumor de cólon. O próprio Rei do Futebol falou da nova internação na noite deste domingo (13), em publicação nas redes sociais. Pelé agradeceu o carinho dos fãs e mencionou, em tom humorado, que estava assistiria à final da à final da liga de futebol americano nos Estados Unidos (NFL), apesar da ausência de seu amigo Tom Brady – o quarterback anunciou sua aposentadoria recentemente.
Em setembro do ano passado, o Atleta do Século, de 81 anos, passou por uma cirurgia para retirada de um tumor no cólon, descoberto após exames de rotina. Em 8 de dezembro, o ex-jogador do Santos e da seleção brasileira, retornou ao Albert Einstein para realizar as últimas sessões de quimioterapia de 2021. Após intervalo para as festas de fim de ano, Pelé retomou as idas ao hospital em janeiro, para seguir o tratamento.
Vizinhos brigaram por conta de água e PM foi acionada
Neste domingo (13), a Polícia Militar foi informada sobre uma briga de vizinhos no assentamento Avaré, localizado a cerca de 85 km de distância da cidade de Ribas do Rio Pardo.
Diante das informações, os policiais foram até o local e constataram que dois assentados tinham discuto sobre o pagamento de conta de água.
Na ocasião, R.N (32) começou a agredir com socos o senhor V.N (55), que utilizou de uma enxada para se defender.
Quando a viatura PM chegou no local, a briga já havia terminado, estando os dois envolvidos com leves ferimentos.
Diante da denúncia de que o envolvido R.N (32) estaria armado, foi realizada intensa busca no lote do assentado, sendo encontrado uma moto desmontada, que tinha sido furtada em Campo Grande no ano de 2016,
Além disso, foi encontrado ainda um simulacro de arma de fogo escondido dentro da casa e uma “paradinha” de maconha.
O autor disse que a moto havia sido deixada lá pelo seu sogro e que ele não sabia que era furtada.
Ele também negou ter utilizado o simulacro de arma de fogo para ameaça e que aquele objeto era apenas de brinquedo.
Diante dos fatos, ambos foram conduzidos à delegacia, sendo que R.N (32) conduzido por receptação, lesão corporal doloso e portar drogas para consumo.
Agressor disse que era amigo de policiais e que não ficaria preso para sempre
No último sábado (12), homem de 25 anos, suspeito de descumprir medidas protetivas e de ameaçar a ex-companheira, foi preso m Ribas do Rio Pardo
Segundo apurado, a vítima está separada do suspeito há aproximadamente 5 meses.
Desde então, por não aceitar o término do relacionamento, o suspeito vem, supostamente, ameaçando a ex-companheira, além de praticar violência psicológica de forma reiterada.
Conforme relatado pela vítima, além das ameaças, o suspeito chegou, inclusive, a botar fogo em suas roupas.
Não vendo outra saída, a vítima registrou boletim de ocorrência e requereu medidas protetivas de urgência, sendo o pedido concedido pela Justiça.
Mesmo com decisão judicial plenamente vigente, o agressor continuou perseguindo a ex-companheira, dizendo que “tinha amizade com os policiais e que não seria preso”.
Na data, o suspeito teria dito à vítima que, caso não terminasse o atual namoro, ele “resolveria do seu jeito”.
Não bastasse isso, durante toda a madrugada, o suspeito teria mandado diversas mensagens à vítima, via WhatsApp, dizendo que se não voltasse para ele até às 21h, “moveria os seus pauzinhos”.
Logo após as últimas ameaças, a equipe do S.I.G. realizou diligências e encontrou o homem no Bairro Nossa Senhora da Conceição.
Já na Delegacia, o suspeito teria dito na frente dos policiais que “cadeia não dura para sempre e que pegaria o atual namorado da vítima”, que seria seu colega de trabalho.
Em razão dos fatos, ele recebeu voz de prisão, suspeito de praticar os crimes de descumprimento de medidas protetivas de urgência e ameaça, e ficará à disposição da Justiça.
Defesa do suspeito informou que vai se pronunciar em breve
O suspeito de matar um torcedor palmeirense em briga após a final do Mundial de Clubes, neste sábado (12), se entregou à polícia depois que a Justiça decretou, neste domingo (13), a prisão preventiva dele.
O crime aconteceu em um condomínio em São José do Rio Preto, interior de São Paulo.
Conforme o G1, o suspeito é o corintiano Emerson Ricardo Fiamenghi, gerente administrativo e financeiro de uma empresa e síndico do prédio onde a vítima morava.
Ao site, a defesa de Emerson informou que vai se pronunciar em breve.
Fiança de R$ 5 mil quando vítima estava viva
Emerson chegou a ser preso em flagrante, ainda no sábado, pagou fiança de R$ 5 mil e foi liberado, já que o caso foi inicialmente registrado como lesão corporal de natureza grave. Naquele momento, Celso ainda estava vivo.
Após a morte da vítima no hospital, a Justiça decretou a prisão preventiva do suspeito.
O corpo de Celso foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) e está sendo velado na manhã desta segunda-feira (14). De acordo com a funerária, em seguida ele será cremado.
Produtores da região Leste encerraram o ano com 218,9 toneladas de mel produzidas, o que gerou receita bruta de R$ 4,263 milhões
Apicultores de Três Lagoas e região, apoiados pelo Programa Colmeias da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, encerraram o ano de 2021 com uma produção de 218,9 toneladas de mel, 32% a mais em comparação a 2020. Com isso, o programa registrou uma receita bruta estimada em R$ 4,263 milhões, contra R$ 2,970 milhões em 2020, o que equivale a um incremento de 43,5%.
O resultado se deve a dois fatores: aumento do número de apicultores apoiados pelo projeto e boa produtividade registrada na região. Entre os produtores do Colmeias, a produtividade chegou a 36 quilos de mel por colmeia, 100% a mais que a média nacional, que foi de 18 kg/colmeia, conforme dados da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).
“É gratificante observar a evolução dos apicultores do Colmeias em Mato Grosso do Sul. A cada ano, eles vêm melhorando a produtividade e, com isso, ampliando o mercado e reforçando a renda familiar. Para nós da Suzano, apoiar a apicultura vai além da geração de trabalho no campo, é apoiar o Meio Ambiente. As abelhas são de imensa importância tanto para a conservação da biodiversidade quanto para a produção de alimentos. Ao viabilizar que colmeias sejam instaladas nas nossas unidades florestais, estamos colaborando para o repovoamento dessas abelhas nessas regiões e, consequentemente, para o equilíbrio ambiental e a segurança alimentar de todos”, ressalta Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul.
O programa atende a 192 apicultores de seis associações e uma cooperativa, um crescimento de 13% no número de participantes em comparação a 2020, o que fez com que a região Leste se consolidasse como importante produtora de mel em Mato Grosso do Sul. Hoje, 22,4% do mel produzido no Estado é do Bolsão, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Fabio Vicente de Lima é apicultor há 14 anos e faz parte do Colmeias desde que o programa foi implantado em Três Lagoas. Com 120 colmeias, ele chegou a produzir cerca de 2.700 quilos de mel em 2021. A meta para este ano é produzir o dobro. Segundo Lima, a parceria do Colmeias é essencial para o desenvolvimento da região. “Se não fosse o Colmeias não teríamos um lugar para colocar nossas abelhas, nem eu, nem meus companheiros. É um jeito bom para aproveitarmos a floresta em harmonia com a equipe da Suzano”, ressalta.
Programa Colmeias
O Colmeias visa promover o desenvolvimento social e a geração de renda nas comunidades vizinhas à Suzano. Por meio dele, apicultores recebem orientações técnicas para o melhoramento do manejo das abelhas, gestão e o beneficiamento do mel. A consultoria técnica é fornecida por empresa especializada, contratada pela Suzano.
Além disso, a empresa sede seus plantios de eucalipto como pasto apícola, o que beneficia na produção das abelhas e na qualidade do mel. Hoje, são cerca de 150,8 mil hectares destinados à pastos apícolas em Mato Grosso do Sul.
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br.
A prova mais elementar disso é o seu resultado concreto: após seis meses de atividade, não foi capaz de produzir uma única acusação que pudesse ficar de pé do ponto de vista judicial
Por J.R. Guzzo
Como é que pode? Durante seis meses inteiros, dia após dia, sem parar, a população brasileira foi informada que o presente governo federal tinha sido destruído por uma explosão termonuclear e que estava nos últimos frangalhos. Quem ficou dizendo isso?
A esquerda em peso, em primeiro lugar – o PT, as classes intelectuais, o padre. A imprensa repetia exatamente a mesma coisa, numa espécie de ataque de nervos permanente; na verdade, ninguém repetiu isso mais do que os jornalistas. Os “analistas políticos” que aparecem nas mesas redondas do rádio e da televisão depois do horário nobre completavam o serviço.
Nunca nenhum deles teve a menor dúvida. Adeus, governo – com essa CPI da Covid, que montamos aí no Senado para revelar ao Brasil e ao mundo os crimes contra a humanidade praticados pelo presidente Jair Bolsonaro, por seus três filhos e pelo ministro Pazuello, e quem mais passasse pela frente com cara de “negacionista”, vocês morreram. Se era assim, com tanta certeza, então por que não aconteceu absolutamente nada disso e o governo continua hoje no mesmíssimo lugar em que estava quando começou? Muito simples: porque esta foi a maior mentira que já quiseram socar em cima do Brasil nos últimos três anos, maior que os 130 “pedidos de impeachment” apresentados contra o presidente da República até agora com resultado 100% nulo, a “raspadinha” e o resto da palhaçada que passa por atividade de “oposição” no Brasil de hoje.
Testemunhas foram humilhadas, insultadas e ameaçadas de “prisão”
Mais de três meses depois do seu encerramento, ninguém dá mais um pio sobre “a CPI”. Se era uma coisa tão essencial, por que sumiu desse jeito? Porque, antes de tudo, nunca existiu. Não foi em nenhum momento uma investigação com um mínimo de seriedade; foi uma trapaça integral o tempo inteirinho. A CPI, na verdade, já nasceu morta, porque nunca teve a intenção de apurar coisa nenhuma; quis apenas servir aos interesses pessoais dos seus organizadores e “derrubar” o governo. Foi pretencioso? Muito, tanto que não derrubou nem o porteiro do Palácio do Planalto.
Mas foi exatamente o que aconteceu, num país onde a hipocrisia é a regra número um para a ação política, e o Senado Federal, para não falar da Câmara dos Deputados, é controlado em larga extensão por gangues de malfeitores agressivos e impunes. Continuou morta durante os 5 meses e 29 dias em que durou – depois dos seus três meses legais de prazo, foi ressuscitada e mantida em vida artificial com aparelhos por mais três. Nem foi enterrada depois de acabar, porque não havia nada para enterrar. Como poderia ter sido diferente? O presidente da comissão estava envolvido até o talo em investigações de corrupção feitas pela Polícia Federal na área da saúde, justamente da saúde, em Manaus; sua mulher e os irmãos chegaram a ir para a cadeia. O relator é o proprietário de um dos prontuários policiais mais extensos de Brasília. Havia mais um, o mais esquisito, que ficava gritando o tempo todo; era, aliás, um dos que deixavam os jornalistas em estado de graça. O público olhava para aquilo e pensava: o que está acontecendo com esse homem? (Os psiquiatras descrevem comportamentos parecidos ao dele como sendo acessos de histeria; vai saber.) É claro que uma comissão operada por pessoas assim vai funcionar como uma usina de processamento de lixo; entra lixo de um lado, sai lixo do outro.
A prova mais elementar disso é o resultado concreto da CPI do Senado: após seis meses de atividade, não foi capaz de produzir uma única – nem uma – acusação que pudesse ficar de pé do ponto de vista judicial, nem contra o alvo principal, o presidente Jair Bolsonaro, nem contra ninguém. Só isso, e mais nada, já mostra o tamanho do escândalo: como você passa todo esse tempo fazendo um inquérito publico imenso, sem limites de tempo, de meios técnicos ou de despesa, e no fim não apresenta o mais miserável indício contra nenhum dos acusados? O presidente, depois de 1.279 páginas de desvario escrito, foi acusado pela CPI de nada menos do que nove crimes diferentes. Hoje, três meses depois, ainda não foi acusado judicialmente de nada; é como se toda essa baderna nunca tivesse existido. Não foi só ele. Ao todo, pelas contas disponíveis, nada menos do que 78 pessoas foram acusadas de alguma coisa pelos senadores, sempre de forma grosseira, amadora e irresponsável; nenhuma dessas acusações resultou em qualquer processo, penal ou de qualquer outro tipo, em lugar nenhum, nem na comarca mais ordinária deste país. Foram quebrados 250 sigilos; não se descobriu nada que pudesse incriminar alguém. Apresentaram mais de 1.500 requerimentos, aprovaram mais de 1.000. Fizeram quase 400 horas de interrogatório. Tudo isso, somado, resultou em três vezes zero.
À certa altura, criaram o crime de “cloroquina”; é lógico que não se conseguiu denunciar nenhum réu na Justiça
Os senadores fizeram de tudo no picadeiro do seu circo. Testemunhas foram humilhadas, insultadas e ameaçadas de “prisão”. Advogados das vítimas foram desrespeitados em seus direitos legais – um, aliás, foi alvo de piadinhas ofensivas do senador que interrogava seu cliente. (Quando reclamou, o senador ameaçou chamar a polícia.) Durante o tempo todo, do primeiro ao último dia da CPI, houve uma agressão serial à democracia, às leis e aos direitos individuais das pessoas chamadas a depor. Foram feitas, aos gritos, denúncias de corrupção – sem jamais se demostrar o pagamento de propina nenhuma, em dinheiro ou em qualquer outra forma. Sequer se concretizou, por sinal, a compra e venda de alguma coisa. Exigiram a presença em Brasília, com a única intenção de ofender e tirar proveito pessoal, um empresário que não tem absolutamente nada a ver com qualquer questão de saúde, muito menos de vacina e Covid. Tudo o que ele faz é ser um seguidor público do presidente Jair Bolsonaro e vestir-se de verde e amarelo. À certa altura, criaram o crime de “cloroquina”; é lógico que não se conseguiu denunciar nenhum réu na Justiça, pois este crime simplesmente não existe no Código Penal Brasileiro ou em qualquer outra lei deste país. No seu ponto extremo de vigarice, e de puro e simples assalto a dinheiro do erário, montaram uma “viagem oficial” a Haia – isso mesmo, Haia, na Holanda – para “denunciar” o governo perante a Corte Internacional de Justiça. O tribunal nem se deu ao trabalho de recebe-los pessoalmente. O relatório? Você pagou tudo: viajaram, dormiram, comeram e beberam às suas custas. Está na cara que não passaram da porta do tribunal.
Nada disso, no fundo, chega a impressionar, no bas-fond político sem fim de Brasília; já se viu isso muitas vezes no passado, e vai se ver de novo. Trapaceiros profissionais se organizam o tempo todo em suas quadrilhas no Senado, Câmara e vizinhanças, atrás de lucro material, propósitos políticos e vítimas que podem explorar sem correr risco nenhum. O realmente extraordinário, nesse episódio da CPI da Covid, foi o espírito de colaboração da imprensa para servir aos vigaristas. Poucas vezes se viu nesse país tanto jornalista aceitar com tanta pressa, e tanto entusiasmo, ser feito de palhaço de forma tão extrema pelos senadores. Não estavam trabalhando em seus veículos; estiveram trabalhando todos os dias, durante seis meses seguidos, como serviçais amestrados dos três cidadãos que operavam a CPI. Publica isso. Sim senhor. Publica aquilo. Sim senhor. Vem cá. Faz isso. Filma eu. Sim senhor, sim senhor e sim senhor. Foi um escândalo completo: poucas vezes a mídia tratou com tanto desprezo o seu próprio público. A CPI, convenceram-se os comunicadores, iria acabar, enfim, com o governo Bolsonaro; seria o ideal, no seu modo de ver as coisas, para trocar de presidente sem ter de ganhar as eleições de 2022. Não deu, no fim. Mas foi uma aula, melhor que qualquer outra em memória recente, sobre a qualidade da informação que a população brasileira está recebendo dos seus meios de comunicação. É esse o nível. É isso o que você lê, ouve e vê.
Menino teria se apossado de trator sem autorização dos pais
Policiais Civis da Delegacia de Nova Andradina investigam a morte de um menino de 11 anos, na manhã de sábado (12).
Segundo preliminarmente apurado, a criança teria se apossado do trator da Fazenda, sem que houvesse consentimento dos responsáveis.
Na condução do trator, acoplado a uma roçadeira mecânica, a vítima teria perdido o controle, quando acabou arremessada para fora e, o equipamento acabou passando por cima dela, causando ferimento que o levou a óbito.
O fato foi registrado como morte a esclarecer, e foi realizado exame pericial pela Perícia Criminal de Nova Andradina, sendo o corpo encaminhado ao IML de Dourados.
No ano de 2020 foram contabilizados, durante os doze meses, nove óbitos em acidentes nas vias da cidade. Neste ano, uma morte já foi registrada no Município, no dia 22/01
Foram registrados de janeiro a dezembro do ano passado seis mortes no perímetro urbano de Três Lagoas, o número é 33% menor comparado ao mesmo período de 2020, segundo dados da Diretoria de Trânsito da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA).
No ano de 2020 foram contabilizados, durante os doze meses, nove óbitos em acidentes nas vias da cidade. Neste ano, uma morte já foi registrada no Município, no dia 22/01.
De acordo com Edgard Wegner, Autoridade Municipal de Trânsito, a queda é baseada em três fatores que são os pilares do trabalho realizado pela Diretoria.
“Os três pilares do trânsito são: engenharia – responsável pelas sinalizações, pinturas e etc; educação – pela conscientização da sociedade e a fiscalização – de forma repressiva abordando, orientando e notificando os infratores”, explicou a Autoridade.
PLANO PARA REDUÇÃO DE MORTES NO TRÂNSITO
No fim do ano passado, no mês de dezembro, o Estado assinou o Termo de Compromisso e participação no PNATRANS (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito) que tem como desafio implementado reduzir pela metade o número de mortos no trânsito, seja em vias urbanas ou rodovias, em todo o País no período de uma década, salvando 86 mil vidas de acidentes.
AÇÕES TRÊS LAGOAS
Na próxima semana, a Diretoria de Trânsito voltará com as reuniões do GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito) para intensificar meios de promover a segurança viária no Município.
Energia produzida pelo esterco de porcos daria para iluminar cidade de 5,5 mil habitantes
Imagine produzir carne suína de alta qualidade, reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera e ainda gerar a sua própria energia elétrica. Pois isso já é realidade na suinocultura de Mato Grosso do Sul, onde granjas já transformam o gás metano de dejetos de suínos em energia elétrica. A ideia de aliar sustentabilidade à produção de suínos sul-mato-grossense é fomentada pelo Governo do Estado, por meio do subprograma Leitão Vida, administrado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). E mais: a iniciativa reforça a estratégia do Governo de conseguir se tornar Estado Carbono Neutro até 2030.
Em Mato Grosso do Sul, das 250 granjas cadastradas no subprograma Leitão Vida, do Governo do Estado, 110 possuem biodigestores que evitam a liberação do gás metano produzido pelos animais na natureza. Mas a novidade é que 29 propriedades já transformam este biogás em energia elétrica por meio de queima, gerando mais 12,3 milhões de quilowatts/hora por ano. Isso daria para abastecer uma cidade com pouco mais de 5 mil habitantes durante um ano. As demais evitam que o metano seja liberado na natureza.
Apostando na pegada do Carbono Neutro e nas metas do Governo do Estado de atingir esta certificação até 2030, a Semagro deve ampliar as ações de fomento dentro da atividade, por meio de incentivos já previstos no Leitão Vida. De acordo com dados elaborados pela Coordenadoria de Pecuária da secretaria, atualmente as granjas cadastradas no subprograma produzem 6,5 bilhões de litros de dejetos de suínos, que se fossem convertidos em gás metano seriam capazes de produzir 70,8 milhões de quilowatts ano energia elétrica.
Diante deste potencial, a meta da Semagro é incentivar mais produtores a adotarem a alternativa e investir para transformar os dejetos em metano e posteriormente em energia elétrica. “Esta ação está prevista dentro da certificação de propriedades avançadas dentro do subprograma”, afirmou o secretário Jaime Verruck.
“Se usássemos toda a produção de gás metano das granjas do Estado, podíamos gerar mais de 70 milhões de kw de energia elétrica no ano. Transformava isso em metano e depois em energia. Temos potencial de 52% das granjas que poderiam produzir energia”, calcula o titular da Semagro.
Melhor aproveitamento
De acordo com o coordenador de Pecuária da Semagro, Marivaldo Miranda, das 110 granjas que possuem biodigestor no Estado, somente 36% delas ou 29 unidades fazem aproveitamento energético que viram 12,3 milhões de quilowatts/ano. Isso daria para abastecer uma cidade com pouco mais de 5 mil habitantes. “Ou seja, do total de granjas inscritas no subprograma, somente 17% fazem aproveitamento energético. Isso é pouco. Temos aí um enorme potencial”, afirmou Miranda.
Ele destaca que 48,23% dessas granjas dispõem de biodigestores anaeróbicos com capacidade de produzir 34.183.300,63 m³de metano, com potencial de gerar 34.183.300,63 kwh/ano de energia elétrica. “Isso poderia ser aproveitado na geração de energia para abastecer a propriedade ou até ser comercializado no sistema”, pontuou.
Miranda informou ainda que a maioria das que geram energia são Unidades de Produção de Leitões (UPLs). “Queremos difundir a ideia, de que pessoas queimem o metano ou transformem em energia elétrica”, avalia
Atividade
O volume de suínos incentivados dentro do programa Leitão Vida superou neste ano as 4,4 milhões de cabeças. Em valores os incentivos pagos aos suinocultores superaram os R$ 53,8 milhões.
De acordo com dados da Semagro, do total de 4.451.210 suínos incentivados até o momento; 703.832 animais foram em UPLD (Unidade de Produção de Leitões Desmamados); 139.650 em UPLC (Unidade de Produção de Leitões prontos para abate); 279.689 animais em UPLT (Unidade de Produção de Leitões Terminados); 1.365.216 em Unidade Crechária (UC) e 1.962.823 em Unidades Terminadoras (UTs).
Em termos de exportação de carne suína, no acumulado de 2021 foram embarcadas 16,7 mil toneladas para o exterior por Mato Grosso do Sul, gerando faturamento de US$ 31,55 milhões. Ganho de 28,72% no faturamento de 2020 para 2021.
Na delegacia, idosa contou que não quer que o filho seja preso, pois logo ele seria colocado em liberdade e mataria ela
Idosa de 88 anos foi agredida e xingada pelo filho neste final de semana no Jardim Alvorada, em Três Lagoas.
Conforme boletim de ocorrência, a vítima informou que, no sábado (12), o filho chegou do serviço e não quis almoçar, alegando que comeria mais tarde.
Segundo a idosa, depois disso, o filho saiu e quando retornou estava bêbado. Então, ela ofereceu almoço, no entanto, ao pegar o prato, o agressor começou a gritar dizendo que a comida estava fria e jogou o prato de comida no chão.
Neste momento, conforme boletim de ocorrência, a idosa tentou acalmar o filho, mas foi xingada de vagabunda, biscate e doida.
Além disso, o agressor arremessou duas cadeiras nela, sendo que só uma atingiu-lhe a perna esquerda.
Durante o atendimento na delegacia, com medo, a idosa disse que não queria que o filho fosse preso, pois seria colocado em liberdade e depois mataria ela.
Diante dos fatos, os policiais realizaram rondas pela região e não encontraram o agressor.
O caso foi registrado na Depac e será ser investigado.
Empresa que minimiza impactos causados pela falta de insumos para o agronegócio no mercado nacional já movimentou R$ 35 milhões e projeta crescimento de R$ 600 mil em 2022
A crise de energia que atingiu os principais países produtores e exportadores de fertilizantes e defensivos do mundo também afeta o Brasil já neste ano. É que o País é o quarto maior importador e depende do mercado internacional para suprir a demanda de insumos agrícolas. Apenas em 2020, conforme a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), 85% dos produtos utilizados naquele ano foram importados. Paralelamente, é nacional o quarto lugar no ranking de maior produtor de grãos do mundo, conforme a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). E as notícias para o setor não são nada animadoras. Em novembro, por exemplo, a Rússia, de quem o Brasil importou quase oito milhões de toneladas de adubos, anunciou que vai limitar as exportações de fertilizantes. No mundo, a escassez encarece as safras, eleva os preços quase que na vertical e trará mais inflação à mesa já em 2022.
Pensando em contribuir para resolver de maneira simples a escassez de produtos, foi lançado, no Brasil, pela Insumo Agrícola, uma plataforma on-line para conexão de produtores rurais, revendedores e fabricantes com foco em fertilizantes e químicos, que conta com 1.200 produtores cadastrados, 350 revendedores e diversos fabricantes parceiros. Em 2021, a plataforma já movimentou mais de R$ 35 milhões.
Na nova dinâmica, o revendedor e as cooperativas odem utilizar a plataforma para comprar diretamente de fabricantes (basta se cadastrar para ter acesso). Com o mesmo cadastro conseguem vender a produtores rurais de todo o Brasil. As vantagens se ampliam, também, para o fabricante, personagem que consegue aumentar suas vendas de forma segura, já que são realizadas verificações internas e análises de dados de todos os clientes da plataforma.
“Ele [revendedor ou cooperativa] entra na plataforma, seleciona o produto, forma de entrega, tipo de embalagem, endereço de entrega e lança o pedido. Nós recebemos a demanda e realizamos a ponte com o melhor fabricante para a operação”, explica o CEO da empresa, Luca Lachica.
Além disso, com a modalidade exclusiva para comprar insumos agrícolas para revenda, revendedores poderão comprar com o melhor preço, recebendo orçamentos de todo o mundo – a nova modalidade é aberta para fabricantes nacionais e internacionais –, e se organizar em grupos para comprar em grande quantidade, reduzindo o valor da compra.
A plataforma reúne todos os caminhos das transações, inclusive oferecendo opções de frete. “São até cinco opções de logística”, comenta Lachica. Comprando via plataforma, a procura por transporte é dispensável: na prática, o cliente preenche os campos e a empresa faz o restante, simplificando a compra de insumo; é diferente do formato de compra tradicional, que precisa passar por várias etapas antes de entregar o produto solicitado e nem sempre nas condições ideais do comprador.
Duas empresas de crédito também estão disponíveis para as negociações feitas pelo sistema. Para os pequenos produtores, por exemplo, isso é especialmente vantajoso, já que assim poderá dispensar empréstimos bancários, geralmente de longa duração e com prazo dilatado para liberação dos recursos. “Para o revendedor fazer todo o processo sozinho, é bem complicado ou se torna cansativo, lento e muito oneroso. Se ele encontra uma empresa que faz tudo isso integrado, além de raro, geralmente é muito caro; caso ele realize sozinho, terá de consultar seu banco para conseguir o empréstimo. Esse processo é muito burocrático e demorado. Também seria necessário consultar diversas empresas de frete e logística para encontrar o melhor preço. Seriam aí três empresas ou pessoas, pelo menos. No caso da plataforma, é apenas um único lugar”, explica Lachica.
A Insumo Agrícola nasceu em fevereiro de 2020, com quatro sócios-fundadores, deu uma guinada em 2021 quando Luca Olsen e Luca Lachica assumiram como CFO e CEO, respectivamente. A plataforma é paranaense, acessada maciçamente no Brasil e com penetração também na América Latina. Pode ser logada em desktop e deve virar app ainda neste ano. A Insumo Agrícola pretende continuar com o investimento em soluções para tornar o mercado on-line do agronegócio mais dinâmico, ágil e descomplicado. Para 2022, a empresa estima um faturamento de R$ 600 mil.
Obras foram realizadas no bairro Paranapunga e deve beneficiar cerca de 128 pessoas
A Ambiental MS Pantanal – empresa criada a partir da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Sanesul e o Grupo Aegea – executou, nesta semana, a ligação de 39 moradias do bairro Paranapunga à rede de esgoto de Três Lagoas.
De acordo com a empresa, a execução dos serviços foi realizada em antecipação a obras de pavimentação que serão conduzidas no local.
A conclusão das ligações no bairro de Paranapunga vêm na esteira da execução de outras 37 ligações no bairro São João, no último mês. Ao todo, as obras devem beneficiar cerca de 250 moradores.
A MS Pantanal assumiu em maio do ano passado a operação plena de serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em Três Lagoas e em outros os 67 municípios em que a Sanesul já atua. A parceria pioneira se tornou viável após a sanção do Marco Legal do Saneamento, em 2020.
Desde maio, foram executadas mais de 735 ligações à rede de esgoto em Três Lagoas e mais de dois mil trabalhos de desobstrução da rede, para que o esgoto possa fluir sem o risco de extravasamentos até a estação de tratamento. Mais de 2 mil pessoas obtiveram acesso aos serviços de esgotamento sanitário desde a chegada da PPP.
Ao lado da Sanesul, a companhia tem a meta de universalizar os serviços de saneamento básico até 2031, antecipando-se à legislação. Com o cumprimento da meta, mais 1,7 milhão de sul-mato-grossenses terão acesso aos serviços, posicionando o MS como o primeiro estado do Brasil a realizar tal feito. Para isso, estima-se um investimento de cerca de R$ 1 bilhão em obras por parte da iniciativa privada.
Acidente aconteceu na Serra Sucuriú, na BR-060, na cidade de Paraíso das Águas neste domingo
Rafael Borba, 33 anos, morreu neste domingo (13) após acidente entre duas caminhonetes, na Serra Sucuriú, na BR-060, em Paraíso das Águas.
Outras 9 pessoas, incluindo crianças, ficaram feridas.
O acidente aconteceu quando as duas caminhonetes cabine dupla seguiam em sentido contrário na BR-060 e bateram de frente.
De acordo com o site BNC Notícias, Rafael ficou preso às ferragens e foi socorrido para o Pronto Atendimento Médico, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Já a esposa de Rafael foi transferida em vaga zero para a Capital.
A UTI Móvel do pronto socorro de Paraíso das Águas transportou as vítimas mais graves para unidades de saúde.
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) foi ao local, mas as causas do acidente ainda não foram identificadas.
Rafael era gerente das lojas Mega Center em Chapadão do Sul e Paraíso das Águas.
O Detran-MS e Trânsito de Mato Grosso do Sul alerta para tentativa de golpe e site fake usando logo e fotos de leilão promovido pelo Departamento na Capital
Mais de 30 veículos estão disponíveis para circulação em leilão promovido pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). Além deste, mais três leilões estão em aberto no Estado, sendo para desmontagem e reciclagem.
Aberto a pessoas físicas e jurídicas, o leilão de circulação oferece 31 lotes de veículos, sendo 28 motocicletas e 3 automóveis recolhidos nos municípios de Anaurilândia, Angélica, Deodápolis, Itaquiraí, Nova andradina, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu.
A visitação acontece nos dias 17, 18 e 21 de fevereiro.
Para sucata aproveitável são 39 lotes de veículos, sendo 71 motocicletas (13 lotes com 5 motocicletas cada e 1 lote com 6 motocicletas) e 25 automóveis apreendidos nos municípios de Anaurilândia, Angélica, Batayporã, Deodápolis, Gloria de Dourados, Itaquiraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu e que podem ser visitados no mesmo horário e local, nos dias 21, 22 e 23. O encerramento acontece no dia 24.
Somente pessoas jurídicas devidamente cadastradas em qualquer Detran do Território Nacional podem participar, conforme Lei 12.977/2014, regulamentada pela resolução CONTRAN 611/2016.
Para reciclagem, a regra de participação é a mesma. Com pesagem estimada em 37.558,00 kg de material ferroso, o certame disponibiliza lote único com 82 motocicletas e 29 automóveis. A visitação acontece nos dias 22, 23 e 24 e o encerramento no dia 25.
Todos estes veículos podem ser visitados no pátio da Leiloeira em Dourados, localizado na Rua Coronel Ponciano de Mattos Pereira, 51, Jd. Colibri, das 08h00 às 11h00 e das 13h30 às 16h30. O encerramento está previsto para o dia 23/02 às 15h do horário de Brasília.
Além destes, abre nesta sexta-feira (11), mais uma oportunidade para sucata aproveitável, sendo 104 lotes de veículos, com 152 motocicletas e 88 automóveis apreendidos na Capital.
Com encerramento previsto também para o dia 25, a visitação acontece nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro nos seguintes locais: Lotes nº. 01 ao 63: No pátio da empresa Autotran, localizado na Av. Gury Marques, nº. 7.155, Vila Cidade Morena e Lotes de nº. 64 ao 104: no pátio FX, localizado no trecho Anel Rodoviário, nº. 14.616, no bairro Jardim Noroeste, em Campo Grande, das 08h às 11h e das 13h30 às 16h30.
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), alerta para tentativa de golpe e site fake usando logo e fotos de leilão promovido pelo Departamento na Capital.
Chefe do setor de leilões do Detran-MS, Tulio Martins, esclarece que o Detran-MS não tem site próprio de leilão, realizando os certames através dos portais dos leiloeiros. Os certames ainda são publicados em Diário Oficial.
“Quem tiver interesse ou dúvida, que entre no nosso site ou ligue para buscar informações dos leiloeiros e leilões em andamento. Todas as informações de telefone, endereço, publicação no Diário Oficial está lá”, ressalta.
O site fake ainda carrega a logo do Detran, fotos dos veículos e edital com as regras do leilão. “Nós já tomamos as medidas cabíveis de informação às autoridades competentes”, conclui Túlio.
O endereço do site fake é https://matogrossosuldetran.com/
Nesta segunda-feira (14) a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul está com 2.495 vagas de emprego disponíveis para todo Estado
São 798 ocupações disponíveis em Campo Grande. Entre as vagas para a Capital estão oportunidades para auxiliar de limpeza – PcD (31), servente de obras (27), pizzaiolo (12), frentista (6), viveirista florestal (5) e barman (2).
No interior do Estado as vagas são intermediadas pelas agências da Casa do Trabalhador e nesta segunda-feira há oportunidades para: Iguatemi (259), Dourados (206), Cassilândia (154), Tres Lagoas (152), Miranda (138), Nova Alvorada do Sul (76), Itaquiraí (57), São Gabriel do Oeste (55), Costa Rica (55), Nova Andradina (47), Bataguassu (42) e Naviraí (42).
Também tem vagas disponíveis em Sidrolândia (39), Caarapó (38), Chapadão do Sul (36), Amambai (31), Batayporã (30), Maracaju (30), Ponta Porã (28), Rio Brilhante (26), Rio Verde de Mato Grosso (26), Guia Lopes da Laguna (24), Jardim (22), Aparecida do Taboado (17), Aquidauana (17), Paranaíba (15), Corumbá (15), Coxim (14), Ribas do Rio Pardo (4) e Ivinhema (2).
Para os trabalhadores na Capital, Dourados, Corumbá, Naviraí, Chapadão do Sul, Maracaju, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Sidrolândia e Três Lagoas a Funtrab disponibiliza o agendamento via aplicativo “MS Contrata+”. A ferramenta permite que o trabalhador agende dia e hora para ser atendido, sem a necessidade de ficar na fila para retirar senha.
Confira aqui o detalhamento das vagas, endereços e telefones de cada unidade.
A perícia da Polícia Científica e o Instituto Médico Legal (IML) foram acionados à unidade prisional
Um caso de feminicídio foi registrado dentro da Penitenciária 2 “Maurício Henrique Guimarães Pereira” de Presidente Venceslau (SP).
A vítima foi identificada como Raquel Godoy Santos Araújo, 41 anos. O responsável pelo crime foi o preso Luís Carlos Godoy Araújo, 38, anos.
O crime foi registrado neste domingo (13).
Por volta das 11h, durante o horário de visita íntima, agentes penitenciários foram acionados para abrir uma cela do pavilhão 3.
Os funcionários acreditavam que seria uma emergência médica, mas foram comunicados que o preso havia assassinado a esposa, conforme informações do Boletim de Ocorrência.
A vítima foi morta “mediante constrição de seu pescoço”, ou seja, por enforcamento. Ainda de acordo com o registro da ocorrência, o preso ainda bateu com a cabeça da mulher “várias vezes no piso da cela”.
As informações foram divulgadas pelo G1.
“Em seguida, com a abertura da cela, ele jogou o corpo da vítima no piso inferior, ainda o puxou até o meio do pátio”, segundo o BO. Minutos depois, o homem foi algemado pelo Grupo de Intervenção Rápida (GIR). Ele não ofereceu resistência e “não apresentou motivação para a ação”.
De acordo com o registro, a história foi narrada por outro detento e sua companheira, que tentaram intervir no crime, mas sem sucesso.
A perícia da Polícia Científica e o Instituto Médico Legal (IML) foram acionados à unidade prisional.
A Polícia Civil autuou em flagrante o homem pelo cometimento de homicídio doloso qualificado – contra a mulher por razões da condição de sexo feminino (feminicídio).
Transferência
Após a formalização dos procedimentos penitenciários e policiais, o preso foi transferido para a Penitenciária 1 “Zwinglio Ferreira”, também em Presidente Venceslau, onde foi encarcerado em cela própria.
Interrogado na P1, o homem confessou a prática do crime e, de forma resumida, alegou que matou a companheira “porque ela estaria se prostituindo”. Ele não deu mais detalhes à polícia.
Ele deve aguardar na P1 o pronunciamento judicial por se tratar de crime inafiançável, bem como por ser “preso com extensa ficha policial que cumpre pena no sistema prisional”.
Nova plataforma do Banco Central exigirá cadastro no Portal Gov.br
Retomado nesta segunda-feira (14), o sistema do Banco Central (BC) que permite a consulta a valores esquecidos em bancos e outras instituições financeiras funciona em novo endereço. Chamada de Sistema de Valores a Receber (SVR), a ferramenta passará a funcionar no site valoresareceber.bcb.gov.br, em ambiente desvinculado do Sistema Registrato, que hospedou o serviço nos primeiros dias de funcionamento.
Para evitar excesso de demanda, que derrubou o site do Banco Central na versão anterior do sistema, a consulta só poderá ser feita por quem tenha conta no Portal Gov.br, que fornece acesso a serviços públicos digitais. O cadastro para ter a conta é gratuito e pode ser feito na área de login do Gov.br ou pelo aplicativo Gov.br, disponível para usuários de dispositivos móveis dos sistemas Android e iOS.
Existem três níveis de login no Portal Gov.br: bronze, prata ou ouro. Eles variam conforme o nível de segurança e a complexidade do serviço público pedido. Para resgatar o dinheiro esquecido nas instituições financeiras, será exigido nível prata ou ouro. O login do sistema Registrato, usado na primeira fase do serviço, não poderá mais ser usado no SVR.
O nível prata permite acesso com login único à maioria dos 3.583 serviços públicos totalmente digitalizados oferecidos pelo Portal Gov.br e garante acesso completo ao aplicativo Gov.br. Com alta segurança, esse nível pode ser obtido pela comparação da foto tirada no aplicativo com as imagens da base da Carteira Nacional de Habilitação.
Outra maneira de ativar o nível prata é por meio da validação dos dados pessoais de quem tem conta em um dos seis bancos conveniados ao Portal Gov.br: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, BRB, Caixa Econômica Federal, Santander e Sicoob.
Procedimentos
O processo de recebimento do dinheiro consiste em duas etapas. Na primeira, o cidadão fará uma consulta no site valoresareceber.bcb.gov.br. Basta digitar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) para verificar eventuais quantias esquecidas em bancos e demais tipos de instituições financeiras. Essa etapa dispensa o login do Portal Gov.br e pode ser feita a qualquer momento, a partir de hoje.
Em caso de constatação de valores a serem sacados, o SVR informa a data para o usuário entrar novamente no sistema. Nessa segunda etapa, será necessário digitar o login da conta Gov.br para verificar a quantia a receber e pedir a transferência do dinheiro. Caberá ao cidadão escolher a forma de transferência, que poderá ser feita por Pix. Se o usuário não indicar uma chave Pix, a instituição financeira escolhida poderá contatar o correntista para fazer a transferência.
Prazo
O BC explicou que valores esquecidos nos bancos serão devolvidos apenas a partir de 7 de março. Caso o cidadão perca a data informada, deverá recomeçar o processo do zero, repetindo a consulta no site e esperando o sistema informar nova data para o retorno.
Orientações
Para evitar fraudes, o Banco Central informa que o único site disponível é o valoresareceber.bcb.gov.br. O cidadão deverá tomar cuidado para não entrar em páginas diferentes. O órgão também esclareceu que não entrará em contato com nenhum usuário, nem enviará links por SMS, Whatsapp, Telegram ou e-mail para confirmar dados pessoais ou tratar de valores a receber.
A única situação em que haverá contato com o correntista será no caso de a transferência não poder ser feita por Pix, mas a comunicação será feita pela instituição detentora do dinheiro, sem nenhum pedido de confirmação de dados ou de senhas.
Por fim, o BC esclarece que o processo de resgate de valores esquecidos é gratuito. O usuário jamais deverá fazer qualquer pagamento para consultar o montante a receber nem para sacar o dinheiro. Qualquer pedido nesse sentido configura golpe.
Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil – Brasília
Presidente brasileiro não deve discutir situação da Ucrânia com Putin, e sim assuntos relativos à agricultura, defesa e energia
O presidente Jair Bolsonaro (PL) inicia uma viagem à Rússia nesta segunda, 14, em meio a um momento geopolítico tenso. As pautas do mandatário brasileiro ao se encontrar com Vladimir Putin, no entanto, não devem passar pela concentração de tropas na fronteira com a Ucrânia, que Estados Unidos e países europeus temem que pode ser a preparação para uma invasão. Bolsonaro deve debater, principalmente, assuntos ligados à produção de fertilizantes para a agricultura e temas de energia e defesa, conforme ele mesmo revelou no sábado, 12, nas redes sociais. “Fui convidado pelo presidente Putin. O Brasil depende de fertilizantes da Rússia e da Bielorrússia. Levaremos um grupo de ministros também para tratarmos de outros assuntos que interessam ao nosso país, energia, defesa e agricultura”, afirmou.
A agenda divulgada pelo governo prevê que Bolsonaro embarque na tarde desta segunda, 14, e chegue a Moscou na tarde de terça, 15, dia em que não terá compromissos oficiais. Na quarta, 16, Bolsonaro se reunirá com Putin pela manhã e, na sequência, terá um almoço com o presidente russo na sede do governo. À tarde, o mandatário brasileiro terá um encontro com o presidente da Duma, a câmara baixa do Parlamento russo e, logo depois, participará de uma reunião entre empresários brasileiros e russos de áreas como fertilizantes, gás natural, defesa e energia nuclear. No dia seguinte, Bolsonaro já embarca para Budapeste, capital da Hungria, país governado pelo conservador Viktor Orbán. O presidente húngaro é considerado uma referência pelos movimentos de direita nacionalista. Bolsonaro deve ficar na Hungria até o dia 19, e então voltar ao Brasil – ele tinha a intenção de visitar a Polônia, governada pelo também conservador Andrzej Duda, mas a viagem não será realizada.
Para que a visita de Bolsonaro ocorra sem problemas, ele terá que ser testado para a Covid-19, assim como os ministros que o acompanharem. Há a previsão de que viagem os titulares das pastas de Relações Exteriores, Carlos França, da Defesa, Braga Netto e da Justiça, Anderson França. A ministra Tereza Cristina, da Agricultura, também deve fazer parte da comitiva se testar negativo para o coronavírus – ela teve um teste positivo na última terça, 8. Por outro lado, o secretário especial da Comunicação, Mario Frias, teve sua participação cancelada por causa da suspeita de superfaturamento em uma viagem a Nova York em dezembro de 2021.
TENSÃO
A viagem do presidente brasileiro será realizada enquanto existe a possibilidade de um conflito entre Rússia e Ucrânia começar nos próximos dias. Moscou concentra tropas na fronteira, com cerca de 100 mil soldados estacionados no local.Putin deseja obter uma promessa de que a Ucrânia nunca se juntará à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), uma aliança militar criada ainda durante a Guerra Fria que os russos veem como uma ameaça que estaria se aproximando de suas fronteiras. Além disso, a Rússia considera a Ucrânia como sua zona de influência natural pelos laços culturais e históricos entre os dois países, assim como os Estados Unidos veem o continente americano.
Por outro lado, nem Estados Unidos nem qualquer potência europeia demonstram vontade de ceder à exigência russa. Embora não pense em deslocar tropas diretamente para o território ucraniano, Biden alertou que haverá severas consequências para a Rússia, com a aplicação de sanções que prejudicariam gravemente a economia russa. A Alemanha, que depende do fornecimento de gás russo, também prometeu sanções, e o Reino Unido enviou armamentos e instrutores militares para a Ucrânia. No entanto, os países europeus procuram evitar uma guerra porque sabem que suas economias também sofreriam e possivelmente teriam que lidar com uma nova crise de refugiados. O presidente da França, Emmanuel Macron, se encontrou com Putin na terça, 8, e disse ter ouvido a promessa de que não haverá uma escalada.