17.4 C
Três Lagoas
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 2022

Caixa começa a pagar parcela de fevereiro do Auxílio Brasil

0

Beneficiários de NIS final 1 recebem hoje

A Caixa começa a pagar hoje (14) a parcela de fevereiro do Auxílio Brasil. Recebem, nesta segunda-feira, os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) final 1. O valor mínimo do benefício é R$ 400. As datas seguirão o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês.Caixa começa a pagar parcela de fevereiro do Auxílio BrasilCaixa começa a pagar parcela de fevereiro do Auxílio Brasil

O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, 3 milhões de famílias foram incluídas no Auxílio Brasil.

A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Benefícios básicos

O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga emprego ou tenha filho que se destaque em competições esportivas, científicas e acadêmicas.

Podem receber o benefício famílias com renda per capita até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e até R$ 200, em condição de pobreza.

Agência Brasil elaborou guia de perguntas e respostas sobre o Auxílio Brasil. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão critérios para integrar o programa social, nove tipos diferentes de benefícios e o que aconteceu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro.

Neste mês, não haverá o pagamento do Auxílio Gás, que beneficia 5,5 milhões de famílias até o fim de 2026. O benefício, que equivale a 50% do preço médio do botijão de 13 quilos, só é pago a cada dois meses e retornará em março.

Por Agência Brasil – Brasília

Tempo firme com máxima de 37°C abre a semana em Mato Grosso do Sul

0

Segunda-feira de sol com algumas nuvens, porém sem previsão de chuva em Três Lagoas

A semana terá predomínio de tempo firme em Mato Grosso do Sul. Previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima indica clima típico de verão com chance de pancadas de chuva com tempestades bem isoladas nas regiões centro-norte, sudoeste e pantaneira devido ao aquecimento diurno para segunda (14) e terça-feira (15). 

O tempo deve ficar instável entre quarta (16) e quinta-feira (17) quando a disponibilidade de umidade combinada ao aquecimento diurno e ao avanço de um cavado aumenta a chance de chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades que podem vir acompanhadas de raios rajadas de vento e eventual queda de granizo.

As regiões sudoeste, pantaneira e centro-norte podem ter os maiores acumulados, com estimativa de valores acima de 40mm em 24hs, principalmente entre quinta-feira e sexta-feira (18).

A tendência é que as temperaturas sigam elevadas ao longo da semana no Estado, com mínimas entre 20°C a 25°C e máximas que podem variar entre 31°C a 37°C.

Nesta segunda-feira, o tempo fica firme com sol e variação de nebulosidade em todo Estado. Pancadas isoladas de chuva são esperadas para algumas áreas das regiões pantaneira e centro-norte do Estado. 

Neste início de semana as temperaturas podem registrar mínimas de 21°C e máximas de até 37°C, especialmente no centro sul e leste do Estado. Os níveis de umidade relativa do ar tendem a ficar entre 50-30% nas horas mais quentes do dia. 

Segundo a Climatempo, na Capital a segunda-feira será de sol entre poucas nuvens, sem previsão de chuva e com temperaturas entre 22°C a 34°C. Em Dourados, as condições de tempo serão as mesmas, porém com máxima de 36°C. 

Mireli Obando, Subcom

Foto: Ricardo Ojeda

Brasilândia inicia instalação de Pontos de Entrega Voluntária de materiais recicláveis

0


A Associação Brasilandense de Agentes Ambientais (ASSOBRAA) em parceria com a Suzano e Prefeitura Municipal começa a distribuir os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) pela Cidade. São 14 pontos inicialmente.

A ação visa aumentar a arrecadação de materiais recicláveis pela Associação e permitir que os munícipes façam a destinação adequada mesmo em dias diferentes da coleta em seu bairro.

No banner do PEV é possível encontrar as orientações para sua utilização e os materiais que podem ser destinados. Os estabelecimentos serão parceiros no cuidado com os PEVs.

“Pedimos a população que colaborem com a preservação do patrimônio da associação. Esta ação além de ajudar a associação também reduz a quantidade de resíduos encaminhado para o aterramento”, comentou o presidente da entidade, Ivan Sebastião dos Santos.

Sisu 2022 – UEMS vai oferecer 1.142 vagas em 58 cursos

0

O Edital de Inscrição do SiSU/MEC nº 2, de 18 de janeiro de 2022 e Edital de inscrição do Sisu nº 8, de 27 de janeiro de 2022 referentes a 1º Edição do SiSU 2022 estão disponíveis no endereço: www.uems.br/ingresso/sisu 

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio da Pró-reitoria de Ensino (PROE), publicou nesta sexta-feira (11) o Edital nº 09/2022/PROE/UEMS para inscrição, seleção e ocupação das vagas dos cursos de Graduação na Universidade pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu-UEMS 2022).

Os processos serão gerenciados pelo Ministério da Educação e Lista de Espera do Sisu para ingresso neste ano, sendo acompanhados pela PROE/UEMS, por meio da Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese). Todas as informações referentes a este Edital e demais atualizações constarão no portal insitucional da UEMS, no endereço www.uems.br/ingresso/sisu .

O Edital de Inscrição do SiSU/MEC nº 2, de 18 de janeiro de 2022 e Edital de inscrição do Sisu nº 8, de 27 de janeiro de 2022 referentes a 1º Edição do SiSU 2022 estão disponíveis no endereço acima mencionado. É dever dos/as candidatos/as acessarem o link informado, acessar os respectivos Editais de modo a certificarem-se que preenchem todos os requisitos exigidos para se inscreverem no curso e na modalidade de concorrência escolhida.

Sisu 2022 – UEMS vai oferecer 1.142 vagas em 58 cursos

A efetivação da inscrição do/a candidato/a implica no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais não poderá alegar desconhecimento. A UEMS irá garantir o acesso à Internet para realização da inscrição no SiSU 2022 será disponibilizado nas Unidades Universitárias da UEMS em rede aberta (wi-fi), para uso em equipamento do(a) próprio(a) candidato(a), ou em equipamento da instituição indicado exclusivamente para essa finalidade, de acordo com o horário de funcionamento de cada Unidade, conforme Anexo I – Unidades Universitárias.

Candidatos/as que visam concorrer às vagas disponibilizadas pela UEMS deverão verificar as informações constantes do Termo de Participação desta Instituição no Sisu, disponibilizado na página eletrônica da UEMS, em www.uems.br/ingresso/sisu e no portal do MEC/ENEM/SiSU: www.sisu.mec.gov.br .

No Termo de Participação constarão as seguintes informações:

– Cursos;
– Unidades Universitárias;
– Turnos e o respectivo número de vagas por cota – política de ações afirmativas adotadas pela UEMS;
– Pesos e demais informações específicas e relevantes dos cursos de Graduação da Instituição (quando necessário), e documentos para a realização da matrícula.

Quem pode fazer a Seleção do Sisu UEMS 2022?

O SiSU 2022 destina-se ao/a candidato/a que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) referente ao ano de 2021 e concluiu o Ensino Médio até a data prevista para a matrícula, EXCETO na condição de treineiro(a). Para a efetivação da matrícula, o(a) candidato(a) deverá certificar-se dos documentos exigidos no Edital de Convocação para Matrícula, que será disponibilizado no endereço eletrônico UEMS www.uems.br/ingresso/sisu .

Os resultados do Sisu 2022 serão válidos somente para ingresso no ano letivo de 2022 até o limite do número de vagas dos cursos, conforme Anexo II – Cursos e Vagas. O início das aulas será em março de 2022, de forma presencial.

Política de Reserva de Vagas na UEMS

Dentro do processo Sisu-UEMS 2022, em cumprimento ao disposto na RESOLUÇÃO CEPE-UEMS Nº 2.313, de 4 de agosto de 2021, a ocupação das vagas oferecidas para cada curso será pelas modalidades de concorrência abaixo relacionadas:

a) por Acesso Universal (Vagas Gerais); e
b) por Regime de Cotas em seus cursos, sendo:
I. 20% (vinte por cento) para candidatos(as) Negros/as (preto/a e pardo/a) que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;
II. 10% (dez por cento) para candidatos(as) Indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;
III. 10% (dez por cento) para candidatos(as) Residentes em Mato Grosso do Sul.

Os/as candidatos/as deverão, obrigatoriamente, optarem pela vaga à qual desejam concorrer e verificar o cumprimento dos requisitos estabelecidos para concorrer às vagas reservadas em decorrência das seguintes Leis: Lei Estadual nº 5.541, de 15 de julho de 2020; a Lei Estadual nº 2.589, de 26 de dezembro de 2002; a Lei Estadual nº 2.605, de 6 de janeiro de 2003.

Da Inscrição

Para a realização da inscrição no Sisu, o/a candidato/a deverá acessar o portal do MEC/ENEM/SiSU http://sisu.mec.gov.br , com o número e a senha utilizada na inscrição da Edição 2021 do ENEM. Caso o(a) candidato(a) não lembre ou tenha perdido a sua senha, deverá recuperá-la em link específico no mesmo portal.

O Sisu ficará disponível para inscrição de candidatos/as no período de 15 de fevereiro até às 23 horas e 59 minutos do dia 18 de fevereiro de 2022, observado o horário oficial de Brasília-DF, no portal do MEC/ENEM/SiSU, com o endereço acima indicado. O/A candidato/a poderá se inscrever no Processo Seletivo do SiSU em até 2 (duas) opções de curso.

Ao se inscrever no Sisu 2022, o/a candidato/a deverá especificar suas opções de inscrição dentre os cursos e vagas ofertadas pela UEMS em ordem de preferência, local de oferta, curso, turno; e a modalidade de concorrência, podendo optar por concorrer, de acordo com as especificações:

a) às vagas destinadas para VAGAS GERAIS;
b) às vagas reservadas para NEGROS/AS (preto/a e pardo/a);
c) às vagas reservadas para INDÍGENAS; ou
d) às vagas reservadas para RESIDENTES EM MATO GROSSO DO SUL.

É VEDADA a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta. Durante o período de inscrição, o(a) candidato(a) poderá alterar as suas opções, bem como efetuar o seu cancelamento.

Acesse o Edital AQUI. Acesso o Quadro de Vagas UEMS Sisu 2022 AQUI.

Através da Operação Saturação, Polícia Militar põem ordem em Três Lagoas

0

Ação da Polícia Militar varou a noite adentro e contou com a participação de 14 militares e seis viaturas

Na noite de ontem equipes da Polícia Militar do 2º BPM realizaram a Operação Saturação em vários pontos considerados problemáticas da cidade.

Por volta das 20 horas foram empenhadas 6 viaturas operacionais, além de 14 policiais, intensificado o policiamento ostensivo, preventivo e repressivo com rondas, pontos base e abordagens na área Central e bairro Colinos e principalmente nas imediações da Casa de Eventos “Two BOSS”, localizada na rua Duque de Caxias, cruzamento com rua Bruno Garcia, onde moradores da localidade denunciaram que nesta região jovens ficam aglomerados e produzem som alto e algazarra perturbando o sossego dos cidadãos que moram nas proximidades.

Durante a operação nesse local foi realizado uma notificação de trânsito de som alto. O policiamento gerou sensação de segurança à população, coibindo e reprimindo crimes nas localidades. Os trabalhos dos policiais transcorreram normalmente, sem alteração, passando pelo Jardim das Oliveiras, Santa Rita, Região dos Predinhos e Área Central da cidade.

Ao todo foram abordadas 70 pessoas, além de um veículo que recolhido.

Conforme disse o comandante do 2º BPM, tenente coronel Paulo, a Operação visa coibir a prática de crimes na cidade de Três Lagoas gerando sensação de segurança à sociedade.

Durante a operação chegou uma denúncia via COPOM que na Rua Theófilo Pereira da Costa cruzamento com Rua Buritis, havia aglomeração de pessoas e perturbação do sossego alheio. Uma equipe deslocou-se até o local dos fatos, sendo possível ouvir som automotivo em volume excessivo a mais de 100 metros de distância.

Chegando ao local, a equipe policial se deparou com seis indivíduos próximos ao veículo Pálio, cor cinza. Com a aproximação da equipe, um indivíduo do sexo masculino tentou esconder garrafas de bebida alcoólica em um matagal próximo. Constatou-se que todos os presentes faziam uso de tais bebidas. Diante disso, e da constatação de perturbação do sossego alheio por meio de som automotivo em volume excessivo, foi realizada a abordagem, busca pessoal e checagem no SIGO, por meio da qual se constatou que dentre tais indivíduos que consumiam bebida alcoólica, três deles eram menores de idade. Procedeu-se ainda à busca no veículo, localizando-se em seu interior mais duas garrafas de bebida alcoólica tipo vodka e a mesma quantidade de garrafas de cerveja vazias.

Através da Operação Saturação, Polícia Militar põem ordem em Três Lagoas

Acusou-se como proprietário do veículo e das bebidas W. D. dos R. S., o qual relatou que iniciou uma festa na rua juntamente com dois amigos (J. V. F. de S. e L. F. F.), tendo posteriormente chegado os três menores (G.M.B., C.E.R.R., e W.D.R.S.), os quais passaram também a consumir bebida alcoólica.

Diante disso, a equipe policial solicitou apoio da equipe da Rádio Patrulha 2, Rádio Patrulha 3, Força Tática, e equipe de Trânsito, devido a necessidade de restauração da ordem pública, e tendo em vista a determinação superior via CADG/SIGO de realização de ações conjuntas de equipes policiais, fins de coibir a infração penal de perturbação do sossego alheio.

Na ocasião foi dada voz de prisão em desfavor de W., pelo fornecimento de bebida alcoólica a pessoas menores de idade, sendo os demais indivíduos encaminhados como testemunhas ou vítimas.                                                                                                                                         

Com gol na prorrogação, Chelsea vence Palmeiras e conquista o Mundial

0

Em jogo extremamente tático, os ingleses precisaram do tempo regulamentar e da prorrogação para superar o Verdão na final do torneio. Lukaku e Havertz foram os nomes da vitória europeia sobre o atual bicampeão da América

O planeta bola tem um novo dono. Neste sábado (12/2), o Chelsea venceu o Palmeiras por 2 x 1 e faturou o Mundial de Clubes da Fifa. A conquista veio de forma emocionante, somente na prorrogação, quando Havertz fez de pênalti. O Verdão retorna para casa com o vice-campeonato em sua melhor campanha no torneio internacional.

O primeiro tempo começou aberto e com o Palmeiras se atirando ao ataque. A equipe paulista teve chances de abrir o placar com Rony e duas vezes com Dudu. O Chelsea, por sua vez, demorou para entrar no ritmo da partida e encontrou suas melhores oportunidades somente nos últimos 10 minutos da etapa inicial, em chute perigoso de Thiago Silva.

Os últimos 45 minutos foram ainda mais movimentados. Os Blues abriram o placar com Lukaku, enquanto o Verdão foi buscar o empate com Raphael Veiga, levando a decisão para a prorrgação. No tempo extra, a superioridade europeia foi recompensada após Luan colocar a mão na bola. Havertz cobrou pênalti e fez o gol que garantiu o título inglês.

Com gol na prorrogação, Chelsea vence Palmeiras e conquista o Mundial
Weverton se estica para defender chute de Thiago Silva(foto: Karim Sahib/AFP)

Ao contrário do que se pensava, a decisão começou aberta e o Palmeiras foi quem teve as primeiras iniciativas do jogo. Logo aos quatro minutos, Danilo ficou com a sobra de fora da área e chutou rasteiro. A bola contou com desvio adversário no meio do caminho e terminou com escanteio palmeirense. Na sequência, Rony foi acionado pela ponta direita e balançou na frente de Rudiger na entrada da área. O camisa 10 se empolgou e finalizou para longe do gol defendido por Mendy. A resposta do Chelsea veio pela velocidade de Havertz, que acionou Hudson-Odoi. A tentativa inglesa, porém, parou no bloqueio brasileiro.

Buscando equilibrar a partida, os atuais campeões europeus tinham o toque de bola como uma de suas principais armas. Abusando pivô, Lukaku conseguiu cavar faltas e ir ganhando campo para a equipe inglesa. Em lance de bola parada, Mount arrematou e a bola passou no canto direito de Weverton. O Palmeiras tentou responder novamente com Rony. Ele ficou sobra na grande área e, livre, cabeceou fraco nas mãos de Mendy. Os palestrinos ainda tiveram, com Dudu, duas boas chances de abrir o placar. A primeira de fora da área, quando chutou colocado e quase surpreendeu o goleiro do Chelsea. A segunda veio após passe de Zé Rafael deixá-lo em boas condições para chutar cruzado. O camisa 7 chutou mascado e para fora.

Com gol na prorrogação, Chelsea vence Palmeiras e conquista o Mundial
Raphael Veiga comemora gol sobre o Chelsea(foto: Giuseppe Cacace/AFP)

Os últimos 10 minutos do primeiro tempo foram de total domínio do Chelsea. A equipe de Thomas Tuchel pressionou a saída de bola adversária e encontrou espaços para chegar ao campo ofensivo. Uma boa chance saiu pela direita, em cruzamento rasteiro de Havertz para trás. Danilo afastou mal e a bola quase sobrou para Lukaku na pequena área. Mas a melhor chance londrina de abrir o placar em Abu Dhabi saiu dos pés do brasileiro Thiago Silva. Mesmo de muito longe, ele avançou com liberdade e finalizou firme, forçando a defesa de Weverton. Apesar do placar zerado, os ingleses levaram vantagem na posse de bola (70% x 30%) e precisão dos passes (89% x 73%).

Verde é a cor da esperança

A volta dos vestiários se desenhou exatamente como terminou o primeiro tempo. O Chelsea seguiu com maior posse de bola e acuando o Palmeiras. A primeira finlização dos Blues na etapa complementar veio dos pés do Rudiger. Ele dominou de muito longe e arriscou o chute por cima do gol defendido por Weverton. A finalização do zagueiro alemão era presságio do que estava por vir. Aos nove, Hudson-Odoi ganhou espaço pela esquerda e colocou a bola na cabeça de Lukaku. O centroavante venceu a marcação de Luan e estufou as redes palmeirenses.

Com gol na prorrogação, Chelsea vence Palmeiras e conquista o Mundial
Kai Havertz instantes antes da cobrança que daria o título mundial para o Chelsea(foto: Karim Sahib/AFP)

A vantagem deixou os ingleses ainda mais confortáveis na partida. No lance após o gol, Pulisic tabelou com Lukaku e soltou um foguete de canhota na entrada da área. Mesmo no prejuízo, o Verdão não desistiu. Após disputa pelo alto, Thiago Silva pôs mão na bola e o árbitro, com auxílio do VAR, assinalou o pênalti. Raphael Veiga converteu e renovou as esperanças de Abu Dhabi à capital paulista. Apostando nos toques de bola, o Chelsea quase marcou o segundo após jogada trabalhada entre Kanté e Lukaku, terminando nova finalização de Pulisic rente à trave.

Valente e compromissado taticamente, o Palmeiras teve fôlego para suportar o ímpeto do Chelsea e conseguir levar a decisão para a prorrogação. A persistência do empate não fez jus às estatísticas do segundo tempo. Assim como na primeira etapa, os Blues levaram a melhor na posse de bola (67% x 33%) e nas finalizações (15 x 10).

Como de praxe, os 30 minutos de prorrogação foram de um jogo estudado e extremamente tático. O Chelsea dominou o campo de jogo e a melhor chance de gol veio quando Werner invadiu a área e finalizou na zaga palmeirense. A bola mudou de trajetória e resvalou na trave. O lance, porém, por posição de impedimento, não valia mais. O lance derradeiro da partida veio após mão na bola do zagueiro Luan. O árbitro marcou o pênalti e Havertz marcou o gol que garantiu o troféu mundial para os ingleses.

Ficha técnica

CHELSEA – 2 
Mendy; Rüdiger, Thiago Silva e Christensen (Sarr); Azpilicueta, Kovacic (Ziyech), Kanté e Hudson-Odoi (Saúl); Havertz e Mount (Pulisic); Lukaku (Werner). Técnico: Thomas Tuchel
Gols: Lukaku e Havertz

PALMEIRAS – 1
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Danilo, Zé Rafael (Jailson), Gustavo Scarpa, Raphael Veiga (Atuesta) e Dudu (Rafael Navarro); Rony (Wesley). Técnico: Abel Ferreira
Gol: Raphael Veiga
Cartões amarelos: Wesley e Atuesta
Cartão vermelho: Luan

Local: Mohammed Bin Zayed Stadium – Abu Dhabi
Público: 32.871 torcedores
Árbitro: Chris Beath

Foto capa: ( KARIM SAHIB / AFP)

Correio Braziliense

Prefeitura de Brasilândia disponibiliza no site o Informe de Rendimentos para o Imposto de Renda

0

A Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Administração, através do Setor de Recursos Humanos informa os servidores do Município que já está disponível o Informe de Rendimentos para o Imposto de Renda para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022.

Os servidores devem baixar o seu informe exclusivamente pelo site da Prefeitura, onde está disponível na área de acesso ao holerite no campo “Comprovante de Rendimentos”.

As pessoas obrigadas a declarar o Imposto de Renda em 2022 são aquelas que tiveram uma renda tributável anual acima de R$ 28.559,70; Rendimentos não tributáveis acima de R$ 40.000; Acesso à alienação de bens, bolsa de valores ou similares; Recebeu um valor anual acima de R$ 300 mil contabilizando todos os bens; Pessoas que realizaram venda de imóveis e trabalhadores em atividades rurais que tem renda anual superior a R$ 142.798,50.

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 (ano base 2021) ainda não foi confirmado pela Receita Federal – mas deve seguir o padrão dos anos anteriores e se estender de 1º de março a 30 de abril.

Sábado de calor e temporais isolados em Mato Grosso do Sul

0

O sábado em Três Lagoas será de sol com algumas nuvens. Não chove

Neste sábado (12) o sol predomina na maioria das regiões de Mato Grosso do Sul e as temperaturas continuam em elevação. Pancadas de chuva e tempestades isoladas podem ocorrer na porção extremo norte das regiões centro-norte, pantaneira e leste. 

As instabilidades serão provocadas pela atuação da zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS), associada a umidade e o aquecimento diurno, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima. 

O tempo seco também será destaque neste final de semana no Estado, com índices podendo ficar abaixo de 30% nas horas mais quentes do dia. Aumentar a ingestão de líquidos está entre as principais recomendações de especialistas para o período seco. 

As temperaturas seguem em elevação em todo Estado, com mínimas em torno de 19°C no início do dia, e máximas ao redor de 35°C durante a tarde. 

Confira no mapa as condições de tempo e temperatura estimados para a Capital e algumas regiões do Estado neste sábado.

Sábado de calor e temporais isolados em Mato Grosso do Sul

Mireli Obando, Subcom

Foto: Ricardo Ojeda

Com articulação de Cel David, concurso da Polícia Penal coleciona nomeações e entra pra história de Mato Grosso do Sul

0

Pelo cronograma, o próximo passo agora é a publicação do edital de chamamento no Diário Oficial

Após anos de luta do deputado estadual Coronel David, mais uma grande conquista para a segurança pública de Mato Grosso do Sul. Na manhã desta sexta-feira (11.02), o governador Reinaldo Azambuja assinou o decreto ampliando o número de vagas do concurso da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) realizado em 2015. São mais 335 aprovados que serão chamados.

Na tarde de segunda-feira (07.02), o parlamentar se reuniu com o Governo do Estado, na presença do Secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel e da Secretária de Administração Ana Nardes e confirmaram, após anos de batalha, a convocação dos remanescentes no concurso da Agepen.

“Esse trabalho de diálogo junto ao Governo foi fundamental para aumentar a segurança em nosso Estado. Lutamos há anos por essa conquista. Agora a Polícia Militar poderá garantir mais segurança nas ruas, enquanto os policiais penais reforçarão o efetivo do sistema prisional e proporcionarão mais segurança a sociedade”, destacou David.

Pelo cronograma, o próximo passo agora é a publicação do edital de chamamento no Diário Oficial. Desde o início do processo seletivo, mais de mil candidatos foram convocados para trabalhar nas unidades prisionais de Mato Grosso do Sul.

Taynara Foglia – DRT 1707

Prefeito repassa mais de 850 mil reais para entidades filantrópicas de Bataguassu

0

Os documentos têm vigência a partir da data de suas assinaturas com
término em 31 de dezembro de 2022

O prefeito Akira Otsubo (MDB) assinou R$ 856.400,00 em repasses que irão
beneficiar várias entidades filantrópicas de Bataguassu. Os termos de
parcerias foram publicados no Diário Oficial dos Municípios de Mato
Grosso do Sul nesta sexta-feira (11).


Os documentos têm vigência a partir da data de suas assinaturas com
término em 31 de dezembro de 2022, por meio de repasses de recursos
financeiros provenientes do Fundo Municipal de Saúde, Fundo Municipal de
Assistência Social, Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do
Adolescente.

Prefeito repassa mais de 850 mil reais para entidades filantrópicas de Bataguassu

Para aprovação e liberação dos recursos, as instituições também
apresentaram Plano de Trabalho com informações detalhadas de cada
projeto e suas atividades. Dentre os atendimentos que foram beneficiados
estão serviços às pessoas com dependência química; albergue; pessoas que
estão em tratamento contra o câncer, bem como ações de prevenção;
idosos; crianças e adolescentes de 6 a 13 anos; adolescentes do Projeto
“Formando Jovens para o Futuro”; alunos (as) da Educação Especial e
atendimentos para crianças dos 6 aos 9 anos.


Prefeito repassa mais de 850 mil reais para entidades filantrópicas de Bataguassu
Akira Otubo, prefeito de Bataguassu

Responsável pela Associação Liga de Bataguassu Contra o Câncer, Mário
Peron Filho, agradeceu mais um ano de repasse destinado à Associação.
“Já estamos no município há mais de onze anos, temos nossa sede própria,
veículos, inclusive um deles está cedido para Prefeitura, para
transporte exclusivo de pacientes que fazem tratamento em outros locais.
Trabalhamos em conjunto com o executivo ajudando a desafogar também a
Secretaria Municipal de Saúde e procuramos sempre reafirmar essa
parceria em prol dos nossos pacientes”, destacou Peron.

Instituições beneficiadas com o repasse:


– ASSOCIAÇÃO BATAGUASSUENSE DE PREVENÇÃO, TRATAMENTO E RECUPERAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS – AMOR E VIDA: R$ 90.000,00 (noventa mil reais)


– ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE RITA GUARDINI: R$ 90.000,00 (noventa mil reais)


– ASSOCIAÇÃO LIGA DE BATAGUASSU CONTRA O CÂNCER: R$ 94.900,00 (noventa e
quatro mil e novecentos reais)

– NOSSO LAR ABRIGO PARA IDOSOS: R$ 143.000,00 (cento e quarenta e três
mil reais)

– LIONS CLUBE DE BATAGUASSU: R$ 82.500,00 (oitenta e dois mil e
quinhentos reais)

– INSTITUTO MIRIM DE BATAGUASSU: R$ 93.500,00 (noventa e três mil e
quinhentos reais)

– ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE BATAGUASSU: R$
180.000,00 (cento e oitenta mil reais)

]- ASSOCIAÇÃO METODISTA DE AÇÃO SOCIAL: R$ 82.500,00 (oitenta e dois mil
e quinhentos reais)

Suzano está contratando Analista de Excelência Operacional em Ribas do Rio Pardo

0

As inscrições estão abertas para todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual, na Plataforma de Oportunidades da empresa

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está com processo seletivo aberto para atender sua operação florestal em Ribas do Rio Pardo (MS). As inscrições podem ser feitas por todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual, na Plataforma de Oportunidades da empresa (https://jobs.kenoby.com/Suzano).

As pessoas interessadas na vaga de Analista de Excelência Operacional Pleno em Ribas do Rio Pardo (MS) precisam atender aos seguintes pré-requisitos: Ensino Superior Completo, preferencialmente na área Florestal e/ou Agrícola, Administração e Engenharia; conhecimento intermediário de gestão de projetos, pacote office e análise financeira e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria “B”. As inscrições seguem abertas até o dia 17 de fevereiro e podem ser feitas pela página https://jobs.kenoby.com/Suzano/job/analista-excelencia-operacional-pl/62042ab0f855bedf69b62b63?utm_source=website.

Mais detalhes sobre os processos seletivos, assim como os benefícios oferecidos pela empresa, estão disponíveis na Plataforma de Oportunidades da Suzano (https://jobs.kenoby.com/Suzano). Na página, candidatos e candidatas também poderão acessar todas as vagas abertas no Estado e em outras unidades da Suzano no País, além de se cadastrar no Banco de Talentos da empresa.

Sobre a Suzano 

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br 

Informações à Imprensa

Performa Comunicação

Acron planeja retomar obras da UFN3 em julho

0

Reunião ocorrida na manhã desta sexta-feira contou com a presença de integrantes da Petrobrás, o vice-presidente da Acron, Vladimir Kantor e autoridades do Estado

Uma semana depois de anunciar a compra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3) da Petrobras, em Três Lagoas, o grupo russo Acron desembarcou em Campo Grande, nesta sexta-feira (11), para tratar com o governador Reinaldo Azambuja e o prefeito Angelo Guerreiro da política de incentivos fiscais para a retomada dos investimentos na fábrica.

Em reunião no receptivo do Parque do Prosa, que teve a presença de integrantes da Petrobrás, o vice-presidente da Acron, Vladimir Kantor, afirmou que a empresa está motivada com o negócio. “Estamos muito interessados em estar presente em Mato Grosso do Sul. Gostaríamos de começar a trabalhar já em julho”, afirmou ele.

GRUPO DE TRABALHO

No encontro, ficou definida a criação de um grupo de trabalho para que Governo do Estado, Prefeitura de Três Lagoas e Acron estabeleçam termos de acordo de concessão de benefícios fiscais para a retomada das obras da fábrica, que foram paralisadas em dezembro de 2014 com 81% de conclusão. Essa definição pode acelerar o processo de venda da unidade para a empresa russa.

“Criamos um grupo de trabalho para organizar essa documentação. Em curto prazo, vamos chegar a um documento finalizado, assinado por nós e que vai permitir a continuidade das obras e dos investimentos por parte da Acron, com mais atividade econômica na região e mais oportunidades de emprego e renda para nossa gente”, destacou Reinaldo Azambuja.

A construção da UFN3 em Três Lagoas teve início em 2011. No ano seguinte, um termo de acordo entre Estado e Prefeitura deu uma série de incentivos tributários para a Petrobras ativar a fábrica em Mato Grosso do Sul. Após a paralisação das obras e a saída da estatal brasileira do segmento de fertilizantes, em 2018, Estado e Prefeitura decidiram manter os benefícios fiscais aos compradores da planta industrial.

Acron planeja retomar obras da UFN3 em julho
Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar)

“O objetivo do Governo do Estado e da Prefeitura de Três Lagoas é manter os incentivos fiscais. Nos comprometemos com essa manutenção para que os russos possam dar sequência aos investimentos. Agora, dado que o projeto vai ter algumas modificações em relação à ideia inicial, essas modificações precisam ser inseridas no termo de acordo”, explicou o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

“O objetivo do Governo do Estado e da Prefeitura de Três Lagoas é manter os incentivos fiscais. Nos comprometemos com essa manutenção para que os russos possam dar sequência aos investimentos. Agora, dado que o projeto vai ter algumas modificações em relação à ideia inicial, essas modificações precisam ser inseridas no termo de acordo”, explicou o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Acron planeja retomar obras da UFN3 em julho
Angelo Guerreiro – prefeito de Três Lagoas

As reuniões do grupo de trabalho começam já na semana que vem. Para a gerente executiva de gestão de portfólio do Petrobrás, Ana Paula Saraiva, as tratativas do grupo vão contribuir para a efetivação da venda da UFN3 da Petrobrás para a Acron. “Temos toda intenção de concluir essa venda no prazo mais rápido possível”, falou.

Segundo o prefeito Angelo Guerreiro, a retomada dos investimentos na unidade de fertilizantes vai potencializar o desenvolvimento de Três Lagoas. “Isso para nós é muito importante. É geração de novos empregos, crescimento da economia e ganho para os produtores”, disse.

Já o secretário Eduardo Rocha, da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), destacou que o desenrolar do imbróglio da fábrica será benéfico para Mato Grosso do Sul. “Todas as partes estão de acordo com o negócio. Fechando o termo e vendo os itens que temos que colocar dentro desse acordo, acreditamos que até julho eles possam voltar às obras”, pontuou.

Também participaram da reunião os secretários Eduardo Riedel (Infraestrutura) e Lauri Kener (adjunto da Fazenda), além do superintendente de Indústria e Comércio da Semagro, Bruno Bastos, e de demais integrantes das diretorias da Acron e da Petrobras.

Bruno Chaves, Subcom

Fotos: Chico Ribeiro

Mesmo com 74% da população já vacinada, números da Covid não param de crescer em MS

0

Os números são do vacinômetro MS

A vacinação contra Covid-19 no Mato Grosso do Sul chegou a 74,45% da população em geral de forma completa e 92,46% para população adulta. Os números são do vacinômetro MS.

Já a dose de reforço foi aplicada em 61% dos idosos e pessoas com comorbidades. Adolescentes já são 21,71% vacinados com a primeira dose e 67,62% com o ciclo completo, enquanto a vacinação de crianças de 5 a 11 anos está em 21,71%.

.

Conhecido da polícia, “Saci” apronta mais uma vez e acaba preso em Brasilândia

0

“Saci” foi preso pouco tempo depois

Conhecido como “Saci”, Cleomar Lopes Reis, 27 anos, foi preso após furtar uma loja em Brasilândia.

Conhecido no meio policial de Três Lagoas, desta vez, “Saci” decidiu ir na vizinhança e foi flagrado por câmeras de segurança de uma ótica e relojoaria.

O crime aconteceu nesta madrugada (11).

No vídeo, ‘Saci’ quebra o vidro da loja. Ele entra e vai até o caixa. Depois, foge com dinheiro e objetos. A ação durou menos de um minuto.

“Saci” foi preso pouco tempo depois.

Ele foi levado Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas, onde aguardará pela audiência de custódia.

Veja outra ação recente de “Saci”.

Triste marca: covid infectou 14 mil e fez 94 vítimas nos últimos cinco dias em Mato Grosso do Sul

0

Três Lagoas é a 2ª cidade com maior número de casos

Em cinco dias, Mato Grosso do Sul registrou 14.095 casos e 94 mortes por Covid.

Os dados são dos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde entre segunda (07) e sexta-feira (11). 

Dos 3.879 novos casos registrados nesta sexta-feira (11), 1.073 foram confirmados em Campo Grande, seguida de Três Lagoas (680), Dourados (202), Corumbá (129), Maracaju (124) e Chapadão do Sul (108). A média móvel indica que na última semana foram confirmados 2.813 casos diários no Estado. 

Nesta sexta-feira também foram confirmadas mais 26 mortes por complicações da doença no Estado. Os óbitos foram de pessoas com idades entre 15 a 92 anos, que residiam em Campo Grande (14), Dourados (2), Três Lagoas (2), Jardim, Costa Rica, Tacuru, Amambai, Rio Brilhante, Costa Rica, Dois Irmãos do Buriti e Santa Rita do Pardo. A média móvel indica 17,6 falecimentos diários pela doença no Estado. 

Dos casos ativos atualmente no Estado, 22.912 estão em isolamento domiciliar e outros 451 estão hospitalizados. São 290 pessoas ocupando um leito clínico e outras 161 em leitos de UTI. 

A taxa de ocupação de leitos hospitalares segue elevada na macrorregião de Dourados que conta com 106% de ocupação nesta sexta-feira, seguida de Campo Grande com 92%, Corumbá com 82% e Três Lagoas com 69%. 

2ª pessoa mais velha do mundo, que sobreviveu à Covid, completa 118 anos

0

No mundo todo, havia meio milhão de centenários em 2015, segundo a ONU, que projeta 25 milhões até o fim deste século

Para seu 118º aniversário nesta sexta-feira (11), Lucile Randon, mais conhecida como a irmã Andrée, deseja “morrer logo”, mas, enquanto isso não acontece, ela deixa sempre a porta aberta para que possam cumprimentá-la. Ela teve covid, mas resistiu.

lucile Randon nasceu em 11 de fevereiro de 1904 em Alès, no sul da França. É a mulher mais velha do país e da Europa, sendo apenas superada no mundo pela japonesa Kane Tanaka, de 119 anos, conforme o G1.

Segundo o escritório de estatísticas Insee, cerca de 30 mil centenários vivem na França e 40 superam os 110 anos. No mundo todo, havia meio milhão de centenários em 2015, segundo a ONU, que projeta 25 milhões até o fim deste século.

Morre virologista francês que descobriu vírus HIV

0

O especialista gerou polêmica em 2020 após dizer acreditar que o novo coronavírus tinha sido criado em laboratório chinês

O virologista francês Luc Montagnier, 89 anos, que ganhou o Prêmio Nobel por participação na descoberta do vírus da imunodeficiência humana (HIV), causador da aids, morreu aos 89 anos.

Montagnier compartilhou metade do Prêmio Nobel de Medicina de 2008 com a cientista francesa Françoise Barré-Sinoussi, por seu papel na descoberta do HIV.

A outra metade foi concedida ao pesquisador de câncer Harald zur Hausen, da Alemanha.

O especialista nasceu em 1932 na França e obteve doutorado em virologia pela Universidade de Paris.

Mais tarde, tornou-se diretor da Fundação Mundial para Pesquisa e Prevenção da Aids na capital francesa.

Nos anos anteriores ao início da epidemia de aids, Montagnier havia feito descobertas significativas sobre a natureza dos vírus e contribuído para a compreensão de como eles podem alterar a informação genética dos organismos hospedeiros.

Sua investigação sobre o interferon, uma das defesas do corpo contra vírus, também abriu caminhos para a cura de doenças virais.

Homem é preso com faca e canivete após ameaçar ex-mulher de morte em MS

0

Mulher contou que homem também faz ameaças contra o filho dela

Homem de 53 anos foi preso, nessa quinta-feira (10), após ameaçar matar a ex-mulher, em Anaurilândia.

De acordo com a vítima, uma mulher de 62 anos, ela está separada do ex-marido há mais de 06 meses, porém, o mesmo sempre a ameaça de morte, e também ao seu filho.

Ontem, segundo ela, o indivíduo foi até sua casa e reafirmou as ameaças, momento que a vítima ligou no telefone de emergência.

A equipe policial rapidamente foi até a residência e abordou o homem. Em busca pessoal, foram localizados um canivete e uma faca em posse do mesmo.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao homem, encaminhado à Delegacia de Polícia Civil em Anaurilândia para as providências.

PRF apreende carga de cigarro contrabandeada avaliada em mais de 1,2 milhão de reais

0

Os policiais rodoviários federais fiscalizavam na BR-163, quando abordaram um caminhão Volvo/FH12 acoplado a um reboque

Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 350 mil maços de cigarros, na madrugada desta sexta-feira (11), em Rio Brilhante (MS). 

Os policiais rodoviários federais fiscalizavam na BR-163, quando abordaram um caminhão Volvo/FH12 acoplado a um reboque. O  motorista disse que estaria carregado com adubo e apresentou uma nota fiscal que seria da carga lícita.

Ao retirar a lona do reboque a equipe descobriu que a carga era de cigarros contrabandeados. Questionado, o condutor confessou que receberia R$ 5.000,00 pelo transporte da mercadoria, sem especificar origem ou destino da viagem.

Ele foi preso e encaminhado para a Polícia Judiciária local, juntamente com a carreta e os cigarros.

Prefeito Angelo Guerreiro participa de reunião com compradora da UFN3 em Campo Grande

0

Detalhes da reunião ainda não foram revelados

O prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, participa nesta manhã, em Campo Grande, de uma reunião juntamente com o Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, secretários Estaduais, Petrobras e o grupo russo Acron.

O trabalho conjunto entre os poderes estadual e municipal em sintonia para que o resultado da venda da UFN3 seja o melhor para a cidade de Três Lagoas e o estado de Mato Grosso do Sul.

VENDA

O grupo russo Acron fechou a negociação de compra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3) da Petrobras em Três Lagoas.

O anúncio foi feito pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, no dia 4 de fevereiro, durante o lançamento de pacotes de obras de R$ 70 milhões para macrodrenagem e pavimentação na cidade do Bolsão.

Na solenidade que aconteceu na Câmara de Vereadores de Três Lagoas, a ministra anunciou a venda após receber uma mensagem do presidente da estatal, Joaquim Luna e Silva.

“Estou aqui em Três Lagoas e as vezes o Universo conspira ao nosso favor” disse ela.

“Acabamos de receber a notícia que a Petrobras concluiu a venda da UFN3 para a Acron e já estamos avançando com o complemento dos entendimentos com o governador Reinaldo Azambuja”, afirmou.

Após a confirmação da aquisição da planta pela empresa russa que é referência mundial na produção e exportação de fertilizantes, a Petrobras deve emitir um fato relevante ao mercado, divulgando as condições da negociação, explicou o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

A FÁBRICA

A UFN3 teve a obra paralisada em dezembro de 2014 após a Petrobras romper o contrato com o Consórcio responsável pela construção da fábrica que, na época, já havia consumido mais e R$ 3 bilhões.

A estatal colocou a UFN3 à venda em setembro de 2017, alegando que não tinha mais interesse em seguir no seguimento de fertilizantes. A empresa da Rússia manifestou interesse na compra da fábrica, mas depois desistiu diante do empecilho para o fornecimento do gás natural, que viria da Bolívia. Agora, novamente o grupo finaliza a negociação deste importante ativo estratégico para o desenvolvimento do Estado.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.