26.8 C
Três Lagoas
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 2025

Prefeitura de Três Lagoas alerta que plantio de árvores em canteiro central, praças e rotatórias é proibido

0

Ações podem gerar multa

Constantemente, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) se deparam com plantios em áreas públicas, principalmente em canteiros centrais das avenidas, de forma inadequada.
Essa prática tem aumentado, gerando preocupação por parte da SEMEA, devido à ausência de um prévio levantamento do local.

“A escolha da espécie de planta ou árvore é o elemento mais importante para realização do plantio, pois temos que considerar fatores como espaçamento, sinalização de trânsito, rede de energia elétrica, tubulações de saneamento, assim como, futuros projetos que possam ser contemplados naquela área”, explica a diretora de Meio Ambiente, Maysa Costa.

Além disso, ela complementa que há os aspectos técnicos referente ao plantio como a abertura de cova, adubo, irrigação e posterior condução da árvore (poda).

Alguns canteiros receberam tanto plantio de forma inadequada que compromete a visibilidade no trânsito, causando risco aos motoristas e transeuntes.

A SEMEA intensificou suas vistorias nesses locais, para que possa tomar as devidas providências. Vale ressaltar que ações como essas são passíveis de multa de 55 a 100 UFIMs.

A Secretaria realiza plantio em áreas públicas rotineiramente (período chuvoso), assim como, substituição em casos de perdas de mudas. Em 2021 foram plantadas aproximadamente 500 árvores. Quem tiver dúvidas sobre o assunto ou até mesmo solicitar uma visita técnica para orientações, pode entrar em contato com a SEMEA pelo (67) 3929-1249.

Akira acompanha apresentação do Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário na Assomasul

0

Proposta do Governo Federal é oferecer cursos de qualificação em parceria com os municípios com foco na reinserção dos profissionais ao mercado de trabalho

O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) acompanhou nesta quarta-feira, dia 9 de fevereiro, em Campo Grande, a apresentação do Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário proposto pelo Governo Federal. O evento realizado na Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) contou com a presença do ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni e do governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB).

Segundo Lorenzoni, responsável pela apresentação do programa, através da Medida Provisória 1099/22 assinada no dia 28 de janeiro pelo presidente Jair Bolsonaro, o Governo Federal tem a intenção de amenizar os impactos sociais no mercado de trabalho decorrentes da crise causada pela Covid-19.

A ideia do Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário é ajudar trabalhadores desempregados a adquirirem experiência profissional, com a ajuda de cursos de qualificação, por meio da parceria com os municípios.

“O Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário é voltado a jovens entre 18 e 29 anos e trabalhadores acima de 50 anos que estão fora do mercado há mais de dois anos”, explicou o ministro.

Os participantes, segundo ele, terão direito a uma bolsa paga pelo município, vale-transporte (ou transporte gratuito, a depender do município) e seguro contra acidentes pessoais. A jornada de trabalho será de 22 horas semanais, limitada a oito horas diárias.

O valor da bolsa será equivalente ao salário mínimo por hora (hoje em R$ 5,51), multiplicado pelo total de horas gastas nas atividades de qualificação profissional e de trabalho. Será permitida a acumulação da bolsa com os benefícios do Programa Auxílio Brasil.

A operacionalização administrativa e financeira do programa ficará a cargo dos municípios, cuja adesão é voluntária. O programa terá duração até 31 de dezembro de 2022.

Para Akira, o programa é importante principalmente no que se refere a oferta de qualificação profissional dos trabalhadores.

“Esse programa vem ao encontro da proposta da nossa administração, que é qualificar os nossos trabalhadores para que possam obter uma colocação no mercado de trabalho”, disse ele, que lembrou que desde o início da gestão tem buscado parcerias, em especial, com a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) e Governo do Estado para tal finalidade.

O presidente da Assomasul, prefeito de Nioaque, Valdir Couto Júnior, destacou que a importância da adesão dos municípios ao projeto federal.

“O programa é muito importante e fundamental para os municípios que sofreram e continuam sofrendo muito com o impacto da pandemia com relação a geração de emprego e renda. Esse programa veio de encontro com nossas dificuldades e é fundamental que os municípios façam a adesão”, comentou.

CURSOS

O município que aderir ao novo programa vai assegurar aos beneficiários a oferta de cursos de formação ou de qualificação profissional com carga horária mínima de 12 horas para cada 30 dias de permanência e carga horária máxima de 100 horas anuais.

Os cursos serão oferecidos pelo Sistema S (como Senac Senai e Sebrae), com prioridade para qualificação nas atividades econômicas mais importantes do município. Este também poderá oferecer outros tipos de cursos, em convênios com instituições de formação profissional.

Conforme a MP, os beneficiários do programa não poderão trabalhar em atividades insalubres, perigosas ou que configurem substituição de servidores municipais.

Akira acompanha apresentação do Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário na Assomasul
Akira acompanha apresentação do Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário na Assomasul
Akira acompanha apresentação do Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário na Assomasul

Bebê está entre os novos mortos por covid-19 em MS

0

Estado passou a faixa de 10 mil mortos pela doença

26 pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas, em Mato Grosso do Sul, entre elas, um bebê de menos de um ano, conforme boletim divulgado pela Secretária de Estado de Saúde (SES), nesta quarta-feira (9), aponta que 26 pessoas morreram por Covid-19, nos últimos dias.

Morador da cidade de Dourados, o bebê que morreu na segunda-feira (7).

Segundo a SES, ele possuía doença cardiovascular crônica e ficou internado por uma semana.

Ainda conforme o boletim, das vítimas, 6 não tinham comorbidades.

As vítimas residiam em Campo Grande (8), Três Lagoas (4), Dourados (2), Sidrolândia (2), Corumbá (2), Deodápolis, Aquidauana, Aparecida do Taboado, Rio Verde de Mato Grosso, Corguinho, Paranaíba, Bela Vista e Ponta Porã. A média móvel de óbitos no Estado é de 16,7. 

Foram confirmadas 3.283 novas infecções pela doença no Estado. Com a atualização, a média móvel indica que na última semana Mato Grosso do Sul registrou 2.538 casos diários. 

Dos novos casos, a Capital registra o maior número com 1.197 novos infectados com a Covid. Na sequência vem Dourados (211), Maracaju (144), Coxim (118), Costa Rica (111) e Sidrolândia (101). 

Dos 24.704 casos ativos no Estado, 442 são pacientes que precisaram de internação. Deste total, 289 estão em leitos clínicos e 153 em leitos de UTI. 

A taxa de ocupação global de leitos SUS/UTI segue elevada em quase todas as macrorregiões. Dourados (101%), Campo Grande (94%), Corumbá (82%) e Três Lagoas (63%). A taxa global representa todos os leitos UTI, incluindo leitos UTI para COVID-19, Influenza e UTI geral.

De acordo com a SES a fila de espera por um leito de UTI no Estado conta com 39 pacientes. São 24 na Central de Regulação de Campo Grande, 12 na de Dourados, e 3 na Central de Regulação do Estado. 

Influenza

O boletim epidemiológico Influenza conta com 3 novos casos de hospitalização notificados. A média móvel indica 3,7 registros diários na última semana. 

No boletim desta quarta-feira, não há registro de mortes pela doença. Até o momento, a influenza já fez 79 vítimas em Mato Grosso do Sul. A média móvel é de 1,1 e a taxa de letalidade está em 18,7%. 

Confira aqui todos os detalhes do boletim epidemiológico Covid e Influenza desta terça-feira, 9 de fevereiro de 2022. 

Brasil vai ganhar 21 novas ferrovias; investimento será de R$ 90 milhões

0

Já foram recebidos 76 pedidos para novas estradas de ferro e terminais

O Brasil tem hoje 21 ferrovias privadas já autorizadas pelo Ministério da Infraestrutura. E isso quer dizer que a iniciativa privada vai colocar quase 7 mil km de trilhos em 13 Unidades da Federação e investir cerca de R$ 90 bilhões na malha ferroviária brasileira.

Já foram recebidos 76 pedidos para novas estradas de ferro e terminais. Ou seja, vem muito mais por aí. Revolução ferroviária acontecendo, transformação da matriz de transportes em andamento e Brasil mais competitivo e eficiente em construção. Legado do atual Governo Federal.

CONFIRA A LISTA DAS 21 FERROVIAS AUTORIZADAS:

1- Bracell: Lençóis Paulistas/SP, com 4,29 km;

2- Bracell: Lençóis Paulistas/SP a Pederneiras/SP, com 19,5 km;

3- Ferroeste: Cascavel/PR a Chapecó/SC, com 286 km;

4- Ferroeste: Maracaju/MS a Dourados/MS, com 76 km;

5- Ferroeste: Cascavel/PR a Foz do Iguaçu/PR, com 166 km;

6- Grão Pará: Alcântara/MA a Açailândia/MA, com 520 km;

7- Macro Desenvolvimento Ltda: Presidente Kennedy/ES a Sete Lagoas/MG, com 610 km;

8- Petrocity: Barra de São Francisco/ES a Brasília/DF, com 1.108 km de extensão;

9- Planalto Piauí Participações: Suape/PE a Curral Novo/PI, com 717 km de extensão;

-12 NOVAS AUTORIZAÇÕES:

10- Brazil Iron Mineração: Abaíra/BA a Brumado/BA, com 120 km;

11- Eldorado Brasil Celulose S.A: Três Lagoas/MS a Aparecida do Taboado/MS, com 88,9 km;

12- Fazenda Campo Grande Empreendimentos e Participações Ltda: Santo André/SP, com 7 km;

13- Ferroeste: Guarapuava/PR a Paranaguá/PR, com 405,2 km;

14- Macro Desenvolvimento Ltda: Sete Lagoas/MG a Anápolis/GO, com 716 km;

15- Minerva Participações e Investimentos S.A: Açailândia/MA a Barcarena/PA, 571,3 km;

16- Petrocity Ferrovias Ltda: São Mateus/ES a Ipatinga/MG, com 410 km;

17- Rumo S.A: Água Boa/MT a Lucas do Rio Verde/MT, com 508 km;

18- Rumo S.A – Uberlândia/MG a Chaveslândia (Santa Vitória/MG), com 276,5 km;

19- VLI Multimodal S.A: Água Boa/MT a Lucas do Rio Verde/MT, com 508 km;

20- VLI Multimodal S.A: Uberlândia/MG e Chaveslândia (Santa Vitória/MG), com 276,5 km;

21- VLI Multimodal S.A: Porto Franco/MA a Balsas/MA, com 230 km.

Brasil vai ganhar 21 novas ferrovias; investimento será de R$ 90 milhões

Detran-MS recebe viaturas para intensificar ações da Lei Seca em Mato Grosso do Sul

0

*Nathalia Pelzl, com informações da assessoria

Para o chefe de Fiscalização do Detran-MS, Otílio Ruben Ajalal Júnior, a aquisição das novas viaturas vem para ampliar a atividade, passando a atender os 79 municípios do Estado,

O governador Reinaldo Azambuja realizou, nesta quarta-feira (9), a entrega de nove viaturas para o setor de fiscalização de trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).

“Nossa missão é coibir aquele condutor que dirige sob efeito de bebida alcoólica. Ninguém vai proibir o cidadão de beber. Que pegue um uber, um taxi, mas não use veículo pois ele se transforma em uma arma e uma arma perigosa nas mãos de um condutor embriagado”, ressaltou o governador durante evento na sede do Detran-MS.

De acordo com ele, estatísticas das internações mostram que quase 50% das ocupações são oriundas de acidentes de trânsito, 60% dos acidentes são causados por pessoas que bebem, dirigem e perdem a sensibilidade, a noção do cuidado que tem que ter.

Para o chefe de Fiscalização do Detran-MS, Otílio Ruben Ajalal Júnior, a aquisição das novas viaturas vem para ampliar a atividade, passando a atender os 79 municípios do Estado, além de somar esforços com as demais autoridades em segurança viária para o patrulhamento diário das vias urbanas e rodovias estaduais. “Também vamos apoiar as ações de trânsito que vierem a ocorrer”, afirmou.

Balanço 2021

Balanço apresentado recentemente pelo setor de Fiscalização do Departamento aponta um aumento bastante significativo no número de testes de embriaguez realizados no Estado comparando 2020 e 2021. De acordo com resultados apresentados, as abordagens foram 297% maiores no ano passado, passando de 20.639 para 82.071.

Com a intensificação das Operações Lei Seca em Mato Grosso do Sul, foi constado também um aumento no número de pessoas que foram flagradas dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas. Enquanto 2020 registrou 3.546 casos, o ano seguinte encerrou com 200 casos a mais, totalizando 3.746.

O balanço apresentado pelo Detran-MS revela que, em 2021, dos mais de 82 mil testes de embriaguez realizados, 3.386 condutores assinaram a recusa, 292 chegaram a soprar o bafômetro com resultado indicando o uso de álcool e outras 68 pessoas chegara a ser presas por essa razão, já que o índice apresentado no teste ultrapassou os 0,3 mg de álcool por litro de ar expelido, o que por si só já configura crime de trânsito.

A recusa ao teste de bafômetro não isenta o condutor das penalidades previstas pela lei e quando o mesmo não aceita o teste, na verdade, ele assume que ingeriu bebida alcoólica antes de dirigir. Por esse motivo, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) prevê multa gravíssima no mesmo valor pago por um condutor que soprou o equipamento, R$ 2.934,70. O motorista terá a habilitação suspensa por doze meses, devendo passar por um curso de reciclagem após cumprir a penalidade para regularizar a habilitação.

Apresentador e produtora serão investigados por apologia ao nazismo

0

Promotores afirmam que houve defesa da criação de um partido nazista

A Promotoria de Direitos Humanos do Ministério Público de São Paulo abriu inquérito para investigar suspeita de apologia ao nazismo feita, no podcast Flow, pelo apresentador e influenciador digital Bruno Aiub, conhecido como Monark. No entendimento dos promotores, ele defendeu a “criação de um partido nazista” durante entrevista com os deputados federais Kim Kataguiri (DEM-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP).Apresentador e produtora serão investigados por apologia ao nazismoApresentador e produtora serão investigados por apologia ao nazismo

Na portaria do inquérito consta que o apresentador, sócio da produtora Flow Podcast, afirmou, na entrevista que foi ao ar ontem (8), que “a esquerda radical tem muito mais espaço que a direita radical, na minha opinião. Eu sou muito mais louco que todos vocês. Acho que o nazista tinha que ter o partido nazista reconhecido”. 

Segundo os promotores Anna Trotta Yaryd e Reynaldo Mapelli Júnior, que assinam o pedido de abertura de investigação, “houve expressa defesa da criação de um partido nazista, como se este partido fosse decorrência do direito à liberdade de expressão”.

No texto da portaria, eles destacam que está implícito no discurso do apresentador a violência contra diversos grupos. “A criação de um partido nazista representa, em síntese, a criação de um partido político feito para perseguir e exterminar pessoas, notadamente judeus, mas também pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e outras minorias.”

Após intimados, o Flow Podcast e o apresentador Bruno Aiub terão 30 dias para apresentar informações sobre os fatos e sobre a constituição societária da produtora que produz e veicula o conteúdo.

Outro lado

Segundo nota divulgada ontem (8), os Estúdios Flow informaram que o episódio do podcast (arquivo digital de áudio transmitido pela internet) foi retirado do ar e o apresentador foi desligado da produtora. Em vídeo, também divulgado na noite de ontem, Igor Coelho, que é sócio de Aiub, anunciou vai comprar a participação do apresentador nos estúdios, encerrando a ligação de Monark com a empresa.

No comunicado, os Estúdios Flow afirmam ainda ter compromisso com a democracia e os direitos humanos, lamentando o ocorrido. “Pedimos desculpas à comunidade judaica, em especial e a todas as pessoas, bem como repudiamos todo e qualquer tipo de posicionamento que possa ferir, ignorar ou questionar a existência de alguém ou de uma sociedade.”

Bruno Aiub divulgou um vídeo em seu canal no Twitter em que diz que errou, pede desculpas e afirma que estava “muito bêbado” na ocasião.

*Agência Brasil

Pandemia da covid chega a dois anos com 388 milhões de pessoas infectadas no mundo

0

*Agência Brasil

Vacina é prioridade no momento

Perto de completar dois anos, a pandemia de covid-19 ainda apresenta cenário preocupante, com rápida transmissão da variante Ômicron, e seu controle depende prioritariamente da vacinação. A avaliação é de pesquisadores do Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que divulgaram hoje (9) um balanço de dois anos da emergência sanitária, que fez 5,71 milhões de vítimas no mundo e mais de 630 mil no Brasil.Pandemia da covid chega a dois anos com 388 milhões de pessoas infectadas no mundoPandemia da covid chega a dois anos com 388 milhões de pessoas infectadas no mundo

Desde que os primeiros casos de covid-19 foram confirmados na China, ainda em 2019, o novo coronavírus já infectou 388 milhões de pessoas no mundo e 26 milhões no Brasil. O país concentra 6,7% do total de casos do mundo e 11% do total de vítimas, apesar de os brasileiros serem menos de 3% da população mundial.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em 30 de janeiro de 2020 que a covid-19 representava uma Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional, e passou a caracterizar a disseminação da doença como uma pandemia, presente em todos os continentes, em 11 de fevereiro. Na época, a doença já tinha chegado a 114 países e causado 4,2 mil mortes. No Brasil, o Ministério da Saúde reconheceu a covid-19 como Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional em 3 de fevereiro.

Janela de oportunidade

Os cientistas ressaltam que as demais medidas de prevenção devem ser mantidas, mas consideram que atingir uma ampla cobertura vacinal neste momento pode até mesmo bloquear a circulação do vírus, já que, com a explosão de casos provocada pela variante Ômicron, há um grande contingente populacional que teve covid-19 recentemente e adquiriu imunidade temporária contra o SARS-CoV-2.

“Em um momento em que há muitas pessoas imunes à doença, se houver uma alta cobertura vacinal completa há a possibilidade de tanto reduzir o número de casos, internações e óbitos, como bloquear a circulação do vírus”, diz o boletim, que afirma que este cenário pode ser visto como uma “janela de oportunidade”.

A Fiocruz sugere que, nesse sentido, é essencial implementar quatro estratégias de saúde pública: garantir oportunidade de aplicação de vacina, com a disponibilidade em unidades com horário de funcionamento expandido e em postos móveis; realizar busca ativa por pessoas que ainda não iniciaram seus esquemas vacinais; massificar a campanha de incentivo à vacinação de crianças e reforçar os benefícios gerados pela correta higienização, assim como o bom uso de máscaras.

Os pesquisadores também chamam a atenção para a desigualdade na cobertura vacinal no país, com áreas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste em que há bolsões com baixa imunização. “Estes bolsões se constituem em locais de menor Índice de Desenvolvimento Humano, populações mais jovens, menos escolarizadas, baixa renda e residentes de cidades de pequeno porte. Para estes locais, o fim da pandemia parece mais distante que para grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo, que já apresentam elevada cobertura vacinal com duas doses”.

A fundação avalia que a desigualdade regional nas coberturas vacinais expõe problemas de base, como acesso geográfico, logística de distribuição, armazenamento, gestão de estoques e velocidade na informação. O boletim considera que a falta de uma ampla campanha de comunicação para sustentar os benefícios das vacinas e das medidas não farmacológicas se mostrou muito prejudicial.

“Em meio à pandemia, problemas que deveriam ter sido enfrentados antes, para trazer mais equidade e eficiência no processo de imunização, podem tornar populações com baixa taxa de cobertura mais vulneráveis e permitir o surgimento de novas variantes, como observado em áreas mais pobres do continente africano”.

Endemia

Os cientistas discutem no balanço de dois anos que a grande onda de casos causada pela variante Ômicron, que é 70 vezes mais transmissível que a Delta, tem gerado especulações sobre um possível fim da pandemia. Alguns países e agências de saúde já debatem ou põem em prática mudanças que representam a transição para uma endemia, o que caracterizaria a covid-19 como uma doença presente no cotidiano.

O boletim ressalta, no entanto, que a mudança não significaria o fim das medidas de proteção individual ou coletivas. “A classificação da doença como endêmica representaria a incorporação de práticas sociais e assistenciais na rotina do cidadão e dos serviços de saúde e só poderia ser pensada após drástica redução da transmissão pelas novas variantes e por meio de campanha mundial de vacinação”, afirma o texto.

Ao fazer um balanço de dois anos, o boletim da Fiocruz descreve cada uma das fases da pandemia no Brasil. A disseminação da doença no país, além de provocar milhares de mortes e sobrecarregar os sistemas de saúde, resultou em uma combinação de efeitos sociais e econômicos que agravam as desigualdades estruturais da sociedade, avalia a fundação.

O momento atual, classificado como terceira onda, teve início em dezembro de 2021, coincidindo com uma epidemia de Influenza A (gripe) em vários municípios, com um período de festas, férias, relaxamento de medidas de restrição à mobilidade e ainda com a introdução no país da variante Ômicron.

“Em que pese o fato de a vacinação ter impedido que as internações e óbitos subam em igual velocidade aos casos, o aumento súbito de doentes faz crescer, inevitavelmente, a demanda por serviços de saúde, com impactos nas taxas de ocupação de leitos de UTI”, apontam os pesquisadores.  

Segundo a Fiocruz, o cenário atual indica ocorrência de internações maior entre idosos, quando comparadas aos adultos, e níveis preocupantes de crescimento nas internações de crianças. “Por se tratar do último grupo em que a vacinação foi iniciada, já em 2022, as crianças representam hoje o grupo com maior vulnerabilidade”, afirmam pesquisadores.

Casal suspeito de manter “boca de fumo” é preso em Ribas do Rio Pardo

0

Policiais chegaram no casal após denúncia anônima

A Polícia Civil prendeu em flagrante T. R. C. (24) e F. S. B. (35), suspeitos de praticar os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de munições de uso permitido, em Ribas do Rio Pardo.

A prisão foi realizada na noite de ontem (8).

Conforme apurado, a Polícia Civil estava investigando crime de furto de um notebook ocorrido na Prefeitura Municipal, quando recebeu informações de que o suspeito teria trocado o item na “boca de fumo”, no Bairro São Sebastião, mantida por um casal.

As informações apontavam, ainda, que o casal escondia drogas e munições em cima das telhas do barraco, tudo com o fito de dificultar eventual ação policial.

Diante desses fatos, os policiais deslocaram-se até o suposto ponto de venda de drogas e depararam-se com o homem e a mulher em frente ao imóvel.

Ao serem indagados sobre o notebook, eles negaram o recebimento do bem.

No entanto, os policiais visualizaram um saquinho na parte externa do imóvel, em cima das telhas, que continha no interior três munições de calibre .22 e 1 (um) tablete de maconha, pesando 14,64 g.

Em seguida, após confirmar a veracidade da denúncia anônima, os policiais civis ingressaram no imóvel e, no teto do barraco, localizaram um pote plástico contendo razoável quantidade de entorpecentes, todos embalados para pronta entrega e comercialização a terceiros, sendo: 4 trouxinhas de maconha pesando 7,06 g; 1 pedra de pasta-base de cocaína pesando 2,74 g; e 14 paradinhas de pasta-base de cocaína pesando 4,52 g.

Além disso, foram visualizadas várias sacolas picotadas no barraco, indicando que o local realmente se tratava de uma “biqueira”. Foram apreendidos petrechos para traficância, tais como: uma faca com resquício de droga, uma balança de precisão, uma tesoura e dois aparelhos celulares.

Devido à quantidade de provas encontradas, T. R. C. e F. S. B. receberam voz de prisão pela prática de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de munições de uso permitido e foram encaminhados à Delegacia e posteriormente ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Vídeo: suspeito de furtar notebook da sede da prefeitura é preso em Ribas do Rio Pardo

0

Toda a ação durou apenas alguns minutos e foi registrada por câmeras de segurança

Homem de 26 anos, suspeito de subtrair um notebook da Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo, foi preso em flagrante, na tarde desta terça-feira (8).

Conforme apurado, o suspeito aproveitou-se do horário de almoço para entrar no prédio público pelas portas laterais. Ao ser percebido por um funcionário, perguntou onde era o caixa eletrônico do Banco Bradesco.

Logo após, furtou um notebook de uma das salas do imóvel e fugiu.

Toda a ação durou apenas alguns minutos e foi registrada por câmeras de segurança.

As imagens chegaram até a Polícia Civil que iniciou, imediatamente, investigações policiais.

Depois de buscas, a equipe identificou e prendeu em flagrante o suspeito de praticar a infração penal.

Ele havia acabado de chegar a sua residência. No local, os policiais conseguiram localizar a mesma roupa utilizada para o cometimento do delito. 

O suspeito saiu há pouco tempo da penitenciária mediante o uso de tornozeleira eletrônica, sendo conhecido dos meios policiais.

O objeto ainda não foi localizado, uma vez que o suspeito já tinha vendido.

Ele confessou o crime e alegou estar arrependido, tendo agido sob a influência de bebidas alcoólicas.

PM de MS se posiciona em nota sobre militar preso em flagrante em Três Lagoas

0

Nilson foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e ainda poderá responder por corrupção de menores

Em nota, a assessoria da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul destacou que, após a lavratura do flagrante do PM Nilson Junior Martins, 40 anos, ele foi conduzido para o Presídio Militar Estadual em Campo Grande, onde ficará custodiado, à disposição da justiça.

Nilson foi preso, ontem (8), após ser flagrado dirigindo um veículo Fiat/Uno Mille carregado com mais de 230 quilos de maconha.

No carro com ele estavam uma adolescente de 15 anos e um bebê de dois anos, que foram encaminhados ao Conselho Tutelar.

Ainda na nota, a Corporação destacou que “no âmbito administrativo, a conduta do Policial Militar será apurada pela Corregedoria da PMMS. Uma vez que a prisão do Policial Militar foi feita por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal, não dispomos de mais informações, a não ser a que fora descrita no Boletim de Ocorrência”.

Nilson foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e ainda poderá responder por corrupção de menores.

Justiça Itinerante estará na Escola Municipal Nelson Custódio nesta quinta-feira (10)

0

Nesta quarta-feira (10), será a vez do bairro Nova Alvorada receber o serviço da Justiça Itinerante, como de costume o ônibus do Poder Judiciário ficará à disposição da população, das 8h30 às 11h30, em uma unidade da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas (REME), a Escola Nelson Custódio de Oliveira.

A Justiça Itinerante é um serviço do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, vinculado à Vara do Juizado Especial Cível e Criminal e tem a competência de conciliar, processar e julgar causas cíveis de menor complexidade cujo valor não exceda 40 salários-mínimos, bem como as causas relativas a direito de família, de forma gratuita.

ATENDIMENTO OFERECIDO

Entre os serviços oferecidos na unidade estão: cobranças, indenizações, acidente de trânsito, despejo para uso próprio, ações possessórias, problemas de vizinhança e etc.

Causas relacionadas ao Direito da Família como pensão alimentícia, execução de alimentos, revisional de alimentos, investigação de paternidade e reconhecimento de paternidade, divórcio, guarda, reconhecimento e dissolução de união estável, reconhecimento de união estável e sua conversão em casamento, também são atendidas.

Para receber atendimento é necessário levar toda a documentação que comprove as alegações, por exemplo, documentos, recibos, notas, endereços e nomes de pessoas e firmas envolvidas.

AGENDA

Até o mês de junho o ônibus da Justiça Itinerante seguirá com atendimentos todas às quintas-feiras, no período da manhã. A Escola Municipal Parque São Carlos, receberá o próximo atendimento do Poder Judiciário, sempre no mesmo horário.

SERVIÇO

LOCAL: Rua Sergio Roberto Ribeiro Silva – 1225 – Novo Alvorada

HORÁRIO: Das 8h30 às 11h30

MAIS INFORMAÇÕES: Pelos telefones (67) 3929-1975 ou WhatsApp (67) 99609-0864 / 99944-9717 (das 12h às 19h)

Exportações de MS crescem 61,85% e superávit da balança comercial dobra em janeiro, puxada pela soja e celulose

0

Entre os municípios exportadores, o principal em janeiro de 2022 foi Três Lagoas, com cerca de 42,32% dos valores exportados, com composição baseada sobretudo nas exportações na indústria de Papel e Celulose

As exportações de Mato Grosso do Sul totalizaram US$ 500,27 milhões no mês de janeiro de 2022, crescimento de 61,85% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados US$ 309,09 milhões. O saldo da balança comercial no primeiro mês de 2022 fechou com superávit de US$ 303 milhões, valor 118,05% superior aos US$ 139,25 milhões verificados em janeiro de 2021. O destaque vai para as vendas externas de soja, celulose, carne bovina e carne de aves. É o que revela a Carta de Conjuntura do Setor Externo publicada esta terça-feira (8) pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).  Veja o documento aqui.

“São números positivos que mostram que o ano se inicia com uma forte atividade exportadora em nosso Estado, com perspectivas positivas, superávit e aumento das exportações. E quando observamos esse tipo de desempenho, estamos falando em aumento no processamento de produtos, de produção e de geração de emprego por essas indústrias exportadoras”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semagro.

A pauta de exportações sul-mato-grossense no mês de janeiro de 2022 foi liderada pela soja em grão, com 26,82% do total exportado em termos do valor e aumento de 57.395% em relação ao mesmo período no ano passado. O segundo produto foi celulose, com 21,66% de participação, com aumento em termos de valor de 36,56% em relação a janeiro de 2021. As vendas externas de carne bovina aumentaram 47,5% e a de carne de aves, 25,06%.

“O desempenho das exportações de soja se deve ao fato de termos disponibilidade do grão neste momento, o que não aconteceu no ano passado. Na celulose, temos uma estabilidade ao longo do ano, mas tivemos um crescimento decorrente da normalização do mercado. Nas carnes bovina e de aves, o resultado é fruto da reabilitação de alguns frigoríficos para a exportação. Também observamos um aumento de 23,265 no minério de ferro, com a retomada na navegação no Rio Paraguai e aquecimento do mercado interno”, acrescentou Jaime Verruck.

Em termos de destino das exportações houve uma concentração nas exportações para a China, representando em janeiro de 2022 cerca de 42,5% do valor total das exportações. Os países com maior aumento na participação foram: Índia (11.542%) e Indonésia (1.038%). A maior queda foi registrada para a Holanda, com baixa de 13,59% nas exportações em relação a janeiro de 2021. A concentração nos dez maiores destinos das exportações passou de 46,58% a 74,38% em janeiro de 2022, se comparado ao mesmo período de 2021.

Em relação aos produtos importados, Mato Grosso do Sul continuou com uma pauta concentrada na importação de gás boliviano, representando 50,58% da pauta de importações em janeiro de 2022, acima dos valores verificados em janeiro de 2021 em 37,27%.

Entre os municípios exportadores, o principal em janeiro de 2022 foi Três Lagoas, com cerca de 42,32% dos valores exportados, com composição baseada sobretudo nas exportações na indústria de Papel e Celulose.

Marcelo Armôa, Semagro

Aquário do Pantanal será inaugurado na 2ª quinzena de março, aponta cronograma

0

Das 13 licitações realizadas para a finalização do empreendimento, quatro frentes de trabalho já se encontram concluídas


As obras no Aquário do Pantanal estão prestes a serem concluídas em Campo Grande.

Conforme o cronograma mais recente da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) divulgado pelo Correio do Estado, o início da operação do empreendimento está previsto para o dia 28.

A inauguração do novo ponto turístico e centro de pesquisa da ictiofauna pantaneira em Campo Grande deve ocorrer na segunda quinzena de março, ainda sem data definida.

As obras foram iniciadas em maio de 2011 ainda na gestão do ex-governador André Puccinelli (MDB) e já consumiram cerca de R$ 250 milhões dos cofres públicos.

A previsão inicial estimava um gasto de R$ 84 milhões no empreendimento.

Até ontem, ainda segundo o site, das 13 licitações realizadas para a finalização das obras, quatro já são consideradas concluídas: substituição dos vidros; cobertura metálica; impermeabilização; e revestimento de alumínio composto.

 A cenografia e as passarelas do trecho 8 estão em processo de entrega definitiva.

Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Aquário do Pantanal conta com 33 tanques, sendo 23 internos e 8 externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, com um volume total de 5 milhões de litros de água.

Os tanques externos já começaram a ser povoados no fim do mês de janeiro, com 230 espécies de peixes. Já os internos devem receber os animais a partir do dia 15.

O espaço agora está em processo de maturação da água, que é a preparação necessária para a alocação dos peixes.

Aquário do Pantanal será inaugurado na 2ª quinzena de março, aponta cronograma

Governo investe R$ 10 milhões para obra de acesso ao polo industrial de Ribas do Rio Pardo

0

O contrato para execução da obra foi publicado nesta quarta-feira (09), no Diário Oficial do Estado

Para contribuir com “boom” econômico em Ribas do Rio Pardo, em função do investimento bilionário da nova fábrica da Suzano, o Governo do Estado segue com investimentos na logística e infraestrutura da cidade. Desta vez assinou contrato para obra de R$ 10,1 milhões na pavimentação e drenagem do acesso ao Polo Industrial.

O contrato para execução da obra foi publicado nesta quarta-feira (09), no Diário Oficial do Estado. A empresa escolhida terá o prazo de 540 dias (18 meses) para concluir a obra, logo após ser dada a ordem de serviço da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

A obra faz parte dos investimentos de infraestrutura urbana que o Governo do Estado vai implantar no município, que com este novo empreendimento privado vai alavancar sua economia em diversos setores, gerando renda, empregos e desenvolvimento para região. A gestão estadual se comprometeu em ajudar o município a criar a estrutura necessária para atender esta demanda.

“A cidade vive um momento importante e nós temos uma história de investimentos na infraestrutura da cidade. Vamos cumprir nossa parte, na área de segurança, educação, habitação, qualificação de mão de obra e infraestrutura urbana, criando as condições para atender a demanda deste investimento privado bilionário”, destacou o governador Reinaldo Azambuja.

O secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, destacou que as melhorias nas estradas, acessos e vias urbanas do município serão importantes para contribuir com este desenvolvimento e expansão da economia local. “Essa é mais uma importante obra, de muitas que o Governo do Estado está realizando na região. Para fazer parte deste novo momento na história do município”.

A nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo um investimento de $ 14,7 bilhões, e será a maior fábrica de celulose do mundo, com previsão de gerar mais de 10 mil empregos. A expectativa de crescimento e desenvolvimento econômico da cidade.

Leonardo Rocha, Subcom


Foto Capa: Saul Schramm

Mulher esfaqueia marido no rosto após cerveja acabar em Três Lagoas

0

A autora, ao notar a presença dos militares, fugiu e não foi encontrada

Homem de 49 anos foi esfaqueado no rosto pela mulher, na noite de ontem (8), no Bairro Jardim das Oliveiras, em Três Lagoas.

Conforme boletim de ocorrência, ele contou que estava fazendo uso de bebida alcoólica com a esposa quando começaram a discutir depois que acabou a cerveja.

Em determinado momento, segundo ele, a mulher pegou uma faca e desferiu um golpe em seu rosto.

A Polícia Militar foi acionada, assim como Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que encaminhou o homem para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

A autora, ao notar a presença dos militares, fugiu e não foi encontrada.

PM é preso em Três Lagoas com carro cheio de maconha

0

PM foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e ainda poderá responder por corrupção de menores

APRF (Polícia Rodoviária Federal) de Três Lagoas prendeu o policial militar Nilson Junior Martins, 40 anos, e apreendeu uma adolescente, de 15 anos, suspeitos de tráfico de drogas.

A adolescente estava com o filho de 2 anos quando foi apreendia.

Junior como é conhecido, foi lotado no 8º Batalhão de Polícia Militar e atualmente estava lotado em Ponta Porã.

Segundo a PRF, uma equipe estava em fiscalização no km 283 da BR-158, no município de Três Lagoas, quando deu ordem de parada para o veículo Fiat/Uno Mille Fire com placas de Nova Andradina, conduzido pelo militar.

O PM estava visivelmente nervoso com a abordagem, entregou sua carteira funcional para equipe e alegou que estava vindo da cidade de Nova Andradina para Três Lagoas, realizar a venda de um dos seus cachorros que se encontrava no veículo.

Devido ao nervosismo dele, a equipe realizou busca no interior do veículo e localizou maconha em várias partes, dentro de mochilas, interior das portas e bancos dianteiros e traseiro, assoalho e caixa de areia e outros, totalizando 235,6 quilos.

A adolescente alegou que sabia do ilícito no veículo e que iria receber certa quantidade de dinheiro para acompanhar Nilson durante a viagem. O passageiro de dois anos, estava no colo da mãe durante a viagem.

O Conselho Tutelar foi acionado para dar o devido encaminhamento aos menores.

No interior do veículo possuía ainda três cachorros aparentemente da raça Shih-tzu que foram entregues para a Associação Protetora Três Lagoas.

A chefia de Nilson foi comunicada para ciência dos fatos e o militar foi conduzido com o uso de algemas devido o perigo a integridade física dos agentes envolvidos.

A ocorrência também foi acompanhada por militares do 2º Batalhão de Três Lagoas e apresentada na 2ª Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e ainda poderá responder por corrupção de menores.

Três Lagoas tem áreas de lazer sendo revitalizadas e outras 4 sendo projetadas

0

Proporcionar espaços para que a população tenha acesso ao esporte e ao lazer nos bairros de Três Lagoas é uma das marcas da gestão do Prefeito Angelo Guerreiro. Em 2021, foram inauguradas 8 praças em diferentes pontos do Município e em 2022 mais duas áreas de lazer estão sendo revitalizadas e outras 4 estão sendo projetadas.


De acordo com a arquiteta Marielen Queiroz do Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), o local onde as praças serão construídas já foram definidos e em breve os moradores do bairro Osmar Dutra, Nova Americana, Vila Haro e Jardim Imperial vão receber espaços de lazer com academia, parquinho, campo e quadras esportivas.


No bairro Bela Vista a construção será de um campo de futebol com alambrado, vestiário e calçamento.


Além da construção dos novos espaços de lazer, a arquiteta contou que a praça no Bairro Vila Verde e a área esportiva do Bairro Maristela estão sendo revitalizadas, ambas como forma de compensação de duas empresas que atuam em Três Lagoas.


A arquiteta pontuou que no Bairro Vila Verde a praça passará por uma reforma geral, com a substituição da iluminação, instalação de academia ao ar livre, parque para as crianças, pergolado e um trabalho de paisagismo, já a área esportiva do bairro Maristela está recebendo a construção de vestiário, alambrado ao redor do campo e calçamento.

Polícia penal apreende maconha dentro de bola de futebol em presídio de Três Lagoas

0

Os policiais penais encontraram várias trouxinhas de maconha, totalizando 510 gramas

A Polícia Penal apreendeu trouxas de maconha que estavam dentro de uma bola de futebol arremessada na Penitenciária de Três Lagoas.

O caso ocorreu no domingo (6), porém foi divulgado ontem (8).

A bola foi arremessada e só não entrou no pátio, pois uma cerca impediu a passagem.

Ao abrir, os policiais penais encontraram várias trouxinhas de maconha, totalizando 510 gramas.

DOF recupera carro roubado no réveillon em São Paulo

0

O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperou na madrugada desta quarta-feira (09/02) em Batayporã, um veículo roubado na cidade de Araraquara (SP) no último dia do ano passado.

Os policiais faziam rondas na área urbana de Batayporã quando visualizam o veículo estacionado de forma suspeita em um posto de combustível.

Durante a abordagem ao automóvel o casal que estava no veículo demostrou muito nervosismo e em checagem minuciosa foi constata a queixa de roubo/furto na cidade paulista.

O homem de 31 anos juntamente com a esposa e o veículo recuperado foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Batayporã.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A unidade mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Escolas estaduais têm até dia 11 de fevereiro para planejamento dos cardápios da alimentação escolar

0

Os cardápios somente serão concluídos, se as preparações lançadas nos dias letivos do calendário escolar, de cada unidade de ensino, estiverem corretamente direcionadas às etapas e modalidades ofertadas

Sexta-feira, 11 de fevereiro, é o prazo final para as escolas da Rede Estadual de Ensino (REE) finalizar o planejamento dos cardápios de alimentação escolar, referente ao primeiro semestre, com base nas preparações previamente elaboradas pela equipe de nutricionistas da Secretaria de Estado de Educação (SED) e dispostas no Sistema Cheff Escolar.

De acordo com a coordenadora de alimentação escolar (COALE), Jackeline Veras de Souza, os cardápios somente serão concluídos, se as preparações lançadas nos dias letivos do calendário escolar, de cada unidade de ensino, estiverem corretamente direcionadas às etapas e modalidades ofertadas; e as recomendações do FNDE (Resolução N. 06, de 8 de maio de 2020) forem devidamente cumpridas, uma vez que o Sistema Cheff Escolar está programado para atendê-las. E, somente, depois de planejado o cardápio, as unidades de ensino darão continuidade às demais etapas do processo para aquisição de gêneros alimentícios.

Jackeline lembrou ainda que, não mais importante que a elaboração correta do cardápio, é a disposição dele, com as preparações semanais, em local visível aos alunos e à comunidade escolar, pois, sob pena de responsabilização do gestor, não poderão ser diferentes das previamente estabelecidas.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.