21.1 C
Três Lagoas
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 2024

Mais doses de vacina da Pfizer chegam para imunizar crianças em MS

0

Números do Vacinômetro MS, apontam que 63.402 doses já foram aplicadas em crianças entre 5 a 11 anos, até esta quarta-feira, o que representa 21% – do público-alvo estimado em mais de 301 mil crianças que estão aptas a receberem o imunizante

Chegou em Campo Grande, nesta quinta-feira (10), mais um lote com 26.300 doses de vacina da Pfizer para uso pediátrico.

Depois de separadas, as doses serão encaminhadas aos municípios.

Com mais este lote, a secretaria de estado de saúde, espera poder reforçar a imunização de crianças de 5 a 11 anos, para o retorno seguro às aulas presenciais nas escolas públicas de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o secretário Geraldo Resende o objetivo é fazer três dias de conscientização e fechar com o “Dia D”, com a vacinação de crianças que estiverem acompanhadas pelos pais, no dia 11 de fevereiro.

Mato Grosso do Sul registra 17 mortes por Covid em 24 horas

0

Três Lagoas não teve mortes pela doença nas últimas horas

Com mais 3.551 casos e 17 mortes registradas nas últimas 24 horas, Mato Grosso do Sul acumula 452.472 confirmações e 10.045 óbitos por Covid-19. 

Os últimos falecimentos foram de moradores de Dourados (5), Corumbá (1), Campo Grande (6), Sidrolândia (1), Naviraí (1), Maracaju (2) e Selvíria (1). 

Estão hospitalizados 454 pacientes por conta da doença provocada pelo coronavírus, sendo que 300 estão em leitos clínicos e 154 em UTI.

Influenza

Ainda de acordo com o boletim da Secretaria de Estado de Saúde, foram registrados mais 9 casos de Influenza nas últimas 24 horas e nenhuma morte. Com isso, desde o ano passado são 432 hospitalizações notificadas e 79 óbitos.

Confira aqui o boletim epidemiológico Covid / Influenza

Obra de Escola Rural de Arapuá estará pronta para início do ano letivo em março em Três Lagoas

0

A nova unidade localizada na Rua Eduardo Galvão, começará a atender no próximo mês, com o início do ano letivo de 2022, no dia 03 de março

O prefeito de Três Lagoas Angelo Guerreiro acompanhado dos secretários de Educação e Cultura (SEMEC) – Angela Brito e Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA) – Adriano Barreto, estiveram na obra de readequação do prédio que irá abrigar a Escola Municipal de Educação no Campo, no Distrito de Arapuá.

A nova unidade localizada na Rua Eduardo Galvão, começará a atender no próximo mês, junto com o início do ano letivo de 2022, no dia 03 de março.

De acordo com a secretária de Educação, Angela Brito, o prédio irá funcionar na modalidade de Escola Mista, ou seja, uma unidade educacional que vai atender tanto a educação infantil, com crianças a partir dos três anos de idade até o segundo ano do ensino fundamental.

Angelo Guerreiro destacou que vem acompanhando desde o início a readequação do prédio que agora entrou em fase final, “ É um compromisso dessa Gestão investir em todos os âmbitos da educação.

Obra de Escola Rural de Arapuá estará pronta para início do ano letivo em março em Três Lagoas
Obra de Escola Rural de Arapuá estará pronta para início do ano letivo em março em Três Lagoas
Obra de Escola Rural de Arapuá estará pronta para início do ano letivo em março em Três Lagoas

Adolescente é flagrada com arma de fogo em Três Lagoas

0

Aos policiais, a adolescente alegou desconhecer a procedência da arma, mas que o seu convivente teria trazido o item residência do casal

Durante investigações de furtos ocorridos em Três Lagoas, a Polícia Civil flagrou uma adolescente de 16 anos, em posse de uma arma de fogo artesanal, do tipo garrucha.

Uma das equipes investigava a prática de diversos furtos, quando, então, em diligências pelo Condomínio Professora Cleide Maria, bairro Orestinho, visualizou uma movimentação estranha de alguns suspeitos, os quais empreenderam fuga da equipe policial.

Na sequência, os policiais conseguiram abordar uma adolescente de 16 anos de idade, convivente de um dos suspeitos dos furtos.

Ela deixou os policias entrarem em sua residência, onde foi localizada sobre a cama do casal, uma arma de fogo do tipo espingarda artesanal.

Aos policiais, a adolescente alegou desconhecer a procedência da arma, mas que o seu convivente teria trazido o item residência do casal

A adolescente, então, foi conduzida, com a sua representante legal até a sede do SIG/TL, onde foi ouvida a respeito dos fatos, e posteriormente colhido o termo de compromisso, sendo liberada.

Distrito de Arapuá recebe ampliação do sistema de abastecimento de água

0

Guerreiro agradeceu ao governador Reinaldo Azambuja e ao Secretário Estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel pela parceria para levar melhoria aos moradores do distrito de Arapuá

Obra do governo do estado de Mato Grosso do Sul com o município de Três Lagoas vai levar melhoria na qualidade de vida dos moradores do Distrito de Arapuá que em breve vão contar com mais um poço, ampliando o sistema de abastecimento de água na região.

O município realizou a doação do terreno em que o poço será perfurado, o governo do estado custeou a obra e a perfuração do poço, a instalação dos equipamentos está sendo realizado pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul).

O Gerente regional da Sanesul, Adilson Bahia, disse que a construção deste novo poço traz avanços para o distrito, é uma obra preventiva realizada pela empresa para que quando houver a necessidade de realizar reparos em um dos poços, a cidade não corre mais o risco de ficar desabastecida.

Deputado envia mais de R$ 6 milhões em emendas parlamentares aos municípios do MS

0

Os recursos foram enviados aos municípios de Três Lagoas, Tacuru, Sidrolândia, Sete Quedas, Selvíria, São Gabriel Do Oeste, Santa Rita do Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, Rio Brilhante, Porto Murtinho, Ponta Porã, Paranhos e Paranaíba

O deputado estadual Coronel David enviou mais de R$ 6 milhões de reais em emendas parlamentares destinados a diversos municípios do Mato Grosso do Sul.

Desde 2016, quando iniciou sua trajetória na Assembleia Legislativa enquanto suplente, o parlamentar enviou R$ 510 mil reais aos setores da saúde, educação, Assistência Social, agricultura familiar e segurança pública.

Em 2017 os recursos também contabilizaram R$ 1.005.000,00, e nos anos de 2019, 2020 e 2021 os valores chegaram a R$ 1.500.000,00 totalizando R$ 6.015.000,00.

“As emendas parlamentares são importantes instrumentos de desenvolvimento aos municípios. É através delas que conseguimos enviar mais de R$ 6 milhões para melhorar a estrutura da saúde, mais segurança com policiais e equipamentos de qualidade para inibir criminosos, novas máquinas à agricultura familiar para garantir o sustento de centenas de famílias, além de assegurar o bem-estar de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade melhorando o acolhimento e proteção com investimentos na assistência social. Sigo trabalhando e tenho certeza que outros municípios receberão o nosso apoio com mais investimentos nos próximos meses do nosso mandato”, firmou Coronel David.

MS em desenvolvimento

Os recursos foram enviados aos municípios de Três Lagoas, Tacuru, Sidrolândia, Sete Quedas, Selvíria, São Gabriel Do Oeste, Santa Rita do Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, Rio Brilhante, Porto Murtinho, Ponta Porã,Paranhos e Paranaíba.

Outros municípios como Nova Andradina, Nova Alvorada do Sul, Nioaque, Naviraí, Mundo Novo, Maracaju, Jateí, Ivinhema, Iguatemi, Guia Lopes da Laguna, Glória de Dourados, Figueirão, Fátima do Sul, Dourados, Coxim, Costa Rica, Coronel Sapucaia, Chapadão do Sul, Cassilândia, Campo Grande, Caarapó, Camapuã, Brasilândia, Batayporã, Bataguassu, Aparecida do Taboado, Antônio João, Anastácio, Amambai e Alcinópolis também foram contemplados com os investimentos do deputado Coronel David.

Homem estupra esposa após ela pedir separação e acaba preso em Nova Alvorada do Sul

0

Ele também espancava o filho e citava bíblia como respaldo para as agressões

Homem que praticou estupro contra a esposa, com a qual foi casado por 17 anos, foi preso, nesta quarta-feira (8), pela Polícia Civil de Nova Alvorada do Sul-MS.

Conforme aponta a ocorrência, a vítima sofreu diversas agressões ao longo da relação conjugal e, por isso, decidiu pedir a separação, no entanto, o suspeito não aceitou e passou a agredi-la, com diversos socos em sua cabeça e ameaçando-a de morte.

Passados vinte dias após ter decidido se separar, ela novamente avisou o agressor, mas foi igualmente impedida, sendo que desta vez o suspeito segurou suas mãos, tampou sua boca e a obrigou a manter relação sexual contra sua vontade.

Para aumentar a violência psicológica que exercia sobre a mulher, o preso “se gabava” de possuir amigos políticos que intercederiam por ele e que simularia que sua morte parecesse suicídio para que não houvesse investigação criminal.

A Polícia Civil apurou que o filho do casal também sofreu diversas agressões, sendo que em uma delas, foi atingido com um golpe de corrente no rosto, que gerou lesão aparente que ficou em sua face por mais de cinco meses.

Para justificar essa agressividade com o filho, o homem sustentava que existe uma autorização bíblica para que o pai pratique castigos corporais contra seu descendente.

Após haver a apuração dos fatos através de exames periciais e oitiva de testemunhas, o Delegado de Polícia representou pela prisão preventiva do suspeito, a qual foi deferida judicialmente e cumprida ontem pela Polícia Civil. O homem foi indiciado pela prática de estupro, lesão corporal e ameaça.

Suzano vende 11,9 milhões de toneladas de celulose e papéis em 2021

0

Resultados recordes reforçam solidez diante de novo ciclo de investimento

Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, comercializou 11,9 milhões de toneladas de celulose e diferentes tipos de papéis ao longo de 2021. Os dados constam no balanço anual da companhia, a maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina.

As vendas de celulose alcançaram 10,6 milhões de toneladas e as vendas de diferentes tipos de papéis atingiram 1,3 milhão de toneladas no ano. A celulose é a matéria-prima utilizada na fabricação de papéis sanitários, embalagens, fraldas, máscaras e papéis de imprimir e escrever em geral, entre outros produtos essenciais para o dia a dia das pessoas.

A receita líquida totalizou R$ 40,1 bilhões, resultado da operação das 11 fábricas que a Suzano possui no Brasil, incluindo a Unidade Três Lagoas (MS), que possui duas fábricas em operação, com capacidade de produção de 3,25 milhões de toneladas de celulose ao ano. A companhia também tem participação na joint operation Veracel.

Ao final do ano, a geração de caixa operacional totalizou R$ 18,8 bilhões. O EBITDA ajustado, outro importante indicador que mede a saúde financeira da Suzano, somou R$ 23,5 bilhões, a despeito da trajetória de forte elevação dos custos ao longo do ano.

A elevação do EBITDA ajustado, associada à queda da dívida líquida para US$ 10,4 bilhões ao final de 2021, fez com que a relação entre dívida líquida e EBITDA ajustado encerrasse o ano em 2,4 vezes em dólar. Ao final de 2020, esse indicador estava em 4,2 vezes.

“Os números alcançados em 2021 comprovam que estamos prontos para colocar em curso o maior ciclo de investimentos da história da empresa. A fábrica de Ribas do Rio Pardo demandará investimento de R$ 19,3 bilhões até 2024 e será a mais competitiva linha de produção da Suzano, além de ser um projeto estruturado a partir de relevantes avanços na frente ambiental”, afirma Walter Schalka, presidente da Suzano.

A previsão da Suzano é investir R$ 13,6 bilhões em 2022. A maior parte dos recursos, aproximadamente R$ 7,3 bilhões, será destinada à fábrica de celulose no município sul-mato-grossense. A unidade de Ribas do Rio Pardo tem início de operação previsto para o segundo semestre de 2024.

Na agenda ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês), a Suzano também apresentou evoluções importantes em 2021, ano marcado pela realização da COP26, na Escócia. Destaque para as novas emissões de sustainability-linked bonds, títulos atrelados a metas socioambientais, para a evolução da Suzano em índices internacionais e para o anúncio da meta de biodiversidade, além de inúmeros avanços em direção ao cumprimento das 15 metas de longo prazo, denominadas Compromissos para renovar a vida.

O ano também foi marcado por iniciativas como a adesão da Suzano à campanha Business Ambition for 1.5oC e ao Science Based Target Initiative (SBTi), movimento que busca promover a redução das emissões de gases de efeito estufa e consequente transição global para uma economia de baixo carbono. A Suzano também se tornou uma das 20 empresas parceiras globais do movimento 1t.org no lançamento de um compromisso público para conservar, restaurar e cultivar mais de 2,5 bilhões de árvores em mais de 50 países até 2030.

No âmbito social, a companhia deu andamento ao longo do ano a um amplo conjunto de iniciativas no enfrentamento à covid, a fim de proteger colaboradores(as), prestadores(as) de serviços, familiares e a sociedade. Entre elas, o apoio na construção de hospitais de campanha e na abertura de novos leitos em diferentes estados brasileiros. Da mesma forma, deu 

andamento a projetos importantes para as comunidades presentes nas regiões onde atua, tais como o Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT) e o Programa Colmeias, sem contar iniciativas como o Programa Suzano Educação.

Sobre a Suzano

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Informações à Imprensa

Performa Comunicação

Suspeito de furtar cabeças de gado é preso em Paranaíba

0

Criminoso furtou 15 vacas de uma fazenda

Suspeito de furtar 15 vacas de uma propriedade rural situada nas imediações do distrito de São João do Aporé, em Paranaíba, foi preso, nesta quarta-feira (9).

Segundo consta, o furto ocorreu no mês de janeiro, sendo que no mesmo dia a própria vítima descobriu o paradeiro de parte dos animais, há 07 km da sua propriedade, acionando de imediato as Polícias Militar e Civil.

No dia posterior, a Polícia Militar foi até um pasto arrendado ao mesmo proprietário da Fazenda citada, sendo nesse dia recuperadas mais 07 cabeças de gado, reconhecidas pela vítima como de sua propriedade.

De imediato a autoridade policial representou pela prisão preventiva do suspeito, a qual foi deferida pelo poder judiciário local e cumprida pela Polícia Civil.

Homem que fugia da polícia há 2 anos é preso em Ribas do Rio Pardo

0

Ele foi condenado por roubo, furto e associação criminosa

A Polícia Civil recapturou M. W. T. B., 23 anos, condenado definitivamente por uma série de delitos contra o patrimônio, incluindo roubos majorados e furtos qualificados.

A prisão foi feita na noite de ontem (9), em Ribas do Rio Pardo.

Segundo averiguado, durante o ano de 2018, o indivíduo de 23 anos e, pelo menos, mais cinco comparsas eram membros de uma associação criminosa minuciosamente arquitetada para o fim de roubar veículos na capital e demais cidades próximas e, após, realizar o transporte para o Paraguai.

A execução dos roubos ficava a cargo de pelo menos três indivíduos do grupo, que agiam sempre do mesmo modo, abordando as vítimas na condução dos veículos ou, em caso de caminhões, eles combinavam um frete, anunciavam o assalto e exigiam a entrega do bem, sob ameaça exercida com armas de fogo. Cabe esclarecer que essa associação criminosa contava com um membro adolescente, que exercia função relevante na linha de frente dos delitos.

Na época, a investigação a cargo da DEFURV (Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Veículos) conseguiu identificar, pelo menos, quatro crimes de roubo perpetrados pelo grupo, sendo três em Campo Grande e um em Terenos, além dos delitos de associação criminosa e corrupção de menores.

Concluído o inquérito policial, M. W. T. B. e os comparsas foram processados e, ao final, em 2019, condenados definitivamente, tendo aquele primeiro obtido uma pena de 7 anos, 02 meses e 20 dias de reclusão, no regime inicial fechado, e pagamento de 15 dias-multa.

A partir de então, o homem de 23 anos passou a cumprir a pena imposta na sentença. Ocorre que, desde que obteve o benefício da saída temporária em 2020, conhecido como “saidinha”, o sentenciado não retornou ao estabelecimento prisional, passando, então, a ser considerado “evadido”.

Recentemente, a Polícia Civil obteve informações de que tal indivíduo estaria escondido em Ribas do Rio Pardo e, sempre que era abordado, seja em Campo Grande seja em cidades do interior, ao invés de fornecer o seu primeiro nome, identificava-se perante policiais, civis e militares, sempre pelo prenome falso de “Diego”, bem como alegava extravio de seus documentos pessoais.

Sabendo do “modus operandi” do evadido, o SIG da Delegacia de Ribas do Rio Pardo iniciou, imediatamente, investigações para identificar o paradeiro onde o condenado estaria escondido. As diligências duraram mais de dois meses.

Na presente data, tendo em vista o recebimento de denúncias anônimas apontando que o procurado da Justiça estaria escondido em barracos no Bairro São Sebastião, a equipe do SIG se deslocou até a região e visualizou o indivíduo. Assim que ele suspeitou que se tratava de policiais civis, tentou fugir, adentrando em mata fechada e local de difícil acesso.

Os policiais civis fizeram a incursão tática no matagal e, depois de intensas buscas, conseguiram alcançar e prender o evadido, que, ao se cansar da fuga, tentou deitar no mato para não ser visto, mas foi notado pela equipe.

W. T. B. (23) recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia, local em que permanecerá à disposição da Justiça.

Em Três Lagoas, começa hoje entrega de carnês do IPTU 2022 no setor de tributação

0

Conforme o diretor de Tributação, a data para pagamento à vista e da primeira parcela é até o dia 10 de março

Os contribuintes que ainda não receberam os carnês para pagamento do IPTU 2022 em seu endereço poderão retirar a guia no setor de Tributação da Prefeitura Municipal de Três Lagoas a partir desta quinta-feira (10).

É importante enfatizar que o documento só será entregue ao proprietário do imóvel e que a retirada do carnê por terceiros só será aceita mediante apresentação de procuração.

A distribuição dos carnês de IPTU é realizada pelos Correios e conforme o diretor de Tributação, Emerson Barbosa, começaram a chegar na residência dos contribuintes no dia 20 de janeiro e eventuais atrasos ou extravios são de responsabilidade da estatal contratada para a realização das entregas.

Barbosa salienta que além do documento físico, desde os primeiros dias do mês de janeiro a emissão online do boleto já está disponível no site da Prefeitura de Três Lagoas.

O diretor de Tributação reforça que o IPTU 2022 terá o mesmo valor do imposto cobrado no ano passado e ainda, aqueles que optarem por realizar o pagamento à vista terão desconto de 20%. As vantagens fazem parte do Programa “Fortalece Três Lagoas” que está em vigor e traz uma série de benefícios aos contribuintes do município.

Conforme o diretor de Tributação, a data para pagamento à vista e da primeira parcela é até o dia 10 de março.

Para ter acesso ao documento, basta acessar a página da Prefeitura e clicar no menu em “TRIBUTOS > IPTU > IMOBILIÁRIO” (ou acessar direto clicando aqui), digitar o número de CPF ou CNPJ e BIC nos campos disponíveis, e imprimir os boletos.

Dúvidas em relação à emissão do documento podem ser esclarecidas através do telefone 3929-1121, 9 9214 – 0322 (WhatsApp) ou pelo e-mail [email protected].

O setor de Tributação fica localizado na Av. Rosário Congro, 285 – Centro e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 17h

Destaque: Bataguassu é o 7º município que mais exporta em Mato Grosso do Sul

0

Conforme balanço, município apresentou um volume de negociações na ordem de US$ 9.134 milhões, 18,9% a mais no comparativo com o mês de janeiro de 2021

O município de Bataguassu é o sétimo município do Estado de Mato Grosso do Sul que mais exportou no mês de janeiro de 2022.

Os dados fazem parte da Carta de Conjuntura do Setor Externo da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) divulgada na terça-feira, dia 8 de fevereiro.

De acordo com o documento, Bataguassu apresentou um volume de negociações na ordem de US$ 9.134 milhões. O montante chega a 18,9% a mais no comparativo com o mês de janeiro de 2021 quando o volume de exportação chegou a US$ 7.682 milhões.

O resultado apresentado se deve principalmente pelo comércio de carnes incrementado pelas negociações feitas pelo frigorífico Marfrig. “Esse é um resultado importante que apresenta Bataguassu como um dos principais municípios do Estado no que se refere a exportação”, destacou o prefeito Akira Otsubo (MDB).

No balanço, de forma geral, em Mato Grosso do Sul, as exportações totalizaram US$ 500,27 milhões no mês de janeiro de 2022, crescimento de 61,85% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados US$ 309,09 milhões.

O saldo da balança comercial no primeiro mês de 2022 fechou com superávit de US$ 303 milhões, valor 118,05% superior aos US$ 139,25 milhões verificados em janeiro de 2021.

Segundo o secretário Jaime Verruck, da Semagro, os números são positivos porque mostram que o ano se inicia com uma forte atividade exportadora no Estado.

“Temos perspectivas positivas, com superávit e aumento das exportações. Quando observamos esse tipo de desempenho, estamos falando em aumento no processamento de produtos, de produção e de geração de emprego por essas indústrias exportadoras”.

Conforme o documento, a pauta de exportações sul-mato-grossense no mês de janeiro de 2022 foi liderada pela soja em grão, com 26,82% do total exportado em termos do valor e aumento de 57.395% em relação ao mesmo período no ano passado. O segundo produto foi celulose, com 21,66% de participação, com aumento em termos de valor de 36,56% em relação a janeiro de 2021.

As vendas externas de carne bovina aumentaram 47,5% e a de carne de aves, 25,06%.

Em termos de destino das exportações houve uma concentração nas exportações para a China, representando em janeiro de 2022 cerca de 42,5% do valor total das exportações.

Os países com maior aumento na participação foram Índia (11.542%) e Indonésia (1.038%). A maior queda foi registrada para a Holanda, com baixa de 13,59% nas exportações em relação a janeiro de 2021. A concentração nos dez maiores destinos das exportações passou de 46,58% a 74,38% em janeiro de 2022, se comparado ao mesmo período de 2021.

Após polêmica em Podcast, Simone Tebet apresenta projeto que criminaliza apologia ao nazismo

0

Nesta semana, o apresentador Monark, do Flow Podcast, defendeu abertamente que um partido nazista fosse reconhecido legalmente no Brasil

A senadora Simon Tebet, pré-candidata à presidência da República, apresentou projeto de lei, com apoio da Bancada Feminina, para criminalizar a apologia ao nazismo.

Tebet criticou episódios recentes de estímulo ao discurso de ódio ou em sintonia com o nazismo.

Simone ainda alertou para o aumento de grupos neonazistas no Brasil.

Na justificativa do projeto, a senadora Simone lembra que o mote de tais grupos é propagar e alimentar discursos de ódio relacionados a misoginia ou ao antissemitismo, bem como contra negros ou integrantes do grupo LGBTQIAP+, entre outros.

Simone Tebet lamentou que Monark defendeu que no Brasil pudesse ser criado um partido nazista “para que as pessoas que são antissemitas, que são contra judeus, que são racistas, que defendem a tese de um governo autoritário, pudessem ter voz e vez, confundindo liberdade de expressão com apologia ao crime”, disse da tribuna do Plenário nesta quarta-feira (09).

O projeto acrescenta à Lei do Racismo a criminalização dos atos de “defesa, culto ou enaltecimento do nazismo, a prática de qualquer forma de saudação nazista, bem como a negação, a diminuição, a justificação ou aprovação do holocausto”, punindo com pena de reclusão de três a seis anos e multa.

Países como Bélgica, Alemanha, Itália, Grécia e Áustria, entre outros, já criminalizam a negação do holocausto.

Resultado do Enem está disponível; saiba como e onde usar a nota

0

O Prouni oferece bolsas de estudo de 50% a 100% em universidades privadas; Já o Fies é um financiamento estudantil

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2021 na Página do Participante para os inscritos na versão regular e para os que fizeram a reaplicação.

Com o resultado das notas, os participantes podem se inscrever nas seleções dos programas federais como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade Para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

As inscrições para o Sisu poderão ser feitas do dia 15 ao dia 18 de fevereiro. O prazo de inscrição para o Prouni será de 22 a 25 de fevereiro. No início de março, do dia 8 ao dia 11, poderão se inscrever os candidatos ao Fies, que neste ano oferta 110.925 vagas.

O Enem é a principal porta de entrada para universidades públicas e privadas que utilizam a nota do exame como forma de ingresso. A nota do Enem também serve como critério de avaliação para o Prouni (Programa Universidade para Todos) e para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Os dois programas exigem que o estudante de escola pública ou bolsista de escolas particulares tenha tirado a nota mínima de 450 no Enem e que não tenha zerado na redação.

O Prouni oferece bolsas de estudo de 50% a 100% em universidades privadas. Já o Fies é um financiamento estudantil.

Para conseguir uma vaga em uma universidade federal, os estudantes devem usar a nota do Enem no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), uma espécie de leilão virtual que oferece vagas nas instituições de ensino federais. O Sisu é totalmente automatizado e utiliza as notas do Enem para classificar os participantes. Quanto maior a nota, maior a chance de conquistar uma vaga.

Instituições de ensino estrangeiras também utilizam as notas do Enem em processos seletivos. Atualmente, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) tem convênio com 51 instituições de ensino em Portugal. Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas. A lista das instituições está disponível no portal do Inep.

DOF apreende mais de meia tonelada de pasta base de cocaína ao lado de pista para aviões

0

No local já foram apreendidos 494 quilos de cocaína em outra ocasião

O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreendeu, na tarde desta quarta-feira (09), mais de meia tonelada de pasta base de cocaína, próxima à pista de pouso onde foram apreendidos 494 quilos de cocaína na última terça-feira (08).

As duas grandes apreensões aconteceram em uma propriedade rural na Linha Internacional, entre as cidades de Coronel Sapucaia e Paranhos.

Após a apreensão desta terça-feira da carga milionário de cocaína avaliada em aproximadamente R$ 50 milhões, os policiais voltaram até o local, para continuar as varreduras devido ao grande tamanho da pista, e, em nova diligência, localizaram outro ponto onde os traficantes haviam enterrado mais entorpecentes para serem transportados por aeronaves.

Desta vez foram apreendidos, enterrados ao lado da pista de pouso divididos em vários fardos, 525 quilos de pasta base de cocaína, avaliados em mais de R$ 34 milhões.

Os policiais fizeram rondas na região, mas nenhum suspeito foi encontrado na fazenda ou aos redores da propriedade rural, que fica na fronteira entre Brasil e Paraguai. O material apreendido foi entregue à Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira).

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

DOF apreende mais de meia tonelada de pasta base de cocaína ao lado de pista para aviões
DOF apreende mais de meia tonelada de pasta base de cocaína ao lado de pista para aviões

Condenado por assalto a mão armada em Goiás é preso em Brasilândia

0

O suspeito foi localizado durante diligências para coibir crimes patrimoniais

Homem condenado a uma pena de seis anos e quatro meses de prisão em regime fechado pela prática de assalto a mão armada praticado na cidade de Itumbiara-GO no ano de 2020 foi preso, na tarde de ontem (9), em Brasilândia.

O suspeito foi localizado durante diligências para coibir crimes patrimoniais.

A equipe policial desconfiou do forasteiro e o conduziu até a Delegacia para uma averiguação, apurando, com auxilia do Centro de Inteligência Policial da Delegacia Seccional de Polícia de Dracena-SP, que o suspeito tinha contra si um mandado de prisão expedido pela Vara de Execução Criminal de Presidente Prudente-SP, para onde foi transferida a execução da pena a qual ele deveria responder pelo crime praticado em Goiás.

O criminoso foi recolhido na carceragem da Delegacia de Polícia de Brasilândia e será recambiado para cumprimento de pena no estado de São Paulo, onde tramita o processo de execução criminal.

“Zé Pequeno” é preso após furtar sorveteria em Brasilândia

0

“Zé Pequeno” já tem condenação por crimes patrimoniais e responde a outros 08 processos na Justiça

A. J. da S. L., 27 anos, conhecido como “Zé Pequeno”, foi preso na tarde de ontem (9), pela pratica de crime de furto qualificado em uma sorveteria, Brasilândia.

Do local, foram subtraídos produtos avaliados em R$ 3 mil.

Os Investigadores da Polícia Civil analisaram as imagens de câmeras de vigilância instaladas nas proximidades do estabelecimento comercial e identificaram o suspeito.

A partir da identificação do suspeito os agentes fizeram diligências e prenderam o suspeito em flagrante.

“Zé Pequeno” já tem condenação por crimes patrimoniais e responde a outros 08 processos na Justiça por crime da mesma natureza.

Tempo continua firme e seco em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira

0

A quinta-feira em Três Lagoas será de sol com algumas nuvens. Não chove

O tempo continua firme em grande parte de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (10). Apenas a região norte pode ter variação de nebulosidade e pancadas de chuvas isoladas, nas demais regiões o dia será ensolarado. 

O predomínio de sol com poucas nuvens, eleva as temperaturas rapidamente e a atuação de uma massa de ar seco deixa os níveis de umidade relativa do ar bastante baixos no Estado. 

Durante a tarde os índices podem ficar abaixo de 30%, e a recomendação de especialistas é aumentar a ingestão de líquidos para manter a hidratação do corpo. 

As temperaturas seguem amenas no início da manhã, mas se elevam rapidamente ao longo do dia. Os termômetros podem registrar mínimas de 18°C e máximas de até 36°C no Estado. Confira no mapa as condições estimadas para a Capital e alguns municípios sul-mato-grossenses. 

Tempo continua firme e seco em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira

Mireli Obando, Subcom

Foto: Ricardo Ojeda

DOF apreende adolescente com quase 400 quilos de maconha em MS

0

O adolescente foi encaminhado juntamente com a maconha e o veículo, avaliados em mais de R$ 631 mil, à Delegacia da Polícia Civil de Ponta Porã

O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreendeu, na manhã desta quarta-feira (09/02), na zona rural de Ponta Porã, um adolescente de 16 anos com quase 400 quilos de maconha em um Ford/Ka.

Segundo a nota, os policiais faziam bloqueio na MS-164, no Trevo do Copo Sujo, quando abordaram o menor de idade transportando 380 tabletes de maconha, que totalizaram 384 quilos do entorpecente.

Aos policiais ele disse que pegou o carro já carregado com a droga em Ponta Porã  e levaria até a cidade de Presidente Prudente (SP), não informando valor que receberia pelo transporte.

O adolescente foi encaminhado juntamente com a maconha e o veículo, avaliados em mais de R$ 631 mil, à Delegacia da Polícia Civil de Ponta Porã.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A unidade mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

DOF apreende adolescente com quase 400 quilos de maconha em MS

Três Lagoas inicia amanhã aplicação da 4ª dose contra Covid-19

0

Vacinação tem autorização da CIB e SES

Assim como decidido em reunião técnica da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) em um encontro extraordinário realizado no dia 08 de fevereiro de 2022 que gerou a resolução CIB/SES nº029, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai iniciar nesta quinta-feira (10) a aplicação da 4ª dose (reforço) contra a Covid-19 em grupos específicos.

De acordo com a CIB, a aplicação deve ocorrer em idosos acima de 60 anos de idade, bem como em profissionais de saúde com mais de 18 anos que receberam a 3ª dose há mais de 4 meses. Gestantes também poderão receber a dose de reforço, mas somente se tiver tomado a 3ª dose há mais de 5 meses.

LOCAIS E HORÁRIOS DE VACINAÇÃO

Conforme a SMS, os locais e dias de vacinação são os mesmos, ou seja, de segunda a sexta-feira nas Unidades de Saúde das 8h às 16h30 e nas Unidades Saúde na Hora das 8h às 18h, sendo ela: Santo André, Atenas, Santa Rita, Vila Haro, Paranapungá, Jardim Maristela, Vila Piloto, Interlagos, São Carlos e Vila Nova.

DOCUMENTOS

Todos aqueles que se enquadrarem para receber a 4ª dose de vacina contra a Covid-19 deve procurar uma unidade de saúde a partir desta quinta-feira (10) portando documentos oficial com foto, CPF, carteira de vacinação covid, cartão SUS e, para aqueles que são profissionais de saúde, algum comprovante de vínculo de trabalho que alegue atuação no ramo.

VEJA A RESOLUÇÃO 029 DA CIB/SES

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.