29.9 C
Três Lagoas
domingo, 28 de junho de 2026
Início Site Página 2027

Eduardo Bolsonaro elogia PL de Coronel David sobre porte de arma para atirador desportivo

0

O projeto de lei agora tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação 

O deputado federal Eduardo Bolsonaro gravou um vídeo em apoio ao Projeto de Lei 10/2022, de autoria do deputado estadual Coronel David (sem partido), que reconhece o risco da atividade e a efetiva necessidade do porte de armas de fogo ao atirador desportivo integrante de entidade de desporto legalmente constituídas nos termos do inciso IX do artigo 6º da Lei Federal 10.826 de 2003.

“Prezado Coronel David, estou aqui ao lado do Marcos Polon, advogado e presidente do ProArmas Brasil, para te parabenizar pela sua iniciativa a favor não só dos CACs, mas a favor de uma justiça da pauta de legítima defesa, que você só tem acesso através do uso de armas de fogo, e é a única maneira de equalizar a força com qualquer tipo de agressor. Parabéns pelo seu projeto de lei”, ressaltou Eduardo Bolsonaro.

O projeto de lei agora tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

“A legítima defesa é uma pauta importantíssima que devemos defender sempre. É um direito sagrado dos cidadãos de bem, além de reconhecer o risco da atividade e a efetiva necessidade do porte do atirador desportivo, para que eles possam transportar suas armas e munições com segurança”, concluiu o Coronel David.

Suzano está com quatro vagas abertas em Água Clara e Três Lagoas

0

As inscrições estão abertas para todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual, na Plataforma de Oportunidades da empresa

 A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está com quatro processos seletivos abertos para atender suas operações florestal e industrial em Água Clara e Três Lagoas (MS). As inscrições podem ser feitas por todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual, na Plataforma de Oportunidades da empresa (https://jobs.kenoby.com/Suzano).

As pessoas interessadas na vaga de Técnico/a de Segurança do Trabalho I, em Água Clara, precisam atender aos seguintes pré-requisitos: ter Formação Técnica completa em Segurança do Trabalho; gestão de pessoas; conhecimento avançado em Pacote Office; conhecimento em Indicadores de Segurança, APP de Segurança, residir em Água Clara ou Ribas do Rio Pardo (MS). Candidatos/as com inglês no currículo terão um diferencial no processo seletivo. As inscrições seguem abertas até o preenchimento da vaga e podem ser feitas pela página https://jobs.kenoby.com/Suzano/job/tecnicoa-seguranca-trabalho-i/61fd80e927d21351ae7cbac9?utm_source=website.

As outras três vagas abertas são para Três Lagoas. Para participar do processo seletivo para Analista de Logística Júnior, candidatos e candidatas devem ter: Formação Superior, principalmente em Administração ou Engenharias; conhecimento avançado em Pacote Office; experiência na área de logística e conhecimento em Power BI e SAP. As inscrições seguem abertas até o preenchimento da vaga e podem ser feitas pela página https://jobs.kenoby.com/Suzano/job/analista-logistica-jr/61f2813eef0a4a5c1a9602f9?utm_source=website.

Também há oportunidade para Analista de Excelência Operacional Pleno (operação industrial). Interessados/as devem ter: nível superior; experiência com SIG e EO; domínio em ferramentas da Qualidade para resolução de problemas e conhecimento avançado em pacote Office e em sistemas como: Power Point, Minitab e Excel. As inscrições seguem abertas até o dia 11 de fevereiro e podem ser feitas pela página https://jobs.kenoby.com/Suzano/job/analista-excelencia-operacional-pl/61a8be1e4ec0dc368edb2f10?utm_source=website.

Ainda para Três Lagoas, na operação florestal da Suzano, há vaga para Analista de Excelência Operacional Pleno. Para participar do processo seletivo, os pré-requisitos são: ter Ensino Superior completo, preferencialmente na área Florestal e/ou Agrícola, Administração e Engenharia; desejável conhecimento de metodologias de melhoria contínua (TPM, WCM, Lean Manufacturing e Six Sigma), análise financeira; conhecimento intermediário de gestão de projetos e pacote Office. As inscrições seguem abertas até o preenchimento da vaga e podem ser feitas pela página https://jobs.kenoby.com/Suzano/job/analista-excelencia-operacional-pl/61fb05d850f7e34ae94866b2?utm_source=website.  

Mais detalhes sobre os processos seletivos, assim como os benefícios oferecidos pela empresa, estão disponíveis na Plataforma de Oportunidades da Suzano (https://jobs.kenoby.com/Suzano). Na página, candidatos e candidatas também poderão acessar todas as vagas abertas no Estado e em outras unidades da Suzano no País, além de se cadastrar no Banco de Talentos da empresa.

Sobre a Suzano 

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br 

 Informações à Imprensa

Performa Comunicação

Polícia Militar de MS abre processo seletivo para promover 330 sargentos da corporação

0

As inscrições podem ser feitas de hoje (8) até o próximo dia 14 de fevereiro

O Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (8), traz Edital da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, que abre inscrições para o processo seletivo interno destinado a seleção de candidatos do quadro de praças e de especialistas músicos, para o preenchimento de 330 vagas no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS).

O CAS da PM tem por objetivo atualizar e ampliar os conhecimentos profissionais, administrativos e operacionais dos policiais militares que atualmente ocupam a graduação de segundo sargento, para que sejam promovidos à graduação de primeiro sargento.

Para concorrer a uma das vagas, o interessado precisa necessariamente estar relacionado em uma das listas constantes nos anexos I ou II do Edital publicado nesta terça-feira, ser segundo sargento do serviço ativo, não estar licenciado para tratar de interesse particular, estar classificado com comportamento no mínimo bom, não estar respondendo a conselho de disciplina, etc.

As inscrições podem ser feitas de hoje (8) até o próximo dia 14 de fevereiro, no endereço eletrônico ti.pm.ms.gov.br/inscricoes, clicando no link “INSCRIÇÃO – CAS/QPE-1-Mus/2022”, onde o candidato precisa preencher o campo CPF, com o número do seu documento e em seguida clicar no botão “Acessar Formulário”.

De caráter eliminatório, o processo seletivo, que adota o critério de antiguidade, é composto de quatro fases eliminatórias, sendo elas: inscrição, exame de saúde realizado pela JISO, exame de capacidade física e apresentação e análise de documentos, para comprovação dos requisitos exigidos no edital.

O Edital com todas as regras do processo seletivo, bem como anexos, está publicado da página 74 até a 89 do DOE de hoje e pode ser acessado clicando aqui.

Quatro bicicletas furtadas são recuperadas em Três Lagoas

0

Itens foram furtados de setembro de 2021 a fevereiro de 2022

De sexta-feira até ontem, os policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar recuperaram quatro bicicletas furtadas entre os meses de setembro de 2021 e fevereiro de 2022.

Conforme a nota, nesta segunda-feira (7), por volta das 18h, os militares realizavam rondas pelo bairro Paranapungá, quando na Rua Rui José da Costa, um casal fugiu ao ver os agentes.

No entanto, eles foram alcançados e, durante a abordagem, os policiais constataram que a bicicleta em posse de mulher havia sido furtada no 28 setembro de 2021 em uma residência na Avenida Antônio Trajano.

As outras três bicicletas foram recuperadas na sexta.

A primeira a ser recuperada foi uma bicicleta Schwinn, na Rua Henry Abud Dias, no bairro Jardim Capilé, por volta das 16h50.

Já a segunda, uma Lotus cinza, que havia sido furtada no dia 2 de fevereiro, estava com um adolescente.

Ainda na sexta-feira, por volta das 23h30, no bairro Jardim Alvorada, na Rua Eurídice Chagas Cruz, os militares recuperaram uma bicicleta Caloi/Poti.

O homem que estava com a bicicleta estava com Mandado de Prisão em aberto e foi preso.

Quatro bicicletas furtadas são recuperadas em Três Lagoas
Quatro bicicletas furtadas são recuperadas em Três Lagoas

Prefeito de Brasilândia participa da abertura dos trabalhos legislativos

0

Após a abertura, houve o andamento dos trabalhos da primeira sessão ordinária do ano de 2022

O prefeito Dr. Antonio Thiago esteve na noite da última segunda-feira (07), no Plenário Raimundo Assis Alencar, na Casa Legislativa, onde participou da sessão de abertura dos trabalhos legislativos do ano de 2022.

Além disso, a nova Mesa Diretora assumiu os trabalhos legislativos, na qual agora conta com a participação dos seguintes parlamentares: Aurineia Halsback – presidente, Nivaldo Nunes – vice-presidente, Selma Alquaz – 1º secretária e Patricia Jardim – 2º secretária.

A sessão ainda teve a presença dos vereadores Edson Pereira Costa, Joaquim Martos de Moraes, José Quintino de Souza, Jô Silva e Márcia Amaral.

A presidente Neia Halsback, durante a sua fala na abertura, falou de suas expectativas de sua gestão e enfatizou a parceria entre o Legislativo e o Executivo em buscar melhorias para a população brasilandense.

Por sua vez, o prefeito Dr. Antonio Thiago fez uma breve homenagem ao Sr. Raimundo Pedro de Souza, que faleceu no último dia 03 de fevereiro de 2022 e era bastante participativo nas sessões legislativas.

Além disso, o prefeito desejou sucesso para a nova presidente da Câmara como também estendeu a todos os parlamentares que tenha um ano bom ano de trabalhos legislativos. “O trabalho conjunto do Executivo e do Legislativo e em prol de um único objetivo: fazer o bem para a nossa cidade”, destacou.

Após a abertura, houve o andamento dos trabalhos da primeira sessão ordinária do ano de 2022.

As sessões ordinárias ocorrem todas as segundas-feiras, a partir das 18h (MS) e é aberta a toda a população.

HR de Três Lagoas recebe aparelhos de Raio-X e equipamentos oftalmológicos

0

Governo de MS já entregou 88 leitos hospitalares na unidade

O Hospital Regional de Três Lagoas, Magid Thomé recebeu, nesta segunda-feira (7), três aparelhos de Raio -X e duas cadeiras oftalmológicas.

Os equipamentos foram enviados pelo Governo de Mato Grosso do Sul.

O hospital tem previsão de abertura para atendimento ao público ainda no primeiro semestre deste ano.

Na semana passada, o Governo de MS já entregou 88 leitos hospitalares.

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha, são vários lotes com equipamentos para a instituição.

“São diversas compras que vão dar condições para o atendimento à população de Três Lagoas e toda a região da Costa Leste”, disse Rocha.

Segundo o governador Reinaldo Azambuja, a entrega do Hospital Regional de Três Lagoas acaba com décadas de espera por outra instituição de atendimento à saúde pela população da região da Costa Leste.

“Priorizamos a construção de hospitais com foco na regionalização da saúde estadual. E agora a estruturação deste hospital, não adianta apenas levantar paredes, temos que equipar para garantir o atendimento à população”, frisou.

“Quando assumimos a secretaria o objetivo principal era dar celeridade a todos os grandes empreendimentos do Estado, entre eles, os da saúde, principalmente, diante do atual cenário”, emendou o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, também destacou a importância da unidade hospitalar para a região. “Esse hospital vai representar um novo momento na saúde pública de Três Lagoas e de toda a região”, complementa.

Hospital Regional Magig Thomé

O hospital foi levantado numa área de mais de  26 mil m², com área construída de 15.687,00 m². A dinâmica será dividida em blocos setorizados, sendo:  Bloco A, Bloco B, Bloco D e os anexos.

A instituição contará com serviços de emergência e urgência, psiquiatria, diagnóstico, tomografia, ressonância magnética, Raio-X e ultrassonografia. Também terá ambulatórios, leitos, centro cirúrgico, auditório, salas de aulas, laboratórios, esterilização e área técnica dos equipamentos de climatização do centro cirúrgico.

O hospital contará com farmácia, hemodinâmica, diretoria, coordenação, pediatria, alojamento, enfermaria, isolamento, lavanderia, cozinha e vestiários.

O Governo do Estado investiu R$ 56 milhões na construção do hospital, sendo R$ 21 milhões do caixa do Estado e o restante por meio de financiamento com o BNDES.

Em Três Lagoas, Escola “Maria de Lourdes Lopes” recebe crianças para imunização contra covid nesta terça-feira

0

O atendimento será para todas as crianças de 5 a 11 anos de idade, sendo que esses devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal que farão o assentimento da vacinação

A Escola Municipal “Maria de Lourdes Lopes” receber nesta terça-feira (08) crianças de 5 a 11 anos de idade para receber a vacina contra a Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a de Educação e Cultura (SEMEC) realizará a mesma ação em outras três Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino (REME) até o dia 11 de fevereiro.

Conforme o planejamento, os pais poderão procurar uma das unidades escolares indicadas abaixo das 8h às 18h de acordo as datas:

– Dia 08/02 | Escola Municipal “Maria de Lourdes Lopes” – Rua 24 – S/Nº – Bairro Vila Piloto II

– Dia 09/02 | Escola Municipal “Elaine de Sá” – Rua Jatobá – S/N – Bairro Novo Oeste

– Dia 10/02 | Escola Municipal Parque São Carlos – Rua Irmãos Cameshi, 688 – Bairro São Carlos

– Dia 11/02 | Escola Municipal “Eufrosina Pinto” – Rua Bernardino Antônio Leite S/N – Bairro São Carlos

DIA DA VACINAÇÃO

O atendimento será para todas as crianças de 5 a 11 anos de idade, sendo que esses devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal que farão o assentimento da vacinação. Caso esses (pais ou responsável legal) não puderem estar junto da criança, o acompanhante maior de idade deve levar o termo de assentimento (BAIXE O MODELO AQUI) assinado (pelos pais ou responsável) na data da vacinação, além de documento oficial com foto (ou Certidão de Nascimento) e carteira SUS da criança.

ATENÇÃO AO PERÍODO ENTRE-VACINAS

A SMS destaca que os pais ou responsável devem observar se a criança tem mais de 15 dias desde a última vacina que recebeu (rotina) para receber a imunização contra Covid-19. O mesmo deve ser observado caso a criança precise tomar outra vacina (rotina) após a vacinação contra covid-19, ou seja, deve ter mais de 15 dias.

Em Brasilândia, Dia “D” de vacinação contra Covid-19 para estudantes será sexta-feira

0

O horário da vacinação em todas as escolas vão ser das 07h às 11h e das 13h às 16h

A Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa que será nesta sexta-feira (11/02), o dia D de vacinação contra Covid-19 para estudantes de 05 a 11 anos.

O horário da vacinação em todas as escolas serão das 07h às 11h e das 13h às 16h (MS). É preciso levar CPF, RG ou Certidão de Nascimento, Cartão SUS, Comprovante de Residência e Carteira de Vacinação.

Além disso, é preciso levar autorização dos pais ou responsáveis (podendo ser escrita à mão), contendo o nome da criança e do acompanhante, caso não possa acompanhar o filho no ato da vacinação.

O retorno das aulas está previsto para o próximo dia 14 de fevereiro, segunda-feira.

Idoso recebe ligação de banco e descobre tentativa de pix de R$ 14 mil em Três Lagoas

0

Conta foi bloqueada e idoso orientado para registrar boletim de ocorrência

Idoso de 60 anos recebeu uma mensagem de texto, na segunda-feira (7), informaram que sua conta bancária tinha entrado em cheque especial, em Três Lagoas.

No entanto, minutos depois, uma atendente do próprio banco ligou e questionou se o cliente havia feito um pix no valor R$ de 14 mil.

O idoso, então, destacou que não tinha feito e a atendente destacou que iria bloquear a conta como medida de segurança.

Além disso, ela orientou que ele procurasse à delegacia e registrasse o boletim de ocorrência.

O idoso seguiu as orientações e o caso foi registrado com estelionato na Depac.

Mulher descobre traição e apanha do marido em Três Lagoas

0

Ela decidiu representar criminalmente contra o marido

Mulher de 35 anos acabou agredida pelo marido de 40 anos, na madrugada desta terça-feira (8), após descobrir que estava sendo traída, no Jardim Residencial Atenas, em Três Lagoas.

Segundo a vítima, ela e o autor passaram a noite discutindo, sendo que, em determinado momento, o marido alterado a agrediu.

La ficou com vermelhidão nos dois pulsos e hematomas no peito.

Diante dos fatos, ela procurou a delegacia e manifestou desejo de representar contra o agressor.

Casa é incendiada e mulher suspeita do ex em Três Lagoas

0

Imóvel estava desocupado e mulher estava construindo mais duas peças no local

Mulher de 67 anos procurou a delegacia, nesta terça-feira (8), após ter um imóvel incendiado no Jardim Vila Verde, em Três Lagoas.

Conforme boletim de ocorrência, a vítima contou que a casa era composta de três cômodos: sala, cozinha, quarto e banheiro e que tinha começado a ampliação para mais dois cômodos, porém estava parada a vários meses.

No entanto, na madrugada de hoje recebeu uma ligação de uma vizinha do imóvel relatando que ele havia sido destruído.

Equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada, mas constatou perda total da casa.

Dentro do terreno tinha um veículo que também foi queimado totalmente.

A vítima informou que suspeita do ex, pois ele já havia feito ameaças.

O caso será investigado.

‘O terror do INSS’: idoso comemora 121 anos com bolo temático

0

Segundo a neta, apesar da idade, o idoso está lúcido e é saudável

O aposentado Andrelino Vieira da Silva comemorou o aniversário de 121 anos de idade com um bolo temático em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital.

Ao G1, a neta dele, a supervisora contábil Janaina Lemes de Souza, de 36 anos, mandou fazer o doce com o tema: “O terror do INSS”.

“Todo ano eu mando fazer um bolo para ele e nesse ano um amigo viu na internet uma pessoa que fez um bolo dessa forma e me mandou dizendo: ‘É a cara do seu avô’”, disse.

Andrelino nasceu no dia 3 de fevereiro de 1901, em Anicuns, na região central de Goiás. O aposentado foi casado e teve sete filhos, sendo que cinco estão vivos. Além disso, ele tem 13 netos, 16 bisnetos e um tataraneto.

“É um privilégio muito grande ter uma pessoa dessa idade na família para poder compartilhar histórias com a gente. Minha filha teve a oportunidade de ter um bisavô. Eu não tive. A gente valoriza todos os momentos. Ele viaja, vai a barzinhos, faz de tudo” afirmou Janaina.

Segundo a neta, apesar da idade, o idoso está lúcido e é saudável.

“Ele é lucido, ativo, faz a comidinha dele, cuida das coisinhas dele. Nós moramos a família toda em um mesmo terreno, mas ele tem um barracão dele, onde mora sozinho. Ele leva uma vida normal. Ele adora forró e ia sempre dançar”, contou.

O aniversário do aposentado foi comemorado na última quinta-feira (3) em uma reunião apenas com os familiares que vivem no mesmo terreno. O motivo, conforme Janaina, é que o avô e demais parentes que moram no local estão com Covid-19.

“Como estamos todos com Covid-19, fizemos apenas um bolinho para não deixar passar em branco, só nós, mesmo. Mas ele está super bem, apenas com sintomas leves. Ele tomou as três doses da vacina”, explicou.

Ministra Tereza Cristina testa positivo para Covid-19 e cancela compromissos

0

Ela está bem, com sintomas leves e vai permanecer em isolamento

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM), testou positivo para Covid-19.

A informação foi divulgada pela própria ministra nas suas redes sociais na manhã desta terça-feira (8).

Segundo a publicação, ela está bem, com sintomas leves e vai permanecer em isolamento.

Tereza diz que vai cancelar seus compromissos presenciais.

A ministra cumpriu uma série de agendas públicas nas últimas semanas, inclusive, em Três Lagoas, onde anunciou que o grupo russo Acron havia fechado a negociação de compra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3) da Petrobras, durante o lançamento de pacotes de obras de R$ 70 milhões para macrodrenagem e pavimentação na cidade do Bolsão.

Na solenidade que aconteceu na Câmara de Vereadores de Três Lagoas, a ministra anunciou a venda após receber uma mensagem do presidente da estatal, Joaquim Luna e Silva. 

Em cinco meses, está é a segunda vez que Tereza testa positivo para a doença. Em setembro do ano passado, ela também foi infectada.

Ministra Tereza Cristina testa positivo para Covid-19 e cancela compromissos

Começa hoje pagamento do abono salarial da iniciativa privada

0

*Agência Brasil

O calendário de pagamentos seguirá o mês de nascimento

Começa hoje (8) o pagamento do abono salarial para os trabalhadores da inciativa privada, ano-base 2020. O calendário de pagamentos  seguirá o mês de nascimento. Nesta terça-feira, recebem o pagamento os nascidos em janeiro. Os nascidos em dezembro receberão no dia 31 de março.Começa hoje pagamento do abono salarial da iniciativa privadaComeça hoje pagamento do abono salarial da iniciativa privada

O abono salarial de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. Recebe o abono agora quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Para servidores públicos, militares e empregados de estatais, inscritos no Pasep, o pagamento tem início a partir do dia 15 de fevereiro e vai até 4 de março, pelo Banco do Brasil.

Trabalhadores da iniciativa privada que recebem pela Caixa Econômica Federal:

Mês de nascimentoData do pagamento
Janeiro8 de fevereiro
Fevereiro10 de fevereiro
Março15 de fevereiro
Abril17 de fevereiro
Maio22 de fevereiro
Junho24 de fevereiro
Julho15 de março
Agosto17 de março
Setembro22 de março
Outubro24 de março
Novembro29 de março
Dezembro31 de março

Trabalhadores do setor público, que recebem pelo Banco do Brasil:

Trabalhadores do setor público, que recebem pelo Banco do Bras

Final da inscriçãoData do pagamento
015 de fevereiro
115 de fevereiro
217 de fevereiro
317 de fevereiro
422 de fevereiro
524 de fevereiro
615 de março
717 de março
822 de março
924 de março

Os valores de pagamento para cada trabalhador variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2020.

Devem receber o benefício cerca de 22 milhões de trabalhadores, com valor total de mais de R$ 20 bilhões, oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

A Caixa informou que o crédito será depositado automaticamente para quem tem conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, podendo ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, sempre de acordo com o calendário de pagamento.

A Caixa disse ainda que para os beneficiários residentes nos municípios da Bahia e de Minas Gerais em situação de emergência, devido às fortes chuvas, o pagamento será iniciado hoje, independentemente do mês de nascimento.

Justiça Federal não autoriza pulverização por aeronave em área florestal de Mato Grosso do Sul

0

Para magistrada, não há certezas científicas sobre à ausência de riscos ao meio ambiente e à saúde humana decorrentes do uso do produto


A 1ª Vara Federal de Campo Grande/MS negou às entidades filiadas à Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas pedido de autorização para pulverização de agentes microbiológicos, por meio de aviões, em áreas limitadas por normativo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).  


Na decisão, a juíza federal Julia Cavalcante Silva Barbosa ponderou que a solicitação não preencheu os requisitos da probabilidade do direito e do perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo, necessários para a concessão da tutela de urgência. Além disso, seguiu o princípio da precaução, por se tratar da preservação do meio ambiente.


A Instrução Normativa (IN) 2/2008, do Mapa, não permite a aplicação aérea em locais situados a uma distância mínima de 500 metros de povoações, cidades, vilas, bairros e dos mananciais de captação de água para abastecimento da população; e a 250 metros de mananciais de água, moradias isoladas e agrupamentos de animais.
Com isso, a associação acionou a Justiça e pediu que suas filiadas pudessem utilizar aviões para pulverizar produtos biológicos à base de Bacillusthuringiensis, na parte central dos talhões das florestas de eucalipto, sem sofrerem sanção administrativa, sob o argumento de que o crescimento acentuado de pragas em 2021 gerou grandes prejuízos.  


Ao analisar o caso, a juíza federal não acatou a solicitação. Conforme gráfico juntado aos autos, os danos com lagartas desfolhadoras (Iridopsissp e Thyrinteinaarnobia) ocorrem desde 2015. “Tal situação, por si, é suficiente a mitigar o alegado periculum in mora, ainda que se considere o alegado excepcional aumento da infestação”, pontuou.


A magistrada também rejeitou o pedido de suspensão integral da IN 2/2018 e ponderou que não cabe ao Judiciário autorizar procedimentos sem que haja confirmação de segurança. “Os documentos não trazem a certeza de ausência de danos. Não há certezas científicas sobre a falta de riscos ao meio ambiente e à saúde humana decorrentes do eventual uso do Bacillusthuringiensis na aplicação aérea de florestas plantadas em Mato Grosso do Sul”, concluiu.


Assim, a juíza federal indeferiu o requerimento de antecipação da tutela.
Procedimento Comum Cível 5010553-09.2021.4.03.6000/MS


Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Em Curitiba, igreja é invadida por militantes do PT que impedem realização da Missa

0

Vereador Renato Freitas, do Partido dos Trabalhadores, é apontado como líder do ataque

A Igreja do Rosário em Curitiba, foi alvo de um ataque neste domingo (06/02) por militantes de esquerda que impediram o início da Missa e agrediram verbalmente os idosos presentes. O vereador Renato Freitas, do Partido dos Trabalhadores, foi apontado como um dos líderes da invasão.

A denúncia foi publicada nas redes sociais pelo vereador Eder Borges (PSD/PR) que promete representar contra o petista na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Curitiba já nesta segunda-feira (07/02).

Um vídeo gravado durante a invasão mostra os militantes de esquerda entrando na Igreja do Rosário e aterrorizando os fiéis que rezavam à espera do começo da Missa.

Em Curitiba, igreja é invadida por militantes do PT que impedem realização da Missa

Na falta de justificativa para a barbárie, os militantes de esquerda utilizaram como motivação para o ataque o assassinato do imigrante congolês Moïse Kabagambe, na cidade do Rio de Janeiro, sem explicar que relação os idosos que aguardavam a Missa e a Igreja teriam com o crime.

O vereador petista Renato Freitas tem dedicado seu mandato a ataques aos evangélicos, às forças policiais e agora, incluiu a Igreja Católica no rol de seus alvos.

Os templos religiosos – sobretudo católicos – têm sido alvo constante de militantes de esquerda em várias países da América Latina, como Chile, Colômbia, Argentina e México, mas no Brasil ainda não havia um episódio relevante deste método de terror.

Veja o vídeo do ataque:

Terça com predomínio de tempo firme e grande variação térmica no Estado

0

A terça-feira em Três Lagoas será de Sol com algumas nuvens. Não chove, diz a previsão

Nesta terça-feira (08) o tempo segue firme, com sol entre nuvens na Capital e nos municípios das regiões centro-oeste e sul de Mato Grosso do Sul. 

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) no extremo norte das regiões centro-norte, pantaneira e leste, existe a probabilidade de chuvas de intensidade de moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. 

Essas instabilidades serão provocadas pela atuação da zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS), aliada a diversos sistemas como, transporte de umidade, aquecimento diurno e a passagem de um cavado em médios níveis.

A presença de uma massa de ar seco está favorecendo a variação térmica no Estado, ou seja, manhãs com temperaturas mais amenas e tardes quentes. Nesta terça-feira, os termômetros podem registrar mínimas de 15°C e máximas de até 34°C no Estado. 

Confira no mapa as condições de tempo e temperatura estimadas para a Capital e alguns municípios de Mato Grosso do Sul. 

Terça com predomínio de tempo firme e grande variação térmica no Estado

Redução das chuvas

Terça com predomínio de tempo firme e grande variação térmica no Estado

Pelo menos até o dia 15 de fevereiro a tendência é de baixos acumulados de chuva para Mato Grosso do Sul. Previsão estendida do Cemtec, indica acumulados de chuva entre 5 – 50 mm, devido a atuação da zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que combinada a outros sistemas meteorológicos deixará o tempo instável especialmente na porção extremo norte das regiões centro-norte, pantaneira e leste. 

Já para o período de 15 a 23 de fevereiro, o Cemtec aponta para a probabilidade de chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo com acumulados de chuva entre 5 – 150 mm, com destaque para as regiões sudoeste e leste.

Mireli Obando, Subcom

Foto: Ricardo Ojeda

Em Três Lagoas, polícia promove reencontro emocionante entre irmãos que não se viam há mais de 40 anos

0

Irmão morador de São Paulo veio em Três Lagoas para o reencontro

A Polícia Civil de Três Lagoas promoveu, nesta segunda-feira (07), o reencontro dos irmãos Manoel Aparecido Lopes e Maria das Dores Lopes, 61 e 72 anos, respectivamente. Os irmãos estavam separados há mais de 40 anos.

Conforme informações da Polícia Civil, Manoel compareceu ao Setor de Investigações Gerais – SIG/TL, com o objetivo de localizar a sua irmã Maria das Dores.

Manoel disse para os investigadores de polícia havia chego em Três Lagoas hoje, porém, é morador da cidade de Birigui/SP.

Ainda aos policiais, ele contou que o objetivo era de reencontrar a sua irmã, que o último contato havia acontecido há mais de 40 anos, em uma fazenda de cultivo de café, nas proximidades da cidade de Clementina/SP.

Diante da solicitação de ajuda do Senhor Manoel, policiais do SIG iniciaram procedimentos visando a localização da senhora Maria das Dores, tendo sucesso.

Os policiais descobriram que Maria mora no bairro Jardim Dourados e, então, realizaram o reencontro.

Esse tipo de trabalho desenvolvido pela PC/MS, através da SIG da cidade de Três Lagoas/MS, contribui para a criação e/ou restabelecimento de laços familiares e afetivos, trazendo grande satisfação para os envolvidos.

Cumpre destacar que as fotos e vídeos do momento do reencontro, foram autorizados pelos irmãos Manoel e Maria das Dores, os quais também autorizaram a divulgação.

PM recupera veículo furtado em Três Lagoas

0

Veículo foi encaminhado à delegacia de polícia para ser restituído a seu proprietário

Policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar realizaram a recuperação de uma motocicleta furtada em Três Lagoas.

O fato ocorreu no sábado (5), por volta das 20h15, quando uma guarnição de radiopatrulha do 2º Batalhão foi solicitada a comparecer no Shopping Três Lagoas onde a motocicleta Honda/Titan, de cor preta, teria sido furtada na Rua Duque de Caxias.

Diante o fato, o veículo foi encaminhado à delegacia de polícia para ser restituído a seu proprietário.

Terceira maior cidade do Estado, Três Lagoas terá nova agência do Detran-MS até o fim do ano

0

*Assessoria

No início de janeiro, Três Lagoas foi contemplada com a entrega de um novo espaço de atendimento

Três Lagoas, a terceira maior cidade do Estado, terá uma nova agência do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul)  até o final deste ano.  O resultado da licitação para início das obras de construção foi divulgada em Diário Oficial.

De acordo com a publicação, as obras deverão contemplar a construção dos blocos 01, 02 e 03, além de guarita de entrada e área para vistoria e emplacamento, orçada em R$ 8.352.984,65 e com prazo de execução estabelecido para oito meses. A empresa classificada pelo processo licitatório é a Campana e Gomes Engenharia Ltda no entanto, esse resultado ainda precisa ser homologado.

A chefe da Diemi (Divisão de Engenharia e Manutenção) do Detran-MS, arquiteta Maria Moura, explica que o projeto das novas instalações contempla uma área de 1.752 metros quadrados construída em um terreno de 4,5 hectares, localizado na rodovia BR 158, sentido Brasilândia e que foi doada pela prefeitura local.

Segundo ela, o ambiente terá amplo estacionamento com trabalho de paisagismo e pavimentação das vias internas, bem como a sinalização delas. “Essa é apenas uma das etapas do projeto para a sede da agência no município. O local terá também áreas de treinamento de direção veicular, minicidade escola de trânsito e bloco de apoio com cobertura para atender essa demanda, o que faz parte da segunda etapa que ainda não tem data prevista para iniciar”, explicou Maria.

No início de janeiro, Três Lagoas foi contemplada com a entrega de um novo espaço de atendimento. O local passou por adequações durante dois meses para melhorias estruturais e tecnológicas, buscando mais conforto e melhor atendimento aos clientes.

Anteriormente, a agência do Detran na cidade funcionava apenas em um Shopping, no entanto, considerando a distância do local da área central e pensando na facilidade e comodidade aos clientes e aos servidores, o Departamento alugou o novo imóvel oferecendo mais praticidade aos clientes e caracterizando uma diversificação no que diz respeito a localização.

A nova área com aproximadamente 390 metros quadrados ganhou reparos e adequações como colocação de divisórias e portas, instalação elétrica, de cabeamento estruturado e de ar condicionado, além de pintura interna e externa, marcação de vagas de estacionamento e troca de mobiliário e aparelhos eletrônicos.

Com uma frota de 105 mil veículos e 180 mil condutores registrados, a obra recebeu investimentos de R$ 206.576,15. A nova Agência Especial de Trânsito fica na Rua Rosário Congro, nº 2811, no bairro Jardim Alvorada. A Agência Regional localizada no Shopping não foi desativada.

O Departamento de Trânsito vem passando por obras de reforma e revitalização desde o ano passado e a previsão é de que pelo menos R$ 29 milhões sejam investidos até o final de 2022 tanto em agências da Capital quanto do interior.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.