17.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 80

Carreta carregada de cerveja tomba na BR-463, em MS

0
Foto: Divulgação

Um acidente registrado por volta do meio-dia desta terça-feira (28) causou transtornos na BR-463, no trecho entre Dourados e Ponta Porã. Uma carreta carregada de cerveja tombou às margens da rodovia, mobilizando equipes de resgate e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O motorista, identificado como Rafael, morador de Três Lagoas, sofreu ferimentos e foi encaminhado ao Hospital da Vida, em Dourados. Apesar do susto, ele está fora de perigo e passa bem, conforme informações preliminares.

A PRF permanece no local realizando o controle do tráfego, que segue lento devido à curiosidade de pessoas que se aglomeram nas proximidades do acidente. A liberação total da via está condicionada à chegada da seguradora responsável pela carga.

Somente após os procedimentos necessários será autorizada a remoção da carreta e a liberação da carga, permitindo a normalização do trânsito no trecho.

(*) Ponta Porã News

Força-tarefa apreende 1,5 tonelada de carne imprópria que seria fornecida em merenda escolar, em municípios do MS

0
Foto: Divulgação

A Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo – DECON, em ação conjunta com fiscais da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal – IAGRO e da Delegacia de Polícia do município de Guia Lopes da Laguna realizou, na manhã desta terça-feira (28), a prisão em flagrante de um motorista por transporte irregular de carga perecível destinada à merenda escolar que seria distribuída nos municípios de Guia Lopes da Laguna, Jardim e Porto Murtinho.

Durante abordagem realizada no Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 419, em Guia Lopes da Laguna, as equipes vistoriaram um caminhão FORD/CARGO, de propriedade de uma Distribuidora de Alimentos, sediada em Campo Grande, sendo que, no compartimento de carga, foram encontrados 230 kg de carne bovina e 1.348 kg de carne de frango, as quais apresentaram irregularidades sanitárias, já que os produtos, em razão da norma técnica, deveriam estar congelados a uma temperatura mínima de -12°C, porém, estavam sendo transportados a uma temperatura de 7°C, pois o sistema de refrigeração do veículo estava desligado.

Ao ser questionado, o condutor do veículo alegou ter desligado o equipamento para evitar o congelamento de uma carga de leite que compartilhava no mesmo baú.

A carga tinha como destino as prefeituras de Guia Lopes da Laguna, Jardim e Porto Murtinho, onde seria utilizada como merenda na rede escolar municipal.

Devido à quebra da cadeia de custódia no transporte, ou seja, abaixo da temperatura exigida, isso tornaria os alimentos impróprios ao consumo humano, gerando risco à saúde pública.

A carga total de 1.578 kg de proteína foi apreendida e descartada imediatamente pelos fiscais da IAGRO.

O motorista, identificado como T.S.F. (42), foi autuado em flagrante com base no artigo 7º, incisos II e IX, da Lei 8.137/90 (constitui crime contra as relações de consumo: II – vender ou expor à venda mercadoria cuja embalagem, tipo, especificação, peso ou composição esteja em desacordo com as prescrições legais, ou que não corresponda à respectiva classificação oficial / IX- vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo), crime que culmina pena de detenção que varia de 02 (dois) a 05 (cinco) anos.

As autoridades reiteram o compromisso com a segurança alimentar da população e informam que as investigações prosseguirão para apurar a responsabilidade da empresa distribuidora.

ICAS registra, pela primeira vez, tatu-canastra grávida em área da Suzano em Mato Grosso do Sul

0
Foto: Divulgação

Descoberta inédita ocorreu por meio do projeto Canastras e Eucaliptos, iniciativa que une ciência e conservação para proteger a espécie no Cerrado sul-mato-grossense

O Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS) registrou uma tatu-canastra grávida em área de conservação monitorada da Suzano, em Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma fêmea adulta, com 37 quilos e 1,52 metro de comprimento. A gestação foi confirmada com um ultrassom e é a primeira a ser identificada entre animais acompanhados pelo projeto Canastras e Eucaliptos, parceria entre a Suzano e o ICAS.

“Para nós, encontrar uma tatu-canastra grávida em uma área da Suzano é motivo de celebração. O registro sugere que as práticas de manejo nas áreas de cultivo e de preservação podem contribuir para a manutenção de condições favoráveis à biodiversidade”, afirma Beatriz Távora, gerente de sustentabilidade da Suzano.

A descoberta representa um marco para o projeto Canastras e Eucaliptos, reforçando a relevância das ações de monitoramento e conservação da biodiversidade. Segundo o ICAS, a toca do animal fica numa área de cultivo de eucaliptos da Suzano.

Vídeo: Divulgação

Com idade estimada em mais de nove anos, a fêmea apresenta indícios de já ter tido ao menos um outro filhote, informação importante para estudos sobre reprodução de tatus-canastra (Priodontes maximus) em ambientes compostos por áreas de cultivo de eucaliptos e florestas preservadas pela Suzano.

Além da avaliação clínica feita por veterinários, a fêmea recebeu um transmissor de GPS, que permitirá estudar seus deslocamentos e entender melhor como se integra ao Cerrado. Também foi instalada uma câmera de monitoramento próxima à toca, contribuindo para o acompanhamento remoto e para a geração de dados que podem apoiar futuras estratégias de conservação.

Conservação da espécie e conhecimento para a região

O projeto Canastras e Eucaliptos foi iniciado em abril de 2024 e reúne ações contínuas de monitoramento da fauna, reconhecimento de áreas e instalação de câmeras fotográficas ativadas por sensores. A iniciativa busca ampliar o conhecimento sobre o comportamento do tatu-canastra em paisagens de Mato Grosso do Sul e apoiar medidas que favoreçam a conectividade entre habitats.

Segundo Gabriel Massocato, biólogo do Programa de Conservação do Tatu-canastra do ICAS, a nova descoberta reforça a relevância do trabalho realizado no estado. “Esse registro mostra que o tatu-canastra consegue utilizar paisagens produtivas quando ainda há conectividade com áreas naturais, o que reforça o papel dessas áreas na conservação da espécie. Esses dados nos ajudam a orientar ações mais eficazes de manejo e conservação, mostrando que é possível conciliar produção e biodiversidade quando há planejamento e compromisso com a natureza”, destaca.

Além do tatu-canastra, as câmeras fotográficas instaladas pelo projeto já registraram outras espécies nativas nas áreas monitoradas, como queixada, cateto, anta, tamanduá, irara e onça-parda. Os registros reforçam a riqueza ambiental de Mato Grosso do Sul e a importância de iniciativas colaborativas para preservar a biodiversidade regional.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br

PRF e PM apreendem 50 mil maços de cigarros em Batayporã (MS)

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar (PM) apreenderam 50 mil maços de cigarros, na última segunda-feira (27), em Batayporã (MS). 

Durante uma ação conjunta, os policiais abordaram um caminhão e realizaram a vistoria na carga. O motorista disse que transportava móveis de uma mudança, porém as equipes encontraram várias caixas de cigarros contrabandeados em meio a carga. 

Após o flagrante, o condutor confessou que levaria a mercadoria de Dourados até Maringá (PR). Ele foi preso e encaminhado à Polícia Federal em Dourados.

PRF e PM apreendem 513 kg de maconha em Nova Andradina

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em ação conjunta com a Polícia Militar (PM), apreendeu 513 quilos de maconha, na última segunda-feira (27), em Nova Andradina. 

Durante fiscalizações na BR-376, os policiais atuavam em conjunto com a Polícia Militar de Nova Andradina para abordagem a um VW/Fox. O veículo foi abordado e encontrada grande quantidade de maconha em seu interior. 

O motorista foi preso e encaminhado à Polícia Civil em Nova Andradina. As equipes também descobriram que o veículo utilizava placas adulteradas. 

Em apoio à PCMS, Polícia Civil do Mato Grosso prende condenada por tráfico de drogas

0
Foto: PC-MS

Em apoio à Polícia Civil do Mato Grosso do Sul (PCMS), a Polícia Civil do Mato Grosso (PCMT) realizou, nesta terça-feira (28), o cumprimento de um mandado de prisão decorrente de condenação definitiva pelo crime de tráfico de drogas. A ação foi resultado de trabalho de inteligência desenvolvido pelos policiais civis da Seção de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia de Paranaíba, que localizaram a foragida no município de Várzea Grande, no Estado de Mato Grosso.

Após o levantamento das informações, a PCMT foi acionada e prestou apoio operacional para o cumprimento da ordem judicial. A presa, mulher de 42 anos, possuía mandado de prisão expedido pela Vara Criminal e do Juiz das Garantias da Comarca de Paranaíba, em razão de condenação transitada em julgado pelo crime previsto na Lei de Drogas.

Assim que capturada, a mulher foi encaminhada às autoridades competentes para os procedimentos legais e posterior comunicação ao Poder Judiciário. A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população e informa que denúncias anônimas podem ser feitas pelos canais oficiais, com garantia de sigilo.

Vacinação contra a gripe já ultrapassa 11 mil doses aplicadas em Três Lagoas

0
Foto: Divulgação

A campanha de vacinação contra a gripe (influenza) segue avançando em Três Lagoas e já apresenta resultados expressivos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o município recebeu até o momento 20.010 doses do imunizante, sendo que 11.699 já foram aplicadas na população.

A mobilização tem como objetivo proteger os grupos mais vulneráveis contra as complicações causadas pelo vírus da influenza. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 90% dos grupos prioritários, que em Três Lagoas correspondem a 30.802 pessoas, entre elas 1.328 gestantes, 10.713 crianças e 18.761 idosos.

A campanha segue em andamento em todas as unidades de saúde do município. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, facilitando o acesso da população aos imunizantes.

A Secretaria de Saúde reforça a importância de que as pessoas que fazem parte do público-alvo procurem a unidade de saúde mais próxima para se vacinar. A imunização é a forma mais eficaz de prevenção contra casos graves da doença, reduzindo internações e óbitos, especialmente entre idosos, crianças e gestantes.

Trânsito de Três Lagoas preocupa autoridades e reforça campanha pelo uso do cinto

0
Foto: Câmara Municipal

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito, José Aparecido Moraes, compareceu na manhã desta terça-feira, 28 de abril, na Câmara Municipal, para falar sobre a 20ª Semana de Trânsito que acontece até o dia 30 deste mês em Três Lagoas.

Durante sua fala, Moraes informou que está muito preocupante os números de sinistros que acontecem no trânsito da cidade e destacou a importância da colaboração dos condutores. “O trânsito trabalha num tripé: engenharia, fiscalização e educação. E infelizmente a educação dos motoristas é o que mais peca no dia a dia, sendo que 99% dos sinistros ocorridos na cidade são por responsabilidade dos condutores”, destacou.

Ele ressaltou também que, a falta do cinto de segurança foi a autuação que mais ocorreu no município no ano passado e, por isso, é o tema tratado na semana de trânsito neste ano. “É preciso ter uma participação e preocupação em massa para evitar de fato esses acidentes e infrações”, concluiu Moraes.

Participaram da sessão os vereadores, agentes do DEPTRAN, imprensa local, além dos alunos da Patrulha Mirim.

DOF apreende quase 2 mil pneus novos escondidos em carga de pneus usados

0
Foto: Divulgação

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, nesta segunda-feira (27), em Caarapó, 1.990 pneus novos e 754 pneus usados transportados em um caminhão Volvo FH 12. Um homem de 51 anos foi preso em flagrante.

Os militares realizavam bloqueio na MS-156, zona rural do município, quando abordaram o caminhão trator acoplado a um semirreboque tipo baú. Durante a fiscalização, o condutor apresentou nota fiscal informando o transporte apenas de pneus usados.

Vídeo: Divulgação

Em vistoria minuciosa, os policiais constataram que pneus novos de diversas medidas estavam escondidos no interior da carga. Questionado, o motorista afirmou que a carga havia saído de Ponta Porã e teria como destino o Estado de São Paulo.

O autor, a carga e o caminhão foram encaminhados à Polícia Federal em Dourados. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 850 mil.

A ação ocorreu no âmbito do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria entre a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

O DOF mantém um canal direto com o cidadão para denúncias anônimas pelo telefone 0800 647-6300.

Mutirão da Limpeza segue no bairro Vila Alegre até o dia 11 de maio

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas informa que o Mutirão da Limpeza continua em andamento no bairro Vila Alegre, com a disponibilização de caçambas para auxiliar os moradores no descarte correto de materiais.

A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), teve início no dia 13 de abril e segue até o dia 11 de maio, oferecendo à população a oportunidade de eliminar possíveis criadouros de vetores de doenças.

Durante o mutirão, os moradores podem descartar itens que acumulam água, como garrafas, pneus, latas, vasos, lonas e eletrodomésticos antigos. Também é permitido o descarte de materiais orgânicos em decomposição, como folhas, galhos e madeira podre, além de objetos que possam servir de abrigo para escorpiões, como telhas, tijolos e outros tipos de entulho.

A iniciativa tem como principal objetivo combater a proliferação de doenças relacionadas às arboviroses, à leishmaniose e aos escorpiões, contribuindo para a saúde pública e a limpeza urbana.

Onde encontrar as caçambas?

As caçambas estarão localizadas nas seguintes vias, em frente aos números indicados:

Relação dos Postos de Caçamba – Vila Alegre / 2026

EndereçoQuarteirãoLocal para colocação
da caçamba
Bairro
01Bom Jesus da Lapa12007Em frente ao númeroVila Alegre B
02Bom Jesus da Lapa196015Em frente ao númeroVila Alegre B
03Bom Jesus da Lapa156620Em frente ao númeroVila Alegre B
04Bom Jesus da Lapa345623Em frente ao númeroVila Alegre B
05João Gonçalves de Oliveira388712Em frente ao númeroVila Alegre B
06João Gonçalves de Oliveira378616Em frente ao númeroVila Alegre B
07João Gonçalves de Oliveira351821Em frente ao númeroVila Alegre B
08Alfredo Justino343421Em frente ao númeroVila Alegre B
09Alfredo Justino412534Em frente ao númeroVila Alegre B
10Mercúrio84731Em frente ao númeroVila Alegre B
11Manoel Custódio de Oliveira78332Em frente ao númeroVila Alegre B
12Joaquim Murtinho385130Em frente ao númeroVila Alegre B
13Joaquim Murtinho356128Em frente ao númeroVila Alegre B
14Joaquim Murtinho357527Em frente ao númeroVila Alegre B
15Joaquim Murtinho396133Em frente ao númeroVila Alegre B

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por tráfico de drogas em Nova Andradina

0
Foto: PC-MS

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Nova Andradina, deu cumprimento, nesta terça-feira (28), a três mandados de prisão em desfavor de um indivíduo de 31 anos de idade, todos relacionados ao crime de tráfico de drogas, sendo dois de natureza preventiva e um decorrente de condenação com trânsito em julgado.

Após o cumprimento do mandado, o homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Nova Andradina, onde permanece à disposição da Justiça.

A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate ao tráfico de drogas e destaca a importância da colaboração da população por meio de denúncias anônimas.

SEGURANÇA E CIDADANIA — Heróis que protegem vidas: Homenagem aos policiais

0
Foto: Divulgação

Por Alirio Villasanti

O Brasil apresenta uma forte tendência de se tornar, no futuro, um país menos rigoroso no cumprimento de regras e normas, em meio a uma violência crescente.

A percepção que os cidadãos têm da segurança pública é, muitas vezes, construída a partir de ações simples do cotidiano policial — atitudes que, embora rotineiras, são de extrema importância para quem necessita desses atendimentos, especialmente na condição de vítima.

No prefácio da conhecida obra Elite da Tropa (2006), os autores retrataram com muita sabedoria uma realidade que não difere muito da atualidade: “Todos os dias, no estado do Rio de Janeiro, um grande número de policiais arrisca a vida no cumprimento de seu dever constitucional, com dignidade e coragem. Eles recebem salários desproporcionais às ameaças que enfrentam e à importância de sua função. Muitos sofrem danos físicos e mentais. As baixas fatais contam-se às centenas. Trabalham, frequentemente, em condições precárias e incompatíveis com a complexidade de sua missão, tanto preventiva quanto investigativa e repressiva. Além disso, têm visto sua imagem pública degradar-se.”

Na mesma obra, um dos autores, Capitão Pimentel, relata sua visita ao então Comandante-Geral da Polícia Militar para tratar da publicação do livro. Ele descreve a experiência da seguinte forma: “A PM exerce uma curiosa atração sobre os seus membros. Até sobre os que saíram, como eu. Não paro de pensar na corporação, nos colegas, nas operações. Depois que entrou em minha vida, a polícia nunca mais saiu. Acho que nunca vai sair.”

Em 2018, foi sancionada a Lei nº 13.675, que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública e criou a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. Um de seus capítulos trata da valorização profissional, instituindo, por exemplo, um programa nacional de qualidade de vida. Esse programa aborda temas como a prevenção da violência autoprovocada e do suicídio, o estímulo ao convívio social, a aproximação da família ao local de trabalho, o acompanhamento psicológico regular — especialmente para aqueles envolvidos em ocorrências de risco ou experiências traumáticas — e a regulamentação da jornada de trabalho, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária, entre outros pontos.

A Política Nacional estabelece, ainda, como um de seus princípios a proteção, a valorização e o reconhecimento desses profissionais.

Pesquisa recente da Escola de Educação Física da Polícia Militar de São Paulo concluiu que policiais militares, em razão de suas atividades, apresentam aumento da frequência cardíaca devido ao trabalho fardado, sobrecarga nas articulações em função do peso dos equipamentos, queda da capacidade muscular e neural, declínio do nível de atenção e piora na qualidade do sono na véspera do serviço — fatores que impactam diretamente na performance.

No passado, dizia-se que quem permanecia no quartel estava buscando serviço ou cadeia. Hoje, sabemos que o trabalho deve ser fonte de realização e crescimento, e não de sofrimento. Para isso, é essencial que existam espaços que permitam momentos de descanso e recuperação, utilizados dentro de regras adequadas.

No Dia do Trabalhador, rendo minhas homenagens aos policiais de todo o Brasil, em especial aos de Mato Grosso do Sul, que contribuem para que o Estado figure entre os mais seguros do país, com a maioria dos índices criminais abaixo da média nacional.

Entretanto, é fundamental que se institua, na maioria das corporações, uma verdadeira cultura de valorização dos profissionais, que exercem um serviço público essencial, baseado na prevenção e na repressão qualificada, imprescindível para a defesa dos princípios constitucionais e para a governabilidade.

Nos últimos tempos, narrativas têm tentado desconstruir e desmerecer a atuação dos profissionais de segurança pública. A crítica às instituições não pode ser a tônica dominante na busca por soluções efetivas para a violência.

Medidas previstas na legislação já citada precisam ser efetivamente implementadas. A cultura de valorização envolve diversas ações, entre elas o reconhecimento salarial justo, a melhoria das condições de trabalho e o cuidado com a saúde física e mental. Esses fatores impactam diretamente na qualidade do serviço prestado à sociedade.

Por fim, presto uma justa homenagem à memória dos profissionais que tombaram bravamente em serviço durante minha trajetória profissional. São eles: Cb Torres, em Porto Murtinho; Sgt Gomes e Tenente Winckler, em Dourados; e Cb Rudy, em Corumbá. Morreram em serviço porque juraram defender a sociedade, mesmo com o risco da própria vida.

À memória deles, e a todos os demais policiais de Mato Grosso do Sul, a minha continência respeitosa.

Vídeo: Divulgação

Polícia Civil prende homem por furto de fios em Bataguassu

0
Foto: PC-MS

Uma ação rápida da Polícia Civil de Bataguassu resultou na prisão em flagrante de um indivíduo suspeito de praticar furto de fios elétricos, crime que vem sendo tratado com maior rigor pelas autoridades diante de seus graves impactos à coletividade.

A ocorrência teve início após a comunicação do furto de aproximadamente 70 metros de fiação elétrica de um imóvel em obras, em bairro da cidade. De posse das informações, a equipe do Setor de Investigações Gerais (SIG) da 1ª Delegacia de Polícia iniciou diligências imediatas, conseguindo localizar o material subtraído no interior de um imóvel vinculado ao suspeito.

Na sequência, os policiais intensificaram as buscas e localizaram o indivíduo nas proximidades, ocasião em que ele foi abordado e acabou confessando a prática do crime. Diante da situação flagrancial, caracterizada pela posse recente da fiação e pelos demais elementos colhidos no local, foi dada voz de prisão, sendo o suspeito conduzido à Delegacia para as providências legais.

O caso chama atenção para a gravidade do furto de fios, que não se limita ao prejuízo patrimonial, mas compromete diretamente o fornecimento de energia, serviços essenciais e a segurança da população. Em razão disso, a legislação brasileira foi recentemente endurecida, passando a prever penas mais severas para esse tipo de conduta, com reclusão que pode chegar a 8 anos.

Polícia Civil identifica autor de uso indevido de cartão bancário em Nova Andradina

0
Foto: PC-MS

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Nova Andradina, identificou e localizou, na última segunda-feira (27), um homem, de 23 anos, responsável pelo uso indevido de cartão bancário no município. O caso havia sido registrado dois dias antes, em 25 de abril.

A vítima procurou a unidade policial após extraviar um cartão de débito com tecnologia por aproximação. Ao consultar o extrato bancário, verificou diversas transações não autorizadas, realizadas em estabelecimentos comerciais da cidade, como supermercado e comércio varejista, além de uma transferência a terceiro.

O prejuízo total foi de R$ 950,05. O fato foi comunicado à Polícia Civil, através do registro do Boletim de Ocorrência, o que motivou investigações imediatas, levando a identificação e localização do responsável pelas compras indevidas.

Um inquérito policial foi instaurado para a responsabilização do autor, conforme a legislação vigente. A Polícia Civil reforça a orientação para que, em casos de extravio de cartões bancários, a vítima realize imediatamente o bloqueio junto à instituição financeira, bem como registre ocorrência policial.

Brasil pode sofrer ‘apagão’ logístico por falta de caminhoneiros e Três Lagoas deve ser impactada

0

Segundo a Senatran, o Brasil perdeu 1,1 milhão de caminhoneiros entre 2013 e 2023, o que representa uma redução de 20%

O Brasil vive uma das fases mais críticas da história recente do transporte rodoviário, com risco real de apagão logístico devido à falta de caminhoneiros. Três Lagoas pode ser extremamente impactada. Embora o setor movimente mais de 60% de todas as cargas do país, o número de profissionais diminuiu de forma acelerada na última década.

Três Lagoas e região, que em breve devem contar com seis fábricas de celulose, podem sofrer as consequências desse possível apagão. Grande parte do escoamento da produção dessas indústrias é feita pelas rodovias.

REDUÇÃO

Segundo a Senatran o Brasil perdeu 1,1 milhão de caminhoneiros entre 2013 e 2023, o que representa uma redução de 20%. Além disso, pesquisas mostram envelhecimento acelerado da categoria, queda no interesse dos jovens e evasão crescente entre autônomos.

Esse conjunto de fatores coloca pressão inédita sobre transportadoras, embarcadores e toda a cadeia logística. O desinteresse dos jovens pela profissão, somado ao cansaço de quem já está perto da aposentadoria, enfraquece a capacidade operacional das empresas. Elas já enfrentam dificuldade para preencher vagas básicas.

Ao mesmo tempo, especialistas alertam que a precariedade estrutural, o baixo reconhecimento social e a falta de políticas de formação afastam novos talentos. Assim, o Brasil corre o risco de conviver com gargalos cada vez mais severos no abastecimento.

BAIXA ATRATIVIDADE FINANCEIRA

A pesquisa mais recente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) reforça a gravidade do cenário. Cerca de 26,9% dos caminhoneiros brasileiros estão na faixa de 40 a 49 anos. Uma fatia expressiva já ultrapassou os 50 anos, o que indica uma janela estreita para renovação. Enquanto isso, jovens demonstram pouco interesse pela boleia, sobretudo pela baixa atratividade financeira e pela ausência de boas condições de descanso nas rodovias.

O problema se agrava entre os autônomos. Segundo o Estadão, a CNTA estima que mais de 37% deles deixarão a profissão até 2026. Os principais motivos são custos altos, instabilidade de fretes e longas jornadas que comprometem a saúde física e mental.

A escassez não se limita aos caminhões pesados. Até mesmo os cegonheiros, considerados a elite da categoria, relatam dificuldade para renovar quadros. A rotina exige muito mais que habilitação. Envolve leitura precisa de rotas urbanas, embarque e desembarque seguros e postura profissional diante das concessionárias.

Antigamente, esses profissionais aprendiam diretamente com veteranos durante meses. Hoje, o custo dessa formação inviabiliza o modelo tradicional, o que reduz ainda mais a oferta de mão de obra.

Os principais motivos de insatisfação são estruturais. Conforme a pesquisa, motoristas apontam falta de infraestrutura com estacionamentos seguros, tratamento desrespeitoso em docas e imagem social negativa.

Esses fatores, citados por mais de 80% dos entrevistados, comprometem a segurança, elevam o estresse e reduzem a atratividade da profissão. Além disso, o envelhecimento da força de trabalho preocupa: 25% têm mais de 55 anos, enquanto apenas 4% têm menos de 25.

DEMANDA EXPLODE EM MS 

Em Mato Grosso do Sul, o problema ganha outra dimensão. Três Lagoas abriga unidades da Suzano e da Eldorado. Em Ribas do Rio Pardo, outra fábrica da Suzano já opera. Em breve, a Arauco começa a produzir em Inocência e a Bracell tem projeto anunciado para Bataguassu.

Com seis fábricas de celulose no entorno, a demanda por transporte cresce. Mesmo assim, a escassez de motoristas continua. O crescimento da frota e da produção esbarra na falta de profissionais para escoar a carga.

CENÁRIO GLOBAL É PARECIDO 

A Alemanha vive equação semelhante. A economia cresce de forma tímida, apenas 0,3% no terceiro trimestre de 2025, e a confiança empresarial segue baixa. A demanda por transporte se mantém instável.

A falta de motoristas provoca um efeito duplo: reduz a capacidade operacional e eleva custos. Para reter profissionais, empresas aumentam salários, que subiram 3,7% em 12 meses, ritmo superior ao reajuste dos fretes.

A escassez de motoristas deixou de ser tendência e se tornou realidade urgente no Brasil e em outros mercados desenvolvidos. A combinação entre envelhecimento da categoria, baixa atratividade da profissão, falta de infraestrutura e condições inadequadas de trabalho cria um círculo vicioso que afeta empresas, embarcadores e toda a sociedade.

Ações que especialistas julgam necessárias para a renovação de caminhoneiros:

– Melhoria das condições de descanso

– Valorização financeira

– Acesso facilitado à formação

– Campanhas de reconhecimento social

– Renovação da frota

MAIO AMARELO – Três Lagoas se mobiliza por um trânsito mais seguro

0
Foto: Divulgação

Além da Semana Municipal de Trânsito, que já está sendo executada, a Cidade se prepara para, no mês de maio, a partir do dia 06, o movimento de conscientização para redução de sinistros de trânsito, denominado Maio Amarelo. A ideia é propagar conhecimento sobre segurança viária para toda a população, além de promover ações que conscientizem as pessoas sobre o assunto.

Em Três Lagoas, o Departamento de Trânsito (DEPTRAN), com apoio da empresa Eldorado, está planejando um mês de muitas ações que informarão de forma clara e dinâmica, a importância da segurança no trânsito. A intenção é garantir conhecimento para todas as faixas etárias, abrangendo desde a primeira infância até as empresas locais.

O evento de abertura da ação está previsto para acontecer no dia 06 de maio, a partir das 19h, na Feira Central da cidade, com participações especiais e exposições.

POR QUE MAIO AMARELO?

Coordenada pelo Poder Público e sociedade civil, a ação Maio Amarelo é um movimento internacional, tem que por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Foi designado o mês de maio para a ação, porque em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Já a cor amarela foi escolhida, porque simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Longen lidera discussão no MDIC em defesa da indústria têxtil nacional

0
Foto: Divulgação

O presidente da Fiems e vice-presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Sérgio Longen, liderou nesta terça-feira (28), em Brasília, uma reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) com empresários do setor têxtil de diferentes estados brasileiros. O encontro teve como foco a defesa da indústria nacional frente ao avanço de práticas de dumping no mercado.

Na reunião, representantes da cadeia produtiva têxtil para apresentar ao governo federal as preocupações do setor em relação à importação de matéria-prima e à concorrência internacional considerada desleal. As demandas foram apresentadas à secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Lacerda Prazeres.

Longen lidera discussão no MDIC em defesa da indústria têxtil nacional
Foto: Divulgação

Segundo Sérgio Longen, o segmento têxtil vive um momento de grande preocupação, especialmente em razão da pressão causada pelo dumping sobre a competitividade da indústria brasileira.

“Estamos falando de um segmento que gera mais de 1,5 milhão de empregos diretos no país e que está em processo de investimento para modernização do parque fabril e ganho de competitividade. É fundamental trazer previsibilidade e tranquilidade para que essas empresas continuem investindo, produzindo e gerando empregos”, afirmou.

Longen destacou ainda que o objetivo da mobilização é assegurar condições para que a indústria têxtil nacional mantenha sua capacidade produtiva e continue contribuindo para o desenvolvimento econômico do país. “Nosso papel é construir caminhos que garantam segurança para o setor, permitindo que a indústria siga avançando e inovando e tenha condições de enxergar perspectivas concretas de futuro no Brasil”, concluiu.

Três Lagoas promoverá mais uma tarde de cultura, lazer e integração com o projeto “A Rua é Nossa” neste domingo (3)

0
Foto: Divulgação

Vem aí mais uma tarde de lazer e muita cultura. No próximo domingo, 03 de maio, será realizada mais uma edição do projeto “A Rua é Nossa”. O evento acontece das 14h às 19h, na Rua Aldair Rosa de Oliveira, localizada na Circular da Lagoa Maior. O espaço será novamente adaptado para receber o público com estrutura adequada, priorizando a segurança e o conforto dos participantes.

Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, a ação, que conta com o apoio de outras secretarias, terá uma programação diversificada e pensada para todas as idades. Entre as atrações confirmadas está a participação especial do artista Marcelo Serralva, além da presença da Pianocicleta, que promete encantar o público com uma proposta cultural diferenciada. O evento também contará com atividades da FitDance Kids, sob a coordenação da professora Ana Paula, incentivando a participação das crianças por meio da dança e do movimento.

Outro destaque será a apresentação de dança do ventre com Laylàh Nur, arteterapeuta, dançaterapeuta e professora de Dança do Ventre e Dança Cigana. A performance será realizada por alunas de seu estúdio, que apresentarão coreografias de dança do ventre, dança tribal e dança cigana. A proposta valoriza o movimento como forma de expressão artística, acolhimento e fortalecimento feminino.

Com uma programação ampla e gratuita, o “A Rua é Nossa” proporciona uma opção de lazer para a população, promovendo cultura e integração social.

Parlamento Jovem de Três Lagoas toma posse nesta quarta-feira, 29 de abril

0
Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Três Lagoas realiza, nesta quarta-feira (29), a cerimônia de posse dos jovens participantes do Parlamento Jovem 2026. O evento acontece às 18h45, no Plenário Ranulpho Marques Leal, localizado na Rua Sunao Miura, nº 71, no bairro Santos Dumont.

Criado em 2025, o programa Parlamento Jovem tem como objetivo aproximar os estudantes do ensino médio do funcionamento do Poder Legislativo. A iniciativa permite que os jovens vivenciem, na prática, o papel do vereador, participando de reuniões mensais onde apresentam indicações, requerimentos e até projetos de lei.

Antes da posse, os estudantes eleitos e suplentes passaram por uma etapa de formação, com apresentações públicas e integração junto aos 14 vereadores participantes. Durante esse processo, cada jovem escolheu seu “padrinho político”, responsável por orientar e acompanhar sua atuação ao longo do mandato.

A composição ficou definida com Daniel da Farmácia apadrinhando Maria Eduarda Santos Ferreira (EE Dom Aquino); Davis Martinelli com Miguel Nogueira do Amaral (EE Fernando Corrêa); Evalda Reis com Geovana Vieira (EE José Ferreira); Fernando Jurado com Diogo de Sordi Alves Júnior (IFMS); Marco Silva com Ytalo Kaik Dias Ramos (EE Jomap); Marcus Bazé com Brenda Munis Andrade (EE Afonso Xavier Trannin); Mário Grespan com Ana Clara Guimarães Sanches (EE João Ponce); Mi do Santa Luzia com Mariângela dos Santos Pereira (EE Fernando Corrêa); Professor Pedrinho Junior com Alicia Pereira da Silva dos Santos (EE Jomap); Professora Maria Diogo com Roberta Moreira Soares Reis (EE Afonso Pena); Robson do Alinhamento com Adriano Antonio Bento Souza (EE LuLoCa); Sirlene dos Santos com Lara Nunes da Silva (EE Dom Aquino); Silverado com Lays Vitória Barros da Silva (EM Maria Eulália); e o vereador Tonhão apadrinhando Hávila Silva (EE Edwards Corrêa) e Mariana Tiago da Silva (Escola Funlec).

A expectativa é de que a nova legislatura do Parlamento Jovem fortaleça o protagonismo estudantil e contribua para a formação de cidadãos mais conscientes e participativos, mantendo viva a tradição do debate democrático dentro da Casa de Leis.

SANESUL INFORMA – Reparo de emergência deixa parte da cidade sem abastecimento de água hoje (28)

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Conforme comunicado enviado anteriormente, a Sanesul informa que, na madrugada desta terça-feira, 28 de abril, um dos sistemas de abastecimento de água de Três Lagoas foi interrompido para a realização de uma manutenção emergencial na estrutura localizada na região do reservatório Santa Luzia.

Para a execução do reparo, foi necessário interromper temporariamente o fornecimento de água em grande parte da cidade. Uma força-tarefa, composta por equipes técnicas e operacionais, já está atuando no local para que o serviço seja concluído no menor tempo possível.

A previsão é que o sistema seja religado no final desta terça-feira. No entanto, mesmo após a retomada, o abastecimento será normalizado de forma gradual, devendo se estabilizar completamente até o fim do dia de quarta-feira (29/04).

As regiões mais altas da cidade tendem a ser as mais afetadas, com normalização mais lenta.

Bairros atingidos:
Vila Verde, Jardim Flamboyant, Imperial, Maristela, Jardim das Violetas, Interlagos, Mais Parque, Jardim Nova Europa, Paineiras, Bela Vista, Ipacaraí, Jardim Carandá, Jardim Dourados, Jardim Morumbi, Jardim Novo Aeroporto, Centro, Alto da Boa Vista, Jardim Progresso, Santa Luzia, Jardim Roriz, Condomínio Eco Ville I, Condomínio Quinta da Lagoa, Condomínio Portal da Lagoa, Condomínio Recanto das Palmeiras, Vila Nova, Jardim Cangalha, Jardim Alvorada, JK, Jardim Oiti, Atenas, Lapa, Santo André, Santa Júlia, Paranapungá, Nova Americana, Novo Aeroporto e adjacências.

Mais informações podem ser acessadas no comunicado oficial: https://www.sanesul.ms.gov.br/comunicado/26194

A Sanesul reforça que situações como essa podem ocorrer em sistemas de grande porte e, embora sejam inevitáveis em alguns casos, todas as medidas estão sendo tomadas para reduzir os impactos à população.

Orientação importante:

A população deve economizar água durante este período, utilizando de forma consciente o volume armazenado nas caixas d’água e reservatórios domiciliares.

A empresa agradece a compreensão de todos e segue trabalhando para restabelecer o abastecimento o mais rápido possível.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.