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sábado, 16 de agosto de 2025
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TCU exige explicações à Petrobras por contrato com risco de prejuízo de quase R$ 500 milhões

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Foto: O Globo

O Tribunal de Contas da União (TCU) exigiu na última segunda-feira (5) que a empresa Petrobras preste esclarecimentos acerca da assinatura de um contrato realizada no final do ano passado, com a empresa Unigel para a produção de fertilizantes nas duas fábricas da petroleira, que estão arrendadas para a empresa na Bahia e em Sergipe.

Segundo estimativas dos técnicos da Corte e do ministro do TCU, Benjamin Zymler, o não esclarecimento da assinatura do contrato pode resultar em um prejuízo de R$ 487 milhões para o caixa da estatal.

Conforme divulgado pelo portal O Globo, na decisão do TCU, o contrato de produção de fertilizantes foi assinado mesmo após as duas fábricas terem sido colocadas em estado de hibernação pela Unigel em 2023, período em que a empresa enfrentava dificuldades financeiras.

Veja a decisão do TCU abaixo

“A Petrobras mantém o arrendamento de suas fábricas para o grupo Unigel, conforme definido nos contratos celebrados em novembro/2019, ao mesmo tempo em que contrata o arrendatário para operacionalizar a produção de fertilizantes por oito meses. A Petrobras, neste negócio, passa a fornecer o gás e receber fertilizante, tornando-se responsável por sua comercialização, assumindo o ônus de uma operação deficitária de quase meio bilhão de reais em um período de oito meses”, afirmou o ministro na decisão.

A resposta da Petrobras

Em nota, a Petrobras disse que “todos os contratos e projetos são elaborados e executados seguindo todos os padrões e requisitos de governança, hierarquia decisória e responsabilidade operacional da companhia”. A empresa disse ainda que a contratação não representa um empreendimento definitivo e autônomo. “Trata-se uma medida de caráter provisório que permite a continuidade da operação das plantas localizadas em Sergipe e Bahia (que pertencem à Petrobrás) por provisionais oito meses, enquanto as contratantes se engajam na primeira fase rumo a uma solução definitiva, rentável e viável para o suprimento desses produtos ao mercado brasileiro”, diz a pasta.

A Petrobras afirmou ainda, que apresentará todas as explicações e fundamentações técnicas necessárias ao Tribunal de Contas da União (TCU) no prazo estipulado. A Unigel optou por não responder.

Conforme a equipe técnica do tribunal, além do prejuízo estimado em quase R$ 500 milhões, o contrato apresenta outros “indícios de irregularidades”.

Entre eles:

Deficiências nas justificativas para a realização do negócio, uma vez que o contrato foi aprovado por apenas um diretor, com a assinatura efetuada por um gerente executivo, sem a participação das instâncias superiores.

Para a Petrobras, a decisão foi percebida como uma solução temporária, pois daqui a oito meses será necessário tomar uma nova decisão sobre o arrendamento das unidades sob controle da Unigel.

Mas segundo os técnicos do TCU, as opções seriam retomar as instalações pela Petrobras ou recusar a assinatura do contrato, optando por não reassumir as plantas.

Mesmo assim, ambas as alternativas da Petrobras acarretaria prejuízos mais significativos, totalizando R$ 1,23 bilhão e R$ 542 milhões, respectivamente, embora ocorressem apenas uma vez.

Para o ministro Zymler, a Petrobras optou por uma solução provisória, enquanto as demais soluções seriam perenes, de forma que ao final dos oito meses terá que novamente reavaliar a questão, tendo que escolher entre prolongar indefinidamente o contrato de tolling (industrialização por encomenda), o que poderia ocasionar prejuízos ainda maiores do que qualquer outra solução definitiva.

Unigel passa por dificuldades

No final do ano passado, a Unigel obteve um período de 60 dias de proteção contra credores, devido a dificuldades financeiras.

No acumulado de janeiro a setembro de 2023, a empresa apresentou um prejuízo de R$ 1,05 bilhão.

A Petrobras afirmou que fornecerá todas as explicações e justificações técnicas ao Tribunal de Contas da União (TCU) no prazo estipulado.

Prefeito Akira prestigia inauguração de frigorífico de peixe Sandevi em Bataguassu

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Foto: Micael Nunes/Assecom Prefeitura de Bataguassu

O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) participou na segunda-feira, dia 5 de fevereiro, da solenidade de inauguração do frigorífico de peixe Sandevi, do grupo Araújo Pescados localizado às margens do km 35 da BR-267, no município. A chegada de uma carga viva de pescados e o início do processamento marcou a inauguração do complexo industrial.

De acordo com os proprietários da empresa Eduardo Araújo, Denis Araújo e Davi Araújo, a implantação total do frigorífico perdurou por cinco anos. O município, dentro do contexto da implantação da planta realizou a doação de uma área de mais de 20 mil metros quadrados situada no Polo Industrial.

A unidade inaugurada tem capacidade para abater até 30 toneladas de peixes por dia/turno além de beneficiar subprodutos e já gera cerca de 60 empregos diretos no município. O investimento total chega a R$ 15 milhões.

O produto principal beneficiado é a tilápia, no entanto, a empresa também deve ofertar outros pescados como tambaqui, pintado, pirarucu e salmão.

Os empresários comentaram que a empresa inicialmente estava instalada em Presidente Epitácio (SP) e que o espaço no município paulista será utilizado como um centro de processamento/ unidade de transporte da empresa.

Durante a solenidade, houve ainda a certificação do frigorífico ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) 402 por parte do Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema (Codevale). Com a instalação do SIM/SISBI, o estabelecimento poderá comercializar seus produtos em âmbito nacional.

Em seu pronunciamento, Akira parabenizou os empresários pelo investimento e desejou muito sucesso na unidade industrial.

“Quero parabenizá-los por terem acreditado e perseverado nesse projeto, que contou com a parceria da administração municipal. Bataguassu vive um momento bom com a chegada de novos investidores e se consolida como uma cidade de oportunidades, e que tem diversificado os ramos de negócios. Como Poder Público, vamos prosseguir focados em apoiar novos investimentos, com objetivo de fomentar a geração de emprego e renda voltado aos nossos munícipes”, destacou o prefeito.

Estiveram presentes no evento, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Urbano e Rural, Mário Miguel; a chefe de gabinete, Maria Aparecida Maia; o vereador Fábio Eduardo da Silva (Podemos); representantes do Codevale, representantes do Sebrae-MS e Banco do Brasil, além de funcionários e demais empresários. 

Prefeito Dr. Antonio Thiago e equipe marcam presença na noite de posse da nova Mesa Diretora da Câmara de Brasilândia

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Foto: Prefeitura de Brasilândia

Em uma noite memorável, a Câmara Municipal de Brasilândia vivenciou a cerimônia de posse da nova Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos legislativos no ano de 2024.

O evento, realizado na última segunda-feira (5), contou com a presença do Prefeito Dr. Antonio Thiago, do Vice-Prefeito Dr. Gabriel Baez, além de diversas autoridades e representantes da comunidade.

A Mesa Diretora empossada para este ano é composta pelos seguintes vereadores:

  • Presidenta: Patricia Costa Jardim
  • Vice-Presidenta: Selma de Souza Alquaz Silva
  • 1º Secretário: Nivaldo Nunes
  • 2º Secretário: José Quintino de Souza

Também abrilhantaram a solenidade o Juiz de Direito Dr. Aldrin de Oliveira Russi, o Promotor de Justiça Adriano Barroso, vereadores da Casa Legislativa, ex-presidentes da Câmara, secretários municipais, servidores públicos e demais convidados.

Momento histórico e perspectivas para o futuro

Em seu discurso de posse, a nova Presidente da Câmara, Patricia Costa Jardim, agradeceu a confiança depositada pelos seus pares e destacou a importância da união e do trabalho conjunto para o sucesso da gestão. Ela também ressaltou o compromisso da Mesa Diretora em conduzir os trabalhos com ética, transparência e responsabilidade, buscando sempre o melhor para o município e seus cidadãos.

“Este é um momento histórico para a nossa Câmara Municipal. Agradeço a todos que acreditaram em nosso trabalho e que, juntos, construiremos um ano de grandes realizações para Brasilândia”, afirmou a Presidenta Patricia Costa Jardim.

Presenças ilustres demonstram apoio ao Legislativo

A presença do Prefeito Dr. Antonio Thiago, do Vice-Prefeito Dr. Gabriel Baez, do Juiz de Direito Dr. Aldrin de Oliveira Russi, do Promotor de Justiça Adriano Barroso, entre outras autoridades, demonstra o reconhecimento e o apoio ao trabalho do Legislativo Municipal.

“A Câmara Municipal de Brasilândia tem um papel fundamental no desenvolvimento do nosso município. Parabenizo a nova Mesa Diretora por sua posse e desejo um ano de muito sucesso e realizações”, destacou o Prefeito Dr. Antonio Thiago.

Início dos trabalhos legislativos de 2024

Com a posse da nova Mesa Diretora e a abertura da 1ª Sessão Ordinária, o Legislativo Municipal de Brasilândia dá início aos trabalhos de 2024. A expectativa é de um ano de debates profícuos, projetos relevantes e ações que contribuam para o desenvolvimento e o bem-estar da população.

A Câmara Municipal de Brasilândia está comprometida em trabalhar de forma transparente e eficiente, em prol do melhor para o município e seus cidadãos.

Casa de Apoio de TL em Campo Grande mudará de endereço e receberá melhorias

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Foto: Prefeitura de Três Lagoas

O prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, e a secretária de Saúde, Elaine Fúrio, definiram mudanças e melhorias na Casa de Apoio mantida pela Administração Municipal em Campo Grande.

Ficou definido pela Gestão que o local mudará de endereço para que os pacientes fiquem mais próximos dos hospitais onde recebem tratamento. Além disso, será contratada uma cozinheira permanente para atender as pessoas que se hospedam na Casa. A decisão foi tomada a partir de um levantamento feito pela Secretaria de Saúde nos últimos 90 dias juntamente com os pacientes que utilizam a Casa de Apoio da Capital.

“Nós sempre nos empenhamos e esforçamos para trazer melhorias à saúde da nossa população, mas sabemos que, infelizmente, não conseguimos alcançar 100%. E mesmo assim, somos referência em nosso Estado”, explicou Angelo Guerreiro.

As mudanças estão em fase de contratação.

Casa de Apoio de Barretos

Em novembro de 2023, a Casa de Apoio de Barretos também mudou de endereço. A mudança teve como objetivo melhorar o processo de assistência de saúde aos usuários.

A nova casa, além de ser mais próxima do Hospital, meia quadra de distância, enquanto o antigo endereço era localizado a sete quadras da Unidade de Saúde, permite que os pacientes não precisem mais de transporte particular para locomoção. A Casa também oferece um melhor acolhimento e infraestrutura, em um ambiente maior, a residência possui quatro quartos, com uma suíte, dois banheiros, sala, cozinha e área gourmet.

Agepen promove encontro sobre trabalho prisional visando ampliar parcerias e conscientizar sociedade

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Foto: Agepen/Governo de MS

Organizado pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), o VI Encontro Estadual de Incentivo ao Trabalho Prisional reuniu empresários, autoridades, acadêmicos e sociedade em geral de Nova Andradina e região. O intuito é abordar a temática demostrando através da exposição de ideias, exemplos e boas práticas relacionadas ao exercício da cidadania por meio do oferecimento do trabalho digno.

“Todos saem ganhando nessa parceria: o reeducando por se capacitar, aprender um novo ofício e ter uma fonte de renda para seu sustento e de sua família; e o empresário, que recebe vantagens fiscais e trabalhistas uma vez que não gera vínculo empregatício e todo o suporte da Agepen durante o período de contratação”, enfatizou o diretor-presidente, Rodrigo Rossi Maiorchini.

Dentre os benefícios estão a isenção de encargos como pagamento de 13º salário, férias, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), encargos sobre rescisões, recolhimento facultativo de INSS, substituição do trabalhador em caso de improdutividade com solicitação formal, entre outras. Isso se deve à relação de trabalho não ser regida pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e sim pela LEP (Lei de Execução Penal).

Representando o Poder Judiciário, o titular da VEPin (Vara de Execução Penal do Interior), juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira, pontuou que não existe prisão perpétua ou pena de morte no Brasil, essas pessoas que passam pelo sistema de execução penal precisam e devem ter uma oportunidade durante e depois de cumprir sua pena. “Como sempre digo, profissionalização, apoio da família e espiritualidade são as chaves para o recomeço e, nós enquanto sociedade, precisamos nos unir e contribuir com essa causa”, afirmou.

Em Mato Grosso do Sul, atualmente, mais de 37% da massa carcerária está inserida em atividades laborais, sendo mais da metade em trabalhos remunerados por meio de parcerias com 226 empresas privadas e instituições públicas.

Durante o evento, coordenado pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen, foi demonstrado que, além de reduzir significativamente os custos ao empregador, a ocupação de reeducandos também contribui para a reinserção social, refletindo na redução da reincidência criminal e, consequentemente, nos índices de violência.

O diretor do Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Nova Andradina, Rogério Capote, destacou as ações já desenvolvidas dentro da unidade penal como a confecção dos materiais cirúrgicos para o Hospital Regional do município. “Tudo começou com a produção das máscaras de proteção na época da pandemia, e depois evoluiu e temos a parceria com a Secretaria de Saúde até hoje. Então temos a mão de obra e precisamos capacitá-los e oportunizar uma nova chance”, afirmou.

A iniciativa destacada pelo dirigente acontece por meio da parceria entre a Agepen e a Secretaria de Saúde do município, com apoio do Poder Judiciário, por meio Vara Criminal da comarca. Em representação a esse projeto de sucesso, durante o evento, houve entrega simbólica de aventais e lençóis cirúrgicos, confeccionados na unidade prisional de Nova Andradina, à Prefeitura do município.

Também participaram do evento o diretor-geral da Polícia Penal, Creone da Conceição Batista; o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Andradina, Leandro Fedossi; a secretária de Assistência Social do Município, Juliana Ortega (que representou a Prefeitura); os diretores de área da Agepen: Maria de Lourdes Delgado Alves (Assistência Penitenciária), Anderson Pimentel (Administração e Finanças); Flávio Marques (Operações);  o diretor do Estabelecimento Penal de Amambai, Alexandre Ferreira; diretor do presídio de Ivinhema, Rodrigo Bortoleto; além de empresários, acadêmicos, policiais penais, entre outros.

Funtrab promove Feirão da Empregabilidade nesta terça com 130 vagas para contratação imediata

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Foto: Bruno Rezende

Neste início de fevereiro, para propor dinamicidade aos processos seletivos e aproximar empresas contratantes e candidatos que estão em busca de  empregos, a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) organiza nesta terça-feira (6) o Feirão da Empregabilidade.

Estarão presentes as equipes de recrutamento as empresas nos segmentos de restaurantes, rede de farmácias, materiais de construção, manutenç.ao de serviços industriais, residencial de alto padrão, confecções, ramo energético, transporte rodoviário de passageiros e rede supermercadista.

São 130 oportunidades nas áreas de Serviços, Transporte e Comércio nas funções de servente de limpeza, cumim, garçom, auxiliar de bar, estoquista, cozinheiro de restaurante, atendente de lojas, farmacêutico, auxiliar de cozinha, atendente, ajudante de carga e descarga, vendedor interno, motorista de caminhão, operador de caixa, jardineiro, limpador de vidros, porteiro, serigrafista, costureira de máquinas industriais, auxiliar de costura, gesseiro, instalador de tubulação, oficial de manutenção, pintor de alvenaria, serralheiro, motorista de ônibus rodoviário, repositor de mercadorias e caixa de loja, além das mais de 1,7 mil  oportunidades disponíveis na Funtrab em variadas áreas.

Vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), a Funtrab, alinhada à política de desenvolvimento das atividades produtivas do Estado que tem possibilitado a criação de postos de trabalho e de geração de renda, atua como intermediadora entre o trabalhador e a vaga.

O Feirão acontece no piso térreo da sede Funtrab em Campo Grande, na Rua 13 de maio, 2.773 (entre ruas Dom Aquino e Cândido Mariano), das 8h às 11h e das 13h às 16h. Interessados devem estar munidos de RG, CPF e Carteira de Trabalho para se cadastrar. 

Cláudia Yuri, Comunicação Funtrab

Pedágio na ponte sobre o Rio Paraná em Aparecida do Taboado começa em 10 de março

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Foto: Campo Grande News

A partir de 10 de março de 2024, o acesso à ponte rodoferroviária sobre o Rio Paraná, na BR-463, em Aparecida do Taboado, terá pedágio. A tabela de valores foi publicada pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agesul) na última segunda-feira (5).

A tarifa básica para veículos de passeio será de R$ 4,20. Motos pagarão a metade, R$ 2,10. Veículos maiores pagarão de acordo com o número de eixos. Carros e camionetes com semi-reboque engatado pagarão R$ 6,30, e com reboque, o valor sobe para R$ 8,40. Para caminhões, os valores variam entre R$ 16,80 e R$ 37,80.

Conforme o site Campo Grande News, a partir de 29 de fevereiro, a “marcha branca” será iniciada para orientar os condutores. Na semana passada, a concessionária Way-112, que assumiu o contrato no ano passado, divulgou o início da cobrança em cinco outras praças localizadas em Paranaíba, Aparecida (com duas praças), Cassilândia e Selvíria.

A Agesul esclareceu que a data de 10 de março na portaria se refere à autorização para a cobrança, e o início do pagamento será mesmo no dia 11, a partir da zero hora.

O Governo estadual recebeu autorização da União e repassou ao setor privado trechos das BRs-158 e 463, além da MS-112. O contrato é de março do ano passado. Conforme consta na portaria, o valor sofre correção pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo.

Veja as tarifas de pedágio no anexo abaixo:

Mulher de 37 anos é agredida pelo marido por combinar viagem com a mãe em Cassilândia

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Foto: Ilustrativa

Na noite do último domingo (4), uma mulher de 37 anos foi vítima de violência doméstica em Cassilândia.

Segundo boletim de ocorrência, a agressão aconteceu após a vítima combinar uma viagem com a mãe para Aporé, em Goiás.

Enquanto conversava com a mãe por telefone, o marido se irritou e a agrediu verbalmente, proferindo palavras de baixo calão. A violência não se limitou aos xingamentos, e a mulher também foi agredida fisicamente.

Conforme o site MS Todo Dia, em decorrência das agressões, a vítima solicitou medidas protetivas contra o agressor. Ela relata que esta não é a primeira vez que sofre violência por parte do marido, sendo esta a segunda vez que é agredida.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Cassilândia, onde as medidas cabíveis serão tomadas. A violência doméstica é crime e não deve ser tolerada. Se você está passando por uma situação similar, procure ajuda.

Parque Produtivo de Três lagoas revela realidade e desafios dos trabalhadores do Município

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Reprodução

A Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador, divulgou na última sexta-feira (2) o Parque Produtivo de Três Lagoas, que é elaborado a cada dois anos e é desenvolvido de forma integrada, especialmente com a Atenção Primária à Saúde (APS), que, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), consegue levantar informações sobre trabalhadores que atuam na informalidade.

Os problemas de saúde dos trabalhadores muitas vezes são naturalizados e permanecem invisíveis. Em geral, há um desconhecimento do potencial de intervenção do Sistema Único de Saúde (SUS) e da existência de medidas de prevenção e proteção da saúde dos trabalhadores aplicáveis nos ambientes de trabalho.

A publicação possibilita a população trabalhadora do município, identificar as ocupações em maior vulnerabilidade e os principais problemas a serem confrontados.

De acordo com a SMS, na última atualização do documento, verificou-se que, entre os trabalhadores declaradamente “autônomos” identificados, mais da metade não contribui para a previdência social e tem ocupações principalmente relacionadas à construção civil (pedreiro, servente, pintor, eletricista, etc.). Atividades relacionadas à construção civil têm alto grau de risco de acidentes, o que, associado à maior vulnerabilidade do trabalhador autônomo, traz preocupação quanto à ocorrência de acidentes de trabalho, sua gravidade e à insegurança socioeconômica resultante.

É importante ressaltar que uma atuação efetiva diante dos desafios trazidos por este documento requer ação multiprofissional e intersetorial, com o comprometimento e protagonismo de todos os envolvidos no processo, incluindo órgãos públicos, empresas, empregadores, trabalhadores, profissionais de saúde, entre outros.

Mapeamento:

Três Lagoas é um dos principais polos industriais do estado de Mato Grosso do Sul, considerado o terceiro município mais populoso do Estado, com uma área territorial de 10.217,071 km². Segundo o Censo de 2022, a cidade conta com 132.152 habitantes, apresentando um crescimento de 30% na população de Três Lagoas em comparação ao censo anterior, de 2010.

A população do município era de 117.477 pessoas, sendo composta por 50,37% de mulheres e 49,63% de homens. Em 2021, o salário médio mensal em Três Lagoas era de 3 salários mínimos, ocupando a 5ª posição entre os municípios do estado e a 152ª posição entre as cidades do país, conforme dados do IBGE em 2023.

No que diz respeito ao cadastro no Sistema Integrado de Arrecadação (SIA7), 57,6% das empresas estão registradas como Prestação de Serviços, seguidas por 23,9% no setor de Comércio. A terceira posição é ocupada pelo cadastro Misto, correspondendo a 17,3%, que engloba empresas que prestam serviços e atuam no comércio. Dessa forma, 98,8% das empresas cadastradas pertencem a essas duas categorias.

Conforme dados do Novo Caged (2023), em 2021, houve um saldo de 2.697 empregos, 4.326 em 2022 e 1.417 até junho de 2023. Esses números representam um aumento significativo em comparação aos dados apresentados no Parque Produtivo anterior, que registrou saldos de apenas 753 e 329 empregos nos anos de 2019 e 2020, respectivamente.

Atualmente, há 119.144 usuários cadastrados no e-SUS. Ao analisar a situação no mercado de trabalho desses usuários, identificou-se que 53,3% não trabalham, incluindo a população que não trabalha, aposentados e desempregados. O cadastro sem informação sobre a situação representa 0,9%, enquanto 4,8% estão registrados como “outro”, categorias que não possibilitam análise. Considerando a população declaradamente trabalhadora, esses somam 41% do total.

É relevante destacar que entre os trabalhadores autônomos apresentados no gráfico, mais da metade não contribui para a previdência social, totalizando 51,8% do total. Os usuários declaradamente autônomos sem contribuição à Previdência Social totalizam 5.209 trabalhadores.

Quanto à distribuição por raça e cor, os trabalhadores declaradamente de cor parda e cor branca somam 92,7% do total, sendo que a cor parda representa 53,9%. Com relação à escolaridade, 59,7% não possuem Ensino Médio Completo, enquanto 45,4% não completaram o Ensino Fundamental.

Todas as informações estão disponíveis à população, especialmente àqueles que atuam na promoção e proteção da saúde dos trabalhadores e na prevenção de agravos e doenças relacionadas ao trabalho. Isso inclui gestores e técnicos da saúde e de outros setores, empresas do município, representações de trabalhadores, controle social das políticas públicas e privadas relacionadas ao desenvolvimento econômico-social, entre outros interessados.

O documento completo está disponível abaixo:

Casa da Saúde de MS não terá atendimento ao público nos dias de Carnaval

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Foto: Rodson Lima/SES

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informa que a Casa da Saúde não terá atendimento ao público segunda-feira (12), terça-feira (13) e quarta-feira (14) pela manhã devido ao ponto facultativo e feriado de Carnaval.

A Casa da Saúde fornece medicamentos disponibilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Para renovação das solicitações e dispensação de medicamentos o horário de atendimento será das 7 horas às 16 horas, com distribuição de senhas das 7 horas às 15h30.

Para atendimento de protocolo – primeiro cadastro – as senhas são distribuídas das 7 horas às 10 horas, no período da manhã, e das 13 horas às 15 horas, no período da tarde.

Assim, a SES orienta a população a fazer a retirada de medicamento até a próxima sexta-feira (9). O ponto facultativo e feriado foram estabelecidos pelo Governo do Estado por meio de decreto.

A Casa da Saúde retorna com o atendimento normal na quarta-feira (14), após às 13 horas.

Confira o vídeo publicado pela SES:

Serviço

De maneira provisória, a Casa da Saúde está atendendo no Centro de Convenções Albano Franco, localizado a avenida Mato Grosso, 5.017 – Carandá Bosque, em Campo Grande.

Kamilla Ratier, SES

Detran realiza primeiro leilão do ano e carro com lance inicial de R$ 12 mil é destaque

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O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) abre o primeiro leilão de sucatas inservíveis, sucata aproveitável e veículos de circulação do ano de 2024. O responsável pelo certame é o leiloeiro Tarcílio Leite e os veículos que estão disponíveis, foram recolhidos em todas as regiões do Estado.

Os lances podem ser dados a partir desta terça-feira (6), às 9h (horário de MS), e se encerram no dia 21 de fevereiro as 14h, pelo site www.casadeleiloes.com.br. Os lotes podem ser visitados nos dias 19 e 20 de fevereiro no pátio da PMAX, localizado na Rua Gigante Adamastor, 16, no Jardim Santa Felicidade em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30.

Inservível

Para sucata inservível, está disponível um lote contendo 49 motocicletas e 17 automóveis pensando aproximadamente 21.550 kg de material ferroso. Já para sucatas. O lance mínimo para essa categoria tem por base o valor do quilograma do material ferroso a ser reciclado, avaliado em R$ 0,29 / kg, estabelecido pela SEFAZ na Portaria nº 205/2016 para sucata de ferro.

Sucata

Na modalidade sucata aproveitável, são ofertados 68 lotes com sendo 72 motocicletas e 61 automóveis.

Circulação

Já na modalidade circulação, a abertura dos lances é no dia 7 de fevereiro as 10h (horário de Brasília) e o encerramento no dia 22 de fevereiro as 15h (horário de Brasília). São ofertados 154 lotes de veículos, sendo 125 motocicletas e 29 automóveis.

Detran realiza primeiro leilão do ano e carro com lance inicial de R$ 12 mil é destaque
Lote 48 – Honda CG 160 START na cor preta do ano de 2021 / 2021

O destaque dos veículos de circulação é para o lote 134 um automóvel Hyundai Santa Fé 3.5 na cor preta ano 2011 / 2012 com lance inicial de R$ 12.737,00 e o destaque das motos é uma Honda CG 160 START na cor preta do ano de 2021 / 2021 com lance inicial de R$ 3.140,00.

A visitação dos veículos de circulação acontece também nos dias 19 e 20 de fevereiro no pátio da PMAX, que fica localizado na Rua Gigante Adamastor, 16 no Jardim Santa Felicidade das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30.

Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS

De calorão à pancada de chuvas: terça-feira tem variação climática em MS

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Foto: Rafael de Souza

Para esta terça-feira (6), a previsão indica tempo ensolarado e com variação de nebulosidade em grande parte de Mato Grosso do Sul. Devido à combinação de calor e umidade, também são esperadas pancadas de chuvas típicas de verão e, pontualmente, podem ocorrer chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as chuvas ocorrem principalmente nas regiões centro-norte, Bolsão e pantaneira. As regiões sul, sudeste e sudoeste devem enfrentar altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar devido a atuação de circulação anticiclônica.

Em Campo Grande, o dia amanhece aos 21°C e chegam 27°C no período da tarde. Dourados tem mínima semelhante a capital, com máxima de 34°C. Nas regiões Leste e Cone-Sul, Anaurilândia e Iguatemi marcam 22°C inicialmente e atingem 33°C e 35°C, respectivamente.

No Bolsão, Paranaíba tem mínima de 22°C e máxima de 27°C, já Três Lagoas apresenta variação entre 23°C e 32°C. No Norte do estado, os termômetros em Coxim e Camapuã iniciam em 21°C, com máximas respectivas de 29°C e 30°C.

Em Corumbá, no Pantanal, os valores variam entre 23°C e 30°C; Aquidauana, na mesma região, registra 23°C pela manhã e 31°C nos horários mais quentes. No Sudoeste, a mínima é de 25°C enquanto a máxima chega aos 36°C no município de Porto Murtinho.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado

Ação conjunta da Polícia Militar e Civil resulta na prisão de dois indivíduos e apreensão de adolescente em Ilha Solteira

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Uma ação conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Civil de Selvíria, resultou na prisão de dois indivíduos e na apreensão de um adolescente de 17 anos na manhã desta segunda-feira (5). Um dos detidos era procurado por roubo no Estado de São Paulo.

Segundo os órgãos de segurança pública, por volta das 10h30, policiais militares do 2º Pelotão (Selvíria) do 2º BPM foram acionados para dar apoio aos policiais civis da Delegacia de Selvíria na busca de um indivíduo de 24 anos, envolvido em um roubo na cidade de Santa Fé do Sul.

Na rua Pedro Lopes, os policiais avistaram o suspeito que, ao perceber a aproximação das equipes, fugiu pulando muros. Ele abandonou uma motocicleta Yamaha/XT 660, uma mochila com pertences pessoais e uma porção de maconha.

Cerco policial e prisão

Logo em seguida, durante o cerco realizado pelos policiais civis e militares, um senhor de 68 anos saiu de sua residência pedindo socorro. Ele relatou que o indivíduo em fuga estava escondido no banheiro de sua casa, quando o agrediu e fugiu pulando o muro dos fundos.

O fugitivo invadiu outra residência, onde foi localizado e detido pela equipe da Polícia Civil. Ele estava de posse de um rifle de pressão modificado para uso de munições calibre .22.

Outros detidos

No momento da prisão do fugitivo, foram detidos também:um homem de 26 anos, que teria trazido o indivíduo da cidade de Ilha Solteira e ainda foi apreendido um adolescente, de 17 anos, que afirmou ser proprietário do rifle que estava em posse do fugitivo.

Todos os três envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia para as providências cabíveis.

Com extensa ficha criminal, foragido da Justiça é capturado pela Polícia Civil de Três Lagoas

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Um foragido da Justiça, de 24 anos, foi capturado pela Polícia Civil, nesta segunda-feira (5), na Rua Manoel Faria Duque, em Três Lagoas. Os policiais realizavam rondas com a intenção de barrar furtos em bairros da cidade.

De acordo com a Polícia Civil, a equipe estava realizando diligências investigativas com a intenção de diminuir as ocorrências de furto nos bairros Jardim Maristela e Violetas. O suspeito é evadido do sistema penitenciário.

Ainda conforme os policiais, o homem capturado tem extensa ficha criminal por crimes de tráfico de drogas e furto qualificado a comércios de Três Lagoas. Ele foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia, de onde será recambiado para a penitenciária da cidade.

A Polícia Civil reforça a importância da participação da população na manutenção da segurança, incentivando denúncias que possam contribuir para a prisão de criminosos e a prevenção de delitos.

Informações relevantes podem ser comunicadas por meio dos telefones/WhatsApp (67) 3524-3224 e (67) 992040244, com garantia de anonimato para o denunciante.

Mac é campeão do Torneio Início e garante 3 pontos na 5ª Copa dos Campeões

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Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Começou o maior campeonato amador de futebol de campo de Três Lagoas, a 5ª edição da Copa das Comunidades de Futebol teve início neste domingo (4), no Campo da Arena dos Atletas, no bairro Jardim Maristela, com os 52 times disputando pontos do Torneio Início. A equipe Mac venceu essa primeira disputa e garantiu os 3 pontos na competição; seguida do Quiosque Central, com o terceiro lugar e 2 pontos; e os times Novo Horizonte e Piononense – que respectivamente conquistaram a terceira e quarta posição – ambos com 1 ponto cada.

O evento é promovido pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL). Serão 52 times da cidade disputando o título e as premiações oferecidas, e esta edição já entra para a história como a maior de todas já realizadas.

Os jogos da 5ª Copa das Comunidades de Futebol 2024 acontecerão em vários campos pela cidade, incluindo Jardim Maristela, Vila Piloto, NOB (Poeirão), Vila São João (Arena Botafogo), Jupiá, Vila Maria, Paranapungá e Jardim Ipanema. O campeonato permanece semelhante aos anos anteriores, com 52 times divididos em 13 grupos de 04 equipes. Na fase de classificação, jogarão entre si nos grupos, e os 32 melhores pontuados avançarão para a fase final eliminatória.

“A quantidade de equipes participantes superou todas as edições anteriores. E a 5ª edição da Copa das Comunidades de Futebol é a maior competição de futebol municipal já realizada no estado de Mato Grosso do Sul”, disse o Secretário da SEJUVEL, Antônio Realino.

Confira as imagens na galeria:

Fotos: Prefeitura de Três Lagoas

Bracell ajuda a construir Parque Tecnológico em Santos: inovação e sustentabilidade atreladas ao desenvolvimento econômico

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Foto: Francisco Arrais

Como parte das comemorações dos 478 anos de Santos, a prefeitura inaugurou o hub (centro) de inovação do Parque Tecnológico. A grandiosa obra contou com ajuda da Bracell Celulose.

Os novos espaços do prédio são voltados para eventos, capacitações, trabalhos e outras atividades que darão vida ao hub (centro) com startups e empresas de vários segmentos.

O investimento total é de R$ 4, 8 milhões, sendo R$ 3,9 milhões fruto de um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc), celebrado entre a Prefeitura de Santos e a empresa Bracell Celulose, R$ 400 mil de recursos municipais e R$ 500 mil da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

“As intervenções realizadas aqui no Parque Tecnológico são mais um exemplo de parceria de sucesso entre poder público e iniciativa privada. Esta união vai promover inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável, além de gerar mais emprego e renda na nossa cidade”, destacou o prefeito de Santos, Rogério Santos, lembrando que as iniciativas desenvolvidas nos novos espaços vão beneficiar diversos setores da economia local, como as áreas portuária e turística.

“Estamos felizes em contribuir com Santos nesta iniciativa que é uma contrapartida de nossa obra do terminal portuário. A entrega das obras de ativação do Parque Tecnológico é uma crença no empreendedorismo e na capacidade de inovação da comunidade santista”, ressalta o diretor comercial e de logística da Bracell Celulose, Alberto Pagano.

ESTRUTURA

As intervenções proporcionaram melhorias como climatização, mobiliário, iluminação, instalação da parte elétrica, equipamentos de informática, entre outras, em quatro pavimentos (térreo, 3º, 4º e 5º andares).

No térreo, há uma nova recepção, área de espera com mobiliário para eventos ou exposições e três escritórios. Nos outros andares ficam os espaços de coworking (para trabalho compartilhado).

No terceiro, são nove salas (privativas e de reuniões), três cabines para videochamada, 42 posições de trabalho, salas de treinamento e estúdios, além de refeitório. E, no quarto pavimento, serão 13 salas, seis cabines para videochamada, 78 posições de trabalho.

Também no terceiro há área de descompressão (mesas bistrô, sofá, TV, videogame, sinuca, tênis de mesa etc.).

As salas e cabines levam nomes de áreas, pontos turísticos e expressões santistas como Bolsa do Café, Monte Serrat, Marapé, Macuco, Vila Belmiro, Zona Noroeste, Quebra-Mar e Magrela. Nas paredes, também há identidade visual e frases relacionadas ao mundo da tecnologia e inovação.

E, no quinto pavimento, foi implementando um auditório de ponta climatizado e com capacidade para 130 pessoas, que servirá para palestras, eventos e capacitações.

Já o sexto andar, onde estão os espaços administrativos e laboratórios, está equipado desde a inauguração do prédio no final de 2020, empreendimento que contou com investimentos de quase R$ 20 milhões, sendo R$ 7,9 milhões do governo estadual e R$ 11,9 milhões de Trimmc entre a Prefeitura e a empresa Ecoporto.

Após estragos da última chuva, Prefeitura de TL inicia reparos em escola municipal Irmã Scheilla

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Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A chuva do último sábado, 03/02, segundo a meteorologia, foi mais intensa em alguns pontos de Três Lagoas. No bairro Interlagos, as pancadas foram mais fortes e, em decorrência disso, causaram estragos na Escola Municipal Irmã Scheilla, localizada na Rua Crispim Coimbra, bairro Interlagos.

Nesta segunda-feira (05), os secretários municipais de Educação e Infraestrutura estiveram na unidade avaliando a situação de alguns pontos do local que possui 16 salas de aula e abriga 750 alunos dos ensinos infantil e fundamental.

Angela Brito e Osmar Dias, secretários de Educação e Infraestrutura, respectivamente, foram recebidos pela diretora Vanessa Martins, e a diretora adjunta, Dayse Galvão de Souza, que mostraram detalhes da situação do prédio.

“O problema maior está concentrado em parte do telhado e forro. Durante a chuva de sábado, após o guarda me acionar, eu vim até a escola para averiguar a situação e consegui retirar alguns materiais que estavam na chuva”, contou a diretora ao mostrar os livros da futura biblioteca que foram realocados sob a proteção de uma lona em outra sala.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e o diretor de Manutenção Predial, Joaquim kioshi Yamamoto, da Secretaria de Administração, os reparos iniciam nesta terça-feira (6) e serão feitos por etapa, considerando o período de volta às aulas. Uma parte das salas continuará atendendo aos alunos, enquanto outra recebe a manutenção, que tem previsão de aproximadamente 30 dias.

As aulas na Escola Municipal Irmã Scheilla retornam no dia 19 de fevereiro e os pais dos alunos que estudam no local receberão da Secretaria de Educação e da Unidade Escolar, nos próximos dias, um comunicado orientando sobre a organização dos horários no período que a escola estiver em manutenção.

Supermercado Paulceia/Novita é campeão do Campeonato Aberto de Futsal de Férias em Brasilândia

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Foto: Prefeitura de Brasilândia

Em uma final emocionante no Ginásio Municipal de Esportes de Brasilândia, no último sábado (3) o Supermercado Paulceia/Novita conquistou o título do Campeonato Aberto de Futsal de Férias ao derrotar o VG Oficina/Mercado Big Bom/Super Bad Boys por 5 a 3.

A partida foi marcada por grande equilíbrio e lances emocionantes, com o Supermercado Paulceia/Novita se sagrando campeão após uma virada memorável no segundo tempo.

O time dominou a partida desde o início, mas o VG Oficina/Mercado Big Bom/Super Bad Boys conseguiu abrir o placar.

O Supermercado Paulceia/Novita empatou ainda no primeiro tempo e, na segunda etapa, com um show de gols, garantiu a vitória e o título.

O pódio do campeonato foi completado pelo Santa Rita do Pardo, que venceu o Mercado Nossa Casa/Comercial E.C. por 4 a 2 na disputa pelo terceiro lugar.

Campeão: Supermercado Paulceia/Novita

Vice-campeão: VG Oficina/Mercado Big Bom/Super Bad Boys

3º lugar: Santa Rita do Pardo

4º lugar: Mercado Nossa Casa/Comercial E.C.

Premiação

  • Campeão: Troféu, medalhas e R$ 3.000,00
  • Vice-campeão: Troféu, medalhas e R$ 2.000,00
  • 3º lugar: Troféu e medalhas
  • 4º lugar: Medalhas

O campeonato

O Campeonato Aberto de Futsal de Férias é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Brasilândia, por meio do Departamento Municipal de Esportes, com o objetivo de fomentar a prática esportiva e proporcionar lazer e entretenimento à comunidade.

A competição contou com a participação de 12 equipes e teve duração de três semanas.

Miranda identifica repasse menor de ITR e Receita corrige valor

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Prefeito Fabio Florença com o secretário de Administração e Finanças da Prefeitura de Miranda, Luiz Carlos Pereira dos Santos. (Foto: Divulgação)

Município de Mato Grosso do Sul foi o primeiro a apurar que valores repassados pelo Governo Federal eram inconsistentes diante os pagamentos dos contribuintes.

A Prefeitura de Miranda foi a primeira do Brasil a identificar, localizar e creditar ao cofre do município valores que estavam perdidos devido a inconsistência nos repasses feitos pelo Governo Federal no recolhimento do Imposto Territorial Rural (ITR). O resultado prático da auditoria realizada pelo Departamento Tributário do município, em parceria com a empresa Vast Soluções Administrativas, foi o crédito de R$ 1.494.778,75 aos cofres do município de Miranda e outros repasses estão programados para compensar os valores que deixaram de ser repassados à Prefeitura. 

Esses recursos serão investidos em diversos setores da Administração Municipal, como Educação, Saúde e Infraestrutura. “Com auxílio da empresa que assessora o município, foi possível identificar inconsistência nos repasses realizados nos últimos anos pela União aos cofres do município e conseguimos recuperar os recursos que estavam praticamente perdidos”, explica o prefeito Fabio Florença.

Ele ressalta o caminho que foi trilhado até que os créditos chegassem aos cofres municipais. “Após a auditoria identificar que os valores repassados pela Secretaria do Tesouro Nacional ao município de Miranda eram menores que o esperado, demos início a uma peregrinação nos órgãos da União Federal, como a unidade da Receita Federal em Aquidauana, Receita Federal em Campo Grande e até na Secretaria do Tesouro Nacional em Brasília”, completou o prefeito.

Para o chefe do Executivo Municipal o mais importante neste processo é que a Prefeitura de Miranda está conseguindo um incremento na receita própria sem precisar elevar a carga tributária. “Nossa intenção sempre foi ter eficiência na gestão e não no aumento de impostos e ao buscar novas receitas por meio da auditoria e dos mecanismos disponíveis conseguimos ratificar nosso compromisso com a população e com os contribuintes, de não aumentar impostos no município”, finalizou Fábio Florença.

O especialista em Auditoria Pública, Tiago Leal, representante da empresa Vast Soluções Administrativas, ressaltou que haverá novos repasses da União Federal ao município de Miranda. “Até a presente data a importância que foi creditada aos cofres do município refere-se apenas uma parte dos valores que deixaram de chegar aos cofres municipais”, explicou. “Acreditamos que pode chegar a três vezes mais do valor já creditado, superando a soma de R$ 5 milhões que poderão ser investidos como receita própria pela Prefeitura de Miranda.”

Tiago Leal também destacou a possibilidade de as prefeituras estarem na mesma situação do município de Miranda, ou seja, fiscalizaram e lançaram o Imposto Territorial Rural, mas receberam do Governo Federal contrapartida menor que tinham direito. “Foi um trabalho árduo e demorado, tendo em vista que a demanda é inédita, não tínhamos preceito desta matéria em outros Estados para orientarmos nos processos e procedimentos a serem adotados, ainda assim conseguimos mostrar a Fazenda Federal que a base de cálculo para repasse ao município estava errada e conseguimos elevar a arrecadação do ITR”, completou.

Ele destaca que a Vast Soluções Administrativas conta com uma equipe técnica multidisciplinar e desenvolveu metodologia exclusivo que auxilia os municípios a obter êxito em demandas em desfavor da Receita Federal do Brasil quando se apura distorção nos repasses dos valores arrecadados com o Imposto Territorial Rural. “Identificando que os repasses estavam menor que de direito e conseguimos identificar de quais contribuintes estavam tendo equívocos”, relatou. “O terceiro passo foi provocar a Receita Federal do Brasil com uma demanda administrativa e conseguimos comprovar que os valores estavam incorretos, fazendo com que o órgão localizasse o equívoco e creditasse a primeira parte dos valores solicitados pelo município de Miranda”, completou.

Tiago Leal finaliza apontando como referência o economista americano Arthur Laffer, que apresentou muito bem em sua representação teórica da relação entre o valor arrecadado com um imposto a diferentes alíquotas. “Esse estudo é usado até hoje para ilustrar o conceito de elasticidade da receita tributável, chamada curva de Laffer”, explicou. “Em outras palavras, inicialmente ao aumentar os impostos a receita tende a aumentar, entretanto, após um certo aumento, o contribuinte começa a avaliar a possibilidade de sonegação, ai inicia a perda de arrecadação, por isso é importante que os gestores públicos apostem na eficiência da fiscalização e da gestão ao invés de elevar a carga tributária”, concluiu Tiago Leal.

Jovem de 29 anos é preso pela PRF em Bataguassu com carro roubado e placas adulteradas

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Foto: PRF

Um jovem de 29 anos, identificado como Bismarck, foi preso em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Bataguassu na tarde do último domingo (4) conduzindo um Chevrolet Prisma 1.0 Joyce, de cor branca, com placas adulteradas e registro de roubo.

A abordagem aconteceu na base da PRF durante fiscalização de rotina. O nervosismo de Bismarck e as respostas desconexas às perguntas dos agentes despertaram a suspeita dos policiais.

Conforme o site Cenário MS, ao verificar o chassi do veículo, os agentes constataram a adulteração das placas e confirmaram que o carro havia sido roubado na cidade de São Paulo no dia 17 de janeiro.

Diante dos fatos, Bismarck foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Bataguassu, onde foi autuado pelos crimes de receptação e adulteração de veículo.

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