24.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 92

Suzano realiza seleção com contratação imediata para vagas florestais em Bataguassu

0
Foto: Divulgação

Ação “Você na Suzano” ocorre neste sábado (25/04), na Casa do Trabalhador do município, com oportunidades para operadores e mecânicos florestais

A Suzano realizará neste sábado (25), em Bataguassu, uma ação de recrutamento com entrevistas e contratação imediata para vagas de Operador(a) de Colheita (Harvester e Forwarder) e Mecânico(a) Florestal. A iniciativa acontece das 9h30 às 14h, horário de Brasília, na Casa do Trabalhador do município.

A ação faz parte do programa “Você na Suzano”, que busca ampliar as oportunidades de emprego e fortalecer o desenvolvimento local, contribuindo também para atender à demanda por profissionais no setor florestal na região.

Para participar do processo seletivo, é necessário ter experiência comprovada nas áreas e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B. As pessoas interessadas devem comparecer ao local com documento de identificação com foto e currículo atualizado. Os(as) candidatos(as) aprovados(as) poderão ser contratados(as) imediatamente.

Durante o evento, os(as) participantes passarão por entrevistas com as equipes de Recursos Humanos e gestão. Quem não for selecionado receberá retorno sobre sua participação em até 15 dias após a realização da ação e poderá compor o Banco de Talentos da empresa.

Benefícios

A empresa oferecerá aos profissionais contratados salário compatível com o mercado, além de um pacote de benefícios que inclui plano de saúde, assistência odontológica, vale-alimentação e participação nos resultados.

Histórico de ações

A primeira edição do “Você na Suzano” deste ano foi realizada em Água Clara e reuniu cerca de 30 participantes. Outras edições ocorreram em Ribas do Rio Pardo, com foco em silvicultura e viveiro, reunindo mais de 100 pessoas em cada ação.

Plataforma de Oportunidades

Os processos seletivos da Suzano em Mato Grosso do Sul, assim como em outras unidades da empresa no país, também podem ser acessados pela Plataforma de Oportunidades da Suzano (https://suzano.gupy.io/). No site, é possível consultar vagas disponíveis, conferir benefícios e se cadastrar no Banco de Talentos. A Suzano reforça que todos os processos seletivos são gratuitos, sem a cobrança de qualquer valor para participação.

Serviço

Ação Você na Suzano

  • Data: 25 de abril
  • Horário: das 9h30 às 14h, horário de Brasília
  • Local: Casa do Trabalhador de Bataguassu – Avenida Campo Grande, nº 65 – Centro
  • O que levar: documento de identificação com foto e currículo atualizado

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br.

(*) Infomuts – Informação Inteligente

Gestores municipais devem responder questionário sobre a Primeira Infância até 30 de abril

0
Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) orienta os gestores públicos estaduais e municipais a participarem do levantamento nacional sobre os Planos da Primeira Infância, iniciativa conduzida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI).

O questionário está disponível no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) e deve ser respondido até o dia 30 de abril de 2026.

Para participar, os gestores devem acessar o sistema pelo endereço: https://simec.mec.gov.br/login.php.

A ação tem como objetivo diagnosticar e monitorar a situação dos Planos da Primeira Infância em todo o país, sendo essencial para o aprimoramento das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento integral das crianças.

O TCE-MS destaca a importância do engajamento dos gestores no preenchimento das informações, uma vez que os dados coletados servirão de base para o planejamento, a avaliação e o fortalecimento das ações governamentais nessa área estratégica. Além disso, o levantamento contribui para o cumprimento do Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016).

Em caso de dúvidas ou dificuldades no acesso e preenchimento do questionário, está disponível suporte por meio do canal oficial do MEC: https://www.gov.br/mec/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco.

Diante da relevância do tema e do prazo estabelecido, o Tribunal reforça a necessidade de que todos os municípios e órgãos envolvidos participem da iniciativa, garantindo um diagnóstico preciso e contribuindo para o avanço das políticas públicas voltadas à infância.

Balneário de TL terá alterações de funcionamento entre hoje (22) e 11/5; Entenda

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

O Balneário Municipal de Três Lagoas ficará fechado ao público entre os dias 22 de abril e 11 de maio. A medida foi anunciada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), em razão da realização do 15º Torneio de Pesca da APETL, no local.

A Prefeitura Municipal informa ainda que, no período de 23 a 29 de abril, o espaço estará fechado para a montagem das estruturas necessárias ao evento, garantindo a organização e segurança para participantes e visitantes.

De acordo com o secretário de Turismo e Cultura, Stênio Congro, a interdição é fundamental para o bom andamento da programação. “Pedimos a compreensão da população. Como norma de segurança e também para melhor atender os usuários, o balneário será fechado”, explicou.

Durante o período, o fechamento será exclusivo para pedestres, enquanto a rampa náutica permanecerá liberada para descida de embarcações, com exceção dos dias 30 de abril, 1º e 2 de maio, quando estará totalmente interditada para a realização das atividades do torneio.

A organização contará com equipes da SETURC para fiscalização e acompanhamento das ações ao longo de todo o evento.

O EVENTO

A Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas, em parceria com a SETURC, promove o torneio, que terá sua etapa principal realizada nos dias 30 de abril, 1º e 2 de maio, reunindo competidores no Balneário Municipal.

Além das disputas esportivas, o evento contará com programação cultural, incluindo apresentações musicais de artistas regionais, com expectativa de grande público ao longo dos dias de competição.

A Prefeitura agradece a compreensão de todos e reforça que, para mais informações ou dúvidas, a população pode entrar em contato pelo telefone (67) 98139-1369.

TCE-MS orienta jurisdicionados sobre prestação de contas do exercício de 2025

0
Foto: Divulgação

O Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul traz nesta quarta-feira (22), o Comunicado nº 7/2026, com orientações aos jurisdicionados sobre os procedimentos para a prestação de contas referente ao exercício financeiro de 2025.

De acordo com o documento, emitido pelo Departamento de Informações Estratégicas, já está disponível no sistema e-Sfinge a emissão das demonstrações contábeis necessárias para o envio das informações ao Tribunal.

Antes de iniciar o processo, o TCE-MS recomenda que os responsáveis realizem a conferência prévia dos dados por meio do sistema TCE Digital, acessando o caminho “Relatórios” e, em seguida, “Prestação de Contas”. O objetivo é garantir maior segurança e consistência nas informações encaminhadas.

Para auxiliar os jurisdicionados, o Tribunal disponibilizou no portal do e-Sfinge o manual “Prestação de Contas do BG em 8 Passos”, com orientações detalhadas sobre cada etapa do procedimento.

O comunicado destaca ainda que foram adotados os mapeamentos estabelecidos pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Em caso de eventuais divergências nos dados, a orientação é que seja aberto chamado para análise e correção.

Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, os jurisdicionados podem entrar em contato com o TCE-MS pelo e-mail [email protected].

A iniciativa reforça o compromisso do Tribunal com a transparência, a padronização das informações e o correto cumprimento das obrigações legais por parte dos gestores públicos.

Vereadores aprovam oito projetos, homenagens e seminário sobre Autismo

0
Foto: Divulgação

No total foram 11 projetos e mais cinco requerimentos em pauta na sessão de hoje

Durante a 11ª sessão ordinária do ano, realizada no dia 22 de abril, os vereadores aprovaram oito projetos. São eles:

Projeto de lei nº 211 de 19 de dezembro de 2025: autoriza a cessão de imóvel público, em comodato com possibilidade de doação, à empresa Conmec Industrial ltda, como incentivo ao desenvolvimento econômico, e dá outras providências”.

Projeto de lei nº 04 de 05 de fevereiro de 2026: institui o programa de conscientização sobre o uso do cigarro eletrônico nas escolas da rede municipal de ensino do município de Três Lagoas e dá outras providências”.

Projeto de lei nº 17 de 19 de fevereiro de 2026: institui o dia municipal do (a) enfermeiro (a) no município de Três Lagoas (MS) e dá outras providências.

Projeto de lei nº 18 de 19 de fevereiro de 2026: institui o Dia Municipal do (a) Técnico (a)/Auxiliar de Enfermagem, no município de Três Lagoas (MS) e dá outras providências.

Projeto de lei nº 34 de 05 de março de 2026: altera dispositivos da lei nº 1.739, de 14 de novembro de 2001, que institui o Dia do Agente Comunitário de saúde no âmbito do município de Três Lagoas-MS e dá outras providências.

Projeto de Resolução 007/2026, de autoria da mesa diretora 2025/2026 que “dispõe sobre o veto integral ao autógrafo da lei nº 4.427 de 24 de março de 2026, que “altera o anexo único da lei nº 3.836, de 06 de dezembro de 2021, para readequar a premiação dos campeonatos municipais de futebol, e dá outras providências”

Projeto de Resolução 008/2026, de autoria da mesa diretora 2025/2026, que dispõe sobre o veto integral ao autógrafo da lei nº 4.428 de 24 de março de 2026, que “altera o art. 2º da lei nº 3.576, de 12 de novembro de 2019, para atualizar as premiações da Copa Sejuvel, jogos abertos Três-lagoenses – Jat’s e dá outras providências.

Projeto de decreto legislativo 044/2026, de autoria do vereador Antônio Luiz Teixeira Empke Jr., que concede o Diploma Autoridade Eclesiástica ao pastor Caetano Campos Costas.

Mais três pls foram encaminhados para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, três projetos de lei:

Projeto de lei 061/2026, de autoria do vereador marco silva que “institui o programa “protetores mirins”, no município de Três Lagoas-MS.”

Projeto de lei 062/2026, de autoria do vereador Marcus Vinícius Bazé de lima que institui diretrizes para capacitação em primeiros socorros dos profissionais e empresas que atuam em áreas de alimentação em shopping center, feira central do município de três lagoas-MS e dá outras providências.

Projeto de lei 063/2026, de autoria do vereador Mário Luiz de Almeida Grespan, que torna de utilidade pública a Associação Atletas KMS e dá outras providencias.

Ainda na Ordem do dia foram aprovados seis requerimentos:

Requerimento 046/2026, de autoria do Vereador DANIEL FRANCISCO DE BRITO requerendo ao Sr. ANTONIO LUIZ TEIXEIRA EMPKE JR (TONHÃO), Presidente do Legislativo, com fundamento no art. 53, § 2°, inciso X, da Resolução nº 2/2004 de 06 de abril de 2004, a realização de Sessão Solene para entrega de Distinção Honorífica AUTORIDADE ECLESIÁSTICA, a ser realizada no dia 23 de abril de 2.026, às 18hs30, conforme data já aprovada pelo Setor de Cerimonial. Os homenageados são: 1. Vereador Daniel da Farmácia – Luiz Alberto Souza de Lima; 2. Vereador Sargento Rodrigues – Pastor Jeferson Rancan; 3. Vereadora Evalda – Padre José Alves de Araújo; 4. Vereadora Maria Diogo – Diácono Roberto Rabelati; 5. Vereadora Sirlene – Selma Regina Camelo da Silva Almeira; 6. Vereador Davis Martinelli – Pastor José Flávio Santos Pacheco; 7. Vereador Robson do Alinhamento – Pastor João Bosco Martins de Barros; 8. Vereador Fernando Lucas de Souza Jurado – Padre João Marcos de Almeida Molina; 9. Vereador Antonio Luiz Teixeira Empke – Sr. Caetano Campos Costa e 10. Vereador Mi do Santa Luzia – Sr. Luis Rogerio Gonçalves. Requerimento 047/2026, de autoria do Vereador MÁRIO LUIZ DE ALMEIDA GRESPAN

Requerimento 047/2026, de autoria do Vereador MÁRIO LUIZ DE ALMEIDA GRESPAN requerendo ao Sr. ANTONIO LUIZ TEIXEIRA EMPKE JR (TONHÃO), Presidente do Legislativo, Requeiro, nos termos regimentais, após manifestação favorável do Colendo Plenário, que seja enviado expediente com MOÇÃO DE RECONHECIMENTO pelos relevantes serviços prestados como Professora e diretora. Viviane da Silva Corrêa.

Requerimento 048/2026, de autoria do vereador MÁRIO LUIZ DE ALMEIDA GRESPAN requerendo ao Sr. ANTONIO LUIZ TEIXEIRA EMPKE JR (TONHÃO), Presidente do Legislativo, Requeiro, nos termos regimentais, após manifestação favorável do Colendo Plenário, que seja enviado expediente com Moção de Congratulação, pelos relevantes serviços prestados em nossa cidade, ao (à) Senhor (a): LUCIANO QUEIROZ FERNANDES

Requerimento 049/2026, de autoria do vereador ADEMIR SILVA DOS SANTOS requerendo, nos termos regimentais, após manifestação favorável do Colendo Plenário, que seja enviado expediente com Moção de Reconhecimento, pelos relevantes serviços prestados em nossa cidade á Senhora: Kelly Regina Ribeiro Mazieiro.

Requerimento 050/2026, de autoria do vereador ANTONIO LUIZ TEIXEIRA EMPKE JR requerendo ao Sr. ANTONIO LUIZ TEIXEIRA EMPKE JR (TONHÃO), Presidente do Legislativo, nos termos regimentais, após manifestação favorável do Plenário, que seja realizado, no âmbito da Câmara Municipal de Três Lagoas, no dia 28 de abril (terça-feira), às 18h45, no Plenário desta Casa de Leis, Seminário sobre o Autismo, a ser promovido pelo Poder Legislativo Municipal. O referido seminário terá como objetivo central promover um amplo diálogo institucional acerca das políticas públicas desenvolvidas em nosso município, especialmente no âmbito das Secretarias Municipais de: • Educação; • Assistência Social; • Saúde. Propõe-se, para tanto, a participação de representantes das mencionadas pastas, para que possam apresentar, de forma transparente e detalhada: • As ações atualmente desenvolvidas; • As políticas públicas em execução; • Os investimentos realizados; • As metas estabelecidas; • O planejamento das próximas ações voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mais do que um evento, o seminário se apresenta como um espaço de escuta, construção e aprimoramento das políticas públicas, fortalecendo o compromisso desta Casa de Leis com a inclusão, o respeito e a dignidade das famílias três-lagoenses.

Atletas do Vôlei de Praia garantem primeiro e segundo lugar em torneio de Brasilândia

0
Foto: Sejuvel

No último domingo, 19 de abril, o clima esportivo tomou conta da cidade de Brasilândia. Aconteceu, no Espaço de Vida Saudável da cidade, o GP de Vôlei de Praia, que contou com a participação de atletas de várias cidades do estado, incluindo Três Lagoas, que mais uma vez mostrou garra e talento no esporte.

Nossa cidade foi muito bem representada pelas atletas Anna Beatriz, Clara Ventania, Kesia e Mavi. As alunas da Sejuvel (Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer), conquistaram o primeiro e segundo lugar na competição, ficando em primeiríssimo lugar a dupla Anna Beatriz e Clara Ventania, e em segundo lugar, a dupla Kesia e Mavi.

As atletas foram a competição acompanhadas da professora Ana Rita, que demonstrou muita alegria com a vitória das meninas. Ana Rita esteve a todo momento dando o apoio necessário durante toda a competição e isso foi fundamental para a vitória das atletas.

A Prefeitura Municipal se alegra em ver alunos da Sejuvel trazerem reconhecimento ao esporte da nossa cidade e parabeniza as atletas e professora pela linda vitória.

Trecho de via importante do Jd. Das Oliveiras está recebendo recapeamento

0
Foto: DSP

Em mais uma ação de manutenção e conservação das vias, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), por meio do Departamento de Serviços Públicos (DSP), iniciou nesta quarta-feira, 22 de abril, o recapeamento de um trecho de cinco quarteirões da Rua Clóvis Bevilaqua no Bairro Jardim das Oliveiras.

Conforme o setor, a obra tem 620 metros de comprimento, 8,5 metros de largura e 5.270 metros quadrados, compreendendo o trecho entre a Rua Rafael de Haro e Rua Ostiano Neves Alexandria, o quer permitirá melhor trafegabilidade e segurança por quem utiliza a via.

A primeira etapa do processo é o recapeamento em si, utilizando Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e, após a finalização desse processo, a equipe do Departamento Municipal de Trânsito (DepTran) realiza a pintura da sinalização horizontal, estabelecendo mais segurança aos motoristas e pedestres.

Todo o processo é executado com recursos e mão de obra próprios da Administração Municipal, o que garante agilidade na execução e custos menores em relação a extensão de recapeamento.

A pasta alerta aos motoristas e pedestres que tenham atenção redobrada ao passar pelo trecho, pois há homens trabalhando na via e maquinários pesados trafegando ao logo do trecho contemplado.

Concurso de desenho da Secretaria de Meio Ambiente de TL está com inscrições abertas

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), abriu na segunda-feira, 20 de abril, as inscrições para o concurso de desenho com o tema “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”.

A iniciativa tem como objetivo incentivar a conscientização ambiental entre estudantes da rede municipal de ensino, estimulando a criatividade e a reflexão sobre práticas sustentáveis no dia a dia.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma online, por meio do formulário disponível no link: https://forms.gle/WfQGJRvMJsbkddQJA

O concurso é voltado para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II de escolas municipais específicas, e os interessados devem estar atentos aos critérios estabelecidos no regulamento anexo no final do texto.

Cada participante poderá inscrever um único desenho, que deverá ser original, feito à mão e abordar o tema proposto, destacando ações relacionadas à redução do consumo, reutilização de materiais e reciclagem.

Após a inscrição, os trabalhos deverão ser entregues nas unidades escolares, conforme orientações da organização, respeitando o prazo estabelecido.

A ação integra as políticas de educação ambiental desenvolvidas pelo município e reforça o compromisso da Prefeitura de Três Lagoas com a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente.

A SEMEA destaca a importância da participação dos estudantes e reforça que iniciativas como essa contribuem diretamente para a construção de uma cidade mais sustentável.

VEJA O EDITAL COMPLETO

Novas regras do Minha Casa, Minha Vida começam a valer nesta quarta

0
Foto: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Limites de renda e valor máximo dos imóveis foram atualizados

As novas regras para financiamento de imóveis por meio do programa Minha Casa, Minha Vida começam a valer a partir desta quarta-feira (22). Com as mudanças, os limites de renda passam a ser:

O valor máximo dos imóveis também foi atualizado – para a faixa 3, passa a ser R$ 400 mil e, para a faixa 4, R$ 600 mil.

As mudanças foram aprovadas em março pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A ampliação contará com recursos do Fundo Social, com cerca de R$ 31 bilhões destinados ao programa.

Segundo o governo, as mudanças devem ampliar o acesso ao programa, totalizando 87,5 mil famílias com juros menores; 31,3 mil novas famílias na faixa 3; e 8,2 mil famílias incluídas na faixa 4.

A equipe técnica estima impacto de R$ 500 milhões em subsídios e de R$ 3,6 bilhões em crédito habitacional.

Por: Agência Brasil

Alfabetização avança em MS, mas 1 em cada 4 cidades ainda não atinge meta

0
Movimento de alunos em escola estadual de Campo Grande (Foto: Arquivo)

Mais cidades alcançam objetivo, mas parte ainda alfabetiza só metade dos alunos

Mato Grosso do Sul melhorou os índices de alfabetização, mas o avanço ainda está longe de resolver o problema. Em 2025, 75,6% dos municípios conseguiram atingir a meta estabelecida, segundo dados do ICA (Indicador Criança Alfabetizada). Isso significa que quase 1 em cada 4 cidades ainda não alcança o nível esperado.

No ano anterior, o cenário era ainda mais crítico. Em 2024, apenas 57,7% dos municípios cumpriram a meta. Houve avanço, sim, mas ele precisa ser lido com cuidado. Crescer no percentual não significa que a alfabetização esteja resolvida.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pelo cálculo do ICA. O indicador mede o desempenho de crianças em leitura e escrita a partir de uma avaliação com questões objetivas, atividades de escrita e produção de texto.

Na prática, o índice mostra se os alunos estão ou não alfabetizados na idade considerada adequada.

Avanço existe, mas é desigual

Em cidades maiores, o avanço aparece de forma mais consistente. Em Campo Grande, o índice passou de 52% em 2024 para 64% em 2025, superando a meta. O mesmo ocorre em Dourados, que subiu de 53% para 62%.

Outros municípios também tiveram crescimento expressivo, como Aquidauana, que avançou de 58% para 79%.

Mas o comportamento não é padrão. Há cidades que melhoram e continuam abaixo da meta, e outras que oscilam de um ano para o outro.

Em Corumbá, por exemplo, o índice subiu de 38% para 49%, mas segue distante do objetivo. Já Sidrolândia foi de 40% para 47% e também não atingiu a meta.

Há ainda casos de instabilidade. Nioaque cumpriu a meta em 2024, mas voltou a ficar abaixo em 2025. Em Novo Horizonte do Sul, o índice caiu de 78% para 51% em um ano.

Quando o número engana

O aumento no percentual de municípios que cumprem a meta pode passar a impressão de que o problema está sendo resolvido. Não está.

Em vários casos, cidades atingem a meta com índices ainda baixos. Há municípios que cumprem o objetivo com cerca de 50% das crianças alfabetizadas. Na prática, isso significa que metade dos alunos ainda não domina leitura e escrita no tempo esperado.

Também há saltos que chamam atenção. Bodoquena saiu de 46% para 90% em um ano. Figueirão foi de 86% para 98%. Crescimentos desse tamanho levantam dúvidas sobre consistência ou possíveis mudanças na base avaliada.

Por outro lado, municípios seguem com desempenho baixo mesmo após melhora. Ribas do Rio Pardo chegou a 50% em 2025, enquanto Ladário permanece abaixo de 40%.

Fonte: Campo Grande News (por Gabriel Neris)

Feira de Orquídeas e Rosas do Deserto convida população para evento especial na Casa do Artesão

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A população de Três Lagoas terá uma excelente oportunidade para apreciar a beleza das plantas ornamentais e adquirir espécies diferenciadas durante a Feira de Orquídeas e Rosas do Deserto do Orquidário Santa Ana de Mirandópolis em parceria com a ACLAMS Três Lagoas, que acontece nos dias 24 e 25 de abril, na Casa do Artesão.

O evento será realizado em um dos pontos mais tradicionais da cidade, localizado na Avenida Aldair Rosa de Oliveira, nº 470, em frente à Lagoa Maior, reunindo grande variedade de espécies para todos os gostos, desde iniciantes até colecionadores.

Na sexta-feira (24), a feira acontece das 9h às 18h, e no sábado (25), das 9h às 16h, oferecendo ao público dois dias para visitar o espaço, conhecer as plantas e aproveitar as opções disponíveis.

Além das orquídeas e rosas do deserto, os visitantes também encontrarão substratos, adubos e produtos especiais para cultivo, garantindo tudo o que é necessário para manter as plantas saudáveis e bonitas. O evento ainda contará com facilidade de pagamento, com aceitação de cartão.

A organização convida toda a população para prestigiar o evento, que promete encantar os visitantes com cores, formas e aromas, transformando a Casa do Artesão em um verdadeiro espaço de beleza e convivência.

Três Lagoas volta a ser foco de desenvolvimento com a retomada da UFN3 pela Petrobras

0

A UFN3 vai produzir 1,2 milhão de toneladas de ureia e 70 mil toneladas de amônia por ano

O anúncio da Petrobras na segunda-feira passada colocou Três Lagoas novamente no centro do mapa de investimentos. A estatal aprovou a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados 3 (UFN3), paralisada desde 2014.  A previsão é que as obras recomecem ainda no primeiro semestre deste ano, com investimento estimado em US$ 1 bilhão, cerca de R$ 5 bilhões.

Nos últimos anos, Três Lagoas ficou como coadjuvante enquanto Inocência concentrava os impactos da fábrica de celulose da Arauco. Muitos dos efeitos, como alta de imóveis, demanda por alojamento e contratações, chegavam de forma indireta à cidade.

Agora, o impacto será direto. Com mais de R$ 5 bilhões de investimento e meta de acelerar a conclusão, Três Lagoas volta a ser foco de desenvolvimento e deve sentir novamente a pressão sobre moradia, serviços públicos e infraestrutura.

CETISMO

A notícia da retomada dividiu opiniões. Parte da população não acredita que a obra inicie este ano. O ceticismo vem do histórico: o empreendimento já teve a retomada anunciada várias vezes sem sair do papel. Além disso, 2026 é ano político, o que aumenta a desconfiança.

Mas, desta vez, quem bateu o martelo foi o conselho da Petrobras. Após reavaliação criteriosa, o colegiado decidiu que o projeto tem viabilidade técnica e econômica. A estatal também mudou a estratégia: a obra foi fatiada e será tocada por várias empresas. Algumas delas já estão adiantadas e começaram a fazer contratações. Outras aguardam apenas a assinatura do contrato com a Petrobras para iniciar.

Quem mais deve comemorar é o setor do campo. A UFN3 vai produzir 1,2 milhão de toneladas de ureia e 70 mil toneladas de amônia por ano. A ureia é o fertilizante nitrogenado mais consumido no país, com demanda próxima de 7 milhões de toneladas em 2025, hoje atendida apenas por importações.

A localização da fábrica facilita o atendimento a produtores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e São Paulo. Com produção nacional, a expectativa é de redução no preço dos insumos. Se o custo do fertilizante cair, o impacto deve chegar ao produto final para o consumidor.

HISTÓRICO CONTURBADO

As obras da UFN3 começaram em 2011 e foram interrompidas em dezembro de 2014, quando a Petrobras encerrou o contrato com o consórcio responsável por descumprimento contratual. Em 2017, a estatal colocou a unidade à venda dentro da estratégia de saída do setor de fertilizantes. Em 2018, chegou a negociar com o grupo russo Acron.

A estimativa é que as operações comerciais da UFN3 comecem em 2029. Mesmo com incrédulos e otimistas, Três Lagoas se prepara para mais um boom. A cidade, que já convive com os efeitos do Vale da Celulose, terá que lidar novamente com o desafio de crescer com estrutura.

Polícia Militar realiza prisão por porte ilegal de arma de fogo em Paranaíba

0
Foto: Divulgação

Na noite desta terça-feira (21/04), o 13º Batalhão de Polícia Militar realizou a prisão de um homem por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido no bairro Jardim Brasília. A ação contou com o empenho de equipes da Rádio Patrulha e da Força Tática.

Durante policiamento ostensivo e preventivo, os militares visualizaram um veículo de cor preta trafegando de forma suspeita. Ao perceber a aproximação da viatura, o condutor realizou manobras repentinas na tentativa de evitar a abordagem. Diante da atitude furtiva, a equipe procedeu à interceptação do automóvel.

Embora nada de ilícito tenha sido encontrado na busca pessoal, o nervosismo acentuado e as respostas contraditórias do condutor motivaram uma busca minuciosa no interior do veículo. Sob o banco do motorista, os policiais localizaram uma pistola calibre .380, municiada com nove cartuchos intactos.

O autor recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com a arma e um aparelho celular apreendidos, para que sejam submetidos à perícia da Polícia Científica e correlacionados a outros inquéritos em curso. O veículo utilizado foi autuado e recolhido ao pátio do Detran local.

PRF apreende 484 kg de drogas em Corumbá

0
Foto: Arquivo/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 484 quilos de skunk e cocaína, na última sexta-feira (17), em Corumbá.

Os policiais fiscalizavam na Unidade Operacional da PRF quando o condutor de um Fiat/Doblô passou em alta velocidade no local. A equipe realizou o acompanhamento tático e deu ordem de parada ao motorista, que desobedeceu e continuou em fuga. 

Durante o trajeto, um passageiro saltou do carro em movimento e não foi encontrado. Os policiais seguiram o acompanhamento ao veículo e conseguiram realizar a abordagem. O motorista e um passageiro foram presos. 

No automóvel foram encontrados 303 quilos de skunk e 180 quilos de cocaína. Os presos não deram informações sobre a origem ou destino dos ilícitos.  A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal em Corumbá.

Polícia Civil recaptura foragido condenado por roubo em Dourados

0
Foto: PC-MS

A equipe da 1ª Delegacia de Polícia de Dourados realizou na tarde da última segunda-feira (20), a recaptura de um indivíduo que se encontrava evadido do sistema prisional.

A prisão ocorreu por volta das 14h37, após diligências realizadas por policiais civis, que lograram êxito em localizar e capturar F.M.M., de 41 anos, o qual possuía mandado de recaptura expedido pelo Poder Judiciário em razão de condenação pelo crime de roubo.

O indivíduo havia evadido do Estabelecimento Penal Masculino de Dourados no dia 20 de janeiro de 2026, permanecendo foragido até a presente data.

Após a recaptura, o preso foi conduzido à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (DEPAC) de Dourados para as providências legais cabíveis, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.

Prepare o bolso: conta de luz aumenta 12,11% em MS a partir de hoje (22)

0
Funcionário da Energisa fazendo a leitura da conta de luz. (Foto: Divulgação/Concen-MS)

O impacto financeiro para os consumidores será sentido a partir de maio

A conta de energia vai ficar em média 12,11% mais cara para 1,17 milhão de consumidores de Mato Grosso do Sul. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou o percentual por unanimidade durante a 8ª RPO (Reunião Pública Ordinária) nesta quarta-feira (22) e já começa a valer.

No grupo de baixa tensão, o reajuste médio é de 11,98%. Dentro desse mesmo setor, estão as residências que terão aumento de 11,75% e os consumidores rurais, de 12,45%. Aqueles de alta tensão, o reajuste médio foi de 12,39%.

A Energisa registrou faturamento de R$ 5,684 bilhões em 2024. No acumulado de 27 anos, entre 1997 e 2024, a receita soma R$ 170,5 bilhões. O contrato em Mato Grosso do Sul foi prorrogado por mais 30 anos.

A presidente do Concen-MS (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS), Rosimeire Costa, destacou que em maio os consumidores já vão começar a sentir no bolso a mudança.

“O reajuste começa a valer a partir de hoje, os consumidores na sua grande maioria vão ser impactados a partir de maio. Para quem tem leitura no início de maio, já vai receber. A partir de hoje, a gente já começa a consumir essa energia mais cara”, explicou.

Ainda conforme a análise do Concen, o principal fator de pressão sobre as tarifas está relacionado aos encargos setoriais, principalmente aqueles vinculados à CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), criado como uma forma de “caixa” para bancar custos como descontos na conta de luz para os baixa renda e subsídios.

As discussões sobre o Reajuste Tarifário Anual de 2026 começaram em novembro do ano anterior. A homologação do novo percentual precisa ser antes da data do contrato, que é dia 8 de abril, o que não ocorreu neste ano.

Anteriormente, o aumento passou para a pauta da reunião do dia 14 de abril, mas foi adiado. Naquele dia, o efeito médio previsto era de 13,22% para consumidores de alta tensão e 12,93% para baixa tensão.

No voto apresentado à diretoria, a área técnica detalhou um pedido de diferimento tarifário de R$ 21 milhões feito pela Energisa. Na prática, isso significa que a empresa acabou não repassando todo esse custo de uma vez na conta.

Com isso, foi reduzido o impacto imediato nas tarifas e transferiu parte dos custos para reajustes futuros, o que deve onerar ainda mais a conta de luz em 2027. Por isso, o reajuste médio caiu de 13,22% para 12,39% e de 12,93% para 12,11%, respectivamente.

(*) Campo Grande News

PM encontra moto furtada menos de 24 horas após o crime em Três Lagoas

0
Foto: Divulgação

A resposta rápida da Polícia Militar garantiu a recuperação de uma motocicleta furtada em menos de um dia, em Três Lagoas.

De acordo com o 2º Batalhão de Polícia Militar, na tarde desta última segunda-feira (20), por volta das 16h40, uma guarnição de radiopatrulha foi acionada via 190 para averiguar uma denúncia sobre uma motocicleta aparentemente abandonada na Viela Felipe Nery Monteiro.

No local, os policiais confirmaram que se tratava de um veículo com registro de furto ocorrido no dia anterior. A motocicleta havia sido levada enquanto estava estacionada em frente a uma residência na Rua Josino da Cunha Viana.

Diante da constatação, o veículo foi recuperado e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais e posterior devolução ao proprietário.

Por: Pollyanna Eloy

Longen é homenageado pelo Governo de Minas Gerais com Medalha da Inconfidência

0
Foto: Divulgação

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, recebeu, nesta terça-feira (21/04), dia em que se comemora o Dia de Tirandentes, a Medalha da Inconfidência. A honraria é a maior concedida pelo Governo de Minas Gerais e reconhece personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do estado mineiro e pelo Brasil.

A homenagem foi concedida a Longen ainda em 2012 como reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo empresário de MS na área de gestão pública, especialmente na difusão de práticas de eficiência administrativa e desburocratização em articulação com diferentes estados. Na ocasião, ele estava fora do Brasil e não pôde comparecer.

O presidente da Fiems agradeceu a homenagem e lembrou que ela foi concedida pelo governador Antônio Anastasia por indicação do então presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Robson Braga.

“Divido com eles a alegria de ser reconhecido pelo Governo de Minas Gerais pelo trabalho em Mato Grosso do Sul, sempre focado no desenvolvimento do setor industrial. Me sinto muito honrado, muito feliz de estar aqui, com a minha família, recebendo hoje essa Grande Comenda da Inconfidência no estado de Minas Gerais”.

Sobre a honraria

A cerimônia ocorre tradicionalmente no feriado nacional de Tiradentes, nome pelo qual ficou conhecido Joaquim José da Silva Xavier, considerado o mártir da Inconfidência Mineira, cuja morte completa 234 anos em 2026.

Criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitschek, a medalha é concedida pelo Estado como forma de reconhecimento a personalidades e instituições que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de Minas Gerais e do país.

A honraria é dividida em quatro graus: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Como parte da tradição, a capital de Minas Gerais é simbolicamente transferida para Ouro Preto durante a celebração.

Sobre Sérgio Longen

Nascido em 1962, em Toledo (PR), Sérgio Longen construiu uma trajetória que une empreendedorismo e liderança institucional, com impacto direto no desenvolvimento econômico. À frente da Fiems desde 2007, consolidou-se como uma das principais lideranças industriais do Centro-Oeste, contribuindo para fortalecer a indústria como eixo estratégico de crescimento.

Sua gestão é marcada por investimentos estruturantes em educação, qualificação profissional e inovação, com a expansão de unidades do Sesi e do Senai e a criação de centros tecnológicos voltados ao aumento da produtividade e da competitividade industrial. Ao mesmo tempo, atuou de forma decisiva na articulação com o poder público para garantir segurança jurídica, incentivos e um ambiente favorável aos investimentos, impulsionando a industrialização de Mato Grosso do Sul.

Com atuação também em âmbito nacional, como vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Longen contribui para o debate e a formulação de políticas voltadas ao desenvolvimento do setor produtivo brasileiro.

Força Tática flagra jovem com pistola de uso restrito em Três Lagoas

0
Foto: Divulgação

Uma ação da Polícia Militar terminou com a apreensão de uma arma de fogo de uso restrito na madrugada desta segunda-feira (20), em Três Lagoas.

De acordo com o 2º Batalhão de Polícia Militar, por volta das 4h, uma guarnição da Força Tática realizava policiamento pela Rua Duque de Caxias quando avistou um indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a aproximação da viatura, o jovem, de 23 anos, tentou se livrar de um objeto, dispensando-o sob fardos de bebidas.

Diante da atitude, os policiais realizaram a abordagem e, durante a checagem, localizaram o objeto descartado, sendo uma pistola do tipo Tisas Zigana PX-9 G2, calibre 9mm, municiada com 18 munições intactas, segundo a PM, armamento de uso restrito.

Sem apresentar qualquer justificativa legal para a posse da arma, o suspeito recebeu voz de prisão ainda no local.

Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde foi apresentado juntamente com a arma apreendida, permanecendo à disposição da Justiça.

Por: Pollyanna Eloy

PRF encerra “Operação Tiradentes” em Mato Grosso do Sul

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal encerrou, na última terça-feira (21), a “Operação Tiradentes” nas rodovias federais de Mato Grosso do Sul. A ação teve início na sexta-feira (17), com reforço na fiscalização.

Foram registrados 18 sinistros de trânsito no período, 9 considerados graves. Ao todo, 19 pessoas ficaram feridas e três morreram. Não houve comparação com o mesmo feriado em 2025 devido à diferença de datas no calendário.

Durante a operação, a PRF identificou diversas infrações que representam risco à segurança viária. Foram flagrados 1.402 casos de excesso de velocidade, 112 pessoas viajavam sem o uso do cinto de segurança e 249 ultrapassagens proibidas foram notificadas. No total, foram lavradas 1.826 autuações.

Nos comandos de fiscalização de alcoolemia, os agentes realizaram 4.249 testes. Desses, 28 condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, sendo que cinco acabaram presos.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.