30.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 91

Bombeiros de Chapadão do Sul registram mais dois acidentes envolvendo carro e motocicleta na cidade

0
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 22 de abril, o Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul registrou mais dois acidentes de trânsito nas ruas da cidade, envolvendo carro e motocicleta.

O primeiro caso atendido ocorreu por volta das 09h40 na Avenida Mato Grosso do Sul, esquina com a Rua Campo Grande. Uma motoneta conduzida pela vítima do sexo masculino W.F.D.J de 38 anos, seguia pela Av Mato Grosso do Sul, quando uma caminhonete cruzou vinda da Rua Campo Grande.

Para evitar a colisão, o motociclista realizou uma frenagem brusca, o que lhe provocou a queda violenta. Não houve colisão, mas a vitima ficou ferida.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e encontrou o motociclista consciente e orientado, apresentando escoriações no braço esquerdo, suspeita de fratura na perna esquerda (tibia). Ele foi atendido e transportado para o Pronto Atendimento Médico do Hospital Municipal de Chapadão do Sul.

Já o segundo caso ocorreu na Avenida Onze, esquina com a Rua Vinte e Oito, no centro da cidade, por volta das 10h25, envolvendo um carro e outra motocicleta.

No local, os bombeiros encontraram a vítima, uma motociclista, identificada como R.A.R. de 29 anos, também consciente e orientada, apresentava corte na região da cabeça, fratura na perna direita (fêmur), luxação no ombro esquerdo, escoriações na região dorsal.

Essa vítima igualmente foi conduzida ao PAM do Hospital Municipal de Chapadão do Sul e em ambos os casos, a Polícia Militar foi acionada e tomou as medidas administrativas relacioandas ao casos.

Fonte: Jovemsulnewss (Nobertino Angeli)

Mato Grosso do Sul recebe 41 mil doses e reforça estoque de vacina contra covid

0
Profissional manipula vacina contra a covid-19 (Foto: Arquivo)

Mato Grosso do Sul recebeu 41.310 doses da vacina contra a Covid-19, dentro de uma nova remessa enviada pelo Ministério da Saúde a todos os estados e ao Distrito Federal. Com o envio desta semana, o total distribuído no país nos primeiros meses de 2026 chega a 6,3 milhões de doses. De janeiro até 15 de abril, a doença havia atingido 1.105 pessoas, com 7 mortes.

Segundo a pasta, o abastecimento está garantido em todo o território nacional. Entre janeiro e março, já haviam sido enviadas 4,1 milhões de doses, das quais cerca de 2 milhões foram aplicadas. Nesse período, Mato Grosso do Sul recebeu outras 47,3 mil unidades do imunizante.

As vacinas ofertadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) são atualizadas para as cepas em circulação e têm indicação prioritária para grupos mais vulneráveis. “As vacinas continuam sendo a principal forma de prevenir casos graves, hospitalizações e mortes pela doença. O Brasil tem doses suficientes e segue garantindo o acesso da população à imunização”, afirmou o diretor do PNI, Eder Gatti.

A distribuição das doses é feita diretamente às secretarias estaduais de saúde, que ficam responsáveis pela logística de armazenamento e envio aos municípios. Estados também podem solicitar novas remessas caso identifiquem necessidade adicional.

O envio segue critérios como estimativa da população-alvo e número de aplicações já realizadas. A estratégia busca manter o abastecimento contínuo nas unidades de saúde e ampliar a cobertura vacinal.

Atualmente, a recomendação de vacinação varia conforme idade e condição de saúde. Idosos a partir de 60 anos devem receber duas doses com intervalo de seis meses. Gestantes devem tomar uma dose a cada gestação. Crianças de seis meses a menores de 5 anos seguem esquema básico de duas ou três doses, conforme o imunizante.

Pessoas com sistema imunológico comprometido devem receber três doses iniciais e reforços periódicos. Já a população geral, entre 5 e 59 anos, deve tomar ao menos uma dose, caso não tenha sido vacinada anteriormente.

Outros grupos também estão incluídos na estratégia, como trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, povos indígenas, comunidades quilombolas, população privada de liberdade e pessoas em situação de rua.

Desde o início da epidemia até hoje, 11.385 pessoas morreram da doença em Mato Grosso do Sul.

Fonte: Campo Grande News (por Ângela Kempfer)

Como MS virou protagonista na produção de celulose e reposicionou o Brasil na cadeia global do setor

0

Estado concentra investimentos bilionários, lidera exportações e reforça papel estratégico do país na cadeia mundial de papel e derivados

Por: Nathália Santos

Mato Grosso do Sul deixou de ser coadjuvante e passou a ocupar posição central na indústria de celulose brasileira. O estado já responde por cerca de um quarto da produção nacional e concentra alguns dos maiores projetos industriais em operação e expansão, especialmente em cidades como Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo.

Dados da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação indicam que a cadeia da celulose se tornou um dos principais motores econômicos do estado, com forte impacto sobre o Produto Interno Bruto, geração de empregos e atração de investimentos.

Segundo a secretaria, Mato Grosso do Sul possui cerca de 1,75 milhão de hectares de florestas plantadas, principalmente eucalipto, base da produção de celulose de fibra curta.

INVESTIMENTOS BILIONÁRIOS E EFEITO NA ECONOMIA LOCAL

Como MS virou protagonista na produção de celulose e reposicionou o Brasil na cadeia global do setor
Projeto Sucuriú da chilena Arauco – mais de R$ 25 bilhões sendo investidos na construção da maior fábrica de celulose do mundo (Foto: Assessoria)

A expansão do setor é sustentada por aportes robustos de grandes empresas, como Suzano e Eldorado Brasil, que instalaram unidades industriais de grande escala no estado.

De acordo com a Semadesc, os investimentos previstos na cadeia da celulose em Mato Grosso do Sul superam R$ 70 bilhões até o fim da década. Esse volume tem impacto direto na economia regional, estimulando setores como construção civil, logística e serviços.

Além disso, a celulose já figura como o principal produto da pauta exportadora estadual, respondendo por uma fatia significativa das vendas externas, conforme dados do governo estadual e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

COM MS IMPULSIONANDO, BRASIL AMPLIA PROTAGONISMO GLOBAL

O avanço de Mato Grosso do Sul ocorre em um contexto de crescimento da produção nacional. O Brasil é atualmente o segundo maior produtor mundial de celulose e lidera no segmento de fibra curta, produzida a partir do eucalipto.

Informações da Indústria Brasileira de Árvores apontam que o país produz mais de 25 milhões de toneladas por ano, com grande parte destinada à exportação. China e Europa estão entre os principais destinos.

A competitividade brasileira está associada a fatores naturais e tecnológicos, como clima favorável, alta produtividade florestal e ciclos mais curtos de cultivo, que reduzem custos e aumentam a eficiência.

Como MS virou protagonista na produção de celulose e reposicionou o Brasil na cadeia global do setor
Celulose produzida em Mato Grosso do Sul são exportada principalmente para a China, que lidera a compra, seguida pelos Estados Unidos e países da Europa e Ásia (Foto: Assessoria/Ibá)

EXPORTAÇÕES REFORÇAM DEPENDÊNCIA DO MERCADO EXTERNO

A forte orientação exportadora é uma das características do setor. No caso de Mato Grosso do Sul, a participação nas exportações nacionais de celulose é ainda mais expressiva, consolidando o estado como peça-chave na balança comercial brasileira.

Dados da Semadesc mostram que a celulose representa parcela relevante das exportações estaduais, superando produtos tradicionais como a soja em determinados períodos.

Esse cenário, por outro lado, também expõe a economia às oscilações do mercado internacional, especialmente à demanda asiática e às variações cambiais.

EXPANSÃO FLORESTAL E DESAFIOS FUTUROS

O crescimento da indústria tem sido acompanhado pela expansão acelerada das áreas de eucalipto. Segundo a Semadesc, a área de florestas plantadas no estado cresceu mais de 500% na última década.

Como MS virou protagonista na produção de celulose e reposicionou o Brasil na cadeia global do setor
Mato Grosso do Sul registrou uma expansão acelerada da área cultivada com eucalipto, que cresceu 80,6% no período. A área passou de 1,1 milhão de hectares para 1,9 milhão de hectares, um acréscimo absoluto de 887 mil hectares em seis anos (Foto: Divulgação)

Embora o avanço represente ganhos econômicos, também levanta debates sobre uso do solo, impactos ambientais e pressão sobre infraestrutura logística.

O desafio, segundo especialistas e órgãos públicos, é equilibrar crescimento econômico com sustentabilidade, garantindo competitividade sem comprometer recursos naturais e dinâmicas sociais locais.

POTENCIAL DE TRÊS LAGOAS: CARRO CHEFE DA ECONOMIA DE MS

O município de Três Lagoas é considerado o ponto de partida da transformação econômica impulsionada pela indústria de celulose em Mato Grosso do Sul. Até o início dos anos 2000, a cidade tinha uma economia baseada principalmente na pecuária e no comércio local. Esse cenário começou a mudar com a chegada de grandes indústrias do setor florestal, em um movimento que reposicionou o município dentro da economia nacional.

Como MS virou protagonista na produção de celulose e reposicionou o Brasil na cadeia global do setor

A virada econômica ocorreu com a instalação de fábricas de empresas como a Suzano e a Eldorado Brasil, que transformaram a base produtiva local e impulsionaram indicadores econômicos. O impacto é evidente no Produto Interno Bruto. Dados recentes mostram que o PIB do município saltou para cerca de R$ 65,9 bilhões em 2024, valor até 17 vezes maior do que o registrado pouco mais de uma década antes, refletindo o avanço da indústria de celulose na região. 

No comércio exterior, Três Lagoas também consolidou protagonismo. Em 2025, o município registrou US$ 3,05 bilhões em exportações, com crescimento de 5,8% em relação ao ano anterior, além de um saldo comercial positivo de US$ 2,63 bilhões. O volume exportado ultrapassou 2,7 milhões de toneladas, tendo a celulose como principal produto da pauta. 

A força econômica da cidade se reflete ainda na sua participação nas exportações estaduais. Três Lagoas responde por cerca de 16,8% de todas as exportações de Mato Grosso do Sul, mantendo-se como o principal município exportador do estado.   Esse desempenho acompanha o crescimento da celulose na economia sul-mato-grossense, que já representa quase 30% das vendas externas do estado.

Com forte integração ao mercado internacional e concentração de grandes plantas industriais, Três Lagoas se consolidou como o principal polo do chamado “Vale da Celulose”.

PRF apreende R$ 580 mil em dinheiro na BR-163

0
Foto: MS Todo Dia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu R$ 580 mil em notas, na última terça-feira (21), em Coxim (MS). 

Os policiais fiscalizavam na BR-163, quando abordaram uma Toyota/Hilux. Durante a fiscalização, os policiais descobriram que o condutor da caminhonete não possuía CNH e em vistoria, encontraram uma mochila com 580 mil reais em cédulas de R$ 100.

O motorista confessou ser o proprietário do dinheiro e disse ter recebido a quantia por compra e venda de mercadorias. 

O homem viajava com uma passageira e acompanhado por um casal, que seguia em outro  veículo. Todos foram encaminhados à Polícia Civil em Coxim (MS).

PRF apreende 970 kg de maconha em Sidrolândia (MS)

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 970 quilos de maconha, na última sexta-feira (17), em Sidrolândia (MS).

Os policiais fiscalizavam na BR-060, quando deram ordem de parada a um Fiat/Pulse. O motorista não obedeceu e iniciou fuga. 

Foi realizado o acompanhamento tático até que o motorista em fuga perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou o veículo. O condutor abandonou o veículo e não foi encontrado. 

No carro foram encontrados os tabletes de maconha. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Sidrolândia (MS).

Rodar MS prevê redução de até 38% nos custos e recuperação da malha rodoviária

0
Trecho de rodovia com pavimento novo em MS. (Foto: Divulgação/Governo MS)

Com investimento de cerca de R$ 1,25 bi, governo aposta em novo modelo para baratear transporte e manutenção

O Governo de Mato Grosso do Sul projeta reduzir custos no transporte e na manutenção da malha rodoviária estadual com a implantação do programa Rodar MS, que começa a sair do papel com a contratação de empréstimo junto ao Banco Mundial BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento). A proposta prevê a recuperação de praticamente 1 mil quilômetros de rodovias, com pavimento em melhores condições de trafegabilidade e custo até 38% menor em comparação ao modelo tradicional de gestão.

A iniciativa também deve gerar impacto direto no setor produtivo. A expectativa é de redução significativa nos custos operacionais do transporte de cargas, que podem cair em até quatro vezes, conforme estudos do próprio Banco Mundial, responsável por balizar o projeto. Além da economia, o programa incorpora critérios de segurança viária e conforto aos usuários.

O modelo adotado é o Crema (Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias), considerado inovador por integrar diferentes etapas em um único contrato. “A maior vantagem que Mato Grosso do Sul terá ao adotar o Crema é que a empresa contratada é quem irá executar o projeto executivo. Ela fecha o contrato através de um projeto básico e propõe o projeto executivo, que segue para aprovação da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos). Daí é que ela [a empresa] executa os primeiros dos anos de restauração da rodovia”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara.

Segundo o secretário, o modelo cria um incentivo direto à qualidade das obras. “Quanto melhor for a restauração, menos custo terá para a manutenção. Daí a vantagem da empresa fazer um ótimo projeto e uma excelente execução”, completa.

O Rodar MS prevê investimento total de US$ 250 milhões, sendo US$ 200 milhões financiados pelo Banco Mundial e US$ 50 milhões como contrapartida do Estado. Ao todo, 22 municípios serão impactados direta ou indiretamente, com destaque para 18 cidades da região leste, no Vale do Ivinhema, e outras quatro no Bolsão, região do Vale da Celulose.

No eixo principal do programa, que segue o modelo DBM (Design, Build, Maintain), serão contemplados 730,3 quilômetros de rodovias, sendo 686,4 km de trechos principais e 43,8 km de travessias urbanas, conforme detalhado nas tabelas do projeto. Entre os municípios atendidos estão Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Brasilândia, Deodápolis, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Ivinhema, Jateí, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Taquarussu e Vicentina, com intervenções em diferentes rodovias estaduais.

Nesse modelo, os contratos terão duração de 10 anos e incluem desde a elaboração do projeto até a execução das obras e manutenção. O pagamento às empresas será condicionado ao cumprimento de indicadores de desempenho, o que significa que não depende apenas da execução, mas também da qualidade dos serviços prestados.

Já na região do Bolsão, o programa será executado por meio de Parceria Público-Privada (PPP), com contratos de 30 anos. Nesse caso, serão atendidos 208,7 quilômetros das rodovias MS-377 e MS-240, nos trechos entre Água Clara, Inocência e Paranaíba. A empresa responsável deverá garantir condições adequadas de tráfego e segurança ao longo de todo o período contratual.

O Rodar MS também inclui ações voltadas à segurança viária no entorno de escolas públicas. Ao todo, 24 unidades de ensino estaduais e municipais receberão intervenções para melhorar a acessibilidade e reduzir riscos de acidentes. As medidas incluem melhorias para travessia de pedestres, organização do tráfego e adequações que beneficiam estudantes, profissionais da educação e a comunidade.

De acordo com o projeto, as intervenções permitirão deslocamentos mais seguros para pedestres e ciclistas, além de promover inclusão. Um diagnóstico técnico também será realizado para orientar a aplicação dos recursos com base em evidências, priorizando áreas mais críticas. Com isso, o governo espera não apenas melhorar a infraestrutura rodoviária, mas também reduzir custos logísticos, aumentar a segurança e otimizar o uso de recursos públicos ao longo dos próximos anos.

Fonte: Campo Grande News (por Jhefferson Gamarra)

Comitê Estadual MS Alfabetiza renova compromissos em encontro nacional

0
Representantes do Cealfa/MS renovam compromisso com alfabetização na idade certa em encontro nacional em Brasília. (Foto: arquivo escolar)

Debate nacional renova compromisso com a alfabetização na idade certa

Entre os dias 15 e 17 de abril, representantes do Comitê Estratégico Estadual do Programa MS Alfabetiza participaram em Brasília do Encontro Nacional dos Comitês Estratégicos Estaduais do CNCA (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada).

A delegação sul-mato-grossense reuniu integrantes da SED (Secretaria de Estado de Educação), da UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação) de Mato Grosso do Sul, do TCE (Tribunal de Contas do Estado) e da Comissão do Pro-LEEI – Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil.

Uma meta nacional para todos

O encontro, coordenado pelo Ministério da Educação, reuniu representantes de todas as unidades federativas em torno de um propósito comum; garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Para isso, o CNCA e o MS Alfabetiza articulam ações estratégicas como formação continuada de professores, avaliação da aprendizagem, produção de materiais didáticos e fortalecimento da gestão educacional, em regime de colaboração entre União, estados e municípios.

O que esteve na agenda

A programação contemplou a discussão sobre o papel dos Comitês Estratégicos Estaduais na governança da política educacional, o compartilhamento de experiências entre os estados e a análise dos principais desafios nos territórios.

Os participantes também aprofundam o trabalho com instrumentos fundamentais do CNCA, como o ICA (Indicador Criança Alfabetizada), os materiais didáticos complementares e o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, além de construir compromissos regionais e avançar na formação continuada de professores.

MS em foco no debate nacional

O encontro reforça o alinhamento entre as estratégias do MS Alfabetiza e as diretrizes nacionais, ampliando a capacidade do estado de garantir que nenhuma criança chegue ao 3º ano sem saber ler e escrever.

“A Educação de Mato Grosso do Sul se consolida em um importante momento de pactuação federativa, reunindo gestores, técnicos e especialistas em torno de compromissos para todo o país”, ressaltou o superintendente de Modalidades e Programas Educacionais da SED, Davi de Oliveira dos Santos

Para a coordenadora de Articulação Pedagógica, Maria Gorete Siqueira, a presença da SED, UNDIME e TCE de Mato Grosso do Sul, e da Comissão do Pro-LEEI, na delegação estadual é, por si só, um sinal de comprometimento coletivo com as metas.

“Estou confiante na participação das quatro instâncias porque demonstram a consolidação de políticas públicas capazes de garantir o direito de aprendizagem a todas as crianças”, destacou Gorete.

Na foto, acima, os representantes do Cealfa/MS (Comitê Estadual MS Alfabetiza), Leila Aparecida Rocha, DME de Corguinho; Alessandra Beker, Articuladora Estadual pela UNDIME; João Paulo Mendes, coordenador-geral de Alfabetização/MEC; Gorete Siqueira, Articuladora Estadual pela SED; Angela Maria de Brito, DME de Três Lagoas e vice-presidente da UNDIME; Ariadene Pulchério, representante do Núcleo de Avaliação da Coordenadoria-Geral de Planejamento e Avaliação Educacional; e o representante do Tribunal de Contas do Estado, Roberto Silva Pereira.

Gilberto Junior, SED

Equipe de basquete da Sejuvel vence Campeonato Estadual em Nova Andradina

0
Foto: Divulgação

O feriado de Tiradentes foi mais do que especial para as atletas de basquete da Sejuvel (Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer). Isso porque elas foram as grandes campeãs do Campeonato Estadual de Basquete Sub-14 de Nova Andradina.

Entre os dias 18 e 21 de abril, a equipe do professor Edilson Tavares (Dicão), realizou uma grande campanha, marcada por jogos intensos, superação e excelentes resultados.

Os jogos foram contra as equipes do CAIC e Erasmo Braga, de Dourados e contra a equipe de Campo Grande. As meninas deram um show em quadra e trouxeram para Três Lagoas o troféu da vitória, além de mais reconhecimento para o esporte do nosso município.

Além da conquista coletiva, nossas atletas também se destacaram individualmente: Sophia Martins Petenatti foi eleita a melhor defensora do campeonato, Nicoly Dias Freitas integrou o quinteto ideal e Yasmin Fernandes Ferreira também esteve no quinteto ideal e foi eleita a MVP da final.

A campanha reforça a força e o talento da equipe, que demonstrou garra, união e alto nível técnico ao longo de toda a competição. Com conquistas expressivas em diversos campeonatos estaduais, os alunos da Sejuvel reforçam que o investimento e a dedicação da atual gestão ao esporte têm gerado resultados concretos e cada vez mais positivos.

Confira as imagens na galeria:

Abertas inscrições para vagas remanescentes do Fies do primeiro semestre de 2026

0
Candidatos durante aplicação do Enem em universidade particular no ano passado (Foto: Juliano Almeida)

Prazo vai até 29 de abril e resultado da chamada única será divulgado em 7 de maio

Começam nesta quarta-feira, 22 de abril, as inscrições para a ocupação das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referentes ao primeiro semestre de 2026. O processo é regido pelo Edital nº 24/2026, publicado no último dia 6 de abril pelo MEC (Ministério da Educação), por meio da Secretaria de Educação Superior. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, na página do programa disponível no Portal Acesso Único, até o dia 29 de abril.

Podem participar da seleção candidatos que atendam a uma série de requisitos cumulativos. É necessário ter participado de pelo menos uma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, ter obtido média aritmética igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas e nota acima de zero na redação. Além disso, o candidato deve comprovar renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos e possuir condições de cumprir a frequência mínima exigida no curso escolhido já no primeiro semestre de 2026.

O processo seletivo prevê vagas tanto para ampla concorrência quanto para políticas de cotas destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Também há a modalidade Fies Social, que reserva 50% das vagas para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), com dados atualizados. Nesses casos, os pré-selecionados podem solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais.

Os candidatos devem ficar atentos às regras do edital, que exigem frequência mínima de 70% no curso e não permitem o adiamento da vaga para semestres posteriores. O financiamento concedido é válido exclusivamente para o período letivo correspondente ao primeiro semestre de 2026, de acordo com a opção de curso, turno e local escolhidos no momento da inscrição.

O resultado da chamada única será divulgado no dia 7 de maio. Os estudantes pré-selecionados deverão validar as informações fornecidas no ato da inscrição entre os dias 8 e 11 de maio, diretamente na CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento ) da instituição de ensino superior para a qual foram selecionados. Após essa etapa, será necessário realizar a validação junto ao banco, em prazo de até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil após a validação na instituição.

Quem não for selecionado na chamada única será automaticamente incluído na lista de espera, cujas convocações ocorrerão entre os dias 15 e 29 de maio. A classificação dos candidatos seguirá a ordem decrescente das notas do Enem, com prioridade para aqueles que ainda não possuem ensino superior e nunca foram beneficiados pelo Fies, seguidos por candidatos que já quitaram financiamentos anteriores, e posteriormente aqueles que já possuem graduação.

Criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC que tem como objetivo oferecer financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior que possuam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. O programa busca ampliar o acesso ao ensino superior, especialmente para estudantes de baixa renda.

O cronograma prevê inscrições entre 22 e 29 de abril, divulgação do resultado em 7 de maio, validação das informações entre 8 e 11 de maio e convocações da lista de espera de 15 a 29 de maio.

Por: Campo Grande News

Pequenos negócios de MS têm acesso a novas oportunidades de fomento à inovação

0
Foto: Divulgação

Na sede do Sebrae/MS, empreendedores conheceram linhas da Finep e caminhos para acessar os recursos

A iniciativa “Finep pelo Brasil” apresentou mais de R$ 3,3 bilhões em oportunidades de financiamento voltadas à inovação, reunindo representantes do poder público, setor produtivo e instituições científicas na sede do Sebrae/MS em Campo Grande, na última sexta-feira (17). Durante o encontro, foram detalhados caminhos para acesso aos recursos por empresas, startups, cooperativas e instituições de ciência e tecnologia. O evento integrou uma agenda nacional de divulgação dos editais recém-lançados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

A programação também reforçou o potencial estratégico de Mato Grosso do Sul no cenário nacional de inovação. Segundo o presidente da Finep, Luiz Antônio Elias, o estado reúne características que favorecem o desenvolvimento científico aliado à sustentabilidade. “Essa é uma oportunidade de transformação para um futuro sustentável em que brasileiros e brasileiras façam ciência com estratégia, ainda mais em um Estado que abriga biomas e tem vocação para a inovação. Estamos construindo um ecossistema que articula universidades, centros de pesquisa, fundações estaduais e políticas públicas de desenvolvimento”, disse.

Esse movimento encontra respaldo nas políticas estaduais, que têm ampliado o incentivo à pesquisa e inovação. Neste sentido, o diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Cristiano Carvalho, também conselheiro Sebrae/MS, destacou o aumento recente no volume de investimentos destinados ao setor. “Estamos à disposição de todos para alinhar esses projetos estratégicos e fazer o treinamento necessário para que o Estado consiga cada vez mais aumentar o processo de captação junto às agências, como a Finep”, declarou.

Na mesma linha, o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Artur Falcette, ressaltou a importância dos recursos para o fortalecimento da economia regional. “Nosso Estado escuta o que a Ciência diz. Efetivamos em 2025, R$ 71 milhões via fundo Finep. É um recurso muito importante por estar tendo esse olhar para o Centro-Oeste e que tem alavancado muitos negócios em um Estado que tem uma orientação clara de se aproximar da iniciativa privada”, complementa.

O avanço das políticas públicas também passa pela interiorização da inovação. De acordo com o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, o uso dos instrumentos da Finep contribui diretamente para levar desenvolvimento aos municípios. “Instâncias de governança estão chegando nos municípios que dos ecossistemas de inovação, ancoradas em nossos pilares de renovação e sustentabilidade. É muito importante esse papel da Finep em liderar e induzir o desenvolvimento do Estado para que pesquisadores possam se debruçar em desafios tecnológicos de Mato Grosso do Sul e aproveitar as oportunidades locais, como a Rota Bioceânica”.

Nesse contexto, o Sebrae/MS atua como um dos principais articuladores do ecossistema de inovação, aproximando os pequenos negócios das oportunidades disponíveis. Durante o evento, o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, destacou o compromisso da instituição. “Nós acreditamos que a inovação não pode ser algo distante porque ela precisa estar ao alcance dos pequenos negócios. Por isso, levamos conhecimento por meio de palestras, oficinas e consultorias. Só em 2025, foram 20 mil empresas atendidas nessa temática aqui no estado e é por isso que apoiamos a construção de ecossistemas locais, envolvendo lideranças, instituições e o setor do inovador”, pontuou.

Os resultados desse trabalho já são visíveis. Atualmente, Mato Grosso do Sul lidera a região Centro-Oeste em número de startups, com mais de 600 negócios inovadores ativos na plataforma Sebrae Startups. Grande parte dessas empresas é atendida pelo Living Lab, laboratório de inovação aberta do Sebrae/MS, que promove a conexão entre startups e empresas de diversos setores.

Além do apoio direto aos empreendedores, o Sebrae/MS também atua na estruturação de ambientes favoráveis à inovação. Hoje, a instituição acompanha 12 ecossistemas já implantados no estado, sendo eles: Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá/Ladário, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas, Aquidauana e Jardim, fortalecendo a cultura empreendedora em diferentes regiões.

Finep pelo Brasil

O Projeto Finep pelo Brasil recebe a submissão de propostas até 31 de agosto de 2026, e é destinado a projetos com alto risco tecnológico, relevância social e foco em sustentabilidade. A agenda de captação de recursos está aberta e pequenos negócios podem se inscrever acessando: finep.gov.br.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae, entre em contato por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800, ou acesse: ms.sebrae.com.br.

Coronel David reforça atuação em Alcinópolis durante Festa do Peão Boiadeiro e destaca mais de meio milhão em investimentos

0
Foto: Divulgação

A presença do deputado estadual Coronel David (PL) em Alcinópolis, nesta terça-feira (21), durante a XXIV Festa do Peão de Boiadeiro, evidenciou o trabalho consistente que vem sendo realizado pelo parlamentar em benefício do município ao longo dos últimos anos. Considerado o maior rodeio da região norte de Mato Grosso do Sul, o evento, promovido pelo Sindicato Rural de Alcinópolis, reuniu autoridades e lideranças políticas em uma celebração que une tradição, cultura e desenvolvimento econômico.

Coronel David parabenizou Alcinópolis pelos 34 anos de emancipação, comemorados nesta quarta-feira (22). Durante discurso no encerramento do rodeio, o parlamentar destacou o trabalho da gestão municipal e cumprimentou o prefeito Weliton Guimarães (PSDB), o vice-prefeito Pezão (PP) e o ex-governador e pré-candidato ao Senado por Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PL). Também reconheceu a atuação dos vereadores Cabelo (PL), Mirelle (PL) e Onilza (PSDB), além de representantes da sociedade civil, ressaltando a importância da festa para o município.

“Não é fácil fazer uma festa assim. A gente vê o esforço e a determinação para que tudo aconteça dessa forma bonita. Um evento como esse resgata a tradição, movimenta a economia e proporciona momentos de lazer para as famílias”, afirmou.

Além de enaltecer a relevância cultural da festa, o parlamentar também chamou atenção para o cenário político nacional e reforçou seu posicionamento ideológico, destacando a necessidade de mudanças no país.

“Nós estamos vivendo um momento muito difícil no país. Mas nós, da direita, estamos nos preparando para as eleições deste ano. E nós temos um remédio para endireitar o país: e o nosso remédio chama-se Flávio Bolsonaro”, disse o deputado.

Emendas Parlamentares

A atuação de Coronel David em de Alcinópolis está refletida em recursos já destinados ao município, somando quase meio milhão de emendas parlamentares voltadas principalmente para áreas essenciais como Saúde, Educação e Assistência Social.

Na saúde, foram destinados R$ 350 mil, incluindo recursos para custeio e ações no Fundo Municipal de Saúde, além da aquisição de duas ambulâncias, fortalecendo o atendimento à população.

Na educação, o município recebeu R$ 60 mil para a compra de veículo destinado ao CMEI Brenno Crisóstomo Duarte, contribuindo para a melhoria da estrutura educacional.

Já para assistência social, foram investidos R$ 80 mil na aquisição de veículo para atender demandas da APAE.

Além disso, foi confirmada pelo deputado a destinação de mais R$ 100 mil para este ano, ampliando a capacidade de investimento da gestão local.

Outros Pedidos

O parlamentar também acumula uma série de indicações em favor do município, incluindo pedido para aquisição de equipamento laboratorial para diagnósticos mais precisos, solicitação de viaturas para as polícias Militar e Civil, reforço de viatura para a Polícia Militar Ambiental na região, além de requerimentos para aumento do efetivo policial local.

Marinha estará no Balneário entre 27 e 30 de abril com diversos serviços para aquaviários

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial do Pantanal, estará em Três Lagoas entre os dias 27 e 30 de abril, levando uma série de serviços à população no Balneário Municipal Miguel Jorge Tabox. O atendimento será realizado das 8h30 às 11h e das 14h às 16h, com foco em facilitar o acesso de proprietários de embarcações, aquaviários e amadores a serviços essenciais.

A ação conta com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC) e oferecerá diversos atendimentos, como inscrição, renovação, transferência de propriedade e emissão de 2ª via de embarcações; renovação de Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), emissão de 2ª via e mudança de categoria para aquaviários, além de renovação de Carteira de Amador e emissão de 2ª via para amadores.

De acordo com a Capitania Fluvial do Pantanal, a iniciativa busca aproximar os serviços da população e garantir maior regularização das atividades náuticas na região, contribuindo para a segurança da navegação e a preservação ambiental.

O QUE PRECISA PARA CADA SERVIÇO

RENOVAÇÃO TIE / TIEM

  1. Requerimento
  2. BSADE/BADE (preenchido em duas vias)
  3. Procuração (quando aplicável)
  4. Cópia da identidade do procurador
  5. TIE / TIEM original
  6. Boletim de ocorrência ou declaração de perda/extravio (se aplicável)
  7. Cópia do documento oficial de identidade
  8. CPF (pessoa física) ou CNPJ (para pessoa jurídica)
  9. Cópia do comprovante de residência
  10. Duas fotos coloridas (uma de popa e outra de través), em mídia digital
  11. Guia de Recolhimento da União (GRU)
  12. Seguro DPEM

TRANSFERÊNCIA DE PROPRIEDADE

  1. Requerimento
  2. BSADE/BADE (preenchido em duas vias)
  3. Procuração (quando aplicável)
  4. Cópia da identidade do procurador
  5. TIE / TIEM original
  6. Autorização para transferência (com firmas reconhecidas por verdadeiras)
  7. Em caso de perda da autorização, solicitar a 2ª via do TIE/TIEM
  8. Cópia do documento oficial de identidade
  9. CPF (pessoa física) ou CNPJ (para pessoa jurídica)
  10. Cópia do comprovante de residência
  11. Duas fotos coloridas (uma de popa e outra de través), em mídia digital
  12. Guia de Recolhimento da União (GRU)
  13. SEGURO DPEM

RENOVAÇÃO ARRAIS AMADOR

  1. Requerimento
  2. Procuração (quando aplicável)
  3. Cópia do documento oficial de identidade do procurador
  4. Carteira de habilitação de amador (original)
  5. Boletim de ocorrência ou declaração de perda/extravio (quando aplicável)
  6. Atestado de saúde (estado físico e mental ou CNH válida)
  7. Cópia do documento oficial de identidade
  8. Cópia do CPF
  9. Cópia do comprovante de residência
  10. Guia de Recolhimento da União (GRU)
  11. Captura da foto digital no balcão de atendimento

CADERNETA DE INSCRIÇÃO E REGISTRO – 2ª VIA (CIR)

  1. Requerimento
  2. Boletim de ocorrência ou declaração de perda/extravio
  3. Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) – estado físico e mental, cor dos olhos e altura
  4. Cópia do documento oficial de identidade
  5. Cópia do CPF
  6. Cópia do comprovante de residência
  7. Guia de Recolhimento da União (GRU)
  8. Captura da foto digital no balcão de atendimento

REVALIDAÇÃO DA ETIQUETA (CIR)

  1. Requerimento
  2. Cópia das páginas 2 e 3 da CIR
  3. Atestado de Saúde Ocupacional (ASO)
  4. Cópia do documento oficial de identidade
  5. Cópia do CPF
  6. Cópia do comprovante de residência

INSCRIÇÃO DE EMBARCAÇÃO

  1. Requerimento
  2. BSADE/BADE (preenchido em duas vias)
  3. Procuração (quando aplicável)
  4. Cópia da identidade do procurador
  5. Prova de propriedade (nota fiscal, escritura pública ou contrato registrado em cartório)
  6. Termo de construção
  7. Prova de propriedade do motor (para embarcações acima de 50HP)
  8. Cópia do documento oficial de identidade
  9. CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica)
  10. Comprovante de residência
  11. Duas fotos coloridas (uma de popa e outra de través), em mídia digital
  12. Guia de Recolhimento da União (GRU)
  13. SEGURO DPEM

SERVIÇO

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (67) 99295-2931.

SOBRE A CAPINATINA FLUVIAL DO PANTANAL

A Capitania Fluvial do Pantanal tem como missão assegurar a salvaguarda da vida humana, a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica nos rios e lagos de Mato Grosso do Sul, além de atuar na formação e qualificação de profissionais por meio do Ensino Profissional Marítimo.

Suzano realiza seleção com contratação imediata para vagas florestais em Bataguassu

0
Foto: Divulgação

Ação “Você na Suzano” ocorre neste sábado (25/04), na Casa do Trabalhador do município, com oportunidades para operadores e mecânicos florestais

A Suzano realizará neste sábado (25), em Bataguassu, uma ação de recrutamento com entrevistas e contratação imediata para vagas de Operador(a) de Colheita (Harvester e Forwarder) e Mecânico(a) Florestal. A iniciativa acontece das 9h30 às 14h, horário de Brasília, na Casa do Trabalhador do município.

A ação faz parte do programa “Você na Suzano”, que busca ampliar as oportunidades de emprego e fortalecer o desenvolvimento local, contribuindo também para atender à demanda por profissionais no setor florestal na região.

Para participar do processo seletivo, é necessário ter experiência comprovada nas áreas e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B. As pessoas interessadas devem comparecer ao local com documento de identificação com foto e currículo atualizado. Os(as) candidatos(as) aprovados(as) poderão ser contratados(as) imediatamente.

Durante o evento, os(as) participantes passarão por entrevistas com as equipes de Recursos Humanos e gestão. Quem não for selecionado receberá retorno sobre sua participação em até 15 dias após a realização da ação e poderá compor o Banco de Talentos da empresa.

Benefícios

A empresa oferecerá aos profissionais contratados salário compatível com o mercado, além de um pacote de benefícios que inclui plano de saúde, assistência odontológica, vale-alimentação e participação nos resultados.

Histórico de ações

A primeira edição do “Você na Suzano” deste ano foi realizada em Água Clara e reuniu cerca de 30 participantes. Outras edições ocorreram em Ribas do Rio Pardo, com foco em silvicultura e viveiro, reunindo mais de 100 pessoas em cada ação.

Plataforma de Oportunidades

Os processos seletivos da Suzano em Mato Grosso do Sul, assim como em outras unidades da empresa no país, também podem ser acessados pela Plataforma de Oportunidades da Suzano (https://suzano.gupy.io/). No site, é possível consultar vagas disponíveis, conferir benefícios e se cadastrar no Banco de Talentos. A Suzano reforça que todos os processos seletivos são gratuitos, sem a cobrança de qualquer valor para participação.

Serviço

Ação Você na Suzano

  • Data: 25 de abril
  • Horário: das 9h30 às 14h, horário de Brasília
  • Local: Casa do Trabalhador de Bataguassu – Avenida Campo Grande, nº 65 – Centro
  • O que levar: documento de identificação com foto e currículo atualizado

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br.

(*) Infomuts – Informação Inteligente

Gestores municipais devem responder questionário sobre a Primeira Infância até 30 de abril

0
Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) orienta os gestores públicos estaduais e municipais a participarem do levantamento nacional sobre os Planos da Primeira Infância, iniciativa conduzida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI).

O questionário está disponível no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) e deve ser respondido até o dia 30 de abril de 2026.

Para participar, os gestores devem acessar o sistema pelo endereço: https://simec.mec.gov.br/login.php.

A ação tem como objetivo diagnosticar e monitorar a situação dos Planos da Primeira Infância em todo o país, sendo essencial para o aprimoramento das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento integral das crianças.

O TCE-MS destaca a importância do engajamento dos gestores no preenchimento das informações, uma vez que os dados coletados servirão de base para o planejamento, a avaliação e o fortalecimento das ações governamentais nessa área estratégica. Além disso, o levantamento contribui para o cumprimento do Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016).

Em caso de dúvidas ou dificuldades no acesso e preenchimento do questionário, está disponível suporte por meio do canal oficial do MEC: https://www.gov.br/mec/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco.

Diante da relevância do tema e do prazo estabelecido, o Tribunal reforça a necessidade de que todos os municípios e órgãos envolvidos participem da iniciativa, garantindo um diagnóstico preciso e contribuindo para o avanço das políticas públicas voltadas à infância.

Balneário de TL terá alterações de funcionamento entre hoje (22) e 11/5; Entenda

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

O Balneário Municipal de Três Lagoas ficará fechado ao público entre os dias 22 de abril e 11 de maio. A medida foi anunciada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), em razão da realização do 15º Torneio de Pesca da APETL, no local.

A Prefeitura Municipal informa ainda que, no período de 23 a 29 de abril, o espaço estará fechado para a montagem das estruturas necessárias ao evento, garantindo a organização e segurança para participantes e visitantes.

De acordo com o secretário de Turismo e Cultura, Stênio Congro, a interdição é fundamental para o bom andamento da programação. “Pedimos a compreensão da população. Como norma de segurança e também para melhor atender os usuários, o balneário será fechado”, explicou.

Durante o período, o fechamento será exclusivo para pedestres, enquanto a rampa náutica permanecerá liberada para descida de embarcações, com exceção dos dias 30 de abril, 1º e 2 de maio, quando estará totalmente interditada para a realização das atividades do torneio.

A organização contará com equipes da SETURC para fiscalização e acompanhamento das ações ao longo de todo o evento.

O EVENTO

A Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas, em parceria com a SETURC, promove o torneio, que terá sua etapa principal realizada nos dias 30 de abril, 1º e 2 de maio, reunindo competidores no Balneário Municipal.

Além das disputas esportivas, o evento contará com programação cultural, incluindo apresentações musicais de artistas regionais, com expectativa de grande público ao longo dos dias de competição.

A Prefeitura agradece a compreensão de todos e reforça que, para mais informações ou dúvidas, a população pode entrar em contato pelo telefone (67) 98139-1369.

TCE-MS orienta jurisdicionados sobre prestação de contas do exercício de 2025

0
Foto: Divulgação

O Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul traz nesta quarta-feira (22), o Comunicado nº 7/2026, com orientações aos jurisdicionados sobre os procedimentos para a prestação de contas referente ao exercício financeiro de 2025.

De acordo com o documento, emitido pelo Departamento de Informações Estratégicas, já está disponível no sistema e-Sfinge a emissão das demonstrações contábeis necessárias para o envio das informações ao Tribunal.

Antes de iniciar o processo, o TCE-MS recomenda que os responsáveis realizem a conferência prévia dos dados por meio do sistema TCE Digital, acessando o caminho “Relatórios” e, em seguida, “Prestação de Contas”. O objetivo é garantir maior segurança e consistência nas informações encaminhadas.

Para auxiliar os jurisdicionados, o Tribunal disponibilizou no portal do e-Sfinge o manual “Prestação de Contas do BG em 8 Passos”, com orientações detalhadas sobre cada etapa do procedimento.

O comunicado destaca ainda que foram adotados os mapeamentos estabelecidos pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Em caso de eventuais divergências nos dados, a orientação é que seja aberto chamado para análise e correção.

Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, os jurisdicionados podem entrar em contato com o TCE-MS pelo e-mail [email protected].

A iniciativa reforça o compromisso do Tribunal com a transparência, a padronização das informações e o correto cumprimento das obrigações legais por parte dos gestores públicos.

Vereadores aprovam oito projetos, homenagens e seminário sobre Autismo

0
Foto: Divulgação

No total foram 11 projetos e mais cinco requerimentos em pauta na sessão de hoje

Durante a 11ª sessão ordinária do ano, realizada no dia 22 de abril, os vereadores aprovaram oito projetos. São eles:

Projeto de lei nº 211 de 19 de dezembro de 2025: autoriza a cessão de imóvel público, em comodato com possibilidade de doação, à empresa Conmec Industrial ltda, como incentivo ao desenvolvimento econômico, e dá outras providências”.

Projeto de lei nº 04 de 05 de fevereiro de 2026: institui o programa de conscientização sobre o uso do cigarro eletrônico nas escolas da rede municipal de ensino do município de Três Lagoas e dá outras providências”.

Projeto de lei nº 17 de 19 de fevereiro de 2026: institui o dia municipal do (a) enfermeiro (a) no município de Três Lagoas (MS) e dá outras providências.

Projeto de lei nº 18 de 19 de fevereiro de 2026: institui o Dia Municipal do (a) Técnico (a)/Auxiliar de Enfermagem, no município de Três Lagoas (MS) e dá outras providências.

Projeto de lei nº 34 de 05 de março de 2026: altera dispositivos da lei nº 1.739, de 14 de novembro de 2001, que institui o Dia do Agente Comunitário de saúde no âmbito do município de Três Lagoas-MS e dá outras providências.

Projeto de Resolução 007/2026, de autoria da mesa diretora 2025/2026 que “dispõe sobre o veto integral ao autógrafo da lei nº 4.427 de 24 de março de 2026, que “altera o anexo único da lei nº 3.836, de 06 de dezembro de 2021, para readequar a premiação dos campeonatos municipais de futebol, e dá outras providências”

Projeto de Resolução 008/2026, de autoria da mesa diretora 2025/2026, que dispõe sobre o veto integral ao autógrafo da lei nº 4.428 de 24 de março de 2026, que “altera o art. 2º da lei nº 3.576, de 12 de novembro de 2019, para atualizar as premiações da Copa Sejuvel, jogos abertos Três-lagoenses – Jat’s e dá outras providências.

Projeto de decreto legislativo 044/2026, de autoria do vereador Antônio Luiz Teixeira Empke Jr., que concede o Diploma Autoridade Eclesiástica ao pastor Caetano Campos Costas.

Mais três pls foram encaminhados para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, três projetos de lei:

Projeto de lei 061/2026, de autoria do vereador marco silva que “institui o programa “protetores mirins”, no município de Três Lagoas-MS.”

Projeto de lei 062/2026, de autoria do vereador Marcus Vinícius Bazé de lima que institui diretrizes para capacitação em primeiros socorros dos profissionais e empresas que atuam em áreas de alimentação em shopping center, feira central do município de três lagoas-MS e dá outras providências.

Projeto de lei 063/2026, de autoria do vereador Mário Luiz de Almeida Grespan, que torna de utilidade pública a Associação Atletas KMS e dá outras providencias.

Ainda na Ordem do dia foram aprovados seis requerimentos:

Requerimento 046/2026, de autoria do Vereador DANIEL FRANCISCO DE BRITO requerendo ao Sr. ANTONIO LUIZ TEIXEIRA EMPKE JR (TONHÃO), Presidente do Legislativo, com fundamento no art. 53, § 2°, inciso X, da Resolução nº 2/2004 de 06 de abril de 2004, a realização de Sessão Solene para entrega de Distinção Honorífica AUTORIDADE ECLESIÁSTICA, a ser realizada no dia 23 de abril de 2.026, às 18hs30, conforme data já aprovada pelo Setor de Cerimonial. Os homenageados são: 1. Vereador Daniel da Farmácia – Luiz Alberto Souza de Lima; 2. Vereador Sargento Rodrigues – Pastor Jeferson Rancan; 3. Vereadora Evalda – Padre José Alves de Araújo; 4. Vereadora Maria Diogo – Diácono Roberto Rabelati; 5. Vereadora Sirlene – Selma Regina Camelo da Silva Almeira; 6. Vereador Davis Martinelli – Pastor José Flávio Santos Pacheco; 7. Vereador Robson do Alinhamento – Pastor João Bosco Martins de Barros; 8. Vereador Fernando Lucas de Souza Jurado – Padre João Marcos de Almeida Molina; 9. Vereador Antonio Luiz Teixeira Empke – Sr. Caetano Campos Costa e 10. Vereador Mi do Santa Luzia – Sr. Luis Rogerio Gonçalves. Requerimento 047/2026, de autoria do Vereador MÁRIO LUIZ DE ALMEIDA GRESPAN

Requerimento 047/2026, de autoria do Vereador MÁRIO LUIZ DE ALMEIDA GRESPAN requerendo ao Sr. ANTONIO LUIZ TEIXEIRA EMPKE JR (TONHÃO), Presidente do Legislativo, Requeiro, nos termos regimentais, após manifestação favorável do Colendo Plenário, que seja enviado expediente com MOÇÃO DE RECONHECIMENTO pelos relevantes serviços prestados como Professora e diretora. Viviane da Silva Corrêa.

Requerimento 048/2026, de autoria do vereador MÁRIO LUIZ DE ALMEIDA GRESPAN requerendo ao Sr. ANTONIO LUIZ TEIXEIRA EMPKE JR (TONHÃO), Presidente do Legislativo, Requeiro, nos termos regimentais, após manifestação favorável do Colendo Plenário, que seja enviado expediente com Moção de Congratulação, pelos relevantes serviços prestados em nossa cidade, ao (à) Senhor (a): LUCIANO QUEIROZ FERNANDES

Requerimento 049/2026, de autoria do vereador ADEMIR SILVA DOS SANTOS requerendo, nos termos regimentais, após manifestação favorável do Colendo Plenário, que seja enviado expediente com Moção de Reconhecimento, pelos relevantes serviços prestados em nossa cidade á Senhora: Kelly Regina Ribeiro Mazieiro.

Requerimento 050/2026, de autoria do vereador ANTONIO LUIZ TEIXEIRA EMPKE JR requerendo ao Sr. ANTONIO LUIZ TEIXEIRA EMPKE JR (TONHÃO), Presidente do Legislativo, nos termos regimentais, após manifestação favorável do Plenário, que seja realizado, no âmbito da Câmara Municipal de Três Lagoas, no dia 28 de abril (terça-feira), às 18h45, no Plenário desta Casa de Leis, Seminário sobre o Autismo, a ser promovido pelo Poder Legislativo Municipal. O referido seminário terá como objetivo central promover um amplo diálogo institucional acerca das políticas públicas desenvolvidas em nosso município, especialmente no âmbito das Secretarias Municipais de: • Educação; • Assistência Social; • Saúde. Propõe-se, para tanto, a participação de representantes das mencionadas pastas, para que possam apresentar, de forma transparente e detalhada: • As ações atualmente desenvolvidas; • As políticas públicas em execução; • Os investimentos realizados; • As metas estabelecidas; • O planejamento das próximas ações voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mais do que um evento, o seminário se apresenta como um espaço de escuta, construção e aprimoramento das políticas públicas, fortalecendo o compromisso desta Casa de Leis com a inclusão, o respeito e a dignidade das famílias três-lagoenses.

Atletas do Vôlei de Praia garantem primeiro e segundo lugar em torneio de Brasilândia

0
Foto: Sejuvel

No último domingo, 19 de abril, o clima esportivo tomou conta da cidade de Brasilândia. Aconteceu, no Espaço de Vida Saudável da cidade, o GP de Vôlei de Praia, que contou com a participação de atletas de várias cidades do estado, incluindo Três Lagoas, que mais uma vez mostrou garra e talento no esporte.

Nossa cidade foi muito bem representada pelas atletas Anna Beatriz, Clara Ventania, Kesia e Mavi. As alunas da Sejuvel (Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer), conquistaram o primeiro e segundo lugar na competição, ficando em primeiríssimo lugar a dupla Anna Beatriz e Clara Ventania, e em segundo lugar, a dupla Kesia e Mavi.

As atletas foram a competição acompanhadas da professora Ana Rita, que demonstrou muita alegria com a vitória das meninas. Ana Rita esteve a todo momento dando o apoio necessário durante toda a competição e isso foi fundamental para a vitória das atletas.

A Prefeitura Municipal se alegra em ver alunos da Sejuvel trazerem reconhecimento ao esporte da nossa cidade e parabeniza as atletas e professora pela linda vitória.

Trecho de via importante do Jd. Das Oliveiras está recebendo recapeamento

0
Foto: DSP

Em mais uma ação de manutenção e conservação das vias, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), por meio do Departamento de Serviços Públicos (DSP), iniciou nesta quarta-feira, 22 de abril, o recapeamento de um trecho de cinco quarteirões da Rua Clóvis Bevilaqua no Bairro Jardim das Oliveiras.

Conforme o setor, a obra tem 620 metros de comprimento, 8,5 metros de largura e 5.270 metros quadrados, compreendendo o trecho entre a Rua Rafael de Haro e Rua Ostiano Neves Alexandria, o quer permitirá melhor trafegabilidade e segurança por quem utiliza a via.

A primeira etapa do processo é o recapeamento em si, utilizando Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e, após a finalização desse processo, a equipe do Departamento Municipal de Trânsito (DepTran) realiza a pintura da sinalização horizontal, estabelecendo mais segurança aos motoristas e pedestres.

Todo o processo é executado com recursos e mão de obra próprios da Administração Municipal, o que garante agilidade na execução e custos menores em relação a extensão de recapeamento.

A pasta alerta aos motoristas e pedestres que tenham atenção redobrada ao passar pelo trecho, pois há homens trabalhando na via e maquinários pesados trafegando ao logo do trecho contemplado.

Concurso de desenho da Secretaria de Meio Ambiente de TL está com inscrições abertas

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), abriu na segunda-feira, 20 de abril, as inscrições para o concurso de desenho com o tema “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”.

A iniciativa tem como objetivo incentivar a conscientização ambiental entre estudantes da rede municipal de ensino, estimulando a criatividade e a reflexão sobre práticas sustentáveis no dia a dia.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma online, por meio do formulário disponível no link: https://forms.gle/WfQGJRvMJsbkddQJA

O concurso é voltado para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II de escolas municipais específicas, e os interessados devem estar atentos aos critérios estabelecidos no regulamento anexo no final do texto.

Cada participante poderá inscrever um único desenho, que deverá ser original, feito à mão e abordar o tema proposto, destacando ações relacionadas à redução do consumo, reutilização de materiais e reciclagem.

Após a inscrição, os trabalhos deverão ser entregues nas unidades escolares, conforme orientações da organização, respeitando o prazo estabelecido.

A ação integra as políticas de educação ambiental desenvolvidas pelo município e reforça o compromisso da Prefeitura de Três Lagoas com a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente.

A SEMEA destaca a importância da participação dos estudantes e reforça que iniciativas como essa contribuem diretamente para a construção de uma cidade mais sustentável.

VEJA O EDITAL COMPLETO

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.