23.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 14 de maio de 2026

Pescadores continuam infringindo a Lei Ambiental e são autuados

24/03/2003 18h12 – Atualizado em 24/03/2003 18h12

Em operação especial de fiscalização, no rio Verde e no rio Paraná, equipe do 7º Pelotão da Polícia Militar Ambiental (7ºPel.PMA), em Três Lagoas, apreendeu dois motores de polpa, 50 anzóis de galho, 20 metros de rede, um espinhel com 10 anzóis e dois filhotes de pintado.

O trabalho de fiscalização ambiental, realizado no final de semana, foi comandado pessoalmente pelo capitão PMA Wilson Sérgio Monari, acompanhado dos seguintes policiais: tenente Márcio, cabo Clemente, cabo Gilberto, cabo Sabattini e soldado Batista.

Os dois pintados, totalizando aproximadamente 25 kg, serão doados a uma entidade assistencial da Prefeitura, segundo informou o capitão Monari, comandante do 7º Pelotão da PMA.

Segundo ele, apesar de insistentes campanhas de preservação ambiental e de respeito para com a natureza, grupos de pescadores ainda insistem em usar instrumentos inadequados na pesca, “provocando assim verdadeiros crimes ambientais”.

Além da apreensão da mercadoria de pesca, os infratores, na sua maioria pescadores vindos do estado de São Paulo, estão sujeitos a pesadas multas e a responder processos penais, segundo prevê a Lei Ambiental.

Na mesma operação, a mesma equipe de fiscalização apreendeu a carga de carvão de dois caminhões, que vinham de Ribas do Rio Pardo com destino a Passa Tempo (MG).

A carga irregular de carvão estava sendo transportada sem a devida guia de autorização para transporte, segundo informou o capitão PMA Monari. Neste caso, um dos motoristas tentou falsificar a guia de transporte, alterando a data. Segundo ele, se não houver fiscalização, existe o costume irregular de se usar a mesma guia, para evitar o recolhimento de taxas e até para se livrar do compromisso de reposição ambiental.

Na mesma ocasião foi fiscalizada também uma carvoaria em Inocência. O proprietário foi autuado porque não possuía o devido Cadastro Técnico Federal, a conhecida licença ambiental. Neste caso, além da autuação, a carvoaria foi embargada até que sejam providenciados os devidos documentos.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.