23.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de junho de 2026

Usuários que descarregam músicas pela Internet também compram discos, diz pesquisa

12/05/2003 08h31 – Atualizado em 12/05/2003 08h31

LOS ANGELES — Os usuários que descarregam músicas de sites de intercâmbio de arquivos são mais propensos a comprar música na Internet, assim como em estabelecimentos comerciais, segundo uma pesquisa divulgada nesta semana.

A pesquisa, realizada pela companhia Nielsen/NetRatings, uma unidade da NetRatings, mostrou também os gêneros musicais preferidos pelos internautas que compram discos através da Internet, o que poderia ajudar as gravadoras a entender melhor quem são seus clientes na rede mundial de computadores.

O rap é o gênero musical preferido pelos internautas, segundo a pesquisa, que teve como base as respostas de 36.000 usuários.

A música dance club ficou em segundo lugar na pesquisa, seguida pelo R&B, soul e rock.

O estudo indicou que quase 31 milhões de usuários da Internet, a partir dos 18 anos de idade, descarregaram música nos últimos 30 dias, e 71 por cento comprou algum disco compacto nos três meses prévios à pesquisa. Esse número representa 22 por cento da clientela ativa da rede mundial de computadores.

De acordo com a Nielsen/NetRatings, nos últimos três meses, os fãs da música online foram 111 por cento mais propensos a comprar música rap que os usuários médios da Internet.

A Nielsen/NetRatings descreveu como fãs da música online aqueles que descarregaram canções nos 30 dias prévios à pesquisa, e os usuários médios são as pessoas que se conectaram à Internet para navegar e outros propósitos.

A pesquisa revelou ainda que os usuários que descarregaram música na Internet foram 106 por cento mais propensos que o internauta médio a comprar música desses tipos durante os três meses prévios ao estudo e 77 por cento mais inclinados a adquirir rock alternativo.

Greg Bloom, analista da Internet da Nielsen/NetRatings, disse que o entendimento das preferências dos entusiastas da música online poderia ajudar os executivos da indústria a atrair os fãs aos intercâmbios gratuitos ou serviços de intercâmbio de arquivos entre amigos, que permitem aos usuários descarregar música sem permissão.

Os donos das maiores gravadoras, incluindo AOL Time Warner, EMI Group, Bertelsmann, Universal Music e Sony, atribuem à popularidade desses serviços gratuitos, como Kazaa e Morpheus, o abrupto declínio nas vendas de discos compactos.

No entanto, outros analistas da indústria afirmam que o declínio nas vendas é fruto de um número menor de álbuns de sucesso que são produzidos e dos problemas econômicos em geral.

(Com informações da Reuters)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.