23.6 C
Três Lagoas
domingo, 19 de maio de 2024

Com câmera que ‘flagra’ sono, Suzano investe pesado em tecnologia e garante segurança dos motoristas 

A Suzano de Três Lagoas é conhecida mundialmente por ser uma grande empresa do setor da celulose, mas a unidade também investe pesado em tecnologia. Sempre pensando no bem-estar de seus colaboradores e da população de maneira geral, diariamente, a indústria busca meios de como melhorar a vida das pessoas.

O lema da Suzano é: ‘Só é bom para nós se for bom para todo mundo’ e a fábrica leva a frase literalmente ao pé da letra, já que sempre busca melhores condições de trabalho para seus colaboradores. Com uma visão futurista e sabendo da responsabilidade social que leva, a empresa adquire o que existe de melhor no mundo tecnológico para manter a segurança de seus motoristas nas estradas.

Com câmera que 'flagra' sono, Suzano investe pesado em tecnologia e garante segurança dos motoristas 

TELEMETRIA

Investindo pesado no monitoramento de segurança e telemetria das frotas que transportam madeira de eucalipto em Mato Grosso do Sul, a Suzano visa manter a segurança do tráfego nas estradas de Três Lagoas, do Estado e de todo o país.

Um exemplo de investimento da empresa voltado para a segurança dos colaboradores é a aquisição de câmeras de Fadigas, que são dotadas de sensores capazes de captar, em tempo real, sinais de cansaço, sonolência e outras distrações dos motoristas da Suzano durante o percurso.

Motorista simula sono e é avisado pela câmera de monitoramento, como mostra o vídeo abaixo

Foram instaladas câmeras com essa tecnologia em todas as cabines de caminhões, que são monitoradas 24h pela equipe da Central de Monitoramento e Controle (CMC) da companhia. O Gerente de Logística da Suzano de Três Lagoas, Gustavo Henning, está na empresa há quatro anos e vem aplicando vários equipamentos tecnológicos para aprimorar o tráfego dos veículos nas rodovias, garantindo segurança para os colaboradores e para a população.

Com câmera que 'flagra' sono, Suzano investe pesado em tecnologia e garante segurança dos motoristas 

“Controlamos a velocidade, sono, celular, cinto de segurança. O motorista está sendo monitorado 24h. Se acontece alguma coisa, nosso pessoal entra rapidamente em contato com o colaborador. A câmera de fadiga que temos na nossa frota consegue perceber quando o motorista está com sono. A empresa adota o termo de gestão de consequência para motoristas que não seguem as regras. Se ele for flagrado na velocidade acima do permitido, por exemplo, sem cinto, com aparelho celular, pode resultar em advertência e até em desligamento”.

Por meio da Central de Monitoramento e Controle (CMC), a companhia monitora 100% dos veículos com tecnologia que permite realizar a telemetria e o controle de velocidade (tanto em caminhões carregados com madeira quanto vazios); avaliar produtividade; jornada de motorista; tempo de carregamento, de ciclo e de descarga (fábrica); controle de paradas e disponibilidades; além de possibilitar o direcionamento de frotas, completando o ciclo do processo de logística florestal.

“Somos empenhados em ter uma operação completamente segura tanto para os funcionários, como para a sociedade de maneira geral. Investimos muito em tecnologia. 100% dos nossos caminhões são dotados do que tem de melhor”.

Atualmente, a torre de controle conta com 35 profissionais, entre colaboradores próprios e terceirizados, que integram e monitoram a operação de Logística Florestal da Suzano em todo o Estado.

Com câmera que 'flagra' sono, Suzano investe pesado em tecnologia e garante segurança dos motoristas 

A equipe que realiza o monitoramento dos veículos está preparada para agir 24 horas por dia, assegurando que os transportes sejam realizados com segurança. A implantação dessa Central de Monitoramento é um marco, pois com sua análise abrangente é possível, acompanhar em tempo real tudo o que está acontecendo.

“O motorista profissional tem que seguir as regras. Cumprir a jornada de acordo com a Lei. Não pode dirigir com sono, em alta velocidade. Ele não pode ter madeira para fora da carga. Temos salas de estimulação. Se a câmera detectou que ele está com sono, ele vai em uma dessas salas que ficam em fazendas”, explicou.

Com câmera que 'flagra' sono, Suzano investe pesado em tecnologia e garante segurança dos motoristas 

Além disso, o sistema permite eliminar ocorrências e medir toda a produtividade e desempenho das frotas de madeira, oferecendo ainda mais a segurança para o time de motoristas e usuários das rodovias do Estado, seguindo um dos principais direcionadores da empresa que como no começo deste texto já foi dito: ‘Só é bom para nós, se for bom para o mundo’.

“Todos os caminhões também possuem câmeras de frente, de ré, interna, de fadiga, rádio de comunicação, tablet e inclusive estamos investindo quase meio milhão de reais em tecnologia on-line. Às vezes o veículo passa por uma área que chamamos de zona cinzenta, a qual não sabe de forma on-line onde ele está e com essa tecnologia vamos conseguir toda localização em tempo real. Todos eles têm rastreamento. O que existe de melhor está nos veículos”.

(*) Nota da Redação: A foto que ilustra a capa e o vídeo no interior da matéria são simulações realizadas por ocasião da reportagem com pleno consentimento do motorista

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.