34.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Bicicletas ergométricas, massagem e salas de estimulação garantem a segurança para motoristas da Suzano

Uma estratégia adotada pela Suzano para auxiliar motoristas que apresentam sinais de fadiga, são as Salas de Estimulação contra o Sono. Em funcionamento há alguns anos, as salas são estruturas montadas com uma série de equipamentos que estimulam o foco na atenção e despertam a concentração do colaborador.

Bicicletas ergométricas, massagem e salas de estimulação garantem a segurança para motoristas da Suzano

Os espaços contam com profissionais treinados que auxiliam os motoristas em exercícios de alongamento, estimulação na bicicleta ergométrica com iluminação apropriada, uso de óculos especial para aumentar a atenção, massagens entre outras medidas. Os condutores ainda passam por uma triagem, com aferição de pressão arterial e teste de reflexos.

O Gerente de Logística da Suzano de Três Lagoas, Gustavo Henning, está na empresa há quatro anos e vem aplicando vários equipamentos tecnológicos para aprimorar o tráfego dos veículos nas rodovias, garantindo segurança para os colaboradores e para a população.

Ao Perfil News, Gustavo explica que as salas de estimulação proporcionam um momento de lazer, descanso, descontração, conscientização, segurança e bem-estar para os motoristas do transporte de madeira.

Ainda segundo Gustavo, muitos atendimentos preventivos são realizados nesses espaços e os motoristas que destes a não seguir viagem por estar em condições de cansaço ou fadiga, pressão arterial alterada, entre outros. Ou seja, potenciais acidentes são evitados diariamente.

Bicicletas ergométricas, massagem e salas de estimulação garantem a segurança para motoristas da Suzano

A Suzano presa em garantir segurança de suas equipes e para os demais usuários das rodovias. As ações tem como objetivo deixar motoristas atentos e sem sinais de fadiga. O resultado visa reduzir, e muito, os riscos de acidentes nas estradas.

MAIS SEGURANÇA

Visando aumentar a segurança nas operações no transporte florestal, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, tem um sistema que detecta sinais de cansaço e outros desvios de atenção em motoristas que atuam no transporte de madeira.

As Câmeras de Fadiga, como são chamadas, são instaladas dentro das cabines dos caminhões e contam com sensores capazes de captar, em tempo real, sinais de cansaço, sonolência, uso de celulares e outras distrações.

Bicicletas ergométricas, massagem e salas de estimulação garantem a segurança para motoristas da Suzano

O sistema conta com duas câmeras, uma focada no rosto dos motoristas e outra no teto, proporcionando uma visão geral de dentro do veículo. Detectado o sinal de cansaço – por exemplo, uma piscada de olho mais prolongada ou mais de um bocejo por minuto, motorista recebe um alerta sonoro e a Central de Logística Florestal da Suzano, que monitora a frota do transporte de madeira 24 horas por dia, é informada imediatamente sobre o ocorrido.

Caso seja detectado qualquer desvio de atenção, sinal de cansaço, uso de celular, falta de cinto de segurança, entre outros, a Central de inteligência em monitoramento da Logística Florestal entra em contato com o motorista, pelo sistema, para interromper o comportamento inadequado.

Em caso de fadiga, ele ou ela é orientado a procurar um local seguro para estacionar o veículo e descansar ou procurar uma das Salas de Estimulação contra o Sono da empresa.

Além das câmeras internas, o sistema também conta com uma câmera externa, instalada na parte frontal dos caminhões. Os equipamentos possibilitam, por exemplo, o envio de alerta sonoro e comunicação para a Central, caso o veículo invada a pista contrária, além de inibir roubos de cargas.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.