18 C
Três Lagoas
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 14057

Especialistas fazem avaliação positiva do governo Lula

0

12/06/2003 15h43 – Atualizado em 12/06/2003 15h43

Um painel de analistas reunidos nesta quinta-feira pela Canning House – centro de estudos para América Latina, Espanha e Portugal, em Londres – chegou a uma conclusão otimista sobre os seis meses do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e as perspectivas para o futuro.

A previsão dominante é que o Brasil deve entrar em um círculo virtuoso a partir do próximo ano, com inflação e juros em queda, redução do chamado risco país e retomada do crescimento.

Esse cenário só seria ameaçado por um choque externo de grande magnitude, que viesse a interromper os fluxos de recursos para o país antes de um ajuste que permita aumentar a parcela doméstica de investimentos.

Participaram desse painel, Leslie Bethell, diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford; o economista André Lara Rezende, atualmente pesquisador na Universidade de Oxford; Fiona Macaulay, professora do Institute of Latin American Studies da Universidade de Londres; Alexandre Parola, diplomata brasileiro e pesquisador em Oxford; e Richard Lapper, editor de América Latina do jornal Financial Times.

Pressões sociais:

Esses especialistas consideram que os primeiros seis meses de governo se caracterizaram por um trabalho do presidente Lula e de sua equipe para recuperar a confiança. Na avaliação geral, o governo conseguiu tirar o país “da beira do calote” e até alcançar um “excelente começo”.

Uma das principais razões para esse otimismo é a avaliação de que a equipe econômica fez o diagnóstico correto de que o principal problema da economia brasileira é o elevado déficit fiscal que perdurou pela maior parte do governo anterior.

Os bons resultados até agora não significam que o país saiu do atoleiro, segundo eles, pois os juros ainda estão muito elevados, a atividade econômica está em queda e o desemprego extremamente elevado, e em alta.

Essa situação reforça a oposição à política do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, percebido como o arquiteto da agenda econômica do governo, na avaliação do painel.

Os terríveis problemas sociais no país – que já começam a afetar os negócios no país, segundo os analistas – combinados com uma elevada expectativa da sociedade também contribuem para aumentar a pressão sobre Palocci.

Mercado:

Apesar das pressões, a avaliação dominante é que não há alternativas fora da economia de mercado e, por isso, o governo deve manter o trabalho feito até agora, reconquistando a confiança dos mercados.

Os melhores indicadores desse feito seriam a evolução do risco país. Em março de 2002, a taxa de risco cobrada sobre papéis brasileiros no exterior estava em 740 pontos acima das taxas de remuneração dos títulos do Tesouro americano.

Em outubro de 2002, auge das inceretzas políticas, o risco subiu para 2.100 pontos, mas começou a cair com o discurso do governo eleito, e chegou a 1.500 pontos em dezembro.

Graças às medidas adotadas até agora, como elevação do superávit primário (diferença entre receitas e despesas, exceto as financeiras) e o compromisso com o combate à inflação, segundo eles, o risco está atualmente abaixo dos 700 pontos.

Com esse cardápio de medidas, incluindo avanços nas reformas da Previdência e tributária, a expectativa predominante é que o país deve retomar o crescimento e entrar no círculo virtuoso no ano que vem.

A ameaça seria uma queda de fluxos de recursos externos ao país antes que as reformas permitam que aumente a disponibilidade de recursos internos para aumentar os investimentos, evitando que as empresas sejam obrigadas a buscar empréstimos no exterior.

Chevrolet S-10 bate em D-10 no centro de Dourados

0

12/06/2003 15h38 – Atualizado em 12/06/2003 15h38

Duas caminhonetes se chocaram há pouco no cruzamento da Avenida Weimar Gonçalves Torres, com rua Firmino Vieria de Melo, no centro de Dourados.

A caminhonete tipo Chevrolet D-10 de placa HQM-6356 de Paranaiba, trafegava pela avenida, quando foi abalroada pela S-10 -Chevrolet, cor preta com placa KAH-5409 de Cuiaba/MT.

Com a violência do impacto a chevrolet D-10 foi parar 40 metros longe do local da batida. Já a s-10, teve danos materias de grande monta.

A polícia faz o levantamento técnico do acidente e não foi fornecida a identidade dos motoroistas.

Câmara setorial da piscicultura será lançada dia 18

0

12/06/2003 15h31 – Atualizado em 12/06/2003 15h31

A Câmara Setorial da Piscicultura de Mato Grosso do Sul será lançada no dia 18, quarta-feira da próxima semana, no Sindicato Rural de Dourados, informou esta tarde o superintendente da Secretaria de Produção, Benedito Mário Lázaro. Segundo ele, o objetivo será a organização e o funcionamento do setor.

O governo do Estado já implantou as cadeias setoriais do leite, açúcar e do álcool, mandioca e bovinicultura.

Inscrições para Ecorallye terminam hoje

0

12/06/2003 15h17 – Atualizado em 12/06/2003 15h17

Terminam hoje as inscrições para a terceira etapa do Campeonato Estadual de Rallye de Regularidade, o Ecorallye, que vai ser realizado no sábado e no domingo, em Maracaju.

A inscrição é uma cesta básica no valor de R$ 50 por participante. Então cada dupla vai doar cem reais em alimentos que vão ser distribuídos para as creches de Maracaju. A organização espera a participação de pilotos de Mato Grosso do Sul e de outros estados. Mais informações no telefone 351 2010.

Fonte: Tv Morena

Caminhonete importada é recuperada em Pedro Gomes

0

12/06/2003 15h13 – Atualizado em 12/06/2003 15h13

A Polícia Militar recuperou ontem no fim da tarde uma caminhonete importada roubada no município de Pedro Gomes. A Mitsubish L-200, prata, de placas JVO-8794, de Rondonópolis (MT). O veículo cabine dupla, ano e modelo 2003, seria de propriedade de José Roberto Borçanelli. A pessoa que estava conduzindo o veículo o abandonou ao perceber a barreira policial e não foi localizado até agora. Colaborou a repórter Fernanda Mathias.

Famasul prepara manual sobre como fazer queimadas

0

12/06/2003 15h11 – Atualizado em 12/06/2003 15h11

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) vai lançar em breve um manual de procedimentos de combate ao fogo, destinado aos produtores rurais. A informação é do assessor de meio ambiente da entidade patronal rural Josiel Quintino dos Santos.

Segundo ele, o objetivo do manual será suprir o setor de informações seguras relacionadas ao problema do uso do fogo. “Este manual que nós estamos elaborando visa o fornecimento de elementos que permita ao produtor rural e a sociedade em geral, conhecer esse processo e como faze-lo corretamente”, disse Quintino, que conta com a assessoria de técnicos do PrevFogo (Programa de Combate às Queimadas e Incêndios Florestas) para a elaboração do manual. “A intenção trazer orientações sobre como fazer a queimada seguindo um caminho correto e legal”, ressaltou.

O manual deverá ser lançado em julho. Informações podem ser obtidas na Famasul pelo telefone 67 – 326 7750.

Governo deve liberar mais de R$ 32 bilhões para o crédito agrícola

0

12/06/2003 15h07 – Atualizado em 12/06/2003 15h07

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia nesta tarde o plano de plantio para a próxima safra. O governo quer estimular a produção de alimentos, para isso, deve abrir novas linhas de financiamento para cooperativas agrícolas e liberar mais de R$ 32 bilhões para a próxima safra.

No ano passado, foram liberados R$ 25,9 bilhões. De janeiro a maio deste ano, a agricultura foi responsável por 41% das exportações brasileiras. Quem plantar gêneros de primeira necessidade como arroz, feijão e madioca, terá prioridade no recebimento de crédito.

O governo prevê a produção de 115 milhões de toneladas de grãos nesta safra. Só a soja deve ser responsável por 50 milhões de toneladas. Com isso, o Brasil deve ultrapassar os Estados Unidos, maior produtor mundial de soja. Do dinheiro que será liberado, 80% serão destinados a custeio e 20% para investimento.

Juntos há 60 anos, casal diz que ainda está namorando

0

12/06/2003 15h03 – Atualizado em 12/06/2003 15h03

Um casal de Campo Grande é exemplo de companheirismo neste Dia dos Namorados. Ciro Abes, de 83 anos, e Labibi Bunazar Abes, 85, estão juntos há 60 anos e têm uma filha e uma neta. “Não somos casados, apenas estamos namorando”, brinca Ciro.

Para eles, a receita dos anos de convivência é muito amor e paciência. “Só estamos juntos porque respeitamos as diferenças e eu ainda amo ele”, diz Labibi. Ela considera “indispensável” a companhia de alguém para se viver. “Quem está sozinho é mais triste e tem mais chance de ficar doente”.

O casal, no entanto, dispensa os presentes, geralmente trocados na data. “Depois de tantos anos isso já não é mais necessário. Mas vamos ver, quem sabe até o final do dia”, conclui Labibi.

No Brasil, o Dia dos Namorados começou a ser celebrado em 1949. A idéia de trazer a comemoração para o país foi do publicitário João Dória. A data foi transferida para junho, um mês de fraco movimento no comércio, exatamente para estimular as vendas. O dia 12 foi escolhido por ser véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Projetos culturais inadimplentes terão 30 dias para serem regularizados

0

12/06/2003 14h56 – Atualizado em 12/06/2003 14h56

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer começará na próxima semana a enviar ofícios cobrando a prestação de contas de todos os proponentes cujos projetos culturais se encontram inadimplentes junto ao Governo Estadual.

De acordo com a Secretaria, será concedido o prazo improrrogável de 30 dias, a partir do recebimento da notificação, para que os devedores apresentem a documentação necessária e regularizem a situação. Após esse período os projetos ainda irregulares serão encaminhados à Procuradoria Geral do Estado e ao Ministério Público.

Levantamento realizado recentemente pelo FIC – Fundo de Investimentos à Cultura, aponta que de 1999 a 2001 foram captados junto a empresas do Estado – através da Lei de Incentivo à Cultura – R$ 2.314.033,00 (dois milhões, trezentos e quatorze mil e trinta e três reais), sem que os responsáveis pela captação – os proponentes dos projetos – tenham efetuado a devida prestação de contas. A inadimplência inclui as mais diversas áreas, como música, artesanato, audiovisual e literatura.

Ciptran aproveita Dia dos Namorados para fazer campanha

0

12/06/2003 14h52 – Atualizado em 12/06/2003 14h52

O apelo do Dia dos Namorados não está sendo aproveitado só pelo comércio para vender presentes. A data está servindo também à conscientização. O Ministério da Saúde aproveitou para divulgar a necessidade do uso da camisinha, lembrando aos casais de namorados a importância de usar o preservativo, em panfletos que estão sendo distribuídos junto ao comércio. Também com o intuito de alertar e conscientizar os casais, a Ciptran (Companha de Policiamento de Trânsito) fez neste 12 de junho uma ação voltada aos namorados, distribuindo flores, cujo cartão tem a mensagem “Dê esse recado a quem você Ama: Se você respeita a vida respeita as normas do Trânsito”.

A Companhia informou que a primeira vez que usa datas comemorativas para ações de conscientização e que pretende estender a iniciativa a outras épocas do ano. Segundo a relações públicas da corporação, a tenente Neide Barbosa Centurião, essa é uma forma de se aproximar da população para que o trabalho em prol da segurança no trânsito seja conjunto. Hoje, 500 pessoas receberam o presente educativo.

Detran fecha posto do Extra e amplia horário no Shopping

0

12/06/2003 14h36 – Atualizado em 12/06/2003 14h36

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) fechou o posto de atendimento do Hipermercado Extra e ampliou o funcionamento da agência do Shopping Campo Grande. A loja passa a atender também aos sábados.

O horário de funcionamento foi ampliado para seguir o horário do Shopping, das 10h às 22h. O diretor do Detran, Gilberto Tadeu Vicente, argumentou que o horário foi ampliado para facilitar o atendimento às pessoas que não têm tempo de segunda a sexta-feiras.

Deputados prevêem sessão extra para votação da LDO

0

12/06/2003 14h33 – Atualizado em 12/06/2003 14h33

Os deputados da oposição Waldir Neves (PSDB) e Simone Tebet (PMDB) criticam a demora do governo em encaminhar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). O projeto deve ser votado antes do recesso da Assembléia Legislativa, marcado para começar dia primeiro de julho. Faltam apenas cinco sessões e o projeto ainda não foi entregue à Casa.

Os parlamentares já prevêem a necessidade de realização de sessões extraordinárias. “Não vai dar tempo nas sessões normais”, opinou Simone Tebet. Neves diz que deve ser discutida uma forma para que não seja necessário o pagamento pelas sessões extra. Até o deputado da bancada governista , Pedro Kemp (PT), admite a possibilidade de sessões extra. Sem a votação da lei, os deputados não podem iniciar o recesso.

Agricultores de Nioaque conhecem programas do governo

0

12/06/2003 14h32 – Atualizado em 12/06/2003 14h32

Representantes de assentamentos e comunidades rurais de Nioaque e região estão reunidos hoje e amanhã no salão paroquial do município para conhecer e discutira aplicação da política de apoio à agricultura familiar. O pacote de projetos composto pelo MS Solidário, Terra Nova e Tupã I foi lançado na última segunda-feira, dia 9 de junho, pelo governador Zeca do PT, Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

Participam do Seminário Regional em Nioaque trabalhadores rurais dos assentamentos Padroeira do Brasil, Conceição, Andalúcia, Palmeira, Santa Guilhermina, Uirapuru, Colônia Nova e Boa Esperança e das aldeias Água Branca, Taboquinha e Brejão.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Agrário, Valteci Ribeiro de Castro Júnior, fez a apresentação dos programas MS Solidário, Terra Nova e Tupã I e no período da tarde haverá debate. Amanhã será feita uma palestra com o tema Cenários do Desenvolvimento Regional, com posterior debate sobre as prioridades para a atuação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário e Idaterra (Instituto do Desenvolvimento Agrário, Assistência Técnica e Extensão Rural).

Com oito assentamentos, o município de Nioaque é um dos pólos da reforma agrária em Mato Grosso do Sul. As 1,6 mil famílias trabalham na produção de feijão, milho, arroz, algodão, mamona e mandioca.

Os agricultores familiares produzem ainda 10 mil litros de leite por dia, que são comercializados em laticínios de Guia Lopes da Laguna. De acordo com técnicos do Idaterra local, a meta é aumentar para 20 mil litros/dia.

Cai índice de analfabetismo em Mato Grosso do Sul

0

12/06/2003 14h29 – Atualizado em 12/06/2003 14h29

O índice de analfabetismo em pessoas com mais de 15 anos, em Mato Grosso do Sul, caiu 0,6% nos últimos três anos. Em 2001, a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade é a 10ª menor no país – 10,3% e a segunda menor na região Centro-Oeste.

Os dados fazem parte da Síntese de Indicadores Sociais divulgados hoje pelo IBGE.

Já o analfabetismo funcional diminuiu 2,3%. A taxa, que expressa o contingente de pessoas que tem até 3 anos de estudo, é de 27,4%. Em 1999 era de 29,7% para as pessoas de 15 anos ou mais.

Milho está valendo R$ 19,55 para pagamento em setembro

0

12/06/2003 14h26 – Atualizado em 12/06/2003 14h26

O mercado futuro de milho está operando nesta quinta-feira com os vencimentos cotados a R$ 17,80/saca (julho/03), R$ 17,90/saca (setembro/03), R$ 19,55/saca (novembro/03), R$ 19,55/saca (janeiro/04) e R$ 15,98/saca (março/04). A informação é da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros).

Cientista político diz que racha no PT e na CUT pode abalar reformas

0

12/06/2003 14h24 – Atualizado em 12/06/2003 14h24

O cientista político Gaudêncio Torquato, da Universidade de São Paulo (USP), afirmou hoje, em entrevista à Rádio CBN, que a divisão na base da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e dentro do próprio PT pode levar integrantes da base aliada a não votarem com o governo os pontos polêmicos das reformas tributária e previdenciária, como a contribuição dos inativos e a cobrança do ICMS no destino.

  • Há divisão muito grande na própria CUT, no próprio PT, e evidentemente essas divisões motivam os partidos aliados, que não se sentiriam em condições de votar todos os pontos da reforma. O alinhamento automático será prejudicado. É um movimento que tende a crescer – afirmou Torquato.

Segundo ele, a manifestação vista ontem em Brasília, contra a reforma da Previdência, “é a primeira grande cisão de massas” no governo Luiz Inácio Lula da Silva.

  • Certamente, o governo sabe que vive o momento decisivo. Aprovadas as reformas, teria condições de governar, não aprovadas, vai comprometer todo o governo – declarou.

De acordo com Torquato, “o governo tem de colocar o carro no trilho, pois as reformas são importantes para a governabilidade”.

  • A polêmica está nas questões pontuais. Há pontos muito polêmicos, como a cobrança dos servidores inativos. A base aliada do governo, composta por 360 parlamentares, tende a passar como um rolo compressor. Mas tenho dúvidas sobre isso, até porque o país começa a viver um momento de muita tensão, com uma paralisação do setor produtivo. Os jornais mostram que não foi gasto nem 1% do orçamento autorizado de 2003, ou seja, praticamente estamos vivendo uma inércia – declarou Torquato.

O cientista político considera que essa situação, aliada à pressão de servidores públicos, sindicalistas e de governadores, pode criar “um sentimento de que o governo não está conseguindo realizar tudo o que prometeu”. Mesmo assim, declarou Torquato, a imagem de Lula ainda é boa.

  • A imagem do presidente está muito acima do próprio governo – acrescentou.

Cheques sem fundos batem recorde em 2003 e ultrapassam 3,2 milhões em maio

0

12/06/2003 14h11 – Atualizado em 12/06/2003 14h11

O volume de cheques sem fundos bateu recorde em maio e no acumulado dos primeiros cinco meses do ano. No mês passado foram devolvidos 3,27 milhões de cheques, o que corresponde a 17,6 cheques sem fundos a cada mil compensados. O volume foi 18,1% maior do que em maio de 2002 (14,9 cheques devolvidos a cada mil compensados) e é o maior desde 1991, ano em que o índice foi criado pela Serasa, empresa de informações econômico-financeiras. Na comparação com abril também houve aumento, de 8,6%. Em abril foram devolvidos 16,2 cheques a cada mil compensados.

A queda de renda, o desemprego e a estagnação da economia estão tornando os indicadores de 2003 piores do que os de 2002. Nos primeiros cinco meses deste ano o volume de cheques sem fundos subiu 7,5% em relação a iguais meses do ano passado, atingindo 15,8 a cada mil compensados. Esse volume é também recorde desde 1991.

Geralmente, o pico da inadimplência em cheques ocorre em março, por causa das compras feitas no fim do ano. Este ano, maio superou março (16,7 devolvidos por mil compensados) e os técnicos da Serasa afirmam que a conjuntura para o consumidor se agravou. Para a Serasa, o comércio foi pouco cauteloso no fim do ano, quando alongou demasiadamente os prazos de parcelamento com cheques pré-datados sem metodologia adequada.

A Serasa acredita que este ano a alta da inadimplência – antes sazonal e limitada ao primeiro trimestre – permanecerá até o fim deste mês, mesmo com a fraca demanda por crédito, com o consumidor retraído e com a atividade econômica baixa. Para a empresa, alguma melhoria somente ocorrerá no segundo semestre.

IBGE: Maioria da população ocupada não contribui para o INSS

0

12/06/2003 14h09 – Atualizado em 12/06/2003 14h09

O relatório Síntese de Indicadores Sociais 2002, do IBGE, divulgado hoje revela que mais da metade da população ocupada não tem seguridade social e apenas 45,7% contribuem para a Previdência. Conclusão: 40 milhões de brasileiros, 54,3% da população ocupada do país, não contribuem para a Previdência Social. No Maranhão o quadro é crítico: 81,4% dos trabalhadores que não contribuem para o INSS.

O Nordeste tem a menor taxa de contribuição do país. Naquela região, 27,7% dos ocupados contribuem para a previdência, enquanto na região Sudeste o percentual chega a 56,7%. A pesquisa mostra ainda que as pessoas que trabalham por conta própria possuem a menor taxa de contribuição previdenciária (14,9%).

Governo abre concurso para preencher 60 vagas na Agepan

0

12/06/2003 14h04 – Atualizado em 12/06/2003 14h04

Estão abertas até o dia 25 de junho as inscrições do concurso para preenchimento de 60 vagas na Agepan (Agencia Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), sendo 27 para funções de nível médio e 33 para nível superior.

As inscrições podem ser feitas nas agencias dos Correios ou pela Internet, no site da Fundação de Apoio a Pesquisa ao Ensino e a Cultura de Mato Grosso do Sul (www.fapems.org.br), pagando taxa de R$ 47,00 para os cargos de nível médio e de R$ 76,00 para nível superior.

A Agencia esta oferecendo vagas para analistas de regulação, com oportunidade para profissionais das áreas de energia elétrica, gás canalizado, transportes, saneamento, mineração e econômico-financeiro, alem da Ouvidoria. Para atuar nessas funções, e exigido nível superior com pós-graduação/especialização. O salário e de R$ 2.400,00, incluindo vencimento-base e adicional por dedicação exclusiva.

Os analistas de regulação irão atuar nas Câmaras Técnicas e na Ouvidoria da Agepan. As vagas são para as seguintes categorias profissionais: engenheiro eletricista; engenheiro civil; engenheiro mecanico; engenheiro eletrônico; administrador ou economista; geólogo; qualquer area da Engenharia; engenheiro civil ou bioquímico, ou engenheiro ambiental ou biólogo ou químico;, Administração com ênfase em Marketing; Pedagogo ou assistente social ou psicólogo ou Licenciatura em Letras; contador; e economista.

Também para nível superior estão sendo oferecidas ainda vagas para gestores de serviços organizacionais, nas áreas de Estatística (profissional de qualquer área de formação com ênfase em estatística); Gestão de Informações (analise de sistemas, gerenciamento de redes e banco de dados); e Comunicação Social (com ênfase em jornalismo). Nestes casos não e exigida pós-graduação. A remuneração e de R$ 1.000, somados salário-base e adicional de função.

As vagas de nível médio são para assistentes de serviços organizacionais, apoio operacional as Câmaras Técnicas e fiscalização do Transporte Intermunicipal de Passageiros. O Edital do Concurso esta publicado no Diário Oficial do Estado de hoje.

Parreira cancela 1º treino da seleção na França

0

12/06/2003 13h59 – Atualizado em 12/06/2003 13h59

PARIS – A comissão técnica da seleção brasileira cancelou o primeiro treino que seria realizado na França, após um cansativo vôo Abuja-Paris.

  • Passamos a noite no avião. Os jogadores estavam realmente cansados e o treinador Carlos Alberto Parreira decidiu cancelar o treinamento – afirmou o assessor de imprensa da seleção, Rodrigo Paiva.

A equipe vai fazer o primeiro treino no Camp des Loges, centro de treinamento do Paris Saint-Germain, apenas nesta sexta-feira. A equipe estréia na Copa das Confederações no dia 19, contra Camarões no Stade de France, em Saint-Denis. O Brasil está no Grupo B da Copa das Confederações, ao lado de Estados Unidos, Camarões e Turquia.

Com o cancelamento do treinamento, a maioria dos jogadores, após algumas horas de descanso, decidiram passear pela capital francesa, com Ronaldinho Gaúcho, do Paris Saint-Germain, como cicerone. A delegação está hospedada no hotel Ville ddocument.write Chr(39)Avray, localizado a 20 quilômetros de Paris.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.