19 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 14067

Estados Unidos classificam o Hamas de document.write Chr(39)inimi

0

06/06/2003 17h36 – Atualizado em 06/06/2003 17h36

Os Estados Unidos qualificaram nesta sexta-feira o grupo militante palestino Hamas de “inimigo da paz” depois que a organização abandonou as negociações para acabar com o conflito entre palestinos e israelenses no Oriente Médio.

O porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, garantiu, no entanto, que os esforços do presidente George W. Bush para uma solução para a crise na região vão continuar e pediu que todos os grupos se esforcem para desmantelar a infra-estrutura do terror.

“O Hamas é um inimigo da paz e nós vamos continuar a trabalhar com todas as outras partes envolvidas na tentativa de alcançar a paz”, disse McClellan.

Apesar das críticas internacionais, a decisão do Hamas atraiu apoio na Faixa de Gaza, onde mais de 6 mil palestinos foram às ruas em uma manifestação de apoio ao grupo.

“Resistência”

Nas faixas levadas pelos manifestantes na Faixa de Gaza, lia-se frases como “a resistência vai continuar até que acabe a ocupação” e “não às cúpulas que tiram nossos direitos históricos”.

A maior mainifestação – com a presença de cerca de 5 mil pessoas – aconteceu perto do campo de refugiados de Nusseirat, no centro da Faixa de Gaza.

Outros mil palestinos se reuniram mais ao sul, perto da cidade de Rafah, para defender a continuidade das ações contra os israelenses.

O Hamas estava discutindo com o primeiro-ministro palestino, Mahmud Abbas – também conhecido por Abu Mazen –, a possibilidade de uma trégua para que as negociações de paz pudessem avançar.

Mas líderes do grupo acusaram Abbas de ter feito concessões demais a Israel e anunciaram o fim das conversas.

“Abu Mazen não nos representa e nós nos recusamos a nos reunir com ele porque não há motivo para isso”, disse um desses líderes, Abdul Aziz al-Rantissi.

Expogrande elevou media de preço da raça bonsmara

0

06/06/2003 17h24 – Atualizado em 06/06/2003 17h24

A média de preço de comercialização de touros da raça bonsmara cresceu depois da estréia em Mato Grosso do Sul, ocorrida na Expogrande 2003, em abril, revelou nesta sexta-feira o presidente da Associação dos Criadores de Bonsmara do Brasil, Carlos Maluny, durante evento pelo Dia Nacional Bonsmara, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande.

Na feira campo-grandense deste ano, a média de preço foi de R$ 6,1 mil, enquanto a média nacional oscila de R$ 4 a R$ 6 mil. Segundo ele, as vacas foram vendidas, cada uma, pelo preço médio de R$ 10 mil.

A Associação dos Criadores de Bonsmara foi criada há dois anos e meio com oito sócios. Maluny disse que hoje a entidade já tem 45 criadores cadastrados.

Pentágono tinha dúvidas sobre armas de Saddam

0

06/06/2003 17h23 – Atualizado em 06/06/2003 17h23

Um relatório secreto do Pentágono preparado em setembro do ano passado concluiu que não havia “nenhuma informação confiável” que indicasse que o Iraque possuía armas químicas ou biológicas.

O documento, que foi vazado para a imprensa agora, deve alimentar a polêmica a respeito das justificativas apresentadas pelos Estados Unidos e pela Grã-Bretanha para atacar o país então governado por Saddam Hussein.

O teor do relatório contradiz o que era dito na mesma época pelo secretário de Defesa americano, Donald Rumsfeld, que tem autoridade sobre o Pentágono e afirmava que o Iraque havia acumulado grandes estoques de armas químicas e biológicas.

Funcionários de alto escalão do Pentágono admitiram que o relatório chegou mesmo a tais conclusões, mas disseram que, na época, não havia presença americana ou internacional no Iraque, e por isso não era possível confirmar as informações.

Sem provas:

Eles também afirmaram que o relatório não deixa dúvidas de que o regime de Saddam dispunha de tecnologia para produzir as armas.

Acredita-se que o documento tenha tido ampla circulação nos altos escalões do governo Bush na época em que os americanos estavam decidindo se atacavam ou não o Iraque.

Até agora, as tropas americanas no Iraque não conseguiram encontrar nenhuma evidência que permita concluir que Saddam Hussein de fato tenha acumulado armas de destruição em massa.

O novo capítulo da polêmica sobre os documentos que justificaram o ataque ao Iraque está se desenvolvendo ao mesmo tempo que uma equipe de especialistas da ONU chegou ao país para investigar o roubo de materiais da principal instalação nuclear iraquiana após o fim da guerra.

O governo americano afirma que suas afirmações sobre as armas de destruição em massa de Saddam ainda serão comprovadas.

Agentes tributários de MS protestam contra reformas de Lula

0

06/06/2003 17h21 – Atualizado em 06/06/2003 17h21

Uma delegação do Sindate (Sindicato dos Agentes Tributários Estaduais) com 40 agentes tributários, de todas regiões do Estado, vai representar a categoria na Plenária Nacional dos Fiscos Estaduais, que acontece nos dias 09, 10 e 11 de junho, em Brasília-DF, e vai reunir mais 600 profissionais do Fisco de todo o país.

No dia 11 de junho, quarta-feira, a delegação participa da mobilização nacional contra a privatização da Previdência e contra a proposta de reforma previdenciária do governo Lula que cria a taxação dos aposentados, acaba com a paridade entre ativos e aposentados, aumenta o tempo para a aposentadoria no serviço público, reduz em até 70% o valor dos benefícios das pensões, entre outras medidas. A manifestação vai acontecer durante todo o dia no Congresso Nacional. Está prevista a participação de 25 mil pessoas.

Na Plenária Nacional, os profissionais do Fisco vão discutir as reformas institucionais propostas pelo governo brasileiro (previdenciária e tributária), mostrando a catástrofe da privatização da Previdência na América Latina, denunciando o caráter privatista da reforma previdenciária encaminhada pelo governo Lula e apresentando à Nação brasileira as propostas do Fisco Estadual para uma reforma tributária que fortaleça o pacto federativo, combata a corrupção e a sonegação, acabe com a guerra fiscal e faça a justiça fiscal e social.

Brasileiro sofre cirurgia após acidente na Indy

0

06/06/2003 17h18 – Atualizado em 06/06/2003 17h18

O piloto Aírton Daré passou por duas cirurgias de redução das fraturas do úmero e do fêmur direitos. Ele sofreu um acidente, na noite de quinta-feira, no circuito oval do GP do Texas, em Dallas, nos primeiros treinos livres da quinta etapa da Indy. O brasileiro, de 25 anos, afirmou que alguma peça se quebrou quando ele percorria a curva Quatro, jogando seu carro contra o muro em alta velocidade.

“Ou foi um dos braços que ligam a caixa de direção às rodas ou a própria caixa, que se rompeu ou quebrou. Não sei qual, mas estou certo de que uma das peças que faz as rodas obedecerem ao volante deixou de funcionar”, explicou.

“O carro estava bom, fácil de guiar. Eu já tinha aquecido os pneus e estava começando a andar mais rápido quando entrei na curva Quatro e, de repente, o carro parou de obedecer aos meus comandos. Não houve nenhum aviso ou sinal de que algo errado estava acontecendo”.

Daré estava guiando o mesmo G-Force com que sofreu um acidente duas semanas antes, durante as 500 Milhas de Indianápolis.

Além das fraturas do úmero, que se dividiu em duas partes, e no fêmur, Daré também teve dois ossos da mão direita quebrados e fraturas ainda não dimensionadas no pé direito.

“Estão falando no tornozelo, mas acham que pode haver mais coisas”, lamentou o piloto. “No domingo, vou ser transferido para Indianápolis para ser examinado pela equipe de Terry Trammel, o melhor cirurgião de pés daqui dos Estados Unidos”, informou Daré antes de se submeter a uma nova bateria de exames radiológicos.

Dólar comercial fecha em alta cotado a R$ 2,878;

0

06/06/2003 17h15 – Atualizado em 06/06/2003 17h15

O dólar comercial fechou cotado a R$ 2,878 para venda (compra a R$ 2,873) pela taxa do Banco Central. O valor é 0,49% superior ao do fechamento de ontem, quando o dólar fechou a R$ 2,864, nível mais baixo da moeda desde o dia 18 de julho de 2002.

O Ibovespa principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo opera no melhor nível em 15 meses, chegando perto da marca de 14 mil pontos, em alta de 0,61%. O Ibovespa sobe pelo quarto dia consecutivo.

O mercado financeiro segue animado com a aprovação do texto da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, e também com notícias de captações privadas no exterior.

Dívida será analisada pelo Ministério da Agricultura

0

06/06/2003 16h57 – Atualizado em 06/06/2003 16h57

As dívidas dos suinocultores serão analisadas por técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), conforme informou o ministro Roberto Rodrigues ao presidente da Comissão da Suinocultura da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Ademar da Silva Júnior. Além dessa reivindicação, encaminhada através de um manifesto na audiência pública sobre o setor que aconteceu na terça-feira (03), a inserção da carne suína na merenda escolar, nas cestas, nas refeições do exército e no programa Fome Zero também será estudada pelo Mapa.

Conforme o diretor-secretário e presidente da Comissão de Suinocultura da Famasul, a situação do setor é tão alarmante que em 15 dias muitos suinocultores podem quebrar. “Esse problema não é só nos estados do Sul, o município de São Gabriel do Oeste pode perder muito também”, comentou, informando que para cada matriz, são criados um emprego direto e outros 40 indiretos.

A assessora de economia da entidade, Adriana Mascarenhas Braga, informou que os produtores sul-mato-grossense estão trabalhando no prejuízo há 18 meses.

Segundo os dados de uma empresa do estado, entre abril e outubro do ano passado, o prejuízo médio por suíno era de R$ 38,51, chegando em outubro do mesmo ano há R$ 45,05. “Uma empresa no Estado pode abater até 1.100 animais por dia”, explica.

Mesmo com a diminuição do déficit, a economista explica que em maio deste ano, os empresários acumularam o reajuste salarial dos funcionários. “As indústrias que estocaram milho ainda estão tendo prejuízos”, comentou Adriana, informando que o valor chegou a R$ 20,00 a saca.

A assessora diz que os suinocultores podem voltar a ganhar com a redução do preço da saca, que em alguns lugares do estado já vale R$ 12,00, mas que é preciso analisar o que pode acontecer nas próximas safras. “Os suinocultores não podem esquecer do que aconteceu há dois anos, quando em um ano a saca estava cotada a até R$ 7,00, devido ao excesso de produção, e no próximo ano, quando não tinha milho no mercado e os preços voltaram a subir novamente”, disse.

Preço Mínimo:

Outra proposta que será analisada pelo Ministério da Agricultura é a possibilidade da criação de um preço de referência para o milho como foi feito com o leite. “Seria o modelo da Conseleite – um programa do Paraná que estuda um preço de referência para o litro de leite – para a suinocultura”, explica.

Akira é atendido com recursos para combate a Leishmaniose

0

06/06/2003 14h47 – Atualizado em 06/06/2003 14h47

O deputado estadual Akira Otsubo está sendo atendido pelo Governo, em indicação de sua autoria, do dia 20 de maio último. “Esta Secretaria de Estado de Saúde está viabilizando recursos próprios para que não sofra interrupção das ações de combate à Leishmaniose no município de Três Lagoas”, informou ontem (05/6) oficialmente ao Gabinete do parlamentar, o secretário João Paulo Barcellos Esteves.

Em sua solicitação pelo município de Três Lagoas, Akira havia demonstrado a preocupação com o avanço da doença entre a população, rogando urgência na alocação de recursos para continuidade do Programa de Controle e Combate à Leishmaniose.

Leilão de Gado de Corte em Nioaque

0

06/06/2003 14h26 – Atualizado em 06/06/2003 14h26

A nova diretoria do Sindicato Rural de Nioaque, que tomou posse no mês de

abril, está movimentando a classe ruralista daquela região.

No dia 14 de junho será realizado um leilão de gado de corte reunindo

diversos produtores do município e região. Já estão confirmados 500 cabeças

de fêmea e macho para recria.

O leilão vai acontecer no Tatersal da Chácara Cambaqüa, à partir das 12h00,

quando será servido o almoço e em seguida começa o leilão.

A expectativa do presidente do Sindicato Rural de Nioaque, Márcio Flávio

Pinheiro é reunir os criadores para uma grande confraternização, oferendo

uma grande oportunidade de negócios.

Agrônomos escolhem hoje nova diretoria

A “Agronomia Construtiva” é a única chapa que concorre pela Associação dos

Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso do Sul (Aeams) hoje (06). Wilson Roberto

Gonçalves, da Tesha Consultoria Agronômica e Jurídica, deve ser o presidente,

com mandato até 2005. Devem fazer parte da diretoria, Abrahão Malulei Neto,

da Águas de Campo Grande, como vice-presidente de Política Profissional;

Ademir Hugo Zimmer, da Embrapa Gado de Corte, como vice-presidente de

Assuntos Técnico Científico; e Luiz Carlos Lopes Ferreira, da Três A Rural

Consultoria, como vice-presidente de Assuntos do Interior.

O assessor de agricultura da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de

Mato Grosso do Sul), Laurindo Petelinkar, que já foi presidente da Aeams

compõe a chapa como primeiro-secretário. Anderson Cesconetto, também

engenheiro agrônomo da entidade, também deve integrar a nova diretoria como

primeiro-secretário.

MS é destaque em feiras mundiais

0

06/06/2003 14h17 – Atualizado em 06/06/2003 14h17

A qualidade da carne e do couro, a abundância de produtos agrícolas e as belezas naturais de Mato Grosso do Sul encantaram expositores e visitantes de duas grandes exposições industriais da Europa: a Feira Interzoom, de Ligna, na Polônia e a Exposição Internacional de Hannover, na Alemanha, realizadas entre os dias 21 e 30 de maio.

“A repercussão foi melhor do que se esperava”, admite o superintendente estadual de Indústria e Comércio, Washington Valente. Os produtos sul-matogrossenses que mais chamaram a atenção em Ligna e Hannover foram a madeira, o mármore e o eco-turismo.

É a primeira vez que Mato Grosso do Sul se faz representar na Feira Industrial de Hannover, que neste ano reuniu cerca de 1,8 mil expositores de todo o mundo, segundo Valente. Em setembro, a cidade sedia outro evento, desta vez voltado exclusivamente para o turismo, do qual Mato Grosso do Sul já vem participando há alguns anos. A feira de Ligna reuniu empresários no setor de móveis e madeira.

Fonta: RMT Online

Palocci diz que declarações de Alencar são contribuições, não críticas

0

06/06/2003 14h06 – Atualizado em 06/06/2003 14h06

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, reuniu-se esta manhã com o vice-presidente da República, José Alencar, no Palácio do Planalto. A reunião durou uma hora e meia. A audiência tinha sido pedida pelo ministro. Diante dos jornalistas, os dois se preocuparam em mostrar entrosamento.

  • Nós estamos rigorosamente afinados, no mesmo barco. Assino qualquer medida posta pelo ministro Palocci, que é um craque, um homem de bem. Não tenho dúvida de que o Brasil está muito bem entregue – disse Alencar.

O ministro também foi diplomático:

  • Tivemos extensa e agradabilíssima conversa sobre as necessidades de desenvolvimento do Brasil. Vocês sabem o quanto admiro o presidente José Alencar, o quanto ele tem sido importante para o nosso governo, o nosso conhecimento e para somar esforços no grande desafio do crescimento econômico que o Brasil tem neste momento – afirmou.

Indagado sobre as críticas do vice à política econômica, Palocci respondeu:

  • Que críticas? Sempre considerei que as palavras do nosso vice não são críticas, mas contribuições para o debate que é necessário para o Brasil.

Pouco antes do encontro, Palocci afirmara que estava indo conversar com Alencar porque ele é seu amigo. Perguntado se daria um puxão de orelha no vice, o ministro brincou:

  • Imagina eu dar um puxão de orelha no vice-presidente. Vou conversar com ele porque ele é meu amigo.

Depois de se despedir do ministro e antes de seguir para o almoço, Alencar repetiu suas críticas aos juros altos e voltou a dizer também que a decisão sobre os juros deve ser política e não técnica. Segundo ele, O Brasil precisa crescer, mas nessas condições isso não é possível. Alencar afirmou ainda que está procurando ajudar o Brasil a sair dessa situação e que a opinião sobre os juros não é só dele, mas de todo o país.

Ontem, o vice-presidente já tinha dito estar indignado com as taxas cobradas pelos bancos e chamou-as de despropositadas, surrealistas e absurdos.

Fonte: Globo News

Grávidas de meninos têm mais fome, diz pesquisa

0

06/06/2003 14h00 – Atualizado em 06/06/2003 14h00

Mulheres grávidas de meninos tendem a sentir mais fome do que as que esperam meninas, de acordo com uma pesquisa da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

A conclusão corrobora a teoria de que fetos masculinos demandam mais energia das mães e têm maior tendência a desenvolver problemas se não receberem nutrição adequada durante a gestação.

Esse fenômeno continua depois do nascimento – os homens, em geral, seriam mais vulneráveis do que as mulheres à maioria das doenças e riscos presentes no ambiente, por toda a vida.

Os pesquisadores analisaram as dietas de 244 mulheres grávidas que eram atendidas em um grande hospital de Boston, nos Estados Unidos. Eles descobriram que as grávidas de meninos consumiam, em média, 10% mais calorias do que as que esperavam meninas.

Mais alimentos

Em média, as mulheres grávidas de meninos consumiam 8% mais proteína, 9% mais carboidratos, 11% mais de gordura animal e 15% mais de gordura vegetal.

Os pequisadores sugerem que o bebê menino pode liberar secreções químicas de seus testículos em desenvolvimento, que estimulam a mãe a aumentar o consumo de calorias.

O pesquisador-chefe, Dimitrios Trichopoulos, disse que a razão dessa diferença parece ser, simplesmente, o fato de bebês meninos crescerem mais dentro do útero do que as meninas.

Os meninos, em média, têm tendência a pesar 100 gramas a mais do que as meninas no nascimento.

Segundo o professor Trichopulos, “é triste, mas há discriminação na natureza”.

“Por razões evolucionárias – como ter que competir pela preferência das mulheres – os homens têm que ser maiores do que as mulheres e esse fenômeno começa no útero.”

Ele acrescentou que todas as mulheres grávidas devem tentar manter uma dieta balanceada, e aconselhou-as a não se preocupar com sua dieta por causa do sexo da criança.

“É o embrião que sinaliza para a mãe, e não o contrário.”

Polêmica

A tese, porém, não tem unanimidade na comunidade científica.

Gordon Smith, do departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade de Cambridge, disse que os pesquisadores podem ter entendido mal os resultados.

“A presunção é que a dieta é afetada pelo sexo do bebê, mas pode ser que o sexo do bebê seja determinado pela alimentação.”

Smith disse que há estudos que mostram que ratas com uma alimentação rica em gordura têm mais chance de ter filhotes machos.

E mulheres com doenças no sistema digestivo têm mais filhas do que filhos.

Ele também argumentou que as bebês-meninas são mais robustas, o que aumenta a chance de sobrevivência delas mesmo quando a nutrição materna é limitada.

Fonte: BBC Brasil

A rapidez e a eficiência dos Correios a serviço da população

0

06/06/2003 09h29 – Atualizado em 06/06/2003 09h29

Em 2003, 9,8 milhões de pessoas irão requisitar o CPF direto nas agências dos Correios. Projeto-piloto prevê a redução pela metade do tempo gasto na entrega do documento.

Desde 28 de março, um projeto-piloto põe a tecnologia digital a serviço da agilidade na expedição do Cadastro de Pessoa Física (CPF), o CPF On-Line.

Até o final de 2003, todas as agências dos Correios estarão aptas fazer a entrega dos documentos na metade do tempo gasto atualmente.

O sistema opera com um banco de dados central conectado aos uichês das agências, o que elimina o formulário de papel. O cliente vai à agência munido de carteira de dentidade,comprovante de residência e título de eleitor. O atendente confere a documentação, capta e insere as informações no banco de dados. Trata-se de um avanço importante, uma vez que o fluxo on-line é mais econômico e veloz do que o trâmite postal físico, além de ter menos extravios.

A nova solução tecnológica reduz os problemas derivados de erros no preenchimento e/ou digitação do formulário. “Em caso de erro, tínhamos de comunicar ao cliente para que voltasse à agência a fim de corrigir a informação, para só então continuarmos o processo. Agora, a pessoa confere na hora o que está sendo enviado à Receita Federal”, explica Alessandra Ferrari Weber, chefe de Divisão de Vendas no Varejo dos Correios. No caso de solicitações indeferidas, o interessado é notificado imediatamente. Pelo procedimento antigo, o cliente só recebia esse aviso dias depois, por meio de carta que o orientava a procurar pessoalmente a Receita Federal antes de insistir no pedido do CPF.

Um dia depois de ter sua solicitação protocolada, a pessoa já pode consultar o número de seu CPF na Internet, nos sites www.correiosonline.com.br ou www.receita.fazenda.gov.br. O cartão fica pronto em sete dias úteis a partir da solicitação. Antes eram necessários 15 dias úteis. O serviço atende a quem deseja tirar o CPF, emitir segunda via, alterar dados cadastrais ou regularizar sua situação perante a Receita.

A parceria entre Correios e Receita Federal na expedição do CPF começou em 1992. As agências postais distribuem o formulário de solicitação do documento, orientam os clientes sobre como preenchê-lo e se responsabilizam pelo seu envio para a Receita. Em 2000, a assinatura de um convênio ampliou a participação dos Correios, que passaram também a assumir a entrega dos CPFs em domicílio. Em 2001, 15 milhões de documentos foram distribuídos dessa maneira. No ano passado, os Correios entregaram 9,8 milhões de CPFs, média que deve ser mantida em 2003 e que corresponde a 60% do total anual expedido pela Receita.

Até o fim do ano, 11 mil empregados dos Correios serão treinados por meio de um software desenvolvido em colaboração com a Universidade Correios. Além dos Correios, as redes de atendimento do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal também integram o projeto CPF On-line.

Presidente do Sindicato rural vai à Câmara agradecer apoio

0

06/06/2003 09h04 – Atualizado em 06/06/2003 09h04

A exemplo do que fez a presidente do Sinted, o presidente do SindicatoRural de Três Lagoas, médico e pecuarista Domingos Martins de Souza,compareceu na sessão ordinária de terça-feira (03) da Câmara Municipal, para agradecer à Casa de Leis pelo importante apoio que tem dispensado à entidade, apoio este, que beneficia diretamente os produtores rurais do município.

Graças à intervenção do Legislativo, através do presidente Valdomiro Aguirre, pelo menos, duas importantes conquistas já foram contabilizadas pelo Sindicato Rural. A primeira trata-se da recuperação da Rodovia Três Lagoas/Inocência cujas obras deverão ser iniciadas no segundo semestre deste ano. Esta antiga reivindicação dos produtores rurais só foi possível depois

que Aguirre reuniu em seu gabinete o senador Delcídio do Amaral, o deputado estadual Jerson Domingos e os presidentes dos sindicatos rurais de Três Lagoas e Inocência. Conforme prometeu na reunião, o deputado Jersonapresentou emenda na Assembléia Legislativa incluindo a obra no plano do Fundersul. Provavelmente no mês que vem, já deverá ser feita a licitação para a escolha da empreiteira encarregada de executar os serviços.

Há oito anos na diretoria Sindicato, o médico revelou ser esta a primeir avez que a entidade é atendida pela Câmara. “Nós só obtivemos esta vitória graças à Câmara, na pessoa do seu presidente Aguirre e da vereadora Márcia Moura, que não mediram esforços em lutar pela nossa causa”, declarou o sindicalista, agradecendo em nome do Sindicato Rural e de todos os produtores da região.

A outra conquista da classe diz respeito à verba de R$ 20 mil que a Câmaraau torizou a prefeitura repassar ao Sindicato Rural, para auxiliar narealização da “XXVI Exposição Agropecuária e Industrial de Três

Lagoas”, que ocorrerá entre os dias 13 e 22 de junho.Segundo Domingos,a feira é a segunda do Centro Oeste em exposição de animal, perdendo apenas

para Goiânia.

Final da Copa Interglebas será domingo

0

06/06/2003 08h47 – Atualizado em 06/06/2003 08h47

O Favo de Mel e a Madeireira Comap disputam no domingo (8-06) a grande final da II Copa Interglebas de Futebol Suíço de Itaquiraí (Setor Santa Rosa). A semifinal foi disputada no final da semana passada entre as equipes Cerro Azul que perdeu de 4 a 1 para o Favo de Mel, e Juventude que perdeu de 1 a 0 para a Comap. Com estes resultados, Cerro Azul e Juventude disputam o terceiro lugar.

A final da Interglebas no Santa Rosa está sendo aguardada com muito expectativa. Os organizadores estão preparando uma grande festa que será prestigiada pelas principais autoridades de Itaquiraí, entre elas o prefeito Edson Vieira (Eid), gerentes municipais, vereadores e lideranças dos assentamentos. De acordo com o regulamento, independente do resultado do jogo, o campeão e vice-campeão receberão como incentivo um fardamento completo (do nº 1 ao 16). O prefeito Eid ainda prepara um prêmio surpresa para o final do jogo.

A COMPETIÇÃO

A II Copa Interglebas é uma realização da Prefeitura de Itaquiraí com organização da Gerência de Educação através do Núcleo de Esportes. Para facilitar o desenvolvimento da competição as equipes foram divididas em dois setores distintos: Setor Santa Rosa/Boa Sorte e Setor Indaiá/Sul Bonito.

No Setor Santa Rosa a copa foi iniciada em 9 de março com a participação de 14 equipes. As rodadas disputadas registraram um total de 139 gols. Na contagem geral de pontos e em consonância com o regulamento os quatros primeiro colocados são: 1º Juventude com 15 pontos; 2º Cerro Azul com 14 pontos; 3º Madeireira Comap com 16 pontos e 4º Favo de Mel com 15 pontos.

PREMIAÇÃO

O gerente de Esportes, João Leite (Ligueira) confirma que receberão troféus as equipes que ficarem em 1º, 2º e 3º lugares, além de medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente. O artilheiro e goleiro menos vazado também serão premiados com troféu. Até agora disputam a artilharia os atletas Emerson F. de Souza (Madeireira Comap) e Jorge Paulo Ferreira (Juventude) cada um com 4 gols. O goleiro menos vazado da Copa Interglebas no Setor Santa Rosa é Nivaldo Torres que sofreu apenas 6 gols durante toda a competição.

Apreendidas 31 toneladas de sorgo sem nota fiscal

0

06/06/2003 08h40 – Atualizado em 06/06/2003 08h40

Policiais Rodoviários federais apreenderam na noite de ontem, por volta de 22h40, um caminhão com 31 toneladas de sorgo sem nota fiscal. A apreensão ocorreu na região de Paranaíba, na BR-158.

O motorista Edes Binkoski Krupek, que transportava o sorgo no caminhão de placa AET-7972 (PR), foi encaminhado com a carga para o posto fiscal e Alencastro, na região. O dono da carga, Moacir Ivaldo Chrestani, estava junto e também foi encaminhado ao serviço de fiscalização tributária.

Passageiro detido em ônibus com 15 quilos de maconha

0

06/06/2003 08h26 – Atualizado em 06/06/2003 08h26

Charles Adalberto Santine, de 22 anos, foi detido ontem pela Polícia Rodoviária Federal com 15 quilos de maconha. A droga estava em uma mochila no bagageiro de um ônibus da empresa Motta.

A apreensão ocorreu na BR-163, em Dourados. A maconha estava distribuída em 8 tabletes. O rapaz e a droga foram encaminhados para a Polícia Federal.

Novos Promotores de Justiça assumem hoje

0

06/06/2003 08h17 – Atualizado em 06/06/2003 08h17

Os 12 novos promotores de Justiça Substitutos, aprovados em concurso público, serão empossados hoje em Campo Grande.

A sessão solene será realizada no auditório Desembargador Leão Neto do Carmo, no Tribunal de Justiça, no Parque dos Poderes, na Capital. O evento acontece a partir das 17 horas.

Os novos promotores que serão empossados são: Fabricio Proença de Azambuja, Eduardo Franco Cândia, Tiago Di Giulio Freire, Paula da Silva Volpe, Antenor Ferreira de Rezende Neto, Leticia Rossana Pereira Ferreira, Daniela Cristina Guiotti, Jose Marcio Rossetto Leite, Marcus Vinicius Tieppo Rodrigues, Gerson Eduardo de Araújo, Marcos Roberto Dietz e Gevair Ferreira Lima Junior.

Zeca assina nota de agradecimento às polícias estaduais

0

06/06/2003 08h05 – Atualizado em 06/06/2003 08h05

O governador Zeca do PT e o secretário de Justiça e Segurança Pública, Dagoberto Nogueira Filho, assinam nota de agradecimento às polícias Civil e Militar publicada na capa do Diário Oficial. A referência elogiosa também é extensiva aos policiais envolvidos na elaboração do projeto de integração das polícias.

Na nota às corporações, Zeca e Dagobeto destacam a redução dos índices da violência em 2002, colocando o Estado em 17º no País em número de ocorrências. São ressaltados os números dos três primeiros meses de 2003, que são menores ainda, conforme a nota.

O trabalho e dedicação dos policiais para dar um nível de segurança à população são elogiados. A nota aos policiais civis e militares é encerrada com um agradecimento.

Na outra nota, à equipe que analisou a integração, é citada a unificação de esforços como uma forma de fortalecer as ações policiais. “Estamos dando um passo histórico e decisivo para as futuras gerações”, encerra a nota.

Mostra de Instrumentos de Tortura termina hoje

0

06/06/2003 08h01 – Atualizado em 06/06/2003 08h01

Cerca de 10 mil pessoas já visitaram a Mostra Internacional de Instrumentos Medievais de Tortura, que termina hoje em Dourados. Aberta ao público desde o dia 14 de maio, o evento será encerrado hoje com uma palestra do professor doutor, Franco Gentilli, da Universidade de Parma, na Itália, que falará sobre a “Evolução do Sistema Carcerário – da Idade Média até os dias de hoje”.

A palestra é aberta ao público e acontece no anfiteatro do CEUD, com entrada franca.

A mostra atraiu pessoas de várias cidades da Grande Dourados e da Fronteira e despertou a curiosidade e o debate em relação como pena de morte e o Código Penal.

Para o universitário do Curso de Turismo, Cristiano Stranieri de 23 anos, que visitou a mostra duas vezes, a tortura é uma pratica que não ficou restrita à Idade Média e que perdura até hoje. “A única diferença é antes era feita em praça pública e as pessoas ficavam sabendo de que forma as pessoas eram punidas. Hoje acontecem fatos até piores e fica tudo às escondidas”, disse o universitário que no domingo levou a namorada para ver os aparelhos de tortura.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.