14 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 14070

Deputados derrubam veto e criam Certificado Agrícola em MS

0

05/06/2003 15h09 – Atualizado em 05/06/2003 15h09

O deputado estadual Maurício Picarelli (PTB) conseguiu convencer os deputados a derrubarem o veto do governador ao projeto que cria o Certificado de Qualidade Agrícola.

A derrubada do veto foi conseguida com o apoio dos parlamentares da base de sustentação do governo. Segundo Picarelli, esse certificado será concedido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e garantirá a qualidade da produção agrícola de Mato Grosso do Sul.

Governo e telefônicas entram em acordo; tarifas não serão indexadas

0

05/06/2003 15h07 – Atualizado em 05/06/2003 15h07

Depois de quase quatro horas de reunião, o Governo Federal e as empresas de telefonia fixa chegaram a um consenso sobre mudanças nos contratos de concessão para o reajuste das tarifas de telefonia a partir de 2006.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros Antonio Palocci (Fazenda), Miro Teixeira (Comunicações), José Dirceu (Casa Civil), Luiz Gushiken (Secretaria de Comunicação) e representantes da Telefônica, Telemar e Brasil Telecom decidiram, em reunião no Palácio do Alvorada, que os novos contratos não vão indexar o reajuste das tarifas de telefonia ao Índice Geral de Preços de Disponibilidade Interna (IGP-DI).

Os novos contratos vão criar uma empresa modelo com base nos lucros das empresas de telefonia, definindo um preço no reajuste menos fator de produtividade calculado pela empresa modelo. – As empresas entenderam as razões do Governo.

A economia brasileira não suporta essas indexações, que estão acelerando a inflação e penalizando os consumidores – enfatizou Miro Teixeira. O ministro disse que o presidente Lula vai assinar decreto com as novas regras para os reajustes de telefonia fixa que entrarão em vigor em 2006 – quando os novos contratos passarão a ter valor.

O deputado Walter Pineiro (PT/BA) também participou do encontro e disse que o decreto deve sair até o fim deste mês. Enquanto as novas regras não entram em vigor, o governo vai continuar as discussões para tentar encontrar mecanismos que impeçam um reajuste muito elevado das tarifas de telefonia.

Miro Teixeira adiantou que amanhã vai se encontrar com Antonio Palocci para definir as medidas nesse sentido. – Queremos chegar a um acordo para o reajuste das tarifas este ano, que ocorrerá no mês de julho – ressaltou o ministro Miro Teixeira.

Fonte: Agência Brasil

Pagode e dança animam a praça Ary Coelho na sexta-feira

0

05/06/2003 15h01 – Atualizado em 05/06/2003 15h01

Com a apresentação do grupo de pagode Moleque & Cia, acontece amanhã, às 18 horas, mais uma edição do projeto “Arte na Praça”, que acontece todas às sextas-feiras, na Praça Ari Coelho.

O conjunto musical, liderados pelo vocalista Rômulo, já é figura carimbada no evento. Esta edição do projeto terá também show do grupo de dança Arte e Cia. A realização do evento é da Prefeitura de Campo Grande.

MS fecha maio com déficit na balança de US$ 200 mil

0

05/06/2003 14h58 – Atualizado em 05/06/2003 14h58

Depois de quatro meses com consecutivos saldos positivos Mato Grosso do Sul fechou maio deste ano com saldo da balança comercial negativo em US$ 200 mil, segundo divulgou hoje a Seplanct (Secretaria de Estado de Planejamento e de Ciência e Tecnologia ) com base em dados do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). No mês de maio o Estado exportou US$ 40,51 milhões, maior parte em soja e carnes, a exemplo dos outros meses, enquanto importou US$ 40,71 milhões.

Desse total 71,88% foram destinados a compra do gás natural boliviano, por isso, explica o coordenador de Estudos Econômicos da Seplanct, Gilson Lomba, não significa necessariamente negócios de Mato Grosso do Sul. “O gás natural boliviano abastece vários Estados, mas é contabilizado como importação sul-mato-grossense porque é por aqui que ele entra”, explica. Ao longo dos cinco primeiros meses deste ano o saldo da balança comercial de Mato Grosso do Sul é positivo em US$ 11,4 milhões. De janeiro a maio foram vendidos a outros Países US$ 181,58 milhões e importados US$ 170,11 milhões. Comparando com o mesmo período do ano passado foi registrado um crescimento de 28,19% nas exportações.

Identificada mulher vítima de tiro hoje em Campo Grande

0

05/06/2003 14h49 – Atualizado em 05/06/2003 14h49

Zeni Eugêni Gomes, foi atingida na manhã de hoje com 4 tiros na cabeça por seu esposo, Sidney Santos Franco, 34 anos. Segundo a Polícia Militar Zeni foi encaminhada para a Santa Casa. No início da manhã Sidney Santos teria atirado em sua esposa e, arrependido, entrou em contato com a PM. O crime acontece próximo ao campus Agrário da Uniderp, na Chácara dos Poderes. Segundo a PM, apesar dos tiros, a vítima continua com vida.

Walter Hora destaca ampliação do PS do Izidro Pedroso

0

05/06/2003 14h45 – Atualizado em 05/06/2003 14h45

O vereador Walter Hora, líder da bancada do PPS na Câmara Municipal de Dourados, esteve vistoriando esta semana os serviços de reforma do posto de saúde do conjunto residencial Izidro Pedroso. As obras estão sendo executadas com recursos do Governo do Estado e da Prefeitura de Dourados. Ele esteve acompanhado de sua assessoria e de Valter Benites Júnior, assessor do deputado federal Geraldo Resende (PPS), que quando esteve à frente da Secretaria de Estado de Saúde se empenhou pela viabilização desses recursos.

O vereador espera que após reforma e ampliação do prédio, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, possa ampliar também o atendimento à população, “pois hoje essa unidade, além do Izidro Pedroso atende também moradores do Parque dos Coqueiros, Nova Dourados, Terra Roxa, Canaã III, Jardim Colibri e outros”.

Atualmente o posto conta com dois clínicos gerais, um ginecologista, um pediatra e um dentista, “entretanto, para melhorar o atendimento, seria necessária a designação de mais um pediatra, um ginecologista e um dentista. Walter lembrou que desde que assumiu uma cadeira na Câmara vinha lutando pela reforma e ampliação dessa unidade de saúde. Segundo ele, foram várias gestões junto às autoridades constituídas, através de indicações e requerimentos.

Rosimary Oliveira Marques, coordenadora do posto, disse que a comunidade está satisfeita porque está vendo mais uma reivindicação sendo atendida. Hora observou que o papel do vereador é cobrar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.

Esgoto:

Outra luta do vereador Walter Hora é pela redução da tarifa de esgoto. Segundo ele, no Izidro Pedroso a Sanesul cobra a tarifa de esgoto valor correspondente a 70% do valor da água consumida, e a comunidade está se mobilizando com vista redução da tarifa. Ele diz que a população daquela região aderiu em massa a esse movimento, através de abaixo-assinado que será entregue em audiência ao diretor-presidente da Sanesul, Antonio Carlos Navarrete.

FOFOCA: Hebe Camargo recebe homenagem

0

05/06/2003 14h41 – Atualizado em 05/06/2003 14h41

Na noite da última quarta-feira, dia 4, Hebe Camargo foi homenageada na UniFIAM (Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado), com o título de Professora Honoris Causa.

A apresentadora do SBT ficou emocionada com a homenagem, que também foi oferecida para o jornalista Domingo Alzugaray, diretor responsável pela Editora Três. O auditório da universidade ficou lotado para prestigiar Hebe Camargo. O Ministro Marco Aurélio Mello, Presidente do Supremo Tribunal, foi um dos convidados a comparecer à cerimônia e fez um discurso que deixou a homenageada encabulada.

“Agora sei porque o presidente Lula chorou quando recebeu seu primeiro diploma. Este também é o meu primeiro diploma”, disse a apresentadora. “Dizia para todo mundo que meu sonho era ser professora. Hoje sou uma mulher bem sucedida e tudo o que conquistei consegui com meu trabalho, mas foi o povo que me colocou onde estou. Sou a porta-voz deles e vou honrar esta homenagem”, completou Hebe em seu discurso emocionado.

Hebe Camargo dedicou o título ao pai.

FOFOCA: Solange Gomes aumenta prótese de silicone e faz lipoescultura

0

05/06/2003 14h37 – Atualizado em 05/06/2003 14h37

A modelo Solange Gomes, ex-Banheira do Gugu, fez mudanças no visual. Ontem, 4, ela colocou 375ml de silicone para aumentar os seios e fez lipoescultura em várias partes do corpo. Solange revelou para a reportagem de OFuxico que não estava muito feliz com sua aparência.

“Estou me sentindo bem apertada. Fiquei na mesa de cirurgia umas sete horas, mas demorou porque além da troca de prótese tinha outros detalhes para resolver. Queria fazer lipoescultura há muito tempo e só agora tive confiança. Acho muito importante cuidar do corpo e eu já estava meio insatisfeita com o meu. Troquei a prótese de silicone, que antes era de 240ml, porque de tempos em temposeste procedimento é necessário. Acho que vou ficar mais bonita”.

Solange já está em casa, em repouso. Dentro de 15 dias, ela volta ao batente.

Fonte: O Fuxico

Após críticas, juiz faz desafio a Kirchner na Argentina

0

05/06/2003 14h30 – Atualizado em 05/06/2003 14h30

O presidente da Suprema Corte argentina, Julio Nazareno, desafiou o governo de Néstor Kirchner a realizar um referendo para decidir se é necessário reformar a instituição.

A declaração é uma resposta às críticas feitas na quarta-feira pelo presidente, que pediu ao Congresso que remova todos os juízes do tribunal.

Kirchner não mencionou a possibilidade de um referendo, mas analistas acreditam que o governo está considerando esta alternativa.

Na opinião de Kirchner, os atuais juízes são parciais e exercem pressão política com seus veredictos.

Resposta:

Segundo correspondentes, Kirchner, que assumiu a Presidência há dez dias, quer a troca na Suprema Corte porque muitos dos juízes têm fortes ligações com o ex-presidente Carlos Menen.

A instituição é mal vista pelos argentinos por ter apoiado os impopulares planos econômicos de Menem, nos anos 90.

O presidente do tribunal afirmou que teria uma reunião com os outros juízes, nesta quinta-feira, para decidir como o grupo vai reagir.

Nazareno esteve no centro dos ataques de Kirchner. Ele foi um dos juízes nomeados por Menem, quando o ex-presidente elevou o número de membros da instituição de cinco para nove.

O gesto deu início a uma série de acusações de que o tribunal era favorável a Menem, que teria uma “maioria automática” entre os juízes.

Ipea prevê crescimento menor neste ano

0

05/06/2003 14h24 – Atualizado em 05/06/2003 14h24

RIO – O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta quinta-feira suas novas projeções para a economia brasileira neste ano. A estimativa para o crescimento do PIB, que antes era de 1,8%, caiu para 1,6%. No entanto, para 2004 a expansão do PIB deve ser de 3%, estimativa acima dos 2,8% que o Ipea previa até então.

Também a estimativa para a inflação medida pelo IPCA foi reduzida pelo instituto, passando de 12,6% para 11,5%. A previsão é mais otimista do que a do próprio mercado financeiro que, pelo consenso apurado pelo Banco Central no Boletim Focus, espera alta de 12,17% para o IPCA em 2003.

De acordo com o coordenador do Grupo de Acompanhamento Conjuntural do IPEA, Paulo Levy, a média da taxa Selic calculada com base nos três últimos meses deste ano resultaria em uma taxa média de 22,5%. Em sua avaliação, ao final de dezembro a Selic poderá estar em 22% ao ano.

O economista frisa que o Ipea não faz previsão para juros, mas apenas usa uma estimativa para fundamentar as outras projeções da entidade.

No entanto, Levy recusou-se a arriscar um palpite para a próxima reunião do Copom, marcada para os dias 17 e 18 de junho. Mas, no Boletim de Conjuntura 61, o Ipea trabalha com a Selic em 26,5% na média deste segundo trimestre.

Para o câmbio médio do ano, o Ipea reduziu sua previsão de R$ 3,50 para R$ 3,20.

Pesquisadores americanos testam internet ultra-rápida

0

05/06/2003 14h21 – Atualizado em 05/06/2003 14h21

Novos testes de pesquisadores americanos com protocolos de comunicação em rede conseguiram triplicar a velocidade de transmissão de dados na internet.

Cientistas acreditam que o desenvolvimento de sistemas ultra-rápidos pode fazer essa velocidade chegar a ser 6 mil vezes maior do que a que se consegue atualmente.

O segredo para tal aceleração será uma mudança na forma como a informação é enviada pela rede mundial e na maneira que os computadores decidem que velocidade será utilizada para despachar os dados.

O sistema Fast TCP está sendo desenvolvido por Steven Low e sua equipe do Instituto de Tecnologia da Califórnia (CalTech).

Pacotes:

Hoje em dia, quando um computador envia dados pela internet, ele primeiro os divide em pacotes menores antes de despachá-los.

Antes que o próximo pacote seja enviado, o computador aguarda um sinal de que o anterior chegou bem ao seu destino. Se tiver ocorrido algum problema, o computador reenvia o mesmo pacote outra vez em uma velocidade menor.

Com isso, a entrega dos pacotes é assegurada, mas isso também possibilita que pequenos problemas no caminho provoquem grande lentidão nas velocidades de transmissão.

O sistema Fast TCP evita esses problemas monitorando constantemente o tempo de transmissão de dados entre dois pontos determinados.

Isso possibilita que os dados “viajem” sempre na velocidade máxima suportada pelo cabo, aumentando a velocidade que a informação pode ser enviada.

Superconexão:

Os primeiros testes do Fast TCP aconteceram em novembro do ano passado, com a comunicação entre dois pontos: na Califórnia, nos Estados Unidos, e em Cern, próximo a Genebra, na Suíça.

Os protocolos de rede existentes atualmente suportam, em média, uma velocidade de 266 megabits através da conexão de 10 mil quilômetros.

O Fast TCP, por sua vez, suporta uma velocidade média de 925 megabits por segundo.

A equipe californiana disse à revista New Scientist que, ao conectar dez sistemas Fast TCP, a taxa de transmissão de dados chegou a 8,6 gigabits por segundo, ou seja, milhares de vezes mais rápido que o normal.

Os pesquisadores da CalTech dizem que a tecnologia Fast TCP pode ser embutida na atual infra-estrutura da rede, o que significa que em breve poderia entrar em uso.

Meligeni anuncia oficialmente sua aposentadoria

0

05/06/2003 14h13 – Atualizado em 05/06/2003 14h13

Agora é oficial. Fernando Meligeni, 32 anos, confirmou nesta quinta-feira que decidiu encerrar a carreira profissional. O tenista anunciou que vai disputar apenas mais uma competição: os Jogos Pan-Americanos, em agosto na República Dominicana. E Fininho sonha em voltar com uma medalha.

  • Todo mundo sabe que eu dou o sangue pelo Brasil. Gosto de representar o país, visto a camisa mesmo e lá não vai ser diferente – disse.

O tenista explicou o principal motivo da sua retirada das quadras.

  • Superei o meu limite em 1999, quando alcancei a 25ª posição do ranking mundial, com muito trabalho e superação. Hoje sei que não tenho mais condições de chegar ou ultrapassar isso. E para mim não interessa continuar jogando para ganhar uma ou duas rodadas – disse.

Meligeni garantiu que não vai abandonar o tênis.

  • É uma coisa que vem sendo pensada há muito tempo. Tudo chega ao fim. Parei de jogar profissionalmente, mas continuo jogando tênis, que é o esporte que eu gosto. Tem hora que o corpo e a cabeça pedem para fazer outras coisas. Sei que tem muita gente triste com a minha decisão, principalmente minha família. Mas é uma decisão pensada, coerente e acho que vou ser feliz nas próximas coisas que vou fazer – disse Meligeni.

Após a participação no Pan, o tenista pretende organizar um torneio, que levará o seu nome, para tenistas entre 10 e 18 anos.

  • Temos que ajudar a molecada. Não tem lugar para a galera treinar. O que eu puder fazer para ajudar vou fazer – disse ele.

A decisão de deixar o tênis profissional acabou precipitada pelo mau desempenho em Roland Garros. Meligeni foi eliminado na primeira rodada do qualifying e não conseguiu se classificar para o segundo Grand Slam do ano, do qual participava de forma ininterrupta desde 1993. Em 1999, foi semifinalista do torneio. Em outubro do mesmo ano, alcançou a melhor posição pessoal no ranking do tênis (25º lugar).

Em 2003, Meligeni disputou 14 partidas de simples em torneios de ATP, com seis vitórias e oito derrotas.

Fernando Meligeni, carinhosamente conhecido como document.write Chr(39)Fininhodocument.write Chr(39) por ser magro, nasceu em Buenos Aires (Argentina) em 1971 e se naturalizou brasileiro. O tenista iniciou a carreira profissional em 1990 e conquistou sete títulos de duplas e três de simples em torneios ATP: Bastad (Suécia-1995), Pinehurst (EUA-1996) e Praga (República Tcheca-1998).

Algumas das melhores atuações de Meligeni na carreira ocorreram em disputas da Copa Davis, quando ajudou o Brasil a conquistar vitórias em vários confrontos.

Hans Blix diz que não há evidências de armas no Iraque

0

05/06/2003 14h07 – Atualizado em 05/06/2003 14h07

O inspetor-chefe da ONU (Organização das Nações Unidas), Hans Blix, disse nesta quinta-feira que não foi encontrada nenhuma evidência da existência de armas de destruição em massa no Iraque.

Falando ao Conselho de Segurança da ONU pela última vez antes de se aposentar, no fim do mês, Blix afirmou que várias perguntas ficaram sem resposta no Iraque, mas que isso não significa necessariamente que o país possua o arsenal proibido.

“Não é justificado chegar a uma conclusão precipidada de que algo existe só porque não foi encontrado”, disse.

Os comentários de Blix acontecem em meio a questionamentos sobre a forma como os governos americano e britânico apresentaram as evidências sobre a suposta existência das armas iraquianas antes da guerra.

Inteligência:

Um ex-oficial do Departamento de Estado americano, Greg Thielman, disse em entrevista à BBC que as evidências apresentadas pelos Estados Unidos sobre a existência de armas no Iraque antes da guerra foram distorcidas.

Até setembro do ano passado, Thielman era encarregado de analisar as informações vindas de todas as fontes disponíveis no governo americano.

“A forma como outras áreas da comunidade de inteligência, como a CIA (o serviço secreto americano), embalaram as informações e as apresentaram aos seus superiores não pareceram sempre ser a mais objetiva”, disse Thielman.

“As evidências foram distorcidas e o público foi realmente enganado em assuntos que ajudaram a decidir sobre guerra e paz.”

Outros altos oficiais da área de inteligência, citados pelo jornal Washington Post, disseram que o vice-presidente Dick Cheney fez várias visitas à CIA no último ano para questionar análises sobre o suposto arsenal do Iraque e suas ligações com a rede Al-Qaeda.

Segundo eles, isso poderia pressionar alguns analistas a adaptar suas conclusões aos objetivos do governo de George W. Bush.

Revisão:

Na Grã-Bretanha, também surgiram mais dúvidas sobre a forma como o primeiro-ministro Tony Blair lidou com as informações recebidas dos serviços de inteligência sobre o Iraque.

“Uma fonte bem informada próxima ao serviço de inteligência britânico me disse que o governo retornou os rascunhos (do relatório sobre as evidências da existência de armas no Iraque) para o Comitê de Inteligência seis ou oito vezes com o pedido de que a linguagem fosse reforçada”, disse o correspondente da BBC, Barnaby Mason.

A fonte disse que o próprio Blair estaria envolvido nesse processo.

Em resposta, o governo britânico disse que não pressionou o serviço de inteligência para mudar o documento.

Papa completa na Croácia 100ª viagem internacional

0

05/06/2003 14h02 – Atualizado em 05/06/2003 14h02

O papa João Paulo 2º chegou à Croácia nesta quinta-feira, para uma visita de cinco dias ao país.

O papa, de 83 anos, está completando sua centésima viagem internacional. João Paulo 2º chegou à Croácia na cidade costeira de Rijeka, após um curto vôo vindo de Roma.

Na agenda do papa consta uma visita ao presidente croata, Stjepan Mesic, e também à histórica cidade de Dubrovnik.

Lá o pontífice vai beatificar a freira Marija Petrovic, uma religiosa que fundou a ordem Irmãs de Caridade, dedicada ao trabalho junto a crianças e pessoas pobres. A beatificação é o último passo no caminho da canonização.

Reconciliação:

A Croácia se preparou para a visita do papa espalhando fotos do pontífice em lojas, escolas e locais públicos.

A segurança também foi reforçada, e o trânsito, limitado nas cidades que o papa vai visitar.

Durante a viagem, João Paulo 2º também vai encontrar representantes da Igreja Sérvia Ortodoxa, numa tentativa de promover a reconciliação entre as igrejas.

Cerca de 80% da população croata é católica.

A expectativa é de que cerca de 500 mil pessoas compareçam as missas ministradas pelo papa nas cidades de Dubrovnik, Rijeka, Zada, Osijek e Djakovo.

João Paulo 2º já esteve anteriormente duas vezes na Croácia, desde que o país se tornou independente da Iugoslávia, em 1991.

Dólar fecha manhã abaixo de R$ 2,90. Bovespa sobe 0,90% no período

0

05/06/2003 13h58 – Atualizado em 05/06/2003 13h58

O mercado financeiro voltou a apresentar desempenho positivo e todos os ativos brasileiros terminaram a manhã desta quinta-feira com valorização. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) ignorou as quedas das bolsas americanas e encerrou o período em alta de 0,90%, com o Índice Bovespa oscilando em patamares inéditos no ano. O dólar voltou a testar o patamar dos R$ 2,90 e fechou a manhã cotado a R$ 2,889 na compra e R$ 2,894 na venda, com baixa de 0,85%. O C-Bond sobe 1,10% e atinge 91,43% do seu valor de face, derrubando o risco-país para 767 pontos-base.

Mais uma vez, fluxo cambial positivo, novas captações externas e notícias favoráveis no cenário político favoreceram a tranqüilidade do mercado. Depois de Bradesco (US$ 150 milhões) e Votorantim (US$ 180 milhões), hoje foi a vez do Banespa concluir captação de US$ 125 milhões no mercado internacional. A expectativa de ingresso de recursos vem inibindo as compras de dólares e a cotação cai há três dias. Além disso, o mercado continua a especular com a possibilidade de o governo promover nova captação externa, vendendo bônus globais.

A cotação atrativa atraiu empresas com obrigações no exterior ou necessidade de fazer document.write Chr(39)document.write Chr(39)hedgedocument.write Chr(39)document.write Chr(39) (proteção). Essa pressão gerou alguma volatilidade nos mercados futuro e à vista, mas foi absorvida pelo fluxo de recursos trazidos por exportadores. Na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), o dólar para liquidação em julho é cotado a R$ 2,935, com baixa de 0,81%.

No cenário político, o destaque do dia foi a aprovação do relatório da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ). A votação foi possível graças a um acordo da bancada governista com a oposição para encerrar as discussões em torno do texto. Os destaques ao documento ainda serão votados.

A Bovespa opera em alta há três pregões consecutivos e registra valorização de 22% no acumulado do ano. Telemar PN, ação mais importante do mercado brasileiro, tem alta de 2,01%. Entre as ações que fazem parte do Ibovespa, as maiores altas são de Tractebel ON (+4,2%) e Embratel Participações PN (+3,6%).

Meio Ambiente:MS tem 1,5milhão de hectares protegido

0

05/06/2003 13h55 – Atualizado em 05/06/2003 13h55

Mato Grosso do Sul tem 1.530.112,73 hectares (ha) protegidos em unidades de conservação, sendo 190.444 hectares de parques estaduais e 66.072 hectares de reservas particulares do patrimônio natural (RPPNs), além das estradas-Parque, monumentos naturais, áreas de preservação Ambiental (APA), parque nacional e parques municipais.

Para discutir as prioridades no meio ambiente o Governo Popular, por meio da Secretaria de Estado Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Meio Ambiente – Pantanal (Imap) esta realizando a Semana do Meio Ambiente, que teve inicio dia 02 e prossegue até o dia 07 de junho no auditório da Unaes, em Campo Grande onde estão acontecendo palestras e mesas-redondas sobre educação ambiental, resíduos sólidos, biodiversidade, queimadas e recursos hídricos.

Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Márcio Portocarrero, o desafio é desencadear um processo de discussão sobre as questões ambientais, levando as comunidades a reconhecerem suas responsabilidades com o meio em que vivem. “Como disse Thomas Lovejoy do Banco Mundial ‘a pobreza pode deteriorar o meio ambiente, mas um ambiente deteriorado também gerará pobreza´”, acrescenta Portocarrero.

Aspecto relevante no desenvolvimento de ações que visam à qualidade de vida relacionada ao meio ambiente em Mato Grosso do Sul é o Programa Pantanal. Estudos mostram que a realidade do saneamento básico no País é caótica, gerando graves conseqüências até mesmo à dignidade humana. Atento a isso governos estadual e federal, através do Programa Pantanal, o maior iniciativa de investimento em multiprojetos ambientais e de inclusão social em curso no Brasil, tem como uma de suas principais ações a implantação de sistemas de saneamento básico, que irá beneficiar 22 municípios de Mato Grosso do Sul, sendo que a primeira ação piloto será realizada em Bonito.

O Estado vem avançando com a criação da Primeira Vara Ambiental, visando à agilização dos processos e a instituição da lei que normatiza a pesca profissional e amadora por cota gradual, referência no Brasil e nos países vizinhos.

Assembléia faz sessão extraordinária para votar reajuste

0

05/06/2003 13h52 – Atualizado em 05/06/2003 13h52

Os deputados estaduais votam daqui a pouco em segundo turno, em sessão extraordinária, o projeto de reajuste de servidores estaduais e do Tribunal de Contas do Estado. Ela ocorre para que os projetos tenham a votação regular e já estejam aptos para sanção.

O projeto de reajuste do servidor estadual sofreu a alteração em um artigo, que antecipou de agosto para fevereiro o prazo final para apresentação pelo governo de um plano de cargos e carreiras. A antecipação foi cobrada pelo deputado Sérgio Assis, aceita pelo governo e aprovada pela Casa.

O projeto do TCE reajusta em 100% o valor da produtividade paga.

André chora ao entregar casas em loteamento social

0

05/06/2003 13h50 – Atualizado em 05/06/2003 13h50

Ao entregar 108 casas no projeto de desfavelamento do córrego Sóter, em Campo Grande, o prefeito André Puccinelli, chorou. Ele lembrou da miséria dos beneficiados durante o seu discurso e ficou emocionado. No local, a prefeitura investiu US$ 6,4 milhões, aplicados na construção das residências, canalização do córrego Sóter e prolongamento da Avenida Via Park. Os beneficiários serão removidos da antiga favela do Polonês, vizinha ao conjunto Giocondo Orsi.

CURIOSIDADE: Madonna quer fazer filme sobre Viagra

0

05/06/2003 13h49 – Atualizado em 05/06/2003 13h49

LONDRES – Madonna é o tipo de mulher que não se abala com as críticas. Depois do fracasso de “Swept away”, ela já planeja o seu próximo filme. Mas não será aquele sugerido pelo seu ex-marido Sean Penn – ele queria a cantora em seu filme sobre uma atriz quarentona que quer recuperar o sucesso! – e sim com o seu atual esposo, Guy Ritchie.

A dupla está em negociações para fazer um filme baseado na história da pequena cidade que fabrica o Viagra. A Maverick Films, produtora da loura, quer fazer um filme baseado nas histórias dos moradores de Ringaskiddy, County Cork – onde está baseado o laboratório da Pfizer. O título provisório é “Something in the air”. O enredo mostraria como os habitantes da cidade enlouqueceram (sexualmente falando) quando começaram a respirar a fumaça da fábrica. Informações do People News.

Educação ambiental pode integrar currículo das escolas municipais

0

05/06/2003 13h44 – Atualizado em 05/06/2003 13h44

Foi encaminhado à mesa diretora da Câmara Municipal um projeto de lei que visa incluir a disciplina de educação ambiental na grade curricular das escolas da Rede Municipal.

Segundo a vereadora Magali Picarelli (PTB), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Meio Ambiente, as ações em comemoração ao dia do Meio Ambiente, devem basear-se em medidas de recuperação do meio ambiente e contar com o apoio da opinião pública, que precisa estar bem informada. “Daí a necessidade de formarmos e conscientizarmos, ainda na escola, cidadãos aptos a entender e defender a preservação do Meio Ambiente”, concluiu a vereadora.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.