11.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 14075

Habitação é tema de debate na Universidade Federal de MS

0

04/06/2003 13h55 – Atualizado em 04/06/2003 13h55

Amanhã, a partir das 8 horas, no anfiteatro do CCHS/UFMS (Centro de Ciências Humanas e Sociais), o diretor-presidente da Agência de Habitação Popular (Agehab), Amarildo Cruz, vai apresentar as propostas do Estado na área de habitação para acadêmicos e professores do curso de arquitetura da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Segundo o professor Ângelo Arruda, a idéia é promover um debate entre município e Estado e proporcionar aos alunos maior entendimento sobre o assunto (habitação Popular). O Diretor da Empresa de Habitação Municipal (Emha), também deve participar do evento.

O diretor da Agehab, vai explicar aos acadêmicos como são desenvolvidos os projetos sociais na área de habitação no Estado, vai apresentar o Programa Novo Habitar, além de mostrar como funciona o processo seletivo para beneficiar os inscritos e as parcerias que garantem recursos para financiar a construção das moradias.

“Além de entender e conhecer o Programa de Habitação Popular do Estado, através dessa iniciativa a comunidade acadêmica pode e deve participar desse importante processo de inclusão social”, afirma Amarildo Cruz.

Brasil Telecom cancela débitos das vítimas de quadrilha

0

04/06/2003 13h53 – Atualizado em 04/06/2003 13h53

A Brasil Telecom acaba de emitir nota, através da assessoria de imprensa, informando que retirou os débitos dos clientes que tiveram os nomes utilizados para a instalação de centrais telefônicas clandestinas. Os registros dessas pessoas em sistema de proteção de crédito (SPC e Serasa) também estão sendo retirados pela empresa.

Na mesma nota, a BrT confirma que o pedido de instalação de uma linha telefônica pode ser feito via telefone e sem exigência de apresentação de documentos pessoais do solicitante. O “cliente” apenas assina um termo de aceitação da linha, apresentado pelo instalador.

Para conseguir uma linha, explica a BrT, a pessoa precisa fornecer o nome completo, números do RG e CPF, além do endereço para instalação. A empresa faz a checagem do crédito do nome na praça e em seguida procede, caso de não haver restrições, com o processo de instalação.

Esse sistema é que está sendo considerado falho pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), que descobriu três centrais telefônicas clandestinas funcionando em Campo Grande, uma delas em nome de “alta autoridade” estadual. A empresa deve ser notificada para prestar esclarecimentos sobre o assunto.

Cartão telefônico comemora os 88 anos de Três Lagoas

0

04/06/2003 13h51 – Atualizado em 04/06/2003 13h51

Como presente pelos seus 88 anos, Três Lagoas receberá, no próximo dia 10 de junho, um cartão telefônico da Brasil Telecom com a foto área da cidade, que mostra o seu principal cartão postal – as Três Lagoas.

A cerimônia de lançamento do cartão acontecerá dia 10 de junho, no Hotel OT, às 19 horas, e contará também com uma apresentação especial da peça “A Princesa Engasgada”, do Teatral Grupo de Risco.

A peça é um dos projetos do Teatral, que contou com o patrocínio cultural da Brasil Telecom durante dois anos realizando apresentações na capital e em diversas cidades do interior do Estado. Nesta montagem participam dois atores, André Furquim e Leandro Melo, que contam com muito humor a estória de uma princesa que se engasga com uma espinha de peixe e precisa de um médico para se curar. Eles se transformam em reis, princesas, fidalgos e camponeses, tudo isto com a participação ativa do público.

No evento está prevista a presença do Prefeito e seu secretariado, autoridades, imprensa e clientes da Brasil Telecom.

Durante a semana que antecede o aniversário de Três Lagoas, a Brasil Telecom também estará com sua equipe divulgando produtos e serviços e realizando, em parceria com as rádios, ações promocionais com sorteio de brindes.

Sindicato Rural agradece apoio dos vereadores

0

04/06/2003 13h48 – Atualizado em 04/06/2003 13h48

O presidente do Sindicato Rural, médico e pecuarista, Domingos Martins de Souza, compareceu à sessão da Câmara na noite de ontem. Autorizado a usar a tribuna, Domingos agradeceu o apoio dos vereadores para a realização da 26ª Expotrês – Exposição Agropecuária de Três Lagoas – aprovando o projeto de Lei do Executivo, para autorizar repasse de R$ 20 mil para o Sindicato Rural.Ele destacou a importância que a Expotrês vem adquirindo no cenário de agronegócios da região, do Estado e até do País. Segundo o presidente do Sindicato Rural, a Expotrês “vem despertando o interesse dos melhores e principais criadores de gado deste País”. Ao informar que um criador do estado do Pará havia demonstrado interesse em expor seu gado em Três Lagoas, Domingos destacou que a Expotrês, no ano passado, foi a segunda maior exposição de gado do centro oeste, perdendo apenas para Goiânia.

Oposição condena ressarcimento que MS negocia com União

0

04/06/2003 13h46 – Atualizado em 04/06/2003 13h46

Os deputados de oposição centralizaram suas críticas de hoje, na sessão da Assembléia Legislativa, no acordo que o governo Zeca do PT negocia com a União para ressarcir o Estado pelo gasto que teve com obras federais.

Simone Tebet (PMDB), Waldir Neves e Roberto Orro, ambos do PSDB, condenaram o acordo que prevê o pagamento de R$ 89 milhões. Segundo eles, estudos mostram que o Estado teria direito a R$ 400 milhões, valor, acrescenta Pedro Kemp (PT), que o governo federal não reconhece.

Para o petista, “é pegar ou largar”, diz ao sugerir que depois de receber R$ 89 milhões o Estado poderia questionar o valor e tentar ampliá-lo. Kemp afirma que a reação da oposição é demonstração de “ciúme”.

Segundo ele, os governos passaram não conseguiram nenhum centavo de ressarcimento, o que só está acontecendo agora, no governo Zeca do PT.

Vereador insiste na resposta de requerimentos

0

04/06/2003 13h43 – Atualizado em 04/06/2003 13h43

O vereador José Fernando (“Jota”) Machado (PDT) formalizou reclamação ao Poder Executivo, na sessão ordinária da Câmara, na noite de ontem. Segundo o vereador, dois Requerimentos aprovados por unanimidade, na sessão ordinária do dia 5 de novembro do ano passado e encaminhados ao Executivo, ainda não foram respondidos.”O não atendimento aos nossos Requerimentos é uma falta grave de respeito para com o Poder Legislativo”, disse o vereador Jota, dirigindo-se à Mesa.Nas proposituras, o vereador queria saber a lista dos dentistas contratados e concursados, que prestam serviços ao Município. No outro documento, o vereador solicitava relatório completo das quantias pagas à Excel Consultoria, desde 1997.Segundo informações do vereador, o prazo regimental e constitucional para se obter resposta de requerimento é de 15 dias.

400,6 mil pessoas são analfabetos funcionais em MS

0

04/06/2003 13h42 – Atualizado em 04/06/2003 13h42

Pelo menos 27,8% da população de Mato Grosso do Sul é analfabeto funcional. São 400,6 mil pessoas que sabem apenas ler o nome, mas não têm fluência para escrever ou interpretar o significado da leitura. O dado faz parte do Mapa do Analfabetismo divulgado hoje, em Brasília pelo Ministério da Educação.

O estudo detalha situação do analfabetismo no país, reunindo indicadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), IBGE e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Embora o índice seja alto, o Estado fica na 17ª colocação em número de analfabetos funcionais do Brasil, e está coincide com o índice nacional, que é de 27,8%. O Brasil possui 30 milhões de analfabetos funcionais, conceito que define as pessoas com menos de quatro anos de estudo.

A análise das informações disponíveis mostra, por exemplo, que 35% dos analfabetos já freqüentaram a escola, segundo dados do IBGE de 2001.

Lula faz discurso emocionado no congresso da CUT

0

04/06/2003 13h38 – Atualizado em 04/06/2003 13h38

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso vibrante e emocionado no Congresso Nacional da CUT e chegou a chorar, ao lembrar de sua trajetória política. Em alguns momentos, o presidente parecia estar fazendo um desabafo. Principalmente quando se referiu às críticas que têm sido dirigidas ao governo:

  • O que não pode é alguém julgar uma criança que ainda está no ventre da mãe. Portanto, não vamos bater os braços nem gritar desesperados porque se pode morrer afogado desnecessariamente.

Lula recebeu mais aplausos do que protestos durante o discurso. As poucas vaias se restringiam ao grupo ligado ao PSTU e logo eram abafadas pela maioria favorável ao presidente. A situação se inverteu quando Lula disse que o governo aprovará as reformas previdenciária e tributária com tranqüilidade. Integrantes do PC do B e da esquerda do PT ligados a sindicatos do funcionalismo público engrossaram o coro do PSTU. O presidente então disse que não se preocupava com vaias.

  • Tem gente que me vaiava porque eu queria criar o PT, tem gente que me vaiava porque eu queria criar a CUT – lembrou.

E mandou o recado:

  • Em vez de alguns companheiros tão preciosos fazerem faixa contra, seria muito melhor dizer o que querem.

Entre aplausos e gritos de “Lula, Lula” da platéia, o desabafo continuou. Ele lembrou as três eleições que perdeu e disse que os preconceituosos argumentavam que não poderia ser presidente do Brasil porque não sabe falar inglês e não teria como “dialogar com o Bush”.

  • Eu estou provando que não preciso falar inglês para ser respeitado no mundo. Eu só preciso falar a língua de 175 milhões de brasileiros para ser respeitado no mundo – disse, emocionado.

Lula conclamou mais uma vez os diversos setores da sociedade à união pelo Brasil: trabalhadores, empresários, sem-terra, homens, mulheres, brancos e negros.

  • Levanto todo dia com a certeza de que vamos conseguir transformar esse país. Vamos transformar porque temos consciência da importância do país no cenário mundial e clareza das coisas que vamos fazer – afirmou.

O presidente reafirmou que fará as reformas de que o Brasil precisa e acrescentou que ninguém vai virar amigo ou inimigo dele por apoiá-las ou não. Lula afirmou ainda que “o presidente não pode perder a noção do que ele próprio espera de si e dos compromissos históricos assumidos há mais de 30 anos”.

  • Não vou esquecer de nenhuma das coisas que assumi na minha história política. Não tenho vergonha do que fui, do que sou e não terei vergonha do que serei – garantiu.

Pela primeira vez, Lula admitiu estar chateado com a falta de divulgação dos projetos do governo. Disse que ficou surpreso quando lançou o programa para doentes mentais, que poderão ser tratados em casa, e o maior destaque do noticiário foi dado para a mulher evangélica que participou do evento e citou o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, num discurso não autorizado. O episódio deixou o presidente constrangido.

Fonte: Globo News

Alunos do Provão podem consultar locais de prova pela Internet

0

04/06/2003 11h10 – Atualizado em 04/06/2003 11h10

Os concluintes de cursos de graduação inscritos no Exame Nacional de Cursos, o Provão, já podem consultar os locais de prova pela Internet, no site do INEP. O aluno, que por algum motivo não recebeu o Cartão de Informação do Graduando (CIG), deve conferir o seu local de prova e comparecer no dia do exame levando a carteira de identidade. Os coordenadores de curso receberam do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) a relação com os participantes e os locais de prova.

De acordo com a lei que criou o Provão “A realização de exame é condição prévia para obtenção do diploma, mas constará do histórico escolar de cada aluno apenas o registro da data em que a ele se submeteu” e, ainda: “os resultados individuais obtidos pelo aluno não serão computados para sua aprovação, mas constarão de documento específico emitido pelo Ministério da Educação e será fornecido exclusivamente ao aluno”.

O Provão será realizado no próximo domingo, 8, em 704 municípios do País, das 13 às 17 horas (horário de Brasília). Os estudantes devem chegar às 12h45 (horário de Brasília) ao local das provas que, neste ano, terá a participação de 469.633 concluintes de cursos de graduação de 26 áreas do conhecimento.

Fonte: Ministério da Educação

Deputado quer pavimentação de trecho da MS-276

0

04/06/2003 11h09 – Atualizado em 04/06/2003 11h09

O deputado estadual Zé Teixeira (PFL) está reivindicando a pavimentação asfáltica da rodovia MS-276, no trecho entre a ponte do Rio Dourados e a rodovia MS-376, na 10ª Linha, em Fátima do Sul, limite com o município de Deodápolis. O deputado disse que o trecho está em estado precário, prejudicando o transporte da safra e insumos agropecuários.

Zé Teixeira quer também a instalação de uma torre receptora de sinais de telefonia celular, no distrito de Culturama, em Fátima do Sul. Serviço, segundo o parlamentar, que terá importância fundamental para o setor produtivo.“com o qual poderão agilizar seus negócios, uma vez que facilitará o contato com os administradores e funcionários de suas fazendas”, argumenta.

Blair recusa inquérito sobre dossiê do Iraque

0

04/06/2003 11h08 – Atualizado em 04/06/2003 11h08

O premiê britânico, Tony Blair, rejeitou um pedido dos partidos da oposição por um inquérito independente sobre as denúncias de que o governo teria “maquiado” um dossiê sobre as supostas armas proibidas do Iraque.

Durante a sabatina semanal do Parlamento, Blair disse ainda não ter havido nenhuma tentativa por parte do governo de “passar por cima” das conclusões do serviço de inteligência, que foram apresentadas em setembro do ano passado.

“As conclusões, incluindo a referência aos 45 minutos, foram do comitê de inteligência”, disse Blair, referindo-se ao alerta de que o Iraque poderia detonar uma arma química em 45 minutos.

Essa informação, segundo uma fonte do serviço de inteligência, em entrevista à BBC, teria sido incluída no dossiê a pedido do governo.

A portas fechadas:

Apesar de ter recusado o inquérito independente, o primeiro-ministro disse que vai colaborar plenamente com as investigações de um comitê parlamentar que vai apurar as denúncias de que o governo interferiu no dossiê para fortalecer o argumento a favor da guerra.

O comitê parlamentar terá acesso a todos os documentos relevantes e poderá também entrevistar todos os envolvidos na elaboração do dossiê.

A diferença entre as duas investigações é que os trabalhos do comitê parlamentar são secretos e as conclusões são apresentadas para o primeiro-ministro e não para o Parlamento como seria o caso do inquérito independente.

Blair prometeu, no entanto, publicar um relatório com o resultado das investigações.

Apresentados como a principal motivação para o conflito que derrubou o regime de Saddam Hussein, os supostos armamentos iraquianos ainda não foram encontrados.

O governo dos Estados Unidos também vai ser investigado pelo Congresso americano sobre o mesmo tema.

Em Washington, nesta semana, o Senado abriu um inquérito para apurar se o presidente George W. Bush e seus assessores manipularam informações sobre os arsenais iraquianos.

Dossiê:

Em setembro, o governo britânico publicou um dossiê com informações de serviços de inteligência cujo intuito era convencer países do Conselho de Segurança da ONU que se opunham a uma ação armada a mudar de opinião.

O documento dizia, entre outras coisas, que Bagdá tinha a capacidade de lançar ataques químicos ou biológicos 45 minutos após a ordem presidencial ser dada.

O primeiro-ministro já havia negado ter alterado a documentação em busca de apoio à guerra. Ele disse que confia “100%” na precisão dos dados revelados.

Em entrevista ao diário The Times, o líder trabalhista no Parlamento, John Reid, disse que traidores dentro do serviço secreto britânico teriam passado a jornalistas informações falsas sobre exageros do governo.

Eles estariam interessados em reforçar a posição daqueles que ficaram contra a guerra, afirmou Reid.

Sessão começa com debates sobre recursos de estradas

0

04/06/2003 11h02 – Atualizado em 04/06/2003 11h02

A sessão de hoje, na Assembléia Legislativa, começou há pouco. O deputado Londres Machado (PL) preside os trabalhos que estão concentrados no debate sobre os recursos que Mato Grosso do Sul devem receber por conta dos investimentos que fez em estradas federais construídas no Estado.

O deputado Ary Rigo, na tribuna, defende a negociação com o governo federal para compensar o Estado. Waldir Neves, do PSDB, está agora na tribuna, lembrando que a União nunca cumpriu sua obrigação de oferecer infra-estrutura para Mato Grosso do Sul, previsto na lei que criou o Estado.

Servidores doam sangue para marcar Dia do Meio Ambiente

0

04/06/2003 11h01 – Atualizado em 04/06/2003 11h01

Para lembrar o Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado amanhã, funcionários do Imap (Instituto Meio Ambiente – Pantanal) doam sangue amanhã no Hemosul. Pelo menos 50 funcionários devem participar da ação, que acontece a partir das 8 horas no Hemosul. Os gestores do Imap são responsáveis pelas ações de execução do Programa Pantanal em Mato Grosso do Sul.

Sharon e Abbas comprometem-se com plano de paz

0

04/06/2003 11h00 – Atualizado em 04/06/2003 11h00

Em discursos após a cúpula com os Estados Unidos, os primeiros-ministros de Israel, Ariel Sharon, e da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas – também conhecido como Abu Mazen -, se comprometeram com o plano de paz que prevê a criação do Estado palestino até 2005.

O presidente americano, George W. Bush, que mediou o encontro em Aqaba, na Jordânia, afirmou que a “terra sagrada” deve ser dividida entre os dois povos e que esse objetivo não será atingido com ódio entre eles.

Abbas prometeu combate ao extremismo e o fim da Intifada, revolta armada à ocupação israelense. Afirmou também que não haverá estímulo ao ódio contra Israel e que as armas do território ficarão nas mãos dos encarregados de promover o respeito à lei.

Já Ariel Sharon se comprometeu em acabar imediatamente com os postos de guarda não-autorizados na divisa e disse que o futuro Estado palestino vai encontrar em Israel um vizinho pacífico. Também assumiu compromisso com a continuidade territorial do novo país.

Elogio:

Bush elogiou os dois líderes e afirmou que o novo Estado será conquistado com boa fé, trabalho duro e coragem.

O presidente americano disse esperar que quaisquer referências de ódio e preconceito contra Israel sejam retiradas de livros didáticos do território palestino.

Ele declarou também que o secretário de Estado, Colin Powell, e sua assessora de Seguranca Nacional, Condoleezza Rice, serão seus representantes na região para verificar se os dois lados vão cumprir o acordo.

Hamas:

Pouco depois do fim do encontro em Aqaba, o grupo militante palestino Hamas divulgou uma nota afirmando que vai continuar a luta armada contra a ocupação israelense.

De acordo com a nota, o povo palestino será “protegido” até que “o último centímetro do território palestino seja liberado”.

Num comunicado oficial antes do discurso na Jordânia, Sharon havia afirmado que o Estado palestino deverá ser desmilitarizado e que será o “lar da diáspora palestina”.

“Nenhum refugiado palestino terá permissão para entrar no território de Israel.”

A questão dos cerca de 4 milhões de refugiados palestinos e do futuro de Jerusalém, dois dos temas mais espinhosos em pauta, devem ser discutidos no final do processo de paz, após o restabelecimento da confiança mútua.

Mulher armada de faca leva R$ 1,7 mil de lotérica em Maracaju

0

04/06/2003 10h58 – Atualizado em 04/06/2003 10h58

A Casa Lotérica Apache, foi assaltada ontem na Rua Marechal Deodoro, no centro de Maracaju, município que fica no Sul do Estado. Conforme a Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 17h.

Uma mulher de cor branca, armada de faca, teria entrado no estabelecimento e anunciado o assalto. Ela levou do caixa R$1.700,00 em dinheiro, além de R$ 200,00 em lâminas de cheque.

Maurren Maggi conquista medalha de ouro em Milão

0

04/06/2003 10h42 – Atualizado em 04/06/2003 10h42

MILÃO, Itália – Maurren Higa Maggi confirmou sua boa fase na temporada ao conquistar a medalha de ouro na prova do salto em distância do Torneio Internacional Notturna di Milano, competição do grupo 2 do Grand Prix da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), disputado nesta terça-feira, na cidade italiana de Milão. A brasileira saltou 7,06m e estabeleceu a melhor marca do ranking mundial deste ano. A anterior era dela mesmo, com 6,90m.

O desempenho de Maurren foi tão bom que superou com muita vantagem a russa Rublyova Olga, segunda colocada, que saltou 6,68m. A italiana Fiona May, ex-campeã mundial e medalha de prata nas Olimpíadas de Sydney, ficou em terceiro lugar, com 6,55m. Fiona está voltando às competições, depois de ter tido uma filha no ano passado.

Recordista sul-americana com 7,26 metros, Maurren conseguiu o melhor resultado pessoal dos últimos quatro anos em competições ao nível do mar e comemorou bastante.

  • Sabia que estava bem preparada e o objetivo era melhorar os 6,90 m – disse a atleta, ainda emocionada, após receber a medalha de ouro no pódio. – É muito bom superar a marca dos 7 metros – vibrou.

Maurren vai tentar este ano o bicampeonato pan-americano em Santo Domingo e está entre as maiores esperanças de medalha do Brasil no Campeonato Mundial da França, em agosto.

Resultado da prova:

  1. Higa Maggi Maurren (BRA) – 7,06m

  2. Olga Rublyova (RUS) – 6,68m

  3. Fiona May (ITA) – 6,55m

Polícia Rodoviária Estadual apreende 22,9 kg de maconha

0

04/06/2003 10h36 – Atualizado em 04/06/2003 10h36

A Polícia Militar Rodoviária Estadual apreendeu na madrugada de hoje, por volta de 2 horas, 22,9 quilos de maconha nem um ônibus que fazia a linha Três Lagoas/Ponta Porã. Segundo a polícia, a droga estava acondicionada em uma caixa de papelão no bagageiro do veículo. O motorista teria informado á polícia que a droga seria de João de Souza Santos, morador de Dourados.

MST desafia a Justiça em Itaquiraí

0

04/06/2003 10h30 – Atualizado em 04/06/2003 10h30

Aproximadamente 1000 famílias de trabalhadores rurais sem-terra ligados ao MST, transferiram o acampamento à margem da BR-163, a seis quilômetros de Itaquiraí, na saída para Eldorado e voltaram a ocupar o interior da fazenda Nova Espadilha de 2.892 hectares. Após uma trégua de aproximadamente seis meses, quando houve a desocupação, mediada pelo governador José Orcírio Miranda dos Santos (Zeca do PT), após audiências concedidas ao pecuarista Marcelo Perdigão Coimbra, os sem-terra resolveram invadir a propriedade que é altamente produtiva.

A invasão já dura 26 dias e antes da ocupação os sem-terra atearam fogo na pastagem. O delegado de Policia Cívil de Itaquiraí – Joel Vicente dos Santos e o tenente da Polícia Militar, Roseni, do Batalhão da PM de Naviraí estiveram no local, e constataram que cerca de cinco alqueires paulista (cerca de 12,1 hectares) de gramíneas foram devastados. Com a ação o MST desrespeita, desafia a Justiça e o governador Zeca do PT que já havia negociado a saída das famílias da propriedade, ano passado.

A PM observa que o espaço entre a BR – 163 e a área de segurança reservada para o estudo das minas de água mineral e medicinal (até o final do ano, em estudo por geólogos da USP – Universidade de São Paulo, a pedido do DNMP – Departamento Nacional de Produção Mineral), foi queimado com o objetivo de limpar a área, visando a transferência dos barracos. E continuam chegando sem-terra no local, preocupando as autoridades.

O proprietário da fazenda Marcelo Perdigão Coimbra já fez através de seus advogados o pedido de reintegração de posse. A Policia Militar e a Policia Civil indicaram como líderes da ocupação os assentados Manoel Messias e Antônio Alves de Lima (Toninho Borborema), em relatório enviado ao Comando Geral de Policia do Interior.

Perdigão Coimbra informou que nas últimas semanas foram registrados outros dois boletins de ocorrência contra os sem-terra, relatando o encontro de 15 carcaças de animais mortos nas proximidades dos barracos e declarou que está preocupado com os resultados finais que podem levar o governo federal a dar ou não a concessão para a exploração do subsolo da propriedade, com a industrialização de água para fins medicinais (uso em hemodiálise). Para o pecuarista que não é contra a luta pela reforma agrária, o MST está equivocado ao usar a fazenda Nova Espadilha com fins políticos, para fazer pressão política quanto ao avanço da reforma agrária. “Nada contra a causa deles, mas não é invadindo terras super-produtivas que vão conseguir sintetizar a paz no campo”. Ele se diz pasmo e afirma que jamais usará força, mas disse que quer ação mais efetiva do governo estadual e federal, já que o sub-solo é de propriedade da União.

Em Itaquiraí existem cinco acampamentos de sem-terra em todos os pontos do Município. Em Eldorado outros três acampamentos também preocupam as lideranças políticas e da Segurança Pública e modificam o cenário principalmente à margem da BR-163.

Agências dos Correios devem ganhar reforço na segurança em MS

0

04/06/2003 10h20 – Atualizado em 04/06/2003 10h20

A segurança nas Agências dos Correios em Mato Grosso do Sul deve ser reforçada, conforme informou hoje (03), o Secretário do Estado de Segurança Pública, Dagoberto Nogueira, ao Diretor dos Correios em Mato Grosso do Sul, João Rocha.

Um sistema de segurança deve ligar as repartições públicas à polícia. “Não é nada novo, já existe em uns cinco estados”, comentou o secretário, informando que é um sistema parecido com o que já existe nos bancos.

Dagoberto explica que o funcionário vai apenas apertar um botão para chamar a polícia, que terá num banco de dados o local exato e qual a viatura mais próxima do estabelecimento assaltado.

Segundo Dagoberto, as repartições públicas da Capital serão prioridade para a utilização do novo sistema. “Vamos estar estudando como será o atendimento a outros estabelecimentos”, informou.

Motos:

O secretário adiantou ainda que uma lei estadual que identifica os capacetes deve ser aprovada. “Identificando os capacetes, vamos evitar alguns assaltos e identificar os motociclistas que usam o equipamento como máscara para assaltos”, disse.

O diretor dos Correios explicou que a visita à Secretaria se trata de uma ação preventiva, já que o número de assaltos as Agências dos Correios, diminuiu. “Estamos fazendo o dever de casa, temos sistema de segurança, mas queremos mais garantias para evitar assaltos”, informou.

UFMS oferece atualização em Dentísta Estética

0

04/06/2003 10h13 – Atualizado em 04/06/2003 10h13

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul vai promover a partir de 13 de junho o Curso de Atualização em Dentística Estética, destinado a aprimorar os conhecimentos de profissionais e acadêmicos de odontologia. As aulas serão ministradas no Complexo de Clínicas Odontológicas da UFMS em Campo Grande , por um grupo de 4 mestres e doutores da instituição, coordenado pela professora Margareth Coutinho.

O curso terá duração de 12 meses, com aulas de quinze em quinze dias, sempre na sexta-feira , em horário integral, e aos sábados, das 8 às 12h. O número de vagas é limitado : 6 para acadêmicos e 20 para dentistas. As inscrições custam R$ 150 para estudantes de odontologia e R$ 300 para profissionais.

As inscrições estão sendo feitas no Complexo de Clínicas Odontológicas da UFMS, que funciona na Avenida Senador Filinto Muller, s/n, ao lado do Hospital Universitário. Informações pelos telefones 345-3116, 345-7682 ou no 9902-9851.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.