11.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 14077

Explosão destrói prédio de Paris e deixa 17 feridos

0

04/06/2003 08h18 – Atualizado em 04/06/2003 08h18

Uma explosão destruiu parte de um prédio no centro de Paris e deixou pelo menos 17 feridos, três deles em estado grave.

A explosão ocorreu às 11h52 (6h52 em Brasília) na rue ddocument.write Chr(39)Uzès. A rua fica no segundo arrondissement (bairro parisiense), próximo à Bolsa de Paris e não distante do centro comercial Les Halles.

A causa da explosão ainda não é conhecida, mas a polícia francesa suspeita de um vazamento de gás.

Ainda de acordo com os policiais, a explosão teria ocorrido no terceiro, no quarto ou no quinto andar do prédio.

document.write Chr(39)Plano vermelhodocument.write Chr(39)

O “plano vermelho” parisiense foi declarado, que determina o uso de todos os serviços de emergência disponíveis para socorrer as vítimas.

Segundo a agência de notícias Reuters, 140 bombeiros estão trabalhando no resgate das vítimas.

DOF encontra maconha abandonada em Ponta Porã

0

04/06/2003 08h15 – Atualizado em 04/06/2003 08h15

Policiais do Departamento de Operações de Fronteira-DOF encontraram por volta da uma hora de segunda-feira em ronda na região de Ponta Porã, 9,700 Kg (nove quilos e setecentos gramas) de maconha.

A droga estava abandona nas margens da rodovia, não sendo identificado o proprietário. O entorpecente foi encaminhado para a sede do Departamento para as providências cabíveis.

Spam cresce e já atinge 55% dos e-mails, diz pesquisa

0

04/06/2003 08h13 – Atualizado em 04/06/2003 08h13

O número de e-mails indesejados está crescendo e já chegou a 55% do total de e-mails recebidos em maio, segundo uma pesquisa da empresa MessageLabs, especializada em filtrar e-mails.

De acordo com a pesquisa, mais da metade dos 134 milhões de e-mails analisados eram provenientes de spam.

O levantamento indicou ainda que o número de e-mails indesejados está aumentando. Em abril, o spam atingia 40% dos e-mails. Em maio, o número já havia subido para 55%.

Uma outra pesquisa recente feita na Grã-Bretanha indicou que os e-mails indesejados são um dos principais motivos de irritação no trabalho, junto com o trânsito e as horas extras.

Filtros:

O crescente aumento no número de e-mails indesejados levou as grandes da internet, como a AOL e a Microsoft, a criarem programas que filtram a correspondência eletrônica.

Elas estão também levando os acusados de espalhar spam à Justiça.

A AOL já obteve algum sucesso. Em dezembro, ela ganhou US$ 7 milhões de uma empresa que tinha enviado a assinantes de seus serviços quase 1 bilhão de e-mails indesejados.

A partir de outubro, a União Européia vai tornar o spam ilegal entre seus Estados-membros.

Exposição Agropecuária e Industrial começa hoje

0

04/06/2003 08h10 – Atualizado em 04/06/2003 08h10

A XI Exposição Agropecuária e Industrial de Chapadão do Sul (Exposul) começa hoje. O evento é realizado pelo Sindicato Rural de Chapadão do Sul.

Os visitantes poderão assistir palestras técnicas, participar de dois leilões televisionados, rodeio profissional de touros e cavalos, todos os dias, além de julgamentos das raças Nelore.

No evento, vai ser realizado também, o concurso para a escolha da Rainha Exposul.

O público poderá assistir aos shows do Grupo Tradição, no dia 6, e no dia 7, da dupla sertaneja, Guilherme e Santiago. A exposição termina no dia 8 de junho.

Miss Universo é da República Dominicana

0

04/06/2003 08h01 – Atualizado em 04/06/2003 08h01

Gislaine Ferreira, a belíssima representante brasileira, NÃO foi eleita a Miss Universo. Os sortudos jurados do concurso queimaram muitos neurônios para escolher uma só entre tantas beldades. E essa uma foi Amelia Vega, miss República Dominicana.

Emissão de gases de efeito estufa volta a subir, diz ONU

0

04/06/2003 08h00 – Atualizado em 04/06/2003 08h00

As emissões de gases que provocam o efeito estufa devem aumentar, em média, 10% de 2000 até 2010 nos países desenvolvidos, apesar das medidas determinadas pelo Protocolo de Kyoto para controlar essas emissões.

O alerta foi feito pela ONU (Organização das Nações Unidas) que atribuiu a culpa pelo problema às dificuldades de implementação do Protocolo de Kyoto e à recusa da maior economia do mundo, os Estados Unidos, em ratificar o acordo.

O aumento das emissões reverte a tendência observada na década de 90, quando os países desenvolvidos conseguiram reduzir as emissões de gases nocivos ao meio ambiente em 3%.

Essa queda, no entanto, aconteceu devido à redução brusca no total de emissões dos países do leste europeu, cujas indústrias enfrentaram um período de crise após a queda do comunismo.

Metas:

No mundo classificado pela ONU de altamente industrializado (classificação que exclui o leste europeu), apenas a União Européia conseguiu reduzir as emissões na década de 90.

A queda no bloco foi de 3,5%, um resultado que contrasta com o de outros países que não ratificaram o Protocolo de Kyoto.

Na década de 90 nos Estados Unidos, por exemplo, as emissões aumentaram 14%. Na Austrália, a alta foi de 18% no mesmo período.

Mesmo países como o Japão, que ratificaram o protocolo, não conseguiram cumprir a meta de reduzir emissões para os patamares de 1990. No Japão, a alta na década de 90 foi de 11%.

Recuperação:

O alerta da ONU para os próximos sete anos foi feito com base em duas perspectivas.

Por um lado, as economias do antigo bloco soviético estão se recuperando e, por outro, parte do mundo industrializado, como o Japão e os Estados Unidos, não deve registrar queda nas emissões.

“Precisaremos de políticas mais criativas e mais severas”, disse Joke Waller Hunter, secretário-executivo da Convenção da ONU sobre Mudança Climática.

O relatório da ONU será analisado por representantes de 190 países reunidos em um encontro de duas semanas na cidade de Bonn, na Alemanha, organizado pela Convenção de Mudanças Climáticas.

O encontro vai discutir maneiras mais eficazes de se implementarem as exigências do Protocolo de Kyoto, assinado em 1997.

Para se tornar obrigatório, o Protocolo de Kyoto precisa ser ratificado por países que sejam responsáveis, juntos, por mais de a metade das emissões de gases de efeito estufa do mundo industrializado.

A perspectiva da ONU é que a Rússia seja a próxima a ratificar o acordo, o que o transformaria em uma lei internacional.

Família que ganhou na Mega-Sena morre em acidente de monomotor

0

04/06/2003 07h55 – Atualizado em 04/06/2003 07h55

RIO – O mau tempo provocou a queda de um avião monomotor no interior de Santa Catarina. O monomotor saiu na manhã desta terça-feira com destino a Criciúma e durante a viagem enfrentou uma forte chuva. O piloto tentou uma manobra forçada mas não conseguiu pousar. Morreram o piloto e cinco pessoas da família Montezano. O avião foi comprado há dois anos com o dinheiro de um prêmio da Mega-Sena. A família estava viajando para acompanhar o velório de um parente.

O acidente aconteceu no Vale do Itajaí, a quase 200 quilômetros de Florianópolis. O monomotor saiu de Votuporanga, em São Paulo, com destino a Criciúma. Durante a viagem, o piloto enfrentou uma forte tempestade, tentou um pouso de emergência, mas o mau tempo fez com que a aeronave perdesse altitude e caísse.

  • Ele saiu de dentro de uma nuvem muito forte, uma trovoada. Começou a soltar parte da asa e foi soltando o resto. O avião ia se degradando e foi reto ao chão, em fração de segundos – disse o estudante Márcio Boing, em entrevista ao Jornal da Globo.

Na manhã desta quarta-feira, parentes vão fazer o reconhecimento dos corpos.

Los Celestiales lança CD em Campo Grande

0

04/06/2003 07h50 – Atualizado em 04/06/2003 07h50

O Grupo Los Celestiales lança neste sábado, o seu terceiro CD que leva o titulo “Celestiales”. O grupo tem 19 anos e já gravou oito LPs. O novo trabalho do grupo traz músicas inéditas e regravações de polcas, boleros e chamamés. O lançamento será no Clube União, a partir das 22 horas.

Maior número de analfabetos está concentrado nas grandes capitais do país

0

04/06/2003 07h45 – Atualizado em 04/06/2003 07h45

RIO – Um levantamento do Ministério da Educação acaba de derrubar um mito antigo. No Brasil, o maior número de analfabetos não está concentrado na zona rural, e sim nas grandes capitais do país. O mapa do analfabetismo mostra que só na cidade de São Paulo são 383 mil pessoas que não sabem ler nem escrever, e no Rio são 199 mil. Ainda segundo a pesquisa, metade dos analfabetos se concentra em apenas 10% dos municípios brasileiros.

Como o levantamento considera o número de séries concluídas, Niterói, no Grande Rio, é a cidade brasileira onde os alunos mais estudam: a média chega a 9 anos e meio. No Piauí, uma outra realidade: em Guaribas, uma das primeiras cidades beneficiadas pelo programa Fome Zero, os alunos concluem só a primeira série e 59% dos moradores são analfabetos. Em Niterói, o percentual da população que não sabe ler nem escrever é somente de 3,6%.

A cidade com menor índice de analfabetos do país fica em Santa Catarina. Em São João do Oeste, a taxa é de 0,9%, menos de um analfabeto para cada cem moradores.

  • Existe uma preocupação muito grande do Ministério da Educação, como um todo, no combate ao analfabetismo. Isso tem que ser enfrentado de uma forma absolutamente corajosa e intensa para que o problema seja resolvido num prazo aceitável – avalia Donaldo Bello de Souza, professor e doutor em educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Consumo de energia no Brasil cresceu 8,7% em março

0

03/06/2003 17h02 – Atualizado em 03/06/2003 17h02

O consumo faturado de energia elétrica em março deste ano totalizou 25.284 GWh, revelando crescimento de 8,7% em relação ao mesmo mês de 2002 e acumulando variação de 9,1% nos últimos 12 meses. Nos primeiros três meses deste ano, o consumo de energia foi de 68.334 GWh, mostrando incremento de 10,3% sobre o primeiro trimestre do ano passado.

Os dados foram divulgados hoje, no Rio de Janeiro, pelo Departamento de Estudos Energéticos e Mercado da Eletrobrás, com base nas informações fornecidas pelas concessionárias de energia elétrica. A expectativa da Eletrobrás é de que o consumo total do Brasil deverá se aproximar este ano dos níveis observados em 2000, mantidas as condições atuais, o que representará um crescimento total da ordem de 7,1% no ano.

Conforme o deputado estadual Semy Ferraz (PT), do Fórum Permanente Contra o Reajuste da Energia Elétrica, o índice de crescimento comprova a tese de que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e a Enersul subestimaram o consumo de energia em Mato Grosso do Sul, penalizando o consumidor. A concessionária utilizou uma taxa de crescimento de 1,7% como argumento para justificar o reajuste de 42,26%, dos quais já foram aplicados 32,59%.

“De 2001 para 2002, o crescimento foi de 6,8%, e se empresa tivesse adotado pelo menos este índice, o reajuste seria de no máximo 33,55%”, explica o deputado. A afirmação baseia-se num estudo realizado pelo engenheiro eletricista e consultor Zbigniew Czajka (de Brasília), e que está sendo utilizado na Ação Civil Pública, em fase de conclusão pelo Ministério Público Federal, através do procurador Alexandre Gavronski.

Sobrinho de Ojeda inocenta Comercial ao depor no MP

0

03/06/2003 16h59 – Atualizado em 03/06/2003 16h59

O Esporte Clube Comercial não tem qualquer responsabilidade sobre o convênio firmado em 1º de março deste ano entre o Centro de Formação de Atletas Colorados e a Funcesp (Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer), órgão ligado à Prefeitura de Campo Grande, no valor de R$ 150 mil divididos em dez parcelas de R$ 15 mil cada. O clube apenas aluga sua estrutura física e administrativa ao Cefac, que paga por isso R$ 15 mil mensais.

Essas foram as explicações dadas por Brunno Domingos Ojeda, sobrinho do presidente do Esporte Clube Comercial, Luiz Ojeda, durante o depoimento de 1h32 à promotora de Justiça do Patrimônio Público e Social, Mara Cristiane Bravo, nesta terça-feira, revelou a assessoria de imprensa do Ministério Público Estadual. Respaldado por uma procuração, Brunno representou o pai, Ruy Ojeda, que estava convocado por ter assinado o convênio como presidente do Cefac. Ruy mora em Ponte Branca, Mato Grosso.

O Ministério Público Estadual investiga o convênio depois de receber denúncias de que o dinheiro do patrocínio estaria sendo usado para o pagamento de jogadores profissionais e fins particulares, contrariando o objetivo do patrocínio, que seria a formação de atletas. No entanto, pelo que disse Brunno Ojeda, o Comercial recebe o dinheiro da Prefeitura a título de aluguel da sua estrutura, ficando livre das prerrogativas previstas no contrato assinado entre o Cefac e a Funcesp.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público, Brunno admitiu que o Cefac não tem nenhuma estrutura para cumprir o que prevê o convênio. Como a entidade existe apenas no papel, recorre à estrutura da sede do Comercial, explicou.

O convênio foi suspenso pela Prefeitura de Campo Grande, depois das denúncias contra o presidente do Comercial, Luiz Ojeda.

Comissão vai discutir Lei Seca na Câmara às 18 horas

0

03/06/2003 16h57 – Atualizado em 03/06/2003 16h57

A Comissão Especial de Segurança Pública reúne-se logo mais, às 18 horas, na Câmara Municipal de Campo Grande, sob o comando do vereador Cabo Almi, que vai colocar em debate alguns tópicos do Projeto de Lei que disciplinará o horário de funcionamento de bares, lanchonetes e similares (Lei Seca), conforme solicitação do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Dagoberto Nogueira Filho, para que as polícias Civil e Militar possam atuar com mais rigor contra a violência na Capital.

Participarão os vereadores Miltinho Viana (sem partido) e Elias Dib (PMDB). Os vereadores irão discutir a possibilidade de realização de uma segunda audiência pública sobre o tema, definição da distância para instalação de bares e similares nas proximidades das escolas, determinação do horário de funcionamento dos bares e redução da penalidade a ser aplicada de um ano para seis meses.

Índios de Dourados ganham ferramentas para combate a incêndios

0

03/06/2003 16h50 – Atualizado em 03/06/2003 16h50

Acolhendo pedido da UNIGRAN e da OSCIP Amigo do Índio, “AmI”, a Tramontina S/A, Indústria Metalúrgica, fez a doação de um conjunto de ferramentas às brigadas indígenas de combate a incêndios florestais que acabam de ser formadas pelo “2º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Dourados”. As ferramentas foram entregues aos Bombeiros, no último sábado, pelo pró-reitor administrativo da UNIGRAN, professor Rubens Di Dio, na Aldeia Panambizinho, durante a solenidade de encerramento dos cursos de capacitação de oitenta brigadistas que, a partir de agora, estão encarregados de efetuar o controle inicial de eventuais focos de incêndio nas áreas indígenas de Dourados.

O professor Rubens Di Dio elogiou a ação da empresa. “Nós temos que ressaltar que a diretoria da empresa sensibilizou-se com o trabalho dos Bombeiros e nos atendeu prontamente”, disse o pró-reitor.

O capitão Edson Ferreira Pinto, subcomandante do 2º Grupamento de Bombeiros, destacou que as parcerias garantiram o sucesso deste importante programa de treinamento. “Os Bombeiros são uma instituição pública que consegue realizar ações graças às parcerias com sociedade civil e governamental, que nos ajudam a oferecer alguma coisa à população. Por isso, agradecemos à Tramontina, ao Ibama, à Funai, à Prefeitura, e à UNIGRAN e à Amigo do Índio que nos apoiaram no sentido de dar os suprimentos necessários para que a gente pudesse manter os alunos em sala de aula”, disse o capitão Edson Pinto.

Na avaliação do tenente-coronel José Antônio Pereira dos Santos, comandante da Corporação, o aproveitamento dos indígenas foi muito bom. Nas aulas teóricas e práticas que foram realizadas no Núcleo de Atividades Múltiplas da UNIGRAN, na Reserva Indígena, os alunos aprenderam técnicas de combate ao fogo e receberam informações sobre práticas conservacionistas e de como prevenir o alastramento de queimadas, já que essa prática ainda é bastante utilizada pelos agricultores das Aldeias Bororó, Jaguapiru e Panambizinho.

Em cada aldeia, foi criada uma brigada de incêndio formada por homens da comunidade. “Eles aprenderam a atuar nos incêndios, dando o primeiro combate ao fogo, até a chegada do Corpo de Bombeiros, e a evitar os incêndios florestais, não ateando fogo próximo a lavouras, casas e quando houver vento. Esperamos que, doravante, eles não tenham mais esse comportamento”, disse o comandante.

Zeca anuncia adesão ao SUSP e vinda de ministro a MS

0

03/06/2003 16h46 – Atualizado em 03/06/2003 16h46

O governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, anunciou esta tarde a vinda do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, a Mato Grosso do Sul, no próximo 23, quando o estado assinará a adesão ao SUSP (Sistema Único de Segurança Pública), um dos pilares dos planos do governo federal para combater a violência.

O governador afirmou que a vinda do ministro é importante por dois motivos. Lembrou que Mato Grosso do Sul deve ser um dos focos no combate ao chamado crime organizado, por causa da região de fronteira, e disse que a presença do ministro é uma oportunidade para reivindicar recursos para o setor no Estado.O governador assinou esta tarde medidas prevendo a integração do trabalho das corporações policiais, um dos itens do SUSP.

Número de animais recebidos pelo Cras cai 28% este ano

0

03/06/2003 16h41 – Atualizado em 03/06/2003 16h41

O número de animais recebido pelo Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), de Campo Grande, caiu 28% de janeiro até meados de maio comparado ao mesmo período de 2002. No ano passado, foram atendidos 731 animais e, neste primeiro semestre, 525 chegaram ao local. O resultado é festejado pela bióloga responsável pelo Cras, Alessandra Firmino, que credita a redução do número de apreensões às ações intensivas da Polícia Militar Ambiental e as visitas de conscientização feitas no local, onde alunos e a população são orientados sobre as graves conseqüências do tráfico de animais silvestres.

A maioria dos bichos que chega às mãos de Alessandra são aves, cerca 70%. Os mamíferos são responsáveis por 25% e os répteis, 5%. A bióloga revela que por serem mais exóticas, as araras e papagaios são os principais alvos do tráfico.

Mas a população também é responsável por muitos atos de crueldade, que resultam em aves baleadas e até apedrejadas, como uma arara vermelha que chegou ao local esta semana e está sob seus cuidados.

Apesar da gravidade de alguns casos, a equipe do Cras recupera com sucesso entre 60% e 70% dos animais, devolvendo-os ao habitat natural. “Os casos que não tem solução são encaminhados a zoológico ou centros de pesquisa, onde são utilizados como matrizes para reprodução”, explica Alessandra. Atualmente 330 animais estão no Cras passando por recuperação.

Militares podem ter cometido outros roubos em Corumbá

0

03/06/2003 16h34 – Atualizado em 03/06/2003 16h34

A Polícia Civil de Corumbá divulgou há pouco o nome dos três militares da Base Fluvial de Ladário presos na noite de ontem, e um nesta manhã, por envolvimento com o roubo de uma carreta. Eles foram indiciados por formação de quadrilha e é investigado o envolvimento em outros roubos recentes de veículos e motos.

Foram presos os marinheiros Fábio Rodrigues da Costa, de 22 anos; Anderson Ramos Melgar, de 20 anos; e Clayton Régis Francisco, de 20 anos, e Erlaine Cristina de Paula Santos, de 26 anos, que atraiu o dono do caminhão roubado para que os três pudessem cometer o crime. O veículo estava sendo levado para a Bolívia quando a Polícia Militar prendeu o primeiro marinheiro.

Eles foram indiciados também por roubo. Os crimes podem levar à pena de 4 a 10 anos de prisão (roubo) e de 2 a 6 anos, no caso da formação de quadrilha.

A Polícia mantém investigações porque haveria outros dois suspeitos para serem presos, informou o site Corumbá On Line.

Padaria assaltada é vizinha de Delegacia da Polícia

0

03/06/2003 16h31 – Atualizado em 03/06/2003 16h31

A panificadora Carandá Bosque, assaltada hoje à tarde, é vizinha da Delegacia de Polícia do bairro. Dois rapazes, numa motocicleta levaram R$ 100. O dono da loja, Yoshiro Teakiguchi, não se surpreendeu com a ousadia dos assaltantes. “O posto de gasolina, que fica em frente à Delegacia, também já foi assaltada”, conta.

A loja fica na rua Vitório Zeolla, onde também está a Delegacia, distante cerca de 500 metros. No assalto de hoje, um dos rapazes, que segundo o comerciante aparentava menor de idade, entrou na padaria com um revólver, apontou para uma funcionária, que assustava correu. Mesma reação teve o assaltante, que só levou os R$ 100.

Governo lança três programas de apoio a agricultura familiar

0

03/06/2003 16h28 – Atualizado em 03/06/2003 16h28

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, SDA, apresenta nesta segunda-feira, 09 de junho, três novos programas de apoio a agricultura familiar. A solenidade com a presença do Governador de Mato Grosso do Sul, José Orcírio Miranda dos Santos, será no Palácio Popular da Cultura no Auditório Manoel de Barros, às 14 horas.

Serão apresentados os Programas MS Solidário (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar), Tupã’I (Programa de Apoio á Produção Auto-Sustentável das Comunidades Indígenas e Negras Rurais) e o Terra Nova (Programa de Reestruturação Fundiária de Mato Grosso do Sul).

O Programa MS Solidário tem o objetivo de estimular e apoiar a agricultura familiar, através de políticas públicas para gerar mais renda, produção de alimentos e desenvolvimento social. Cerca de 40 mil agricultores familiares e 3600 pescadores do Estado serão beneficiados com o MS Solidário. O Programa irá trabalhar com três eixos: fomento à produção, apoio institucional através de uma linha de microcrédito, pesquisa agropecuária e agroindustrialização com o Prove Pantanal.

A Reestruturação Fundiária do Estado é o principal objetivo do Programa Terra Nova, que vai apoiar a implantação e consolidação de assentamentos rurais, em conjunto com o Governo Federal, regularizar áreas tradicionais envolvidas por índios e quilombos. O Terra Nova ainda irá trabalhar na gestão e guarda dos dados cadastrais e cartográficos das titulações emitidas pelo Estado de Mato Grosso do Sul, gerindo e atualizando as bases dos limites intermunicipais da divisão político administrativa do Estado.

E a questão indígena e dos negros no Estado será a base do Programa Tupã’I que tem como diretriz um conjunto de projetos que serão desenvolvidos em comunidades negras rurais e indígenas. O nome Tupã’I é uma homenagem ao grande líder e mártir da causa indígena Marçal de Souza Tupã’I, e significa “pequeno Deus”. Entre as principais ações do programa está a recuperação e conservação de solo das áreas das comunidades, a implantação de hortas e lavouras e criação de pequenos animais.

Descobertas duas centrais telefônicas clandestinas

0

03/06/2003 16h25 – Atualizado em 03/06/2003 16h25

Duas centrais telefônicas clandestinas foram descobertas em Campo Grande e seis pessoas foram presas por envolvimento. Uma das centrais ficava perto do Complexo Penitenciário, no bairro Noroeste. O nome de uma autoridade estadual foi utilizada para a habilitação de das linhas.

Foram presos Carlos Farias de Araújo, Reine Cecília Rojas, Luiz Carlos Rojas Pereira, Paulo Roberto Rojas Pereira e Andreza Cristina Berto. Outras duas pessoas ainda estão sob investigação e deverão ser presas.

As centrais foram descobertas e fechadas pelo Gaeco, grupo que atua contra o crime organizando, envolvendo polícias Civil e Militar e Ministério Público.

Conforme informação do coordenador do Gaeco, o procurador Antônio Siufi Neto, o nome de uma importante autoridade foi utilizado para a habilitação de uma central. O nome da pessoa não foi revelado. As centrais serviam para que presos ligados ao crime organizado pudessem coordenar ações.

Siufi criticou a facilidade de habilitação de uma linha, sem a necessidade de apresentação de documentos pessoais, apenas fornecimento de dados por telefone. Segundo ele, o Ministério Público estuda medida jurídica que obrigue as empresas a exigir documentos.

Jornada discute educação infantil em Campo Grande

0

03/06/2003 16h19 – Atualizado em 03/06/2003 16h19

A 1ª Jornada Municipal de Educação Infantil “Criança Ativa” será realizada entre os dias 5 e 6 em Campo Grande. O evento vai debater o desenvolvimento da linguagem, afeto e limites, auto-estima e motivação pessoal, sexualidade infantil e os desafios do educador infantil.

O encontro, que é promovido pelas secretarias de Educação e de Assistência Social, deve reunir mais de 300 profissionais. A abertura oficial será realizada na quinta-feira às 8 h no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada à rua Onocieto Severo Monteiro, 460, Vila Margarida.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.