20.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 14083

Iraquianos não aparecem para entregar armas às autoridades dos EUA

0

01/06/2003 14h15 – Atualizado em 01/06/2003 14h15

Traumatizados com a desordem pós-guerra, os iraquianos ignoraram a anistia de armas oferecida pelos Estados Unidos e não compareceram aos postos de polícia onde suas armas deveriam ser entregues. A medida foi anunciada ontem pelas tropas americanas e será mantida por duas semanas.

  • Ainda não recebemos nenhuma arma – disse o coronel Haider Ghani Aziz, chefe da estação de polícia Bab al-Sheik.

No entanto, ele acredita que ainda seja muito cedo para concluir que os iraquianos não vão atender o pedido americano.

  • Vamos esperar. Se ninguém aparecer, acho que vamos ter de fazer uma campanha de revista nas casas – afirmou.

Fonte: Globo News

Lula propõe ao G-8 taxação do comércio de armas para financiar combate à pobreza

0

01/06/2003 14h13 – Atualizado em 01/06/2003 14h13

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs neste domingo, durante discurso aos integrantes do G-8 (grupo dos sete países mais ricos e a Rússia), a criação de um fundo internacional de combate à pobreza. Lula apresentou duas sugestões de financiamento para o fundo: taxação do comércio internacional de armas e o reinvestimento de parte dos recursos pagos como juros pelos países devedores. O presidente brasileiro, que participa da reunião como convidado, destacou que, no caso da taxação da venda de armas, a medida traria vantagens “do ponto de vista econômico e ético”.

Anfitrião do encontro, o presidente da França, Jacques Chirac, considerou a idéia complexa e de difícil implementação, mas destacou que a fome é inaceitável.

  • Não é injustificável, também sou favorável a examinar essa proposta (de taxação do comércio de armas). Ficamos extremamente impressionados e surpresos com essa proposta do presidente Lula – comentou Chirac.

Lula teve um encontro reservado com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Segundo relato do assessor especial de Lula, Marco Aurélio Garcia, o presidente dos EUA disse que o colega brasileiro tem sido uma liderança no continente sul-americano. Os dois conversaram por 15 minutos sobre assuntos que serão discutidos na viagem de Lula aos EUA este mês.

  • Vamos aprofundar os assuntos em Washington. Quero ouvir sua opinião – teria dito Bush.

Em seu discurso ao G-8, Lula propôs ações contra a fome:

  • Queremos falar-lhes de forma simples e direta: venho propor-lhes ações coletivas, responsáveis e solidárias, em favor da superação das condições desumanas em que se encontra grande parcela da população do globo. A fome não pode esperar. É preciso enfrentá-la com medidas emergenciais e estruturais.

Segundo o presidente brasileiro, a pobreza e a miséria que atingem milhões de homens e mulheres no Brasil, na América Latina, na África e na Ásia obrigam a construção de uma nova aliança contra a exclusão social.

  • A pobreza e a miséria que atingem milhões de homens e mulheres no Brasil, na América Latina, na África e na Ásia, nos obrigam a construir uma nova aliança contra a exclusão social. Estou convencido de que não haverá desenvolvimento econômico sem sustentabilidade social e que, sem ambos, teremos um mundo cada vez mais inseguro. É nesse espaço de desagregação social que prosperam os ressentimentos, a criminalidade e, em especial, o narcotráfico e o terrorismo – afirmou.

Lula disse ser necessária uma nova equação que permita a retomada do crescimento e inclua os países em desenvolvimento.

  • Os problemas sociais como o desemprego, inclusive nos países ricos, estão se agravando cada vez mais. Estou seguro que um dos objetivos desta reunião do G-8 é o de buscar caminhos para que a economia volte a crescer. Necessitamos uma nova equação que permita a retomada do crescimento e inclua os países em desenvolvimento. A incorporação dos países em desenvolvimento na economia global passa necessariamente pelo acesso sem discriminações aos mercados dos países ricos – alertou.

Para o presidente brasileiro, não é possível competir livremente em meio a subsídios e outros mecanismos de proteção.

  • Fizemos um enorme esforço e sacrifício para conquistar competitividade. Mas como competir livremente em meio à guerra de subsídios e outros mecanismos de proteção que criam uma verdadeira exclusão comercial? Não viemos aqui para nos lamentar, nem simplesmente para engrossar o coro das recriminações. Sabemos quais são nossas responsabilidades. Estamos fazendo a nossa parte, executando políticas econômicas equilibradas, combatendo o desperdício e a corrupção, aprimorando as instituições para o bom funcionamento das nossas economias. Temos demonstrado vontade política para combater os desequilíbrios sociais e a pobreza – disse.

A reunião ampliada do G-8 começou pouco antes do meio-dia deste domingo, no horário brasileiro. Nessa fase, só os líderes dos países emergentes discursam.

Fonta: Globo News

Bush chega a Evian e reencontra antigos aliados que não o apoiaram na guerra contra o Iraque

0

01/06/2003 14h02 – Atualizado em 01/06/2003 14h02

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o da França, Jacques Chirac, trocaram um aperto de mão hoje em seu primeiro encontro desde o fim da guerra contra o Iraque. O líder francês foi um grande opositor ao conflito, junto com a Alemanha e a Rússia.

Anfitrião do encontro do G8, grupo formado pelos sete países mais industrializados e a Rússia, Chirac deu as boas-vindas a Bush no terraço do hotel de Evian. Mas seu aperto de mão foi breve e não houve nem sinal da cordialidade expressa durante a chegada dos outros líderes.

Os integrantes do governo americano deixaram claro que Bush continua ressentido com a atitude de Chirac, que conseguiu evitar que os EUA e a Grã-Bretanha obtivessem um mandato das Nações Unidas para invadir o Iraque.

Bush chegou de helicóptero neste domingo a Evian. O objetivo dele em seu giro pela Europa é pedir o apoio dos líderes mundiais para novas ações contra o uso de armas de destruição de massa, argumento usado para o ataque aos iraquianos.

O presidente americano deixou claro que os Estados Unidos querem superar a crise em relação ao Iraque e reunir novamente a Aliana Atlântica, mas seus próximos movimentos na luta contra armas nucleares, biológicas e químicas podem trazer mal-estar.

Durante discurso em Cracóvia, na Polônia, primeira escala do giro de Bush, o chefe da Casa Branca tentou obter apoio para um acordo internacional de busca e captura de aviões e embarcações suspeitos de transportar armas ilegais e tecnologia de mísseis.

Fonte: globo News

LOUCURA:Brasileiro cai a 3,5 mil metros e sobrevive

0

01/06/2003 13h57 – Atualizado em 01/06/2003 13h57

Um coronel brasileiro caiu, sem pára-quedas, de um avião que estava a 3,5 mil metros de altitude, e quebrou apenas duas costelas, o esterno e o nariz. Oscar Rocha da Silva Filho pertence ao Esquadrão Aéreo-Terrestre de Salvamento (Pára-Sar), grupo de elite da Força Aérea Brasileira e, já tendo passado por outro acidente de avião, se disse “pronto para outro salto”. “O pára-quedas principal e o de reserva falharam. Caí num campo, sobre uma árvore, acho que uma mangueira”, explicou o coronel comandante. Enquanto caía, Oscar disse que pensava na família e no que poderia ocorrer. Ao se despedir, a entrevistadora de uma rádio carioca brincou: “ia desejar-lhe boa sorte, mas dadas as circunstâncias, acredito que você não precise disso”. Ele foi levado para o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e, no dia seguinte ao tombo, recebeu alta.

Fonte: Cia da Boa Notícia

PCdoB cresce e ganha poder ao lado do presidente Lula

0

01/06/2003 13h53 – Atualizado em 01/06/2003 13h53

Depois de passar longos períodos na clandestinidade desde sua fundação, em 1922, o PCdoB vive agora uma inusitada fase de crescimento com a chegada ao poder por conta do apoio ao PT e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mesmo sem nenhuma campanha ostensiva de filiações, o partido vem contabilizando adesões no país, principalmente de políticos sem mandato eletivo e sem atual vinculação partidária.

Somente no estado de São Paulo, o PCdoB registrou 2.300 novos filiados nos últimos três meses, pelos dados do diretório regional. Desse total, 800 adesões ocorreram na capital.

  • O crescimento que temos obtido é diferente daquele que tradicionalmente se vê no meio político. Crescemos mais na base social, um segmento que julgamos importante para o nosso trabalho e no qual atuamos – afirma Walter Sorrentino, secretário de Organização da executiva nacional.

Embora a grande maioria das filiações se concentre entre estudantes, líderes sindicais e de movimentos populares, a fase governista do PCdoB também aumentou de 12 para 19 nomes a modesta bancada de vereadores paulistas. Nacionalmente, o partido conta agora com 165 representantes em câmaras municipais e saltou de uma única prefeitura comunista — a de Olinda — para quatro, ainda que em municípios pequenos: Guanhães (MG), Mirandiba e Quipapá, ambas também no estado de Pernambuco.

  • Consideramos esse crescimento natural. Estamos no governo federal depois de apoiar Lula desde 1989, participamos do governo em oito estados, temos os vice-prefeitos de Recife e Aracaju e o vice-governador do Piauí – explica Sorrentino.

  • Teremos presença grande nas eleições municipais de 2004 e já estamos nos elevando à condição de um partido de porte médio -acrescenta o dirigente.

Para o deputado federal Aldo Rebelo (SP), líder do Governo na Câmara, a projeção conquistada pelo partido levou ao crescimento, obrigando a legenda a analisar o momento com cuidado.

  • Não podemos perder a oportunidade de crescer, mas também não devemos forçar o processo, crescer a qualquer custo.

Sorrentino também descarta a hipótese e prefere analisar o momento como uma nova fase do PCdoB.

  • Nossa posse no governo encerrou o que podemos chamar de ciclo da legalidade, iniciado em maio de 1985, quando deixamos a clandestinidade do regime militar – disse.

Jairo José da Silva Júnior, secretário-geral da executiva paulista, arrisca dizer que o crescimento deve se refletir nas urnas em 2004.

  • Temos chances de triplicar o número de vereadores e podemos lançar candidatos próprios a algumas prefeituras – afirma.

Fonte: Globo News

Africana tem menina gerada no Fígado

0

01/06/2003 13h48 – Atualizado em 01/06/2003 13h48

A africana Ncise Cwayita, de 20 anos, teve uma menina gerada em seu fígado. Trata-se do quarto bebê a sobreviver a esse tipo de gestação, entre os 14 casos semelhantes documentados em todo o mundo até hoje. A menina se chama Nhahla ou “sorte”, em zulu, nasceu com 2,8 quilos e passa bem. Quando um óvulo é fecundado, ele atravessa as trompas de falópio até chegar ao útero, onde se desenvolve. Em alguns casos – na proporção de uma em 100 mil gestações – o óvulo cai das trompas e pode se fixar em qualquer ponto do abdome. A maioria das gestações fora do útero são abortadas em poucas semanas. Nesse caso, no entanto, os médicos só descobriram que o bebê estava crescendo no fígado quando fizeram um exame na última semana.

Fonte: Cia da Boa Notícia

Empresas devedoras do INSS fizeram doações a campanhas de presidenciáveis

0

01/06/2003 13h46 – Atualizado em 01/06/2003 13h46

Segundo reportagem publicada neste domingo pelo jornal O Globo, pelo menos um quarto das contribuições de campanha para candidatos à Presidência da República saiu dos cofres de devedores do INSS. De acordo com o jornal, a lista foi divulgada pelo Ministério da Previdência. E o maior volume de doações foi para o comitê do eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Do total de R$ 39,4 milhões que recebeu em contribuições, R$ 10,8 milhões foram doados por empresas que constam da lista de devedores da Previdência.

Entre elas, a principal colaboradora é a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), da família do vice-presidente José Alencar. A direção da empresa, que afirma não reconhecer a dívida de R$ 137.739 com o INSS, doou R$ 2,4 milhões à campanha de Lula no ano passado.

Candidato do PPS à Presidência da República, o hoje ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, recebeu das empresas devedoras do INSS R$ 5,011 milhões do total de R$ 16,3 milhões que arrecadou para a campanha. Proporcionalmente, o tucano José Serra foi o maior beneficiário de contribuições feitas por empresas que figuram na lista de devedores do INSS: R$ 10,3 milhões do total de R$ 28,5 milhões. Segundo prestação de contas feita pelo PSB ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o comitê de Anthony Garotinho arrecadou R$ 3,3 milhões. Desses, R$ 854 mil são doações de empresas devedoras que brigam na Justiça para não pagar ao INSS.

Entre as empresas que estão na relação de devedores do INSS, a Gerdau foi a maior doadora para a campanha de Ciro, R$ 1,2 milhão. A empresa também deu contribuição de R$ 500 mil para o comitê de Lula.

Assim como a Gerdau, são muitas as empresas que contribuíram para dois ou mais candidatos ao longo da campanha. A Ericsson Telecomunicações, a Pirelli (Cabos e Pneus), o Banco de Crédito Real de Minas, Klabin e a Ripasa Celulose e Papel são exemplos de empresas que doaram para os três principais candidatos: Ciro, Serra e Lula.

Segundo a assessoria do Ministério da Previdência, a presença de devedores do INSS entre os colaboradores de campanha do presidente e do ministro Ciro Gomes não vai inibir o esforço do governo de cobrar os R$ 65 bilhões inscritos na dívida ativa (em execução judicial).

Fonte: Globo News

Braitânicos preferem Ozzy como “pai”

0

01/06/2003 13h43 – Atualizado em 01/06/2003 13h43

Uma pesquisa realizada pelo Biografy Channel apontou que 9% dos britânicos preferiram ter Ozzy Osbourne como pai ao primeiro-ministro Tony Blair. O jogador de futebol David Beckman ficou em segundo, com 14%. Apenas 6% dos entrevistados disseram que Blair seria um pai modelo. Entre as mulheres, Catherine Zeta Jones e Maddona estam entre os melhores exemplos de mães.

Fonta: Cia da Boa Notícia

Filme gera problemas pa norte-americano

0

01/06/2003 13h41 – Atualizado em 01/06/2003 13h41

O filme “Todo Poderoso”, novo sucesso de bilheteria nos Estados Unidos, está causando dores de cabeça para Dawn Jenkins, uma fabricante de vidro da Flórida. No filme, Deus tenta entrar em contato com um mortal – personagem representado por Jim Carrey – deixando repetidas mensagens com um número de telefone no Pager dele. Mas em vez do prefixo 555, normalmente usado pela maior parte dos filmes e shows de TV, o número do telefone de Deus tem os sete dígitos normais, nesse caso, coincidentes com o número do celular de Jenkins. Depois que o filme de Carrey chegou aos cinemas, Jenkins disse ter recebido cerca de 20 telefonemas por hora, com pessoas pedindo para falar com Deus e desligando em seguida.

Fonte: Cia da Boa Notícia

Suplicy cobra mais ousadia e criatividade de Lula

0

01/06/2003 13h38 – Atualizado em 01/06/2003 13h38

Voz dissonante no PT, o senador Eduardo Suplicy acredita que passados os primeiros meses de governo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já tenha tido tempo de arrumar a casa. Em razão disso, o senador paulista acha que já está na hora de o presidente promover alterações na política econômica. Economista e professor da Fundação Getúlio Vargas, Suplicy engrossa o coro dos insatisfeitos e cobra mais ousadia e criatividade do presidente e do ministro da Fazenda.

  • O que se espera do presidente Lula e do meu amigo ministro Antonio Palocci é que possa haver maior ousadia e criatividade – disse.

Segundo ele, “é preciso que o governo passe a ser mais ousado nas decisões de política econômica, visando a aumentar o ritmo da produção”.

  • O importante é compatibilizar a estabilidade de preço com o crescimento vigoroso da economia, das oportunidades de emprego e com a melhoria da distribuição de renda. O fato de no último mês ter sido registrada uma ligeira queda no nível geral de preços constitui um sinal de que está aberto o caminho para a diminuição da taxa de juros – afirmou ele.

Sobre o documento elaborado por parlamentares da ala esquerda do PT, que cobraram mais ousadia do governo, Suplicy disse que ele foi escrito de “forma construtiva e positiva”.

  • Acho que os ministros da área econômica vão levar em consideração os seus argumentos – acrescentou.

Segundo o senador, dos 53 itens da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), apenas dois eram sobre análise do desemprego.

  • Sugeri ao Jacques Vagner (ministro do Trabalho) que ele precisa ter voz no Copom. É importante que na reunião haja lá alguém que esteja dizendo: é importante, sim, a estabilidade de preço, vamos tentar alcançá-la. Mas vamos tentar criar os instrumentos que possibilitem que a estabilidade de preço se dê também pelo aumento da produção, das oportunidades de emprego – argumentou Suplicy.

Fonte: Globo News

Lula discursa em defesa dos países emergentes na reunião do G-8

0

01/06/2003 13h30 – Atualizado em 01/06/2003 13h30

Começou pouco antes do meio-dia deste domingo, no horário brasileiro, a reunião ampliada do G-8, grupo dos sete países mais ricos do mundo mais a Rússia. Nessa fase, só os líderes dos países emergentes estão discursando. Em sua fala, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ser necessária uma nova equação que permita a retomada do crescimento e inclua os países em desenvolvimento.

  • Os problemas sociais como o desemprego, inclusive nos países ricos, estão se agravando cada vez mais. Estou seguro que um dos objetivos desta reunião do G-8 é o de buscar caminhos para que a economia volte a crescer. Necessitamos uma nova equação que permita a retomada do crescimento e inclua os países em desenvolvimento. A incorporação dos países em desenvolvimento na economia global passa necessariamente pelo acesso sem discriminações aos mercados dos países ricos – afirmou.

Segundo Lula, não é possível competir livremente em meio à guerra de subsídios e outros mecanismos de proteção.

  • Fizemos um enorme esforço e sacrifício para conquistar competitividade. Mas como competir livremente em meio à guerra de subsídios e outros mecanismos de proteção que criam uma verdadeira exclusão comercial? Não viemos aqui para nos lamentar, nem simplesmente para engrossar o coro das recriminações. Sabemos quais são nossas responsabilidades. Estamos fazendo a nossa parte, executando políticas econômicas equilibradas, combatendo o desperdício e a corrupção, aprimorando as instituições para o bom funcionamento das nossas economias. Temos demonstrado vontade política para combater os desequilíbrios sociais e a pobreza – disse.

Lula propôs também ações coletivas contra a fome no mundo.

  • Queremos falar-lhes de forma simples e direta: venho propor-lhes ações coletivas, responsáveis e solidárias, em favor da superação das condições desumanas em que se encontra grande parcela da população do globo. A fome não pode esperar. É preciso enfrentá-la com medidas emergenciais e estruturais – alertou.

Segundo o presidente brasileiro, a pobreza e a miséria que atingem milhões de homens e mulheres no Brasil, na América Latina, na África e na Ásia obrigam a construção de uma nova aliança contra a exclusão social.

  • A pobreza e a miséria que atingem milhões de homens e mulheres no Brasil, na América Latina, na África e na Ásia, nos obrigam a construir uma nova aliança contra a exclusão social. Estou convencido de que não haverá desenvolvimento econômico sem sustentabilidade social e que, sem ambos, teremos um mundo cada vez mais inseguro. É nesse espaço de desagregação social que prosperam os ressentimentos, a criminalidade e, em especial, o narcotráfico e o terrorismo – afirmou.

Fonte: Globo News

Charada

0

01/06/2003 11h18 – Atualizado em 01/06/2003 11h18

Uma meninha tinha um gatinho chamado Tido, que dormia toda noite um uma cestinha.Certo dia, a menina foi procurar o gatinho e não encontrou.Qual o nome do filme?

R.: O cesto sem Tido ( O Sexto Sentido )

Corinthians aposta no lado direito do seu ataque contra o Vitória

0

01/06/2003 11h04 – Atualizado em 01/06/2003 11h04

Chega de ficar na sombra enquanto os companheiros canhotos recebem os afagos de torcedores e dirigentes. O lateral Rogério e o meia-atacante Leandro esperam consolidar hoje, na partida contra o Vitória, o novo status do setor direito do Corinthians.

A partir das 17h(MS), no Pacaembu, eles tentam comprovar a qualidade do lado destro, que passou a ser mais eficiente do que badalado setor esquerdo da equipe do técnico Geninho no ataque.

Dos 22 gols do Corinthians neste Brasileiro, nove (40,9%) aconteceram graças a lances pela direita.

A esquerda, geralmente citada pelos rivais como o ponto mais forte do time de Geninho, foi responsável por seis tentos (27,3%).

Dos laterais da equipe, Rogério é o que deu mais assistências Brasileiro-2003. Já fez três passes para gols, contra apenas um do canhoto Kléber, mais cotado para a seleção, que será convocada terça-feira por Carlos Alberto Parreira.

Rogério fez também três gols. Kléber balançou a rede uma vez.

O lateral-direito também faz mais cruzamentos que o seu colega da esquerda: 6,3 contra 3,9.

“Uma peça fundamental para a evolução do lado direito é um jogador que não aparece para torcida: o Leandro”, disse Rogério.

Segundo o lateral, a mudança feita por Geninho, que pediu para Leandro jogar mais recuado, no meio-campo, o ajudou.

“Antes, eu não tinha ninguém que jogasse bem próximo de mim. Agora ele me ajuda a atacar e a marcar”, explicou ele.

Entre os titulares, Leandro é o corintiano com melhor desempenho nas trocas de bola. Ele acerta 91,7% dos passes.

“Fui contratado pelo Corinthians para ser atacante, mas não estava jogando tão avançado como no Botafogo-SP. Jogar recuado tem sido bom para tabelar e dar mais uma opção de jogada ao time”, afirmou o meia-atacante.

Ele disse não sentir falta do reconhecimento da torcida. “O importante é os companheiros e a comissão técnica saberem da minha importância.”

Enquanto Rogério e Leandro comemoram o fato de serem mais úteis ao time, Kléber e Gil respiram mais aliviados. Os dois dizem estar menos sobrecarregados.

Porém Gil ainda é o que mais apanha, com uma média de 6,1 faltas recebidas por jogo, e o mais acionado, recebendo 39,6 passes.

“Mas agora os adversários têm de se preocupar também com a direita. Assim, a gente ganha espaço na esquerda”, disse Kléber.

Fonte: Dourados News

Palocci diz que manterá política monetária e não abre mão do controle da inflação

0

01/06/2003 10h57 – Atualizado em 01/06/2003 10h57

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, disse que o governo vai continuar adotando a mesma política monetária porque não abre mão do controle da inflação. Ao desembarcar em Lausanne, para acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na reunião do G-8, Palocci deixou claro que ainda não é possível reduzir a taxa de juros. O tema foi um dos principais assuntos no vôo que levou Lula até o local onde será realizado amanhã o encontro do G-8.

Palocci admitiu que a queda dos preços ao consumidor não está ocorrendo na velocidade que o governo esperava e que está havendo uma inércia inflacionária nos preços do varejo.

  • Vamos matar e esquartejar a inflação. Ou fazemos isso este ano, ou passamos os próximos quatro anos tentando fazer isso – disse o ministro.

Indagado sobre o que o governo pretende fazer para chegar ao “milagre do crescimento” prometido pelo presidente Lula, Palocci garantiu que o crescimento não se dará pelo afrouxamento da política monetária. Isto é, queda de juros com aumento de inflação. Ele disse que tem ouvido alternativas de redução de juros e controle de câmbio. Outras alternativas, segundo ele, apontam para aumentar o valor do dólar para beneficiar a inflação.

  • Se é assim, tô fora – disse Palocci, acrescentando que o país está no momento final de combate à inflação, mas não é possível dizer se isso se dará em um mês ou quinze dias, dando a entender que enquanto isso os juros do Banco Central continuarão altos.

Para o ministro, o Brasil poderia fazer uma alternativa diferente do que está fazendo em termos de política monetária. Uma delas, segundo ele, seria tolerar a inflação. Ele admitiu, no entanto, que essa opção de política econômica pode levar ao crescimento no curto prazo, mas ao “desastre” num segundo momento.

  • Ainda podemos ter inflação alta este ano. Eu acho muito perigoso optar por fazer inflação. O Copom vai continuar fazendo o necessário – disse o ministro, lembrando que a meta de inflação para este ano é de 8,5% mas, até o final de maio a inflação acumulada em doze meses estava em 12,13%.

    Apesar da forte pressão por mudancas na política econômica que o governo vem sofrendo nos últimos dias, o ministro da Fazenda demonstrou descontração durante a entrevista e afastou de sua frente uma tesoura deixada na sala por assessores do Itamaraty. Alegou que não queria ser associado a cortes.

-Não quero ser associado a uma tesoura – brincou o ministro.

Ele disse que apesar do superávit fiscal do governo estar acima de 6%, o resultado até o final do ano ficará ajustado à meta de 4,25% estabelecida pelo governo. Palocci explicou que normalmente no primeiro semestre, os gastos são menores e aumentam no segundo, em conseqüência do aumento de despesas como, por exemplo, o pagamento do 13º salário do funcionalismo público.

Fonte: Globo News

Bush é recebido por Chirac em Evian, palco do encontro do G-8

0

01/06/2003 10h53 – Atualizado em 01/06/2003 10h53

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, chegou neste domingo de helicóptero a Evian, na França, para participar da reunião do G-8, o grupo dos sete países mais ricos e a Rússia. Ele foi recebido pelo presidente da França, Jacques Chirac, em seu primeiro encontro com o colega francês, um declarado oponente da guerra ao Iraque, desde o início do conflito. Chirac espera que essa seja uma oportunidade de reconciliação com Bush.

Quem também está em Evian é o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que participa como convidado. Ele foi o chefe de estado do Terceiro Mundo mais aplaudido na chegada à cidade francesa. E foi com quem Chirac mais demorou nos cumprimentos de boas-vindas. Muitas das pessoas da cidade que esperavam os líderes chegar gritaram o nome do presidente brasileiro.

Lula deixou Lausanne, na Suíça, num barco junto com os outros chefes de estado do Terceiro Mundo e do secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan. Os líderes do primeiro mundo chegaram à cidade de helicóptero.

Ontem à noite, o presidente Lula ofereceu ajuda humanitária para que a Argélia se recupere do terremoto, que provocou a morte de cerca de duas mil pessoas no país. A informação foi divulgada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Furlan, que acompanha o presidente em Evian.

Segundo Furlan, Lula pretende ajudar na reconstrução das casas e também barracas militares para abrigar os desalojados. A oferta foi feita durante uma reunião com o presidente da Argélia, Abdoulahye Wade. Emocionado com a atitude do presidente do Brasil, Wade deu um beijo de agradecimento no rosto de Lula, deixando-o desconcertado.

Quanto aos objetivos de Bush em Evian e seu giro pela Europa, o principal é pedir o apoio dos líderes mundiais para novas ações contra o uso de armas de destruição de massa, argumento usado para o ataque aos iraquianos. O presidente americano deixou claro que os Estados Unidos querem superar a crise em relação ao Iraque e reunir novamente a Aliana Atlântica, mas seus próximos movimentos na luta contra armas nucleares, biológicas e químicas podem trazer mal-estar.

Fonte: Globo News

Guga derrota Gaudio e chega às oitavas em Paris

0

01/06/2003 10h48 – Atualizado em 01/06/2003 10h48

Demorou mais do que o previsto, mas Gustavo Kuerten conseguiu confirmar a classificação para as oitavas-de-final de Roland Garros. Neste domingo, no complemento do jogo contra Gaston Gaudio interrompido no dia anterior por falta de luz natural, o brasileiro perdeu o terceiro set por 7/5 em 24 minutos, mas venceu o quarto por 6/3 em mais 43 minutos e garantiu vaga na próxima fase do Grand Slam francês por 3 a 1.

Guga enfrenta o espanhol Tommy Robredo nas oitavas. No sábado, o europeu eliminou o australiano Lleyton Hewitt, líder do ranking de entradas e cabeça-de-chave número um do torneio, de virada, por 3 sets a 2.

No jogo interrompido de sábado, Guga estava em vantagem. Venceu os dois primeiros sets por 7/6 (7/1) e 7/5 e empatava o terceiro por 3/3.

Neste domingo, o jogo começou equilibrado até 5/5, quando Gaudio venceu no saque do brasileiro, conseguiu a vantagem de 6/5 e fechou em seguida. No quarto set, Guga quebrou o serviço do argentino no quarto game, fazendo 3/1. Perdeu um duplo “break-point” em seguida quando vencia por 4/1 e ainda desperdiçou um “macht-point” em 5/2, mas garantiu a classificação logo depois.

O próximo adversário de Guga é profissional desde 1998 e ocupa o 31º lugar do ranking de entradas e é o 20º na Corrida dos Campeões. Os melhores resultados de Robredo na temporada foram as classificações às semifinais dos ATPs de Estoril e Dubai. O retrospecto do confronto entre os dois é favorável ao brasileiro. No único jogo até agora, Kuerten venceu, por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/1, no ATP de Stuttgart de 2001, disputado no saibro.

Robredo só chegou a duas finais na carreira, sendo campeão em Sopot, na Polônia, e vice em Casablanca, no Marrocos, ambos na temporada passada. Neste ano está igualando a sua melhor performance em Roland Garros, chegando às oitavas-de-final como em 2001. Ano passado, foi eliminado na terceira rodada.

Fonte: Globo.com

Segunda-feira começa VIIª Eco Dourados

0

01/06/2003 10h40 – Atualizado em 01/06/2003 10h40

A Prefeitura de Dourados, através do IPLAN –Instituto de Planejamento e Meio Ambiente, realiza a partir desta segunda-feira, prolongando-se até o dia 06, a VIIª Eco Dourados.

O evento contará coma a realização de palestras, mini cursos, exposições e a entrega do “Troféu MARCO VERDE”e será realizado no parque dos Ipês fazendo parte da IVª Semana do Meio Ambiente.

Fonte: Dourados News

Aznar se opõe a plebiscito sobre autonomia do País Basco

0

01/06/2003 10h35 – Atualizado em 01/06/2003 10h35

O primeiro-ministro da Espanha, Jose Maria Aznar, descartou hoje qualquer negociação sobre a proposta basca de realizar um plebiscito para que a região adquira mais autonomia. Ele afirmou que qualquer voto será considerado ilegal.

Aznar afirmou que a luta do primeiro-ministro do País Basco, Juan Jose Ibarretxe, para realizar a votação era a “capitulação da chantagem do terror”. “Ou Ibarratxe retira seu plano ou ele vai estar desafiando a ele”, disse Aznar, numa entrevista publicada no jornal conservador ABC.

Fonte: Reuters

Flamengo joga com o Paraná em Curitiba

0

01/06/2003 10h29 – Atualizado em 01/06/2003 10h29

O Flamengo da Copa do Brasil é finalista. Em nove jogos venceu sete, empatou um e só perdeu um. O aproveitamento na competição é de 81%. Já o Flamengo do Campeonato Brasileiro luta para se manter no pelotão intermediário da classificação geral. Em 10 jogos, venceu três, empatou cinco e perdeu dois.

O aproveitamento é de 46,6% – isto é, conquistou menos da metade dos pontos disputados. Na Gávea, não faltam teorias e explicações para explicar a crise de identidade. Unânime mesmo é a intenção de começar a acabar com a disparidade hoje, com uma vitória sobre o Paraná, às 15 horas (MS), em Curitiba.

Uma das mais evidentes justificativas para a diferença nas campanhas ninguém no clube ousou proferir: dos cinco adversários superados na Copa do Brasil, só o Vitória joga a Primeira Divisão do futebol do país. Ceará, Remo e Sport estão na Segundona e o Botafogo da Paraíba nem isso.

  • Vamos dizer que o Flamengo pegou um caminho bom na Copa do Brasil – disfarçou Felipe, usando em seguida outra explicação para o sucesso do time na competição: – O Flamengo aprendeu a jogar os 180 minutos, administrando o resultado e usando o regulamento.

Para o técnico Nelsinho Baptista, o regulamento impõe aos times a necessidade de vencer. E, segundo ele, isso acabou ajudando o Flamengo.

Fonte: Dourados News

Garotinho anuncia criação de Conselhos Municipais de Segurança

0

01/06/2003 10h19 – Atualizado em 01/06/2003 10h19

O secretário de Segurança Pública do Rio, Anthony Garotinho, anunciou hoje a criação de Conselhos Municipais de Segurança Pública.

  • Esses conselhos serão formados por delegados, comandantes de batalhões, representantes da Guarda Municipal e da sociedade civil. Na terça-feira, será criado o primeiro, em Petrópolis – informou.

No dia seguinte, quarta-feira, será a vez de Niterói e, na quinta-feira, de Campos. No sábado, será criado o conselho de Volta Redonda, no Sul Fluminense. Garotinho vai se reunir na quarta, às 11h, com o Gabinete Integrado de Segurança Pública, para discutir parcerias no combate ao crime.

No sábado, Garotinho anunciara o início do treinamento dos policiais que integrarão o Grupo de Ação Tática. O GAT – uma espécie de mini-Bope, formado por 630 homens – vai se dividir em 21 batalhões da Região Metropolitana do Rio. Segundo o comandante da Polícia Militar, coronel Renato Hottz, cada batalhão contará com 30 homens da nova tropa de elite, que passarão, a partir de amanhã, por um treinamento intensivo no Cefap.

Fonte: Globo.com

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.