16 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 14090

Ladrões arrombam caixas eletrônicos de bancos

0

28/05/2003 07h56 – Atualizado em 28/05/2003 07h56

Duas agências do Banco HSBC tiveram caixas eletrônicos arrombados na madrugada de hoje em Campo Grande. O primeiro caso ocorreu na agência da Avenida Bandeirantes. Os ladrões invadiram o local e violaram dois caixas, no entanto, conseguiram levar dinheiro de apenas um. Por volta da 1h, na agência da Avenida Eduardo Elias Zahran os assaltantes tentaram arrombar o caixa, mas como o alarme tocou, os ladrões fugiram.

Fonte: TV Morena

DOF prende assaltante de caminhoneiro

0

28/05/2003 07h54 – Atualizado em 28/05/2003 07h54

Solangelo Aquino Rocha, 29 anos, morador em Itu (SP), foi preso na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai após ter levado para o país vizinho uma carreta roubada no Brasil. Conforme o Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Rocha foi pego na região de Sete Quedas (MS) quando seguia num ônibus.

Na bagagem de Rocha os policiais encontraram um aparelho de rádio e toca CD e um rádio do tipo PX. O homem confessou que havia deixado no Paraguai uma carreta roubada em Maringá (PR) e que o motorista ainda estava no cativeiro.

O veículo foi encontrado em um barracão, no lado paraguaio, distante cerca de cinqüenta metros da linha internacional. Contatos foram feitos com a Polícia Nacional do Paraguai que se recusou a devolver o veículo, afirmando que o mesmo seria levado para a cidade de Salto Del Guairá, naquele país.

Solangelo Rocha confessou ao DOF que na noite de 22 de maio dois comparsas haviam rendido o motorista da carreta, um treminhão, de marca Volvo, ano de fabricação 1996, na região de Maringá e ele assumiu a direção do veículo, levando-o para o Paraguai. O homem teve sua prisão decretada pela Justiça paranaense, sendo removido para aquela cidade por policiais do DOF.

Instaladoras de motor para GNV terão de renovar licença

0

27/05/2003 16h58 – Atualizado em 27/05/2003 16h58

As empresas que fazem a instalação de equipamentos para utilização de GNV (Gás Natural Veicular) em carros têm até o dia 30 de outubro deste ano para renovarem suas licenças de funcionamento junto ao Inmetro (Agência Estadual de Metrologia) em Mato Grosso do Sul.

O Inmetro já está orientando os 16 estabelecimentos de Campo Grande mais os de Três Lagoas, segundo informa o diretor-técnico do Inmetro, Augusto Barbato. “Até o fim de julho todas as empresas estarão com as licenças vencidas, já alertei o pessoal e estão fazendo reuniões para agilizar a documentação”, afirma. Quem estiver em situação irregular poderá ter o estabelecimento interditado e até fechado.

Embrapa marca provas de concurso público para sábado

0

27/05/2003 16h56 – Atualizado em 27/05/2003 16h56

As provas do concurso público para preencher duas vagas de pesquisador II e técnico de nível superior II na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, estão marcadas para sábado, dia 31, às 7h30, informou esta tarde a assessoria de imprensa da empresa.

Os requisitos exigidos para os candidatos ao cargo de Pesquisador II são curso de mestrado e inscrição no conselho de classe. O salário inicial mensal é de R$ 2.549,04.

A jornada de trabalho da Embrapa é de 8 horas diárias e o regime trabalhista é pela CLT. A empresa oferece assistência médica, previdência complementar fechada, vale-alimentação e seguro de vida.

Briga de gangue resulta em 10 adolescentes apreendidos

0

27/05/2003 16h49 – Atualizado em 27/05/2003 16h49

Um grupo de dez pessoas, maioria adolescentes, foi apreendido há pouco no bairro Bandeirantes, em Campo Grande, pela Polícia Militar. Segundo informações da Polícia, duas viaturas estavam fazendo a patrulha próximo ao terminal de transbordo do bairro quando presenciou o que aparentemente seria briga de gangues. Os envolvidos foram apreendidos e conduzidos à delegacia especializada na Infância e Adolescência de Campo Grande.

Reforma da previdência apressa aposentadoria na Embrapa

0

27/05/2003 16h48 – Atualizado em 27/05/2003 16h48

A reforma da previdência está provocando o aumento dos pedidos de aposentadoria na Embrapa Gado de Corte, unidade de Campo Grande, admitiu esta tarde a presidente da secção sindical do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário, Eliana Cezar Silveira. Só este ano são 14 processos de aposentadoria em andamento. Em 2002, dos 16 servidores que deixaram a empresa, 11 foram por motivo de aposentadoria.

“Nossa atividade não segue o regime de servidor público. Somos pelo regime geral de celetista, mas há muita confusão. Na dúvida, quem já tem idade e completou o período de contribuição está pedindo aposentadoria”, declarou Eliana Cezar. “Não há garantia de que não haja mudança também no regime celetista”, acrescentou.

Pelas regras atuais, o funcionário que ingressou no serviço público até 1998, pode se aposentar aos 48 anos (mulher) e 53 anos de idade (homem), desde que tenha cumprido os anos de contribuição previdenciária – 30 anos (mulher) e 35 anos (homem). Quem começou no setor depois de 98, só pode requerer aposentadoria com 55 e 60 anos de idade, respectivamente. “A reforma pode acabar com essas regras de transição. Pode haver a exigência no sentido de que todos os servidores tenham de atingir a idade mínima de 55 e 60 anos. Por isso essa corrida pela aposentadoria”, disse Eliana.

A Embrapa Gado de Corte, criada há 26 anos, tem atualmente 242 funcionários.

Passagem interestadual deve subir 15% em junho

0

27/05/2003 16h35 – Atualizado em 27/05/2003 16h35

O setor de transporte rodoviário prevê uma alta de em torno de 15% no preço das passagens de ônibus interestaduais, segundo o encarregado de agência da Andorinha em Campo Grande, Atanaíde Machado. Ele explica que em primeiro de junho completa um ano o último reajuste de passagens.

Algumas promoções já foram encerradas.

A mota, por exemplo, já voltou a cobrar R$ 128,00 pela passagem para São Paulo, que estava custando R$ 105,00 até o dia 19 último. Desde o dia 2 de maio os bilhetes do transporte intermunicipal estão custando 23,5% mais caros. O reajuste ocorreu depois de dois anos de manutenção dos preços.

Passagem intermunicipal está custando 23,5% mais caro

0

27/05/2003 16h33 – Atualizado em 27/05/2003 16h33

Desde o dia 2 de maio a passagem de ônibus intermunicipal em Mato Grosso do Sul está custando 23,5% mais cara, segundo as empresas que fazem o transporte dentro do Estado. O gerente de vendas da Viação Motta, César Tolentino, os destinos mais procurados são Nova Andradina, cujo preço do bilhete subiu de R$ 27,30 para R$ 30,45; São Gabriel do Oeste, que foi de R$ 13,50 a R$ 16,30 e Coxim que de R$ 22,50 passou para R$ 27,00.

O encarregado de agência da Viação Andorinha, Atanaíde Machado, afirma que juntando o reflexo do aumento do preço da passagem ao mês de maio que tradicionalmente tem movimento fraco, as vendas recuaram em 30% comparadas com abril. As perspectivas são de uma melhora a partir do próximo feriado, 19 de junho, dia de Corpus Christi, principalmente se a quinta-feira for emendada com a sexta-feira. “O primeiro impacto é de redução de movimento mas depois se regulariza”, afirma. Na empresa a passagem para Corumbá passou de R$ 41,90 para R$ 48,20 enquanto para Coxim subiu de R$ 20,30 para R$ 24,50.

Tomate Fanny – um destaque na Expodinâmica

0

27/05/2003 16h25 – Atualizado em 27/05/2003 16h25

Durante a Expodinâmica, a produção de tomates Fanny foi exposta para quem compareceu ao espaço onde ocorria a apresentação das novas tecnologias. Parceira da expo, a Agricenter trouxe o produto da Royal Sluis para a Expoagro, surpreendendo pela qualidade do fruto.

Com mais sabor, menos água, boa pós colheita, o produto se torna atraente para o consumidor, garantindo lucros a quem vende devido ao alto giro de vendas, atendendo ainda a todas as necessidades do mercado.

Nativo das Américas, o tomate foi cultivado inicialmente pelos Astecas e Incas. A cultura já existe há mais de 1.300 anos; ele só foi conhecido no continente europeu depois que conquistadores chegaram ao México e América Central, por volta do século XVI.

Boa fonte de vitamina A, o tomate também é rico em vitamina C, sendo importante fonte de Licopeno, excelente para a prevenção do câncer de próstata e de estomago.

Consumo de peixe pode document.write Chr(39)reduzir riscos de ata

0

27/05/2003 16h18 – Atualizado em 27/05/2003 16h18

O consumo de peixes oleosos como o salmão ou o atum, pelo menos duas vezes por semana, pode ajudar a reduzir riscos de ataques cardíacos, segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Pesquisadores americanos encontraram provas que sugerem que os óleos omega-3 e n3, encontrados nesses peixes, podem impedir arritmias cardíacas.

O estudo é mais um a ressaltar os potenciais benefícios que o consumo de peixes oleosos ou suplementos podem trazer à saúde.

Estudos anteriores já haviam mostrado que o consumo desses peixes ajuda a proteger contra doenças cardíacas e derrames.

Coração:

O médico Alexander Leaf e sua equipe da Escola de Medicina de Harvard realizaram testes em ratos para descobrir como esses óleos protegem o coração.

Eles examinaram em microscópio as células cardíacas de fetos de ratos. Os médicos examinaram os efeitos de uma variedade de substâncias, incluindo óleos omega-3, nessas células.

Eles descobriram que os óleos ajudam a prevenir contra batidas cardíacas irregulares. Eles acreditam que os óleos bloqueiam correntes excessivas de sódio e cálcio no coração, que provocariam, por sua vez, descargas elétricas excessivas e erráticas no coração.

Em um artigo publicado pela revista Circulation (Circulação), da Associação Americana do Coração, os cientistas disseram que “experiências com animais mostraram que os ácidos graxos do óleo n3, encontrado em peixes, permanecem na membrana das células cardíacas e ajudam a prevenir ataques cardíacos súbitos ou arritmias fatais”.

Estudos anteriores:

Os pesquisadores disseram que a conclusão pode ser confirmada por estudos anteriores.

Eles ressaltaram que um dos primeiros estudos a mostrar que os óleos omega-3 podem proteger o coração foi realizado em 1989.

Nesse estudo, os pesquisadores examinaram 2.033 homens com doenças cardíacas, que foram divididos em três grupos e aconselhados a comer mais gordura, peixe ou fibras.

Dois anos depois, os cientistas examinaram o número de mortes entre esses homens. Eles concluíram que o número de mortes entre aqueles que comeram mais peixe foi 29% mais baixo do que nos outros grupos.

Leaf disse que isso sugere que os óleos ajudaram a prevenir batidas cardíacas irregulares e, conseqüentemente, ataques cardíacos.

Os médicos acreditam que pelo menos metade dos ataques cardíacos são provocados por batidas irregulares.

Leaf sugere que o consumo de peixes oleosos frescos ou congelados é a melhor maneira de proteger o coração.

Empresas americanas em paraísos fiscais faturam US$ 1 bi

0

27/05/2003 16h11 – Atualizado em 27/05/2003 16h11

Empresas americanas que se mudaram para paraísos fiscais a fim de evitar pagamento de impostos nos Estados Unidos estão se beneficiando de contratos do governo dos EUA no valor de US$ 1 bilhão por ano, segundo uma investigação da agência de notícias Associated Press (AP).

Esse valor representa um aumento de 18% em relação aos números anteriores, levantados em 2001 por funcionários democratas da Câmara dos Representantes.

A maior beneficiária da generosidade do governo no ano fiscal de 2002 é a consultoria Accenture, baseada em Bermudas. De acordo com a AP, a Accenture ganhou contrato equivalente a US$ 668,1 milhão.

Brechas na legislação tributária têm estimulado várias grandes empresas a fazer um “investimento corporativo”. Por esse mecanismo, as companhias se mudam – normalmente apenas no nome – para um paraíso fiscal e suas operações e administração permanecem nos Estados Unidos.

document.write Chr(39)Escândalodocument.write Chr(39)

A agência de notícias fez uma análise dos contratos do governo federal para descobrir que empresas instaladas em paraísos fiscais estavam fazendo negócios com o setor público.

Representantes do Partido Democrata no Senado americano tentaram por duas vezes impedir que essas empresas ganhassem contratos com o novo Departamento de Segurança Interna.

Mas suas tentativas foram bloqueadas por representantes do Partido Republicano.

“É um escândalo que façamos negócios com essas pessoas”, disse o deputado democrata Richard Neal. “Eles estão se esquivando de sua cidadania”.

Mas republicanos como o presidente da Comissão de Seviços Financeiros da Câmara dos Representantes, Michael Oxley, dizem que as brechas tributárias só devem ser fechadas como parte de uma revisão ampla da legislação tributária para empresas.

document.write Chr(39)Pressão competitivadocument.write Chr(39)

As empresas envolvidas dizem que há razões perfeitamente válidas para suas ações, e gastam milhões no lobby aos legisladores para assegurar que as brechas continuem abertas.

Segundo as empresas, a legislação americana cria uma situação em que elas ficam em desvantagem comparativa com seus concorrentes estrangeiros.

Mas algumas delas têm sido forçadas a mudar sua opinião por causa da pressão popular.

Entre elas, a fabricante de ferramentas Stanley Works, que suspendeu os planos de mudança de sua sede de Connecticut para Bermudas depois que legisladores locais e seus funcionários iniciaram um protesto.

No ano passado, o Tesouro do Estado da Califórnia apresentou uma lista de 23 empresas que fizeram a mudança para paraísos fiscais e que não mais poderiam participar de concorrências públicas.

.As mais beneficiadas:

Accenture (contabilidade): US$ 661.8 milhões

Foster Wheeler (engenharia): US$ 292,3 milhões

Tyco (eletrônica, saúde, segurança): US$ 72,9milhões

APW (eletrônica): US$ 9,1 milhões

Ingersoll-Rand (equipamentos,segurança): US$ 7,6 milhões

Fenasoft começa hoje em São Paulo

0

27/05/2003 15h59 – Atualizado em 27/05/2003 15h59

Teve início hoje, em São Paulo, uma das maiores feiras de tecnologia da informação e telecomunicações da América Latina, a Fenasoft Brasil Software Week, que acontece desde 1987. Com mais de cem expositores, o evento vai priorizar, nessa edição, as soluções voltadas ao segmento corporativo – principalmente às pequenas e médias empresas – governo e profissionais liberais.

Este ano, a Fenasoft traz o evento Pensadores do Software no Brasil, no qual especialistas discutem o futuro do mercado nacional de soluções, e o Congresso Linux, que promoverá palestras sobre a plataforma aberta. O Congresso Fenasoft também leva aos visitantes 140 palestras que abordam diversos temas ligados à tecnologia e telecomunicações.

O evento acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo, até o próximo dia 30. O valor da inscrição para todos os dias de Congresso é de R$ 1.800. Para participar de apenas um dos dias, o preço fica em R$ 500. O valor da inscrição inclui material didático, kit-congressita, coffee-break e certificado de participação. As inscrições e mais informações sobre a programação completa do Congresso podem ser obtidas no site www.fenasoft.com.br/congresso.

Parreira poupa campeões e chama duas novidades

0

27/05/2003 15h53 – Atualizado em 27/05/2003 15h53

RIO – O treinador da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira, decidiu convocar 11 jogadores que atuam na Europa para a Copa dos Confederações, de 18 a 29 de junho na França, e para o amistoso contra a Nigéria, no dia 11.

Parreira chamou cinco campeões mundiais (Dida, Belletti, Roque Júnior, Lúcio e Ronaldinho Gaúcho). As novidades foram o lateral Fábio Aurélio, em grande fase no Valencia e que nunca jogou pela seleção principal, e o meia Eduardo Costa, convocado por Luiz Felipe Scolari antes da Copa do Mundo 2002.

O treinador decidiu poupar jogadores titulares absolutos da equipe que disputaram o Mundial e tiveram férias reduzidas no ano passado. Casos de Ronaldinho, Rivaldo, Cafu e Gilberto Silva. Outras ausências são Roberto Carlos, suspenso por duas partidas pela Fifa, e Edmílson, que fraturou o pé direito no último sábado.

Na próxima terça-feira, Parreira vai chamar 12 atletas que atuam no Brasil. O treinador antecipou que atacantes que vêm se destacando no Campeonato Brasileiro têm boas chances de estar na relação. Parreira citou nominalmente Deivid (Cruzeiro), Luís Fabiano (São Paulo), Liedson (Corinthians) e Ricardo Oliveira (Santos).

O treinador confirmou que alguns jogadores com menos de 23 anos não disputarão a Copa das Confederações, sendo chamados para a seleção olímpica, que representará o país na Copa Ouro, em julho. Nessa caso estariam incluídos Kaká (São Paulo), Carlos Alberto (Fluminense), Diego e Robinho (Santos).

A lista dos document.write Chr(39)estrangeirosdocument.write Chr(39):

Goleiro: Dida (Milan/ITA);

Laterais: Belletti (Villareal/ESP) e Fábio Aurélio (Valencia/ESP);

Zagueiros: Juan, Lúcio (Bayer Leverkusen/ALE) e Roque Júnior (Milan/ITA);

Meias: Eduardo Costa (Bordeaux/FRA), Emerson (Roma/ITA) e Zé Roberto (Bayern de Munique/ALE);

Atacantes: Ronaldinho Gaúcho (Paris Saint-Germain/FRA) e Adriano (Parma/ITA)

Amistoso contra a Nigéria:

A CBF confirmou oficialmente nesta terça-feira que a seleção brasileira entrará em campo antes da Copa das Confederações. A equipe dirigida por Carlos Alberto Parreira enfrenta a Nigéria, no dia 11. O confronto está marcado para Abuja, capital do país africano, às 14h45m (de Brasília).

É a primeira vez que a seleção brasileira principal enfrenta a Nigéria. Porém, o adversário já é conhecido do país. Nos Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta, a equipe sub-23, contando com Ronaldinho e Roberto Carlos, treinada por Zagallo e reforçada por Aldair, Bebeto e Rivaldo, foi derrotada nas semifinais por 4 a 3, na prorrogação. O gol de ouro foi marcado por Kanu.

O Brasil está no grupo B da Copa das Confederações, com Estados Unidos, Camarões e Turquia. No A, França, Colômbia, Japão e Nova Zelândia se enfrentam.

A seleção estréia na competição no dia 19, contra Camarões, no estádio Saint Denis, em Paris. Depois enfrenta os Estados Unidos, no dia 21, em Lyon, e encerra sua participação na primeira fase diante da Turquia, no dia 23, em Saint Etienne. Os dois primeiros colocados de cada grupo disputam a semifinais, no dia 26, e a decisão será no dia 29.

Alunos fabricam produtos de limpeza na 39ª Expoagro

0

27/05/2003 15h47 – Atualizado em 27/05/2003 15h47

Dezessete alunos terminaram, há pouco, mais um curso de capacitação oferecido pelo Projeto Fazendinha. O curso “Fabricação de Produtos de Limpeza” todos os anos é bastante concorrido, superando as metas estabelecidas quanto ao número de alunos (esse ano a meta era 15 participantes).

De acordo com a instrutora Brasilina Aparecida Carvalho, do Senar, os alunos aprenderam a fabricar diversos tipos de sabão (de fubá, de álcool, azul), sabonetes, shampoos, limpa tudo e pasta para brilho em alumínio.

“Quem faz esse curso está capacitado inclusive a produzir para venda”, diz Brasilina, acrescentando que “eles podem ter lucro que variam de 50% a 4.000%”, ressaltou, “além de garantir uma economia de até 40% nas compras no mercado”.

A professora lembra ainda que esses cursos acontecem durante todo o ano e que as pessoas interessadas em fazê-lo devem entrar em contato com o Projeto Fazendinha, para saber a programação anual.

Dólar inverte novamente a tendência e cai 0,29%. Bovespa sobe mais de 2%

0

27/05/2003 15h44 – Atualizado em 27/05/2003 15h44

SÃO PAULO – O dólar comercial volta a operar em baixa nesta tarde de negócios bastante reduzidos no mercado financeiro. Às 15h32m, a moeda americana era cotada a R$ 3,015 na compra e R$ 3,021 na venda, com desvalorização de 0,29%. O mercado acionário brasileiro é fortemente comprador nesta terça-feira e anula as pesadas perdas da véspera. Às 15h46m, o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) registrava 13.183 pontos, com valorização de 2,57%. O volume financeiro total na bolsa era de R$ 555 milhões. No mesmo horário, o índice Dow Jones, da bolsa de Nova York, subia 1,74%.

A bolsa paulista havia caído 2,21% ontem, em reflexo às mudanças na rolagem da dívida cambial do governo (clique e saiba mais). Nesta terça, o retorno das bolsas americanas depois do feriado do Memorial Day incentivou a recuperação das ações. Além das altas expressivas nas bolsas, o investidor estrangeiro recebeu com tranqüilidade a decisão do Banco Central de reduzir suas dívidas cambiais.

Das dez ações mais negociadas do dia, somente um opera em queda. O destaque do dia é Telemar PN, que responde sozinha por 13% do Ibovespa e sobe 3,58%. Bradesco PN (+4,52%) e Telemar Norte Leste PNA (+4,25%) também se destacam na lista das mais negociadas. Dos 54 papéis que fazem parte do Ibovespa, as maiores altas são de Telesp Celular Participações PN (+5,7%) e Tele Centro Oeste PN (+5,6%). Já as maiores quedas ficam com Ambev PN (-1,3%) e Ipiranga Petróleo PN (-1,1%).

CÂMBIO – No período da manhã a cotação sofreu forte volatilidade, com os investidores assimilando as mudanças na rolagem da dívida pública cambial. Depois da disparada de 3,87% registrada ontem, os investidores corrigiram excessos e têm uma sessão mais tranqüila nesta terça-feira. Ao mesmo tempo que reduz sua exposição ao câmbio, o BC diminui a oferta de proteção cambial ao mercado e estimula a compra de dólares no mercado à vista. Com isso, diminui o temor de uma queda livre da moeda americana, que comprometeria a balança comercial e causaria insegurança no mercado.

Segundo as mesas de operações, grandes exportadores vendem pequenos lotes de moeda estrangeira hoje e contribuem para a queda do dólar. Pela manhã, a cotação chegou à mínima de R$ 3,005 (baixa de 0,82%), depois de uma forte alta na abertura dos negócios. Também as tesourarias bancárias venderam dólares para realizar lucros com a correção dos exageros da véspera.

Com o feriado nos Estados Unidos, a segunda-feira era de poucos negócios, com operações restritas ao giro rápido das tesourarias bancárias. Esses investidores tiveram de cobrir suas posições document.write Chr(39)document.write Chr(39)vendidasdocument.write Chr(39)document.write Chr(39) e fizeram o dólar disparar, num contexto de baixa liquidez.

BLACK – O dólar paralelo negociado em São Paulo fechou em alta de 0,64%, cotado a R$ 3,00 na compra e R$ 3,10 na venda. No Rio, o document.write Chr(39)document.write Chr(39)blackdocument.write Chr(39)document.write Chr(39) terminou o dia em alta de 1,63%, a R$ 2,90 na compra e R$ 3,10 na venda. A alta foi maior no dólar turismo de São Paulo, que disparou 2,29% no fechamento, a R$ 2,98 e R$ 3,12 na compra e venda, respectivamente. A alta do dólar nos câmbios paralelo e turismo reflete um ajuste à forte valorização do dólar comercial registrada ontem. Nesta terça, no entanto, a moeda recua no mercado à vista.

JUROS – Na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), os juros futuros oscilam perto da estabilidade. O Depósito Interfinanceiro (DI) de janeiro de 2004, o mais negociado, está em 24,17%, com alta de 0,04%. O DI de outubro deste ano está em 25,26% anuais, estável no dia.

Relator considera constitucional proposta de reforma da Previdência

0

27/05/2003 15h39 – Atualizado em 27/05/2003 15h39

BRASÍLIA – O relator da reforma da Previdência, Maurício Rands (PT-PE), considerou constitucional a proposta do governo e fez apenas duas modificações. A mais importante é quanto ao subteto dos salários dos servidores estaduais. Com a modificação, cada poder poderá fixar a remuneração máxima de seus servidores. O Poder Executivo terá como teto o salário do governador; o Legislativo adotará como critério a remuneração do deputado estadual; e o Judiciário terá como referência o salário do desembargador do estado, limitado a 75% do salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

Pela proposta original do governo, todos os poderes teriam como teto o salário do governador do estado, o que feria a autonomia dos poderes, segundo parecer de juristas e parlamentares. O relator considerou constitucional a proposta de cobrança de contribuição previdenciária dos inativos.

O chefe da Casa Civil, ministro José Dirceu, disse que apóia a criação de três subtetos nos estados, um para cada poder.

  • O importante é que o subteto não seja pretexto para aumentar os salários do Executivo e do Legislativo nos estados. Talvez seja melhor ter um subteto para cada poder. O teto salarial nos estados baseado na remuneração do Tribunal de Justiça, que corresponde a 75% dos salários dos ministros do STF, não atende à expectativa dos governadores. Isso aqui foi unânime – disse José Dirceu ao deixar Aracaju, onde participou do encontro de governadores do Nordeste.

No encontro, o ministro pediu aos governadores que ajudem a aprovar as reformas no Congresso e disse que tinha certeza de que o governo teria maioria para aprová-las na Comissão de Constituição e Justiça.

Ontem, o relator da reforma da Previdência na CCJ, Maurício Rands, e o presidente da comissão, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), já tinham decidido excluir da proposta o dispositivo que fixava o salário do governador como o teto (subteto) em todos os estados. O critério fora apontado como inconstitucional até por um jurista indicado pelo PT para audiências no Congresso.

Terremoto sacode Argélia, uma semana depois de tremor devastador

0

27/05/2003 15h35 – Atualizado em 27/05/2003 15h35

ARGEL – Um terromoto de 5,8 pontos na escala aberta de Richter abalou nesta terça-feira parte da Argélia. De acordo com testemunhas, prédios ruíram. Ainda não há informações sobre mortes, mas várias pessoas teriam ficado feridas. Na semana passada, um forte tremor sacudiu o Norte do país, deixando mais de 2 mil mortos e cerca de 9 mil feridos.

Segundo um policial, “algums prédiosdocument.write Chr(39) desabaram na cidade de Zemmouri, no Leste do país.

O novo terremoto ocorre enquanto o país ainda se esforça para achar corpos sob os escombros em várias cidades do Norte e na capital, Argel. O número oficial de mortos no terremoto da quarta-feira passada está em 2.217. Os feridos foram 9.085.

Adição de álcool à gasolina sobe para 25% no domingo

0

27/05/2003 15h27 – Atualizado em 27/05/2003 15h27

A partir de domingo próximo a adição do álcool à gasolina em nível nacional aumenta de 20% para 25% por decisão do Cima (Conselho Interministerial de Açúcar e Álcool). A medida visa aproveitar o período de safra do álcool e assegurar preço ao produto que, nas bombas já está R$ 0,02 menor e deve chegar, progressivamente, a uma redução de R$ 0,05 por conta do período de produção.

Em Campo Grande a previsão do vice-presidente do Sinpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo e Lubrificantes de Mato Grosso do Sul), Antônio Carlos Paludo, é que a redução nas bombas seja de R$ 0,01 com a adição do álcool. Somando isso à queda provocada pela própria redução da gasolina nas refinarias em pouco mais de um mês o consumidor da Capital estará pagando em torno de R$ 0,08 a menos pelo litro da gasolina, o que significa em um tanque padrão de R$ 50,00 economia de R$ 4,00. O preço mínimo, segundo a última pesquisa desenvolvida pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) é de R$ 2,08 por litro.

Produtores rurais temem agravamento da tensão no campo

0

27/05/2003 15h21 – Atualizado em 27/05/2003 15h21

O setor rural de Mato Grosso do Sul está preocupado com o possível agravamento das tensões no campo, disse esta tarde ao Campo Grande News o presidente do MNP/MS (Movimento Nacional dos Produtores), João Bosco Leal. Em ofício encaminhado ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, com cópia para o Procurador Geral da República, Geraldo Brindeiro, e para o Ouvidor Agrário Nacional, Gercino José da Silva Filho, ele diz que recentes declarações dadas à imprensa pelo secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, de que o governo Lula não cumprirá a Medida Provisória 2.183, que proíbe vistoria em áreas invadidas e exclui do processo os invasores, põem risco a democracia no Brasil.

“Estamos com medo. Quando uma autoridade do mais alto escalão do governo diz uma coisa como essa é no mínimo preocupante. Se um poder não respeita o outro, acabou a democracia. O STF (Superior Tribunal de Justiça) já votou pela legalidade dessa medida provisória”, declarou João Bosco Leal na entrevista ao Campo Grande News, por telefone.

No ofício ao ministro da Justiça, João Bosco Leal diz ainda que “a nomeação, pelo Ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rossetto, de superintendentes do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), indicados pelo MST e pela CUT, trazem cada vez mais intranqüilidade ao campo, amedrontam um dos lados envolvidos e incentiva o outro a cada vez mais ter atitudes à margem da lei, porque praticamente lhes asseguram impunidade”.

Fonte: Campo Grande News

Regulamentada isenção de ICMS a doações ao Fome Zero

0

27/05/2003 15h17 – Atualizado em 27/05/2003 15h17

Foi publicada hoje no Diário Oficial da União a regulamentação da isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para as doações de mercadorias e de serviço de transporte para os municípios e entidades beneficiados pelo Programa Fome Zero. O ministro de Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Graziano, disse à Rádiobras, que é “uma conquista significativa para a instalação de Bancos de Alimentos nas grandes cidades do país. Além disso, as grandes doações ao Fome Zero começam a ser viabilizadas, já que o doador não terá mais o ônus do tributo”.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.