19.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 14094

Mensagens de celular espalham medo no Quênia

0

26/05/2003 15h44 – Atualizado em 26/05/2003 15h44

As autoridades do Quênia aumentaram a segurança em shoppings centers da capital do país, Nairóbi, depois de várias pessoas terem recebido mensagens dando a entender que esses locais poderiam ser alvos de atentados.

As mensagens – que foram passadas na sexta-feira – acabaram provocando uma queda significativa no número de visitantes em três shopping centers da cidade.

Segundo o correspondente da BBC em Nairóbi Wellington Nyongesa, todos os carros na entrada dos estacionamentos dos shoppings estão sendo revistados, e policiais estão patrulhando o interior dos prédios.

O estacionamento de um deles, o Sarit Centre, teria ficado praticamente vazio durante o fim de semana.

Segurança reforçada

“Aumentamos nossas medidas preventivas de segurança. Temos um reforço no número de seguranças e estamos realizando inspeções aleatórias em veículos”, disse um porta-voz do shopping center, Peter Moll.

Segundo ele, a queda no movimento no fim de semana representou um prejuízo de, no mínimo, US$ 84 mil.

Os consumidores receberam a seguinte mensagem: “Alerta de segurança: por favor mantenha distância de grandes shoppings como o Yaya, Sarit, Village Market. Acredito que é informação confiável. Passe para outros e vamos rezar”.

Nas últimas semanas, aumentou o temor de um ataque da organização extremista Al-Qaeda no leste da África, especialmente no Quênia.

Como precaução, a empresa aérea britânica British Airways decidiu suspender seus vôos para o país.

O governo dos Estados Unidos também passou a recomendar que seus cidadãos evitassem viajar ao Quênia.

Ainda não se sabe, porém, se as mensagens foram um trote.

Mensagem recebida por quenianos via celular:

“Por favor mantenha distância de grandes shoppings, como o Yaya, Sarit, Village Market. Acredito que é informação confiável. Passe para outros e vamos rezar”.

Oscar decide abandonar as quadras de basquete

0

26/05/2003 15h40 – Atualizado em 26/05/2003 15h40

RIO – O basquete brasileiro ficou mais pobre nesta segunda-feira. Oscar Schmidt, 45 anos, anunciou o encerramento da longa carreira profissional. Recordista mundial de pontos do esporte (49.703), o document.write Chr(39)document.write Chr(39)Mão Santadocument.write Chr(39)document.write Chr(39) admitiu que a decisão foi muito difícil e que agora quer se dedicar mais à família.

  • A partir de hoje, podem me chamar de ex-jogador de basquete. Essa situação é muito triste e difícil para mim. Mas é com muita serenidade que tomo essa decisão. É difícil dizer adeus para aquilo que mais gosto de fazer. Gostaria de jogar para sempre, até o fim da minha vida, de começar de novo, mas não é possível. Espero ter mais tempo para cuidar dos meus filhos (Felipe e Stephany) e da minha esposa Cristina, que foi quem mais me ajudou ao longo de todos esses anos – disse Oscar, emocionado, na sede do Flamengo, o último clube da sua carreira, ao lado de Felipe, jogador de basquete como o pai.

Com 32 anos dedicados ao esporte, Oscar jogou 19 pela seleção brasileira e conquistou o Pan-Americano de 1987, marcando seu nome na história do esporte. O document.write Chr(39)document.write Chr(39)Mão Santadocument.write Chr(39)document.write Chr(39) é o recordista de pontos da modalidade em Jogos Olímpicos (1.093) e de participações (cinco, em 1980, 84, 88, 92 e 96).

  • Não sei como vou fazer outra coisa. Vou precisar muito da ajuda dos amigos e da família. Vivi intensamente o basquete – disse o jogador.

Para se manter ligado ao esporte, Oscar disse que pretende construir um centro para ensinar o basquete para crianças.

O jogador admitiu que o objetivo inicial era encerrar a carreira ao final do Campeonato Brasileiro do ano passado. Mas a expulsão na última partida do Flamengo, contra o Ribeirão Preto, o fez adiar a aposentadoria por um ano. E o craque conseguiu acrescentar mais um título ao currículo: o Campeonato Estadual do Rio em 2002.

No dia da despedida, o “Mão Santa” recebeu uma última homenagem. A diretoria do Flamengo decidiu document.write Chr(39)aposentardocument.write Chr(39) a camisa 14 do basquete do clube. Nenhum outro jogador poderá utilizá-la.

  • Foi a maior honraria que recebi no Brasil – afirmou.

Humberto Júnior cobra limpeza nos bairros de Dourados

0

26/05/2003 15h35 – Atualizado em 26/05/2003 15h35

O vereador Humberto Teixeira Júnior (PFL) está cobrando uma aplicação maior da Prefeitura de Dourados na limpeza dos bairros, principalmente daqueles que estão localizados em locais mais afastados. O parlamentar já aprovou e encaminhou indicação nesse sentido aos secretários municipais de Serviços Urbanos, Laércio Arruda, e Infra-Estrutura, Guilherme Meldau Neto, além de ter enviado o pedido ao prefeito Laerte Tetila.

Em uma dessas indicações, Humberto Júnior cobra a limpeza da Rua Italívio de Souza Pael, no Jardim Manoel Rasselen. Segundo ele, a via pública está tomada pelo mato, entulhos e lixo. “É um estado de total abandono, o que propicia a proliferação de insetos nocivos à saúde da população”, enfatiza o parlamentar.

Humberto Júnior também está cobrando o deslocamento do mutirão da limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos para a Vila São Braz. “O bairro todo está tomado pelo mato e existem diversos pontos que estão servindo de lixão, por isso seria importante que a prefeitura, além de disponibilizar um serviço eficiente de coleta de lixo, também fiscalizasse o local”, finaliza Humberto Teixeira Júnior.

CUT vai brigar por alíquotas diferenciadas para contribuição de inativos

0

26/05/2003 15h30 – Atualizado em 26/05/2003 15h30

SÃO PAULO – A CUT abriu fogo para modificar a proposta de reforma da Previdência encaminhada pelo governo ao Congresso. João Felício, presidente da entidade, diz que é preciso “distribuir renda” via Previdência e que a proposta do governo pune de forma igual todos os servidores públicos, independentemente da faixa salarial. Embora a CUT informe que não é favorável à contribuição dos inativos, Felício afirma que a entidade vai brigar para que as alíquotas de contribuição sejam estabelecidas de acordo com a faixa de renda. Pela proposta do governo, estão isentos apenas as aposentadorias com valor até R$ 1.058.

  • Quem ganha até R$ 2.400 não pode ter o mesmo tratamento de quem ganha R$ 10 mil. Não se pode tratar todos os funcionários públicos como beneficiários de altos salários e altas aposentadorias – diz Felício.

O presidente da CUT afirma que a entidade vai pressionar os deputados a modificar a proposta e levará os funcionários públicos para as ruas para protestar. Felício ressalta que a CUT não vai se aliar aos radicais do PT para criticar a proposta de reforma, mas adianta que não vai recusar apoio.

  • Os radicais travam uma disputa política e fazem críticas globais. Nós não vamos pedir para o governo retirar o projeto, mas queremos modificá-lo. Mas se os radicais quiserem, podem apoiar nossas propostas. Não vamos rejeitar apoio de ninguém, nem do PFL – diz Felício.

Em documento divulgado na última sexta-feira, a CUT defendeu um teto de R$ 4.800 para as aposentadorias (a proposta do governo é um teto de R$ 2.400) e manutenção das regras de tempo de serviço e idade mínima para aposentadoria do servidor público. Felício ressalta que é preciso ter regra de transição para qualquer tipo de alteração no regime previdenciário.

  • Não se trata de mudar uma regra, mas uma expectativa de vida. Não dá para dizer para um funcionário público que iria se aposentar no ano que vem que ele vai ter que trabalhar mais sete se quiser receber o salário integral. É uma punição muito severa – afirma.

Associação Comercial de Naviraí promove palestra

0

26/05/2003 15h26 – Atualizado em 26/05/2003 15h26

Com apoio da Prefeitura Municipal e Associação Comercial e Industrial de Naviraí (ACIN), acontece no Salão Paroquial no dia 10 de junho (terça-feira), das 19h30 às 22h30, a palestra: “Sem motivação não tem solução!”, a ser proferida por Milton Berça.

O palestrante é formado em Filosofia, Letras, Teologia, pós-graduado em Comunicação Social e pós-graduando em Marketing e Gestão de Pessoas. Foi professor da USC – Universidade Sagrado Coração de Jesus de Bauru (SP), Instituto Rainha dos Apóstolos e Seminário Sagrado Coração de Jesus em Marília, Faculdade Auxillium de Filosofia e Letras em Lins, é produtor e apresentador de programas motivacionais em diversas rádios desde 1984 e autor da coletânea Motivamais Mensagens Motivacionais em CD. Há mais de 20 anos realiza palestras, principalmente desenvolvendo os aspectos de motivação nas pessoas.

Explica Milton Berça que “a única coisa que faz a direfença é a motivação. Se você perde a motivação, aos poucos você perde tudo” (Carlos Ghosn – presidente mundial da Nissan). Nesta palestra ele abordará o caminho para a auto-motivação, que além de transformar a pessoa mais feliz, dará força para vencer os desafios do dia-a-dia.

Quem quiser obter maiores informações, é só ligar na ACIN – Associação Comercial e Industrial de Naviraí, pelo telefone 461-1436. O valor da inscrição é de R$ 25,00; para associados da ACIN – R$ 20,00 e, para estudantes R$ 15,00.

Na sinopse da palestra consta os seguintes temas: Como estar permanente motivado?; Livre-se do homem primitivo que habita em você; Aprenda um novo jeito de caminhar; Assuma o controle de seu destino; dentre outros assuntos correlacionados com o tema principal da palestra,que é: “Sem motivação não tem solução!”

Canadá diz que caso de vaca louca foi episódio isolado

0

26/05/2003 15h09 – Atualizado em 26/05/2003 15h09

O governo do Canadá informou que os resultados dos exames realizados com tecido do rebanho em que foi encontrado um animal diagnosticado com a doença da vaca louca foram negativos.

O Canadá confirmou na última terça-feira que uma vaca havia sido contaminada com a doença (BSE, na sigla em inglês). O animal fazia parte de um rebanho de cerca de 150 vacas, criadas na província de Alberta.

Todos os animais, que primeiro foram colocados sob quarentena, foram sacrificados. Este foi o primeiro caso de BSE na América do Norte em uma década.

Em 1993, houve um caso de doença da vaca louca no Canadá, mas o animal contaminado havia sido importado da Grã-Bretanha, onde a doença apareceu primeiro, em 1986.

Paralisia e morte

O Canadá barrou a importação de gado europeu em 1990, durante a crise da doença no continente.

A forma humana da BSE, a doença de Creutzfeldt-Jakob, causa paralisia e morte. Evidências indicam que a BSE seria transmitida por meio de ração animal.

As informações sobre o exame no rebanho sacrificado foram dadas por Brian Evans, veterinário da agência de inspeção alimentar do país, que disse que o resultado indica que a contaminação parece ser um caso isolado.

O governo ainda não tem certeza sobre o local em que nasceu o animal, da raça Angus, infectado pela doença.

Investigadores do governo colocaram rebanhos de 17 fazendas em três províncias do Canadá sob quarentena, enquanto se busca pela origem da doença.

Ainda não se sabe se mais animais terão de ser sacrificados por causa das suspeitas de contaminação.

“Certamente iremos a todos os extremos para demonstrarmos para nós mesmos que cercamos, acima de qualquer dúvida, qualquer cadeia associada a esse episódio”, disse Evans.

Professores discutem reposição de aula em reunião às 16h

0

26/05/2003 15h06 – Atualizado em 26/05/2003 15h06

Está marcado para as 16h de hoje o encontro entre representantes dos professores da rede estadual de ensino e técnicos da Secretaria de Educação, no qual deve ser discutido o calendário de reposição das aulas nas escolas, após a greve que deixou os alunos sem aulas por 10 dias. Pela manhã, o secretário de Educação, Hélio de Lima, afirmou ao Campo Grande News que o colegiado de cada escola deverá definir como será a reposição. Segundo ele, a orientação é para que não sobrem aulas para repor no segundo semestre.

Ainda conforme o secretário, o governo vai fiscalizar a reposição dos dias perdidos.

Fonte: Campo Grande News

Bush vai encontrar premiês israelense e palestino

0

26/05/2003 15h01 – Atualizado em 26/05/2003 15h01

Diplomatas estão finalizando os preparativos para uma reunião de cúpula sobre o Oriente Médio, que deve reunir os primeiros-ministros de Israel e da Autoridade Palestina e o presidente dos Estados Unidos.

O encontro deve discutir a implantação do novo plano de paz para a região, que foi proposto pelos americanos e foi aprovado neste domingo pelo gabinete de governo israelense.

Segundo o ministro do Exterior de Israel, Silvan Shalom, o encontro deve ocorrer na Jordânia no final da semana que vem.

No entanto, existiria ainda a possibilidade de que a reunião fosse realizada no Egito, com a participação de líderes de países árabes.

Desafios

O correspondente da BBC em Jerusalém, Jeremy Cook, disse que a expectativa é que Bush demonstre aos dois lados seu compromisso pessoal com o plano de paz e com a necessidade de se chegar a um progresso real logo nos estágios iniciais.

Mas ele acrescenta que, tanto para palestinos quanto para israelenses, há desafios a serem vencidos para que o plano tenha sucesso.

O primeiro-ministro palestino prometeu ser duro com militantes islâmicos e pôr um fim aos atentados suicidas contra alvos israelenses.

Do seu lado, o primeiro-ministro de Israel terá que retirar tropas de áreas palestinas e interromper a criação de novos assentamentos na Cisjordânia e da Faixa de Gaza.

Sharon alertou seu gabinete que a rejeição do plano – que já tinha sido aceito pelos palestinos – levaria a uma crise com os Estados Unidos.

Apesar disso, cerca de metade do gabinete israelense ou votou contra o plano ou se absteve. Alguns ministros estabeleceram condições para aceitá-lo – incluindo a exigência de que os palestinos dêem o primeiro passo para coibir a violência.

Antes da votação, o gabinete aprovou uma menção rejeitando a exigência palestina para que refugiados tivessem o direito de voltar às suas antigas casas em Israel – uma medida que as autoridades do país acreditam que destruiria demograficamente o Estado israelense.

Cautela

O ministro do Exterior palestino, Nabil Shaath, expressou um otimismo cauteloso em relação à aprovação pela primeira vez, por parte de Israel, de um plano que prevê a criação de um Estado palestino.

Mas ele disse que há preocupação sobre como o plano pode ser afetado pelas objeções israelenses, acrescentando que houve acordos preliminares com grupos militantes palestinos para um cessar-fogo de um ano com Israel.

O cessar-fogo entraria em vigor assim que os palestinos sentissem que Israel está comprometido seriamente com o plano de paz.

Seus comentários foram feitos no começo do segundo dia de um encontro, na ilha grega de Creta, entre ministros do Exterior da União Européia, de Israel e de países árabes.

Um porta-voz da União Européia disse que os ministros do bloco acham que o encontro, que terá pela primeira vez a presença do ministro do Exterior da Síria, seria produtivo.

A Síria vinha boicotando o encontro anual em protesto contra a participação de Israel.

Mudança na rolagem de títulos leva dólar a R$ 3

0

26/05/2003 14h52 – Atualizado em 26/05/2003 14h52

SÃO PAULO – O dólar comercial mantém alta expressiva nesta tarde e voltou a superar os R$ 3,00, como reflexo da notícia de que o Banco Central (BC) vai alterar a forma de rolagem da dívida pública atrelada à variação cambial. Às 15h19m, a moeda american era negociada por R$ 3,020 na compra e R$ 3,025, com alta de 3,70%.

O mercado dava como certo que o BC concluiria hoje a rolagem integral de uma dívida de US$ 1,2 bilhão vincenda no dia 2. A surpresa veio com a notícia da rolagem de 95% da dívida e a divulgação de uma nota assinada pela Diretoria de Política Monetária do BC. Na nota, o BC informa que não vai estabelecer mais um percentual fixo para a rolagem dos vencimentos de swaps e títulos cambiais. O documento diz que esse percentual document.write Chr(39)document.write Chr(39)poderá ser menor ou maior que 100% do principal a cada vencimentodocument.write Chr(39)document.write Chr(39). A nota informa ainda que o objetivo da medida é reduzir gradualmente a exposição do governo ao câmbio e descarta expressamente a intenção de estabelecer metas para o câmbio.

Apesar da garantia de que a medida não significa intervenção indireta no câmbio, é assim que o mercado interpretou a notícia. Segundo analistas, há tempos que essa medida era esperada. A leitura é que, abrir a possibilidade de fazer rolagens menores, o BC pode reduzir sua exposição ao câmbio. Ao mesmo tempo, incentiva a compra de dólares à vista. Isso porque a autoridade monetária reduz a oferta de document.write Chr(39)document.write Chr(39)hedgedocument.write Chr(39)document.write Chr(39) ao investidor, que pode buscar proteção no dólar à vista.

Segundo analistas, a alta é mais expressiva porque a liquidez é fraca, devido ao feriado nos Estados Unidos e no Reino Unido. A pressão também seria um ajuste pressas por parte dos investidores do curtíssimo prazo que apostavam na queda do dólar hoje. A avaliação da medida, em princípio, foi positiva.

Nos negócios na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), os juros futuros acompanharam a virada do dólar e interromperam a queda. O Depósito Interfinanceiro (DI) de janeiro de 2004, o mais negociado, está em 24,12% ao ano, com alta de 0,58%.

AÇÕES – A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em alta moderada na reabertura do pregão viva-voz, depois do intervalo de almoço. Às 14h20m, o Índice Bovespa tinha 13.222 pontos, com alta de 0,60%. O volume financeiro era de R$ 142,1 milhões, reduzido pela ocorrência do feriado americano do Memorial Day.

Telemar PN, ação mais negociada da Bovespa, tem alta de 1,17%. Entre as ações que fazem parte do Ibovespa, as maiores altas são de Embratel Participações PN e ON, que avançam 6,4% e 5,3%. Já as baixas mais significativas do índice são de Cemig ON (-3,7%) e Tele Leste Celular PN (-2,2%). Devido ao feriado americano, não há negociação com o C-Bond, nem o cálculo do risco-país, feito pelo banco de investimentos JP Morgan.

MANHÃ – O feriado americano do Memorial Day esvaziou o mercado financeiro brasileiro na manhã desta segunda-feira, mas não impediu a valorização dos ativos. O dólar comercial fechou o período em baixa de 0,41%, cotado a R$ 2,902 na compra e R$ 2,905 na venda. Mesmo sem a referência de Wall Street, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) encerrou a primeira etapa do pregão viva-voz em alta de 0,63%. O volume financeiro era de R$ 117,3 milhões às 13 horas, aproximadamente metade da média para este horário.

Artesãos de Corumbá recebem capacitação

0

26/05/2003 14h47 – Atualizado em 26/05/2003 14h47

Trinta e cinco artesãos de Corumbá participam entre os dias 26 e 29 de maio do treinamento Orientação para pequenos negócios, das 13h30 às 17h30, na Associação Comercial e Industrial de Corumbá, situada à Rua Delamare 1.088, Centro.

O curso pretende oferecer aos participantes instrumentos básicos de gerenciamento, como estrutura de custos e receitas, preço de vendas, indicadores de rentabilidade, plano de negócios, financiamento e análise de mercado. O instrutor Roberto Stoll é economista e ex-diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de MS – Codems.

Os artesãos fazem parte do núcleo de artesanato do Projeto Empreender, que foi lançado no Estado em maio de 2002, com o objetivo de fortalecer as micro e pequenas empresas através do incentivo à formação de núcleos entre empresários do mesmo setor. Esses núcleos ficam abrigados na Associação Comercial do município. Em Corumbá, além do artesanato estão sendo trabalhados pelo projeto os segmentos de automecânica e indústria da confecção.

O Empreender é originado de uma metodologia alemã, que tem alcançado êxito em estados brasileiros – em Santa Catarina, há mais de 10 anos e no Paraná, há cinco – através de parceria entre Sebrae e Confederação das Associações Comerciais do Brasil – CACB. Em Mato Grosso do Sul, o projeto conta com parceria entre Sebrae/MS, Facims e Associações Comerciais e Industriais de MS.

Itaquiraí firma convênio com Programa de Voluntários

0

26/05/2003 11h15 – Atualizado em 26/05/2003 11h15

O município de Itaquiraí acaba de firmar novo convênio com o Programa Nacional de Voluntários das Nações Unidas (UNV). Os documentos da parceria foram assinados pelo prefeito Edson Vieira (Eid), e pelo representante da UNV em Itaquiraí, Danilo Meirelles de Souza.

A UNV vem desenvolvendo um trabalho social no segmento de inclusão digital, desde maio de 2002 e conquistou resultados expressivos que estão garantindo a satisfação do Poder Público Municipal. Contudo, para a renovação do convênio foi firmado um acordo entre a UNV e o prefeito Edson Vieira, onde a prefeitura de Itaquiraí deverá fazer um investimento de mais um computador e acesso à internet, até dezembro de 2003.

Ao decidir pela renovação da parceria o prefeito levou em consideração o trabalho desenvolvido pela UNV em Itaquiraí, lembrando que “eles criaram um programa de inclusão digital, um Centro Cultural e reativaram a Biblioteca Pública. Nossa proposta é melhorar todos estes projetos e, sobretudo, instituir um programa de incentivo a Cultura para os jovens de nosso município. Por isso estamos renovando esse convênio”, justifica Eid. Renovado, o convênio tem validade até dezembro de 2003.

“Nós temos o maior interesse em renovar o contrato com a UNV e assim fizemos porque o projeto é excelente, e se existe o mesmo interesse da UNV é sinal que estamos fazendo um bom trabalho com eles”, considera o prefeito de Itaquiraí.

Após a assinatura do convênio, o coordenador do projeto destacou que está previsto para receber, ainda este mês, mais 1134 livros da Associação Biblioteca Cidadã. “Esta entidade fez a doação para a Biblioteca Municipal de Itaquiraí para que possamos melhorar o acervo municipal”, informa Danilo Meirelles de Souza.

André confirma Dnit e DFA para o PMDB no Estado

0

26/05/2003 11h05 – Atualizado em 26/05/2003 11h05

O prefeito de Campo Grande, André Puccinelli, confirmou, agora cedo, a permanência do PMDB em cargos federais em Mato Grosso do Sul.

Segundo ele, com o apoio dos peemedebistas ao governo do PT, José Roldão, da Delegacia de Agricultura, e Luis Antônio Carvalho, do Departamento de Infra-Estrutura e Transportes, serão mantidos nos cargos.

Puccinelli, sem revelar detalhes, disse também que um terceiro cargo será destinado ao PMDB e o nome será indicado pelo senador Ramez Tebet.

Os detalhes da negociação entre PT e PMDB, incluindo a distribuição dos cargos, devem ser divulgados depois que os peemedebistas anunciarem, oficialmente, que vão apoiar as políticas do governo Lula.

General britânico admite falta de soldados no Iraque

0

26/05/2003 10h58 – Atualizado em 26/05/2003 10h58

O subchefe da administração anglo-americana no Iraque, general Tim Cross, admitiu nesta segunda-feira que o número de soldados no país é insuficiente para manter a ordem.

O general britânico disse ainda que há problemas especialmente na capital iraquiana, mas que as dificuldades estão sendo enfrentadas.

O correspondente da BBC em Bagdá, Richard Miron, disse que, seis semanas depois do fim da guerra, a situação na capital do Iraque permanece difícil e perigosa – tiros ainda são ouvidos e poucas pessoas saem às ruas à noite.

O militar diz que os saques e pilhagens comprometeram a infra-estrutura da cidade, deixando o abastecimento de água e eletricidade instável.

Conseqüências

Um dos resultados disso, de acordo com as agências humanitárias, é o crescimento do número de doentes na cidade, especialmente crianças.

Miron afirmou que a insatisfação com os americanos também vem crescendo na cidade e que a população quer ver mais soldados patrulhando as ruas.

Há duas semanas, os Estados Unidos trocaram a administração do Iraque, substituindo Barbara Bodine por Paul Bremer.

O novo indicado assumiu a administração interina do país prometendo restaurar a ordem e o respeito às leis.

Bremer afirmou, ao assumir o cargo, que milhares de soldados e policiais americanos estão sendo enviados ao Iraque para aumentar a segurança no país e ajudar na reconstrução.

“Traremos cerca de 15 mil soldados nas próximas duas a três semanas”, prometeu. “Entendemos a importância de lidar com esse problema (de segurança), acreditamos que é necessário realizar o esforço de convocar mais tropas e é isso que faremos.”

PMDB apóia Lula e Ramez coordena bancada de MS

0

26/05/2003 10h53 – Atualizado em 26/05/2003 10h53

O apoio do PMDB ao governo Lula, que deve ser oficializado amanhã pela executiva nacional do partido, garante ao senador Ramez Tebet, presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, a coordenação da bancada federal do Estado.

Na prática, os peemedebistas já estão no barco petista. Em Mato Grosso do Sul, além da coordenação da bancada para Ramez Tebet, dois outros filiados do PMDB vão continuar ocupando cargos federais. José Antonio Roldão, na Delegacia de Agricultura, e Luis Antônio de Carvalho, na Dnit – Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes.

Ramez disputa o cargo com o deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT), que segundo fontes petistas, estaria sendo apoiado pelo prefeito de Campo Grande, André Puccinelli (PT). Biffi foi vetado pela cúpula do PT.

Terremoto intenso abala o nordeste do Japão

0

26/05/2003 10h33 – Atualizado em 26/05/2003 10h33

Um forte terremoto – que atingiu 7 pontos na escala Richter, segundo a Agência Meteorológica do Japão (AMJ) – abalou o nordeste do Japão, nas proximidades da cidade de Sendai, nesta segunda-feira, às 18h24 (6h24, no horário de Brasília) provocando alguns incêndios na região.

O epicentro do terremoto foi, de acordo com a agência a AMJ, a 60 quilômetros da costa japonesa de Miyagi, mas os tremores foram sentidos até em Tóquio, a mais de 300 quilômetros de distância.

Como o epicentro do sismo foi em águas muito profundas, as autoridades descartaram o risco de uma Tsunami – uma onda gigante provocada pelos tremores submarinos – atingir a costa.

Segundo a agência de notícias AFP, pelo menos oito pessoas ficaram feridas.

Preparação

Os pequenos estragos vistos no Japão contrastam com a destruição causada pelo tremor que atingiu a Argélia há quatro dias.

Enquanto no país africano prédios inteiros desabaram sob o impacto do terremoto que chegou a 6,7 na escala Richter, no Japão – onde a infra-estrutura utiliza tecnologias especiais para resistir aos tremores –, quase não há registros de destruição.

“Trabalho no sexto andar do prédio da Prefeitura. Nunca vi um terremoto tão intenso nos últimos anos, mas quando olho pela janela não vejo nada anormal. Nenhum incêndio”, disse Hiromi Iwamoto, que faz parte da administração da cidade de Morioka.

De acordo com Norio Kumagai, funcionário da agência que coordena os serviços de emergência da cidade de Ishinomaki, no nordeste do Japão, uma estrada rachou e uma casa pegou fogo.

Apesar de poucos estragos, os serviços de água e luz ficaram comprometidos.

Os serviços do trem-bala no norte do Japão foram suspensos, bem como as ferrovias ao redor de Sendai e Morioka, de acordo com o porta-voz da Ferrovia do Leste do Japão, Yoshihiro Nakamura.

Estragos

As estradas ao redor da região atingida também foram fechadas até que se verifiquem possíveis problemas.

Em 1995, o Japão foi atingido por um terremoto de 7,2 pontos na escala Richter, na região da cidade portuária de Kobe, no oeste do país.

Cerca de 6,4 mil pessoas morreram e 40 mil foram feridas em conseqüência desses tremores, que destruíram 248 mil casas em Kobe e arredores.

O Japão está localizado em uma região de alta instabilidade, devido ao atrito criado pelo movimento tectônico das placas do Pacífico e das Filipinas.

André diz que prefeitura fará 3,5 mil casas até 2004

0

26/05/2003 10h26 – Atualizado em 26/05/2003 10h26

O programa habitacional popular da Prefeitura de Campo Grande vai construir 3,5 mil casas até o final do mandato do prefeito André Puccinelli, no ano que vem. Foi o que ele reafirmou nesta manhã, durante assinatura de autorização para construção de 132 casas no Jardim Arco-Ìris, que vão beneficiar famílias que vivem há mais de um ano em barracas de lona.

Conforme o prefeito, vão ser entregues mais 500 casas só no mês que vem. Cada uma sai ao custo de R$ 9 mil, dos quais metade são investimento do governo federal e metade investimento da prefeitura, segundo o prefeito. As famílias pagam pela construção apenas, ganhando os terrenos. A prestação mensal é de R$ 40,00.

Conab vai leiloar milho de Mato Grosso do Sul na sexta

0

26/05/2003 10h22 – Atualizado em 26/05/2003 10h22

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) anunciou nesta segunda-feira que vai realizar um leilão de repasse de opções de milho para o Norte, Nordeste e Espírito Santo, na próxima sexta-feira, dia 30. Serão ofertadas 40 mil toneladas do grão de Mato Grosso do Sul, Paraná e Goiás.

Já está previsto que o governo federal poderá intervir mais no mercado de milho, chegando a adquirir 648 mil toneladas do grão nos próximos dias. Amanhã, a cadeia produtiva estará reunida no Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento para discutir a antecipação das opções de agosto para junho e também a retomada dos leilões. Com informações da Gazeta Mercantil.

Deputado quer aprovação imediata da lei do Pronaf

0

26/05/2003 10h15 – Atualizado em 26/05/2003 10h15

Deve ser aprovado em caráter de urgência urgentíssima, o projeto de lei 922/99, da agricultura familiar, que legalizará o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e instituirá a Política Nacional de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar.

Requerimento neste sentido foi enviado à Mesa da Câmara, pelo deputado Assis Miguel do Couto (PT-PR). A proposta foi apresentada pelo parlamentar à Comissão de Agricultura e Política Rural da Casa.

Se acatado o requerimento, a iniciativa favorecerá mais de 20 milhões de pessoas em todo o País, uma vez que o setor representa quatro milhões de estabelecimentos rurais com até quatro módulos rurais de terra e responde por 40% da produção agrícola nacional e por 70% da produção brasileira de alimentos.

Ao criar a categoria profissional de “agricultor ou agricultora familiares”, a lei resolverá problemas que se arrastam há décadas, como o enquadramento sindical desses trabalhadores e facilitando-lhes a concessão de benefícios. Os agricultores familiares hoje são classificados no sistema previdenciário como “segurados especiais”.

Assis explica que “a área técnica da Previdência Social, ao lidar com os agricultores familiares, esbarra na legislação atual: o termo agricultor familiar foi instituído por um decreto e não tem status legislativo permanente. O próprio Pronaf, dessa forma, tem sua existência amparada na fragilidade desse decreto, podendo ser revogado a qualquer momento. Uma vez transformado em lei, ele ganha status legislativo permanente”, adverte.

Com a transformação do Pronaf em política nacional, prevê o parlamentar, seria implantado um fundo de aval com garantias complementares aos agricultores familiares e seus empreendimentos nas operações de crédito, dentre outras vantagens.

Produtor de São Gabriel foi morto na noite do seqüestro

0

26/05/2003 10h12 – Atualizado em 26/05/2003 10h12

O produtor rural Juarez Tozatto, que estava desaparecido desde a noite de segunda-feira em São Gabriel D’Oeste, foi morto logo após ser seqüestrado. O corpo dele foi encontrado na madrugada de ontem, depois que as três pessoas envolvidas no crime apontaram o local para a Polícia Civil. Todas as informações sobre o crime foram divulgadas há pouco pelo Garras (Grupo Armado de Repressão a Roubos, Assaltos e Seqüestros), que comandou as investigações.

A Polícia informou que o caso foi desvendado a partir da apreensão do adolescente E.F.N, de 16 anos. Os outros envolvidos, Nanci Dias Gonzáles, de 25 anos, que era garota de programa e tinha encontros com Tozatto, e o namorado dela, Eliando Mazeto, de 25 anos. Houve contradições e os três acabaram presos. Com eles, a polícia encontrou pasta base.

Eles revelaram que Nanci tinha marcado um programa com Tozatto na noite de segunda-feira. Ele foi encontrá-la em frente ao hotel Pôr do Sol. Mazeto e o adolescente, que é primo dele, apareceram, dominaram o agricultor e colocaram um capuz nele. Dali seguiram para uma estrada vicinal e em um local chamado Mata Seca, a 37 quilômetros de São Gabriel, enforcaram Tozatto e o enterraram. O Garras encontrou a corda utilizada para o crime e enxada utilizada para enterrar o corpo.

À família do agricultor, foi pedido resgate de R$ 500 mil, valor não pago, uma vez que os três foram presos.

Em São Gabriel, os três foram indiciados por tráfico de drogas e no Garras, em campo Grande, por extorsão mediante seqüestro, homicídio e ocultação de cadáver. Naci será levada para o Presídio Feminino, o namorado dela para o Presídio de Segurança Máxima e o adolescente ficará em uma Unei (Unidade Educacional de Internação).

Fonte: Campo Grande News

Escolas decidem individualmente sobre reposição de aula

0

26/05/2003 10h04 – Atualizado em 26/05/2003 10h04

A reposição dos 10 dias sem aula na rede estadual de ensino vai ser definida individualmente pelas escolas, informou há pouco ao Campo Grande News o secretário de Educação, Hélio de Lima.

De acordo com ele, os colegiados de cada escola, formados por pais, alunos e professores, já estão se reunindo para decidir a melhor forma de colocar em dia o calendário. A decisão vai ser encaminhada à Secretaria e, conforme o secretário, a reposição será acompanhada por assessores do órgão. Conforme Hélio de Lima, a recomendação é que as escolas evitem deixar aulas para repor no segundo semestre, ainda que isso custe invadir as férias do meio do ano, que começariam no dia 14 de julho. Como são 10 dias de aulas para repor, é possível que isso ocorra nas escolas onde a greve foi integral e pelo menos 3 dias das férias tenham de ser usados.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.