19.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 14097

Escola estadual terá R$ 3 por aluno para custeio

0

23/05/2003 15h04 – Atualizado em 23/05/2003 15h04

O governador Zeca do PT afirmou hoje que cada escola estadual terá como repasse para custeio a quantia de R$ 3,00 por aluno. Junto com a definição do repasse, o governo atribuiu mais responsabilidades aos diretores, que devem cuidar de todo o patrimônio das escolas. Estas mudanças estão previstas no projeto Escola Autônoma, lançado nesta manhã pelo governador, junto com uma série de outros projetos.

Zeca disse que há gastos elevados nas escolas- são 389 estaduais. O Projeto Escola Autônoma prevê independência administrativa, pedagógica e financeira, instrumentos para buscar a melhoria da qualidade de ensino.

O projeto será implantado em caráter experimental em oito escolas de Campo Grande, indicadas pelos oito Conselhos das Unidades Escolares (Counes) da cidade e até 2006 será adotado em todas os colégios da rede estadual.

Governador lança gestão democrática para escolas:

Para fortalecer a gestão democrática-participativa nas escolas da rede estadual de ensino, o governo anuncia o Projeto Escola Autônoma, que promete, através da independência administrativa, pedagógica e financeira, buscar a melhoria da qualidade de ensino.

O projeto será implantado em caráter experimental em oito escolas de Campo Grande, indicadas pelos oito Conselhos das Unidades Escolares (Counes) da cidade e a partir do próximo será ampliado para todas os colégios da rede estadual. A meta é atingir até 2006 todas as 398 escolas estaduais, onde estão 331.676 alunos e 16.173 professores.

Com a Escola Autônoma cada unidade escolar receberá repasses financeiros, na forma de créditos que poderão ser utilizados em sua totalidade ou não, para as despesas com água, luz e telefone. Os recursos economizados serão revertidos para a própria escola aplicar na aquisição de equipamentos, capacitação, pequenos reparos e compra de material didático, não podendo ser utilizados em construção, reforma ou ampliação do prédio escolar.

O valor de cota de cada unidade escolar será baseado no número de alunos (per capita), e o Colegiado Escolar fiscalizará a aplicação dos recursos através de seu conselho fiscal e da Secretaria de Educação, que revisará a cota anualmente, com o objetivo de ajusta-la conforme a oscilação do número de alunos.

Bezerro vale hoje R$ 391 para pagamento à vista

0

23/05/2003 15h01 – Atualizado em 23/05/2003 15h01

O mercado de bezerro está operando nesta sexta-feira com o animal cotado a R$ 391 para pagamento à vista e R$ 397,67 nos negócios a prazo. A informação é da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuro), que tem a pecuária de Mato Grosso do Sul para formar o preço nacional de bezerro.

Começa audiência de operadoras sobre cobrança irregular

0

23/05/2003 14h59 – Atualizado em 23/05/2003 14h59

Está começando neste instante a reunião entre representantes da operadora de telefonia móvel, Americel e fixa, Brasil Telecom, na 1ª Vara da Justiça Federal em Campo Grande, para tentar resolver o impasse sobre a cobrança irregular de ligações para celular. Com o cadastro de prefixos da Americel desatualizado, a Brasil Telecom tem cobrado as ligações locais como interurbanas. Na reunião de hoje também está presente a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que, assim como as operadoras, terá que explicar quais procedimentos tomou para notificar as empresas sobre a questão. As operadoras terão que informar hoje como será feito ressarcimento ao consumidor cobrado irregularmente e também como irão encerrar o problema. Tantos as operadoras, como a Anatel, podem ser multadas em R$ 10 mil/dia, se não solucionarem a questão.

Projetos da Guerra do Paraguai são considerados estratégicos

0

23/05/2003 14h53 – Atualizado em 23/05/2003 14h53

O governador Zeca do PT entregou na última quarta-feira (21/5) em Brasília, ao ministro da Cultura, Gilberto Gil, o anteprojeto do Museu Aberto da Guerra do Paraguai e da Trilha da Retirada da Laguna, que integram o Programa de Ações para o Desenvolvimento do Estado.

“Tanto o museu quanto a trilha estão elencados como prioridades em nossas ações no campo cultural e turístico para os próximos dois anos. A importância cultural e econômica para nosso Estado é imensa. Por isso estamos buscando parceiros.

Estamos agendando audiências com o ministro da Defesa, José Viegas Filho, e com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, Luiz Gushiken, para garantir apoio de suas respectivas pastas e levantar os recursos financeiros necessários para o empreendimento”, disse Zeca do PT.

O governador afirmou que Gilberto Gil “se mostrou muito simpático” e se comprometeu a incluir as propostas no rol dos projetos estratégicos do Ministério da Cultura. O ministro informou que vai designar uma equipe para contactar a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer a fim de viabilizar os projetos.

Os investimentos no projeto estão estimados em R$ 6 milhões e serão captados através da Lei de Incentivo à Cultura. O governador assina nos próximos dias o Termo de Mútua Cooperação entre o Estado, o Icom (Comitê Internacional de Museus), a Fundação Cultural de Exército, o Instituto Enokadi e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, que possibilitará a implantação do Museu Aberto da Guerra do Paraguai e da Trilha da Retirada da Laguna.

O ato coloca o Estado dentro das comemorações do Dia Internacional de Museus, sendo, na opinião do governador Zeca do PT, “a demonstração efetiva da vontade política do Governo Popular em preservar nosso patrimônio histórico e nossas raízes”.

As entidades conveniadas, tendo à frente a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, a Fundação de Cultura e a Secretaria de Estado da Produção e do Turismo, por meio da Fundação de Turismo, estarão aglutinando em torno do projeto diversas outras instituições como universidades e arquivos públicos de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e outros estados e pesquisadores que já desenvolveram ou estão trabalhando com o tema.

Parceria – Para o convênio, o governador Zeca do PT foi buscar como um dos parceiros o Conselho Internacional de Museus (Icom), uma entidade que se destina à promoção e ao desenvolvimento de museus em todo o mundo, associada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“O Icom tem status consultivo no Conselho Econômico e Social da ONU e sua presença garante a inclusão do Museu da Guerra do Paraguai e da Trilha da Retirada da Laguna no circuito internacional de museus, divulgando Mato Grosso do Sul no resto do mundo”, afirmou o governador.

Segundo o presidente do Icom no Brasil, Luiz Antonio Bolcato Custódio, o museu poderá representar avanço no sentido de resolver traumas históricos, à medida que enfrentar e abordar corretamente os fatos à luz do contexto político daquela época – Guerra do Paraguai (1864 a 1870). “Hoje, estamos numa nova etapa. Devemos incentivar a integração e o intercâmbio entre os países envolvidos.”

Zeca participa com Lula da posse de Nestor Kirchner

0

23/05/2003 14h48 – Atualizado em 23/05/2003 14h48

O governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, vai viajar amanhã, às 11:30, para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Da cidade, Zeca embarca com a comitiva presidencial, para Buenos Aires, na Argentina, onde participa com o presidente Luis Inácio Lula da Silva da posse do presidente Nestor Kirchner, que acontece domingo. Segundo a Agência Popular de Notícias, na tarde de hoje, Zeca cumpre expediente interno.

Bolsa Arrendamento será lançado segunda-feira

0

23/05/2003 14h41 – Atualizado em 23/05/2003 14h41

O projeto Bolsa de Arrendamento em Mato Grosso do Sul será lançada oficialmente na segunda-feira, dia 26, por presidentes dos Sindicatos Rurais em Campo Grande.

O evento será auditório da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), às 14h30. A bolsa faz parte do projeto de expansão da área agrícola feita pelo Governo do Estado, através do projeto Expansul. Participam da abertura do evento o secretário de Produção e Turismo, José Felício, e o presidente da Famasul, Léo Brito.

Nasa revela a primeira foto da Terra feita por Marte

0

23/05/2003 14h34 – Atualizado em 23/05/2003 14h34

LOS ANGELES — Um ponto azul, orbitado por uma lua ainda menor. Esta é a imagem que os “marcianos” têm da Terra, segundo uma foto inédita apresentada pela Nasa.

A imagem, segundo a Nasa, é o primeiro registro fotográfico da Terra a partir do Planeta Vermelho – uma distância de 138 milhões de quilômetros.

A foto foi tirada pela sonda Mars Global Surveyor, da Nasa, no último dia 8. Por sorte, a falta de nuvens permitiu o flagrante, tentado sem sucesso por sua colega Pathfinder, em 1997.

“Esta foto nos dá uma nova perspectiva… na qual podemos ver nosso próprio planeta como outro qualquer”, comentou Michael Malin, proprietário da companhia que construiu e opera a câmera utilizada pelo laboratório da Nasa em Pasadena, na Califórnia.

Júpiter também pode ser visto em uma versão ampliada da foto.

As imagens da Terra a partir do espaço têm sido um dos feitos mais convincentes da Nasa nas últimas quatro décadas.

A nave Apollo 8 começou a orbitar a lua em 24 de dezembro de 1968, na primeira missão tripulada com este objetivo. Foi um presente de Natal para quem acompanhava a façanha ao vivo pela televisão.

Em 1990, a Voyager 1, nave não-tripulada da Nasa, chegou às beiradas do sistema solar e, por sugestão do astrônomo Carl Sagan, voltou-se para fazer um registro final da Terra. A foto foi tirada a uma distância de 6,4 bilhões de quilômetros.

(Com informações da Associated Press)

Prefeitura de Dourados entrega hoje Posto da Vila Hilda

0

23/05/2003 14h29 – Atualizado em 23/05/2003 14h29

O prefeito Laerte Tetila (PT) e o secretário de Saúde do Estado, João Paulo Esteves, entregam oficialmente hoje, às 14h30, as melhorias do Posto de Saúde de Vila Hilda. Por meio de convênio, a administração popular e o governo do Estado investiram R$ 73 mil para ampliação e reforma do posto.

Foram ampliados 87 metros quadrados, que resultaram em dois consultórios, duas salas de enfermagem e coleta, um depósito e recepção. No posto funcionam os serviços de ginecologia, clínica geral, odontologia, além de uma equipe do Programa de Saúde da Família (PSF). São atendidos em média 1500 pacientes por mês.

O turismo de Bonito será apresentado no Pequenas Empresas Grandes Negócios no domingo, dia 25

0

23/05/2003 14h20 – Atualizado em 23/05/2003 14h20

A terceira matéria de uma série de quatro produzidas em Mato Grosso do Sul pelo Programa Pequenas Empresas Grandes Negócios vai ao ar neste domingo, às 6h30, tratando da organização turística em Bonito.

Bonito é referência nacional no ecoturismo pela beleza natural abundante e também por uma administração que envolve os sindicatos e associações dos mais diversos segmentos ligados ao turismo. É essa gestão participativa que tem atraído técnicos e empresários de todo o país, que visitam o município a fim de aprender com a experiência sul-mato-grossense.

Em abril deste ano, dois prefeitos de municípios baianos estiveram em Bonito e semana que vem, a partir do dia 29, missões técnicas com representantes de cidades do norte e leste do Estado receberão informações sobre a estratégia de desenvolvimento sustentável baseada no turismo.

O último programa da série produzida no Estado refere-se ao trabalho da Arpeixe – Associação Reciclando Peixe, de Coxim e será veiculado no dia 15 de junho. O PEGN – Programa Pequenas Empresas Grandes Negócios é transmitido pela Rede Globo de Televisão.

3-B Embriões ofertará estrelas da Expozebu 2003

0

23/05/2003 14h15 – Atualizado em 23/05/2003 14h15

Atração da FEICORTE 2003, leilão acontecerá em São Paulo no dia 5 de junho, às 21hs, no Gran Hyatt Hotel.

Promovido pelo conceituado grupo de selecionadores 3-B, a 2ª edição do Leilão 3-B Embriões promete esquentar a noite paulistana de 5 de junho. Motivo: o evento ofertará embriões de fêmeas nelore mocho de qualidade genética excepcionais, entre eles, 8 irmãos/irmãs próprias dos Campeões e Reservados Campeões da Expozebu 2003. “Os compradores terão a oportunidade de adquirir um material genético de primeiríssima qualidade nesse leilão, frutos de trabalhos fantásticos desenvolvidos por alguns dos melhores selecionadores do Brasil”, certifica Luis Marino, um dos organizadores do evento junto com Carlos Viacava, Geraldo Moacyr Bordon, João Aguiar Alvarez, Sylvio Tuma Salomão e Cia Comercial OMB.

Entre as sensacionais prenhezes do evento, destaca-se um livre acasalamento da milionária Espanhola J. Galera. Espanhola já está consagrada como uma das melhores vacas nelore do Brasil, sendo destaque como matriz e como raçadora, cabeceira na elite do plantel nacional. Recentemente, Espanhola produziu 188 embriões que resultaram em 90 prenhezes em apenas 3 meses! Estarão disponíveis também as prenhezes livre acasalamento irmão/irmã própria do Grande Campeão Champion TE BM da FC de Benedito Mutran Filho, Reservada Campeã Fêmea Jovem Capitan da Conquista, Reservado Grande Campeão Cliford da Conquista e alguns dos irmãos/irmãs dos Campeões e Reservados Campeões da Expozebu 2003, firmando o evento como uma grande oferta de estrelas!

Também venderão lotes, entre outros convidados do evento, os criatórios de Djalma Bezerra, Marco Itauro, Amauri Gouveia, Flávio Cotrim, Laura Lunardelli Barreto, Luciano Campacci Filho, Quilombo Empreendimentos, Mônica Marchetti, Antonio Carlos Porto (Totó), entre outros. “Este é o momento oportuno para os pecuaristas adquirirem os frutos da genética avançada do Leilão 3-B, desta vez através dos embriões ofertados”, acrescenta Marino. Os lotes serão negociados pela Remate Leilões, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural, às 21 hs.

Este ano, o espetáculo de produtos ofertados no 3-B Embriões terá novo endereço: o Gran Hyatt Hotel (avenida Luiz Carlos Berrini em São Paulo/SP), um luxuoso hotel resultado de dois anos de obras e U$ 100 milhões de investimentos. O “Espaço Grand Hyatt”, com 3 mil m2, tem dois salões (um para até 1.400 pessoas) e dez salas. Como os mais de 200 hotéis de alto padrão que a rede americana Hyatt mantém em 40 países, sua primeira unidade brasileira também é voltada para executivos e o turismo de negócios. O hotel não podia estar melhor localizado: ao lado do novo centro financeiro da cidade, no Brooklin, junto da Marginal Pinheiros e perto do World Trade Center e do Shopping Morumbi e Rede Globo.

Para obter mais informações sobre esse evento o telefone é (11) 3872-5777.

PT de Três Lagoas consegue mais uma importante filiação

0

23/05/2003 14h11 – Atualizado em 23/05/2003 14h11

O Partido dos Trabalhadores de Três Lagoas conseguiu mais uma importante filiação. Desta vez, vai filiar-se, logo mais à noite, o médico ginecologista, Marco Lúcio Trajano.

O convite foi formulado pelo deputado estadual do PT, Semy Ferraz e pelo presidente do diretório municipal do partido, Cláudio César de Alcântara. Marco Lúcio, até então filiado ao PFL, havia solicitado o prazo de uma semana para dar a resposta.

Com a recente filiação do empresário Hélio Morales Leal, do ramo da construção civil, e com a vinda de Marco Lúcio, o PT passa a contar com importantes nomes da política local, já preparando pré-candidatos à sucessão do atual prefeito Issam Fares (PMDB).

Jateí realiza a 1° Festa do Milho Verde

0

23/05/2003 14h09 – Atualizado em 23/05/2003 14h09

Jateí fica a 273Km de Campo Grande, no sul do Estado de Mato Grosso do Sul, e realiza a 1° Festa do Milho Verde, no dia 24 de maio.

A feira, que se inicia às 15 horas, contará com barracas para o comércio de derivados do milho e comidas diversas. Além da culinária, haverá shows de dança, música e baile no salão paroquial do município.

A promoção do evento é da prefeitura municipal, produtores rurais, comerciantes locais e Fórum do DLIS.

Jateí possui 4.054 habitantes (IBGE2000) e tem como vocação o agronegócio.

Desde 2001, trabalha para alcançar metas estabelecidas a partir da estratégia do DLIS – Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável, aplicado pelo Sebrae/MS e Comunidade Ativa em 41 municípios do Estado.

Através do DLIS é realizado um diagnóstico das potencialidades e obstáculos para que o município se desenvolva de maneira sustentável.

II Salão de Artes Plásticas Três Lagoas em Movimento

0

23/05/2003 14h04 – Atualizado em 23/05/2003 14h04

Confirmado a participação de representantes da Association Internationale des Arts Plastique- AIAP/Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no júri do II Salão de Artes Plásticas Três Lagoas em Movimento.

As inscrições para o II Salão estarão abertas no período de 16 de junho a 18 de julho/2003.

Poderão participar artistas plásticos nacionais ou estrangeiros residentes nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Paraná, onde serão aceitas obras inéditas e originais sem discriminação de técnicas nas categorias:

  • ARTES DO PLANO:

pintura, desenho, gravura, infogravura, fotografia ou técnicas mista

  • ARTES DO ESPAÇO:

escultura, assemblage e instalação.

As inscrições serão gratuitas.

Será oferecido medalha AIAP-UNESCO aos 30 autores das obras selecionadas.

Aos cinco melhores trabalhos será ofertado o Troféu Guaicuru de Artes Plásticas.

As interessados poderão encontrar o regulamento e a ficha de inscrição do II Salão, no site do Sindicato dos Artistas Plásticos do Estado de São Paulo www.sinapespaiap.com.br ou nas Secretarias de Cultura dos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás e Mato Grosso.

Além de Três Lagoas e Campo Grande, o Comitê Nacional Brasileira da AIAP em parceria com os organizadores estarão expondo as obras selecionadas em Espaços Culturais dos estados de São Paulo, Paraná, Goiás e Mato Grosso.

Grupo QUALITAS Noroeste promove leilão

0

23/05/2003 13h59 – Atualizado em 23/05/2003 13h59

Em 9 de junho, no recinto Boitel , em Araçatuba, SP, acontecerá o Leilão Produção Qualitas Noroeste que contará com a presença da maioria dos membros do programa QUALITAS e da Agropecuária CFM. Serão ofertados 250 novilhas, 500 bezerros e 30 touros avaliados, de excepcional qualidade provenientes de rebanhos preocupados em produzir animais de alto desempenho.

Segundo Daniel Butterfield, responsável pelo marketing do Grupo e recém chegado dos Estados Unidos (Colorado State University), ³o leilão será o primeiro grande teste da força do Grupo, e garanto que não vamos decepcionar², comenta.

A primeira atividade do Grupo ocorrerá em 31 de maio, na Fazenda Capivara, em Piacatú, SP, pertencente ao Espólio de Thomaz C. Baumgartner, onde serão demonstrados o sistema de produção da fazenda e a seleção QUALITAS, além dos touros avaliados que irão a leilão em 9 de junho.

Grupo Qualitas Noroeste:

O Qualitas, programa de melhoramento genético e produção de carne da raça nelore de qualidade, que possui em todo o Brasil 23.000 matrizes cadastradas, está presente no Noroeste Paulista com o Grupo Qualitas Noroeste. A criação do primeiro Grupo, em prática desde 15 de março, faz parte do processo de expansão do programa, que busca a valorização dos reprodutores Nelore no Brasil, com qualidade e segurança sanitária. ³Esta é uma evolução do Qualitas no aspecto de venda, organização para exploração de mercados regionais e atendimento aos consumidores de produtos Qualitas², explica Alessandro De Caprio, coordenador do Núcleo de Zootecnia.

Através da atuação do Grupo no Noroeste Paulista poderemos oferecer animais com avaliação genética reconhecida pelo Ministério da Agricultura por meio do Certificado Especial de Identificação e Produção – CEIP e com avaliação funcional dos técnicos do Núcleo de Zootecnia², explica o coordenador do Grupo, Flávio Aranha.

Os integrantes do Grupo, Beatriz Salles Zancaner, Flávio Aranha e Adriana Zancaner Aranha Pereira, Michel Caro e Patrícia Zancaner Caro, Weida Zancaner, Espólio de Thomaz C. Baumgartner e Grupo Danco são criadores da região do Noroeste Paulista pertencentes ao Programa de Melhoramento Genético ³QUALITAS². O Grupo possui mais de 3.000 matrizes integradas ao Qualitas, e com previsão de venda de 20% dos machos como tourinhos com CEIP por ano.

Leite volta a ser discutido em reunião da Câmara no dia 28

0

23/05/2003 13h56 – Atualizado em 23/05/2003 13h56

A Câmara Setorial da Pecuária do Leite volta a se reunir na próxima quarta-feira (28). Dessa vez os participantes da entidades discutem a possibilidade de um seminário sobre o projeto Educampo de Minas Gerais e sobre a troca de alguns produtos que compõem a cesta básica. A assessora de economia da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Adriana Braga, participa da reunião de trabalho, que acontece na Seprotur (Secretaria de Produção e Turismo), às 14 horas.

Educampo pode ajudar no desenvolvimento do setor leiteiro em MS:

O projeto Educampo, que visa incentivar desde o gerenciamento do negócio rural a qualidade do produto a ser comercializado, deve contribuir para o desenvolvimento do setor leiteiro, conforme informou a assessora de economia da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Adriana Braga.

O projeto, elaborado por técnicos de Minas Gerais, foi trazido pelo Sebrae/MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul), que será sede da apresentação do projeto, no próximo dia 29 (quinta-feira). A Câmara Setorial da Pecuária do Leite estará reunida das 8 às 11h30 para conhecer o projeto. A Consultora do Sebrae/MG, Priscilla Magalhães Gomes Lins, e o técnico responsável, Cristiano Nassif, estarão em Campo Grande para falar do Educampo.

Sindicato Rural de Douradina forma 80 alunos do curso de Informática:

O Sindicato Rural de Douradina entrega no dia 30. Cerca de 80 alunos puderam participar de um curso básico de informática vão receber o certificado de conclusão num evento promovido pelo Sindicato.

Bolsa de Arrendamento será lançada oficialmente na segunda:

Os presidentes dos Sindicatos Rurais estarão em Campo Grande na Segunda-feira (26), a partir das 14h30, no auditório da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) para participar do lançamento da Bolsa Arrendamento em Mato Grosso do Sul. A bolsa faz parte do projeto de expansão da área agrícola encabeçado pelo Governo do Estado, através do projeto Expansul. O secretário de Produção e Turismo, José Felício, e o presidente da Famasul, Léo Brito, abrem o evento.

Gerente do Banco do Brasil fala sobre FCO:

O gerente executivo da diretoria do Banco do Brasil, Rogério Lot, estará em Campo Grande, na segunda-feira à noite, para falar sobre o FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste). O evento intitulado “Estratégias para o futuro do FCO” acontece na Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), a partir das 19h30.

BATAGUASSU:Terminal portuário vai reduzir custo do frete em até 33%

0

23/05/2003 12h30 – Atualizado em 23/05/2003 12h30

O Terminal Hidroviário de Bataguassu vai propiciar, aos empresários do agronegócio no Estado, economia de até 33% no custo do frete de commodities (produtos, in natura ou de extração mineral, que podem ser negociados no Mercado de Futuros) para o Porto de Santos (SP) e grandes mercados consumidores nacionais.

A afirmação é do diretor-presidente da Agitrams (Agência Estadual de Gestão e Integração de Transportes), Fermiano Yarzon. A inauguração do porto está prevista para o segundo semestre deste ano.

O valor do frete rodoviário entre Dourados e Paranaguá (PR), por tonelada de produto, chega a R$ 64,00, conforme estudo feito pela Agitrams. Se o produtor optar pelo transporte intermodal vai economizar R$ 21,00 por tonelada.

Neste caso, o produto segue em caminhões de Dourados até o Terminal Hidroviário de Bataguassu; de lá desce em embarcações pelos rios Pardo-Paraná-Tietê até Pederneiras (SP) e continua de trem para o Porto de Santos, onde é exportado. Pelo transporte intermodal, o custo do frete/tonelada cai para R$ 43,00.

A entrega do Terminal Hidroviário de Bataguassu é parte do Programa de Ações para o Desenvolvimento. Esse é o segundo porto construído na gestão do governador Zeca do PT (o Porto de Murtinho foi reativado em julho do ano passado) e representou investimento de R$ 6,8 milhões, recursos oriundos da Cesp (Companhia Energética de São Paulo) como compensação pela inundação do lago da Usina Sérgio Motta, no rio Paraná.

As obras já estão praticamente concluídas, garantiu Yarzon. A moega pode carregar até 200 toneladas por hora e o porto disporá ainda de um armazém com capacidade de 12 mil toneladas de grãos. “Já temos vários interessados”, adiantou o diretor-presidente da Agitrams.

Akira avalia novos impactos provocados pela Cesp

0

23/05/2003 12h17 – Atualizado em 23/05/2003 12h17

TRÊS LAGOAS:Akira avalia novos impactos provocados pela Cesp

O deputado estadual Akira Otsubo disse esta semana no Plenário da Assembléia Legislativa, que juntamente com os prefeitos e autoridades interessadas na solução das pendências da Cesp para com a região do Bolsão, detém documentos que identificam e qualificam os danos provocados, os compromissos formalizados e não cumpridos pela Companhia e os novos impactos ambientais, ainda não elencados oficialmente na lista de obrigações compensatórias e que foram produzidos pela construção da Usina “Sérgio Motta”.

Verifica-se principalmente em Três Lagoas e circunjacências, eclosões do lençol freático que resultam em novas “lagoas” e poças enormes, alterando as condições do solo. Na localidade de Porto XV, por exemplo, as irregularidades provocadas nas águas subterrâneas interferem nas fossas e poços ali construídos como única possibilidade para obtenção de água e esgotamento sanitário, gerando elevações de nível e transbordamentos, comprometendo a saúde e a qualidade de vida, já precárias para a comunidade que até agora não conta com a infraestrutura mínima que garanta a sanidade ambiental.

“São novos impactos que estão se somando àqueles previstos anteriormente, num momento em que a Cesp precisa aplicar um ‘choque’ de credibilidade, efetivamente cumprindo suas obrigações, e devolver, ao menos em parte, por meio das obras compensatórias, tudo que foi tirado da região, como a possibilidade de explorar economicamente os aproximadamente 200 mil hectares de terra tomados pela inundação”, comentou Akira Otsubo.

Mestre de bateria da Beija-Flor ministra oficinas em MS

0

23/05/2003 11h14 – Atualizado em 23/05/2003 11h14

O Governo Popular já começa a preparar o Carnaval de 2004. A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e a Fundação de Cultura promovem esta semana um grande evento para os carnavalescos do Estado. O mestre de bateria Paulinho da Beija-Flor está hoje em Corumbá, onde, a partir das 17h, conversa com os sambistas da cidade e coordena um ensaio aberto. A apresentação acontece no terreno vizinho ao poliesportivo. No sábado, mestre Paulinho estará em Campo Grande, onde se encontra com as escolas de samba da capital a partir das 16h, na Praça do Rádio Clube.

“Vamos dar início a um processo de visita constantes de carnavalescos como o mestre Paulinho. Periodicamente vamos trazer alguma personalidade ligada ao carnaval, para compartilhar experiências com as escolas de samba do Estado”, diz Pedro Ortale, diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

EUA admitem receio de Israel com o “mapa do caminho” para a paz

0

23/05/2003 11h11 – Atualizado em 23/05/2003 11h11

WASHINGTON (CNN) — A Casa Branca reconheceu, nesta sexta-feira, que Israel vem demonstrando “receios reais” em relação ao chamado “mapa do caminho” para a paz no Oriente Médio e divulgou um comunicado comprometendo-se a analisar “plena e seriamente” as questões sensíveis ao Estado judeu.

A proposta internacional, elaborada por Washington, Moscou, União Européia e Nações Unidas, pretende acabar com violência no Oriente Médio, promover uma reunião de cúpula entre os líderes regionais e norte-americanos e, por fim, estabelecer um Estado palestino totalmente independente em 2005.

O curto comunicado em que os Estados Unidos admitem as reservas manifestadas por Israel foi assinado em conjunto pelo secretário de Estado, Colin Powell, e pela assessora de Segurança Nacional, Condoleezza Rice.

Diz a nota: “O mapa do caminho foi apresentado ao governo de Israel com um pedido do presidente (George W. Bush) para que respondesse junto com contribuições a este documento. O governo dos Estados Unidos recebeu uma resposta do governo de Israel explicando suas preocupações significativas com o mapa do caminho”.

“Os Estados Unidos compartilham o ponto de vista do governo de Israel de que estes receios são reais e serão abordados plena e seriamente durante a implementação do mapa do caminho”, concluiu.

O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, havia imposto o comunicado da Casa Branca como uma condição para avalizar o “mapa do caminho”.

Cerca de quatro horas após a divulgação da nota, o premier anunciou que submeterá a proposta de paz à votação de seu gabinete no próximo domingo.

Uma vez que Israel aprove o plano, a expectativa é de que a reunião de cúpula mediada pelos Estados Unidos e com a participação de Sharon e do primeiro-ministro palestino, Abu Mazen, aconteça no início de junho – desde que, na ocasião, o Oriente Médio esteja vivendo um período de “relativa calma”.

Fontes de ambos os lados disseram que tanto Sharon como Abu Mazen estão dando a Washington garantias de que farão de tudo para melhorar o cenário regional antes da reunião.

Trânsito está complicado na BR-163, de acordo com a PRF

0

23/05/2003 11h08 – Atualizado em 23/05/2003 11h08

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) informou há pouco que o trânsito está complicado na BR-163, na saída para Cuiabá, em Campo Grande, onde um acidente envolveu quatro veículos, um caminhão e três carros de passeio. A PRF não soube informar se a pista tem interrupção de tráfego, mas orientou aos motoristas que se dirigem à região que tenham cautela, em razão do trânsito tumultuado por conta do acidente.

Conforme o Corpo de Bombeiros, que enviou uma equipe ao local, há vítimas presas nas ferragens dos veículos. Ainda não há informação sobre mortes.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.