19 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 14121

Região Centro-Oeste quer formar “bloco cultural”

0

20/05/2003 11h20 – Atualizado em 20/05/2003 11h20

A formação de um bloco envolvendo os estados da região Centro-Oeste para reivindicar uma maior parte dos recursos de empresas estatais que beneficiem investimentos ligados à cultura é um dos pontos principais do Primeiro Encontro de Secretários de Cultura da Região Centro-Oeste, que acontece quinta-feira, em Campo Grande. A idéia de realizar o evento partiu do Secretário de Cultura do Estado, Silvio Nucci, e reunirá autoridades de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Tocantins.

Reajuste: Enfermeiros querem 43% hospitais oferecem 5%

0

20/05/2003 11h19 – Atualizado em 20/05/2003 11h19

Os enfermeiros e auxiliares dos hospitais de Mato Grosso do Sul rejeitaram a proposta de reajuste dos hospitais de 5% e aprovaram indicativo de greve.

A assembléia contou com a participação de 500 trabalhadores. O presidente do sindicato da categoria, Paulo César Machado, disse que a categoria reivindica 43,14%. Não está marcada nova rododa de negociações entre empregados e donos de hospitais.

“A diferença é muito grande. Esperamos que os hopitais, principalmente o maior deles, a Santa Casa, melhorem esse índice”, afirmou Paulo Cesar.

Estadual de Motocross vai começar por Sonora no dia 1º

0

20/05/2003 11h17 – Atualizado em 20/05/2003 11h17

A Federação de Motociclismo de Mato Grosso do Sul divulgou esta manhã o calendário geral do Campeonato Estadual de Motocross de 2003. Serão nove etapas, todas em cidades do interior. A abertura vai acontecer no dia 1º de junho em Sonora, distante 360 quilômetros de Campo Grande.

Confira o calendário do Motocross 2003 com as sedes e as respectivas datas:

1ª etapa – 01 de junho em Sonora

2ª etapa – 06 de julho em Rio Verde

3ª etapa – 20 de julho em Ponta Porã

4ª etapa – 10 de agosto em Amambai

5ª etapa – 07 de setembro em Costa Rica

6ª etapa – 21 de setembro em Chapadão do Sul

7ª etapa – 05 de outubro em Aparecida do Tabuado

8ª etapa – 12 de outubro em Nova Andradina

9ª etapa – 07 de dezembro em Maracaju

Confinamento de bovinos exige infra-estrutura adequada

0

20/05/2003 11h16 – Atualizado em 20/05/2003 11h16

A Embrapa Gado de Corte, unidade de Campo Grande, tem um estudo completo sobre a infra-estrutura necessária para o confinamento (sistema de criação de bovinos em que lotes de animais são encerrados em piquetes ou currais com área restrita, e onde os alimentos e água necessários são fornecidos em cochos). De acordo com a empresa agropecuária do governo federal, grande parte dos custos da engorda em confinamento é referente à alimentação. Por isso, é importante que esteja localizado em área ou região onde a alimentação seja disponível com fartura, especialmente quando o proprietário depende da aquisição de alimentos.

Dentro da propriedade rural, a área para a instalação da engorda confinada deve evitar áreas vizinhas a rodovias ou com grande movimentação. “Isso evita contaminações, furtos e estresse nos animais. Fontes de água farta e limpa e de energia elétrica também devem ser consideradas na escolha do local”, recomenda a Embrapa.

O projeto global para o confinamento deve incluir um centro de manejo dos animais, área para produção e preparo dos alimentos, área para os currais de engorda e instalações de gerência. Na área dos currais de engorda, o projeto deve prever estruturas para coleta de fezes e urina (canais de drenagem e tanques de sedimentação). Na área de plantio de alimentos, prever estruturas de conservação do solo e da água, como curvas de nível e terraços, importantes para o manejo e conservação do solo.

O confinamento pode requerer 12 metros quadrados/cabeça a 15 metros quadrados/cabeça. O piso poderá ser de chão batido com uma declividade mínima de 3%. Em regiões mais chuvosas e, portanto, mais sujeitas à formação de lama nos currais (a lama é prejudicial ao desempenho dos animais), a área por cabeça e a declividade deverão ser maiores (até 50 metros quadrados/cabeça e 8% de declividade). Neste caso, ainda deverão ser feitas calçadas, com cascalho ou concreto, ao longo dos cochos, com 1,8 metro a 3 metros de largura, ou mesmo telhado sobre os cochos (pé direito com 3 metros). As cercas divisórias devem ter no mínimo 1,8 metro de altura e podem ser feitas de arame liso, cordoalha e tábuas.

Etapa do Brasileiro de Motocross será em Dourados

0

20/05/2003 11h14 – Atualizado em 20/05/2003 11h14

A etapa sul-mato-grossense do Campeonato Brasileiro de Motocross de 2003 será mesmo em Dourados, nos dias 28 e 29 de junho. A confirmação foi anunciada nesta terça-feira pela Federação de Motociclismo de Mato Grosso do Sul. A cidade do sul do Estado disputava a organização da prova com Campo Grande e Sonora.

“Campo Grande ficou com a etapa do Campeonato Brasileiro de Supercross-X”, disse esta manhã o presidente da FMMS, Firmo Henrique Alves. Segundo ele, a preocupação da entidade foi difundir o motociclismo no interior de Mato Grosso do Sul. “Só assim o esporte poderá crescer em número de público e na quantidade e qualidade de pilotos”, comentou.

Secretários estão reunidos com comissão de professores

0

20/05/2003 11h11 – Atualizado em 20/05/2003 11h11

Os secretários de Coordenação-Geral de Governo, Paulo Duarte, de Gestão Pública, Ronaldo Franco, e de Educação, Hélio de Lima, estão reunidos neste momento com uma comissão de professores em greve. É a segunda reunião desde ontem, para tentar por fim ao movimento, que já dura 8 dias.

Na desta manhã, está sendo novamente discutida a proposta do governo de levar para R$ 1,2 mil, em 2004, o salário dos professores com nível superior que dão aula por dois períodos. Hoje, com todas as vantagens recebidas, esse valor é de R$ 948,00. O reajuste imediato seria de 10%, como o governo já tinha sinalizado desde o início da greve.

Movimento grevista está se esvaziando, avalia Zeca do PT

0

20/05/2003 11h08 – Atualizado em 20/05/2003 11h08

Ao participar de solenidade de entrega do título Hospital Amigo da Criança ao HR (Hospital Regional de Campo Grande), o governador Zeca do PT fez uma avaliação sobre o movimento grevista dos professores, e previu que a paralisação se encerre esta semana. A greve já dura 8 dias.

Apesar de o governo estar realizando reuniões com os grevistas, Zeca reforçou que não há como o governo conceder o que os professores pedem. “Não há negociação, embora, de forma democrática e transparente, o governo esteja se reunindo com a categoria”, declarou. O governador disse acreditar que a categoria esteja entendendo as dificuldades de ampliar a proposta de reajuste e que o movimento grevista esteja se esvaziando.

Na opinião do governador, isso não vai significar uma derrota para a categoria.

Definida programação da II Festa Junina de Naviraí

0

20/05/2003 11h06 – Atualizado em 20/05/2003 11h06

Pelo segundo ano consecutivo irá acontecer na Praça Filinto Muller, nos dias 6, 7 e 8 de junho (de sexta a domingo) a Festa Junina de Naviraí – II FEJUNAV, organizada pelo Núcleo de Cultura vinculado à gerência Municipal de Educação, Cultura e Esportes, com 16 barracas com comidas e bebidas típicas com a participação de entidades filantrópicas, clubes de serviço e associações.

Segundo a professora Valdenice de Oliveira, gerente do Núcleo de Cultura do município, todos os dias serão apresentadas danças de quadrilhas pelas escolas e as barracas prometem levar à praça pública grandes novidades este ano. Confirmaram presença nesta festa com suas barracas, as seguintes entidades: Guarda Mirim, Escola Juracy Alves Cardoso, Rotary e Rotaract, Rede Feminina de Combate ao Câncer, APAE, Maanaín, 1o. Ano de Administração (FINAV), 2o. Ano de Administração (FINAV), Vicentinos, Renovação Carismática Católica, ARA – Associação de Recuperação dos Alcoólatras, Formandos da UEMS, Clube de Mães, Associação Nipo Brasileira, Escola Presidente Médici e Leo Clube, totalizando 16 barracas.

PROGRAMAÇÃO

Na sexta-feira, dia 6 de junho, durante a abertura da II FEJUNAV – Festa Junina de Naviraí, um show pirotécnico bem preparado por uma empresa especializada, promete ser uma das atrações. O show no palco de eventos será com o Grupo Terra Seca de Forró, de Dourados. No sábado, dia 7, apresentação do cantor sul-mato-grossense Paulinho Simões e seu Expresso Arrasta Pé. No domingo apresentações culturais e shows a serem definidos.

Além das barracas com comidas e bebidas típicas, um Parque de Diversões será instalado na Praça Filinto Muller, para a alegria da criançada.

Segundo Euclides Fabris, tudo será preparado no sentido de que a Festa Junina de Naviraí seja um sucesso. “Estamos disponibilizando total apoio de todas as gerências municipais para que a II FEJUNAV alcance o sucesso almejado, atraindo na Praça Filinto Muller um público recorde em comparação ao ano passado”, disse o prefeito dos naviraienses.

Número de casos novos da Sars mantém-se em declínio na China

0

20/05/2003 11h03 – Atualizado em 20/05/2003 11h03

PEQUIM (CNN) — O Ministério da Saúde da China informou, nesta segunda-feira, a ocorrência de 12 novos casos da Sars (síndrome respiratória aguda grave, ou pneumonia asiática), sete dos quais na capital, Pequim, o que confirma a tendência de declínio da doença no país.

No início do mês, depois que as autoridades começaram a prestar contas de forma mais transparente sobre a epidemia, a Sars atingiu seu pico na China, com o relato de 150 casos confirmados por dia.

Nos últimos 10 dias, porém, o número de casos diários vem sendo inferior a 100.

Entretanto, o ministro da Saúde chinês, Wu Yi, alertou que a epidemia poderia voltar a ganhar força se a população relaxar na prevenção, por acreditar que o pior já passou.

“Não podemos baixar a guarda”, disse Wu, citado pelas agências de notícias oficiais da China. “Ao menor descuido, a epidemia pode ressurgir”.

Também nesta segunda-feira, as autoridades sanitárias relataram cinco mortes em conseqüência da Sars no país.

Além dos casos já confirmados, o Ministério da Saúde ainda investiga outros 64 pacientes suspeitos de portar a doença. Destes, 27 moram em Pequim.

O último balanço feito pela Organização Mundial de Saúde indica que, desde novembro, foram detectados 5.209 casos da Sars na China continental, com 282 óbitos.

Tribunal de Justiça decide pedir intervenção federal no Rio

0

20/05/2003 11h01 – Atualizado em 20/05/2003 11h01

RIO DE JANEIRO — Os 25 desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiram nesta segunda-feira, por unanimidade, pelo pedido de intervenção federal no estado.

O presidente do Tribunal de Justiça, Miguel Pachá, ficou encarregado de encaminhar ofício à governadora Rosinha Matheus, comunicando a decisão dos desembargadores.

Rosinha terá cinco dias para justificar por que não acatou decisão judicial do Tribunal de Justiça de pagar o 13º salário dos servidores da Justiça.

Após esse prazo, caso não aceite as explicações da governadora, o Tribunal de Justiça do Rio encaminhará ao Supremo Tribunal Federal processo com o pedido de intervenção no estado.

De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça, Miguel Pachá, o não cumprimento de uma decisão judicial pela governadora Rosinha Matheus configura o estado de ruptura nas instituições democráticas.

Secretário nega

O secretário de Gabinete Civil do Governo do Rio de Janeiro, Francesco Conte, destacou nesta segunda-feira o recorde histórico de decisões judiciais cumpridas pela governadora Rosinha Matheus.

Conte referiu-se ao levantamento ao comentar a decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de aprovar a instalação de processo de pedido de intervenção federal no estado, pelo fato da governadora não ter cumprido decisão judicial de pagar o décimo-terceiro salário dos serventuários da Justiça.

Segundo Francesco Conte, a governadora, em seu curto período de mandato, já cumpriu mais de 350 decisões judiciais e, em momento algum, teve intenção deliberada de descumprir a decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça.

Francesco Conte disse que a questão não é de desrespeito a uma decisão do judiciário, mas de impossibilidade de cumprir a lei por falta de recursos financeiros.

(Com informações da Agência Brasil)

Sem-terra não foram comunicados para deixar fazenda

0

20/05/2003 10h58 – Atualizado em 20/05/2003 10h58

Sem-terra ligados ao MST, acampados na fazenda Aruanã, em Bonito, ainda não receberam comunicado da Justiça para deixar o local. Ontem, a Justiça determinou a retirada dos sem-terra da área. A ordem de reintegração de posse foi expedida ontem pela Justiça.

Márcio de Oliveira da Silva, que está acampado na fazenda, afirmou que os sem-terra não pretendem deixar o local. “Ainda não fomos avisados”, contou.

De acordo com Silva, os acampados começaram a plantar hortaliças e um trator chegou hoje na área para auxiliar no preparo da terra.

Cerca de 350 famílias sem-terra estão na fazenda Aruanã, desde o dia 12. A fazenda pertence à Associação das Famílias para Unificação da Paz Mundial.

Os trabalhadores sem-terra querem a desapropriação da área por considerar que a área é improdutiva. Em vistoria realizada de 14 a 18 de agosto de 2002 por técnicos do Incra, a fazenda Aruanã foi considerada produtiva.

Zeca considerou alarmismo informações sobre bactéria

0

20/05/2003 10h57 – Atualizado em 20/05/2003 10h57

O governador de Mato Grosso do sul, Zeca do PT, criticou a divulgação de informações sobre a contaminação de pacientes por uma bactéria que já teria causado a morte de cinco pessoas, segundo o diretor-clínico, Ronaldo Souza Costa, disse ao Correio do Estado. “Não podemos ser irresponsáveis em divulgar informações sem comprovação”, disse.

Ele afirmou que do fato faz alarme à população e disse que cobrou do secretário de Coordenação–Geral de Governo que determinasse um levantamento completo sobre o caso. No meio da semana passada, o secretário de Saúde, João Paulo Esteves, pediu uma vistoria emergencial pela Vigilância Sanitária.

Entre as irregularidades encontradas no Hospital e que podem favorecer a infecção hospitalar estão o uso de toalhas de papel reciclável e de sabão em barra, quando o determinado é o líquido, até para evitar acúmulo de água e evitar o contato dos profissionais de saúde com o mesmo sabão. A higiene das mãos é determinante no ambiente hospital, informou recentemente ao Campo Grande News o coordenador da Vigilância, Márcio Toledo.

O laudo completo, que envolve exames ambulatoriais, deve ficar pronto até o fim da semana.

Fonte: Campo Grande News

IPC cai para 0,3% em São Paulo

0

20/05/2003 10h50 – Atualizado em 20/05/2003 10h50

SÃO PAULO — A inflação na cidade de São Paulo ficou em 0,3 por cento na segunda prévia quadrissemanal de maio, o período de 30 dias encerrados no último dia 15, anunciou nesta terça-feira a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da Universidade de São Paulo, que apura o Índice de Preços ao Consumidor (IPC).

Esse resultado ficou abaixo do primeiro levantamento do mês, quando o IPC foi de 0,4 por cento, mantendo uma tendência de queda da inflação.

O setor de Vestuário registrou a maior alta do período, com elevação de 1,23 por cento. Ainda apresentaram variação positiva, embora inferior ao primeiro levantamento do mês: Alimentação (0,3 por cento), Habitação (0,27 por cento), Saúde (0,25 por cento) e Educação (0,11 por cento).

O segmento dos Transportes foi o único que apresentou deflação, com baixa de 0,14 por cento.

A Fipe apura o IPC com base na renda de famílias que recebem de um a 20 salários mínimos.

(Com informações da Agência Brasil)

Simsend aceita proposta salarial para funcionalismo de Dourados

0

20/05/2003 10h44 – Atualizado em 20/05/2003 10h44

Terminou a reunião da diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Dourados, que analisou a proposta de reajuste apresentada pela prefeitura em reuniões anteriores.

Conforme o Dourados News, já havia antecipado, a contra-proposta da prefeitura acabou sendo aceita, por haver um consenso entre os sindicalistas, que este era o melhor para o funcionalismo, pelo menos, no momento.

A prefeitura fez uma proposta de aumento na casa dos 10%, mais um abono de R$ 60,00 para os funcionários que recebem até R$ 600,00 por mês.

Para os funcionários com salário superior aos R$ 600,00 o aumento será de 10% mais 5% de adicional.

O presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Cimatti que acompanhou a reunião disse ter sido, esta, uma proposta inteligente, pois não vai onerar os cofres públicos e o funcionário não perderá nenhuma das vantagens conquistadas anteriormente.

O presidente do Sindicato, Luiz Carlos Paloma, disse há pouco, que houve uma unanimidade na aprovação da proposta e que ela acabou agradando ao funcionalismo. ”A proposta em média, é na casa dos 15%, um percentual que há muito tempo o funcionário não via em seu envelope de pagamento, álias, não sabia o que era reajuste há alguns anos disse ele ao Dourados News, por telefone.

A proposta será levada a plenário da câmara de vereadores para a devida aprovação.Luis Carlos disse, ainda, que o funcionário, já recebe este aumento no 5º dia útil de junho.

MS tem este ano 313 mil bois confinados

0

20/05/2003 10h42 – Atualizado em 20/05/2003 10h42

Com o maior rebanho bovino do Brasil, estimado em cerca de 24 milhões de cabeças, Mato Grosso do Sul tem este ano 313 mil bois em confinamento (é o sistema de criação de bovinos em que lotes de animais são encerrados em piquetes ou currais de área restrita, e onde os alimentos e água necessários são fornecidos em cochos). Os números de confinamentos no Estado registram 255 mil animais em 2000, 303 mil em 2001 e 305 mil em 2002.

De acordo com o SAFRAS & Mercado, o Brasil pode registrar um aumento de 1,2% no confinamento de bois na entressafra 2003. No total, seriam 1.907.570 cabeças, contra os 1.885.200 animais confinados em 2002.

São Paulo responde pelo maior confinamento do Brasil, com 586.560 cabeças, seguido por Goiás, que tem 494.230 animais confinados.

Secretário Nacional de Meio Ambiente faz palestra amanhã em MS

0

20/05/2003 10h39 – Atualizado em 20/05/2003 10h39

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realiza amanhã o pré-lançamento da Semana do Meio Ambiente. O evento começa às 7h30 e será no Auditório da Sema, no Parque dos Poderes, com a presença do secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langone, que vai falar sobre a Política Nacional do Meio Ambiente.

Langone é engenheiro químico. Como Secretário de Meio Ambiente de Porto Alegre, em 1996, participou da elaboração de programa de governo, na área ambiental, para o então candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva. Em 1999, foi diretor-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam), órgão responsável pela execução das políticas ambientais no Rio Grande do Sul e neste mesmo ano, tornou-se o primeiro secretário de Meio Ambiente daquele estado.

Em decorrência de sua trajetória e atuação política, foi eleito, em 2001, presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), que congrega e proporciona articulação política entre mais de 40 órgãos ambientais estaduais em todo o País. Em 2002, teve participação destacada no processo preparatório e na Rio+10, a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada na África do Sul, quando liderou o grupo de secretários de estado, como membros da delegação oficial brasileira.

Nesta quarta-feira, serão apresentadas a campanha publicitária da Semana de Meio Ambiente e a programação das atividades que irão acontecer no período de 2 a 7 de junho em Campo Grande e em outros municípios de Mato Grosso do Sul.

Polícia Ambiental autua sem-terra em Sidrolândia

0

20/05/2003 10h33 – Atualizado em 20/05/2003 10h33

A PMA (Polícia Militar Ambiental) autuou no município de Sidrolândia, o assentado Benvindo Rodrigues Borges Neto, que seria ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. Conforme infomações da PMA, ele havia extraído 45 firmes de madeira tipo aroeira, sem autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis), em área onde está localizada o assentamento São Pedro. Além de pagar multa de R$1.000,00, o assentado poderá pegar uma pena de 06 meses a 01 ano de detenção e multa.

Irã nega estar abrigando membros de Al Qaeda

0

20/05/2003 10h31 – Atualizado em 20/05/2003 10h31

WASHINGTON (CNN) — O Irã negou mais uma vez, nesta terça-feira, estar abrigando supostos integrantes da rede terrorista Al Qaeda, rejeitando alegações dos Estados Unidos de que membros do grupo estejam usando o país como base para ataques.

Washington comunicou ao Irã que haveria membros de Al Qaeda no país, e exigiu mais medidas contra o terrorismo, declararam autoridades norte-americanas na segunda-feira.

A comunicação acontece na esteira das investigações sobre atentados contra três condomínios em Riad, na Arábia Saudita, onde moravam ocidentais, com o FBI auxiliando autoridades sauditas nos inquéritos.

Fontes do governo norte-americano disseram à CNN, na semana passada, que havia provas sugerindo que um chefe de operações de Al Qaeda estava no Irã e pode ter participado do planejamento dos ataques na Arábia Saudita.

No entanto, nos site de Internet da Agência de Notícias da República Islâmica, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hamid-Reza Asefi, refutou comentários do secretário da Defesa norte-americano, Donald Rumsfeld, de que líderes de Al Qaeda estivessem no Irã, assegurando que o país não tem vínculos com a rede “fundamentalista e violenta”.

“No caso de confrontar Al Qaeda, o Irã agirá de acordo com seus programas e dentro da estrutura das Nações Unidas, como fez ao extraditar operativos do grupo, entre eles vários ocidentais”, afirmou. “O Irã encara muito seriamente o combate à rede Al Qaeda e a organizações semelhantes”.

Na quinta-feira passada, Rumsfeld disse que o governo norte-americano “sabe que há uma figura importante de Al Qaeda no Irã”.

Autoridades norte-americanas afirmaram que Saif al-Adel, um chefe de operações de Al Qaeda, seria um dos vários líderes da organização supostamente no Irã.

Uma fonte disse que al-Adel “pode ser um dos principais responsáveis” pelos ataques de Riad, que mataram 25 pessoas, além dos nove terroristas suicidas.

Mas Asefi acusou os Estados Unidos de tentar desviar a atenção dos norte-americanos de seus problemas domésticos e de seu fracasso no combate ao terrorismo com alegações contra outros países.

Chimpanzés e humanos: tudo a ver?

0

20/05/2003 10h30 – Atualizado em 20/05/2003 10h30

WASHINGTON — Os chimpanzés estão mais relacionados com os seres humanos do que com os gorilas ou outros macacos e deveriam ser incluídos na categoria humana da árvore genealógica, afirmou uma equipe de investigadores.

A idéia – que certamente renovará o debate sobre a evolução e a relação entre os humanos e os animais – partiu de uma equipe de pesquisadores liderada por Morris Goodman, da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Wayne, em Detroit, nos Estados Unidos.

Atualmente, os humanos permanecem sozinhos na categoria Homo, mas Goodman sustenta que eles “parecem uma imitação levemente remodelada dos chimpanzés”.

De acordo com o cientista, homens e chimpanzés têm 99,4 por cento de seu código genético em comum.

A pesquisa está sendo publicada nesta terça-feira na edição de Internet da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Questão de gênero

A equipe de Goodman não se referiu de maneira direta à evolução – descrita por Charles Darwin na obra “A origem das espécies”, de 1859 — mas propôs que os humanos e os chimpanzés sejam considerados ramos de um mesmo gênero devido às suas semelhanças.

Um gênero é um grupo de espécies muito relacionadas. A espécie humana, Homo sapiens, permanece sozinha no gênero Homo. Mas, anteriormente, outras espécies já foram incluídas no ramo, como o Homo neanderthalensis, ou homem de Neanderthal.

Os chimpanzés pertencem ao gênero Pan, juntamente com os chimpanzés pigmeus.

A proposta de Goodman poderia estabelecer três espécies sob o gênero Homo. Uma dos Homo (homo) sapiens, ou humanos; a segunda dos Homo (Pan) trogloditas, ou chimpanzés comuns; e a terceira dos Homo (Pan) paniscus, ou chimpanzés pigmeus.

“Acredito que é uma idéia razoável, obviamente, do contrário não a teríamos proposto”, afirmou Goodman.

Richard J. Sherwood, um antropólogo da Universidade de Wisconsin, não tem tanta certeza assim. O fato de que chimpanzés e humanos estão relacionados e compartilharam um antepassado comum há sete milhões de anos é bem conhecido, argumentou Sherwood, mas isso não significa que agora pertençam ao mesmo gênero.

(Com informações da Associated Press)

Caciques debatem produção agrícola em encontro na Funai

0

20/05/2003 10h27 – Atualizado em 20/05/2003 10h27

Lideranças indígenas do Estado estão reunidas na sede da regional da Funai (Fundação Nacional do Índio) para debater questões como a verba orçamentária da instituição para 2003, áreas de proteção ambiental, auto-sustentação e a participação indígena no programa Fome Zero. De acordo com o diretor regional da Funai, Márcio Justino, cerca de 38 caciques, que representam aproximadamente 28 mil índios de todo o Estado estão participando do encontro. “O que mais nos preocupa é a área da produção agrícola”, conta Justino. “Precisamos de muita coisa e por isso estamos promovendo o encontro com os caciques para elencar as prioridades”, explica.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.