29.9 C
Três Lagoas
domingo, 28 de junho de 2026
Início Site Página 14047

Loteca paga prêmio acumulado de R$ 1 milhão

0

18/06/2003 14h02 – Atualizado em 18/06/2003 14h02

A Loteca, a tradicional loteria esportiva da Caixa Econômica Federal, pagará o maior prêmio do ano. Acumulada há dois concursos, a previsão de prêmio para o concurso desta semana é de nada menos que R$ 1 milhão para quem acertar os 14 jogos. Com o prêmio é possível adquirir 20 casas no valor de R$ 50 mil cada uma.

Para quem gosta de futebol e acompanha os campeonatos, a Loteca é um prato cheio. Apostar é fácil: basta arriscar um palpite em cada um dos 14 jogos. A aposta pode ser feita indicando o time vencedor ou o empate entre eles. Ganha quem acertar 14, 13 ou 12 jogos.

As apostas para o concurso 070 da Loteca podem ser feitas em qualquer uma das 9 mil casas lotéricas espalhadas por todo o Brasil até às 14 horas de sábado (21). A aposta mínima é de R$ 0,50.

I document.write Chr(39)document.write

0

18/06/2003 14h01 – Atualizado em 18/06/2003 14h01

Idealizado especialmente para comemorar o 23 º aniversário da rádio Grande FM, o I Arraiá da Grande começa na próxima sexta-feira no pátio da emissora com uma extensa programação.

Serão três dias de festa com atrações artísticas, barracas com comidas típicas, quadrilha, brincadeiras, sorteio de brindes e domingo, no encerramento, acontece o sorteio de uma mobília completa para o ouvinte que escrever sua carta e participar da promoção. A exemplo dos anos anteriores a Grande FM contará com as presenças de duplas e grupos regionais, contemplando assim os artistas da terra. Na sexta-feira, se apresentarão, Paulo César e Vanderlei, Marco Aurélio, Ovelha Negra, Voz Pantaneira e Marco Aurélio e Paulo Sérgio; No sábado, Tarja Preta, Kleber e Kleberson, Beijo na Boca e Tostão e Guarani e no domingo Dagata e os Aluísios, Tchê Baileiros, Garotos do Baile, Trio Opção, Banda O2, Mário e Michel, Tchê Querência e Banda Contramão.

EUA prendem principal assessor de Saddam Hussein

0

18/06/2003 13h56 – Atualizado em 18/06/2003 13h56

As forças americanas no Iraque prenderam Abid Hamid Mahmud Al-Tikriti, o secretário presidencial de Saddam Hussein e número 4 na lista de procurados divulgada pelos Estados Unidos.

Segundo um oficial militar americano, Mahmud foi capturado nesta quarta-feira.

Na hierarquia do ex-governo iraquiano, Mahmud é o terceiro mais poderoso, estando abaixo apenas do próprio Saddam e de seu filho mais novo, Qusai.

Mahmud controlava o acesso ao presidente deposto e, segundo relatos, era um dos poucos funcionários em que Saddam Hussein tinha plena confiança.

Mahmud era o responsável pelos assuntos de Estado e implementava muitas das medidas repressivas do antigo regime.

De acordo com o governo americano, ele também contava com autorização para desenvolver armas de detruição em massa.

EUA prendem quarto homem mais procurado do Iraque:

WASHINGTON – O quarto homem mais procurado do Iraque, superado apenas pelo ex-presidente Saddam Hussein e seus filhos Uday e Qusay, está sob custódia das forças americanas. O general Abid Hamid Mahmud al-Tikrit foi secretário presidencial de Saddam e é o ás de ouros no baralho distribuído aos militares americanos para facilitar a captura dos 55 mais procurados líderes do antigo regime.

Abid Hamid desempenhava as funções de secretário particular, conselheiro de segurança nacional e maior responsável pela segurança pessoal de Saddam Hussein, raramente visto sem ele. O Comando Central das Forças dos EUA disse, em um comunicado que o secretário foi capturado na segunda-feira.

A notícia da captura surgiu enquanto um general americano relatava que tropas dos EUA vasculharam duas propriedades rurais am Tikrit, a cidade natal de Saddam, a norte de Bagdá, capturando cerca de 50 ex-integrantes da Guarda Republicana e outras forças de segurança. As tropas também recolheram milhões de dólares americanos, libras esterlinas, euros e dinares iraquianos. Aparentemente, o dinheiro seria usado para premiar os que matassem soldados americanos.

O general do Exército Rau Odierno, que está em Tikrit, disse que foram apreendidos US$ 8 milhões, 300 a 400 milhões de dinares, uma quantia não especificada de euros e libras, bem como jóias no valor de US$ 1 milhão.

A operação é a mais recente de uma série programada para dar fim às emboscadas contra tropas americanas no Iraque.EUA prendem quarto homem mais procurado do Iraque.

Com informações da Globo News e BBC Brasil.

Copom baixa taxa básica de juro em 0,5 ponto, para 26% ao ano

0

18/06/2003 13h52 – Atualizado em 18/06/2003 13h52

BRASÍLIA – O Comitê de Politica Monetária do Banco Central (Copom) decidiu baixar a taxa básica de juros, a Selic, para 26% ao ano. A taxa estava em 26,5% ao ano desde fevereiro. A nova Selic não tem viés.

Os técnicos do BC justificaram assim sua decisão: “As projeções de inflação indicam convergência para as metas. Em razão disso o Copom decidiu por unanimidade fixar a taxa Selic em 26% ao ano sem viés”.

A falta de viés significa que, a princípio, o BC tem de esperar a próxima reunião, em julho, para mexer nos juros. Para mudar a taxa antes disso.

Africano diz que usaria U$ 12 mil para comprar celulares

0

18/06/2003 13h47 – Atualizado em 18/06/2003 13h47

O africano Bruno Sonou, de 27 anos, detido nesta terça-feira com U$ 12 mil, entre Miranda e Corumbá, afirmou esta manhã que é comerciante e usaria o dinheiro para comprar celulares, que seriam revendidos em sua cidade de origem (Johannesburgo-África do Sul), e materiais de construção para sua irmã.

Sonou, que não fala português e prestou depoimento em espanhol, foi detido no ônibus da empresa de Transportes Andorinha S/A, placas BTT-4417/SP, com 120 notas de US$ 100.

De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o dinheiro apreendido será examinado pela perícia, que irá verificar a autenticidade.

Ministério garante prioridade para as BRs 359 e 163

0

18/06/2003 11h24 – Atualizado em 18/06/2003 11h24

O Ministério dos Transportes e o DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes) asseguraram nesta manhã prioridade à liberação de verbas para pavimentação de trecho da BR-359 e duplicação da BR-163, entre Campo Grande e Sonora. Um grupo de deputados estaduais, a bancada federal e prefeitos e vereadores da região Norte de Mato Grosso do Sul esteve no Ministério, em Brasília, e conseguiu ter as reivindicações atendidas.

O deputado Paulo Corrêa, um dos presentes à reunião, informou que já em julho começam as liberações para as obras na BR-163 e em agosto começa a liberação para a BR-359. Ele explicou que R$ 13 milhões do orçamento serão liberados para pavimentar cerca de 20 quilômetros da BR-359. Ela tem 213 quilômetros e liga o Estado a Goiás.

Na reunião participaram os deputados federais, com exceção de Antônio Cruz e Murilo Zauith, que alegaram outros compromissos, os três senadores, quatro deputados estaduais- entre eles Sérgio Assis, que levantou a discussão e promoveu duas audiência spúblicas- e onze prefeitos e o mesmo número de vereadores da região Norte do estado.

Pelo governo federal estavam Kenji Kanashiro, secretário-executivo do Ministério dos Transportes e o diretor de Planejamento e os diretores geral e financeiro do DNIT.

Eles asseguraram que incluirão a BR-359 como prioridade, para garantir a liberação de recursos todos os anos para a pavimentação, que deve ser feita ao longo de cinco anos, informou Corrêa.

Campo Grande chega a 80% da meta de vacina antipólio

0

18/06/2003 10h59 – Atualizado em 18/06/2003 10h59

A Secretaria de Saúde de Campo Grande divulgou nesta manhã um novo balanço da vacinação antipólio apontando que 80% da meta foi alcançada. A meta era de imunizar 60 mil crianças com até 5 cinco anos, 47.708 já foram vacinadas.

Para alcançar a meta, a prefeitura mantém a vacinação em postos e fará uma ação reforçada na área rural. As equipes percorrerão os distritos, regiões da Gameleira e Inferninho e as saídas para São Paulo, Três Lagoas, Indubrasil e Sidrolândia.

A coordenadora da campanha em Campo Grande, Shirlei Santina Gonçalves, informou que em algumas fazendas o acesso foi prejudicado porque as porteiras das estradas de acesso a fazendas estavam fechadas.

Os dados da Sesau apontam que foram imunizadas até agora 8.802 crianças com até um ano de idade e 38.906 na faixa etária entre um e cinco anos. As crianças com 3 anos somam 10.252, a faixa etária que teve a maior cobertura vacinal.

Hotel de Moon é interditado e multado em R$ 100 mil

0

18/06/2003 10h57 – Atualizado em 18/06/2003 10h57

A Polícia Militar Ambiental interditou ontem no Pantanal o hotel fazenda Americano do Nabileque, às margens do Rio Paraguai, que pertence ao reverendo Moon. Foi aplicada multa de R$ 100 mil. A exemplo do Hotel Salobra, em Miranda, interditado pela Justiça no mês passado, também não havia licença ambiental.

O local não tinha licença de operação e funcionava em local de preservação permanente, informou a PMA. No hotel estavam hospedados vários turistas estrangeiros, principalmente coreanos. Uma câmara fria onde eram guardados peixes retirados do rio foi lacrada.

A liberação do empreendimento só ocorrerá depois de posição do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis). Os autos da infração foram remetidos ao Ministério Público, para que encaminhe denúncia por crime ambiental. A pena nestes casos varia de um a seis meses de detenção ou multa, ou as duas punições juntas.

Incêndio na Defurv atingiu pelo menos 30 veículos

0

18/06/2003 10h56 – Atualizado em 18/06/2003 10h56

Pelo menos 30 veículos, a maioria já sucateados, foram atingidos pelo incêndio ocorrido esta madrugada num terreno onde são guardados veículos apreendidos pela Defurv (Delegacia Especializada de Furtos e Roubos e Veículos), em Campo Grande. No local, ninguém quis comentar o ocorrido, informado que só a DGPC (Delegacia Geral de Polícia Civil) forneceria informações sobre o assunto.

As suspeitas, levantadas por vizinhos e por policiais que não quiseram se identificar é de que o fogo tenha sido ateado por vândalos ou ainda tenha surgido no mato de um outro terreno vizinho, onde funciona uma oficina de conserto de viaturas policiais. Entre os carros atingidos, a maioria está no local há vários anos.

André participa da missa de 7º dia de mirim assassinado

0

18/06/2003 10h54 – Atualizado em 18/06/2003 10h54

O prefeito de Campo Grande, André Puccinelli (PMDB), participa às 16h30 desta quarta-feira da missa de 7º dia pela morte do mirim Marcos Ferreira, de 16 anos. Ferreira, que foi morto a tiros na madrugada da última sexta-feira (13), por um homem identificado apenas pelo apelido “Doido”, trabalhava no gabinete do prefeito.

A missa será realizada no auditório da antiga Câmara Municipal, à Rua Arthur Jorge n° 500, onde neste momento o prefeito entrega camisetas e bonés a 68 atletas, de 14 diferentes modalidades, beneficiados pelo FAE (Fundo de Amparo ao Esporte). Em 6 anos de existência, o Fundo já beneficiou apoiou 204 atletas em 66 eventos.

No último compromisso do dia, Puccinelli participa às 19h30 de solenidade em homenagem a personalidades da Colônia Japonesa, na Assembléia Legislativa.

Novos antibióticos podem gerar document.write Chr(39)superbactéri

0

18/06/2003 10h50 – Atualizado em 18/06/2003 10h50

Um novo tipo de antibióticos que está em testes pode se tornar um perigo para gerações futuras, alertam especialistas.

A família de medicamentos Ramp, ainda em fase de pesquisa, age de forma parecida com o sistema imunológico. Seus defensores dizem que eles podem dificultar a vida das bactérias.

Mas outros médicos temem que, apesar de trazer benefícios para os pacientes de hoje, a nova droga poderá tornar as bactérias muito mais resistentes, diminuindo assim a eficácia dos sistemas de defesa do corpo humano no futuro.

A droga está sendo desenvolvida exatamente porque outros antibióticos já não conseguem combater as bactérias, cada vez mais resistentes.

document.write Chr(39)Superbactériasdocument.write Chr(39)

No futuro, temem os especialistas, pequenos cortes levarão muito mais tempo para cicatrizar e poderão até evoluir para sérias infecções, já que até mesmo a mais simples bactéria poderá se tornar resistente aos mecanismos do corpo humano.

Além disso, a incapacidade de o organismo lutar contra bactérias pode levar a doenças crônicas como problemas cardíacos e fibrose cística.

Outras drogas também poderão se tornar menos eficazes.

Para o professor Graham Bell, da Universidade McGill, no Canadá, os novos antibióticos são “um risco sério e sem precedentes” para a saúde pública.

Perigo:

Para ele, as autoridades tendem a não olhar alguns anos à frente quando concedem licenças para novas drogas.

“Eles são mal preparados para detectar até mesmo riscos graves e altamente prováveis para a saúde pública vindos da população de micróbios.”

“Em vez de descartar a possibilidade de que a resistência (das bactérias) se espalhe e evolua, nós deveríamos usar a experiência amarga que ganhamos com os antibióticos convencionais para nos prepararmos para isso”, afirmou.

Pesquisadores já estão descobrindo mais sobre como as bactérias conseguem se tornar resistentes às drogas criadas para acabar com elas.

Por se reproduzirem tão rápido, elas sofrem mutações genéticas freqüentemente, o que, ocasionalmente, equipa as bactérias com meios melhores de resistir.

Quando uma pessoa toma antibióticos – principalmente se não tomar pelo ciclo completo –, as colônias têm a chance de se estabelecer e se tornar mais fortes.

Pesquisas indicaram ainda que certos tipos de bactérias podem até trocar material genético com outras espécies – possivelmente incluindo genes de resistência – pelo simples contato próximo.

Federal incinera mais de 100 toneladas de drogas dia 23

0

18/06/2003 10h47 – Atualizado em 18/06/2003 10h47

A Polícia Federal de Mato Grosso do Sul irá incinerar mais de 100 toneladas de drogas no próximo dia 23, em Corumbá, dentro das comemorações da Semana Nacional Antidrogas. O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, participará da incineração.

Também deverão participar o governador Zeca do PT, o diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Fernando da Costa Lacerda, e o superintendente Wantuir Brasil Jacini. A incineração será nos fornos da siderúrgica Ferro-Ligas, da Companhia Vale do Rio Doce.

A droga foi apreendida entre junho de 2002 e maio deste ano pelas delegacias de Ponta Porã, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Naviraí e a superintendência, na Capital. A Justiça autorizou a queima. De maconha são 97 toneladas apreendidas pela PF e cerca de 4 toneladas apreendidas pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira), cocaína são 491 quilos, de haxixe são 12 quilos e de crack são 5 quilos.

Índios enfrentam problemas em loteamento na capital

0

18/06/2003 10h43 – Atualizado em 18/06/2003 10h43

A Agência Popular de Habitação (Agehab) está fazendo um levantamento sobre a situação dos índios do loteamento Água Bonita, em Campo Grande. No local, vivem há cerca de dois anos, 60 famílias de índios desaldeados, que foram removidos da favela do Jardim Noreoeste, a maioria da etnia terena.

O maior problema dos indígenas é com relação a geração de renda, grande parte dos moradores do local sobrevive com o segurança alimentar (cesta básica), benefício concedido pelo governo.

Além disso, muitos ainda reclamam que a escola mais próxima fica à 3 mil metros, para receber atendimento médico, eles também precisam recorrer ao posto de saúde do bairro Nova Lima.

Segundo o diretor-presidente da Agência Popular de Habitação, Amarildo Cruz, outra preocupação é a situação das moradias. “Nós já detectamos cerca de 3 casas fechadas no loteamento Água Bonita, o problema é que o cadastro dos indígenas é grande, no próprio loteamento, há casas que abrigam 3 famílias no mesmo imóvel”, garante Cruz.

O objetivo da Agehab é regularizar essa situação o mais rápido possível para oferecer moradias para aqueles que ainda estão em situação de risco. Em função dessa realidade, a Agehab não nega a necessidade de construir novos conjuntos habitacionais para indígenas na capital.

Microsoft processa acusados de produzir spam

0

18/06/2003 10h35 – Atualizado em 18/06/2003 10h35

A Microsoft, gigante do setor de software, está processando empresas que supostamente produzem spam (e-mail indesejável) dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha.

A empresa disse ter dado início a 15 processos na terça-feira, acusando as empresas de entupir seus computadores e os de seus clientes com mais de 2 bilhões de e-mails não solicitados.

Treze dos processos tiveram a entrada no Estado americano de Washington, que recentemente aprovou uma dura legislação antispam. Os dois processos restantes tiveram entrada na Grã-Bretanha.

“O envio de spam não conhece fronteiras. É um problema que exige coordenação global, para que a indústria e os governos tenham a máxima abilidade de proteger o consumidor”, disse o advogado da Microsoft, Brad Smith.

Ameaça à internet:

Alguns cálculos estimam que o spam corresponde à metade de todos os e-mails enviados. Esse tipo de e-mail é crescentemente visto como uma ameaça à viabilidade da internet.

Grandes volumes de spam podem entupir as caixas de entrada de e-mails, reduzindo drasticamente o ritmo de funcionamento das intranets de empresas.

Boa parte das mensagens de spam fazem propaganda de sites pornográficos, podendo ofender, além serem incovenientes para os usuários da internet.

A Microsoft tem estado à frente dos esforços para enfrentar o problema, tendo formado uma aliança com a Yahoo, Earthlink e a America Online no início do ano com o objetivo de criar alternativas para o controlar do spam.

Vários Estados americanos aprovaram, ou estão prestes a aprovar, leis duras para inibir a produção de spam.

Do outro lado do Atlântico, novas leis da União Européia que tornarão a prática de spam ilegal estão sendo preparadas e devem entrar em vigor em outubro.

Coréia do Norte promete aumentar seu poder nuclear

0

18/06/2003 10h23 – Atualizado em 18/06/2003 10h23

A Coréia do Norte afirmou que pretende ampliar o seu poder de dissuasão nuclear, em resposta à crescente pressão dos Estados Unidos.

Divulgado pela chancelaria norte-coreana, o comunicado oficial ameaça uma retaliação contra qualquer “ato hostil”.

E acrescentou que o país nunca abandonará o seu programa de armas nucleares sem que haja concessões de Washington.

O secretário de Estado americano, Colin Powell, disse que os Estados Unidos não serão intimidados pela Coréia do Norte nem deixarão que o Estado comunista ameace seus aliados na Ásia.

Urgência:

Segundo autoridades americanas, Powell afirmou a chanceleres dos países do Sudeste Asiático que o programa nuclear norte-coreano é hoje o assunto mais urgente na pauta da política externa de Washington.

Discursando numa cúpula regional na capital do Camboja, Phnom Penh, Powell conclamou os participantes a exercer maior pressão sobre o governo da Coréia do Norte.

Ele rejeitou os pedidos de Pyongyang para abrir negociações diretas com os Estados Unidos. Powell disse que os Estados Unidos não vão atuar sem os seus parceiros.

Washington propõe um diálogo multilateral, envolvendo, além dos dois países, Japão, China e Coréia do Sul.

A crise com a Coréia do Norte ganhou novos contornos a partir do final do ano passado, quando Pyongyang rompeu um acordo de não-proliferação com os Estados Unidos e anunciou estar reativando seu programa nuclear.

O país expulsou inspetores internacionais de armas, saiu do Tratado de Não-Proliferação e aumentou o tom de suas críticas a Washington.

PRF encaminha africano para a Federal para averiguações

0

18/06/2003 10h17 – Atualizado em 18/06/2003 10h17

O africano Bruno Sonou, de 27 anos, foi encaminhado ontem para a Polícia Federal de Campo Grande para averiguações. Ele seguia viagem em um ônibus para Corumbá levando US$ 12 mil.

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) encontrou o rapaz durante fiscalização no posto Guaicurus, entre Miranda e Corumbá, no fim da noite de ontem. A polícia despertou suspeita porque o valor excede a cota permitida e o africano não soube explicar o que faria em Corumbá.

Cabreira não acredita em aliança petista com PMDB e PPS

0

18/06/2003 10h16 – Atualizado em 18/06/2003 10h16

Mesmo seguindo as diretrizes do partido a nível nacional, o PT (Partido dos Trabalhadores) deve ter dificuldade no Mato Grosso do Sul para firmar alianças com alguns partidos que compõem a base de apoio do governo Federal, na disputa das eleições municipais em 2004.

De acordo com o vice-presidente regional do PT, Mariano Cabreira, em âmbito estadual o partido “tem problemas” com o PMDB e PPS. “Eles estão na base de apoio, mas não acredito que componham conosco”, afirmou esta manhã em entrevista ao programa de rádio Hora Extra, da FM 104. Cabreira também não espera que o PFL e o PSDB componham a base petista no MS.

O vice-presidente do PT descartou ainda a polarização nas eleições municipais em Campo Grande. “Haverá várias candidaturas, inclusive de quem está em nossa base, como aconteceu em 2000”, concluiu.

Dólar mantém ritmo de alta. Bovespa tem ligeira alta

0

18/06/2003 09h53 – Atualizado em 18/06/2003 09h53

SÃO PAULO – O dólar comercial segue pressionado nesta primeira hora de negociação. A moeda americana bateu a máxima por volta das 10 horas, retornando ao patamar de R$ 2,904, com alta de 1,32% sobre o fechamento de ontem. Às 10h20m, estava em elevação de 0,83%, a R$ 2,885 na compra e R$ 2,890 na venda. Já a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu com ligeira alta de 0,09%. O Ibovespa marcava 13.789 pontos e volume financeiro de R$ 85 mil.

A questão política volta a preocupar os investidores, fazendo o C-Bond, título da dívida externa brasileira, cair bastante hoje. Há pouco, o C-bond registrava queda de 1,08%, a 91,50% de seu valor de face. Já o risco país, medido pelo J.P Morgan, subia 2,66%, voltando para 703 pontos-base.

Há temor de que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar evasão de dividas por uma agência do Banestado em Nova York atrase as votações no Congresso, prejudicando o andamento das reformas tributária e previdenciária. Além disso, as divergências entre PT e PSDB também causam intranqüilidade. Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu as críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que em entrevista ao site do PSDB reforçou o coro para a queda dos juros e disse que os eleitores do PT deveriam estar desiludidos com o rumo do governo.

Em São Paulo, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), caiu para 0,23% na segunda quadrissemana de junho, após registrar 0,28% na prévia anterior. A segunda prévia do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) de junho, divulgada ontem pela Fundação Getúlio Vargas, registrou deflação de 0,66%, contra uma taxa negativa de 0,28% na segunda prévia de maio. Foi a maior deflação desde o início da série histórica, em 1989 (confira aqui).

Ontem, o mercado operou com muita cautela e em compasso de espera pela reunião do Copom. O dólar comercial oscilou durante todo o dia, mas acabou em queda de 0,31%, cotado a R$ 2,861 na compra e R$ 2,866 na venda. A moeda americana sofreu grande pressão, principalmente pela manhã, para a formação da Ptax (média diária das cotações), que será usada no ajuste do vencimento de swap cambial hoje. Quanto mais forte fosse a Ptax de hoje melhor seria a rentabilidade para o investidor.

No sentido oposto, a moeda foi puxada para baixo por causa da expectativa de entrada de recursos captados por empresas privadas e bancos no exterior. A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) lançou ontem US$ 50 milhões em bônus de dois anos e o Banco do Brasil informou que pretende captar mais de US$ 200 milhões até julho. A Petrobras também estaria preparando uma nova emissão de US$ 500 milhões.

A expectativa de queda dos juros pautou as projeções dos investidores na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F). O Depósito Interfinanceiro (DI) de julho próximo encerrou com projeção de queda de 0,11%, já considerando o resultado do Copom neste mês. A projeção para a taxa de juro ficou em 25,85%, contra os atuais 26,5%. Para agosto e outubro, a queda foi de 0,07% (25,55% ao ano) e 0,16% (24,49% ao ano), respectivamente. Não houve, no entanto, uma tendência única. Para janeiro, os contratos mais líquidos atualmente, a taxa projetou alta de 0,17%, a 23,12% ao ano.

Lula ganha prêmio espanhol Príncipe de Astúrias

0

18/06/2003 09h33 – Atualizado em 18/06/2003 09h33

Luiz Inácio Lula da Silva é um dos vencedores do Prêmio Príncipe de Astúrias de 2003, segundo apuração da BBC Brasil.

O presidente brasileiro foi eleito pelo júri espanhol “Homem do Ano” na categoria de Cooperação Internacional, superando outras 12 candidaturas de diferentes países. O anúncio será feito nesta quarta-feira.

Com essa primeira condecoração européia, Lula entra para a lista de ilustres do Príncipe de Astúrias ao lado de Nelson Mandela, Helmut Kohl e Mikhail Gorbachev.

A premiação, oferecida pela Fundação Príncipe de Astúrias, é a versão espanhola do Nobel.

Ensino de espanhol:

São escolhidas anualmente as personalidades de destaque no ano em oito categorias: Cooperação Internacional, Concórdia, Letras, Investigação Científica, Esporte, Comunicação e Humanidades, Ciências Sociais e Arte.

Lula não será o primeiro brasileiro – nem o primeiro chefe de Estado do Brasil – a receber o Príncipe de Astúrias.

No ano 2000, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também foi condecorado nessa categoria.

Um jurado destacou a importância da adoção do ensino de espanhol nas escolas brasileiras, ocorrida durante o mandato de Fernando Henrique, como fator determinante para a integração da América do Sul.

No ano passado, foi a vez do futebol brasileiro. A seleção, representada por heróis de todos os cinco campeonatos mundiais, ganhou o Prêmio de Esporte, recebido por Zagalo, Parreira, ex- jogadores e outros técnicos.

Para o júri, formado por ex- atletas, o futebol brasileiro merecia uma homenagem por marcar um estilo único e inconfundível na história do esporte internacional.

Os prêmios Príncipe de Astúrias foram criados em 1981. Foram vencedoras na categoria de Cooperação Internacional personalidades como Rigoberta Menchú, Isaac Rabin, Yasser Arafat, Mário Soares, Jacques Delors, entre outros.

Para essa premiação, são candidatos estadistas, políticos e ativistas com destaque em projetos sociais e de integração entre nações.

Esse é, ao lado do prêmio na categoria Concórdia (equivalente ao Nobel da Paz), o de maior repercussão na

Espanha.

Os premiados recebem a réplica de uma escultura do artista catalão Joan Miró e uma quantia simbólica em dinheiro.

O prêmio será entregue em outubro pelo herdeiro do trono da Espanha, o príncipe Felipe, em Oviedo, capital da província de Astúrias, no norte do país.

Outros premiados nas diversas categorias foram o cineasta Woody Allen, o escritor Mario Vargas Llosa, os inventores da internet e a ONG Médicos Sem Fronteiras.

Santos enfrenta Medellín por vaga na decisão

0

18/06/2003 08h40 – Atualizado em 18/06/2003 08h40

RIO – O Santos precisa apenas do empate diante do Independiente Medellín, nesta quarta-feira, às 21h40m (horário de Brasília), para chegar à final da Taça Libertadores. A Rede Globo transmite o jogo e o site Esporte na Globo acompanha em tempo real. Mas a missão do Peixe provavelmente não será das mais fáceis, já que o time adversário joga em casa e sua torcida já comprou os 50 mil ingressos disponíveis no estádio Atanásio Girardot, em Medellín. Os colombianos precisam vencer por dois ou mais gols de vantagem para se classificar – vitória por diferença mínima leva a definição do finalista para os pênaltis.

O alvinegro venceu o primeiro jogo na Vila Belmiro por 1 a 0, gol de Nenê, e luta para conquistar o tri da competição. Há 40 anos, o time conquistava o bicampeonato do torneio ao superar o Boca Juniors na decisão. Em plena Era Pelé, os santistas ficaram com o título em 1962 e 1963. Mas a tarefa da equipe dos dias atuais poderia ser mais simples se tantas chances não fossem desperdiçadas na partida de ida.

A única dúvida do treinador Leão está no ataque. Ricardo Oliveira, artilheiro do torneio com nove gols, ainda se recupera de um problema no joelho esquerdo. A definição sobre o aproveitamento do atacante seria decidida nesta terça, mas o técnico cancelou a atividade que seria realizada no centro de treinamento do Nacional, rival do Independiente Medellín. O estado do gramado, cheio de barro e com muito buracos, foi o motivo da suspensão do treino. Por isso, somente nesta quarta será decidido se Ricardo Oliveira tem condições de jogo ou não. Caso não volte ao time, Fabiano será mantido entre os titulares.

Mas o campo do centro de treinamento do Nacional não foi o único motivo de preocupação dos santistas. No reconhecimento do estádio Atanásio Giradort, todos reclamaram das condições do piso.

  • O gramado é ruim, mas temos condições de apresentar um bom futebol e conseguir um resultado que garanta a nossa classificação – disse o atacante Robinho.

O goleiro Fábio Costa preferiu fazer um alerta.

  • O gramado realmente está muito ruim, principalmente nas grandes áreas. Temos que tomar o máximo de cuidado para não sermos surpreendidos pelo mau estado do campo – declarou Fábio Costa.

Pela primeira vez na semifinal da competição, o Independiente espera chegar à decisão para repetir o feito do Nacional, único time da Colômbia a conquistar a Libertadores, em 1989. Apesar da desvantagem, o treinador Victor Luna está confiante.

  • As coisas que começam bem geralmente terminam bem. Apesar da inexperiência de alguns jogadores, vamos entrar com muita vontade e chegar à vitória – disse o técnico, que já tem dois motivos para comemorar: o zagueiro Baloy e o apoiador Jaramillo, que estavam machucados, se recuperaram e vão jogar.

Leão, por sua vez, disse que o Santos está pronto para a partida decisiva.

  • Precisamos estar atentos durante todo o jogo. As partidas de alto nível são decididas nos detalhes.

O árbitro será o peruano Gilberto Hidalgo, assistido pelos compatriotas Jorge Jaimes e Juan Sulca. Boca Juniors e América de Cali disputam a outra vaga na final, na quinta-feira. Os argentinos venceram o primeiro jogo por 2 a 0, em Buenos Aires, e podem perder por até um gol.

As prováveis escalações de Independiente Medellín e Santos:

Medellín: David González, Calle, Baloy, Perea e Cor; Muñoz, Restrepo, Jaramillo, Molina; Montoya e Serna.

Santos: Fábio Costa, Wellington, Alex, Pereira e Léo; Paulo Almeida, Renato, Elano e Diego; Ricardo Oliveira (Fabiano) e Robinho.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.