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Três Lagoas
terça-feira, 17 de junho de 2025
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Homem é resgatado pelo avião da Marinha após queda de cavalo em fazenda na fronteira de MS

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Foto: Marinha do Brasil

Um homem de 37 anos foi resgatado por uma aeronave da equipe da Marinha do Brasil na manhã da última quinta-feira (13), após sofrer uma queda de cavalo.

Conforme o site Top Mídia News, o acidente aconteceu em uma fazenda na fronteira de Mato Grosso do Sul, a 220 quilômetros de Ladário.

De acordo com a vítima, a queda ocorreu após ele colidir contra um galho de árvore. O homem apresentava dores no peito e dificuldades para respirar.

O resgate foi realizado por uma aeronave do EsqdHU-61 (1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste), com acompanhamento de médicos do HNLa (Hospital Naval de Ladário), que monitoraram seu estado de saúde durante o transporte.

Regional de Três Lagoas faz 1ª cirurgia neurológica em novo setor e define protocolos com equipe da SES

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Foto: Comunicação SES

Cirurgia de craniotomia em paciente de 62 anos consolida Três Lagoas como referência em neurologia na Costa Leste

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) segue avançando na ampliação da assistência neurológica com a consolidação da neurologia no Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas. Após iniciar o atendimento especializado em neurologia no dia primeiro de março, o hospital já realizou sua primeira cirurgia na especialidade: uma craniotomia, consolidando Três Lagoas como polo de referência para toda a região.

Nesta semana, equipe da SES esteve na unidade para definir protocolos para a nova modalidade de atendimento. A primeira intervenção cirúrgica feita na unidade, a craniotomia, é um procedimento que consiste na retirada de parte do osso do crânio para acessar o cérebro.

A cirurgia foi realizada na última quarta-feira (5) em um paciente de 62 anos, que sofreu uma queda da própria altura, e durou 45 minutos. A equipe médica especializada contou com suporte completo para garantir a segurança do paciente e a qualidade do procedimento.

A inclusão da neurologia dentro do modelo de regionalização da saúde faz parte do processo de descentralizar os atendimentos de alta complexidade, reduzindo a necessidade de deslocamento dos pacientes. Agora, moradores da Costa Leste contam com um serviço especializado mais próximo, garantindo mais agilidade e qualidade na assistência.

O fortalecimento da especialidade em Três Lagoas como polo de referência reafirma o compromisso da SES em estruturar os hospitais regionais e interiorizar serviços médicos antes concentrados na Capital. “A Neurologia sempre foi um sonho para nós, e agora estamos empenhados em continuar aperfeiçoando o que fazemos aqui”, pontuou o diretor-geral do hospital, Henrique Schultz.

Protocolos de atendimento

Para garantir a organização e a eficiência do novo serviço, uma equipe da SES esteve no hospital nesta semana para alinhar fluxos e definir protocolos de atendimento. A visita técnica contou com a participação da superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso; e da equipe da Assessoria Técnica Médica: o titular, Dr. João Ricardo Tognini, e Dr. Rodrigo Quadros.

Segundo a superintendente, a implantação do serviço no Hospital Regional Magid Thomé representa um avanço expressivo para a regionalização da saúde. “Desde o dia 1º de março, o hospital passou a ser referência nesta especialidade para toda a Costa Leste. Viemos conhecer de perto a equipe, os fluxos e alinhar diretrizes para garantir a melhor assistência aos pacientes”, detalhou.

Danúbia Burema, Comunicação SES

Jiboia é flagrada caçando sabiá em plena luz do dia no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande

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Foto: Top Mídia News

Um registro raro surpreendeu quem passava pelo Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, na manhã da última quinta-feira (13). Conforme o site Top Mídia News, uma cobra, aparentemente da espécie jiboia, foi flagrada em plena caçada, tendo um sabiá como presa.

A cena foi capturada por policiais militares que patrulhavam a área e notaram uma movimentação incomum entre quero-queros e outros pássaros próximos às grades do parque. Ao se aproximarem, perceberam a presença da serpente.

Embora o momento exato do bote não tenha sido registrado, o vídeo mostra a jiboia camuflada entre a grama com o pássaro na boca. Ao redor, diversas aves voam agitadas na tentativa de afastar o predador.

Registro incomum

Apesar de ser comum encontrar jiboias em várias regiões de Campo Grande, vê-las se alimentando é algo bastante raro. Normalmente, esses répteis são avistados em árvores ou cruzando vias da cidade, especialmente no Parque dos Poderes e no campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

O Parque dos Poderes abriga uma grande diversidade de animais silvestres, incluindo serpentes. Por estar próximo, o Parque das Nações Indígenas também é um local propício para esses registros, ainda que com menor frequência.

Orientações de segurança

Em caso de avistamento de cobras e outros animais selvagens, a Polícia Militar Ambiental (PMA) orienta a população a manter distância, especialmente se o animal for de grande porte ou peçonhento. Além disso, recomenda-se manter a calma e não interferir no deslocamento do animal.

Caso o animal pareça estar em perigo ou represente risco, a PMA deve ser acionada imediatamente.

Ribas do Rio Pardo adota “solução caseira” para conter enxurradas; entenda

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Foto: Osmar Veiga

Nos últimos dois anos, os moradores de Ribas do Rio Pardo, devido às enxurradas, principalmente na zona urbana, têm enfrentado grades dificuldades. A situação se agravou com os constantes alagamentos na BR-262, principal rodovia que atravessa o município.

De acordo com o site Campo Grande News divulgou na última quinta-feira (13), a nova gestão da Prefeitura Municipal, sob o comando do prefeito Roberson Moureira (PSDB), tomou medidas paliativas para mitigar os impactos das enchentes. Com autorização do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), foram realizadas obras de drenagem e construção de piscinões para conter a água da chuva.

O prefeito explicou que a cidade enfrentava essa dificuldade há décadas. Até 25 anos atrás, Ribas do Rio Pardo estava situada abaixo da BR-262. Com a expansão urbana, principalmente na parte sul, a água da chuva passou a atravessar a rodovia, invadindo residências e danificando o asfalto.

Piscinões foram criados para auxiliar na drenagem da água e evitar que as enxurradas transformassem ruas em verdadeiros rios.

“Optamos por essas obras emergenciais para direcionar a água para uma grande bacia de amortecimento próxima à fábrica da Suzano. Também criamos lagoas de contenção na parte inferior da cidade. O objetivo era minimizar os impactos das chuvas e evitar alagamentos, que anteriormente causavam grandes prejuízos à população e à pavimentação”, afirmou o prefeito.

As intervenções foram realizadas em apenas 70 dias, desde o início de 2025, e executadas integralmente pela equipe da Prefeitura. Mesmo com uma equipe reduzida, os trabalhos foram feitos com equipamentos próprios, sem custos adicionais para a população.

Roberson destacou que os resultados já são visíveis. “As chuvas recentes não trouxeram transtornos nem prejuízos. Ontem mesmo tivemos uma forte tempestade e não houve registro de alagamentos. Os rios que costumavam se formar nas ruas desapareceram”, celebrou o prefeito.

Apesar do sucesso das medidas emergenciais, a Prefeitura já planeja um projeto de drenagem definitiva. O plano será executado em três etapas entre 2025 e 2027 e incluirá melhorias na infraestrutura urbana, como a criação de uma orla com ciclovia, pista de caminhada e estacionamento ao longo das vias laterais da BR-262.

Além disso, a administração municipal prevê a arborização da área e o plantio de grama, tornando o espaço mais agradável e sustentável para a população a longo prazo.

Compliance Social da Sead e regulamentação do Mais Social garantem efetividade das políticas públicas

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Foto: Álvaro Rezende

A CGE (Controladoria-Geral do Estado) e a Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) instituíram, por meio da Resolução Conjunta publicada na edição de quinta-feira (13) do DOE/MS (Diário Oficial do Estado), o Compliance Social. A iniciativa tem como objetivo promover a integridade na gestão dos programas sociais do Governo do Estado e garantir a eficiência, eficácia e efetividade das políticas públicas.

A medida segue a Política de Compliance Público, estabelecida por decreto estadual, que busca assegurar a conformidade dos atos de gestão com padrões morais, éticos e legais. Além disso, está alinhada ao Programa de Integridade da SEAD/MS e à Política de Gestão de Riscos da pasta, que visam fortalecer a governança e prevenir corrupção e fraudes.

O que é o Compliance Social?

O Compliance Social consiste em um conjunto de estruturas e procedimentos destinados a garantir que os atos de gestão respeitem padrões de ética e legalidade, promovendo a satisfação dos cidadãos e o alcance dos objetivos das políticas públicas. A iniciativa se fundamenta em dois pilares principais: integridade pública e a gestão de riscos.

Implementação e Responsabilidades

A Sead será responsável por coordenar, implantar, executar e monitorar o Compliance Social, contando com o apoio técnico e consultoria da CGE. A iniciativa prevê a adoção de um plano de ação com boas práticas de governança, prevenção de desvios e maximização da distribuição de recursos para os cidadãos mais necessitados.

O Compliance Social será supervisionado pelo Comitê Setorial de Compliance da Sead, garantindo que a implementação esteja alinhada com os objetivos estratégicos do Estado. A CGE, por meio da diretoria-geral de Governança e Compliance, fornecerá orientação técnica, elaboração de materiais e capacitação para os envolvidos.

Princípios e Objetivos

O programa seguirá os princípios das políticas sociais da Sead, incluindo a universalização dos direitos sociais, respeito à dignidade dos cidadãos, igualdade de acesso aos serviços, transparência na divulgação de benefícios e o combate à pobreza e discriminação.

Os principais objetivos incluem criar uma rede de integridade que envolva os programas sociais, agentes públicos e beneficiários, fortalecer a governança e o controle interno, prevenindo riscos de corrupção e fraudes, e assim garantir que os tomadores de decisão tenham acesso a informações sobre riscos e, reduzir riscos e assegurar, a eficácia dos programas sociais.

Ações Previstas

Para garantir a efetividade do Compliance Social, a Sead adotará medidas como promoção da cultura de integridade entre os beneficiários dos programas sociais, estabelecimento de parcerias com entidades públicas e privadas para disseminar boas práticas, campanhas de conscientização sobre ética e transparência, implementação de medidas preventivas e corretivas para aperfeiçoar os programas sociais e fomento ao uso de canais de denúncia para identificar irregularidades.

Decreto

A publicação desta quinta-feira (13) se soma ao Decreto 16.575, publicado em 28 de fevereiro, que regulamentou o Mais Social e estipulou a devolução dos valores recebidos indevidamente pelo beneficiário que tenha prestado informações falsas ou utilizado qualquer outro meio ilícito a fim de ingressar ou se manter no programa. Esse beneficiário também estará sujeito a sanções penais.

O Decreto 16.575 também determinou o desligamento do Mais Social em caso de não preenchimento dos requisitos para a obtenção do benefício, evasão escolar pelos dependentes, suspensão do programa por 3 meses consecutivos, ausência de atendimento ao perfil aferida em cruzamento de dados, desistência ou abandono de cursos ofertados, apresentação de documentação ou prestação de declaração falsa, bem como fraude ou uso de meios ilícitos visando à concessão ou à manutenção do benefício.

Também será desligado quem tiver vínculo societário ativo em entidades com fins lucrativos, com exceção de MEI (Microempreendedor Individual), ter outro integrante do núcleo familiar identificado como beneficiário do programa, se for excluído do CadÚnico ou estiver preso em regime fechado, prisão preventiva ou em regime diverso que impeça a sua liberdade e locomoção.

A publicação esclarece ainda que só será considerada em situação de vulnerabilidade social, podendo entrar no programa, a família com renda per capita de até ½ salário mínimo, com até 1 veículo, no valor de até R$ 40 mil, e podendo ter apenas um imóvel, de até R$ 150 mil.

Paulo Fernandes e Leomar Alves Rosa, Comunicação Sead

Agems e Chapadão do Sul discutem estratégias em saneamento básico para crescer com sustentabilidade

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Foto: Comunicação Agems

Avanços operacionais na gestão de resíduos sólidos foi o tema principal de encontro da Agência com secretários da área de desenvolvimento e meio ambiente

Em reunião com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Chapadão do Sul, Marcelo Balen, e o secretário-ajunto, Raphael Cardoso, a Agência Estadual de Regulação (Agems) e o município traçaram estratégias para a gestão de resíduos sólidos, visando promover um modelo de crescimento com sustentabilidade. Esse é o foco da nova administração municipal, em que meio ambiente e desenvolvimento não são temas conflitantes, mas complementares. 

O encontro foi coordenado pela diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto, e reforçou o papel fundamental da Agems como reguladora e parceira. Em pauta, os desafios financeiros, ações educativas e a implementação obrigatória de uma certificação que irá atestar as práticas sustentáveis no Eixo “Resíduos Sólidos” do  saneamento básico.

Chapadão do Sul é um dos 38 municípios conveniados à Agência para regulação desses serviços. Nesta sexta-feira (14), engenheiros da Diretoria de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos iniciam uma fiscalização de campo, para avaliação e diagnóstico.

Para garantir o cumprimento das normativas e o avanço dos municípios, a Agems irá lançar, ainda neste ano, uma inédita Certificação que atesta a sustentabilidade financeira e técnico-operacional da gestão dos resíduos sólidos. Chapadão do Sul foi convidado e aceitou a proposta de ser o segundo município, junto com Batayporá, a participar do projeto piloto, durante o ano de 2025.

“O selo de certificação é um marco importante, pois não apenas reconhecerá o esforço dos municípios, mas também será fundamental para garantir o acesso a recursos federais – onerosos, como empréstimos e financiamentos – e não onerosos, que exigem a comprovação da sustentabilidade das ações municipais”, destacou a diretora Iara.

“Este ano será um período de diagnóstico e recomendações, em que o município poderá implementar as melhorias necessárias para alcançar a certificação. Em 2026, o Governo Federal vai colocar em prática esse critério para concessão de recursos”.

Ações conjuntas para o fortalecimento da gestão ambiental

Os secretários Marcelo Balen e Raphael Cardoso reforçaram a importância da cooperação da Agems para fortalecer no município o eixo ambiental do desenvolvimento, que já se destaca no campo econômico.

“O apoio será fundamental para implementar as boas práticas, garantir a certificação e deixar um legado de crescimento sustentável para a cidade”, afirmou o secretário Marcelo.

Raphael Cardoso acrescentou que, embora o município tenha avançado significativamente nos últimos anos, ainda existem desafios que precisam ser enfrentados, como a reavaliação sobre a taxa de coleta e destinação de resíduos para dar real sustentabilidade ao serviço, e a melhoria operacional da Central de Tratamento de Resíduos (CTR).

A diretora de Inovação Relações Institucionais Rejane Monteiro, ressaltou que o trabalho conjunto pelo desenvolvimento sustentável envolve não só as ações imediatas, a execução das atividades previstas no convênio.

“A Agência tem uma importante responsabilidade e tem toda uma capacidade técnica que disponibiliza aos Municípios para garantir que as políticas públicas de saneamento básico e meio ambiente se alinhem com o desenvolvimento sustentável. E para este ano estamos preparando uma grande conferência, reunindo as prefeituras, fortalecendo esse relacionamento e lançando oficialmente o selo de certificação”, informou.

Educação ambiental e a comunidade como aliada

Além da regulação, a Agems e a gestão municipal investirão em ações de educação ambiental. O município de Chapadão do Sul começou um projeto de capacitação de professores, enquanto a Agems irá expandir para o local seu projeto voltado para conscientização de estudantes de escolas públicas.

A reunião também marcou o início do planejamento para a realização de uma edição do projeto “AGEMS Perto de Você” em Chapadão do Sul ainda este ano. A iniciativa, coordenada pela Ouvidoria da Agems, leva serviços gratuitos de fiscalização, orientação e atendimento à população, aproximando a agência dos cidadãos e fortalecendo o papel da regulação na melhoria da qualidade de vida.

Participaram também da reunião a ouvidora Cristiane Leite, e as coordenadoras da Diretoria de Saneamento Básico Danielle Adma Vendimiati, (Câmara Técnica de Resíduos Sólidos), Rúbia Tatiane da Silva (Câmara de Regulação Econômica), Nauristela Paniago (Educação Ambiental), a assessora jurídica, Tarsilla Franccesca Aguereo, e a técnica Lucélia Tashima.

Comunicação Agems

Mulheres 50+ reinventam-se como empreendedoras de sucesso

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A comunicadora Maria Cândida, será um dos destaques da programação do Delas Day 2025 (Foto: Assessoria Sebrae MS)

Economia prateada e histórias inspiradoras serão destaque no Delas Day em Campo Grande

A economia prateada, também conhecida como economia da longevidade, está em ascensão no Brasil e no mundo. Esse conceito refere-se ao conjunto de atividades econômicas que atendem às necessidades e demandas da população com 50 anos ou mais, abrangendo setores como saúde, tecnologia, turismo, serviços financeiros, moradia, lazer e bem-estar. Além de consumidoras, pessoas dessa faixa etária têm se destacado na liderança de negócios, contribuindo ativamente para a economia.

No caso das mulheres, o empreendedorismo após os 50 anos tem se mostrado uma oportunidade de reinvenção, independência financeira e realização pessoal. De acordo com um levantamento do Sebrae, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) de 2023, empresários seniores no Brasil ganham, em média, 41% a mais do que os jovens empreendedores. A renda média dos empreendedores com 60 anos ou mais é de R3.347,00, enquanto a média geral dos donos de negócios é de R$ 3.209,00.

Um exemplo inspirador é o de Loise Kleemann, que aos 50 anos decidiu mudar de vida e abrir a Schokolade, uma confeitaria em Campo Grande. Após mais de duas décadas como professora de Artes, Loise sentiu-se cansada mentalmente e buscou um novo desafio. Com o apoio do Sebrae/MS, ela transformou sua paixão por doces artesanais em um negócio de sucesso.

“Primeiro surgiu aquele medinho, ‘será que vou conseguir? Eu nunca fiz isso’. Então, fui buscar novos desafios, e essa busca por entender o que é uma empresa renovou bastante a minha autoestima. Quando percebi que poderia valer a pena investir, busquei o Sebrae, pois não tinha noção de como constituir uma empresa. E, pela idade, já não tinha tempo para aventuras. Precisava das informações corretas e apoio”, relata a empreendedora, hoje com 59 anos.

Delas Day: economia prateada em debate

O tema da economia prateada ganhará destaque no Delas Day, evento que ocorre nos dias 26 e 27 de março, no Bosque Expo, em Campo Grande. A palestra “Economia Prateada: quem são os consumidores e empreendedores 60+”, ministrada pela comunicadora Maria Cândida, será um dos destaques da programação. A especialista abordará o cenário de oportunidades para pessoas maduras e como elas podem se reinventar e prosperar no mercado.

Maria Cândida é um exemplo vivo de reinvenção. Após uma carreira de sucesso na televisão, ela enfrentou uma crise de pânico e burnout que a levou a repensar sua trajetória. Decidida a encontrar um novo propósito, viajou por 12 países, entrevistou 144 mulheres inspiradoras e escreveu um livro. Hoje, é uma influenciadora digital com mais de 1 milhão de seguidores e transformou sua paixão em um negócio próprio.

Além da palestra, o Delas Day também homenageará mulheres 60+ de Mato Grosso do Sul, em uma cerimônia especial no dia 27 de março, às 16h45, realizada pela empresa DuBem Sustentável.

Sobre o Delas Day

O Delas Day é um evento realizado conjuntamente pelo Sebrae/MS, Sistema Fiems, Sistema Comércio MS (Fecomércio, Sesc, Senac), INSTED, UFMS e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com apoio da FAEMS, UEMS, AMEMS, Banco do Brasil, CMEC, ASSOMASUL, Prefeitura de Campo Grande e TV Morena. Com o mote “Jornadas que inspiram novas histórias”, a ação ocorre nos dias 26 e 27 de março, das 13h às 21h, no Bosque Expo, em Campo Grande.

A programação inclui palestras, painéis e workshops que abordam temas como liderança, diversidade, gestão empresarial e oportunidades de expansão e internacionalização, além de rodadas de negócios, atrações culturais e muito mais. O Delas Day é um espaço de inspiração, conexão e aprendizado para mulheres que buscam transformar suas trajetórias profissionais e pessoais. As inscrições são feitas em: delasday.com.br.

O derretimento do governo Lula

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Professor Ives Gandra (Foto: Andreia Tarelow)

No presente artigo farei algumas considerações sobre a queda de popularidade do presidente Lula, que passou de 37% para 24%. Quero comentar a recente pesquisa da Quaest Pesquisa e Consultoria em sete Estados que representam 62% da população brasileira. Vejamos, pois, os números da avaliação do governo Lula.

No Estado de São Paulo, 55% dos entrevistados julgaram o governo negativamente, e apenas 16% positivamente. Na Bahia, a avaliação positiva é de 30%, enquanto a negativa chega a 38%. Em Goiás, a negativa é de 58% e a positiva, de 18%. No Rio Grande do Sul, a negativa é de 52% e a positiva, de 19%. Em Minas Gerais, a negativa é de 51% e a positiva, de 22%. No Paraná, a negativa é de 59% e a positiva, de 20%. Apenas em Pernambuco a avaliação positiva se aproxima da negativa: a negativa é de 37% e a positiva, de 33%. No Rio de Janeiro, a negativa é de 50% e a positiva, de 19%.

Percebe-se, portanto, que o governo Lula está derretendo.

O presidente Lula tem sido alertado sobre os principais problemas de seu governo não só pelos grandes economistas brasileiros, mas também por este modesto advogado de província. A verdade é que ele não quer enfrentar os fatos. Ele prefere viver de narrativas que conduzem ao quadro apontado na pesquisa.

Como visto, os números apontados na pesquisa representam 62% do eleitorado e são de regiões variadas: Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. As variações são de 51% contra 19%. A avaliação negativa do presidente Lula chegou a um nível tal que não há narrativa que possa superar esse derretimento do governo que, não querendo mudar, parece estar desorientado, sem direção.

Tenho a sensação de que, se não enfrentar seriamente o problema, o governo Lula vai ser o pai da inflação. A previsão do mercado já é de 5,67% contra o teto máximo previsto pelo presidente de 4,5%. Ela está crescendo e estamos vendo que a população não aceita mais narrativas.

Não adianta contar histórias, pois as que nos têm sido apresentadas são ingênuas, exageradas ou inverossímeis, pouco confiáveis ou fantasiosas.

Não são histórias da realidade brasileira.

Chegou o momento, efetivamente, do governo deixar de pensar em narrativas, vinganças e que é o grande defensor da democracia e pensar que deve ser o grande defensor do povo brasileiro. Ele precisa é mudar a sua orientação econômica.

É que o Brasil está afundando. Está entrando no campo minado da inflação. Estamos enfrentando brigas desnecessárias com o exterior e querendo regular a opinião pública por meio de decretos que impeçam o povo de falar, sendo que, com esse derretimento do governo, o povo tem que criticar.

E a crítica ao governo gera, evidentemente, um ambiente muito ruim para o país. O problema não é controlar a opinião pública, mas sim as despesas, os gastos, a corrupção e tudo aquilo que começa a preocupar.

Enfim, se o presidente Lula não fizer a lição de casa, qualquer candidato lançado, conservador e moderado, ganhará a próxima eleição. Ou ele muda sua política, ou, evidentemente, será condenado a passar, talvez, para a história como o pai da inflação. E se tem algo que nenhum brasileiro deseja é que a inflação volte para o país.

Ives Gandra da Silva Martins é professor emérito das universidades Mackenzie, Unip, Unifieo, UniFMU, do Ciee/O Estado de São Paulo, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), Superior de Guerra (ESG) e da Magistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região, professor honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia), doutor honoris causa das Universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs PR e RS, catedrático da Universidade do Minho (Portugal), presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomercio -SP, ex-presidente da Academia Paulista de Letras (APL) e do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp).

Inocência sedia evento para atrair fornecedores à megafábrica de celulose da Arauco

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Foto: Mairinco de Pauda/Semadesc

Projeto Sucuriú, da Arauco, atualmente conta com 3,8 mil trabalhadores e tem investimento de US$ 4,6 bilhões

Com um investimento de US$ 4,6 bilhões, o Projeto Sucuriú, da Arauco, consolida Inocência como um dos principais polos de celulose de Mato Grosso do Sul. Atualmente, 3.800 trabalhadores atuam diretamente na construção da nova fábrica, que, ao longo das obras, deve gerar 14 mil empregos. No entanto, a demanda por mão de obra e serviços essenciais, como limpeza, alimentação, moradia e transporte, tem superado a oferta disponível no município.

Para suprir essa necessidade e atrair fornecedores, a cidade sediou, nesta quinta-feira (13), o evento Supplier Day, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) em parceria com a Valmet, empresa responsável pela construção da fábrica.

O encontro reuniu mais de 200 participantes, entre eles empresários de Mato Grosso do Sul e de estados vizinhos, como Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Piauí. Com o objetivo de conectar fornecedores à cadeia produtiva da nova indústria, o evento ampliou a edição anterior, realizada no dia 11 em Campo Grande, que contou com 150 participantes.

EXPANSÃO ECONÔMICA

Representando o secretário Jaime Verruck, o assessor de Logística da Semadesc, Lúcio Lagemann, apresentou a palestra “Características da Celulose em MS”, destacando o impacto econômico do setor e as oportunidades para pequenas e médias empresas. “A indústria da celulose está transformando a economia regional. A Valmet e a Arauco demonstram sensibilidade ao integrar o comércio local e incentivar pequenos negócios. Nossa missão é apoiar essas empresas, pois são elas que geram a maior parte dos empregos e movimentam a economia de Mato Grosso do Sul”, afirmou.

O gerente de Comunicação da Arauco Brasil, Diego Marques, reforçou o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e a valorização da comunidade local. “O Projeto Sucuriú representa mais do que uma fábrica: é um impulso para o crescimento regional. Nosso propósito é gerar oportunidades além da produção de celulose, fortalecendo pequenos e médios negócios”, destacou.

Já o gerente de Suprimentos da Valmet, Rogério Meirelles, esclareceu o perfil de fornecedores buscados neste momento. “Precisamos de empresas de pequeno e médio porte para serviços de construção, montagem, tornearia, caldeiraria e acearia, além de prestadores para alimentação, abastecimento de combustível e serviços mecânicos”, explicou. Segundo ele, a Valmet deve iniciar as obras da planta industrial ainda neste semestre, logo após a conclusão da terraplenagem.

FORNECEDORES E INVESTIDORES

Durante o evento, os participantes tiveram acesso às exigências administrativas, diretrizes de ESG e protocolos de segurança necessários para atuar no projeto. O encontro também possibilitou um amplo networking entre empresários interessados em fornecer produtos e serviços para a fábrica.

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, destacou a importância da parceria entre Semadesc, Arauco, Valmet e a Prefeitura de Inocência. “O Supplier Day foi um sucesso e demonstra a força da colaboração entre setor público e privado para impulsionar os pequenos negócios na região”, afirmou.

Empresários viram no evento uma oportunidade para expandir seus negócios. O empreendedor Lucas Tonet, do setor de alimentação em Jaraguari, elogiou a iniciativa. “Foi um evento muito produtivo, que nos permitiu conhecer novas empresas e entender melhor o impacto da Arauco em Inocência. Estou avaliando a possibilidade de investir na cidade e expandir minha atuação para atender à demanda gerada pela fábrica”, revelou.

Com o avanço do Projeto Sucuriú e o crescimento da demanda por serviços e infraestrutura, Inocência se firma como um polo estratégico para novos investimentos, impulsionando o desenvolvimento econômico de toda a região leste de Mato Grosso do Sul.

Pensando na qualidade das aulas práticas, Detran-MS quer a opinião dos alunos sobre os instrutores

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Foto: Rachid Waqued

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) criou um formulário para que os alunos, em formação para primeira CNH, avaliem os instrutores de prática veicular.

O formulário é enviado por e-mail para os alunos que acabaram de encerrar as aulas práticas e fica disponível até que esse aluno faça o exame prático. A intenção é saber a opinião dos alunos, sobre as aulas práticas e sobre os instrutores de trânsito.

A opinião dos alunos se junta à avaliação realizada pelos diretores de Centros de Formação de Condutores, para premiar os melhores instrutores de trânsito do ano. O Detran-MS lançou o prêmio em 2024 e já está avaliando os instrutores. “A opinião dos alunos é muito importante para a melhoria no processo de ensino e formação de condutores. Por isso, é imprescindível que eles respondam o questionário enviado por e-mail, antes de realizar o exame prático de direção veicular”, explica o gerente de Cursos e Capacitação do Detran-MS, Emerson Tiogo.

Concurso de instrutores

No concurso Instrutores do Ano, serão avaliados os profissionais que ministram aulas na categoria B, estão com a credencial válida, que enviaram no mínimo 36 alunos para exames e que tenham recebido no mínimo 18 avaliações.

“Estaremos avaliando a opinião dos alunos sobre o instrutor, que conta muito. O aluno irá responder perguntas sobre o conhecimento do instrutor sobre o trânsito, práticas de ensino, desempenho, entre outras questões. Queremos valorizar os bons profissionais que temos como instrutores”, explica a diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo.

Emmanuelly Castro, Detran-MS

Corpo encontrado em Ribas do Rio Pardo é identificado como eletricista desaparecido desde fevereiro

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Foto: Redes Sociais

A Polícia Científica e a Polícia Civil de Ribas do Rio Pardo confirmaram que o corpo encontrado em avançado estado de decomposição no dia 2 de março de 2024 pertence a Osmar Siebel, de 52 anos.

Conforme divulgou nesta quinta-feira (13) o site Campo Grande News, a eletricista, natural de Santa Catarina, estava desaparecido desde fevereiro.

Na época, o irmão de Osmar relatou ao Campo Grande News que ele havia saído de Laguna (SC) para um trabalho temporário em Ribas do Rio Pardo, a cerca de 95 km de Campo Grande. Preocupado, o irmão viajou até o município na tentativa de localizá-lo.

O desaparecimento foi registrado na polícia pelo ex-cunhado de Osmar, que informou que ele foi visto pela última vez em 4 de fevereiro, ao sair do alojamento. Funcionários da empresa onde trabalharia chegaram a procurá-lo para o exame admissional, mas não o encontraram.

Durante a investigação, várias famílias com parentes desaparecidos buscaram a delegacia em busca de informações. A identidade de Osmar foi confirmada por exame genético com seu filho.

O laudo necroscópico não indicou sinais de morte violenta, e a principal hipótese investigada é suicídio.

Em MS, desaparecimento de galinha de estimação mobiliza buscas e emociona família ao ser encontrada

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Foto: Top Mídia News

Tita, uma galinha de estimação, gerou grande comoção após desaparecer na tarde da última terça-feira (11) em Ponta Porã. Seu sumiço mobilizou uma força-tarefa nas redes sociais, que levou ao seu reencontro no dia seguinte.

Conforme o site Top Mídia News divulgou nesta quinta-feira (13), a ave pertence a Alfreda Batista Machado, de 75 anos, e costumava passear em frente à casa da tutora. No entanto, enquanto Alfreda estava dentro de casa, alguém levou Tita, o que gerou preocupação entre os familiares.

Edna Batista Machado, filha da idosa, explicou que a galinha era vigiada pelos vizinhos, que a ajudavam a retornar para casa quando se afastava. “Tita saiu sem a mãe ver e alguém passou e levou ela, porque ela é muito dócil e não corre de ninguém”, contou.

Diante do desaparecimento, a família iniciou uma campanha nas redes sociais, compartilhando fotos da ave e pedindo ajuda para encontrá-la. A postagem viralizou rapidamente, alcançando diversos grupos de WhatsApp e recebendo mensagens de apoio.

Na quarta-feira (12), Edna recebeu uma ligação de uma mulher informando que havia encontrado a galinha no portão de sua casa. Sensibilizada com a repercussão, ela entrou em contato para devolvê-la à família.

O reencontro foi emocionante. “Até meu pai, que há muito tempo eu não via chorar, chorou quando viu a Tita”, relatou Edna. Em agradecimento, a mulher que encontrou a galinha foi convidada para visitar a família e tomar um café com Alfreda.

Por fim, Edna expressou sua gratidão a todos que ajudaram na busca: “Ver a alegria dos meus pais é o maior presente. Agradeço a todos que compartilharam a história e nos ajudaram a encontrar a Tita”.

Covid-19: cinco anos da pandemia que ressignificou o papel dos hospitais e de suas equipes

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Guilherme Kovalski se tornou exemplo de gratidão à equipe médica que o acompanhou durante sete meses de internação por complicações da covid-19 (Foto: Arquivo pessoal)

Brasil foi o segundo país com maior número de mortes; ex-pacientes relembram luta pela vida e profissionais da saúde contam como descobriram novas formas de cuidado

O mês de março de 2020 marcou um período que uniu pessoas em todo o mundo. Muitas dessas histórias tiveram como cenário hospitais nos quatro cantos do planeta. Foram casos de altas hospitalares muito comemoradas, despedidas a distância e, acima de tudo, uma luta intensa. No dia 11, a Organização Mundial de Saúde declarou a pandemia de covid-19 e, no dia 20, o Brasil decretou estado de calamidade pública devido à doença. A partir de então, apenas os serviços essenciais puderam funcionar. 

Enquanto muitos viviam momentos de incertezas e se adaptavam à nova realidade, profissionais da saúde aprendiam diferentes formas de cuidado, e um número cada vez maior de pessoas lutava pela vida nos hospitais. Segundo o Ministério da Saúde, mesmo com todas as medidas de isolamento, mais de 700 mil mortes foram registradas no país — número inferior apenas ao dos Estados Unidos, que superou a marca de 1 milhão de mortos, de acordo com  dados do Our World in Data, da Universidade de Oxford.

Em Curitiba (PR), o advogado Guilherme Kovalski, então com 35 anos, foi diagnosticado com covid-19 em julho de 2020. Diabético e hipertenso, viu a doença evoluir rapidamente  devido a uma trombose pulmonar, uma das complicações mais comuns e graves do vírus. Ele foi internado às pressas no Hospital São Marcelino Champagnat, referência para casos de covid-19, e iniciou uma verdadeira batalha pela vida.

A alta hospitalar veio sete meses depois — cinco deles foram passados dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “A covid-19 deixou algumas marcas, principalmente no aspecto físico e motor. Precisei de um intenso processo de reabilitação para recuperar a mobilidade e a capacidade respiratória. Ainda hoje sigo com acompanhamento médico e algumas limitações, mas me considero um sobrevivente e sou grato pela recuperação que alcancei”, conta Guilherme. “Foi um período assustador, sem saber o que vinha pela frente, mas também de muito aprendizado, resiliência e fé. Cada dia foi uma batalha, e olhar para trás agora me faz valorizar ainda mais a vida e o convívio com as pessoas que amo”, enfatiza o advogado. 

Novas maneiras de cuidar

O intensivista e gerente médico do Hospital São Marcelino Champagnat, Jarbas da Silva Motta Junior, coordenava as UTIs da instituição quando a pandemia foi decretada. Ele foi o primeiro médico da capital paranaense a atender um caso grave da doença.

Entre os milhares de atendimentos, estava o advogado Guilherme Kovalski. “A covid-19 exigiu uma nova forma de cuidado. Muitos pacientes precisaram de traqueostomia, e alguns foram submetidos à ECMO, que funciona como um coração ou pulmão artificial. A média de internação de pacientes críticos, que era de 14 dias, passou a ser quatro vezes maior e, em casos como o de Guilherme, ainda mais longa”, explica Jarbas. “Guilherme era jovem e, apesar do diabetes e da hipertensão, acreditávamos que teria uma recuperação sem grandes complicações. Mas, já na primeira semana, ele apresentou tromboses, infecções e outras condições que exigiram cirurgia. Em muitos momentos, tememos por sua vida, mas ele se mostrou um lutador”, relembra o intensivista.

Na época, o hospital foi reorganizado, com uma ala dedicada aos pacientes com problemas respiratórios e outra para os demais. Profissionais da saúde pertencentes ao grupo de risco foram afastados, respiradores adquiridos, protocolos de higiene revisados e antecâmaras de pressão negativa instaladas nos acessos às áreas de atendimento à covid-19. 

Além disso, a comunicação com os familiares passou a ser feita por videochamada. Ferramentas de telemedicina foram implementadas para atender pessoas com sintomas respiratórios leves evitando a necessidade de deslocamento. Também foi desenvolvido um protocolo para cirurgias seguras, para evitar qualquer risco de contaminação pelo vírus, voltado a pacientes que necessitavam de outros tipos de atendimento.

As equipes médicas participaram de treinamentos constantes para se manterem atualizadas sobre os protocolos recomendados pelas autoridades de saúde. “Foi um período extremamente desafiador. Precisávamos entender a nova doença, acompanhar suas manifestações e aperfeiçoar técnicas de cuidado — e, mesmo assim, perdemos muitos pacientes. Acredito que ninguém que esteve dentro de um hospital — e, principalmente, de uma UTI — passou pela pandemia e saiu da mesma forma”, frisa Jarbas. 

Impactos no sistema de saúde como um todo

Enquanto muitos hospitais se tornaram referência no atendimento de casos de covid-19, outras instituições precisaram absorver a demanda de outros problemas como os traumas. Esse foi o caso do Hospital Universitário Cajuru, que divide a mesma quadra com o Hospital São Marcelino Champagnat. Ambas as instituições fazem parte do complexo de saúde do Grupo Marista. Grande parte das emergências e urgências de Curitiba e da região metropolitana foi direcionada ao Hospital Universitário Cajuru, incluindo casos de acidentes de trânsito, violência e diversos tipos de trauma. Para atender a essa demanda, cirurgias eletivas, acompanhamentos e pesquisas em várias áreas precisaram ser suspensos.

“A pandemia nos transformou como profissionais. Tanto nós, que já tínhamos anos de experiência, mas nunca havíamos vivenciado algo semelhante, quanto os residentes, que foram formados em um cenário completamente atípico. Cinco anos depois, tudo parece distante, mas as lições que tiramos continuam vivas”, comenta o médico intensivista e diretor-geral dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, Juliano Gasparetto.

Sobre o Hospital São Marcelino Champagnat

O Hospital São Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS e com a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 3. Está orientado pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

O novo sistema de limpeza de vestimentas CleanLine Extract360 da Voith maximiza a limpeza da seção de secagem, a estabilidade no percurso da folha e a eficiência da máquina

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Foto: Divulgação/Voith Paper
  • Melhoria na limpeza e maior remoção de água residual usando a técnica de fluxo otimizada;
  • Desempenho elevado e consistente graças ao formato generativo;
  • Clientes relatam excelentes resultados de limpeza e ganhos de eficiência

Com o CleanLine Extract360, a Voith, fornecedora líder de linha completa, lança um novo e altamente eficiente sistema de limpeza de vestimentas para a seção de secagem das máquinas de papel. O sistema inovador foi projetado para superar as limitações dos métodos convencionais de limpeza das vestimentas de secagem, proporcionando excelentes resultados de limpeza, removendo de forma confiável a água residual e prolongando a vida útil das vestimentas ao reduzir a pressão de limpeza. Mantendo a vestimenta, o próprio sistema de limpeza e toda a seção de secagem mais limpos, a tecnologia contribui significativamente para a capacidade de funcionamento da máquina e reduz o risco de defeitos no papel.

O aumento do uso de fibras recicladas na produção de papel leva a uma maior contaminação das vestimentas, rolos e equipamentos da seção de secagem, impactando negativamente a eficiência da máquina e a qualidade do papel. Para garantir resultados de limpeza ideais e máximo desempenho da máquina, o comprovado conceito de limpeza Extract da Voith combina dois princípios fundamentais: primeiro, a limpeza multidirecional remove impurezas tanto na superfície quanto na estrutura da vestimenta; segundo, o posicionamento do cabeçote de limpeza após o rolo permite a remoção adicional de sujeira em ambos os lados da vestimenta.

“O cabeçote de limpeza recém-desenvolvido Extract360 se baseia nos princípios comprovados pelo mercado do CleanLine Extract4D e oferece ainda mais soluções para reduzir os efeitos negativos da contaminação na seção de secagem”, explica Nick Lampart, Gerente de Produto da Voith Paper.

  • As bordas e juntas dos cabeçotes de limpeza convencionais facilitam o acúmulo de contaminação durante a produção. O design generativo do cabeçote de limpeza Extract360 minimiza esses pontos de interferência, evitando auto contaminação e garantindo um desempenho de limpeza consistentemente elevado.
  • O canal de vácuo otimizado para fluxo do CleanLine Extract360 é integrado diretamente à zona de limpeza, proporcionando uma remoção mais eficiente da água residual e garantindo máxima funcionalidade e confiabilidade entre as paradas de manutenção.
  • Com canais de alta pressão otimizados para fluxo, a qualidade dos jatos dos bicos de limpeza é significativamente aprimorada. Com base nos requisitos específicos dos clientes, essa melhoria pode aumentar o efeito de limpeza no mesmo nível de pressão ou alcançar resultados equivalentes com pressões ainda mais baixas, reduzindo a tensão na vestimenta.

A tecnologia já está em uso em diversas fábricas de papel, onde os operadores observaram melhorias significativas na limpeza das vestimentas e confirmaram ganhos de eficiência após a instalação do sistema. O CleanLine Extract360 está disponível tanto como um sistema completo de limpeza quanto como um upgrade para os sistemas DuoCleaner ou CleanLine já existentes, proporcionando maior eficiência de limpeza e melhor remoção da água residual. Com a atualização, a maioria dos componentes originais pode ser mantida.

O portfólio CleanLine da Voith inclui soluções de limpeza para as seções de formação, prensagem, secagem e revestimento da máquina de papel. O desenvolvimento contínuo desses sistemas busca atingir o melhor desempenho de limpeza, aliado à facilidade de manutenção e alta disponibilidade da máquina.

Mais informações em: https://voith.com/corp-de/papermaking/cleanline.html

Sobre o Grupo Voith

O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global. Com seu amplo portfólio de sistemas, produtos, serviços e aplicações digitais, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, papel, matérias-primas, e transporte e automotivo. Fundada em 1867, a empresa atualmente tem cerca de 22.000 colaboradores, gera € 5,2 bilhões em vendas e opera filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que a coloca entre as grandes empresas familiares da Europa.

A Divisão do Grupo Voith Paper integra o Grupo Voith. Como fornecedora completa para o setor papeleiro, oferece a mais ampla gama de tecnologias, serviços e produtos ao mercado, fornecendo aos fabricantes de papel soluções holísticas a partir de uma única fonte. O fluxo contínuo de inovações da empresa possibilita uma produção que conserva recursos e ajuda os clientes a minimizar sua pegada de carbono. Com os produtos de automação e as soluções de digitalização líderes de mercado do portfólio Papermaking 4.0, a Voith oferece aos seus clientes tecnologias digitais de ponta para aumentar a disponibilidade e eficiência de fábricas em todas as etapas do processo produtivo.

Suzano e UEMS realizam aula inaugural do curso de Tecnólogo em Silvicultura em Ribas do Rio Pardo

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Foto: Divulgação

Parceria pioneira reuniu alunas e alunos aprovados na primeira chamada do primeiro curso superior no setor florestal em Mato Grosso do Sul

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de árvores plantadas de eucalipto, em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), realizou nesta terça-feira (11/03) a aula inaugural do primeiro curso de Tecnólogo em Silvicultura, em Ribas do Rio Pardo. O evento contou com a presença do prefeito Roberson Moureira, do reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, de lideranças das Suzano e de outras autoridades locais. Com a presença de alunas e alunos aprovados na primeira chamada do curso, a cerimônia foi realizada na Escola Estadual Doutor João Ponce de Arruda (JOPA).

Para Maria Carolina Zonete, diretora de Operações Florestais Silvicultura e Viveiro da Suzano em Mato Grosso do Sul, a oferta do curso representa um passo significativo para o setor florestal e para o fortalecimento econômico da região. “A Suzano tem muito orgulho de lançar a primeira turma de Tecnólogo em Silvicultura em Mato Grosso do Sul, o que representa um marco para o setor florestal. Seguindo nosso direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’, a iniciativa reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização da mão de obra local, proporcionando formação profissional de qualidade e ampliando o acesso ao ensino superior, motores fundamentais para a construção de um mercado de trabalho mais sólido e inclusivo”, destaca.

Suzano e UEMS realizam aula inaugural do curso de Tecnólogo em Silvicultura em Ribas do Rio Pardo
Foto: Divulgação

A inauguração da primeira turma do curso de Tecnólogo em Silvicultura conta com 40 vagas, das quais 26 já foram preenchidas na primeira chamada e as demais serão ocupadas até o início de abril. Por meio de um modelo de convênio com a UEMS, metade das vagas foi destinada ao público geral e a outra metade para colaboradores(as) da Suzano. Com essa iniciativa, a Suzano e a UEMS fortalecem a economia local, contribuindo para a formação de profissionais capacitados para o setor florestal e proporcionando melhores oportunidades para a população de Ribas do Rio Pardo.

“Este é um grande avanço para Mato Grosso do Sul, especialmente para aqueles que buscam oportunidades na região. A UEMS, em parceria com a Suzano, fortalece sua atuação não apenas na pesquisa sobre biodiversidade, já em andamento, mas agora também na oferta do curso de Tecnólogo em Silvicultura, atendendo diretamente às demandas da sociedade. Em parceria também com o Governo do Estado, bancada federal, bancada estadual e Prefeitura Municipal, essa iniciativa inovadora contribui para a formação de profissionais qualificados, com grande perspectiva de inserção no mercado de trabalho antes mesmo da conclusão do curso, que está ativamente envolvida nos grandes projetos estratégicos do estado, transformando a vida de várias pessoas”, destaca Laércio Carvalho Alves, reitor da UEMS.

De acordo com Rodrigo Zagonel, diretor de Operações Florestais da Suzano em Ribas do Rio Pardo, o curso reforça o compromisso com a inclusão e a qualificação profissional na região. “Na Suzano, nós acreditamos que a educação é um dos principais caminhos para o desenvolvimento social e econômico. Por isso, buscamos ampliar o acesso à qualificação profissional de forma inclusiva, garantindo oportunidades para diferentes perfis de candidatos, refletindo nosso compromisso em promover a diversidade e equidade. Além disso, ao destinarmos metade das vagas para nossos colaboradores(as), estamos incentivando o crescimento dentro da empresa e valorizando a atuação deles por meio de uma oportunidade para que se desenvolvam e avancem em suas carreiras”, salienta.

Ensino Médio Técnico

Além do curso de Tecnólogo em Silvicultura, a Suzano lançou, em parceria com o Governo do Estado, cursos de qualificação profissional para o Ensino Médio em Ribas do Rio Pardo. A iniciativa inclui o programa EJA Qualifica (Educação de Jovens e Adultos) e a formação de viveiristas florestais. As aulas se iniciaram em fevereiro e estão sendo realizadas na Escola Estadual João Ponce de Arruda que faz parte da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS).

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com mais de 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página: www.suzano.com.br

Voith estabelece metas climáticas baseadas na ciência

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Foto: Reprodução
  • Medidas preveem a redução das emissões globais de gases de efeito estufa até o ano fiscal de 2031/32
  • Metas climáticas baseadas na ciência são confirmadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi)
  • Iniciativas focam a economia de energia e o aumento da autogeração de energia renovável

O Grupo Voith estabeleceu metas climáticas baseadas na ciência para suas operações. Com isso, a empresa se compromete a reduzir em 50,4% as emissões de gases de efeito estufa (GEEs) de suas unidades (emissões de Escopo 1 e Escopo 2) até o ano fiscal de 2031/32 em comparação com o ano-base de 2021/22. Além disso, a Voith pretende reduzir em 30% as emissões de GEEs geradas pelo uso de seus produtos (Escopo 3) no mesmo período.

Em janeiro de 2024, a Voith aderiu à Science Based Targets Initiative (SBTi), a maior organização global dedicada à definição de metas climáticas, fortalecendo sua estratégia de proteção climática. Em fevereiro de 2025, a SBTi confirmou oficialmente que as metas apresentadas pela Voith são baseadas na ciência e estão alinhadas às metas do Acordo Climático de Paris. Ao integrar a SBTi, a Voith se junta a mais de 7.000 empresas em todo o mundo que estabeleceram metas climáticas reconhecidas cientificamente. A lista completa dessas empresas está disponível no site da SBTi.

A Voith estabeleceu medidas específicas para reduzir as emissões de GEEs em suas unidades. A médio prazo, a redução das emissões de Escopo 1 e Escopo 2 se concentrará em medidas para economizar energia e melhorar ainda mais sua eficiência energética. Com isso, a Voith pretende reduzir seu consumo de energia em 12,5% até o ano fiscal de 2026/27, em comparação com o ano-base de 2021/22. No mesmo período, a empresa também pretende aumentar sua autogeração de energia renovável para 16 gigawatts-hora por ano. Um exemplo dessa iniciativa é a usina fotovoltaica atualmente em construção em sua sede, em Heidenheim, Alemanha. Prevista para entrar em operação no final de abril de 2025, a usina gerará cerca de 1,4 gigawatts-hora de eletricidade por ano.

“Nossas metas climáticas não apenas reforçam nossa responsabilidade ambiental, mas também reduzem custos e impulsionam a inovação, beneficiando nossos clientes. Isso fortalece a competitividade e a viabilidade futura da empresa”, afirma Andreas Endters, CEO do Grupo Voith.

“A validação de nossas metas climáticas pelo SBTi oferece uma base sólida para que possamos fazer uma contribuição mensurável e eficaz à proteção do clima”, acrescenta Matthias Steybe, vice-presidente de Sustentabilidade Corporativa do Grupo Voith.

Sobre a SBTi

A Science Based Targets Initiative (SBTi) é uma organização dedicada à proteção climática que apoia empresas e instituições financeiras em todo o mundo a fazerem a sua parte no combate à crise climática. A organização desenvolve padrões, ferramentas e diretrizes que permitem às empresas estabelecer metas de redução de gases de efeito estufa (GEEs) alinhadas às metas do Acordo de Paris e baseadas em evidências científicas. A iniciativa conta com o apoio de cinco organizações parceiras: CDP (antigo ‘Carbon Disclosure Project’), Pacto Global das Nações Unidas, We Mean Business Coalition, World Resources Institute (WRI) e World Wide Fund for Nature (WWF).

Sobre o Grupo Voith

O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global. Com seu amplo portfólio de sistemas, produtos, serviços e aplicações digitais, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, papel, matérias-primas, e transporte e automotivo. Fundada em 1867, a Voith atualmente tem cerca de 22.000 colaboradores, gera € 5,2 bilhões em vendas e opera filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que a situa entre as maiores empresas familiares da Europa.

LVBA Comunicação – Grupo Voith

Projeto Solo na Escola do Campus Chapadão do Sul da UFMS é premiado nacionalmente com o Selo Social

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O Selo Social e o Selo ODS Educação são iniciativas que reconhecem organizações que contribuem para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, Educação de Qualidade

O projeto de extensão Solo na Escola, coordenado pela professora Meire Aparecida Silvestrini Cordeiro, desde 2016, é premiado nacionalmente com o Selo Social. Trata-se de um programa de desenvolvimento local que mobiliza e integra empresas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil, para reconhecer e valorizar os resultados obtidos por meio de impactos sociais. Já o Selo ODS 4 é por uma educação de qualidade para todas as pessoas, um projeto do Programa Especial UnB 2030 (Programa de Extensão da Universidade de Brasília).

Tem como público principal, o Solo na Escola, a comunidade estudantil do município de Chapadão do Sul e região, com o objetivo promover a educação e a popularização do conhecimento da Ciência do Solo.

Segundo a Professora Meire, trata-se de uma maneira de preencher uma lacuna no aprendizado dos alunos do ensino básico referente à temática solos, tendo em vista que os conteúdos que envolvem a importância do mesmo para a vida e sua preservação, ainda são apresentados de uma forma superficial na grade curricular.

Prevê o projeto, promover a educação e a popularização do conhecimento da Ciência do Solo na comunidade estudantil de Chapadão do Sul e região. As ações também são voltadas para o público em geral, como forma de divulgação do conhecimento e conscientização para o uso racional do solo e de recursos naturais. Busca-se trabalhar conceitos básicos sobre o solo e seus componentes, de forma simples e didática atingindo também os professores das escolas que participam das ações.

Em contrapartida, a participação de acadêmicos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal na execução deste projeto tem sido uma oportunidade de despertar nos mesmos o interesse pela comunidade e pelo curso que estudam, colocando em prática e discussão, assuntos que trabalham nas disciplinas dos cursos.

As ações são realizadas nas escolas do município e região inclusive rural, em feiras de ciências (na Feira Municipal de Ciências e numa escola particular) e também no Campus de Chapadão do Sul da UFMS (CPCS/UFMS), utilizando-se dos espaços de convivência e das áreas experimentais como base, direcionadas ao Ensino Médio, com crianças e até com idosos.

A premiação

A cerimônia de certificação ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 19 de março, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, quando a Professora Meire Aparecida Silvestrini, do Campus Chapadão do Sul da UFMS, receberá o Selo Social, pelo projeto desenvolvido na região.

O Solo na Escola, além de preencher os requisitos para premiação do Selo Social, ainda vai de encontro com a principal atividade econômica de Chapadão do Sul e de Mato Grosso do Sul, o agronegócio. Os educadores, entidades ligadas ao agro, poderes públicos e profissionais da área, estão empenhados em integrar a sociedade com a principal atividade que promove o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)

Empresários de Cassilândia são investigados por obrigar adolescente a cometer atos abusivos com cavalo

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Foto: Reprodução/Campo Grande News

Um vídeo chocante circula nas redes sociais na última semana, mostrando um adolescente de 16 anos sendo obrigado a praticar atos abusivos com um cavalo por dois homens identificados como empresários no município de Cassilândia. Conforme o site Campo Grande divulgou nesta quinta-feira (13), as imagens são perturbadoras e mostram a gravidade da situação.

As imagens mostram o momento em que dois homens mandam o rapaz ajoelhar e, na sequência, um deles passa a bater a genitália do animal na boca do adolescente. “Abre a boca, abre a boca”, diz. Depois, o empresário passa a molestar o cavalo. “Não deu nem tesão no cavalo”, continua. O menor, então, também é obrigado a molestar o animal. “Se não endurecer, a gente não vai te pagar não”, diz.

Depois, o homem segura o rosto do garoto, enquanto o outro bate várias vezes a genitália do animal no rosto dele. O adolescente pede para que a “brincadeira” acabe, mas eles continuam. “Abre a boca, tem que chegar pertinho”. Em seguida, o garoto fica em pé, até que o vídeo encerra.

O caso já está em investigação pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e em segredo de justiça. A reportagem teve acesso ao boletim de ocorrência registrado pela mãe do garoto, que afirma que o filho relatou que tudo não passou de uma brincadeira e que os empresários pagaram R$ 20 no Pix a ele.

A mãe do garoto menciona que o filho é muito calado e nunca contou o que acontecia na fazenda. Ela também disse que deixava o filho ir laçar, mas em algumas situações um dos empresários também chamou o menor para trabalhar plantando grama e tratar dos cavalos.

A defesa de um dos empresários se manifestou, dizendo que o caso corre em segredo de justiça e que não dará declarações por enquanto. O Campo Grande News não conseguiu contato com a defesa do outro investigado

O caso é grave e pode ter consequências graves para os envolvidos. A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul está investigando o caso e buscará responsabilizar os culpados.

É importante lembrar que a proteção dos menores é fundamental e que qualquer forma de abuso ou exploração deve ser denunciada às autoridades. Os pais e responsáveis devem estar atentos e vigilantes para garantir a segurança e o bem-estar dos seus filhos.

Energisa tem 30 dias para apresentar plano para regularizar energia na zona rural de Paranaíba, decide MPMS

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Foto: Reprodução/Campo Grande News

A Justiça determinou que a Energisa tem 30 dias para apresentar um plano de ação visando a regularização do fornecimento de energia na zona rural de Paranaíba. Conforme divulgado nesta quinta-feira (13) pelo site Campo Grande News, caso descumpra a decisão, a concessionária poderá pagar uma multa diária de R$ 50 mil.

A decisão foi resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) e acatada parcialmente pela 2ª Vara Cível de Paranaíba. A empresa deve resolver as falhas no fornecimento até o fim do primeiro semestre, antes do início do período de estiagem.

Moradores da região relatam que enfrentam falhas no serviço desde 2018, com quedas frequentes de energia, demora no restabelecimento e incêndios causados pela falta de manutenção. Pequenos produtores rurais denunciam prejuízos, principalmente na conservação de produtos de origem animal.

O Campo Grande News teve acesso a ações individuais movidas por consumidores contra a concessionária. Em um dos casos, um produtor de leite anexou fotos mostrando fios da rede elétrica sem manutenção, com ninhos de pássaros e galhos secos em contato com os cabos, aumentando o risco de curto-circuito.

Paranaíba é condenada a indenizar moradora que escorregou e caiu em rampa recém-pintada

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Foto: TJMS

A Prefeitura de Paranaíba foi condenada a pagar R$ 10 mil em indenização a uma moradora de 57 anos, que escorregou e caiu em uma rampa recém-pintada.

Conforme o site Campo Grande News divulgou nesta quinta-feira (13), a decisão foi mantida pela 1ª Câmara Cível do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), que apontou omissão da administração pública.

Em novembro de 2023, o departamento municipal de trânsito realizou a pintura do meio-fio e da rampa de acesso à calçada para pessoas com deficiência. No entanto, não houve qualquer sinalização indicando que a tinta ainda estava fresca. No mesmo dia, a moradora passou pelo local, escorregou na tinta molhada e teve as roupas manchadas.

No processo, ela afirmou que o episódio causou angústia, humilhação e abalo emocional, e que a prefeitura deveria ter colocado placas ou cones para alertar os pedestres até que a tinta secasse.

A administração municipal recorreu, alegando que a cor chamativa e o cheiro forte da tinta já eram suficientes para alertar os pedestres. Também argumentou que a moradora deveria ter prestado mais atenção ao trajeto e que o caso não configurava dano moral, apenas um “mero aborrecimento”.

No entanto, o relator do caso, juiz convocado Alexandre Corrêa Leite, considerou que a falta de sinalização representou negligência da prefeitura. Segundo ele, esperar que os pedestres percebam a pintura apenas pelo cheiro ou cor não é razoável.

A decisão confirma a sentença de 1º Grau e mantém a indenização por danos morais.

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