29.9 C
Três Lagoas
domingo, 28 de junho de 2026
Início Site Página 14048

EUA reagem a protesto em Bagdá e matam pelo menos 2

0

18/06/2003 08h30 – Atualizado em 18/06/2003 08h30

Soldados americanos abriram fogo contra iraquianos que realizavam um protesto do lado de fora do antigo palácio presidencial, em Bagdá, matando pelo menos duas pessoas e ferindo outras.

Os manifestantes eram ex-soldados que perderam seus empregos depois que o administrador civil interino do Iraque, Paul Bremer, decidiu reformular as Forças Armadas do país, no mês passado.

Há informações de que os manifestantes atacaram equipes de jornalistas e veículos da ONU que estavam na área no momento dos protestos.

A agência France Presse informou que até 300 ex-soldados participaram do protesto e que o manifestante morto, na faixa dos 60 anos, teve seu corpo carregado para o interior do palácio presidencial.

Pedras:

A multidão tentou apedrejar os soldados e também jornalistas que estavam cobrindo o tumulto. Segundo a agência de notícias Reuters, pelo menos um cinegrafista foi atingido pelas pedras.

A decisão de Paul Bremer de desmantelar as forças de segurança iraquianas seria parte do esforço para afastar do poder pessoas ligadas ao Partido Baath, do ex-presidente Saddam Hussein.

Estima-se que até 400 mil iraquianos que trabalhavam nas Forças Armadas, serviços de segurança, de informação e de defesa tenham ficado sem emprego.

Empecilho:

O incidente desta quarta-feira coincide com a publicação no jornal britânico Financial Times de uma entrevista da ministra de Desenvolvimento Internacional da Grã-Bretanha, Valerie Amos.

Na entrevista, a ministra disse que as forças americanas e britânicas precisam intensificar seus esforços para colocar ordem no Iraque, porque o caos no país está prejudicando os esforços de reconstrução do país.

Amos disse que os americanos e britânicos não conseguiram antecipar a dimensão dos problemas que teriam nas semanas seguintes à queda de Saddam Hussein.

“A situação no tocante à segurança, que precisamos acertar para ter condições de seguir em frente com o esforço de reconstrução, está prejudicando as coisas um pouco”, disse.

A secretária está tão preocupada com a falta de segurança no país que decidiu adiar uma viagem iria fazer ao Iraque.

Metrô suspende negociação com grevistas e ameaça demitir funcionários

0

18/06/2003 08h26 – Atualizado em 18/06/2003 08h26

SÃO PAULO – O presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Luiz Carlos David, afirmou nesta manhã, em entrevista à Rádio CBN, que estão suspensas as negociações com os metroviários, que hoje entraram no segundo dia de greve, prejudicando ao menos 2,6 milhões de pessoas.

  • Estamos suspendendo qualquer negociação no sentido de oferecer qualquer tipo de reajuste – afirmou David.

David não chegou a dizer se a companhia voltará a negociar reajuste, caso os metroviários voltem ao trabalho. Ele ainda ameaçou demitir os funcionários grevistas, se a Justiça considerar a paralisação abusiva.

  • Não vamos oferecer o reajuste, a categoria vai ter de retornar ao trabalho, caso contrário, vamos abrir processo de demissão, pois 20% da população de São Paulo está desempregada, e metroviário ganha bem e tem de retornar ao trabalho – acrescentou o presidente do metrô.

O Metrô havia proposto à categoria reajuste de 8% sobre os salários e dois abonos de 48% sobre a remuneração a serem concedidos nos meses de agosto de 2003 e fevereiro de 2004. A categoria reivindica 18,31%.

Ele ressaltou que os metroviários não cumprem decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que determinou que 100% dos trens circulem nos horários de pico. A multa por dia parado, determinada pelo TRT, é de R$ 200 mil.

O presidente da companhia destacou que cada dia parado resulta em prejuízo de R$ 3 milhões para a empresa.

  • A companhia já atravessa uma situação difícil, e a greve veio a complicar ainda mais – afirmou.

David afirmou que hoje, véspera de feriado, é um dia particularmente difícil, porque muitas pessoas usam o metrô para chegar aos terminais rodoviários do Tietê, Jabaquara e Barra Funda.

  • Deveriam trafegar hoje no sistema 500 mil pessoas a mais por causa do feriado – afirmou.

Na audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), ontem à tarde, não houve acordo entre o Sindicato dos Metroviários de São Paulo e a Companhia do Metropolitano. As negociações para pôr fim à greve prosseguem hoje, no Superior Tribunal do Trabalho, em Brasília.

Por causa da greve, o rodízio de veículos está suspenso, e a Zona Azul para estacionamento, liberada.

Aerobarco bate em barco na Baía de Guanabara e deixa 40 feridos

0

18/06/2003 08h21 – Atualizado em 18/06/2003 08h21

RIO – Um acidente envolvendo um aerobarco e um barco de combustível, no meio da Baía de Guanabara, na noite desta terça-feira, deixou 40 pessoas feridas, duas delas em estado grave. O aerobarco Flecha das Ilhas, da empresa de transporte marítimo Transtur, seguia em direção a Niterói com 45 passageiros.

A maioria dos feridos foi resgatada pela tripulação e por passageiros do barco Jumbo Cat II, que saiu de Niterói. Eles foram levados para a Praça Quinze e de lá transportados para os hospitais Souza Aguiar, Miguel Couto e Andaraí.

De acordo com o secretário estadual de Defesa Civil, Carlos Alberto de Carvalho, o aerobarco seguia normalmente do Rio para Niterói, quando colidiu com um barco parado que estava com pouca ou nenhuma sinalização.

  • Num acidente desse tipo houve imprudência de algum dos lados – afirmou.

Havia seis pessoas no barco de combustível, mas ninguém se feriu. A Capitania dos Portos vai investigar o caso.

Inscrições para Curso de Gestão de Supermercados encerram hoje

0

18/06/2003 08h16 – Atualizado em 18/06/2003 08h16

Encerram nesta quarta-feira as inscrições para o curso de Gestão de Supermercados. O curso está oferecendo 60 vagas em Campo Grande.

O curso seqüencial tem duração de dois anos e é ministrado pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal – Uniderp – em convênio com a Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados (Amas). A primeira turma forma 35 acadêmicos, neste ano de 2003.

O Curso Seqüencial em Gestão de Supermercados é aberto a qualquer interessado desde que possua o 2º grau completo. Maiores informações com a Amas, pelo telefone (67) 382 76666.

Encontro de Pesquisa começa hoje em Campo Grande

0

18/06/2003 08h11 – Atualizado em 18/06/2003 08h11

Começa hoje em Campo Grande, o “VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste” (VI EPECO), promovido pela Universidade Católica Dom Bosco. A cerimônia de abertura será realizada às 19h30, no Teatro Dom Bosco, localizado na Avenida Mato Grosso, 421, e contará com a presença do professor da USP – Universidade de São Paulo, Renato Janine.

O Encontro reunirá na Capital, profissionais dos programas de Pós-Graduação em Educação da Região, para uma discussão sobre as pesquisas da área de Educação e divulgação dos trabalhos efetivados, proporcionando assim uma melhor integração entre os participantes.

Para o evento estão programadas palestras, dirigidas pelo corpo docente dos programas de Mestrado e Doutorado do Centro-Oeste; Grupos de Trabalho, que serão a base do Encontro e exposições dos pôsteres selecionados, que tratam-se dos resumos de pesquisas concretizadas.

Semana Nacional Antidrogas começa hoje

0

18/06/2003 08h07 – Atualizado em 18/06/2003 08h07

A Semana Nacional Antidrogas começa hoje em Campo Grande. O evento de abertura será no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo a partir das 9 horas.

Na programação estão incluídos palestras, atos públicos, distribuição de panfletos e apresentações artísticas.

As atividades serão executadas por inúmeros parceiros do governo do Estado na luta contra o uso de drogas: universidades públicas e privadas, bancos, hospitais, órgãos públicos, entidades de classe e assistenciais.

Filho de pastor desaparece em Dourados

0

17/06/2003 17h01 – Atualizado em 17/06/2003 17h01

O jovem Leandro Bittencourt Gripp, de 22 anos está desaparecido de casa desde a tarde de domingo. Ele mora na Missão Evangélica Caiuá, onde seus pais fazem um trabalho de evangelização com os índios.

Filho mais velho do pastor Cícero Joaquim Gripp, Leandro, nunca havia ficado tanto tempo longe de casa e a família não encontra nenhum motivo para seu desaparecimento.

O rapaz não deixou nenhuma pista de que tivesse fugido de casa e seus parentes e amigos dizem que ele vinha tendo um comportamento normal nos últimos dias.

A policia de Dourados já foi informada e procura alguma pista que possa levar ao paradeiro do jovem. Uma informação não oficial chegou ao conhecimento dos familiares na Missão Caiuá, dando conta de que Leandro, ainda no domingo, teria sido visto, por volta das sete horas da noite, voltando para casa, próximo do córrego Laranja Doce, pela rua dos Caiuás.

Também, segundo testemunhas, um veículo de cor prata, não identificado, semelhante a um GM/Corsa, estava estacionado próximo da ponte, local em que Leandro teria obrigatoriamente que passar.

Governador chama greve dos metroviários de descabida

0

17/06/2003 16h57 – Atualizado em 17/06/2003 16h57

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) classificou como “descabida” a greve dos funcionários do metrô e afirmou que o governo mantém a sua posição de não conceder o aumento reivindicado pela categoria, de 18,13%.

  • Eu entendo que é totalmente descabida (a greve), porque você está no meio de um processo que não se encerrou. O governo entrou com recurso no Tribunal Superior do Trabalho, e essa audiência vai ser na segunda-feira. Portanto, não se concluiu o processo jurídico – disse o governador, durante viagem à região de Campinas.

De acordo com ele, os funcionários do metrô descumprem uma decisão judicial ao realizar a paralisação.

  • Eles não cumpriram a determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), porque o TRT colocou claramente que 80% dos trens deveriam circular, e no horário de pico, 100%. Isso não foi cumprido. A população não pode ficar refém de um sindicato ou de uma categoria – declarou Alckmin, lembrando que a multa pelo descumprimento da decisão da Justiça é de R$ 200 mil por dia.

Ao comentar sobre a reivindicação dos metroviários, ele afirmou:

  • O governo é firme na sua posição.

Pela manhã, o Secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, já havia afirmado que a Companhia do Metropolitano não atenderá a reivindicação dos metroviários porque não há recursos suficientes para dar o reajuste solicitado.

O governador ressaltou que se o governo der o aumento pedido as despesas com pessoal ultrapassarão 80% da receita.

  • O Metrô chegará a mais de 82% das suas despesas com pessoal, e você ainda tem de manter sistema de energia elétrica, realizar a manutenção de equipamentos. Os salários não são baixos, têm cláusulas com 90 benefícios. Nós não vamos permitir que a população fique refém do sindicado – acrescentou ele.

Com o metrô parado, 2,6 milhões de pessoas foram prejudicadas hoje na capital. Uma audiência de conciliação ocorre nesta tarde. Depois, os metroviários decidem se voltam ou não ao trabalho amanhã.

Paciente tem esôfago perfurado e denuncia cirurgião

0

17/06/2003 16h51 – Atualizado em 17/06/2003 16h51

Depois de passar por uma cirurgia de implante de anel para redução do estômago, a primeira-dama de Coronel Sapucaia, Ermelira Mariano, conta que nunca mais conseguiu se reabilitar integralmente. O motivo, segundo ela afirma, oferecendo laudos médicos para comprovação, seria a perfuração de seu esôfago durante a intervenção. Diante do que considera imperícia média, seu marido, o prefeito Eurico Mariano, está denunciando o médico gastroenterologista de Campo Grande, Jorge Barreto Allgayer.

Ermelira conta que fez a cirurgia no dia 3 de dezembro do ano passado e que, na ocasião, o médico teria assegurado que se tratava de um procedimento simples. “Fez parecer como se fosse tão simples quanto arrancar uma unha”, conta. Ela diz que procurou Barreto porque sua filha já havia realizado uma cirurgia de vesícula biliar com ele, com sucesso. A operação foi realizada no hospital Miguel Couto, contra o qual a paciente afirma não ter nenhum tipo de reclamação. Ao receber alta, uma semana após a operação, Emelira teria começado a sentir fortes dores no estômago e pediu ao prefeito para retornar ao médico. Ao chegar no Miguel Couto o casal foi atendido pelo médico plantonista que, através de um raio X, confirmou uma perfuração no esôfago.

Orientados a seguirem para São Paulo devido a complexidade do problema, Ermelira e Eurico foram para o Hospital Albert Einsten, um dos mais renomados da capital paulista. Lá, uma junta médica emitiu um laudo confirmando uma perfuração de três centímetros, que foi tratada com antibióticos, já que, segundo o prefeito, havia grande risco de Ermelira não resistir a uma segunda cirurgia. “Os médicos me disseram que o tamanho do buraco é inédito na medicina”, disse o prefeito, que manteve sua mulher internada no Einsten por 23 dias, o que, segundo ele, teria resultado em um gasto de mais de R$ 100 mil.

Só de fisioterapia respiratória foram 90 dias para que a paciente não precisasse drenar o pulmão. De volta a Mato Grosso do Sul, já em fevereiro, Ermelira se recuperou da ferida, mas uma secreção voltou a sair do local onde houve a perfuração, até que ontem, o organismo expeliu uma gaze que teria sido esquecida pelo médico durante a cirurgia. Traumatizada, ela afirma que os médicos de São Paulo recomendaram a retirada do anel do estômago, mas que ainda não se sente disposta a passar por uma nova intervenção.

A gaze teve de ser retirada através de uma micro-cirurgia. Revoltado, o prefeito, que já no início do ano havia entrado com uma ação na Justiça contra Allgayer, disse que tem mais um motivo para pedir a cassação do diploma do médico. Barreto foi procurada pelo Campo Grande News em seu escritório e através de seu telefone celular mas, até este momento, não respondeu as chamadas.

Akira quer autorização para encontro de contas entre Governo e empresas de transporte in

0

17/06/2003 16h16 – Atualizado em 17/06/2003 16h16

O parlamentar apresentou à Assembléia Legislativa, projeto Decreto Legislativo que autoriza o Poder Executivo a efetuar encontro de contas com as empresas, devedoras de tributos estaduais, pela prestação de serviços que atendem na área social do governo

“É justo que o Poder Executivo tenha possibilidade de realizar o encontro de contas advindas do atendimento dessas empresas, voltado à área social, com os débitos provenientes de tributos estaduais relativos a essa mesma atividade”, explicou o deputado Akira Otsubo, ao apresentar no dia 10 deste mês, projeto Decreto Legislativo, que agora está tramitando na Casa.

Pela proposta, o Poder Executivo fica autorizado a efetuar encontro – e conseqüente acerto – de contas com empresas de transporte intermunicipal de passageiros, devedoras de tributos estaduais, pela prestação de serviços de passagens e fretamentos para atendimento à área social do governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Polícia Militar tem conhecimento do abuso dos ciclistas

0

17/06/2003 16h08 – Atualizado em 17/06/2003 16h08

O comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (2ºBPM), tenente coronel, Edson Alves Severino, e o comandante do Pelotão de Policiamento de Trânsito, tenente Helbert Dawyson de Souza, têm consciência da situação de abuso e de riscos de segurança que os ciclistas e motociclistas estão ocasionando no trânsito de Três Lagoas.

Por esse motivo, a PM estuda diversas ações especiais para coibir abusos dos ciclistas e conseguir que eles comecem a ser enquadrados dento das exigências legais de trânsito. O primeiro passo, sem o qual tudo se tornaria mais difícil, seria a regulamentação da lei, já aprovada pela Câmara Municipal, sobre o uso e emplacamento das bicicletas, de autoria do vereador José Fernando (“Jota”) Machado.

A medida, segundo nos foi antecipado pelo comandante, prevê campanhas educativas de comportamento, diretamente direcionadas aos cicilistas e motociclistas, para que se conscientizem de que o Código Brasileiro de Trânsito também deve ser obedecido por aqueles que se locomovem pelas ruas e avenidas da cidade, através de um veículo de duas rodas.

Em relação à bicicleta segundo a Lei, que regulamenta o trânsito em todo o Pais, a bicicleta é tida como um veículo e também está sujeita ao cumprimento das Leis específicas.

Após a campanha de educação, numa primeira fase, viria outra medida que poderia até a ocasionar a apreensão da bicicleta, quando seu condutor não estiver obedecendo devidamente às leis de trânsito.

CAMPANHA EDUCATIVA

A reportagem do Diário MS saiu à rua ouvindo as pessoas sobre o assunto e todos foram unânimes em concordar que realmente alguma providência tem que ser tomada de imediato. Alguns inclusive deram sugestões, como por exemplo: “Se o ciclista fosse flagrado cometendo uma infração, a bicicleta seria apreendida e o transgressor para retirá-la teria que apresentar nota fiscal ou outro documento que comprovaria a propriedade do bem, para poder retirá-la dentro de um prazo máximo de 30 dias. Além disso, o dono da bicicleta também estaria sujeito a contribuir coercitivamente com alimentos não perecíveis, para que tome consciência do erro que está cometendo ao desobedecer às leis de trânsito. Estes alimentos arrecadados seriam destinados às instituições filantrópicas do município. Se por acaso a bicicleta não for retirada em tempo hábil e pré-fixado pelo seu legítimo proprietário, ela iria a leilão”.

Portanto idéia para solucionar o problema existe. Falta apenas bom senso das autoridades para colocá-la em prática.

Governador chama greve dos metroviários de descabida

0

17/06/2003 16h08 – Atualizado em 17/06/2003 16h08

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) classificou como “descabida” a greve dos funcionários do metrô e afirmou que o governo mantém a sua posição de não conceder o aumento reivindicado pela categoria, de 18,13%.

  • Eu entendo que é totalmente descabida (a greve), porque você está no meio de um processo que não se encerrou. O governo entrou com recurso no Tribunal Superior do Trabalho, e essa audiência vai ser na segunda-feira. Portanto, não se concluiu o processo jurídico – disse o governador, durante viagem à região de Campinas.

De acordo com ele, os funcionários do metrô descumprem uma decisão judicial ao realizar a paralisação.

  • Eles não cumpriram a determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), porque o TRT colocou claramente que 80% dos trens deveriam circular, e no horário de pico, 100%. Isso não foi cumprido. A população não pode ficar refém de um sindicato ou de uma categoria – declarou Alckmin, lembrando que a multa pelo descumprimento da decisão da Justiça é de R$ 200 mil por dia.

Ao comentar sobre a reivindicação dos metroviários, ele afirmou:

  • O governo é firme na sua posição.

ela manhã, o Secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, já havia afirmado que a Companhia do Metropolitano não atenderá a reivindicação dos metroviários porque não há recursos suficientes para dar o reajuste solicitado.

O governador ressaltou que se o governo der o aumento pedido as despesas com pessoal ultrapassarão 80% da receita.

  • O Metrô chegará a mais de 82% das suas despesas com pessoal, e você ainda tem de manter sistema de energia elétrica, realizar a manutenção de equipamentos. Os salários não são baixos, têm cláusulas com 90 benefícios. Nós não vamos permitir que a população fique refém do sindicado – acrescentou ele.

Com o metrô parado, 2,6 milhões de pessoas foram prejudicadas hoje na capital. Uma audiência de conciliação ocorre nesta tarde. Depois, os metroviários decidem se voltam ou não ao trabalho amanhã.

Inflação puxa PIB agrícola para baixo, diz Seplanct

0

17/06/2003 15h58 – Atualizado em 17/06/2003 15h58

Isso porque é preciso levar em conta a inflação que ocorrida no período, embora em valores tenha aumentado de R$ 2,9 bilhões para R$ 3,1 bilhões. O que aumentou, foi a participação do setor no PIB estadual, de 27,8% para 28,4%. A Seplanct lembra que o ano de 2000 foi negativo para agricultura de Mato Grosso do Sul em função de variações climáticas com redução de 312 mil toneladas na produção de soja e 854 mil toneladas no milho, por exemplo.

“Pente-fino” na Máxima recolhe 19 facas e um celular

0

17/06/2003 15h25 – Atualizado em 17/06/2003 15h25

Uma operação “Pente-Fino” desenvolvida hoje por agentes penitenciários em parceria com o pelotão de choque da Polícia Militar no pavilhão I recolheu das celas 19 facas artesanais, os chamados chuços, e uma aparelho celular. Ao todo 28 policiais deram reforço aos agentes que percorreram o espaço onde estão alojados em torno de 400 internos.

Câmara vota hoje diretrizes para lei orçamentária

0

17/06/2003 15h07 – Atualizado em 17/06/2003 15h07

A Câmara Municipal de Campo Grande tem hoje três projetos em pauta um deles o que vota as diretrizes para elaboração da lei orçamentária do município para o exercício financeiro de 2004. Também está prevista apreciação pelo legislativo da nomeação e recondução de conselheiros, representantes dos órgãos governamentais e não-governamentais, para composição do Comtur (conselho Municipal de Turismo) para o biênio de 2003 a 2005. Outro projeto altera a denominação da Rua 03 de Agosto, no Danúbio Azul, para Rua Wagner Jorge Bortotto Garcia.

Guga enfrenta holandês na estréia em Wimbledon

0

17/06/2003 15h02 – Atualizado em 17/06/2003 15h02

LONDRES – Os brasileiros já sabem quem vão enfrentar na estréia em Wimbledon. O sorteio da chave principal foi realizado nesta terça-feira e indicou o holandês John van Lottum como o rival de Gustavo Kuerten, 17º cabeça-de-chave. O holandês ocupa a 92ª posição no ranking de entradas e a 114ª na Corrida dos Campeões.

Guga e Van Lottun jogaram apenas uma vez, em 1996, no challenger de Dresden, na Alemanha, no saibro: o holandês venceu por 6/3, 3/6 e 6/4.

O Grand Slam, terceiro da temporada, começa na próxima segunda-feira. Se vencer, Guga jogará contra o espanhol Fernando Vicente ou o americano Todd Martin.

Vivendo o melhor momento nos rankings da ATP, Flávio Saretta, 48º da Corrida e 58º em entradas, jogará contra o britânico Alan Mackin, de 21 anos, número 360 do ranking de entradas, convidado da organização e sem pontos na Corrida. Este ano, o europeu jogou apenas seis partidas, duas delas contra a Austrália na Copa Davis, e só conseguiu uma vitória, em um pequeno torneio “Future” na Itália. Saretta e Mackin só se enfrentaram uma vez, ainda nos tempos de juvenil, e o paulista venceu. Mesmo assim, o segundo melhor tenista do Brasil não acredita em favoritismo.

  • Acho que vai ser um jogo parelho. Esse negócio de favoritismo não existe na grama. Por ser britânico, já é esperado que ele jogue muito bem nesse piso. Me lembro que ganhei, mas eu tinha 15 anos – disse Saretta.

Entre os brasileiros, André Sá está na parte mais difícil da chave. O mineiro, que foi quadrifinalista em 2002, estréia contra o argentino Mariano Puerta, número 87 em entradas e 121 na Corrida, um especialista em quadras lentas, que não é o caso da grama de Wimbledon. O platino venceu as duas partidas que fez contra Sá, ambas no saibro. Na segunda rodada, Sá teria como adversário o argentino David Nalbandian, atual vice-campeão do torneio, ou o bielorrusso Vladmir Voltchkov.

Outros três brasileiros lutam por vagas na chave principal. Ricardo Mello, Alexandre Simoni e Marcos Daniel estão na segunda rodada do qualifying. Pedro Braga e Francisco Costa perderam na estréia do torneio qualificatório na segunda-feira.

Na chave masculina, o vencedor soma 200 pontos na Corrida dos Campeões e outros 1.000 no ranking de entradas. Em 2002, o australiano Lleyton Hewitt, que ainda aguarda a definição do torneio qualificatório para conhecer o primeiro adversário este ano, foi campeão ao vencer Nalbandian na decisão.

Favoritas não devem ter problemas na estréia

As primeiras colocadas do ranking feminino têm estréias relativamente fáceis em Wimbledon. Serena Williams, número um do mundo e atual campeã do torneio, joga contra a compatriota Jil Craybas. Jennifer Capriati mede forças com a suíça Myriam Casanova e a atual vice, Venus Williams, terá pela frente uma tenista que sairá do qualifying.

A belga Kim Clijsters tentará vaga na segunda rodada contra a paraguaia Rossana Neffa-de los Rios e sua compatriota e atual detentora do título em Roland Garros, Justine Henin-Hardenne, pega a ucraniana Julia Vakulenko.

Finais de Wimbledon 2002

Masculino:

Lleyton Hewitt (AUS) 6/1, 6/3 e 6/2 David Nalbandian (ARG)

Feminino:

Serena Williams (EUA) 7/6 (7/4) e 6/3 Venus Williams (EUA)

Gado paraguaio terá mesmo cronograma de vacinação de MS

0

17/06/2003 14h59 – Atualizado em 17/06/2003 14h59

A partir da etapa de imunização do mês de novembro os 9 milhões de bovinos do Paraguai vão seguir o mesmo cronograma de vacinação contra febre aftosa de Mato Grosso do Sul. A informação é do pecuarista, Antônio Carlos Diniz Linhares, que no sábado passado participou de reunião em Ponta Porã, representando a Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul) e Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul).

A reunião tratou justamente da vacinação do outro lado da fronteira, um pleito da própria classe ruralista do País vizinho, para minimizar as perdas que o Paraguai vêm sofrendo com o veto estabelecidos ao País diante de foco de febre aftosa, constatado no ano passado. A vacinação dos bovinos no Paraguai foi iniciada ontem, nesta primeira etapa compreendendo todo o rebanho e contando com um milhão de doses doadas pelo governo brasileiro para imunização de animais de aldeias e assentamentos indígenas.

Inscrições para concurso do Detran terminam na próxima sexta

0

17/06/2003 14h57 – Atualizado em 17/06/2003 14h57

Termina na próxima sexta-feira o prazo para as inscrições do concurso “Como vejo a minha cidade”, que o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran)promove para estudantes universitários. A atividade é parte das atividades de Educação para o Trânsito do órgão para o mês de junho, cujo tema definido pela Agenda Pedagógica é “Trânsito, meio ambiente e cidadania.

Poderão participar do concurso estudantes dos cursos de jornalismo e de publicidade, e as inscrições podem ser feitas na Unidade de Educação do Detran MS (Rodovia MS 80 Km 10, saída para Rochedo, no bloco 17). Quaisquer informações e esclarecimento podem ser obtidos pelos telefones 368.0237 ou 368.0290. A divulgação do resultado será no dia 26 de junho.

Os trabalhos deverão ser apresentados em fita VHS para os casos de audiovisual, em papel couché A3 e cópia em disquete ou CD ROM para casos de peças publicitárias, ou ainda cópia impressa acompanhada de cópia em disquete para os casos de reportagens impressa.

Os temas a serem abordados são Poluição Visual; Poluição Sonora; Poluição do Solo; Poluição Atmosférica (Qualidade do ar) Segurança e acessibilidade do Ciclista; Segurança e acessibilidade do Pedestre; Segurança e acessibilidade dos Idosos; Segurança e acessibilidade dos Portadores de Necessidades Especiais; Calçadas Irregulares.

Os trabalhos serão julgados em critérios de Apresentação, Relevância, Adequação ao Tema, Abrangência, Objetividade, Criatividade e Imagem. A premiação será uma câmera fotográfica digital para cada categoria.

Oficina capacita técnicos do governo para elaboração do PPA

0

17/06/2003 14h56 – Atualizado em 17/06/2003 14h56

Técnicos do governo do Estado estão participando, até o final da tarde, de uma oficina de capacitação para os trabalhos de elaboração do PPA (Plano Plurianual). O encontro reúne representantes de todas as secretarias no hotel Metropolitan.

As discussões estão sendo conduzidas pelo professor Vladimir Pomar. Neste momento, o debate está em torno das características sociais e políticas do Estado. A oficina foi aberta às 9h pelo vice-governador e secretário Egon Krakhecke (Planejamento, Ciência e Tecnologia).

Egon reafirmou a disposição do governo em conduzir as discussões do PPA de maneira participativa, abrindo oportunidades para a sociedade debater o modelo de desenvolvimento do MS através de audiências públicas.

Exigido pela Constituição de 1988, o PPA é o conjunto de metas e diretrizes que o governo apresenta para um período de 4 anos (2004/2007). Depois de elaborado, o PPA será encaminhdado para a Assembléia Legislativa até o dia 15 de outubro.

PIB da agropecuária sobe 4,5% e setor responde por 28%

0

17/06/2003 14h44 – Atualizado em 17/06/2003 14h44

O PIB (Produto Interno Bruto) do setor agropecuário cresceu 4,54% de 1999 para 2000, segundo os últimos dados do Iplan (Instituto de Planejamento) disponibilizados para a Famasul (Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul). Com isso, o setor que já respondia sozinho pela maior parte do PIB estadual passou de uma participação de 27,8% para 28,4%, saltando de R$ 2,9 bilhões para R$ 3,1 bilhões em um ano.

Ao mesmo tempo o PIB estadual como um todo registrou um salto de 10,60%. O setor industrial responde no bolo por 23,95% do PIB e, juntos, o de Comércio e Serviços, somam 47,63%. As projeções para o ano de 2001, cujos dados ainda não foram fechados, era é de que a agropecuária possa responder por 29% do PIB de Mato Grosso do Sul. A assessora econômica da Famasul, Adriana Mascarenhas, afirma que o momento é propício para o setor que, além dos bons índices de produtividade, conta com apoio de políticas governamentais, como o Expansul (Programa de Expansão de Áreas Agrícolas de Mato Grosso do Sul).

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.