18 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 14068

Adolescente é ferido por três tiros, no bairro Guanandi

0

06/06/2003 07h54 – Atualizado em 06/06/2003 07h54

O adolescente C.M.V., 14 anos foi ferido ontem à noite, às 21h39, por um tiro de revólver. O fato aconteceu na avenida Marechal Deodoro, 1807, bairro Guanandi e, conforme o Corpo de Bombeiros, foi atingido por duas balas no braço esquerdo e uma no tórax. Os Bombeiros ainda informaram que o adolescente tentava furtar uma casa, e foi atingido por um homem que transitava pela avenida.

Muita água com muito exercício document.write Chr(39)pode ser fat

0

06/06/2003 07h52 – Atualizado em 06/06/2003 07h52

A maioria dos esportistas sabe dos riscos da desidratação e da necessidade de beber líqüido durante os exercícios. Mas médicos alertam também para o perigo de beber muita água.

Combinada à perda de sódio, a ingestão de líqüido em excesso durante longos períodos de exercício – como corridas longas – pode causar a hiponatremia, ou a intoxicação por água, que é fatal.

Os corredores amadores estão mais sujeitos ao problema, já que esportistas experientes, como a atleta britânica Paula Radcliffe, correm rápido demais para beber em excesso.

As pessoas que praticam exercícios por curtos períodos de tempo, como uma ou duas horas na academia, também têm poucas possibilidades de desenvolver a doença.

Exagero:

Especialistas dizem que a necessidade de beber água durante os exercícios é exagerada.

Nos Estados Unidos, a preocupação com a hiponatremia levou o USA Track and Field, o orgão que regula o atletismo no país, a publicar novas diretrizes para corredores de longa distância.

O médico David Martin, da Universidade do Estado da Geórgia, estudou os hábitos de ingestão de líquido de corredores amadores e encontrou 70 casos de hiponatremia desde 1985 – muito mais do que de desidratação.

“Nós estamos muito preocupados com o número cada vez maior de pessoas que estão começando a correr e escutam document.write Chr(39)beba água, nunca é demais, leve água com você ou ficará desidratado, não se preocupe com o calor, beba maisdocument.write Chr(39)”, afirmou a um jornal americano.

“Isso está errado, errado, errado.”

Outro médico, o cardiologista Dan Tunstall-Pedoe, do hospital St Bartholomew, em Londres, disse que, em uma maratona, deve-se beber cerca de meio litro de água por hora.

“Mas na academia é outra situação”, afirmou.

Ele disse que é possível perder cerca de um litro de água na academia, mas que a quantidade é facilmente reposta após o exercício.

Iplan entrega hoje o Troféu Marco Verde

0

06/06/2003 07h47 – Atualizado em 06/06/2003 07h47

Criado por meio de um decreto municipal há dois anos, o Troféu Marco Verde, que tem como finalidade agraciar personalidades e entidades que contribuem para a melhoria da questão ambiental no Município será entregue em solenidade que acontece às 19h30 de hoje, no Teatro Municipal de Dourados.

A solenidade encerra o VII Eco Dourados e a IV Semana do Meio Ambiente, que recebeu, este ano, recorde de visitas de estudantes de escolas das redes públicas e particulares, bem como universitários e público em geral, tanto para as exposições, quando para as palestras e mini-cursos realizados durante o evento.

As personalidades que serão agraciadas com o Marco Verde são os engenheiros agrônomos Ademir Antunes de Moraes e Luiz Carlos Moraes; o ex-prefeito José Elias Moreira; o arquiteto Gledson Marques; a jornalista Maria Lúcia Tolouei; o artista plástico Paulo Rigotti; o promotor de Justiça Marcos Fernandes Sisti; as professoras Liliane Kobaiachi e Vanilda Antunes; o pesquisador Luís Carlos Hernani e o vereador Walter Hora (PPS).

O troféu Marco Verde, conferido pela segunda vez este ano desde sua instituição, segundo o diretor-presidente do Instituto do Planejamento e Meio Ambiente – Iplan, Luiz Carlos Ribeiro, é uma distinção concedida na Semana do Meio Ambiente pela Prefeitura de Dourados em reconhecimento a profissionais e instituições que se destacaram em trabalhos voltados à causa ambiental.

Ele explicou que a escolha é feita pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e Iplan, a partir da análise dos trabalhos e contribuições feitas pelos indicados. A solenidade de entrega vai acontecer nesta sexta-feira às 19h30, no Teatro Municipal, após uma apresentação cultural do Coral Santa Cecília. Para finalizar a IV Semana do Meio Ambiente e da VII Eco-Dourados haverá um coquetel logo após a apresentação do Coral Santa Cecília.

Hamas rompe diálogo com primeiro-ministro palestino

0

06/06/2003 07h43 – Atualizado em 06/06/2003 07h43

O grupo militante palestino Hamas informou que está rompendo o diálogo com o primeiro-ministro palestino, Mahmoud Abbas – mais conhecido como Abu Mazen – em protesto contra suas declarações na cúpula da paz, em Aqaba, na Jordânia, nesta semana.

Abbas prometeu em Aqaba pôr um fim ao levante armado palestino. Ele se reuniu com o presidente americano, George W. Bush, e o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon.

Um porta-voz do Hamas disse que Abbas abriu as portas para que Israel mate palestinos quando quiser.

O primeiro-ministro tem enfrentado pressão cada vez maior de Israel e dos Estados Unidos para desarmar grupos militantes palestinos.

Resistência:

Em entrevista à BBC, nesta semana, Abdel Aziz Al-Rantisi, líder do Hamas na Faixa de Gaza, afirmou não acreditar que uma trégua seja um bom negócio e disse que “só a resistência serve” aos palestinos.

Ele disse que a trégua será ruim para os palestinos se a ocupação de seus territórios e os ataques às suas cidades continuarem.

“Abu Mazen e o seu governo estão sob a pressão de Israel, dos Estados Unidos e inclusive dos países árabes para se chocarem com o Hamas”, disse.

“Isso vai contra os interesses dos palestinos. Temos que garantir que não haja conflitos palestinos internos. É isso que nos interessa agora”, completou.

Al-Rantisi disse não acreditar na possibilidade de paz total com Israel:

“Sharon já disse que, por ideologia, segundo a Bíblia, esta terra é de Israel. Nós dissemos claramente que, segundo a nossa história e a nossa religião, esta terra é uma terra islâmica. Por que os palestinos devem aceitar o que os israelenses dizem, que esta terra é do povo judeu porque os seus antepassados tiveram um Estado aqui há 3 mil anos? Ninguém pode aceitar isso.”

PSDB de Bataguassu começa a reorganizar-se

0

05/06/2003 18h11 – Atualizado em 05/06/2003 18h11

Já com o objetivo de participar das eleições municipais, em 2004, o diretório municipal do PSDB começou a reorganizar-se também em Bataguassu.

A informação partiu de um dos filiados do partido, Levi de Aguiar. Por telefone, ele manteve contato com a redação do Diário MS, Sucursal de Três Lagoas, na tarde de ontem, assegurando que o PSDB quer participar de maneira influente nas eleições do ano que vem.

“O PSDB não desapareceu em Bataguassu. Pelo contrário, recebemos visitas de assessores dos deputados do partido, na Assembléia, e eles prometeram dar incentivo à renovação do partido aqui em Bataguassu”, disse Levi.

Hoje à noite, dando continuidade a esse trabalho de reorganização do PSDB, o diretório vai reunir-se na casa do vereador Antônio da Cruz Pelegrino (PSDB), a partir das 19 horas.

Detectados 20 casos novos de câncer por mês

0

05/06/2003 18h10 – Atualizado em 05/06/2003 18h10

A cada mês, surgem na cidade de Três Lagoas mais de 20 casos novos de câncer. A informação partiu do médico Adriano Henrique Henschel, diretor clínico do Grupo Oncológico de Três Lagoas, anexo ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.

Inaugurado no final do ano passado, o centro especializado para tratamento do câncer aguarda a oficialização do credenciamento junto ao Ministério da Saúde, para atendimento em convênio com o SUS – Sistema Único de Saúde.

Até agora, a notícia do credenciamento veio somente através do secretário estadual da Saúde, João Paulo Barcellos Esteves, na semana passada, quando visitou o hospital para a entrega do selo de “Hospital Amigo da Criança”.

“Estamos ansiosos para que o convênio com o SUS seja oficializado, através de publicação no Diário Oficial”, manifestou Henschel. Segundo ele, com o credenciamento, o tratamento oncológico torna-se mais acessível, sem a necessidade da incômoda remoção dos pacientes para as cidades paulistas de Barretos e Jaú.

O médico informou que apenas 10% dos pacientes portadores de câncer estão sendo atendidos na cidade, “porque não possuímos ainda o credenciamento com o SUS”.

Além dos exames laboratoriais que são caros, são também altas as custas do tratamento de quimioterapia e de alguma cirurgia oncológica, explicou o médico. A quimioterapia, dependendo do grau e tipo de câncer custa mensalmente para o paciente, de R$ 300 a R$ 2 mil.

PRF apreende 64 trouxinhas de crack em motocicleta

0

05/06/2003 18h09 – Atualizado em 05/06/2003 18h09

Equipe da Polícia Rodoviária Federal apreendeu 64 trouxinhas de crack, na BR 262, na altura do km 21, nas proximidades do distrito de Arapuá, em Três Lagoas, por volta das 19 horas desta terça-feira.

A droga estava em poder de Arnaldo Alves Filipo, de 23 anos de idade, residente em Três Lagoas. Ele estava na garupa da motocicleta Honda/CG 125, placa HRT 7680, conduzida pelo pintor Márcio Moisés da Silva, também residente em Três Lagoas.

Segundo foi apurado, os dois dirigiam-se para Arapuá, quando foram abordados e vistoriados pela PRF.

Os dois envolvidos, a motocicleta e a droga foram conduzidos ao 2º Distrito Policial, aonde foi lavrado o Boletim de Ocorrência do flagrante delito pelo porte e tráfico de entorpecentes.

MACONHA

Por sua vez, na madrugada de ontem, por volta das 2 horas, a Polícia Rodoviária Estadual, em operação de rotina de fiscalização, vistoriou o ônibus da Viação São Luiz e apreendeu também 22,9 kg de maconha.

A droga estava numa caixa de papelão, no bagageiro do ônibus, que faz linha de Três Lagoas a Ponta Porã. Segundo informações do motorista do ônibus à polícia, a caixa de papelão, segundo o relatório das bagagens, pertencia ao passageiro, João de Souza Santos, residente em Dourados.

A droga e o suspeito envolvido com tráfico de entorpecentes foram conduzidos ao 2º DP, aonde foram tomadas as providências cabíveis.

Vereador insiste na resposta de requerimentos aprovados

0

05/06/2003 18h08 – Atualizado em 05/06/2003 18h08

O vereador José Fernando (“Jota”) Machado (PDT) no uso da tribuna da Câmara, na sessão desta terça-feira à noite, formalizou reclamação pelo não atendimento de dois Requerimentos de sua autoria.

Segundo o vereador Jota, os dois documentos foram aprovados pelo plenário por unanimidade, na sessão ordinária do dia 5 de novembro do ano passado.

Numa dessas proposituras, Jota encaminhou ao Executivo pedido de relação de nomes de dentistas, concursados ou contratados, que prestam serviços ao município. No outro requerimento, o vereador requereu prestação de contas de todas as despesas pagas à empresa Excel Consultoria, desde janeiro de 1997 até agora.

O vereador, dirigindo-se à Mesa, manifestou sua indignação sobre “o descaso” do Poder Executivo ao ignorar os requerimentos dos vereadores. Segundo informações do próprio vereador, o prazo regimental e até constitucional para o Executivo responder a qualquer requerimento é de 15 dias, a contar da data do recebimento.

O presidente da Câmara, vereador Valdomiro Aguirre (PTB), em resposta ao vereador Jota, assegurou que a secretaria da Casa de Leis está relacionando todos os requerimentos não respondidos e irá solicitar do Departamento Jurídio que tome as providências cabíveis.

TRÊS LAGOAS: MUNICIPIO VAI COMEMORAR 88 ANOS E É DESTAQUE EM CARTÃO TELEFÔNICO

0

05/06/2003 18h07 – Atualizado em 05/06/2003 18h07

Como presente pelos seus 88 anos, Três Lagoas receberá, no próximo dia 10 de junho, um cartão telefônico da Brasil Telecom com a foto área da cidade, que mostra o seu principal cartão postal – as três lagoas.

A cerimônia de lançamento do cartão acontecerá dia 10 de junho, no Hotel OT, às 19h, e contará também com uma apresentação especial da peça “A Princesa Engasgada”, do Teatral Grupo de Risco.

A peça é um dos projetos do Teatral, que contou com o patrocínio cultural da Brasil Telecom durante dois anos realizando apresentações na capital e em diversas cidades do interior do Estado. Nesta montagem participam dois atores, André Furquim e Leandro Melo, que contam com muito humor a estória de uma princesa que se engasga com uma espinha de peixe e precisa de um médico para se curar. Eles se transformam em reis, princesas, fidalgos e camponeses, tudo isto com a participação ativa do público.

No evento está prevista a presença do Prefeito e seu secretariado, autoridades, imprensa e clientes da Brasil Telecom.

Durante a semana que antecede o aniversário de Três Lagoas, a Brasil Telecom também estará com sua equipe divulgando produtos e serviços e realizando, em parceria com as rádios, ações promocionais com sorteio de brindes.

Delcídio diaz que só crescimento econômico pode afastar o deficit da Previdência

0

05/06/2003 18h05 – Atualizado em 05/06/2003 18h05

A reforma é fundamental para que possamos garantir o pagamento de quem já está aposentado, mas ela , sozinha, não vai resolver o déficit nas contas da previdência. Para solucionar definitivamente o problema é preciso promover o desenvolvimento econômico, através da implantação de projetos de infra-estrutura que vão criar as bases e estimular investimentos da iniciativa privada no mercado brasileiro, ampliar o número de postos de trabalho e tirar os trabalhadores da informalidade. Teremos mais gente contribuindo e , conseqüentemente, mais dinheiro entrando no caixa da previdência para garantir o equilíbrio entre receita e despesa .

A afirmação é do senador Delcídio do Amaral (PT / MS), que nesta quinta-feira ocupou a tribuna do Senado para, segundo ele, “ desmistificar a reforma da Previdência”.

  • Assuntos como a taxação dos inativos , a fixação de novos limites de idade para a aposentadoria do setor público e a imposição de teto para o benefício dos servidores são questões pontuais que serão resolvidas durante os debates no Congresso. Precisamos ir além disso. Atrair para o sistema quem hoje está na informalidade e não recolhe nada para a Previdência, e criar mecanismos de controle para acabar com as fraudes e a sonegação. Paralelamente é preciso promover o crescimento econômico para gerar empregos e aumentar o mercado consumidor – disse.

Delcídio lamentou que até o momento tem-se entendido a necessidade de reformar a Previdência como imposição do FMI para equacionar o deficit do Tesouro Nacional ou para acabar com privilégios de servidores públicos e de categorias profissionais do setor privado que se aposentam em tempo reduzido.

  • Não se tem feito qualquer associação à necessidade da reforma em um contexto mais amplo, que busque dotar o governo de mecanismos mais eficazes de combate às fraudes e à sonegação, e , ao mesmo tempo, incentive quem hoje está na informalidade a contribuir para a Previdência, como forma de aumentar a receita – afirmou o senador.

Delcídio revelou que, de acordo com dados do IBGE, a estagnação da economia brasileira nos últimos vinte anos levou 40 milhões e 700 mil trabalhadores – 56 por cento da população ocupada – para a informalidade. Desse total, 19 milhões e 800 mil são os chamados excluídos, que ganham menos de 1 salário mínimo e não têm nenhuma capacidade contributiva.

  • Por outro lado, temos quase 21 milhões de trabalhadores que, embora estejam na informalidade, têm condições de contribuir e precisam ser incentivados a fazê-lo. O ingresso deles no sistema poderia , quem sabe, ser uma alternativa à cobrança dos inativos, que tanto desgaste traz ao governo – esclareceu o senador.

    Delcídio lembrou que a Previdência Social opera com quatro regimes diferentes : o regime geral (RGPS), administrado pelo INSS, que inclui os trabalhadores do setor privado, os autônomos, os empregados domésticos , os trabalhadores rurais e os segurados facultativos ; o regime dos servidores públicos civis ; o regime dos militares e a chamada previdência complementar, cuja parte mais conhecida é formada pelos fundos de pensão.

  • Seria injusto culpar este ou aquele regime como responsável exclusivo pelo desequilíbrio das contas da previdência. É preciso enfrentar o problema como um todo, tomando medidas no sentido de ampliar o número de contribuintes do setor privado e combater a sonegação e as fraudes, que já provocaram um rombo estimado hoje em R$ 150 bilhões – ponderou o senador.

    Em relação à Previdência Pública, Delcídio entende como coerentes as alternativas oferecidas pelo Governo no que se refere à limitação da idade mínima para aposentadoria, tendo em vista a elevação da expectativa de vida da população brasileira, que nos últimos anos saltou de 55 para 69 anos, o redutor do benefício para aqueles que anteciparem a aposentadoria ( 5% por ano que faltar para atingir a idade mínima, limitada a 35 % da remuneração) e a adequação do valor da aposentadoria do servidor público oriundo da iniciativa privada , que deverá ser proporcional ao tempo de serviço, tanto na iniciativa privada quanto no setor público .

No que se refere a taxação dos inativos, o senador sul-mato-grossense disse que o Governo do Presidente Lula trabalha, como premissa da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2004, com uma taxa de crescimento do PIB de 4,25%.

  • Se somarmos a isso as alterações da Reforma da Previdência, acredito que o déficit previdenciário tende a diminuir do patamar de 3,1 % do PIB previsto para o período de 2001 a 2020. Não vejo, portanto, a necessidade de se discutir o mérito da cobrança ou não dos aposentados e pensionistas, que geraria uma arrecadação de apenas R$ 1 bilhão, com um tremendo desgaste político para o governo. Além disso, concordo com o princípio de não tributar benefício. Mas quero deixar claro que sou homem de partido e aquilo que o PT decidir em relação à cobrança dos inativos vou respeitar e cumprir – disse Delcídio.

DISTRIBUIÇÃO DE RENDA

Delcídio destacou a importância da Previdência com instrumento de distribuição de renda e redução da pobreza no país.

  • No ano passado a Previdência gastou R$ 88 bilhões de reais – 6,78 % do PIB – com benefícios sociais, atingindo a marca de 21 milhões e 100 benefícios mensais, 6 milhões e 900 mil deles pagos ao homem do campo, através da chamada Previdência Rural. Se levarmos em conta que para cada beneficiário direto há, em média, 2,5 pessoas que se beneficiam indiretamente, os benefícios pagos hoje pela Previdência atendem a 74 milhões de pessoas . Caso não existissem esses pagamentos, o percentual de pobres aumentaria de 34 % para 45,3% da população. Trocando em números, se não houvesse essa política, teríamos 18 milhões e 100 mil pessoas a mais consideradas pobres no Brasil – revelou o senador.

Delcídio ressaltou ainda o papel da Previdência na transferência de recursos das áreas urbanas para o meio rural.

  • Em 6 em cada 10 municípios brasileiros a renda da Previdência supera o Fundo de Participação dos Municípios. Tais recursos , na zona rural, são destinados ao auxílio das famílias que vivem em economia de subsistência, ao financiamento de pequenas produções, que acabam por dinamizar o comércio e reduzir a migração do campo para as grandes cidades, garantindo renda na época da entressafra local – disse.

LDO vai à votação com 22 emendas, na terça

0

05/06/2003 17h23 – Atualizado em 05/06/2003 17h23

A LDO (Lei de Diretrizes e Bases Orçamentárias), que serve de base para a confecção do orçamento de 2004 de Campo Grande, vai a votação na próxima terça-feira. O projeto tem 22 emendas ao que foi enviado à Casa pelo prefeito André Puccinelli (PMDB), no mês passado.

Dezoito emendas foram descartadas. O relator do projeto, Airton Saraiva (sem partido), informou que o corte foi porque essas emendas não obedeciam ao PPA (Plano Plurianual ) de investimentos do município. Saraiva havia vetado 20 sugestões de mudanças na lei, mas depois de uma reunião com a bancada petista decidiu incluir mais duas. Os petistas reclamavam de ter tido a maior parte de suas emendas vetadas. Conforme Saraiva, 12 dos 21 vereadores tiveram emendas incluídas aos projetos, incluindo ações e obras em todas as áreas.

A previsão é que apresente o relatório do projeto na terça-feira, seja feita a primeira votação e a segunda fique para quinta-feira. A LDO é apontada como um dos projetos prioritários dos vereadores neste primeiro semestre, conforme avaliação do presidente da Casa, Youssif Domingos (PDT).

Polícia de MS ajuda a procurar matador de jornalista

0

05/06/2003 17h21 – Atualizado em 05/06/2003 17h21

A Polícia Civil de Bataguassu foi acionada e outras delegacias da região da divisa com São Paulo auxiliam na procura do homem que matou a jornalista Melyssa Martins Corrêa, de 23 anos, anteontem em Presidente Prudente. O delegado de Bataguassu, Pedro Arley Caravina, recebeu foto de um suspeito e já distribuiu para equipes efetuarem buscas.

A cidade foi citada por Fábio César Padoves, que teria sido ameaçado pelo autor e obrigado a leva-lo de carro até Bataguassu. Caravina conversou com Padoves e assim como o delegado responsável pelo caso, em Prudente, acredita na hipótese de latrocínio (roubo e assassinato).

O delegado informou ao Campo Grande News que uma pessoa com as características do suspeito foi vista na região de uma escola de Bataguassu pedindo dinheiro para seguir viagem. O delegado disse que o autor conhece bem a região, uma vez que o trajeto entre Prudente e Bataguassu foi feito por estradas vicinais, evitando postos da polícia rodoviária e pedágios.

Segundo a testemunha, o homem que matou a jornalista teria dito que vinha de uma favela de São Paulo.

Melyssa era repórter e editora do caderno de cultura e variedades do jornal Oeste Notícias.

Semana do meio ambiente é aberta oficialmente

0

05/06/2003 17h20 – Atualizado em 05/06/2003 17h20

Com a presença de alunos da rede municipal de ensino, de crianças e adolescentes de projetos sociais e da gerente de Qualidade de Vida, Isabel Fares, foi aberta oficialmente a Semana Mundial do Meio Ambiente, na manhã de ontem, na quadra poliesportiva da Lagoa Maior, em Três Lagoas.

O gerente de Meio Ambiente, Albert Stec, e o comandante local da Polícia Militar Ambiental, capitão Sérgio Monari, abriram a solenidade, que também contou com apresentações e animação do cantor Erê e do sapo Treleco, adotado como símbolo da preservação e equilíbrio do meio ambiente.

Na mesma ocasião, foram divulgados os ganhadores do concurso de redação, em que os alunos do município abordaram temas sobre a natureza.

Queima de material apreendido

Uma grande fogueira, montada às margens da Lagoa Maior, queimou material apreendido pela Polícia Militar Ambiental (PMA), logo após a solenidade de abertura oficial da Semana do Meio Ambiente. O ato foi acompanhado pelas crianças dos projetos sociais da Prefeitura, entre elas as crianças e adolescentes do projeto Florestinha, ligado à PMA.

Segundo informações do capitão PMA Monari, foram queimados 12 mil metros de rede, 30 tarrafas, 180 gaiolas e diversos outros apetrechos de pesca clandestina.

O material queimado foi resultado de diversas apreensões, realizadas durante todo o período do ano passado até o mês de maio deste ano.

André dá conselho, mas não opina sobre greve na S. Casa

0

05/06/2003 17h16 – Atualizado em 05/06/2003 17h16

Mesmo sugerindo que os enfermeiros da Santa Casa, em greve desde terça-feira, negociem com a direção do hospital, o prefeito de Campo Grande, André Puccinelli (PMDB), evitou, há pouco, comentar sobre a paralisação.

O prefeito limitou-se a dizer que o problema “é deles”, numa referencia aos servidores e a direção da Santa Casa. A greve afetou o funcionamento do principal hospital da cidade e já suspendeu cirurgias eletivas realizadas pelo SUS.

Expo Mulher acontece neste sábado

0

05/06/2003 17h16 – Atualizado em 05/06/2003 17h16

Será aberta neste sábado, a partir das 12 horas, com entrada liberada, a IX Expo Mulher, no Três Lagoas Clube (TLC), organizada pela Cia de Eventos, sob a responsabilidade de Gisella Peron.

O evento, considerado importante para o comércio e divulgação do nome da cidade, passou a integrar o calendário da programação oficial dos festejos comemorativos do 88º aniversário de Três Lagoas.

Além de desfiles de modas e concursos de beleza, que escolherão a Garota Expo Mulher e a Garota Country, haverá também almoço, a cargo do Grupo Escoteiros Guaicurus.

“A Expo Mulher é oportunidade importante para mostrar a capacidade empreendedora da mulher de Três Lagoas e de outras cidades”, esclareceu Gisella. Ao mesmo tempo em que a mulher mostra seus produtos e torna-os conhecidos, a Expo Mulher é também oportunidade de grandes negócios, segundo disse a diretora da Cia de Eventos.

Poucas escolas entregaram calendário de reposição de aulas

0

05/06/2003 17h01 – Atualizado em 05/06/2003 17h01

Poucas escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul entregaram o calendário de reposição das aulas perdidas durante os 11 dias de greve dos professores. A informação é da Secretaria de Educação que lembra que o prazo para a entrega do calendário encerra amanhã.

Cada assessor técnico da escola tem que elaborar o seu calendário com o colegiado, que deve cumprir as determinações da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) para não haver prejuízo aos estudantes.

Conforme a Secretaria, a reposição das aulas deve ir até 30 de setembro. As aulas da rede estadual foram retomadas no último dia 26 de maio. A Secretaria quer evitar que fiquem dias de aula para serem repostas no segundo semestre.

No Estado existem cerca de 398 escolas estaduais, de acordo com o censo escolar e coordenadoria de estatística da secretaria.

Asfalto ecológico será gradativo, avisa Puccinelli

0

05/06/2003 17h00 – Atualizado em 05/06/2003 17h00

O prefeito de Campo Grande, André Puccinelli (PMDB), disse há pouco, durante a solenidade sobre o “Dia do Meio Ambiente, que a implantação do asfalto ecológico na cidade será feita de forma gradativa e que sua regulamentação pode acontecer em duas semanas”.

Puccinelli reconheceu a importância do projeto, iniciativa do vereador Edil Albuquerque, para o meio ambiente, mas disse que o asfalto, produzido a partir do aproveitamento de pneus usados, custo em torno de 20% mais caro que o sistema tradicional.

Equipe da Secretaria Municipal de Obras já está realizando testes com a massa asfáltica, avaliando as condições do terreno, porque nem todo local aceita o produto, revela o prefeito, creditando a isso o custo mais elevado do produto.

OAB/MS cobra polícia sobre atentado contra advogado

0

05/06/2003 16h57 – Atualizado em 05/06/2003 16h57

A presidente da comissão de defesa e assistência das prerrogativas dos advogados da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil – seccional de MS) Leni Ourubes Silva, acompanhada de representantes da OAB de Dourados, esteve há pouco na sede do 1º Distrito Policial de Dourados, reunida com o delegado Oduvaldo de Oliveira Pompeu, o Telê, para cobrar uma posição da Polícia, com relação a agressão sofrida pelo advogado Nilson Francisco da Cruz, ocorrida na madrugada de sexta-feira para sábado da semana passada, quando a casa dele foi metralhada com cerca de 18 tiros.

Leni disse que a entidade vai acompanhar o desenrolar das investigações e vai ficar atenta para que o caso não seja esquecido, como tantos outros. A representante da OAB disse ainda que a polícia não pode descartar a hipótese de represália, uma vez que a categoria trabalha com causas que pode interferir nos interesses de terceiros.

Convênio vai permitir instalação de Central Única de Operação de Ambulância

0

05/06/2003 16h55 – Atualizado em 05/06/2003 16h55

O prefeito André Puccinelli, a secretária Municipal de Saúde, Beatriz Dobashi o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Dagoberto Nogueira Filho e o comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul assinam amanhã às 9h30, convênio para a instalação de uma Central Única de Ambulância para o atendimento pré-hospitalar em Campo Grande. A central será gerenciada pelo Corpo de Bombeiros que terá, a partir deste acordo, mais 10 ambulâncias na sua frota.

Atualmente, os veículos estão disponibilizados nas unidades de saúde e com a centralização, a meta é agilizar o atendimento à comunidade. As ambulâncias poderão ser acionadas pela população por meio do número de telefone 193. Com o funcionamento da Central, a intenção é não só otimizar os serviços de emergência e urgência, mas também tornar mais eficiente o deslocamento das ambulâncias.

A prefeitura de Campo Grande irá repassar recursos financeiros e efetuar o acompanhamento contínuo das atividades desenvolvidas, bem como, orientar e fiscalizar a aplicação dos recursos. O município vai colocar servidores nas funções de um motorista e um auxiliar de enfermagem para cada ambulância.

O combustível, manutenção mecânica dos veículos e fornecimento de materiais de consumo, equipamentos básicos, a colocação de rádios transmissores nos veículos e nos Centros de Saúde 24 horas para contato com a Central de Operações será de responsabilidade da prefeitura. O Valor estipulado no convênio é de R$ 58.500,00.

Ao Corpo de Bombeiros compete adequar o Centro de Operações com homens e equipamentos, integrando os sistemas 193 e 192 com as Unidades de Saúde e ambulâncias, coordenar o deslocamento dos veículos, treinar os recursos humanos cedidos pela prefeitura, elaborar relatórios e executar os serviços de resgate e Atendimento Pré-hospitalar dentro do município com os veículos de Classe “C” (UR).

Ilha teve, em 2002, faturamento de 400 mil com visitas

0

05/06/2003 16h53 – Atualizado em 05/06/2003 16h53

Dados da prefeitura de Bonito apontam que a Ilha do Padre, que o governo de Mato Grosso do Sul pretende desapropriar para transformar num refúgio de preservação ambiental recebeu, só ano passado, cem mil visitantes. Considerando que cada um paga R$ 4,00 para entrar no local, o faturamento da ilha foi de R$ 400 mil.

O decreto de desapropriação deve ser publicado na segunda-feira, segundo o governo do Estado. A ilha está à venda, por R$ 6 milhões e o proprietário, o ex-padre e ex-prefeito da cidade, Roosvelt Sá de Medeiros, determinou aos corretores que mantenham a transação.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.