26.8 C
Três Lagoas
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 14050

Polícia francesa prende 300 militantes iranianos em Paris

0

17/06/2003 08h50 – Atualizado em 17/06/2003 08h50

A polícia francesa começou a fazer grandes blitze em bairros de Paris onde há membros do grupo oposicionista iraniano Popular Mujahideen.

Mais de 300 pessoas foram presas nesta terça-feira numa operação que envolveu 1,3 mil policiais. Eles tinham mandado judicial emitido pelo juiz antiterror Jean-Louis Bruguiere.

As prisões vieram depois de uma longa investigação sobre atividadades do grupo Popular Mujahideen, que no passado foi considerado uma organização terrorista pelo Irã, Estados Unidos e União Européia.

Mais de US$ 1 milhão (aproximadamente R$ 2,87 milhões) em dinheiro, além de computadores, foram apreendidos nas blitze no bairro de Val ddocument.write Chr(39)Oise, região norte de Paris, e em Yvelines, no oeste da cidade.

Mulher:

A correspondente da BBC em Paris Caroline Wyatt disse que, de acordo com fontes policiais, a organização estava “prestes a cometer ou a financiar atos de terrorismo”.

De acordo com a agência de notícias France Presse, entre os presos está Maryam Rajavi, esposa do líder do grupo, Massoud Rajavi.

Ela é apontada pelo Popular Mujahideen como a “futura presidente do Irã”.

Um irmão do líder, Saleh Rajavi, também teria sido preso quando a polícia vasculhou o centro de operações do Conselho Nacional de Resistência do Irã, a mais importante organização oposicionista iraniana, que reúne diversos grupos.

O porta-voz do Popular Mujahideen, Ali Safavi, disse à AFP que “as acusações são absolutamente ridículas”.

Ele também afirmou que os militantes do grupo vivem em Paris há muitos anos e que nunca tiveram problemas.

“Onde quer que eles estejam, eles nunca estão envolvidos em atividades ilegais nos países que os abrigam.”

Ali Safavi acusou a França de “tentar bajular o governo islâmico do Irã” e afirmou que as prisões foram parte de uma “conspiração concertada” entre os dois governos.

A União Européia declarou o grupo Popular Mujahideen como organização terrorista em maio do ano passado, mas esta foi a primeira vez que as autoridades francesas agiram para deter seus membros.

Dólar comercial abre em queda de 0,06%, a R$ 2,873

0

17/06/2003 08h47 – Atualizado em 17/06/2003 08h47

O dólar comercial abriu em queda de 0,06%, cotado a R$ 2,863 na compra e R$ 2,873 na venda. Começa nesta terça-feira a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que vai definir a taxa de juro básico da economia, e os investidores devem estar ainda mais atentos aos índices de inflação.

Ontem à noite foi divulgado o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), da Fundação Getúlio Vargas. A taxa voltou a cair e apresentou alta de 0,57 na semana terminada em 8 de junho. Na pesquisa anterior, encerrada no dia 3, o IPC-S havia Interrompido uma seqüência de seis quedas com uma alta de 0,75%.

Hoje, depois do fechamento do mercado, será divulgada a segunda prévia do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), calculado também pela FGV. Na primeira medição, o índice registrou deflação de 0,47%.

Um dia depois de o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, dizer que o controle da inflação é prioridade e que a convergência dos índices para a meta não significa queda de juros a partir de agora, o vice-presidente José Alencar voltou a criticar a alta dos juros. Alencar disse que não tem que provar que é amigo de Luiz Inácio Lula da Silva e atacou a manutenção da Selic em 26,5% ao ano. Ele disse que ninguém pode fazer investimento com um juro a 26,5%, que representa a remuneração de uma empresa em três anos.

Ontem, os investidores já estiveram de olho no resultado do Copom. O dólar comercial encerrou em alta expressiva de 1,23%, cotado a R$ 2,873 na compra e R$ 2,875 na venda, a máxima do dia. Apesar disso, a segunda-feira registrou marcas importantes nos títulos da dívida externa e no indicador de risco Brasil, que ficou abaixo de 700 pontos pela primeira vez em 28 meses. Pelo terceiro pregão consecutivo, os papéis da dívida brasileira registraram expressiva valorização e cotações históricas.

As empresas aproveitaram o recuo da moeda nos últimos dias para comprar dólar e pagar as dívidas no exterior. Além disso, algumas tesourarias de bancos estariam se antecipando à compra da moeda porque contam com a redução na taxa básica de juro.

A moeda americana oscilou bastante nas primeiras horas de negociação e ganhou força no final da manhã. No período da tarde continuou em ritmo acelerado. Os investidores não deram atenção aos resultados positivos da balança comercial e nem mesmo a expectativa de entrada de recursos captados no exterior pelas empresas privadas e pelos bancos. Nos próximos dias poderão entrar os recursos da Usiminas e Sadia.

Deputados se reúnem para discutir tramitação da LDO

0

17/06/2003 08h43 – Atualizado em 17/06/2003 08h43

Os deputados estaduais se reúnem nesta manhã para discutir a tramitação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Se não houver um acordo, o projeto irá seguir tramitação normal e atrasar o início do recesso parlmentar, marcado para começar em 1º de julho, informou o presidente da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Assembléia Legislativa, Antônio Carlos Arroyo, em entrevista há pouco ao Bom Dia MS, da TV Morena. Os deputados têm ainda duas semanas de trabalho, com seis sessões. Conforme Arroyo, pela tramitação normal nas comissões, o projeto só estaria em condições de votação lá pelo dia 15 de julho. O deputado explica que o texto após ser lido, o que deve ocorrer hoje, fica em pauta por cinco sessões e aí segue para a CCJR para receber parecer.Na reunião de hoje, esclareceu Arroyo, deve ser definido um calendário para a tramitação, garantindo tempo hábil para apresentação de emendas. A estimativa de receita é de R$ 2,45 bilhões (para este ano foi de R$ 2,2 bilhões), os percentuais dos repasses aos poderes ficam mantidos como neste ano. A novidade, segundo Arroyo, é o aumento do repasse para saúde, de 10% para 12%.

OMS diz que avanço da Sars está sendo contido

0

17/06/2003 08h42 – Atualizado em 17/06/2003 08h42

A Organização Mundial da Saúde (OMS) suspendeu a advertência feita contra viagens a Taiwan devido à superpneumonia Sars e afirmou que a doença está sendo contida no mundo.

O Taiwan ficou em terceiro lugar em termos de número de pessoas contaminadas e mortas pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars, na sigla em inglês).

A advertência a Taiwan foi mantida por um mês.

O único local que ainda é alvo de advertência da OMS para viajantes é a capital chinesa, Pequim.

Longe do fim:

O diretor regional da organização para a região do Pacífico oeste, Shigeru Omi, disse que a suspensão da advertência teria efeito imediato.

“A decisão foi baseada numa melhora geral da situação. O risco para viajantes agora é mínimo”.

A OMS disse que a contaminação pela Sars ao redor do mundo está sendo contida, mas que a luta contra a doença ainda está longe do fim.

A suspensão da advertência a Taiwan foi divulgada durante uma conferência internacional sobre a doença, realizada na Malásia.

Foi a primeira vez que uma delegação de Taiwan representou o território em uma conferência da OMS.

A Sars matou 800 pessoas em todo o mundo desde que surgiu, no final do ano passado. O número de novos casos tem caído nas últimas semanas.

Suplente assume vaga na Câmara de Dourados

0

17/06/2003 08h35 – Atualizado em 17/06/2003 08h35

O empresário Laudir Munareto, o Polaco,(PSB) participa hoje da primeira sessão como o mais novo vereador da Câmara de Dourados. Laudir vai substituir por 60 dias o vereador Nelso Gabiatti do PFL que pediu afastamento para tratamento de saúde.

Na eleição passada Laudir obteve 603 votos e praticamente não vinha tendo nenhuma atuação política desde então. Quando soube que assumiria o cargo passou a conversar com os companheiros de partido para saber como seria a sua atuação em relação a atual administração e chegou a conclusão de que deverá manter-se independente.

Laudir disse que em seu curto mandato vai procurar colocar em prática algumas idéias que tinha na época de campanha. “Estando fora da política vinha tendo uma visão mais cidadã da atual situação da Câmara e agora poderei levar para o Legislativo algumas coisas que o povo espera de seus representantes”.

Para Laudir a atual administração nunca convidou o PSB para nada e não seria agora que mudariam de atitude. “Estarei na Câmara para representar o povo e tudo que for para o bem da população terá o meu apoio caso contrário votarei contra”.

O vereador Nelso Gabiatti que trocou o PSB pelo PFL, pediu afastamento para realizar um tratamento na coluna. No final de semana ele viajou para São Paulo e disse que volta ao trabalho quando receber liberação dos médicos. Assessores do vereador disseram que o tratamento já deveria ter sido iniciado, mas Gabiatti vinha adiando sua ida para a Capital paulista. Como o problema se agravou ele resolveu pedir afastamento do cargo.

PRF apreende contrabando de cigarro

0

17/06/2003 08h33 – Atualizado em 17/06/2003 08h33

A polícia rodoviária apreendeu, na BR 262, próximo a Terenos, 100 pacotes de cigarros que estavam escondidos no bagageiro do ônibus da empresa Expresso Mato Grosso.

O cigarro pertencia a Sidnei Oguino da Silva que teve a mercadoria apreendida. O cigarrao foi encaminhado à Receita Federal em Campo Grande.

Educação anuncia ação contra mau uso do passe estudantil

0

17/06/2003 08h32 – Atualizado em 17/06/2003 08h32

A secretária de Educação de Campo Grande, Maria Nilene Badeca da Costa, anuncia hoje, às 9h, no Caic do Aero Rancho, medidas para conter o mau uso do passe do estudante. A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) fez um levantamento e identificou que muitos alunos estavam usando o passe mas não iam para a escola.

De início, a prefeitura não deve cortar o passe, optando por adotar primeiro medidas mais brandas, como a comunicação aos pais sobre a irregularidade.

PF apreende mais de 1 tonelada de maconha

0

17/06/2003 01h59 – Atualizado em 17/06/2003 01h59

Uma equipe da delegacia de Policia Federal de Três Lagoas apreendeu no começo da noite de seguna-feira, mais de uma tonelada de maconha. A droga foi encontrada num depósito localizado à rua Clodoaldo Garcia, 211. Para chegar a esta apreensão a Policia Federal já tinha efetuado a prisão na semana passada dos elementos Emílio Silvano; Juraci Pereira e a mulher Rosani do Amaral, esposa do traficante Admilsom Duarte Tosta, vulgo Didi. Por ocasião desta prisão, foram apreendidos mais de 80 quilos de maconha que estava na residência destes elementos. Após um minucioso trabalho de investigação, por parte dos agentes da Policia Federal, descobriu então a existência desse depósito, onde foi encontrada e apreendida a droga maldita. Segundo agentes da Policia Federal, tudo indica que a droga deve pertencer a este grupo que foi preso na semana pessada.

Reajuste da tarifa será negociado entre Anatel e operadoras

0

16/06/2003 17h14 – Atualizado em 16/06/2003 17h14

O reajuste de telefonia fixa, previsto para o mês de julho, será negociado entre a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e as operadoras de telefonia.

O Ministério das Comunicações divulgou uma nota à imprensa na última sexta-feira, afirmando que procurou explorar com as empresas a possibilidade de fracionar o reajuste previsto nos contratos de concessão em um prazo superior a um ano, que hoje é pelo IGP-DI acumulado nos últimos doze meses.

Segundo a nota, a Anatel vai se incumbir de tarefa de negociar o reajuste nos termos da Lei Geral de Telecomunicações e dos Contratos de Concessão.

Segundo a assessoria de imprensa da Brasil Telecom, filial Mato Grosso do Sul, a empresa ainda não recebeu informações da matriz situada em Brasília sobre o possível reajuste e de que forma irá proceder.

O último reajuste de telefonia fixa foi em junho do ano passado.

Agesul abre licitação para reforma do Guanandizão

0

16/06/2003 17h11 – Atualizado em 16/06/2003 17h11

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) abriu licitação para a reforma do Ginásio Guanandizão, situado na Vila Nhá Nhá, em Campo Grande. O aviso de licitação está no Diário Oficial desta segunda-feira.

De acordo com a coordenadoria de licitações da Secretaria de Infra-estrutura e Habitação, as propostas serão aceitas até o dia 24 deste mês.

Inaugurado nos anos 80, o Ginásio Guanandizão já passou por duas reformas.

Nova sinalização favorece pedestres e facilita motoristas

0

16/06/2003 17h06 – Atualizado em 16/06/2003 17h06

A Prefeitura de Três Lagoas, através da gerência de Obras e do Departamento Municipal de Trânsito, renovou a pintura de sinalização horizontal e colocou novas placas de sinalização vertical, nas principais avenidas da cidade, incluindo a sinalização de solo dos redutores de velocidade.

Além das faixas para pedestres e da faixa de retração de veículos, nos seis principais cruzamentos, onde estão instalados semáforos, a Prefeitura ampliou o sistema binário (duas vias de direção), do início da rua Paranaíba até o cruzamento com a avenida Filinto Müller. Este trecho estava apresentando problemas para os motoristas, porque a referida rua, no trecho compreendida da Lagoa Maior até a avenida é binária e no cruzamento passava a ser de mão única de direção.

Uma outra obra, que veio a solucionar sérios problemas e veio evitar que acontecessem até eventuais acidentes, foi a rotatória na avenida Aldair Rosa de Oliveira, a avenida circular da Lagoa Maior. A rotatória irá facilitar a movimentação de trânsito no local em que se encontram três vias: avenida Capitão Olinto Mancini, avenida Aldair Rosa de Oliveira e a rua Crispim Coimbra.

Nestas obras, foram gastos recursos próprios do Município, na ordem de R$ 14,5 mil, segundo informou um técnico da prefeitura.

Grande campeão em Dourados ganha também na Expotrês

0

16/06/2003 16h57 – Atualizado em 16/06/2003 16h57

O grande campeão da raça Nelore Mocho, o touro Sapateiro da Cabocla, do pecuarista Reinaldo Batista Padovan, proprietária da Fazenda Cabocla em Angélica, foi o grande vencedor no julgamento de gado, realizado na manhã de segunda-feira,16, na Exposição Agropecuária de Três Lagoas (Expotrês).

Como na Expoagro de Dourados, o animal foi campeão sênior e reservado grande campeão, segundo informou por telefone o pecuarista Padovan. Ele havia posado com o Sapateiro da Cabocla para reportagem do Diário MS, sucursal de Três Lagoas, no recinto da Expotrês. Ele e a reportagem do Diário MS já acreditavam que o Sapateiro da Cabocla iria vencer no primeiro julgamento da raça Nelore Mocho. Por esse motivo, Padovan aceitou posar para a reportagem, até mesmo como desafio.

No primeiro julgamento, desfilaram 89 animais da raça Nelore Mocho diante dos três juízes, Marcelo Mauro da Costa Moura, David de Castro Borges e Otávio Batista Oliveira Villas Boas.

David, que também é vice-presidente do Sindicato Rural, informou que, no decorrer da Expotrês serão julgados mais de 800 animais padrões.

O touro Sapateiro da Cabocla nasceu no dia 24 de julho do ano 2000 e pesa atualmente 986 kg, segundo informou o pecuarista Reinaldo Padovan.

Concluída a reforma no Ginásio Municipal de Dourados

0

16/06/2003 16h54 – Atualizado em 16/06/2003 16h54

O Ginásio Municipal de Esportes Ulisses Guimarães teve suas obras de reformas concluídas na última sexta-feira e, já no final de semana foi reaberto ao público com a realização de um torneio esportivo. Segundo o diretor-presidente da Fundação Cultural e de Esportes de Dourados – Funced, Raul Lídio Verão, havia oito anos que a praça esportiva mais solicitada do Município não passava por reformas.

Os trabalhos realizados no Ginásio Municipal foram programados após a elaboração de um projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros do Estado e a liberação de recursos da Prefeitura de Dourados de R$ 26 mil, autorizados pelo prefeito Laerte Tetila (PT).

Raul Verão informou que foi realizada a pintura completa da quadra de esportes e arquibancadas, com tintas especiais para longa duração; troca de praticamente todo o sistema elétrico do ginásio; recuperação do telhado, que estava danificado em vários locais, provocando goteiras em seu interior e a reforma e pintura dos banheiros.

Na parte de iluminação e infra-estrutura foram recuperados todos os refletores, com a troca das lâmpadas por novas, mais potentes e mais econômicas, de vapor de sódio e a de recuperação das grades e esquadrias da parte interna do ginásio, que estavam corroídas pelo tempo.

Lídio Verão destacou que uma das preocupações com o projeto e os trabalhos foi para com a qualidade do material e do próprio serviço executado na parte interna do ginásio, garantindo maior durabilidade a partir de sua reabertura, ocorrida no último final de semana.

O diretor-presidente da Funced explicou que, desde a realização do Carnaval com Cristo, em março, a própria Funced, constatando a necessidade dos reparos e após um laudo técnico solicitado ao Corpo de Bombeiros, interditou o ginásio para as reformas e melhorias executadas.

“O incentivo do prefeito Laerte Tetila deixa o nosso Ginásio Municipal em condições de atender ou sediar competições de grande porte e continuar atendendo a comunidade douradense que usa aquele espaço para os importantes eventos esportivos de nossa cidade”, destaca Verão.

Calote com cheques subiu R$ 1,4 milhão

0

16/06/2003 16h44 – Atualizado em 16/06/2003 16h44

Apesar de a quantidade de cheques devolvidos por falta de fundos em Mato Grosso do Sul ter diminuído 2% em maio, comparado com abril deste ano, o prejuízo na economia do Estado foi de R$ 1,4 milhão, saltando de R$ 118,9 milhões para um calote de R$ 120,3 milhões. Os dados do Banco Central apontam, ao mesmo tempo, uma redução de 170,9 mil folhas devolvidas para 167,5 mil.

Isso significa que o valor médio dos cheques aplicados por pessoas que não tinham fundos em conta e também por golpistas aumentou em 3,23%, de R$ 695,72 para R$ 718,20.

Os registros de débitos no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) feitos em maio deste ano tiveram um grande salto, de 86,68%, comparados com o mesmo período do ano passado, em Campo Grande. Segundo dados da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) foram efetuados no mês passado 6.207 registros contra 3.325 de maio de 2002. Por outro lado, os cancelamentos também aumentaram bastante, 70,85%, de 1.983 a 3.388. Avaliando os dois dados, entre os que reabilitaram e os que tiveram o crédito suspenso em maio, o saldo é negativo em 2.819.

O presidente da Associação, Benjamim Chaia, acredita que todo esse cenário reflete o momento de recessão econômica e não apenas calotes propositais. Ele afirma que já há mostras de uma tendência reversão. “A cidade está começando a se movimentar e os comerciantes nunca estiveram tão atentos como agora. Estão fazendo cadastro olhando SPC e tudo mais”, explica.

Seleção faz primeiro treino no Stade de France

0

16/06/2003 16h39 – Atualizado em 16/06/2003 16h39

A seleção brasileira realizou nesta segunda-feira o primeiro treino no Stade de France, em Saint Denis, local do jogo de estréia da equipe na Copa das Confederações, quinta-feira, contra Camarões.

Como Luís Fabiano ainda se recupera de dores na coxa direita, Adriano começou o coletivo entre os titulares. O atacante do Parma aproveitou a chance e fez dois gols na vitória dos titulares por 4 a 0. Émerson e Ronaldinho Gaúcho completaram o marcador. A alteração no setor ofensivo foi a única em relação à equipe que iniciou a partida contra a Nigéria, na quarta-feira passada.

Na segunda parte do coletivo, o treinador Carlos Alberto Parreira fez três modificações: tirou o lateral-direito Belletti, o meia Ricardinho e o atacante Gil, colocando Maurinho, Adriano, do Atlético-PR, e Alex. Luís Fabiano fez um trabalho à parte com o preparador físico Moracy Santdocument.write Chr(39)Anna e se reintegrará às atividades do grupo nesta terça-feira. O treino será decisivo para a escalação do jogador do São Paulo contra Camarões.

  • A cada dia, o time mostra mais maturidade e a tendência é que no jogo, que vale três pontos, o desempenho seja melhor – afirmou o treinador.

O treino marcou o retorno da seleção brasileira ao Stade de France, palco da final da Copa do Mundo de 1998. Naquela ocasião, o Brasil perdeu para a França por 3 a 0. Do elenco atual, apenas o goleiro Dida e o meio-campo Émerson faziam parte do grupo que ficou com o vice-campeonato. O coordenador-técnico Zagallo era o treinador.

  • É impossível não lembrar o que aconteceu naquela ocasião. Se os fatos que aconteceram no dia da partida não tivessem ocorrido, tenho certeza de que não perderíamos aquela final. Nosso time venceu a Holanda e estava pronto para ser campeão mundial. O grupo estava consciente que a oportunidade de conquistar pela quinta vez uma Copa do Mundo para o Brasil era real – disse Zagallo ao site oficial da CBF, referindo-se ao episódio em que o atacante Ronaldinho passou mal antes da partida, foi levado para um hospital em Paris, mas acabou entrando em campo.

Depois de enfrentar Camarões, o Brasil jogará pelo grupo B da Copa das Confederações contra os Estados Unidos, dia 21, em Lyon, e encerra a participação na primeira fase diante da Turquia, dia 23, em Saint Etienne. Na chave A estão França, Colômbia, Japão e Nova Zelândia. Os dois primeiros colocados de cada grupo disputam as semifinais e os vencedores decidem o título.

Estande do Grupo Endo é destaque na Expotrês

0

16/06/2003 16h33 – Atualizado em 16/06/2003 16h33

O estande do Grupo Endo, que representa os veículos e utilitários da marca Mitsubishi e Honda está sendo o mais visitado por pessoas que marcam presença da Expotrês – Exposição Agropecuária e Industrial de Três Lagoas. A empresa colocou em exposição cinco veículos, sendo três da marca Honda e dois da Mitsubishi. Os veículos que mais atrai a atenção é o Honda Fit, lançamento da indústria japonesa e que já está sendo fabricado Brasil, embora obedecendo toda tecnologia do importando. Outro veículo que é atração é a perua Pajero TR4. Os dois veículos estão à disposição para realização de Test Drive. Quem quiser ter a oportunidade de dirigir os veículos, basta visitar o estande da empresa e pedir para fazer o teste.

O Honda Fit, segundo comentou o empresário Jorge Endo, foi lançado no ano passado no Japão. O sucesso foi tanto que houve uma fila de espera de 60 dias para entrega do carro. Isso por que a montadora levava apenas 49 segundos para produzir um Honda Fit.

Depois de fazer sucesso no Japão o Fit conquistou os consumidores da Alemanha; Portugal e Nova Zelândia, sendo inclusive líder de vendas nestes países. Já a perua Pajero TR4 chama a atenção pelo seu desing e beleza interior, aliado ao conforto e robustez de uma 4×4.

CONSOLIDADA

O Grupo Endo já é uma empresa consolidou no Estado. De Dourados, os irmãos Jorge e Mário Endo expandiu a empresa, para Nova Andradina e Campo Grande, além de terem ponto de vendas em várias cidades do Estado. No mercado há 21 anos, o Grupo Endo iniciou as atividades com a Auto Elétrica Guairá, passando depois como representante da Moto Honda, que hoje vende 280 unidades mês. Como representante da marca Mitsubishi estão no mercado há 10 anos enquanto da marca Honda veículos há 5 anos. Somando as vendas das duas o grupo supera a média de 50 veículos mês.

O Grupo Endo observando a tendência do mercado, apostou e está investindo em Três Lagoas. “A cidade está em franco desenvolvimento e cresce a cada dia. Além disso, os utilitários da Mitsubishi são os mais preferidos da classe produtora de região, daí o motivo principal em participar da Expotrês”, observa o empresário Jorge Endo. A empresa se prontifica a quem adquirir seus veículos, em apontar qualquer problema, enviar um mecânico de Dourados ou Campo Grande para consertar o carro. Caso exija o problema exigir equipamentos mais sofisticados, o veículo é levado para a oficina da empresa, sem custo algum para o proprietário.

Festa Junina de Dourados superou as expectativas

0

16/06/2003 16h32 – Atualizado em 16/06/2003 16h32

Uma das mais tradicionais e maior festa de Mato Grosso do Sul, pela participação das entidades com suas barracas diversificadas, infra-estrutura de atendimento ao público e atrações artísticas, culturais e folclóricas, a Festa Junina de Dourados, superou todas as expectativas em sua 27ª edição. A festa foi realizada pela Prefeitura de Dourados, com organização da Fundação Cultural e de Esportes – Funced.

Desde quinta-feira, com uma grande presença de público, já se previa o sucesso da 27ª Festa Junina, que contou com atrações artísticas de talento, de Dourados, que animaram o público até a madrugada. As entidades que montaram suas barracas no pátio do Douradão também comemoram a presença do público.

Com uma infra-estrutura para atender um grande público, o pátio do Estádio Douradão transformou-se em ponto de encontro da família douradense e da região, com o público se divertindo com segurança e alegria as quatro noites e o almoço de domingo, oferecido por algumas das barracas.

Outra atração importante e que demonstra a importância das tradições da festa foi o concurso de quadrilha, que mobilizou estudantes das redes pública e particular de Dourados. Este ano participaram do concurso as escolas Januário Pereira de Araújo e Concórdia e o grupo das vilas Rosa e Índio com a Quadrilha Maluca.

O concurso de barracas também é uma disputa que a cada ano ganha motivações diferentes e foi instituído para incentivar as que se destacam durante a festa, pela animação, ornamentação, atendimento e outros itens. Os prêmios este ano foram conferidos às barracas do Clube Nipo-Brasileiro, com melhor atendimento; Centro de Tradições Nordestinas – CTN Asa Branca, maior animação; Vicentinos, pela ornamentação e Rainha dos Apóstolos, com melhor cozinha.

Para a diretora de Cultura da Funced, Lelian Paschoalick, a Festa Junina superou as expectativas pelo interesse das entidades na organização impecável de suas barracas, a segurança oferecida durante toda a festa, com atuação da Guarda Municipal e outros órgãos de segurança que atuam na cidade e pela motivação do próprio público, que teve como objetivo se divertir de forma sadia.

O prefeito Laerte Tetila, que esteve em todas as noites no recinto da 27ª Festa Junina, ficou satisfeito com os resultados apresentados pelo evento, destacando o empenho das equipes da Funced e das demais secretarias municipais que colaboraram para o sucesso da festa. “Realizamos uma festa para o povo e graças ao trabalho de nossas equipes e das entidades, o evento foi um sucesso, que esperamos repetir no próximo ano”, destacou o prefeito.

Medicamento para transplantados já está disponível na Casa de Saúde

0

16/06/2003 16h27 – Atualizado em 16/06/2003 16h27

O medicamento Cellcept, utilizado por pessoas que fizeram transplante de rim, já está à disposição na Casa da Saúde, na avenida Afonso Pena. O remédio, fornecido pela Secretaria de Estado de Saúde, estava em falta desde o último desde o dia 9 de junho. Está é a terceira vez que falta o remédio neste ano.

No início dos meses de março e abril deste ano ocorreu falta do medicamento na Casa de Saúde. Em Campo Grande, 328 transplantados renais dependem do remédio fornecido pela Casa de Saúde.

Empresa tem patente de chiclete com princípio ativo do Viagra

0

16/06/2003 16h20 – Atualizado em 16/06/2003 16h20

A empresa americana Wrigley, maior fabricante de gomas de mascar do mundo, já tem a patente de um chiclete que conteria o princípio ativo do remédio contra impotência Viagra. A empresa ainda não tem planos de começar a desenvolver o produto logo, muito menos de lançá-lo no mercado, noticiou a BBC.

Pela patente, o chiclete conteria 100 miligramas de citrato de sildenafil, o ingrediente ativo da pílula azul da Pfizer contra a disfunção erétil.

A patente estabelece que bastaria ao usuário mascar a goma cerca de meia hora antes de iniciar o ato sexual, para que o medicamento fizesse o efeito esperado. A descrição do produto também sugere que o chiclete seria mais eficaz do que a apresentação comum do medicamento, porque o princípio ativo seria absorvido mais gradualmente.

A empresa detém a patente do chiclete desde novembro de 2000. Mas não dá sinal de ter decidido o que fazer dela.

  • Há uma enorme diferença entre registrar uma patente e desenvolver de fato um produto e encontrar um que seja o exatamente certo para comercialização – disse um porta-voz da empresa.

Segundo a BBC, outro problema é a patente do Viagra, que ainda vigora por mais oito anos.

Embrapa para amanhã em todo o País para mobilização

0

16/06/2003 16h15 – Atualizado em 16/06/2003 16h15

Por falta de recursos, e devido aos baixos salários, além de outras dificuldades, a Pesquisa Agropecuária Brasileira está quase parando. Para evitar sua morte, e para pedir socorro, a Embrapa vai parar amanhã, dia 17 de junho.

Será um dia de mobilização em prol da pesquisa agropecuária, com adesão de todos os 8.500 funcionários da Embrapa, em todo o Brasil.

Na Embrapa Pantanal, em Corumbá, haverá mobilização em frente ao local de trabalho, a partir das 7h30, onde serão distribuídos panfletos e serão proferidas palestras mostrando para a comunidade local a importância do trabalho da Empresa, e as necessidades pelas quais ela passa, desde os baixos salários até a falta de recursos financeiros que viabilizem suas atividades.

Em 30 anos de existência o papel da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) tem sido decisivo para a evolução do rural brasileiro e para o crescimento do PIB agrícola. As inúmeras tecnologias geradas para agropecuária nacional pelos cerca de 8,5 mil trabalhadores da maior empresa pública de pesquisa da América Latina possibilitou, nestas últimas décadas, o surgimento de safras recordes de grãos, a exportação de produtos agrícolas como carne, soja, milho e frutas tropicais, e reduziu o custo de alimentos que compõem a cesta

básica dos brasileiros.

Hoje, estes trabalhadores estão em campanha salarial. Reivindicam a recuperação de benefícios sociais retirados no governo passado (anuênios e complementação pecuniária) para os novos ingressos na empresa e do poder de compra de seus salários, corroídos por uma inflação de 20% (conforme a média dos índices inflacionários que medem o custo de vida no Brasil). Reivindicam também a reposição do auxílio-alimentação e reconhecimento pela qualificação.

As negociações começaram em abril. Até o momento, o Ministério do Planejamento autorizou 1% de reajuste linear, desconsiderando o importante desempenho da Embrapa e de seus trabalhadores para a balança comercial brasileira e para a produção de alimentos tão necessários ao combate à fome e à Segurança Alimentar do país.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.